*** MAS UMA VEZ QUERO AGRADER AOS ESFORÇOS DOS COLEGAS E EM ESPECIAL A ANDREA POR ESTE SIMULADO!***
1- O que significa a sigla UNESCO? Qual o seu objetivo?
2- Explique o que é Unitermo.
4- O que são sistemas abertos de aprendizagem?
5- O que é exclusão digital?
6- Qual é o papel do Gestor?
7- O que significa a Sigla www.?
8- O que significa e qual a finalidade da sigla HTML?
9- O que é estações diskless?
10- O que significa a sigla HTTP?
11- Qual a principal função do chat?
12- O que é um grupo de interesse?
13- O que é o conhecimento?
14- Para que serve um site de internet?
15- O que é ambiente virtual?
16- Fale sobre o Capital intelectual:
17- Quais os novos paradigmas da educação?
18- O que é tecnologia da informação?
19- Comente sobre o caso Duke Unversit.
20- O que é cultura corporativa-ativo intangível?
21- Explique a expansão do espaço e o espaço virtual.
22- O que são tecnologias integradas pelo acesso às TICs?
23- Faça um breve relato entre comunicação e cidadania.
24- Explique o desenvolvimento da sociedade da informação?
25- O entende-se por FTP – File Transfer Protocol?
26- Explique os novos paradigmas do conhecimento?
27- O que é Capital Intelectual baseado no conhecimento?
28- Como podemos localizar informações através da internet?
29- Quais as vantagens oferecidas pelo comércio eletrônico?
30- Qual é o objetivo principal da aprendizagem organizacional?
31- Expliquei o que significa a globalização do conhecimento?
32- Quais os benefícios do uso de computadores em sala de aula?
33- Qual a principal característica das organizações bem-sucedidas?
34- Quais são os benefícios do uso da internet para a educação?
35- Por que o ensino não deve estar atrelado às estruturas físicas?
36- O que passa a ser o computador em uma sala de aula. Exemplifique:
37- Quais os tipos de softwares (programas) que podemos usar em sala de aula?
38- Que fator foi fundamental para a chegada da era da informação?
39- Por que o conhecimento é considerado ativo das organizações?
40- Qual a nova forma de aprender com a universalidade do conhecimento?
41- Porque as distâncias sociais são as mais difíceis a serem transpostas?
42- O que pose se dizer, sobre o ensino virtual e o ensino presencial? De exemplos.
43- O que nos mostram as antigas instituições com relação à existência das redes?
44- Por que as organizações começaram a investir em informação como fonte de recurso?
45- Como a tecnologia da informação contribui no nível estratégico das organizações?
46- O que o autor quer dizer com “O Brasil na Cúpula Mundial sobre a Sociedade da Informação”?
47- O que é Formação Profissional da Educação e Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC)?
48- Comente sobre “organizações” e a “aprendizagem”.
49- Explique a importância da escola como articulador dos primeiros contatos com o computador.
50- Como a educação tem contribuído com o processo de globalização por meio da internet?
51- Como a tecnologia da informação participa na condução das funções básicas da organização?
52- Por que é importante selecionar previamente, o conteúdo disponível na mídia para aplicá-lo no ensino?
53- Como a tecnologia da informação vem transformando as relações comerciais entre produtor e consumidor?
54- Quais as 05 disciplinas da aprendizagem organizacional, segundo Peter Senge?
55- Quais os fatores que envolvem a aprendizagem e a aprendizagem organizacional?
56- Títulos educativos em CD-ROM e sites educativos são ferramentas de apoio às atividades didáticas. Gonzaga Junior (2008) apresenta algumas vantagens e desvantagens ao uso dessas ferramentas. Com suas próprias palavras, faça um paralelo entre as vantagens e desvantagens ao uso do CD-ROM e de sites educativos.
57- De acordo com Lévy (apud Gonzaga Junior, 2008), o leitor não é mais visto como um agente passivo no momento da leitura. Disserte, com suas palavras, como a relação leitor-texto mudou no espaço cibernético.
58- De acordo com Lévy (apud GONZAGA JUNIOR, 2008), a relação leitor-texto mudou bastante no espaço cibernético. Disserte, com suas próprias palavras, como se dá o processo de leitura de um texto nesse espaço.
59- Pierre Lévy chama o docente de “animador da inteligência”, num novo estilo pedagógico. Contextualize.
60- Segundo Pierre Lévy, o ciberespaço amplia, exterioriza e altera funções cognitivas humanas de que forma? Cite exemplos.
61- Conforme Pierre Lévy, os currículos escolares não podem mais ser precisamente definidos. O que sugere o autor quanto a construção de novos modelos do espaço dos conhecimentos.
62- Conforme Pierre Lévy, os currículos escolares, na cibercultura, não podem mais ser precisamente definidos. O que sugere o autor quanto à construção de novos modelos curriculares nessa nova relação com o saber? Responda a pergunta usando suas próprias palavras.
63- Discorra sobre o pensamento de Pierre Lévy de que espaço cibernético emerge a inteligência coletiva e “que toda leitura é uma escrita em potencial”.
64- Pierre Lévy nos diz que as mensagens no cyberspace saem da interação de "Um e Um" para o "Um e Todo", dando origem ao "Todos e Todos", explique.
