Olá colegas, abaixo tem várias provas postadas
podem haver muitas questões repetidas,
pois estou sem tempo de fazer a triagem das questões inéditas se alguém puder será bem vindo.
Abraços e bons estudos.
AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO
Parte superior do
formulário
1. A avaliação
é uma tela crítica de análise da realidade e tem função de estratégia
democrática de gestão educacional.
·
Para que isso se efetive é necessário
que ela apresente algumas características ou atributos. A seguir estão listadas
quatro dessas características, mas apenas três são coerentes com a afirmativa
inicial.
Leia com atenção as quatro características da avaliação.
I. Ser comprometida com a emancipação social.
II. Utilizar apenas estratégias quantitativas absolutamente precisas, para que seja fidedigna.
III. Incorporar-se eticamente aos processos de tomada de decisão.
IV. Compreender a complexa trama em que as políticas educacionais são produzidas e como elas se materializam no cotidiano escolar.
Assinale a alternativa que indica o conjunto de características que apontam para a avaliação como estratégia democrática de gestão.
Leia com atenção as quatro características da avaliação.
I. Ser comprometida com a emancipação social.
II. Utilizar apenas estratégias quantitativas absolutamente precisas, para que seja fidedigna.
III. Incorporar-se eticamente aos processos de tomada de decisão.
IV. Compreender a complexa trama em que as políticas educacionais são produzidas e como elas se materializam no cotidiano escolar.
Assinale a alternativa que indica o conjunto de características que apontam para a avaliação como estratégia democrática de gestão.
·
II, III e IV.
·
I, III e IV.
·
I, II e IV.
·
I, II e III.
Parte inferior do
formulário
Parte superior do
formulário
2. A
variabilidade didática deve garantir aos professores e alunos uma vivência de
múltiplas possibilidades de ensino e de aprendizagem.
·
Os alunos precisam poder se expressar
de diferentes modos para comunicar o seu processo de aprendizagem. Quais dos
instrumentos abaixo podem contribuir qualitativamente para essa proposta
educativa?
·
As fichas de
observação e os pareceres descritivos, construídos em parceria com educadores e
seus educandos, apresentando o detalhamento crítico do processo de
aprendizagem.
·
Os testes de aproveitamento
escolar e os boletins de notas, discutidos em reuniões de pais e mestres.
·
As provas escolares e as fichas
cumulativas, com uma justa atribuição de notas, para que os alunos e suas
famílias possam investir na qualidade da aprendizagem.
·
Os boletins de notas e as fichas
cumulativas, com o objetivo de comunicar aos alunos o seu rendimento escolar,
destacando seus erros.
Parte inferior do
formulário
Parte superior do
formulário
3. Uma ideia
central da avaliação formativa é que ela deve ajudar o aluno a aprender e o
professor a ensinar.
·
A concepção de aprendizagem norteadora
dessa proposta nos informa que
·
a aprendizagem
é construída por ensaios, tentativas e erros, hipóteses, recuos e avanços; um
indivíduo aprenderá melhor se o seu meio envolvente for capaz de lhe dar
respostas e regulações sobre diversas formas.
·
a aprendizagem é linear, e o
significado que os professores dão ao seu ensino deve ser priorizado no
processo de aprendizagem dos seus alunos.
·
o ensino e a aprendizagem são os
objetivos mais importantes da escola, cabendo aos educadores corrigir os erros
dos alunos para que estes possam ser aprovados ou reprovados com justiça.
·
o ensino e a aprendizagem são
processos complexos e contínuos, que devem ser realizados em parceria, para o
professor ressaltar os resultados finais de seus alunos e promover a qualidade
do ensino.
Parte inferior do
formulário
Parte superior do
formulário
4. Leia abaixo:
·
Abaixo, encontram-se afirmativas que
estão relacionadas à abordagem objetivista da avaliação e outras que dizem
respeito à visão crítica da avaliação e anunciam uma perspectiva emancipadora.
Com relação à abordagem emancipatória de avaliação, analise as afirmativas a
seguir.
I. Estimula o pensar crítico a partir da ação, a participação dos sujeitos em novas ações e o engajamento em projetos de transformação social que conduzam à superação da dicotomia entre classes sociais.
II. Aceita-se o determinismo social; a produção científica é inquestionável; a avaliação equivale à mensuração.
III. Os homens são sujeitos sociais concretos, construtores do conhecimento, capazes de problematizar a realidade e recriar a história.
Das afirmativas acima, somente
I. Estimula o pensar crítico a partir da ação, a participação dos sujeitos em novas ações e o engajamento em projetos de transformação social que conduzam à superação da dicotomia entre classes sociais.
II. Aceita-se o determinismo social; a produção científica é inquestionável; a avaliação equivale à mensuração.
III. Os homens são sujeitos sociais concretos, construtores do conhecimento, capazes de problematizar a realidade e recriar a história.
Das afirmativas acima, somente
·
I e III estão
corretas.
·
I e II estão corretas.
·
III está correta.
·
II está correta.
AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO
4. Nas décadas de 1960 e 1970, predominou no Brasil uma concepção de avaliação integrada à proposta curricular.
· Os
professores deveriam elaborar, com clareza e precisão, os objetivos do
ensino, estabelecendo uma estreita relação entre os objetivos
comportamentais, os processos de ensino e a sistemática de avaliação.
Essa abordagem foi denominada de avaliação por
· atitudes.
· testes.
· habilidades.
· objetivos.
AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO
AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO
AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO
AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO
4. Podemos destacar entre os principais objetivos do Saeb, na visão do MEC/INEP:
- I. apoiar os municípios, os Estados e a União na formulação de políticas que visem à melhoria da qualidade do ensino.
II. gerar e organizar informações sobre qualidade, equidade e a eficiência da educação nacional, de forma a permitir o monitoramento das políticas brasileiras.
III. desenvolver e aprofundar a capacidade avaliativa das unidades gestoras do sistema educacional e regionalizar a operacionalização do processo avaliativo.
Com base na análise das sentenças acima, podemos concluir que
- I e II estão corretas.
- II e III estão corretas.
- III está correta.
- I, II e III estão corretas.
AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO
AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO
AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO
AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO
AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO
AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO
AVALIAÇÃO
DA EDUCAÇÃO
1. A variabilidade didática deve garantir aos professores e alunos uma
vivência de múltiplas possibilidades de ensino e de aprendizagem.
- Os alunos precisam poder se expressar de diferentes modos para comunicar o seu processo de aprendizagem. Quais dos instrumentos abaixo podem contribuir qualitativamente para essa proposta educativa?
- As fichas de observação e os pareceres descritivos, construídos em parceria com educadores e seus educandos, apresentando o detalhamento crítico do processo de aprendizagem.
- Os boletins de notas e as fichas cumulativas, com o objetivo de comunicar aos alunos o seu rendimento escolar, destacando seus erros.
- Os testes de aproveitamento escolar e os boletins de notas, discutidos em reuniões de pais e mestres.
- As provas escolares e as fichas cumulativas, com uma justa atribuição de notas, para que os alunos e suas famílias possam investir na qualidade da aprendizagem.
2. Observe abaixo:
- Referindo-se à herança norte-americana que
predominou durante muitos anos na educação brasileira, Ana Maria Saul fala
que, na avaliação, temos que enfatizar dois principais itens do rendimento
escolar.
Escolha, entre as alternativas, quais são eles.
- Testagem e avaliação.
- Avaliação qualitativa e avaliação quantitativa.
- Prova e avaliação por objetivos.
- Arguição oral e diagnose.
3. Leia abaixo:
- A lógica objetivista, que vem predominando nos sistemas de avaliação adotados por diferentes países e, em especial no Brasil, tem revelado, predominantemente, preocupações crescentes com a qualidade do ensino e com a adoção de sistemas de medida de qualidade que permitem uma melhor aplicação de recursos. Na visão dos educadores críticos, isso significa
- restringir o conceito de qualidade da educação à aplicação de recursos em detrimento de uma concepção de qualidade comprometida com a cidadania e democratização social.
