quarta-feira, abril 27, 2011

FUNDAMENTOS TEÓRICOS E METODOLOGICOS DA ALFABETIZAÇÃO

FUNDAMENTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DA ALFABETIZAÇÃO

1. A frase nominal é aquela que tem como núcleo


  • o artigo.
  • a preposição.
  • o nome.
  • o verbo.

2. Retextualizar é passar o texto


  • escrito para a forma oral.
  • oral para outra forma de texto oral.
  • oral para a forma escrita.
  • escrito para outra forma de texto escrito.

3. A escrita alfabética é um


  • sistema de representação da fala, sem que haja uma correspondência exata.
  • código de transcrição da fala, que a reproduz em todos os seus aspectos.
  • sistema de representação de ideias através de desenhos estilizados.
  • modelo de organização e transmissão dos pensamentos e dos sentimentos.

4. Quanto à produção de textos orais, assinale a alternativa correta.


  • A capacidade de uso da oralidade em contextos comunicativos informais, coloquiais e familiares é uma experiência lingüística que as crianças adquirem e que deve ser mantida na escola sem nenhuma interferência pedagógica.

  • O desenvolvimento da prática de produção de texto oral requer o prévio estabelecimento dos elementos que o compõem: o interlocutor, o objetivo da interlocução, o assunto e a forma de veiculação do texto.

  • As situações de comunicação oral são sempre informais, variando somente o assunto tratado, as relações entre os interlocutores e a intenção comunicativa.

  • O domínio da Língua Portuguesa requer que o ensino escolar ofereça ao aluno a possibilidade de aquisição, na oralidade, da linguagem coloquial.


Contribuição Andrea Korn
Somente as respostas corretas!



A língua oral deveria ter a mesma importância que a escrita porque  (falta localizar resposta)
(   ) ela é mais antiga e universal.

A principal característica da análise linguística é:
 (   ) atividade de reflexão sobre a Língua Portuguesa.

Os padrões atuais de alfabetismo, em que se verificam grandes desigualdades, são uma expressão
 (   ) das necessidades produtivas do sistema econômico e da desigualdade de distribuição dos bens econômicos e culturais em nossa sociedade.
(   ) da desorganização do sistema escolar contemporâneo e do desinteresse e indisciplina dos alunos.

Conhecimento compartilhado é um fator de
 (   ) coerência.

O ensino da leitura, da escrita e do conhecimento linguístico baseado nas práticas, implica a
 (   ) indagação de um tema pelos alunos, gerando a busca e leitura de textos, escritas concomitantes e reflexão permanente sobre as produções.

O processo de alfabetização está centrado em quatro práticas. Indique-as.
(   ) Leitura e interpretação; produção de textos; análise linguística; e sistematização do código.

Retextualizar é passar o texto
 (   ) oral para a forma escrita.

 Um dos procedimentos pedagógicos abaixo não deve ser utilizado para a sistematização de domínio do código. Assinale a alternativa que apresenta esse procedimento.
(   ) Apresentar as palavras listadas utilizando apenas o recurso do quadro-de-giz.

Assinale a alternativa que corresponde a um trabalho produtivo de revisão linguística.
 (   ) É norteado pelos problemas e questões concretas que aparecem nos textos dos alunos.

Instâncias de produção do conhecimento podem ser caracterizadas como
 (   ) instituições de diferentes características e funções que compõem a organização social.

Quanto à produção de textos orais, assinale a alternativa correta.
 (   ) O desenvolvimento da prática de produção de texto oral requer o prévio estabelecimento dos elementos que o compõem: o interlocutor, o objetivo da interlocução, o assunto e a forma de veiculação do texto.

Os dois tipos de coesão são:
(   ) referencial e sequencial.

A frase nominal é aquela que tem como núcleo
 (   ) o nome.

Na frase "Ela sabia que eu queria que ela viesse em minha casa e que ficasse por aqui alguns dias", notamos que a qualidade está prejudicada. Isso acontece porque há
 (   ) excesso de "que".

No trecho da música de Brasinha e A. Cavalcanti "Todos eles estão errados, a lua é dos namorados. Lua que no céu flutua, lua que nos dá o luar! [...]" a função de linguagem predominante é a
 (   ) poética.

O nível da forma do conteúdo diz respeito
 (   ) às relações entre as unidades significantes orais e as correspondentes unidades significantes escritas, que operam como sinônimas.

A situacionalidade é levar em conta
(   ) a situação em que o texto será dito ou lido.

É fundamental, na alfabetização, desenvolver leituras utilizando textos, que são, segundo a tradição cultural, próprios do universo infantil, tais como:
 (   ) cantigas de roda, parlendas, trava-línguas, poesias, lendas, fábulas, contos de fadas e outros tipos de contos.
Quanto à ficha de avaliação, utilizada para a avaliação em ensino de Língua Portuguesa, uma alternativa não é coerente. Assinale-a.
 (   ) É necessário fazer anotações diárias sobre cada aluno, além de sempre ter de se observar algum progresso realizado por um aluno determinado.

A escrita alfabética é um
(   ) sistema de representação da fala, sem que haja uma correspondência exata.

Leia abaixo:
O trabalho da revisão linguística, no que se refere à gramática e aos demais aspectos discursivos, é norteado pelos problemas que aparecem nos textos das crianças. O professor deve adotar alguns procedimentos no trabalho de reescrita do texto do aluno. Assinale a alternativa que apresenta uma ação que não deve ser seguida pelo professor quando se trabalha reescrita de texto.
(   ) Selecionar previamente as questões pesquisadas somente dos conteúdos da gramática.