65- Gonzaga Junior (2008) declara que o desenvolvimento tecnológico tem encurtado algumas distâncias. Disserte, com suas próprias palavras, sobre o encurtamento da distancia geográfica.
66- Gonzaga Jr. declara que o desenvolvimento tecnológico tem encurtado algumas distâncias. Disserte com suas palavras sobre o encurtamento das distâncias linguísticas.
67- Gonzaga Júnior (2008) declara que o desenvolvimento tecnológico tem encurtado algumas distâncias. Disserte, com suas próprias palavras, sobre o encurtamento financeiro da distância.
68- Gonzaga Junior (2008) declara que o desenvolvimento tecnológico tem encurtado algumas distâncias. Disserte, com suas próprias palavras, sobre duas dessas distâncias.
69- Gonzaga Junior (2008) declara que uma das distancias difíceis de serem superadas é a cultural. Disserte sobre o porquê dessa dificuldade
70- Gonzaga Junior (2008) declara que, em um mercado competitivo, o conhecimento passou a ser um diferencial. Diante disso, disserte com suas palavras, sobre a educação corporativa, apresentando o foco dos seus currículos.
71- Gonzaga Junior (2008) apresenta as ferramentas tecnológicas que podem ser usadas em sala de aula. Entre elas ele aponta os diferentes CD-ROM de conteúdo educativo e cultural e os sites educativos. Imagine que, como gestor (a) de uma escola, você tem de decidir entre comprar diferentes títulos de CD-ROM ou ter acesso à internet. Disserte sobre a decisão tomada, apresentando, com suas palavras, as vantagens da ferramenta escolhida e as desvantagens da que não escolheu.
72- Para que a escola passe a se adequar à era da informação ela precisa ser informatizada. Gonzaga Júnior (2008) declara que esse processo de informatização envolve não só aspectos pedagógicos, mais aspectos técnicos também. Disserte, com suas palavras, sobre alguns aspectos técnicos a que os gestores de uma escola precisam estar atentos.
73- Para Geus (apud GONZAGA JUNIOR, 2008), a aprendizagem eficaz leva ao sucesso de uma organização. Disserte, com suas próprias palavras, quais os efeitos da aquisição de novas habilidades no ambiente coorporativo.
74- Gonzaga Júnior (2008) afirma que os sistemas abertos de comunicação levam à quebra do posicionamento prepotente daqueles educadores que se consideram detentores do poder. Disserte, com suas palavras, sobre o papel do professor e do aluno nesse novo ambiente de aprendizagem.
75- Para que a escola passe a se adequar à era da informação ela precisa ser informatizada. Gonzaga Júnior (2008) declara que esse processo de informatização envolve não só aspectos pedagógicos, mais aspectos técnicos também. Disserte, com suas palavras, sobre alguns aspectos técnicos a que os gestores de uma escola precisam estar atentos.
76- Nunes-(Gonzaga Junior-2008) declara que em um processo de informatização muitas escolas podem sentir-se frustradas se seu plano de implementação não bem definido. Disserte os fatores que podem levar os gestores à frustação em um processo de informatização de sua escola
78- Gonzaga Jr. apresenta as ferramentas tecnológicas que podem ser usadas em sala de aula. Entre elas, ele aponta os diferentes CD-ROM de conteúdo educacional e cultural e os sites educativos. Disserte com suas palavras sobre as vantagens e desvantagens de usar os sites educativos em sala de aula
79- Gonzaga Júnior (2008) afirma que os sistemas abertos de comunicação levam à quebra do posicionamento prepotente daqueles educadores que se consideram detentores do poder. Disserte, com suas palavras, sobre o papel do professor e do aluno nesse novo ambiente de aprendizagem.
80- O ambiente escolar vem sendo pressionado a ceder terreno ao espaço virtual, quais as resistências e como ocorrem?
81- Para Gonzaga Junior, há uma única maneira de promover paz entre os povos. Mas que maneira é essa e como pode ser alcançada?
82- Foley e Pastore (apud GONZAGA JUNIOR, 2008) declaram que a internet é um dos novos meios de comunicação que podem ser usados de forma positiva ou negativa no funcionamento da sociedade. Disserte, com suas palavras, como a internet pode ser usada positiva e negativamente na sociedade.
83- Gonzaga Junior 2008 disserte sobre o papel do aluno na era da comunicação
84- Na era da comunicação os educadores precisam mudar de conduta para se adequarem, disserte sobre esta mudança usando suas palavras.
85- Considerando a necessidade de transformação nas instituições de uma pedagogia “lenta e pesada” para uma “rápida e leve”, qual o papel das novas tecnologias?
86- (MARGARETH) O ensino virtual pode abranger um número maior de pessoas das mais diversas regiões e localidades do país, lugares que nem sempre tem disponibilizado espaços físicos ideais para aulas (escolas) ou até mesmo pela possibilidade de mobilidade do aluno.
87- Em relação a necessidade da expansão das presença. “O corpo verte fora de si as suas funções que vão tentar sua sorte pelo mundo”. Explique.
88- Fale sobre a WEB e os negócios, marketing destacando os pontos positivos e negativos?
89- Quais são os grandes obstáculos frente ao saber?
90- Qual o significado dos termos usados a seguir: Mídia informativa e Mídia como construtora de conhecimento.
91- Como podemos aprender com a integração simétrica? Explique.
92- De que maneira podemos perceber a expansão do espaço virtual?