- exigir da comunidade acadêmica e dos profissionais de educação que coloquem a avaliação no centro dos debates sobre educação e mercado de trabalho.
- valorizar uma concepção de avaliação comprometida com a democratização social, garantindo uma adequada distribuição de recursos.
- vincular a alocação dos recursos aos resultados dos alunos, considerando a avaliação qualitativa como indispensável à realização da proposta da escola.
4. Leia com atenção o texto abaixo sobre a avaliação emancipatória.
- A avaliação emancipatória caracteriza-se como
um processo de _______________________, __________________ e
____________________ visando transformá-la. A sua destinação é a avaliação
de programas educacionais ou sociais. A vertente em que está situada é a
político-pedagógica, cujo interesse primordial é emancipador, ou seja,
libertador, visando provocar a crítica, de modo a libertar o sujeito de
condicionamentos deterministas.
(Ana Maria Saul, 1988.)
Assinale a alternativa que contém as palavras que melhor completam o sentido do texto.
- visão de mundo, participação, afirmação da realidade.
- conhecimento, compreensão, aplicação da realidade.
- descrição, análise, crítica da realidade.
- interpretação, registro, crítica da realidade.
AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO
1. Almerindo Janela Afonso e muitos outros autores fazem críticas às
ações do estado avaliador, levantando várias questões.
·
Entre elas temos:
I. São iniciativas de avaliação centradas na eficiência e na produtividade sob o controle do estado.
II. Permitem a responsabilização individual por resultados.
III. Foram criadas no século XVIII, sob a influência do paradigma tradicional de educação.
IV. Desvalorizam a avaliação de processo.
Pode-se afirmar que estão corretas
I. São iniciativas de avaliação centradas na eficiência e na produtividade sob o controle do estado.
II. Permitem a responsabilização individual por resultados.
III. Foram criadas no século XVIII, sob a influência do paradigma tradicional de educação.
IV. Desvalorizam a avaliação de processo.
Pode-se afirmar que estão corretas
·
I, II e III
·
apenas I e IV.
·
I, II e IV.(correta)
·
I, II, III e IV.
2. Podemos destacar entre os principais objetivos do Saeb, na visão do
MEC/INEP:
·
I. apoiar os
municípios, os Estados e a União na formulação de políticas que visem à
melhoria da qualidade do ensino.
II. gerar e organizar informações sobre qualidade, equidade e a eficiência da educação nacional, de forma a permitir o monitoramento das políticas brasileiras.
III. desenvolver e aprofundar a capacidade avaliativa das unidades gestoras do sistema educacional e regionalizar a operacionalização do processo avaliativo.
Com base na análise das sentenças acima, podemos concluir que
II. gerar e organizar informações sobre qualidade, equidade e a eficiência da educação nacional, de forma a permitir o monitoramento das políticas brasileiras.
III. desenvolver e aprofundar a capacidade avaliativa das unidades gestoras do sistema educacional e regionalizar a operacionalização do processo avaliativo.
Com base na análise das sentenças acima, podemos concluir que
·
I e II estão corretas.
·
I, II e III estão corretas.(correta)
·
II e III estão corretas.
·
III está correta.
3. O que significam Saeb e Enem, respectivamente?
·
Saeb - Sistema de Avaliação da Educação Brasileira
e Enem - Exame Nacional da Educação Média.
·
Saeb - Sistema Nacional de
Avaliação da Educação Básica e Enem - Exame Nacional do Ensino Médio.(correta)
·
Saeb - Sistema de Avaliação da Educação Básica e
Enem - Exame Nacional de Cursos em Nível Médio.
·
Saeb - Sistema Nacional do Ensino Brasileiro e Enem
- Exame Nacional da Educação Média.
4. A variabilidade didática deve garantir aos professores e alunos uma
vivência de múltiplas possibilidades de ensino e de aprendizagem.
·
Os alunos precisam
poder se expressar de diferentes modos para comunicar o seu processo de
aprendizagem. Quais dos instrumentos abaixo podem contribuir qualitativamente
para essa proposta educativa?
·
Os testes de aproveitamento escolar e os boletins
de notas, discutidos em reuniões de pais e mestres.
·
As fichas de observação e os
pareceres descritivos, construídos em parceria com educadores e seus educandos,
apresentando o detalhamento crítico do processo de aprendizagem.(correta)
·
As provas escolares e as fichas cumulativas, com
uma justa atribuição de notas, para que os alunos e suas famílias possam
investir na qualidade da aprendizagem.
·
Os boletins de notas e as fichas cumulativas, com o
objetivo de comunicar aos alunos o seu rendimento escolar, destacando seus
erros.
AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO
1- Uma ideia central da avaliação formativa é que ela deve ajudar o aluno a aprender e o professor a ensinar.
A concepção de aprendizagem norteadora dessa proposta nos informa que
- a aprendizagem é linear, e o significado que os professores dão ao seu ensino deve ser priorizado no processo de aprendizagem dos seus alunos.
- o ensino e a aprendizagem são processos complexos e contínuos, que devem ser realizados em parceria, para o professor ressaltar os resultados finais de seus alunos e promover a qualidade do ensino.
- o ensino e a aprendizagem são os objetivos mais importantes da escola, cabendo aos educadores corrigir os erros dos alunos para que estes possam ser aprovados ou reprovados com justiça.
- a aprendizagem é construída por ensaios, tentativas e erros, hipóteses, recuos e avanços; um indivíduo aprenderá melhor se o seu meio envolvente for capaz de lhe dar respostas e regulações sobre diversas formas. ( certa)
2. Qual das palavras abaixo melhor completa esta afirmação?
A avaliação surge para fazer acontecer a própria _________________ da educação.
(PATTON, Michael. Qualitative Evaluation and Research Methods. 1990.)
igualdade.
qualidade.( certa)
crítica.
autonomia.
3. Quando uma escola faz a sua autoavaliação crítica é necessário que sejam tomados por base princípios pedagógicos como:
I. a necessidade de fidedignidade e validade dos instrumentos de coleta e análise de dados.
II. a objetividade é um dos pilares em que se fundamenta a avaliação.
III. a avaliação é um processo intencional e planejado, por isso não pode estar sujeita a erros.
IV. o produto final da avaliação deve ser sempre uma classificação, um ranking, separando os melhores e os piores.
São argumentos utilizados pelos defensores do quantitativismo e da tradição positivista na avaliação
apenas I, III e IV.
apenas I, II e III.
apenas III.
apenas II e III. (certa)
4. Um dos objetivos do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) é
- punir as escolas que apresentem baixos resultados no exame.
-gerar e organizar informações sobre qualidade, equidade e eficiência da educação nacional, de forma a permitir o monitoramento das políticas brasileiras. (certa)
- fornecer subsídios para as políticas econômicas no Brasil.
-centralizar a capacidade técnico-metodológica na área de avaliação educacional no Brasil.
AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO
AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO
1. O aluno tem direito de saber sua nota porque
• deve haver centralização do processo de avaliação nos resultados e
o professor é o agente fundamental desse processo; afinal, é dele a
gestão da sala de aula.
• é uma espécie de "favor" que a escola faz, seguindo os princípios
dialógicos e da educação libertadora de Paulo Freire.
• isso faz parte das exigências de precisão e validade da avaliação
quantitativa, única forma que pode ser realmente considerada
científica.
• dessa forma ele compreenderá melhor o seu processo de aprendizagem,
os acertos, erros e equívocos, ganhando autonomia crítica na produção
de novos conhecimentos.(certa)
2. Quando uma escola faz a sua autoavaliação crítica é necessário que
sejam tomados por base princípios pedagógicos como:
• I. a necessidade de fidedignidade e validade dos instrumentos de
coleta e análise de dados.
II. a objetividade é um dos pilares em que se fundamenta a avaliação.
III. a avaliação é um processo intencional e planejado, por isso não
pode estar sujeita a erros.
IV. o produto final da avaliação deve ser sempre uma classificação, um
ranking, separando os melhores e os piores.
