FUNDAMENTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DA ALFABETIZAÇÃO
Contribuição Andrea Korn
Somente as respostas corretas!
A língua oral deveria ter a mesma importância
que a escrita porque (falta localizar
resposta)
( ) ela é mais antiga e universal.
A principal característica da análise
linguística é:
( )
atividade de reflexão sobre a Língua Portuguesa.
Os padrões atuais de alfabetismo, em que se
verificam grandes desigualdades, são uma expressão
( ) das
necessidades produtivas do sistema econômico e da desigualdade de distribuição
dos bens econômicos e culturais em nossa sociedade.
( )
da desorganização do sistema escolar contemporâneo e do desinteresse e
indisciplina dos alunos.
Conhecimento compartilhado é um fator de
( )
coerência.
O ensino
da leitura, da escrita e do conhecimento linguístico baseado nas práticas,
implica a
( ) indagação de um tema pelos alunos, gerando a busca
e leitura de textos, escritas concomitantes e reflexão permanente sobre as
produções.
O
processo de alfabetização está centrado em quatro práticas. Indique-as.
( ) Leitura e interpretação; produção de textos; análise linguística; e
sistematização do código.
Retextualizar
é passar o texto
( ) oral para a forma escrita.
Um dos procedimentos pedagógicos abaixo não
deve ser utilizado para a sistematização de domínio do código. Assinale a
alternativa que apresenta esse procedimento.
( ) Apresentar as palavras listadas utilizando apenas o recurso do quadro-de-giz.
Assinale a alternativa que corresponde a um
trabalho produtivo de revisão linguística.
( ) É
norteado pelos problemas e questões concretas que aparecem nos textos dos
alunos.
Instâncias de produção do conhecimento podem ser caracterizadas como
( )
instituições de diferentes características e funções que compõem a organização
social.
Quanto à produção de textos orais, assinale a
alternativa correta.
( ) O
desenvolvimento da prática de produção de texto oral requer o prévio estabelecimento
dos elementos que o compõem: o interlocutor, o objetivo da interlocução, o
assunto e a forma de veiculação do texto.
Os dois tipos de coesão são:
( ) referencial e sequencial.
A frase nominal é aquela que tem como núcleo
( ) o
nome.
Na frase "Ela sabia que eu queria que
ela viesse em minha casa e que ficasse por aqui alguns dias", notamos que
a qualidade está prejudicada. Isso acontece porque há
( ) excesso de "que".
No
trecho da música de Brasinha e A. Cavalcanti "Todos eles estão errados, a
lua é dos namorados. Lua que no céu flutua, lua que nos dá o luar! [...]"
a função de linguagem predominante é a
( )
poética.
O
nível da forma do conteúdo diz respeito
( ) às
relações entre as unidades significantes orais e as correspondentes unidades
significantes escritas, que operam como sinônimas.
A situacionalidade é levar em conta
É fundamental, na alfabetização, desenvolver
leituras utilizando textos, que são, segundo a tradição cultural, próprios do
universo infantil, tais como:
( )
cantigas de roda, parlendas, trava-línguas, poesias, lendas, fábulas, contos de
fadas e outros tipos de contos.
Quanto à
ficha de avaliação, utilizada para a avaliação em ensino de Língua Portuguesa,
uma alternativa não é coerente. Assinale-a.
( ) É
necessário fazer anotações diárias sobre cada aluno, além de sempre ter de se
observar algum progresso realizado por um aluno determinado.
A escrita
alfabética é um
(
) sistema de representação da fala, sem que haja uma correspondência
exata.
Leia
abaixo:
O
trabalho da revisão linguística, no que se refere à gramática e aos demais
aspectos discursivos, é norteado pelos problemas que aparecem nos textos das
crianças. O professor deve adotar alguns procedimentos no trabalho de reescrita
do texto do aluno. Assinale a alternativa que apresenta uma ação que não deve
ser seguida pelo professor quando se trabalha reescrita de texto.
(
) Selecionar previamente as questões pesquisadas somente dos conteúdos
da gramática.
Qual dos princípios não norteia a prática de
sistematização do código?
( ) Prática herdada do
método orientado pelo uso da cartilha
Assinale
a alternativa que corresponde à concepção de articulação entre as práticas da
alfabetização.
(
) O trabalho permanente com textos, baseado nas quatro práticas
articuladas, permite que, em cada nova situação discursiva, repitam-se os
fundamentos da língua escrita, explicitando o sentido de seus recursos.
Assinale a alternativa que expressa a
concepção de texto como princípio norteador do processo de alfabetização.