93- Quais os benefícios conquistados pela educação através da expansão do espaço virtual?
94- O que é monopólio do saber? Exemplifique.
95- Quais os benefícios adquiridos através da “rede”?
96- Quais os caminhos traçados para chegarmos à gestão do conhecimento?
97- Qual a diferença entre ativos tangíveis e ativos intangíveis?
98- Quais são os benefícios do uso da internet para a educação?
99- Quais os recursos tecnológicos que podemos usar em nosso fazer pedagógico diariamente?
100- Como podemos justificar o uso da informatização no mundo do trabalho e na educação, quais são os benefícios e os malefícios de seu uso no ambiente corporativo?
101- Como podemos justificar o uso da informatização no mundo do trabalho e na educação, quais são os benefícios e os malefícios de seu uso no ambiente corporativo?
102- Aire Geus-Declara que o sucesso de uma organização está relacionado com a eficácia do seu aprendizado sobre as consequências do encorajamento à aprendizagem em uma empresa
103- Descreva sobre os sistemas que atingem a comunidade de forma irrestrita. Exemplifique:
104- Disserte, com suas palavras, sobre alguns aspectos técnicos a que os gestores de uma escola precisam estar atentos.
105- Descreva sobre os sistemas que atingem a comunidade de forma irrestrito. Exemplifique
106- O monopólio do saber assumido por uma pedagogia tradicional defende que a presença do aluno em sala de aula é indispensável. O que podemos observar nesse posicionamento?
107- O ensino tradicional e o ensino virtual partem do mesmo principio o uso conhecimento pelos meios de comunicação, disponíveis. Mas o que os diferenciam?
108- Quais são as vantagens e desvantagens de se usar um cd rom?
109- Disserte com suas palavras como a internet pode ser usada positiva ou negativa na sociedade.
110- Na era da comunicação os educadores precisam mudar de conduta para se adequarem, disserte sobre esta mudança usando suas palavras.
111- Por que os grupos de notícias ou newsgroups foram considerados inovações para o ensino, utilizando a internet?
112- Por que o educador deve ser responsável por identificar a fase certa da inserção do computador em um determinado grupo?
113- Como a tecnologia da informação participa na condução das funções básicas da organização?
114- Como a tecnologia da informação tem modificado o cenário do marketing?
115- Quando a terceirização dos serviços da informação é mais interessante para as organizações?
116- Por que é importante a participação de um profissional na avaliação das necessidades de informatização da organização?
117- Na era da comunicação, métodos pedagógicos centralizadores não mais encontram espaço entre os educandos. Diante disso, os educadores precisam mudar de conduta para se adequarem ao sistema aberto de aprendizagem. Disserte sobre essa mudança, usando suas próprias palavras.
118- Porque a educação é a atividade social que mais sofre com a incapacidade da superação das distâncias?
119- “Sociedade da Informação”. O que acontece na década de 1960? Qual a intensificação do desenvolvimento tecnológico? O que acontece com a informação?
120- Por que a tentativa de monopólio das comunicações por meio da tecnologia pelo poder econômico provoca reações em segmentos da sociedade?
121- Que recursos dispomos para preservar a qualidade do material veiculado na internet, no que diz respeito à integridade dos direitos individuais a corporativos?
Atualização em 09/04/2012
às 18:24h
RESPOSTAS
Atualização em 09/04/2012
às 18:24h
RESPOSTAS
1-
O que significa a sigla UNESCO? Qual o seu objetivo?
United Nations Educational, Scientific
and Cultural Organization ou em português: Organização das Nações Unidas para a
Educação, Ciência e Cultura, surgiu após a II Guerra mundial pelas Nações
Unidas e com uma visão estratégica das defesas para a paz e tem por finalidade
a disseminação do conhecimento pelo mundo por meio da tecnologia e assim a
busca do equilíbrio entre as nações, entendendo que o conhecimento é a
principal arma para a paz.
2-
Explique o que é Unitermo.
Unitemo é o mesmo
que palavra-chave usada no processo de busca na web, deve ser uma palavra que
tenha ligação direta com o assunto do interesse da pesquisa.
3-
Disserte sobre o domínio do saber:
O domínio do sabe
está diretamente ligado aos interesses das organizações: enquanto instituições
como a UNESCO e outras primam pela divulgação do conhecimento como forma de
busca por um equilíbrio, outros se preocupam com a possibilidade da divulgação
da informação pois, com o conhecimento, podemos unir os povos e diminuir
situações críticas do desenvolvimento social que, infelizmente interessam a uma
elite dominadora. A necessidade atual do desenvolvimento e da inclusão digital
vem forçando os governos e a iniciativa privada a olharem para necessidade da
inclusão digital para a difusão do saber.
4-
O que são sistemas abertos de aprendizagem?
Sistema no qual a informação da aprendizagem se faz por meio de
sistemas disponíveis (abertos) como TV a cabo, rede de computadores,
transmissão via telefone, satélites e outros meios de forma aberta a comunidade
e usados como formadores de opinião. O rádio foi o primeiro instrumentos,
posteriormente seguido pela produção da televisão e a tv a cabo.
7-
O que significa a Sigla WWW?
Sigla de World Wide Web, ou seja, endereço mundial na Web.
8- O que significa e qual a finalidade
da sigla HTML?