São argumentos utilizados pelos defensores do quantitativismo e da
tradição positivista na avaliação
• apenas I, II e III.
• apenas I, III e IV.
• apenas II e III.(certa)
• apenas III.
3. No processo de (re)criação da escola substantivamente democrática,
proposto por Paulo Freire, há alguns processos que são essenciais.
• Observe com atenção os processos descritos abaixo.
I. A construção da escola baseada nos processos de diálogo e
conscientização.
II. A construção do currículo como prática social de significação,
articulando conteúdos e práticas pedagógicas à realidade dos
educandos.
III. A seleção de professores com aprimorada formação inicial, para
elevar a qualidade do processo educativo.
IV. A articulação com os movimentos sociais em programas, projetos,
práticas educativas de educação de jovens e adultos.
Sobre eles podemos afirmar que são realmente essenciais
• I, II e IV.(certa)
• I, II, III e IV.
• I e III.
• I, II e III.
4. A questão da ética é fundamental nos debates sobre a recriação da
escola e da avaliação numa perspectiva democrática.
• Dois autores nos auxiliam nesse estudo: Enrique Dussel e Paulo
Freire. Entre suas várias contribuições, podemos destacar a discussão
sobre
• o dever dos empresários e do estado em decidirem sobre os rumos da
educação, pois eles estão melhor preparados e articulados para
defender os direitos da classe trabalhadora.
• a necessidade de uma ética universal do ser humano, para que os
pontos de vista das camadas populares sejam respeitados pelo mercado.
• a importância de os povos se unirem para combater as injustiças
sociais, defendendo os processos de globalização de mercado e
construindo uma educação democrática.
• a construção de uma ética do ponto de vista dos povos oprimidos,
que defenda a afirmação total da vida humana e a educação libertadora
como um direito universal do ser humano.(certa)
4. Leia atentamente o texto abaixo.
- O Banco Mundial reforça a ideia de que os estabelecimentos educacionais sejam avaliados por seus resultados em termos de aprendizagem dos alunos e pela relação entre custo e benefício no processo de formação dos alunos, retrocedendo às políticas tecnoburocráticas de herança norte-americana, implementadas no Brasil, na década de 1970 e negando os avanços teóricos, metodológicos e políticos da Ciência da Educação, em especial, na área de avaliação.
Podemos afirmar que a proposta de avaliação do Banco Mundial está
- subordinada aos interesses da maioria da população brasileira.
- articulada a um projeto de sociedade democrática.
- vinculada às propostas emancipadoras das escolas públicas.
- comprometida com a ideologia e os interesses do mercado.
1. Observe abaixo: Muitos são os que defendem a avaliação com ênfase quantitativa, ancorada em pressupostos éticos, epistemológicos e metodológicos que expressam forte influência do rigor positivista.
A seguir encontram-se quatro argumentos ouvidos com frequência em debates sobre avaliação.
I. A necessidade de fidedignidade e validade dos instrumentos de coleta e análise de dados.
II. A objetividade é um dos pilares em que se fundamenta a avaliação.
III. A avaliação é um processo intencional e planejado, por isso não pode estar sujeita a erros.
IV. O produto final da avaliação deve ser sempre uma classificação, um ranking, separando os melhores e os piores.
São argumentos utilizados pelos defensores do quantitativismo e da tradição positivista na avaliação
A seguir encontram-se quatro argumentos ouvidos com frequência em debates sobre avaliação.
I. A necessidade de fidedignidade e validade dos instrumentos de coleta e análise de dados.
II. A objetividade é um dos pilares em que se fundamenta a avaliação.
III. A avaliação é um processo intencional e planejado, por isso não pode estar sujeita a erros.
IV. O produto final da avaliação deve ser sempre uma classificação, um ranking, separando os melhores e os piores.
São argumentos utilizados pelos defensores do quantitativismo e da tradição positivista na avaliação
apenas II e III.
Apenas I, III e IV
As opções I, II, III e IV
Apenas I e IV
2. O que significam Saeb e Enem, respectivamente?
-Saeb - Sistema de Avaliação da Educação Brasileira e Enem - Exame Nacional da Educação Média.
-Saeb - Sistema Nacional do Ensino Brasileiro e Enem - Exame Nacional da Educação Média.
-Saeb - Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica e Enem - Exame Nacional do Ensino Médio
-Saeb - Sistema de Avaliação da Educação Básica e Enem - Exame Nacional de Cursos em Nível Médio
3. Paulo Freire fala da importância do encontro dos homens, mediatizados pelo mundo, para pronunciá-lo, não se expondo, portanto, na relação eu-tu.
Trata-se de uma opção emancipadora para democratizar a avaliação na escola.
De que processo está falando Paulo Freire?
De que processo está falando Paulo Freire?
- Diálogo
- Solidariedade
- Emancipação
- Consciência de mundo.
4. Segue abaixo:
Na prática escolar, muitos professores justificam a necessidade de atribuição de notas a partir da aplicação de provas e exercícios, afirmando que esses são os meios mais adequados e justos para se avaliar turmas numerosas e para entregar os resultados no prazo estabelecido pelas coordenações pedagógicas. Se esses docentes compreendessem a diferença entre mensuração e avaliação e construíssem uma perspectiva de avaliação formativa e emancipadora, provavelmente constatariam que
- as notas escolares, se bem atribuídas, são sempre um caminho eficiente para se colocar às claras o aprendizado dos educandos para eles próprios e suas respectivas famílias.
- a avaliação formativa e emancipadora pode ser realizada em qualquer tipo de organização escolar, pois cada docente tem a liberdade de decidir quais sistemas de atribuição de notas deve adotar.
- as provas escolares e as notas estão sendo usadas para legitimar um modo de organização escolar antidemocrático que dificulta a adoção de metodologias capazes de contribuir com a aprendizagem dos alunos.
- as provas escolares ainda são os instrumentos de avaliação que melhor informam sobre a aprendizagem de turmas numerosas
AV
N2 - AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO
1. Leia abaixo:
- A lógica objetivista, que vem predominando nos sistemas de avaliação adotados por diferentes países e, em especial no Brasil, tem revelado, predominantemente, preocupações crescentes com a qualidade do ensino e com a adoção de sistemas de medida de qualidade que permitem uma melhor aplicação de recursos. Na visão dos educadores críticos, isso significa
- vincular a alocação dos recursos aos resultados dos alunos, considerando a avaliação qualitativa como indispensável à realização da proposta da escola.
- valorizar uma concepção de avaliação comprometida com a democratização social, garantindo uma adequada distribuição de recursos.
- exigir da comunidade acadêmica e dos profissionais de educação que coloquem a avaliação no centro dos debates sobre educação e mercado de trabalho.
- restringir o conceito de qualidade da educação à aplicação de recursos em detrimento de uma concepção de qualidade comprometida com a cidadania e democratização social.
2. Observe abaixo:
- Referindo-se à herança norte-americana que predominou durante muitos anos na educação brasileira, Ana Maria Saul fala que, na avaliação, temos que enfatizar dois principais itens do rendimento escolar.
Escolha, entre as alternativas, quais são eles.
- Testagem e avaliação.
- Avaliação qualitativa e avaliação quantitativa.
- Arguição oral e diagnose.
- Prova e avaliação por objetivos.
3. Abaixo, estão relacionadas algumas ações praticadas por professores em salas de aula do Ensino Fundamental.
- Quais dessas ações se referem a uma proposta de avaliação formativa?
I. Colocam a avaliação a serviço da aprendizagem dos alunos, construindo o diálogo e a cooperação.
II. Consideram os erros e os obstáculos como ocasiões de aprendizagem.
III. Congregam os pais como parceiros do processo avaliativo, procurando não lhes impor um dado padrão preestabelecido sem a participação destes.
Das sentenças acima
- I e II estão corretas.
- II e III estão corretas.
- I, II e III estão corretas.
- I e III estão corretas.
4. O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) utiliza descritores relacionados com:
- "as modalidades estruturais da inteligência - ações e operações que o sujeito utiliza para estabelecer relações com e entre os objetos, situações, fenômenos e pessoas que deseja conhecer".