Qual dos princípios não norteia a prática de sistematização do código?
(   ) Prática herdada do método orientado pelo uso da cartilha

Assinale a alternativa que corresponde à concepção de articulação entre as práticas da alfabetização.
(   ) O trabalho permanente com textos, baseado nas quatro práticas articuladas, permite que, em cada nova situação discursiva, repitam-se os fundamentos da língua escrita, explicitando o sentido de seus recursos.

Assinale a alternativa que expressa a concepção de texto como princípio norteador do processo de alfabetização.
 (   ) O elemento norteador do ensino e da aprendizagem da alfabetização é o texto oral e escrito, enquanto unidade de sentido da língua.

Assinale a única alternativa que corresponde à atividade prática de produção de texto escrito.
 (   ) Promover discussão prévia sobre a organização do texto.


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PESSOAL ESSA AQUI FOI A SANDRA QUE ENVIOU!
OBRIGADA QUERIDA
SÃO INÉDITAS


Na frase "Ela sabia que eu queria que ela viesse em minha casa e que ficasse por aqui alguns dias", notamos que a qualidade está prejudicada.

Isso acontece porque há

 aliteração.
 excesso de "que".
 repetição das palavras.
 cacofonia.

O processo de alfabetização está centrado em quatro práticas. Indique-as.

 Codificação; leitura; produção textual; e sistematização do código.
 Produção de textos; análise lingüística; sistematização do código; e decodificação.
 Interpretação; decodificação; análise lingüística; e codificação.
 Leitura e interpretação; produção de textos; análise lingüística; e sistematização do código.
Quanto à produção de textos orais, assinale a alternativa correta.
O domínio da Língua Portuguesa requer que o ensino escolar ofereça ao aluno a possibilidade de aquisição, na oralidade, da linguagem coloquial.
As situações de comunicação oral são sempre informais, variando somente o assunto tratado, as relações entre os interlocutores e a intenção comunicativa.
O desenvolvimento da prática de produção de texto oral requer o prévio estabelecimento dos elementos que o compõem: o interlocutor, o objetivo da interlocução, o assunto e a forma de veiculação do texto.
A capacidade de uso da oralidade em contextos comunicativos informais, coloquiais e familiares é uma experiência lingüística que as crianças adquirem e que deve ser mantida na escola sem nenhuma interferência pedagógica

Um comentário:

  1. Prova Online
    Disciplina: 1216 - PSICOGÊNESE DAS LINGUAGENS ORAL E ESCRITA: SUBSÍDIOS PARA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
    Abaixo estão as questões e as alternativas que você selecionou:
    QUESTÃO 1
    O quadro de gagueira caracteriza-se pela

    c ) pela interrupção na fluência da fala, causada por repetições ou prolongamentos involuntários, audíveis ou silenciosos.

    QUESTÃO 2
    Partindo do pressuposto de que a linguagem comporta dimensões socioculturais e políticas, a variedade linguística é considerada como decorrente de


    c ) peculiaridades das experiências históricas e socioculturais do grupo que a usa.

    QUESTÃO 3
    Qual é a principal dificuldade de leitura vivenciada por crianças, adolescentes e adultos?
    b ) Interpretar textos.
    QUESTÃO 4
    Para superação de dificuldades de linguagem oral são fundamentais atitudes dos adultos que levem em conta algumas premissas. Analise as posições abaixo e verifique quais delas contemplam tais premissas.

    I. A criança é um interlocutor e, como tal, diz coisas, mesmo que não oralmente, para serem escutadas, interpretadas e, portanto, para provocarem efeitos, para alterarem o comportamento das pessoas que as cercam.
    II. A fala dos adultos gera efeitos e sentidos sobre as crianças, tanto no que se refere a aspectos de seu desenvolvimento global, quanto da aquisição de sua linguagem.
    III. Na atividade dialógica é fundamental que adulto e criança alternem seus papéis, de maneira que aos poucos o adulto crie expectativas e espaços para que a criança introduza temas e elabore sua fala de forma a tornar mais explícito o que deseja dizer.

    Assinale a alternativa correta.

    b ) Todas as afirmativas estão corretas.

    QUESTÃO 5
    O quadro denominado distúrbio fonológico ou distúrbio articulatório se caracteriza

    c ) pela dificuldade e/ou impossibilidade de aquisição de sons da fala.



    QUESTÃO 6
    A concepção da linguagem como constitutiva dos sujeitos, das relações sociais e das formas de organização da sociedade está atrelada à visão da linguagem como
    b ) prática social.
    QUESTÃO 7
    Gêneros primários caracterizam-se por

    d ) serem produzidos em situações sociais privadas e cotidianas, as quais, em geral, se processam em contextos de interação face a face.

    QUESTÃO 8
    Partindo do pressuposto de que a linguagem comporta dimensões socioculturais e políticas, a norma linguística é concebida como
    d )fruto de uma construção histórica e, portanto, não é fixa nem linguisticamente superior.

    QUESTÃO 9
    Os gêneros discursivos secundários são produzidos, preferencialmente, em
    c ) textos acadêmicos.

    QUESTÃO 10
    Os principais modelos teóricos que buscam explicar os processos de aquisição da linguagem são:

    a ) inatismo, sociointeracionismo, construtivismo e comportamentalismo.

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