Sigla que significa
Hypertext Markup Languagem, ou seja, Linguagem de Marcação de Hipertexto,
ferramenta que permite a insersão de imagens e hiperlinks em um arquivo de
texto, alterando sua aparência.
10-
O que significa a sigla HTTP?
Sigla que significa Hypertext Transfer Protocol, ou seja,
Protocolo de Transferencia de Hipertexto, ferramenta que permite o trafego de
documentos HTML pela internet.
13-
O que é o conhecimento?
Conhecimento é por
definição saber, e também por definição, a partir de um ditado antigo, saber é
poder; portanto conhecimento é a capacidade de entender, analisar e dominar um
determinado tema e, o detentor do conhecimento também é detentor do poder sobre
este tema e o espaço ao seu redor. O conhecimento também pode ser usado como
instrumento de domínio. O conhecimento pode estar ligado às expectativas de
futuro e felicidade como o citado por Sófocles. E ele só é novo no momento em
que você o adquiri, mesmo ele podendo estar por aí já a algum tempo.
41-
Porque as distâncias sociais são as mais difíceis a serem transpostas?
As distâncias sociais ocorrem em função de todas as outras
distâncias e principalmente o aspecto econômico já que a informação acontece
privilegiadamente nas classes mais favorecidas, com mais facilidade de acesso.
A tecnologia da informação vem se propagando de forma popular e tem servido de
forma de popularização do conhecimento nas classes sociais em função do
desenvolvimento tecnológico e possibilidade de acesso.
65- Gonzaga Junior (2008) declara
que o desenvolvimento tecnológico tem encurtado algumas distâncias. Disserte,
com suas próprias palavras, sobre o encurtamento da distancia geográfica.
O telegrafo foi o primeiro passo para o encurtamento, seguido pela
telefonia, o satélite que trouxe a imagem. Hoje, as distancias estão se
tornando cada vez menor graças ao desenvolvimento da TIC´s. Hoje, podemos
estudar à distância, conhecer centenas de pontos turísticos de forma mais
realista do que um postal, passear por corredores de museus do mundo, e tudo
isto no instante de um clique. Esta distancia também foi reduzida nos serviços
diretos como banco, laudos médicos, serviço de informações entre outros.
70-
Gonzaga Junior (2008) declara que, em um mercado competitivo, o conhecimento
passou a ser um diferencial. Diante disso, disserte com suas palavras, sobre a
educação corporativa, apresentando o foco dos seus currículos.
Preparar as pessoas para gerenciar a informação e o conhecimento
é a função da Gestão Corporativa. O direcionamento do treinamento é para todos
que fazem parte da cadeia de produção da corporação, internos e externos. A
busca é de um curriculum fundamentado na cidadania corporativa em seu contexto
e encorajando líderes para o foco global vislumbrando vantagens e liderança sob
a concorrência.
71-
Gonzaga Junior (2008) apresenta as ferramentas tecnológicas que podem ser
usadas em sala de aula. Entre elas ele aponta os diferentes CD-ROM de conteúdo
educativo e cultural e os sites educativos. Imagine que, como gestor (a) de uma
escola, você tem de decidir entre comprar diferentes títulos de CD-ROM ou ter
acesso à internet. Disserte sobre a decisão tomada, apresentando, com suas
palavras, as vantagens da ferramenta escolhida e as desvantagens da que não
escolheu.
Eu escolheria a internet com todo o acervo ilimitado
disponibilizado, mesmo com custos de manutenção de rede e segurança, frente à
restrição de conteúdo dos CD Roms que teria que comprar e garantir a revisão
periódica de conteúdo, tendo em vista que a informação é alterada e revisada a
todo momento e o que é verdade hoje pode se tornar ultrapassado amanhã.
84- Na era da comunicação os educadores precisam
mudar de conduta para se adequarem, disserte sobre esta mudança usando suas
palavras.
Segundo Gonzaga Junior, a maior parte da
população não é atingida pelos sistemas abertos de aprendizagem, estando estes
serviços monopolizados, dificultando o acesso das camadas mais pobres. Isto
pode ser revertido por parte dos educadores que podem buscar atingir a massa
estudantil apresentando e disseminando o conhecimento cos recursos tecnológicos,
com o contato com materiais pedagógicos variados oferecidos pelos meios de
comunicação, o que torna o aprendizado mais atrativo ao aprendiz.
67- Gonzaga
Júnior (2008) declara que o desenvolvimento tecnológico tem encurtado algumas
distâncias. Disserte, com suas próprias palavras, sobre o encurtamento
financeiro da distância.
Inicialmente, as tecnologias eram privilegio de empresas ou das
classes mais favorecidas, que tinham mais facilidade de acesso e hoje, com a
lei da procura e da oferta e a alta produção de materiais tecnológicos temos
exemplos de tecnologias a um custo baixíssimo ou ate presenteado pela aquisição
de serviço como no caso da telefonia móvel. Todo este desenvolvimento tanto de
hardware quanto de software, popularizou o acesso da tecnologia à sociedade.
66- Gonzaga Jr. declara que o
desenvolvimento tecnológico tem encurtado algumas distâncias. Disserte com suas
palavras sobre o encurtamento das distâncias linguísticas.
A tecnologia da
informação também diminui as distâncias linguísticas, pois os contatos e
amizades com a net é viável ao mundo inteiro graças também aos tradutores de
textos, não se fazendo necessário conhecer o outro idioma.