Isso significa que os descritores são
- conteúdos inertes.
- altas habilidades.
- competências cognitivas.
- habilidades motoras globais.
1. Uma professora do Ensino Fundamental fez a seguinte afirmação:
- "Para nós, professores, a avaliação não pode ser um meio de aprovar ou desaprovar a aprendizagem dos alunos, ou julgar resultados".
Isso sugere que
- os professores têm a responsabilidade pela aprovação ou reprovação dos alunos.
- a finalidade principal da avaliação é verificar a qualidade do ensino.
- a avaliação é um instrumento de mensuração da qualidade da escola.
- o compromisso da avaliação é com a aprendizagem dos alunos e sua formação plena.
4. Por que a avaliação é uma importante estratégia de gestão educacional?
- Porque as gestões educacionais utilizam os resultados do processo de avaliação para identificarem as melhores escolas e poderem, assim, serem justas na alocação dos recursos.
- Porque os governos criam seus sistemas de avaliação para garantir a democratização das escolas e a formação de seus educadores, bem como a participação das famílias e das comunidades.
- Porque a avaliação educacional é uma política utilizada pelos gestores que defendem a ideologia meritocrática, para determinarem a direção do processo educativo em prol das camadas populares.
- Porque a avaliação pode ser usada em nível federal, estadual, municipal e pela própria escola para orientar a elaboração de políticas, projetos e propostas educacionais, entre outras ações.
1. Leia com atenção o texto abaixo sobre a avaliação emancipatória.
- A avaliação emancipatória caracteriza-se como um processo de _______________________, __________________ e ____________________ visando transformá-la. A sua destinação é a avaliação de programas educacionais ou sociais. A vertente em que está situada é a político-pedagógica, cujo interesse primordial é emancipador, ou seja, libertador, visando provocar a crítica, de modo a libertar o sujeito de condicionamentos deterministas.
(Ana Maria Saul, 1988.)
Assinale a alternativa que contém as palavras que melhor completam o sentido do texto.
- conhecimento, compreensão, aplicação da realidade.
- interpretação, registro, crítica da realidade. (correta)
- descrição, análise, crítica da realidade.
- visão de mundo, participação, afirmação da realidade.
2. Um novo projeto de sociedade exige a mudança da "cara da escola".
- Porém, mexer na escola significa, entre muitas coisas, ter coragem de transformar a avaliação. Quando puxamos o fio da avaliação, verificamos que ele está imbricado em muitos outros fios - problemas, questões e desafios a serem enfrentados. Entre vários princípios que podem orientar a construção de um projeto de avaliação, fundamentado na ética universal do ser humano, podemos destacar que
I. a avaliação é uma prática política, portanto necessita da participação organizada de todos que fazem a escola.
II. o diálogo é uma das condições fundamentais para a prática da avaliação emancipadora.
III. os educadores precisam trabalhar junto com seus educandos para que estes possam desejar a avaliação.
IV. a autoavaliação criteriosa é um passo na conquista da autonomia.
Com base na análise das sentenças acima, podemos concluir que
- II, III e IV estão corretas.
- as sentenças I, II, III e IV estão corretas. (correta)
- I e III estão corretas.
- I, II e IV estão corretas.
3. A história da avaliação educacional e da aprendizagem no Brasil é marcada por uma abordagem tecnoburocrática, fundamentada na matriz positivista.
- Isso tem trazido graves consequências ao processo de democratização da educação brasileira. Nesse sentido, é importante destacarmos a forte herança, nessa área, que recebemos
- da África.
- dos Estados Unidos da América. (correta)
- da Alemanha.
- de Portugal.
4. Se defendemos uma avaliação comprometida com a qualidade social, entendemos que ela
- concretiza um conjunto de ações pedagógicas entre a escola e a comunidade para que os alunos sejam avaliados justamente, segundo as suas capacidades.
- auxilia a obedecer às diretrizes e às políticas públicas educacionais produzidas pelo estado, evitando-se os desvios e interesses de determinados grupos de educadores críticos que representam problemas na escola.
- proporciona uma articulação entre a escola e o mercado de trabalho, objetivando a melhoria da aprendizagem dos alunos para que eles possam ser trabalhadores mais eficientes e atualizados.
- possibilita uma análise crítica da realidade, desvela a trama política educativa em que as políticas são geradas e concretizadas no cotidiano escolar, orienta decisões e reafirma o compromisso da escola com os projetos emancipadores. (correta)
AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO
1. Abaixo, estão relacionadas algumas ações praticadas por professores em salas de aula do Ensino Fundamental.
- Quais dessas ações se referem a uma proposta de avaliação formativa?
I. Colocam a avaliação a serviço da aprendizagem dos alunos, construindo o diálogo e a cooperação.
II. Consideram os erros e os obstáculos como ocasiões de aprendizagem.
III. Congregam os pais como parceiros do processo avaliativo, procurando não lhes impor um dado padrão preestabelecido sem a participação destes.
Das sentenças acima
- I e II estão corretas.
- II e III estão corretas.
- I, II e III estão corretas. (correta)
- I e III estão corretas.
2. Para Paulo Freire, não nascemos seres éticos.
- Os homens e as mulheres, na relação uns com os outros e com o mundo, fazem-se seres éticos, e qualquer tipo de desrespeito, agressão, descompromisso com a aprendizagem, a vida e a liberdade do outro é denominado de
- afronta da ética.
- subordinação da ética.
- transgressão da ética. (correta)
- desordem da ética.
3. Podemos afirmar, numa perspectiva formativa e emancipadora, que a função principal do parecer descritivo/avaliativo é
- registrar a informação sobre o rendimento dos alunos, para que os pais possam acompanhar a vida escolar de seus filhos, superando as suas dificuldades.
- sistematizar informações sobre o processo de avaliação dos alunos para que os professores possam decidir sobre a aprovação ou reprovação dos alunos.
- documentar a vida escolar de cada estudante, ressaltando as suas condutas positivas, seus êxitos nas disciplinas e corrigindo os pontos negativos.
- desencadear e consolidar o diálogo entre professores, alunos e suas famílias, a partir de uma descrição compreensiva e crítica sobre o processo de aprendizagem dos alunos. (correta)
4. Se defendemos uma avaliação comprometida com a qualidade social, entendemos que ela
- proporciona uma articulação entre a escola e o mercado de trabalho, objetivando a melhoria da aprendizagem dos alunos para que eles possam ser trabalhadores mais eficientes e atualizados.
- possibilita uma análise crítica da realidade, desvela a trama política educativa em que as políticas são geradas e concretizadas no cotidiano escolar, orienta decisões e reafirma o compromisso da escola com os projetos emancipadores. (correta).
- auxilia a obedecer às diretrizes e às políticas públicas educacionais produzidas pelo estado, evitando-se os desvios e interesses de determinados grupos de educadores críticos que representam problemas na escola.
AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO
AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO
4. O que significam Saeb e Enem, respectivamente?
- Saeb - Sistema Nacional do Ensino Brasileiro e Enem - Exame Nacional da Educação Média.
- Saeb - Sistema de Avaliação da Educação Brasileira e Enem - Exame Nacional da Educação Média.
- Saeb - Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica e Enem - Exame Nacional do Ensino Médio.
- Saeb - Sistema de Avaliação da Educação Básica e Enem - Exame Nacional de Cursos em Nível Médio.
AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO
1. Leia com atenção o texto abaixo sobre a avaliação emancipatória.
ResponderExcluirA avaliação emancipatória caracteriza-se como um processo de _______________________, __________________ e ____________________ visando transformá-la. A sua destinação é a avaliação de programas educacionais ou sociais. A vertente em que está situada é a político-pedagógica, cujo interesse primordial é emancipador, ou seja, libertador, visando provocar a crítica, de modo a libertar o sujeito de condicionamentos deterministas.
(Ana Maria Saul, 1988.)