( ) O
elemento norteador do ensino e da aprendizagem da alfabetização é o texto oral
e escrito, enquanto unidade de sentido da língua.
Assinale
a única alternativa que corresponde à atividade prática de produção de texto
escrito.
( ) Promover discussão prévia sobre a organização do
texto.
PESSOAL ESSA AQUI FOI A SANDRA QUE ENVIOU!
OBRIGADA QUERIDA
SÃO INÉDITAS
Na frase "Ela sabia que eu queria que ela viesse em minha casa e que ficasse por aqui alguns dias", notamos que a qualidade está prejudicada.
Isso acontece porque há
aliteração.
excesso de "que".
repetição das palavras.
cacofonia.
O processo de alfabetização está centrado em quatro práticas. Indique-as.
Codificação; leitura; produção textual; e sistematização do código.
Produção de textos; análise lingüística; sistematização do código; e decodificação.
Interpretação; decodificação; análise lingüística; e codificação.
Leitura e interpretação; produção de textos; análise lingüística; e sistematização do código.
Quanto à produção de textos orais, assinale a alternativa correta.
O domínio da Língua Portuguesa requer que o ensino escolar ofereça ao aluno a possibilidade de aquisição, na oralidade, da linguagem coloquial.
As situações de comunicação oral são sempre informais, variando somente o assunto tratado, as relações entre os interlocutores e a intenção comunicativa.
O desenvolvimento da prática de produção de texto oral requer o prévio estabelecimento dos elementos que o compõem: o interlocutor, o objetivo da interlocução, o assunto e a forma de veiculação do texto.
A capacidade de uso da oralidade em contextos comunicativos informais, coloquiais e familiares é uma experiência lingüística que as crianças adquirem e que deve ser mantida na escola sem nenhuma interferência pedagógica
Prova Online
ResponderExcluirDisciplina: 1216 - PSICOGÊNESE DAS LINGUAGENS ORAL E ESCRITA: SUBSÍDIOS PARA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
Abaixo estão as questões e as alternativas que você selecionou:
QUESTÃO 1
O quadro de gagueira caracteriza-se pela
c ) pela interrupção na fluência da fala, causada por repetições ou prolongamentos involuntários, audíveis ou silenciosos.
QUESTÃO 2
Partindo do pressuposto de que a linguagem comporta dimensões socioculturais e políticas, a variedade linguística é considerada como decorrente de
c ) peculiaridades das experiências históricas e socioculturais do grupo que a usa.
QUESTÃO 3
Qual é a principal dificuldade de leitura vivenciada por crianças, adolescentes e adultos?
b ) Interpretar textos.
QUESTÃO 4
Para superação de dificuldades de linguagem oral são fundamentais atitudes dos adultos que levem em conta algumas premissas. Analise as posições abaixo e verifique quais delas contemplam tais premissas.
I. A criança é um interlocutor e, como tal, diz coisas, mesmo que não oralmente, para serem escutadas, interpretadas e, portanto, para provocarem efeitos, para alterarem o comportamento das pessoas que as cercam.
II. A fala dos adultos gera efeitos e sentidos sobre as crianças, tanto no que se refere a aspectos de seu desenvolvimento global, quanto da aquisição de sua linguagem.
III. Na atividade dialógica é fundamental que adulto e criança alternem seus papéis, de maneira que aos poucos o adulto crie expectativas e espaços para que a criança introduza temas e elabore sua fala de forma a tornar mais explícito o que deseja dizer.
Assinale a alternativa correta.
b ) Todas as afirmativas estão corretas.
QUESTÃO 5
O quadro denominado distúrbio fonológico ou distúrbio articulatório se caracteriza
c ) pela dificuldade e/ou impossibilidade de aquisição de sons da fala.
QUESTÃO 6
A concepção da linguagem como constitutiva dos sujeitos, das relações sociais e das formas de organização da sociedade está atrelada à visão da linguagem como
b ) prática social.
QUESTÃO 7
Gêneros primários caracterizam-se por
d ) serem produzidos em situações sociais privadas e cotidianas, as quais, em geral, se processam em contextos de interação face a face.
QUESTÃO 8
Partindo do pressuposto de que a linguagem comporta dimensões socioculturais e políticas, a norma linguística é concebida como
d )fruto de uma construção histórica e, portanto, não é fixa nem linguisticamente superior.
QUESTÃO 9
Os gêneros discursivos secundários são produzidos, preferencialmente, em
c ) textos acadêmicos.
QUESTÃO 10
Os principais modelos teóricos que buscam explicar os processos de aquisição da linguagem são:
a ) inatismo, sociointeracionismo, construtivismo e comportamentalismo.