69- Gonzaga
Junior (2008) declara que uma das distancias difíceis de serem superadas é a
cultural. Disserte sobre o porquê dessa dificuldade
As distâncias culturais são diminuídas com a facilidade de
acesso à internet facilitando por intercambio a troca de conhecimentos. A
comunicação em tempo real faz com que a informação passa a ser mais confiável
por ser instantânea como nos casos de guerra
91- Como
podemos aprender com a integração simétrica? Explique.
O conhecimento não é privilégio de uma pessoa ou de um grupo em
detrimento de outros grupos, todo conjunto pode desenvolver conhecimento e este
conhecimento não pode ser privilegiado, absoluto ou verdadeiro e que outros
conhecimentos são sem valor; A relação simétrica no processo do conhecimento é
um processo que reconhece todas as áreas do conhecimento como importantes e
como parte de uma contribuição do saber como um todo. Vemos novos paradigmas
sendo criados a todo o momento, mas também o resgate do conhecimento antigo e
empírico em estudo para a comprovação da experiência da vida. Os conhecimentos
devem se completar para o surgimento de um conhecimento maior. É o processo de
respeito entre as partes. É o processo de simetria, entender que mesmo no papel
de educador, pode-se aprender com o educando.
89- Quais são
os grandes obstáculos frente ao saber?
O ensino historicamente era elitista, baseado num sistema de
conhecimento melhor, que dava-lhe mais base para o domínio da sociedade, mas a
sociedade vem numa busca pela democratização deste conhecimento, que até então
era uma arma, um instrumento de poder para um pequeno grupo da sociedade.
106- O
monopólio do saber assumido por uma pedagogia tradicional defende que a
presença do aluno em sala de aula é indispensável. O que podemos observar nesse
posicionamento?
O grande diferencial da educação a distancia é a disciplina para
este método, aprendendo a sistemática, entende que precisa tornar-se um
pesquisador, pois não há a presença de um professor e as duvidas que surgem
passam a ser sanadas por debates ou pesquisa pessoal. Já no ensino presencial,
o fator tempo passa a ser um ponto negativo, pois durante uma aula, tem que ver
o conteúdo, o exercício e o debate.
94- O que é
monopólio do saber? Exemplifique.
O saber vem sendo usado, historicamente como uma arma, um
instrumento de poder para uma fatia da sociedade onde o saber é poder e este
saber vem sendo usado no domínio, vinculando seus modelos sociais e econômicos
que privilegiam sua sustentabilidade, sendo usado para que determinados
segmentos da sociedade se estabeleçam num determinado patamar da sociedade.
90- Qual o
significado dos termos usados a seguir: Mídia informativa e Mídia como
construtora de conhecimento.
A Mídia Informativa busca direcionar a informação do
conhecimento em mão única e que não dá ao receptor a possibilidade de
questionamento e até apagando outros conhecimentos; a Mídia como construtora de
conhecimento é a que constrói num processo mais sólido e eficaz o conhecimento
a partir de uma discussão, na busca de soluções a partir da divergência e na
solução do contraditório.
74- Gonzaga
Júnior (2008) afirma que os sistemas abertos de comunicação levam à quebra do
posicionamento prepotente daqueles educadores que se consideram detentores do
poder. Disserte, com suas palavras, sobre o papel do professor e do aluno nesse
novo ambiente de aprendizagem.
È fundamental entender que o docente vem à sala de aula para
atuar como um orientador, detentor da didática e do conhecimento, mas que o
discente também é detentor de outros saberes e, dentro de uma sociedade que
muda a todo momento e que em sala de aula aprendemos uns com os outros, dentro
do processo de simetria do conhecimento; Ao professor cabe repensar sobre a
ação sobre sua pratica pedagógica, se renovar, praticar e apropriar
constantemente de novos conhecimentos. Ao aluno o entendimento da necessidade
de construção de seu conhecimento, de forma individual e/ou em grupo, junto de
seu professor, não mais de forma passiva
mas de forma participativa.
17-
Quais os novos paradigmas da educação?
Saberes práticos e teóricos são todos saberes e o intercambio de
saberes não discrimina a origem do saber; todos saberes são saberes. Todos
somam num conjunto de conhecimento e em sua construção prática sem a fundação
teórica fica sujeito a não se perpetuar passando com o grupo de pessoas que tinha
o conhecimento mas não perpetuou em teorias. É necessário que se produza uma
realidade prática.
21-
Explique a expansão do espaço e o espaço virtual.
O homem tem desde a antiguidade a vontade de se comunicar e
estar em vários lugares, na busca pela comunicação, num processo que atenda a
necessidade de estar em vários lugares. Esta tendência vem desde a antiguidade
com seus pergaminhos e monumentos, visando perpetuar sua, em relação ao tempo.
Hoje o tempo é apenas mais um insumo onde podemos esta hoje em visibilidade em
vários pontos diferentes independente do tempo necessário para estar lá. As
músicas, a comunicação e interação de dois locais distintos, e a visualização
de diversas pessoas simultaneamente, presentes em locais distintos são exemplos
da expansão do espaço virtual.
92- De que
maneira podemos perceber a expansão do espaço virtual?