Assinale a alternativa que contém as palavras que melhor completam o sentido do texto.
visão de mundo, participação, afirmação da realidade.
interpretação, registro, crítica da realidade.
descrição, análise, crítica da realidade.
conhecimento, compreensão, aplicação da realidade.
2. Um novo projeto de sociedade exige a mudança da "cara da escola".
Porém, mexer na escola significa, entre muitas coisas, ter coragem de transformar a avaliação. Quando puxamos o fio da avaliação, verificamos que ele está imbricado em muitos outros fios - problemas, questões e desafios a serem enfrentados. Entre vários princípios que podem orientar a construção de um projeto de avaliação, fundamentado na ética universal do ser humano, podemos destacar que
I. a avaliação é uma prática política, portanto necessita da participação organizada de todos que fazem a escola.
II. o diálogo é uma das condições fundamentais para a prática da avaliação emancipadora.
III. os educadores precisam trabalhar junto com seus educandos para que estes possam desejar a avaliação.
IV. a autoavaliação criteriosa é um passo na conquista da autonomia.
Com base na análise das sentenças acima, podemos concluir que
II, III e IV estão corretas.
I e III estão corretas.
I, II e IV estão corretas.
as sentenças I, II, III e IV estão corretas.
3. Escolha, das opções a seguir, a afirmativa que se aplica ao Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb).
Participam da avaliação alunos das 4.ª e 8.ª séries do Ensino Fundamental.
São aplicadas provas de todos os componentes curriculares.
Tem como objetivo apoiar os municípios na formulação de políticas que visam à melhoria da qualidade do ensino.
Os professores e diretores participam, respondendo a questionários que informam sobre o perfil e prática docente, mecanismos de gestão e infraestrutura da escola.
4. O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) utiliza descritores relacionados com:
"as modalidades estruturais da inteligência - ações e operações que o sujeito utiliza para estabelecer relações com e entre os objetos, situações, fenômenos e pessoas que deseja conhecer".
Isso significa que os descritores são
habilidades motoras globais.
conteúdos inertes.
altas habilidades.
competências cognitivas.
AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
Excluir1. LEIA ABAIXO:
O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) avalia competências e habilidades desenvolvidas por meio de conteúdos que estejam adequados à evolução do conhecimento. Os conteúdos avaliados são apontados pelas:
Avaliações das Condições de Ensino (ACE).
Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN).
Instituições de Educação Superior (IES).
Comissões Próprias de Avaliação (CPAs).
2. UM PROCESSO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NÃO SE RESUME A LEVANTAR DADOS E QUANTIFICÁ-LOS, MAS É FUNDAMENTAL QUE PROPORCIONE:
controle burocrático.
engessamento de ações.
conflitos com a autonomia das universidades.
possibilidades de transformação.
3. QUAL A PRINCIPAL FINALIDADE DO SINAES?
Melhorar a qualidade da Educação Superior.
Investir em instrumentos de regulação.
Avaliar o rendimento dos alunos.
Promover a reflexão institucional sobre a infraestrura física.
4. COMPREENDER A AVALIAÇÃO COMO INSTRUMENTO DE MEDIDA PRECISA, É HERANÇA DA PEDAGOGIA:
histórico-crítica.
transformadora.
tecnicista.
progressista.
É uma pena não ter sido marcada as respostas.
ResponderExcluirMas valeu pela ajuda.
Valeu!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
ResponderExcluirAvaliação Presencial de Gestão de Sistemas Educacionais algumas questões com respostas
ResponderExcluirO sucesso de uma escola é medido? Pelo desempenho de seus alunos
O sucesso do gestor na educação depende?Do empenho dos profissionais da educação na sua prática pedagógica
A gestão da Educação caracteriza-se por um processo?De tomada de decisões sobre objetivos, finalidades, o que e como se ensina
BOA NOITE..ESTOU ADORANDO SEU CANTINHO DE ESTUDO RAQUEL.....VOU DEIXAR AQUI MINHA AVALIAÇÃO....ESPERO TER AJUDADO......BEIJUS
ResponderExcluirEDUCAÇÃO PSICOMOTORA
1. ALÉM DA FENOMENOLOGIA, A PARTIR DOS ESTUDOS DE PAUL SCHILDER E DA PSICANÁLISE FREUDIANA,
constituiu importante referencial teórico para o período da Psicomotricidade, denominado Corpo Consciente, a Psicologia do Desenvolvimento. Desta última corrente teórica, temos a contribuição dos estudos de:
I. Arnold Gesell.
II. Jean Piaget.
III. Henri Wallon.
De acordo com as afirmativas acima, assinale a alternativa correta.
A afirmativa I está correta.
A afirmativa II está correta.
As afirmativas I, II e III estão corretas.(CORRETA)
A afirmativa III está correta.
. A PARTIR DOS ESTUDOS DA ATIVIDADE TÔNICA, A CRIANÇA QUE APRESENTA UMA MULTIPLICIDADE DE REAÇÕES,
exagerada produção motora, que socialmente provoca, por parte das pessoas, reações de ansiedade e atitudes de rejeição e que, graças à sua excessiva motricidade, por outro lado, acusa maior poder de tentativa, adquirindo por esse fato, pelos seus próprios meios, as aquisições motoras fundamentais ao seu desenvolvimento, denomina-se por:
I. hipertônica.
II. normotônica.
III. hipotônica.
De acordo com as afirmativas acima, assinale a alternativa correta.
As afirmativas I, II e III estão corretas.
A afirmativa III está correta.
A afirmativa II está correta.
A afirmativa I está correta.(CORRETA)
3. A Psicomotricidade Relacional foi sistematizada por
Paulo Freire.
Karl Marx.
André Lapierre.(CORRETA)
Sigmund Freud.
4. OS OBJETIVOS REFERENTES ÀS TÉCNICAS VOLTADAS AO CORPO CONSCIENTE, SE VISTOS NUMA PERSPECTIVA DE TOTALIDADE, ESTÃO PROFUNDAMENTE LIGADOS:
a uma concepção socialista de Homem.
aos processos de organização e produção da sociedade capitalista industrial.(CORRETA)
aos processos produtivos feudais.
a uma educação agrícola.
ANA PAULA MATO GROSSO
Obrigada pela Prova...
ResponderExcluirDIREITO EDUCACIONAL
ResponderExcluir1. Com a vinda da Família Real portuguesa para o Brasil, em 1808, ocorreram várias mudanças no ensino brasileiro.
Uma delas foi a alteração do curso de "humanidades" para o sistema de "escolas régias".
A esse respeito, pode-se afirmar que as "escolas régias" representavam as escolas destinadas à
instrução de jovens, através do estudo das ciências.
alfabetização e catequese dos índios.
educação geral, por meio de disciplinas isoladas como o Latim e a Retórica.[CORRETA]
formação de sacerdotes, para atuarem na catequese da nova terra.
2. Quanto às origens do Direito Educacional brasileiro, assinale a alternativa que contém as opções corretas.
I. O documento que fixava o destino de uma parte dos direitos reais para financiar o ensino que os jesuítas desenvolviam no Brasil, também é considerado o início do Direito Educacional brasileiro.
II. Durante os séculos XVI, XVII e XVIII, a educação brasileira foi entregue a leigos, sendo que as bases nacionais foram o ensino da mesma língua e da mesma fé.
III. A Academia Real da Marinha e a Academia Real Militar foram criadas antes da vinda da família real para o Brasil, em 1808.
IV. A Constituição Imperial de 1824, outorgada por D. Pedro I, normaliza a educação, determinando a gratuidade da instrução primária e que a ela todos os cidadãos teriam acesso.
I e IV.[CORRETA]
II e IV.
II e III.
I e II.
3. O calendário escolar deve atender prioritariamente ao disposto no inciso I, do artigo 24, da LDB 9.394/96, que determina que carga horária anual é de
800 horas, distribuídas por um mínimo de 180 dias de trabalho escolar.
no mínimo 800 horas, distribuídas em 200 dias de efetivo trabalho escolar.[CORRETA]
até 800 horas, distribuídas por um mínimo de 200 dias de efetivo trabalho escolar.
no mínimo 720 horas, distribuídas em 200 dias de efetivo trabalho escolar.
