segunda-feira, outubro 03, 2011

PROVA ***N2 *** NOVAS LINGUAGENS EM EDUCAÇÃO

1. Para que o professor possa incorporar adequadamente recursos de informática como elemento pedagógico, ele deve


  • frequentar um curso técnico, para programar suas aulas.
  • ter computador com acesso à internet em casa.
  • ter o hábito de usar tecnologias do seu cotidiano.
  • conhecer alguns softwares e como utilizá-los na Educação.

2. No software Microsoft® Word 2003, são exemplos de ferramentas para trabalhar com efeitos diferenciados de texto:



  • idioma, ortografia e gramática.
  • configurar página e propriedades.
  • tela inteira e zoom.
  • capitular e WordArt.

3. Assinale a alternativa que aponta as afirmativas corretas.



  • I. Na Era Agrícola, o poder está, principalmente, nas mãos dos detentores de terra.
    II. Na Era Industrial, a produção de informação e cultura é massificada.
    III. Na Era Digital, a avaliação escolar baseia-se na memorização de informações.
    Estão corretas as afirmativas


  • I e III.
  • I e II.
  • I, II e III.
  • II e III.

4. As transformações necessárias para qualificar a Educação são complexas, abrangendo



  • I. a reestruturação dos currículos.
    II. a formação adequada de professores.
    III. a inserção das diversas tecnologias da informação e da comunicação.

    Estão corretas


  • somente I e III.
  • somente I e II.
  • I, II e III.
  • somente II e III.
  • NOVAS LINGUAGENS EM EDUCAÇÃO

    1. Analisando o endereço www.uergs.edu.br é possível afirmar que


    • I. a extensão "edu" refere-se a um domínio educacional.
      II. a extensão "br" refere-se ao país, no caso o Brasil.
      III. se trata de um endereço de e-mail.
      Estão corretas

    • I e II.
    • I e III.
    • II e III.
    • I, II e III.
  • 2. Valente coloca que os softwares educacionais podem ser divididos em grandes grupos:

    • os básicos (como os sistemas operacionais), os aplicativos gerais (como as planilhas eletrônicas) e os aplicativos específicos (como os editores de texto).
    • os de uso do professor (para preparação das aulas com recursos multimídia) e os de uso do aluno (para acesso aos materiais da aula, pesquisa e comunicação).
    • os de edição gráfica (para a construção de desenhos e edição de imagens) e os de edição de texto (para a produção escrita e correção ortográfica).
    • os que promovem o ensino (com materiais prontos, fechados) e os que auxiliam na construção do conhecimento (exigindo participação/expressão ativa do aluno).

    3. Leia abaixo:

    • Em uma sociedade globalizada, interconectada, Bernardo Toro propõe um conjunto de competências (Códigos da Modernidade) para formar cidadãos mais atuantes e produtivos na Era Digital, destacando:
      I. capacidade para compreender criticamente os meios de comunicação.
      II. capacidade para programar computadores.
      III. capacidade de planejar, trabalhar e decidir em grupo.
      Estão corretas as afirmativas
    • II e III.
    • I e II.
    • I e III.
    • I, II e III.

    4. O potencial educacional dos jornais deve-se à forma como abordam os temas, caracterizada pela

    • leveza e diagramação.
    • imparcialidade e correção.
    • completude e profundidade.
    • variedade e atualidade.

2 comentários:

  1. 1. Marque a alternativa que apresenta a afirmativa correta em relação ao domínio na internet.

    O final "gov.br" refere-se a instituições governamentais brasileiras. CERTA
    O domínio não tem nenhuma relação com a natureza da instituição.
    O final "br" significa Brasil e o "eu" refere-se aos Estados Unidos.
    O domínio "org.br" refere-se a organizações comerciais brasileiras.
    2. Em relação às mídias audiovisuais,


    I. a televisão é hoje o meio de informação mais difundido, por sua credibilidade e isenção na apresentação dos fatos.
    II. apenas os programas com caráter educacional explícito devem ser utilizados em atividades pedagógicas.
    III. um vídeo pode ser utilizado em sala de aula para ilustrar/aproximar os estudantes de realidades distantes.
    Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

    III. CERTA
    II.
    apenas as afirmações I e III.
    apenas as afirmações I e II.
    3. A informática na Educação visa

    ao desenvolvimento das habilidades científicas, qualificando os processos de resolução de problemas complexos.
    à formação de cidadãos que sejam capazes de programar os computadores, pois eles estão em todas as partes do mundo.
    à qualificação da aprendizagem (papel pedagógico) e à criação de uma cultura tecnológica de base (papel social). CERTA
    à preparação dos cidadãos para serem autônomos na utilização de seus equipamentos, identificando problemas de hardware.
    4. São exemplos de utilização correta dos recursos audiovisuais na Educação


    I. os filmes, quando a turma está muito cansada, para renovar a atenção.
    II. os documentários, para motivar os alunos a estudarem um dado assunto.
    III. os materiais audiovisuais indicados por alunos, para criar empatia na turma.
    Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

    I e II.
    I e III.
    I.
    II certa

    ResponderExcluir
  2. NOVAS LINGUAGENS EM EDUCAÇÃO
    1. O potencial educacional dos jornais deve-se à forma como abordam os temas, caracterizada pela
    • completude e profundidade.
    • variedade e atualidade.
    • leveza e diagramação.
    • imparcialidade e correção.
    2. Entre os meios de comunicação característicos da Terceira Onda estão
    • o jornal e a internet.
    • o rádio e a internet.
    • o jornal e o rádio.
    • a TV digital e a internet.
    3. Em relação aos recursos de Informática na Educação,
    I. os editores gráficos podem ser utilizados em atividades lúdicas, mas não trazem ganhos pedagógicos.
    II. os editores de texto podem ser utilizados no ambiente escolar, para motivar/apoiar a produção escrita.
    III. os jogos de computador não devem ser utilizados no ambiente escolar, pois não são concebidos para esse fim.
    4. Em relação às inteligências múltiplas, são exemplos
    I. bailarinos e atletas, de sujeitos com boa inteligência corporal-cinestésica.
    II. pintores e escultores, de sujeitos com boa inteligência intrapessoal.
    III. jornalistas e escritores, de sujeitos com boa inteligência linguística.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...