Hoje o tempo é apenas mais um insumo, pois podemos estar hoje
visivelmente em vários pontos diferentes independente do tempo necessário para
estar lá. As músicas, a comunicação e interação de dois locais distintos, e a
visualização de diversas pessoas simultaneamente, presentes em locais distintos
são exemplos da expansão do espaço virtual.
87-
Em relação a necessidade da expansão das presença. “O corpo verte fora de si as
suas funções que vão tentar sua sorte pelo mundo”. Explique.
É um pensamento poético que representa a necessidade do corpo de
se expandir ao mundo. Pensamento e necessidade que historicamente vem sendo
usado como fonte de inspiração para o desenvolvimento de novas tecnologias.
32-
Quais os benefícios do uso de computadores em sala de aula?
A presença do computador na sala de aula amplia o horizonte,
torna a presença em outros espaços mais flexível, a informação mais rápida, a
historia mais próxima do real o professor passa a ter novo papel promovendo num
tempo e num espaço diferente com a produção de um material que pode ser
acessado a qualquer momento e local no uso do desenvolvimento.
93- Quais os
benefícios conquistados pela educação através da expansão do espaço virtual?
O espaço virtual proporciona a possibilidade de expandir a
presença em outros espaços. Este espaço virtual
faz com que não se esteja fisicamente mas que seja percebida a presença
virtual . O trabalho com o tempo e com a história também se torna viável numa
relação com a informação. Este processo torna a escola mais flexível.
34-
Quais são os benefícios do uso da internet para a educação?
As
redes como uma forma de interação no processo educativo amplia a ação de
comunicação entre aluno e professor e o intercâmbio educacional e cultural.
Desta forma, o ato de educar com o auxílio da Internet proporciona a quebra de
barreiras, de fronteiras e remove o isolamento da sala de aula, acelerando a
autonomia da aprendizagem dos alunos em seus próprios ritmos. Assim, a educação
pode assumir um caráter coletivo e tornar-se acessível a todos, embora ainda
exista a barreira do preço e o analfabetismo tecnológico.
Ao
utilizar o computador no processo de ensino-aprendizagem, destaca-se a maneira como
esses computadores são utilizados, quanto à originalidade, à criatividade, à
inovação, que serão empregadas em cada sala de aula. A utilização da Internet
leva a acreditar numa nova dimensão qualitativa para o ensino, através da qual
se coloca o ato educativo voltado para a visão cooperativa. Além do que, o uso
das redes traz à prática pedagógica um ambiente atrativo, onde o aluno se torna
capaz, através da autoaprendizagem e de seus professores, de poder tirar
proveito dessa tecnologia para sua vida. A preocupação de tornar cada vez mais
dinâmico o processo de ensino e aprendizagem, com projetos interativos que usem
a rede eletrônica, mostra que todos os processos são realizados por pessoas.
Portanto, elas são o centro de tudo, e não as máquinas. Consequentemente, não
se pode perder isto de vista e tentarmos fazer mudanças no ensino sem passar
pelos professores, e sem proporcionar uma preparação para este novo mundo que
esta surgindo.
No
ensino, o uso da internet possibilita o desenvolvimento educacional com base na
sua necessidade profissional. Surgem novas modalidades de cursos. A valorização
do conhecimento das pessoas
42-
O que pose se dizer, sobre o ensino virtual e o ensino presencial? De exemplos.
O ensino virtual apresenta-se como algo flexível e adequado ao
ambiente onde o conhecimento é a principal meta da instituição; o ensino
virtual permite o acesso das pessoas que já se encontram no mercado de trabalho
para seu desenvolvimento profissional, independente da questão profissional,
também podem ajustar seus tempos disponíveis num ambiente volátil. O ensino
presencial exige a dedicação de um grande tempo e deslocamento do aluno, o que
impede muitas vezes de desenvolver um trabalho profissional simultâneo.
101- Por que a tentativa de
monopólio das comunicações por meio da tecnologia pelo poder econômico provoca
reações em segmentos da sociedade?
A possibilidade do monopólio da comunicação por meio tecnológico gera em
diversos segmentos uma sensação de ameaça pela possibilidade da informação não
alcançar as camadas mais diversas e necessitadas, mantendo nas classes mais
abastadas o conhecimento, quadro que pode mudar com a popularização da
informação por meios tecnológicos, gerando uma melhoria da qualidade de vida
geral.
11-
Qual a principal função do chat?
Sua principal função é possibilitar a comunicação em tempo real
com outras pessoas em qualquer lugar do mundo.
12-
O que é um grupo de interesse?
É um grupo que se reune virtualmente em função de um tema de interesse
comum. As comunicações geradas ficam registradas e disponíveis na rede através
do servidor que hospedam o grupo em questão.
9-
O que são estações diskless?
Metodologia de armazenamento de programas e dados num servidor
central com a finalidade de proteger uma rede de programas e arquivos
indesejáveis. Neste processo, os computadores não possuem HD próprio mas sim um
único numa rede central.
25-
O entende-se por FTP – File Transfer Protocol?
É um protocolo de transferência de arquivos onde o acesso a uma
pasta ou diretório é realizada por meio de senha junto a um provedor de acesso,
que libera a possibilidade de transferência de arquivos para outros
computadores ou de outro para o nosso.
26- Porque a educação é a
atividade social que mais sofre com a incapacidade da superação das distâncias?