4. A Proposta Pedagógica vem se incorporando na cultura escolar. Qual das atitudes abaixo contribui para essa situação?
Acesso restrito aos funcionários, pais e alunos para participação na elaboração da Proposta Pedagógica.
Divulgação e livre acesso para garantir a participação de todos na elaboração da Proposta Pedagógica.[CORRETA]
Os professores agem como executores de um planejamento elaborado pela direção da escola.
Prazos exíguos e falta de espaço para as reuniões onde serão tomadas as decisões.
Obrigada!
ResponderExcluirgostaria de saber se alguem possui a prova docencia no ensino superior
ResponderExcluirResultado final : 2
ResponderExcluirINTERVENÇÃO E APRENDIZAGEM: ADOLESCÊNCIA
1. PARA QUE A ESCOLA SUSCITE PRÁTICAS REFLEXIVAS EM TODOS SEUS ALUNOS É NECESSÁRIO:
que haja uma articulação entre essa instituição e a vida. (CORRETA)
preservar os alunos das ameaças externas do mundo adulto.
manter a tradição metodológica dos conteúdos trabalhados.
evitar promover a parceria entre professores a alunos.
2. EM RELAÇÃO ÀS AMIZADES, NA FASE DA ADOLESCÊNCIA, AS MENINAS:
tendem a fazer da figura materna a melhor amiga.
têm muitas amizades pouco próximas.
estabelecem como prioridade buscar a própria independência.
costumam ter um relacionamento de amizade mais intenso e ciumento.(CORRETA)
3. A EDUCAÇÃO PARA A PAZ É IMPORTANTE PARA A PREVENÇÃO DO BULLYING, POIS:
diminui o medo e as reações das vítimas.
conscientiza a população sobre o que é bullying.
elimina qualquer possibilidade do aparecimento de bullying nas escolas.
reduz o comportamento agressivo dos alunos conscientizando-os.(CORRETA)
4. QUAL A PRIMEIRA FORMA DE VIOLÊNCIA QUE UMA PESSOA PODE SOFRER POR PARTE DA FAMÍLIA?
Falta de alimentação.
Agressão física.
Negação de afeto.(CORRETA)
Abandono.
Muito Obrigada!.
ResponderExcluirSe preferir pode enviar sua prova por e-mail e aí postamos na página principal.
Segue p E-mail: rmaschetti@gmail.com
Abraços e bons estudos.
questões de Gestão de Sistemas Educacionais
ResponderExcluir1.O PPP torna-se ainda...
deixa de ser documento e passa a ser ação, refletindo o comprometimento coletivo dos envolvidos na instituição escolar.
2.A questao do coletivo e da inteireza está presente...
na gestão democratica e na concepção sistêmica
3.Aspectos relevantes na Gestão conteporânea...
tolerância e receptividade
4.Assinale a resposta...Quinta Disciplina de Peter Senge...
aprendizagem, concepção sistêmica e interação
Obrigada :)
ExcluirAVALIAÇÃO EDUCACIONAL
ResponderExcluir1. [QuestãoID 58553] Para Paulo Freire, não nascemos seres éticos.
Os homens e as mulheres, em relação uns com os outros e com o mundo, fazem-se seres éticos, e qualquer tipo de desrespeito, agressão, descompromisso com a aprendizagem, a vida e a liberdade do outro é denominado de:
afronta da ética.
desordem da ética.
transgressão da ética.(CORRETA)
subordinação da ética.
2. [QuestãoID 58668] Paulo Freire fala da importância do encontro dos homens, mediatizados pelo mundo, para pronunciá-lo, não se expondo, portanto, na relação eu-tu.
Trata-se de uma opção emancipadora para democratizar a avaliação na escola.
De que processo está falando Paulo Freire?
Solidariedade.
Diálogo.(CORRETA)
Consciência de mundo.
Emancipação.
3. [QuestãoID 58568] Segundo Paulo Freire, o desvio ético:
não pode receber outra designação senão a de transgressão.(CORRETA)
é aceitável, de acordo com o contexto vivido pelo homem naquele momento histórico.
deve ser controlado pelo processo democrático e dialógico.
é natural no processo de construção da sociedade.
4. [QuestãoID 58666] Muitos são os que defendem a avaliação com ênfase quantitativa,
ancorada em pressupostos éticos, epistemológicos e metodológicos que expressam forte influência do rigor positivista.
A seguir encontram-se quatro argumentos ouvidos com frequência em debates sobre avaliação.
I. A necessidade de fidedignidade e validade dos instrumentos de coleta e análise de dados.
II. A objetividade é um dos pilares em que se fundamenta a avaliação.
III. A avaliação é um processo intencional e planejado, por isso não pode estar sujeita a erros.
IV. O produto final da avaliação deve ser sempre uma classificação, um ranking, separando os melhores e os piores.
São argumentos utilizados pelos defensores do quantitativismo e da tradição positivista na avaliação:
apenas II e III.
apenas I, III e IV.
as opções I, II, III e IV.(CORRETA)
apenas I e IV.
Prova concluída com sucesso!!!
ResponderExcluirResultado final : 4.0
DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR
1. [QuestãoID 67797] São características da aprendizagem significativa, que é a base da construção de competências:
recepção de informações do senso comum.
memorização e conhecimentos escolares.
mobilização de conhecimentos prévios e aplicação a novas situações.
transmissão e conhecimentos científicos.
2. [QuestãoID 68615] A formação inicial deve ser entendida como:
completa.
(3) absoluta.
(2) deficitária.
(4) básica.
3. [QuestãoID 67804] Leia o texto abaixo:
A utilização do espaço da sala de aula começa a ser um tema problemático quando o protagonismo do ensino se desloca do professor para o aluno. O centro de atenção já não é o que há no quadro negro, mas o que está acontecendo no campo dos alunos. Esse simples deslocamento põe em dúvida muitas das formas habituais de se relacionar em classe e questiona consideravelmente o cenário. O que interessa não é o que mostra o quadro, mas o que acontece no terreno das cadeiras e, mais concretamente, em cada uma das cadeiras.
Considerando o conteúdo do trecho do box acima, é possível se afirmar que
o foco no aluno, individualmente, e no cenário da classe, coletivamente, modifica as relações na sala de aula.
a disposição física dos alunos no espaço da sala de aula está sendo repensado.
o foco no ensino releva a importância do uso do quadro-negro.
o foco no professor e no ensino determina o que é mais importante no trabalho na sala de aula.
4. [QuestãoID 67785] As imagens depreciativas em relação à profissão docente têm levado
a um aumento da motivação entre os professore
à rejeição à docência por parte dos profissionais.
a um aumento da procura por cursos de licenciatura.
a dificuldades para relacionamentos profissionais
Prova concluída com sucesso!!!
ResponderExcluirResultado final : 4.0
AVALIAÇÃO EDUCACIONAL
1. [QuestãoID 58711] Leia com atenção o trecho que se segue.
A avaliação não é abstrata, por si só ela não caminha para lugar nenhum. Compreendendo-se que ela é constituída entre múltiplas contradições__________________ e numa trama________________específica da escola e das agências governamentais, uma das exigências, então, para a sua realização, é o dialogar com a _________________de modo crítico, colocando os pés na escola, e interpretá-la como parte desta cultura, desta história.
O conjunto de palavras que completa corretamente esse período é:
sociais, política, realidade geográfica.
sociais, mística, realidade imaginária.
sociais, cultural, realidade social.
sociais, administrativa, realidade qualitativa.
2. [QuestãoID 58594] A definição "atribuição de numerais a objetos ou acontecimentos de acordo com normas" corresponde à(ao):
isomorfismo.
mensuração.
classificação.
escalonamento.
3. [QuestãoID 58558] A história da avaliação educacional e da aprendizagem no Brasil é marcada por uma abordagem tecnoburocrática, fundamentada na matriz positivista.
Isso tem trazido graves consequências ao processo de democratização da educação brasileira. Nesse sentido, é importante destacarmos a forte herança, nessa área, que recebemos:
de Portugal.
dos Estados Unidos da América.
da Alemanha.
da África.
4. [QuestãoID 58709] Quando Hadji utiliza como título de uma das suas obras a expressão "avaliação desmistificada", ele se refere ao fato de que a:
interação e o diálogo devem ser excluídos das práticas avaliativas.
avaliação precisa separar as questões relacionadas à aprendizagem daquelas que se relacionam ao desenvolvimento humano.
avaliação deve utilizar cada vez mais as escalas de mensuração.
avaliação não é medida do conhecimento, seu compromisso maior é com a aprendizagem do aluno, com a sua formação plena.
Oii pessoal alguém tem modelo de prova da matéria AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM E AÇÃO DOCENTE? DESDE JÁ AGRADEÇO
ResponderExcluiroi meninas alguem tem um trabalho sobre: Curriculo e Gestaõ escolar:territorios de altonomia colocados sob a mira dos standers educacionais? por favor me ajudem...
ResponderExcluirBoa tarde, por favor, alguem pode me enviar questoes e resposta da materia: LINGUAGEM E PENSAMENTO. desde ja, agradeco.abracos.
ResponderExcluirPor favor, podem enviar questoes e resposta de FUNDAMENTOS TEORICOS DA LINGUA PORTUGUESA. OBRIGADO.
ResponderExcluirFundamentos Históricos da Língua Portuguesa
Excluir1. Para lutar contra os franceses, o governador-geral teve ajuda
- do governador do Rio de Janeiro
- dos tamoios
- dos índios amigos dos franceses
- do padre José de Anchieta (correta)
2. Em latim, a forma mais comum de formar o perfeito era por:
- outra palavra que chegou aos romanos
- reduplicação
- um sufixo, nos verbos regulares (correta)
- mudança do radical
3. A língua mais parecida com o português é a
- latina
- catalã
- galega (correta)
- espanhola
4. A última epopeia do período colonial pertence ao poeta:
- Tomás Antônio Gonzaga
- Bento Teixeira
- Basílio da Gama
- José de Santa Rita Durão (correta)
5. Fora da Itália, os romanos conquistaram primeiro a:
- Sicília (correta)
- Sardenha
- Córsega
- Espanha
6. Origem de uma língua significa:
- nascer de outra
- filiar-se à outra
- ter sido levada por colonizadores
- ser uma nova forma de outra (correta)
7. Com o seu dialeto, o falante revela sem querer:
- a sua escolaridade
- a sua procedência (correta)
- a sua profissão
- o seu modo de vida
8. Durante o período colonial a Língua Portuguesa modificou-se
- pouco, porque havia escola para todos
- muito, porque o ensino era precário
- pouco, porque sempre vinham para cá muitos portugueses (correta)
- muito, porque muitos iam estudar em Portugal
9. Morreram perdidos no mar com o navio indo a pique:
- Bartolomeu Dias, Diogo Cão e Nicolau Coelho
- Diogo Cão e Nicolau Coelho
- Bartolomeu Dias e Nicolau Coelho (correta)
- Bartolomeu Dias e Diogo Cão
10. Ainda que vencidos pelos romanos, conservaram a língua e a cultura os:
- gregos (correta)
- lusitanos
- gauleses
- germanos
Alguém poderia me enviar uma prova da disciplina "Comunicação Escrita"? Obrigada.
ExcluirPor favor alguém tem o gabarito da prova de educação especial de pedagogia do 6 semestre. Eviar para meu imail:
ResponderExcluirdeusa.silas@outlook.com
4. Sobre os elementos que devem estar presentes na apresentação do trabalho de conclusão de curso, leia as sentenças as sentenças seguir.
ResponderExcluirI. Problematização e justificativa
II. Objetivos da pesquisa
III. Metodologia
IV. Análise e discussão dos resultados
Devem constar no trabalho
todas.
somente II e III.
somente I e II.
somente III e IV.
POR FAVOR ALGUEM TEM O GABARITO SEGUNDA CHAMADA PSICOLOGIA SOCIO INTERACIONISTA 3 SEMESTRE PEDAGOGIA simonemoliveer@gmail.com
Excluir1. Segundo a definição de Edgar Morin, aprender a conhecer
ResponderExcluir• é a capacidade necessária para o enfrentamento das complexidades. (correta)
• é o desenvolvimento do interesse pela pesquisa em diversas fontes.
• consiste na realização de experiências escolares em diversas áreas.
• é a manifestação de interesse pelo conteúdo dos livros didáticos.
2. No trecho abaixo encontra-se a ideia da possibilidade de mudança da prática de avaliação. Assinale a alternativa que mais se refere a isso.
• No entanto, lentamente a escola muda. A maioria dos sistemas declara agora favorecer uma pedagogia diferenciada e uma maior individualização das trajetórias de formação. Também a avaliação evolui. As notas desaparecem em certos graus, em certos tipos de escolas [...]
• A ideia da mudança está no sentido de se colocar o sujeito no centro do processo de avaliação. (correta)
• Conforme o exposto, a mudança implica extinguir as notas e dispensar o processo de avaliação.
• Em avaliação, mudar é, abandonando as provas no papel, ir adotando instrumentos sofisticados.
• Conforme modernas concepções, mudar é passar a fazer uso de outros instrumentos de avaliação.
3. São características da aprendizagem significativa, que é a base da construção de competências:
• transmissão e conhecimentos científicos.
• memorização e conhecimentos escolares.
• recepção de informações do senso comum.
• mobilização de conhecimentos prévios e aplicação a novas situações. (correta)
4. A decisão sobre a seleção e o uso de metodologias implica na consideração de um conjunto de fatores que a ela dão sentido. Fazem parte desse conjunto:
• exposição; instrumentos; materiais; práticas pedagógicas; atividades.
• conhecimento; conteúdos; contextos; práticas pedagógicas; atividades. (correta)
• conceitos; exposição; instrumentos; materiais; práticas pedagógicas; atividades.
• conceitos; atitudes; instrumentos; materiais; práticas pedagógicas; atividades.
Continuação da prova de Docência do Ensino Superior
ResponderExcluir5. Podemos dizer que o método autobiográfico é
• um processo de formação continuada do professor.(correta)
• o desenvolvimento das aptidões do professor.
• essencial para a completa formação do aluno.
• uma forma moderna de busca do paraíso perdido.
6. Leia com atenção o trecho abaixo. Analise e escolha a alternativa correta.
• A avaliação de aprendizagem é um componente que se insere em um contexto maior, que envolve todo o processo educativo. Portanto, não se pode pensar em avaliação sem contextualizá-la nas dimensões da instituição, do projeto de ensino, das relações entre professor e aluno, das formas de ensinar e dos modelos de aprender.
• A avaliação só faz sentido no processo geral da formação do indivíduo, estando presente no projeto pedagógico da escola e na prática da sala de aula.(correta)
• As relações entre professor e aluno determinam as formas de se realizar a avaliação, porque o fator disciplina deve ser levado em conta nesse momento.
• A avaliação da aprendizagem deve ser operada com critérios definidos pela instituição, independentemente do trabalho pedagógico do professor.
• A avaliação é um elemento que deve ser considerado a partir de uma perspectiva externa ao processo educacional, de modo a se tornar mais objetivo.
7. A utilização da metodologia da situação-problema incentiva o desenvolvimento
• do raciocínio lógico-matemático, exclusivamente.
• de operações mentais capazes de exercitar a memorização.
• de uma única forma de aprender, tida como interessante e desejável.
• da aprendizagem significativa, da mobilização de operações mentais e da autonomia diante do conhecimento.(correta)
8. Que conjunto representa os princípios da organização do trabalho por projetos?
• Relação entre conhecimento e realidade; problemas e situações complexas; exercícios escolares; interesse e necessidade dos sujeitos aprendentes.
• Relação entre conhecimento e realidade; problemas e situações complexas; relação entre os saberes; interesse e necessidade dos sujeitos aprendentes.(correta)
• Relação entre conhecimento e realidade; problemas e situações complexas; relação entre saberes; interesses e necessidades da escola.