A falta de visão sobre a importância da educação e sua
desvalorização não permite que ela possa concorrer com outras atividades que
disputam espaço na sociedade. Com a mudança desta visão e a priorização da educação
como forma de progresso da sociedade, reforça a possibilidade de concorrer pelo
acesso aos meios de propagação da sociedade.
29-
Quais as vantagens oferecidas pelo comércio eletrônico?
Para o cliente é a possibilidade de pesquisa de mercado sem o
dispêndio de tempo e custo para tal, uma relação direta com o fornecedor. Para
o fornecedor é a possibilidade de atuar no comercio global, sem ter de dispor
de grandes espaços físicos.
30-
Qual é o objetivo principal da aprendizagem organizacional?
Desenvolver habilidades e conhecimento que possibilitem as
pessoas para compreender e agir de forma eficaz dentro das organizações e, por
meio das relações cooperativas, dar força ao conhecimento, experiência e
capacidades. Revitalizar as organizações em direção ao sucesso, ampliando a
comunicação e aspirações das pessoas.
33-
Qual a principal característica das organizações bem-sucedidas?
O investimento constante em conhecimento é a principal
característica de uma organização de sucesso, com o conhecimento tem-se um
preparo contínuo para as alterações de mercado, as novidades tecnológicas são
melhores assimiladas, a produção não sofre com o constante avanço tecnológico
que torna obsoleto um produto que tem pouco tempo de mercado.
40-
Qual a nova forma de aprender com a universalidade do conhecimento?
Com a disponibilidade do conhecimento pelos meios de comunicação
e com o advento da era virtual, cada vez
mais eficiente e disponível, a concorrência com os antigos mestres detentores
do conhecimento, o ambiente de aprendizagem passa a ser construído tanto pelos
mestres como pelos alunos.
38-
Que fator foi fundamental para a chegada da era da informática?
O desenvolvimento tecnológico foi o fator fundamental para o
surgimento da atividade de informática, que possibilitou a transmissão de
conhecimentos e informações e permitindo a expansão da presença humana.
35-
Por que o ensino não deve estar atrelado às estruturas físicas?
Com a capacidade de libertação das estruturas físicas geradas
pelo ambiente virtual, a aprendizagem passa a estar pronta para transitar pelos
meios disponíveis para alcançar o objetivo de obtenção do conhecimento.
43-
O que nos mostram as antigas instituições com relação à existência das redes?
As antigas instituições já apresentavam uma necessidade de
informações e comunicação em rede, mas esta se apresentava de forma pesada e
lenta; Com a modernização da tecnologia, todo este sistema tornou-se mais
rápido e leve, cumprindo eficientemente a missão de integração global.
39-
Por que o conhecimento é considerado ativo intangível das organizações?
Porque não é possível medir o valor de uma carteira de clientes,
do conhecimento tecnológico, da marca, dos processos de produção entre outros
bens, que determinam o valor real de uma organização.
28-
Como podemos localizar informações através da internet?
Em sites de busca utilizando uma palavra chave que tenha a ver
com o assunto que pesquisamos
44-
Por que as organizações começaram a investir em informação como fonte de
recurso?
A facilidade de troca de informação entre as diversas áreas
sociais e a possibilidade de acesso à informações no ambiente competitivo
levaram as empresas a investir na formação e informação para poderem estar a
frente de seus concorrentes, desenvolver produtos com base num mercado
consumidor.
105- Que recursos dispomos para preservar a
qualidade do material veiculado na internet, no que diz respeito à integridade
dos direitos individuais a corporativos?
O principal recurso é a legislação existente em vigência, aplicável a todos
os meios de comunicação ou a
responsabilização do autor do material vinculado, este sim, com mais
dificuldade inclusive por parte do provedor de acesso.
111- Por que
os grupos de notícias ou newsgroups foram considerados inovações para o ensino,
utilizando a internet?
Porque as universidades americanas começaram a promover
encontros virtuais entre pesquisadores, alunos e professores e a discussão e
troca de informações de um interesse comum passou a configurar os primeiros
grupos de noticias ou newsgroups.
112- Por que
o educador deve ser responsável por identificar a fase certa da inserção do
computador em um determinado grupo?
Porque o educador possui a formação profissional para avaliar o grau de desenvolvimento de
cada grupo e também avaliar o material disponível na mídia, adequando a
utilização nas atividades.
49-
Explique a importância da escola como articulador dos primeiros contatos com o
computador.
A correta educação para o uso da tecnologia da informação
permite um uso adequado das informações no futuro deste cidadão, proporcionando
uma melhor qualidade de vida. Com base nesta afirmação, a escola passa a ser o
melhor local para o aprendizado desta tecnologia.
50-
Como a educação tem contribuído com o processo de globalização por meio da
internet?
A distância geográfica era, antes da internet difundida, um
grande ponto a ser superado, o que envolvia custo e tempo. Como a necessidade
de troca de informações e conhecimento é uma necessidade básica das
instituições de ensino, este processo se desenvolveu muito com a
propagação da internet, inclusive
globalizando estas informações.
52-
Por que é importante selecionar previamente, o conteúdo disponível na mídia
para aplicá-lo no ensino?
Para proteger e preservar a estrutura da rede de contaminação
pelo uso de programas indesejáveis
57-
De acordo com Lévy (apud Gonzaga Junior, 2008), o leitor não é mais visto como
um agente passivo no momento da leitura. Disserte, com suas palavras,
como a relação leitor-texto mudou no espaço cibernético.