• Relação entre conhecimento e realidade; problemas e situações complexas; fragmentação de saberes; interesse e necessidade dos sujeitos aprendentes.
9. Leia o trecho abaixo e assinale a alternativa referente à posição dos autores em relação ao sentido do fracasso escolar.
• Perrenoud cita o que a socióloga Viviane Isambert-Jamati afirma sobre o aluno fracassado: "O aluno que fracassa é aquele que não adquiriu no prazo previsto os novos conhecimentos e as novas competências que a instituição, conforme o programa, previa que ele adquirisse."(pular_linha)
(pular_linha)
Diante da citação, fracassado é todo aluno que:
• não recebe qualquer apoio ou acompanhamento fora da escola.
• ultrapassou o prazo normal para conclusão de seus estudos.
• não responde aos prazos e condições impostos pelo sistema escolar tradicional.(correta)
• apresenta problemas e dificuldades para a aprendizagem.
10. A autoavaliação é um tipo de avaliação que
• objetiva que o aluno acompanhe o seu próprio percurso de aprendizagem.(correta)
• favorece o aluno porque aumenta as suas médias e ajuda na aprovação.
• identifica os alunos que querem conseguir boas notas sem fazer esforço.
• permite ao aluno se atribuir uma boa nota para não ficar reprovado.
Obrigada por sua colaboração!.
Excluir
ResponderExcluirpreciso de ajuda nessa pergunta;
METODOLOGIA DA PESQUISA E DO TRABALHO CIENTÍFICO............
Qual conceito melhor descreve a arguição?
a ) Arguição é o processo formal de apresentação do aluno perante a banca examinadora.
b ) A arguição é a etapa onde o aluno apresenta os resultados de sua pesquisa e faz Considerações Finais.
c ) A arguição é a etapa onde os membros da banca reúnem-se de forma isolada para buscar um consenso sobre o resultado da apresentação.
d ) A arguição é a etapa em que a banca examinadora faz perguntas, pede esclarecimentos e oferece sugestões para o trabalho.
Prova On-line
ResponderExcluirProva concluida com sucesso!!!
Resultado final : 8,0
Prova 25527
1. AS UNIVERSIDADES VIVEM UM MOMENTO DE INTENSA BUSCA POR SUA:
identidade institucional.
burocratização.
extensão.
subjetividade.
2. PARA QUE OS PROCESSOS DE INOVAÇÃO E MELHORIAS NO CAMPO EDUCACIONAL POSSAM SER BEM SUCEDIDOS, É IMPRESCINDÍVEL A PARTICIPAÇÃO DO:
corpo docente da instituição.
coordenador de cursos.
supervisor educacional.
responsável pela manutenção.
3. QUAIS OS DOIS CONCEITOS QUE SE CONFUNDEM NO AMPLO LEQUE DE ENFOQUES DA AVALIAÇÃO?
Avaliação institucional e aferição de medidas.
Avaliação de aprendizagem e avaliação institucional.
Avaliação curricular e avaliação de ensino.
Provas e exames.
4. COMO O MERCADO COMPREENDE A EDUCAÇÃO?
Simplesmente como mercadoria.
Como alternativa para o desenvolvimento social.
Como mero mecanismo de seleção.
Unicamente como direito fundamental dos alunos.
5. PARA O MERCADO O TERMO "QUALIDADE" É COMPREENDIDO SOB A PERSPECTIVA DO LUCRO. DESSA FORMA, BUSCA NOS EGRESSOS DA EDUCAÇÃO SUPERIOR:
a eficiência funcional.
a formação política.
o esclarecimento cultural.
a transferência de conhecimentos.
6. UM PROJETO PEDAGÓGICO SOZINHO NÃO CONSEGUE PROMOVER AS INOVAÇÕES NA EDUCAÇÃO SUPERIOR,
assim é necessário que conte com um processo que favoreça a reflexão e a ação. A esse processo denominamos:
Plano de Desenvolvimento Institucional.
Empreendedorismo na Educação Superior.
Gestão Corporativa.
Avaliação Institucional.
7. OS INSTRUMENTOS QUE COMPÕEM O ENADE SÃO:
testes, questionários sobre percepção sobre os testes, questionários sobre o perfil socioeconônico-educadional do aluno e questionário respondido pelo coordenador do curso.
testes, prova discursiva, questionários sobre as condições socioeconômicas dos alunos e dos professores dos cursos, questionários sobre as condições físicas da instituição.
testes, prova artística, questionários sobre o perfil socioeconônico-educadional do aluno e questionário respondido pelo coordenador do curso, questionário sobre os docentes.
testes, redação, questionários sobre os conhecimentos de formação cultural e econômica dos alunos, questionário a ser respondido pela Instituição de Educação Superior.
8. A "CONCEPÇÃO DE PROJETAR" SIGNIFICA:
optar pelo projeto.
lançar para frente.
romper com tradições.
examinar a proposta.
9. OS PROJETOS PEDAGÓGICOS SÃO:
indicadores de direção para superação das dificuldades de infraestrutura física.
cartas de compromissos entre a Instituição e seus docentes para desenvolver o país.
referenciais teórico-metodológicos que objetivam superar os desafios institucionais.
documentos de moda, atendendo às solicitações da comunidade em que está inserido.
10. O ESTADO,
preocupado em acompanhar, regular e promover melhorias na gestão pedagógica e de recursos materiais às instituições de educação, promove avaliações dos diferentes níveis de ensino. A avaliação que objetiva avaliar o desempenho dos estudantes da Educação Superior é o:
SARESP.
ENEM.
ENADE.
SAEB.
A vida escolar não começa na primeira série do Ensino Fundamental, mas sim
ResponderExcluira ) nas séries finais do Ensino Fundamental que possuem um ensino mais sistemático.
b ) a partir do instante em que a criança nasce, passando a interagir com o mundo.
c ) quando elas começam a dar seus primeiros passos e iniciam uma fase de maior autonomia.
d ) quando os pais conduzem seus filhos às instituições de Educação Infantil.
correta é a D
ExcluirPara pensar um processo educacional e a ação da escola faz-se necessário antes:
ResponderExcluira )
definir os pressupostos filosóficos, sociais e educacionais que fundamentam a organização da proposta pedagógica.
b ) elaborar o regimento escolar e os regulamentos necessários ao bom funcionamento do mesmo.
c )
construir um projeto detalhado das pretensões educacionais a partir do estudo do mercado de trabalho.
d ) elaborar um projeto que defina a estrutura física e pedagógica.
I. Temos de expulsar Aristóteles de nós.
ResponderExcluirII. Mas nem sequer o li, por que razão tenho de expulsá-lo de mim?
III. A prova de seu domínio sobre o homem ocidental é que ele domina o pensamento da gente que nuncaouviu falar a seu respeito. (GAAEDER apud PENHA, 1998).
Esse texto
a ) mostra que o pensamento aristotélico domina a civilização oriental.
ResponderExcluirb ) revela a importância do pensamento aristotélico para a civilização ocidental.
c ) demonstra que o pensamento aristotélico teve influências sobre Sócrates.
d ) confirma que Aristóteles é dispensável para o homem moderno.
Não sei em qual lugar posso fazer essa pergunta, é de uma prova.
ResponderExcluirAmei seu arquivo!! Se possivel envia para meu email
ResponderExcluirTambém são utilizadas atividades lúdicas no trabalho psicopedagógico clínico. Em relação à ludicidade,
ResponderExcluiranalise as colocações a seguir.
I. Possibilita uma aprendizagem adequada, pois é por meio dela que se constroem os códigos simbólicos e se processam os paradigmas do conhecimento conceitual.
II. Por meio da relação lúdica (jogo, brinquedo, brincadeira) estabelece-se uma comunicação necessária à intervenção psicopedagógica.
III. Recomenda-se que o psicopedagogo busque mecanismos que lhe permitam jogar o jogo da criança, até perder o foco do seu compromisso com a aprendizagem.