Antes era o leitor
e seu livro, numa leitura passiva; Hoje temos uma leitura ativa no espaço
cibernético. O texto pode mudar de direção, não sendo mais estático, variando
conforme a movimentação do leitor.
72-
Para que a escola passe a se adequar à era da informação ela precisa ser
informatizada. Gonzaga Júnior (2008) declara que esse processo de
informatização envolve não só aspectos pedagógicos, mais aspectos técnicos
também. Disserte, com suas palavras,
sobre alguns aspectos técnicos a que os gestores de uma escola precisam estar
atentos.
Cabe ao gestor escolar entendimento de que a informatização de
uma escola demandam gastos, planejamento e alterações nas estruturas internas e
até externas. È necessário estar atento ao inicio do projeto e a conclusão do
mesmo. Isto envolve desde o planejamento do dimensionamento conforme o local e
uso, a disponibilidade e capacidade física do local, orçamentos, pessoal
capacitado e treinamento de equipe para a manutenção, compra de materiais e
equipamentos e a disponibilidade de conexão. Também cabe um planejamento dos
métodos de ensino, a disponibilidade e aplicabilidade dos CD-ROMs . As
seguranças das instalações físicas e virtuais também devem estar no projeto.
45-
Como a tecnologia da informação contribui no nível estratégico das
organizações?
O planejamento estratégico e a tomada de ações em uma empresa é
elaborada a partir de diversos indicadores como os financeiros, de qualidade e
produção entre outros; estes indicadores para serem estabelecidos dependem de
informação e a tecnologia permite a agilidade destas informações.
51-
Como a tecnologia da informação participa na condução das funções básicas da
organização?
O desenvolvimento de softwares específicos nas diversas
atividades empresariais, administrativos e de produção ou serviço, contribui de
forma determinante para a agilidade e desempenho das funções básicas dentro das
empresas.
53-
Como a tecnologia da informação vem transformando as relações comerciais entre
produtor e consumidor?
A conquista e manutenção de um cliente passa pela garantia da
qualidade do produto ou serviço que o mesmo esta adquirindo. Este padrão de
qualidade é determinado por ele no momento da aquisição e o aceite deste padrão exigido da-se no
momento do contrato de venda. A informática, quando corretamente aplicada, é
uma forma de facilitar a garantia do atendimento deste padrão contratado,
evitando o envio de produto que não atenda as expectativas do cliente. Todo este
processo deve ser desenvolvido por profissionais juntamente com os usuários do
processo para garantir um completo atendimento às necessidades.
114- Como a
tecnologia da informação tem modificado o cenário do marketing?
Hoje, com as tecnologias disponíveis, o consumidor não fica mais
preso ao comércio de um local restrito, mas sim aberto à concorrência mundial,
um contato virtual com fornecedores diversos independente da localização
geográfica. Isto obrigatoriamente muda a visão de concorrência e marketing das
empresas.
75- Por que é
importante a participação de um profissional na avaliação das necessidades de
informatização da organização?
A oneração de uma produção causada pelo superdimensionamento ou
não produzir de forma adequada pelo subdimensionamento, são prejudiciais à
organização. Um profissional esta capacitado para avaliar a necessidade de
investimento garantindo o melhor resultado nas relações de custo benefício.
115- Quando a
terceirização dos serviços da informação é mais interessante para as organizações?
Todas as vezes em que manter uma estrutura interna para soluções
de TI tornam-se inviáveis para uma empresa. Isto vai depender da atividade fim
da empresa. O suporte externo pode ser mais viável para a contratação do que
manter uma estrutura interna com possível pouco uso.
5-
O que é exclusão digital?
Num cenário onde a tecnologia deixou de ser um bem acessório e
passou a ser um bem imprescindível ao desenvolvimento, e em função de
desigualdades sociais, econômicas, culturais, ou ainda nos casos de razões
geograficamente separadas, surge uma realidade denominada exclusão digital ou
infoexclusão, devido a falta de acesso às tecnologias de comunicação e
informação representada principalmente pela internet.
6-
Qual é o papel do Gestor?
Gestor é o profissional, devidamente treinado para o cargo, que
atua no nível gerencial das organizações em áreas específicas que necessitam
assegurar desempenho especial para atingir os objetivos da organização e, com
base nesta necessidade, este profissional possui um treinamento especifico
teórico e prático, conhecimento conceituais de administração de empresas e suas
ferramentas além de conhecimento em comunicação, gestão de pessoal, analise
estratégica, controle dos processos, qualidade e relacionamento interpessoal
entre outros.
14-
Para que serve um site de internet?
Antes do advento da internet, uma pesquisa de dados precisava
ser realizada em documentos escritos como livros, revistas ou jornais. Todo
este volumoso material era comumente encontrado nas bibliotecas e a consulta
era feita de forma presencial. Com a internet, a criação de sites proporciona
ao usuário ter informações especificas sobre os mais diversos temas, além da
possibilidade da presença virtual em museus, instituições educacionais,
empresas, pontos turísticos entre outros. Isto ocorre conforme o interesse de
discriminação de informação, leva às instituições ou organizações a montarem
seus próprios sites (páginas) onde descrevem e informam todo conteúdo adequado
à aquela instituição.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário!