Contribuição Andrea Korn
Explique a dimensão conceptual e concepção pragmática que rege a
compreensão do currículo.
Conceptual é aquela dimensão que diz respeito a ideia, é a elaboração do
currículo respeitando as normas, leis, diretrizes e políticas vigentes de
educação, já a pragmática é a pratica deste currículo elaborado, ou seja, é o
currículo em ação, ele leva em conta a experiência de campo do professor.
Dimensão conceptual- campo de estudo teórico que busca compreender as
suas determinações e seus funcionamentos dentro da escola. Diz respeito à
idéia, é a elaboração do currículo respeitando as normas, leis, diretrizes e
políticas vigentes de educação. Dimensão pragmática – é a pratica, execução do
currículo a ser colocado em ação, pratica deste currículo elaborado, ou seja, é
o currículo em ação, ele leva em conta a experiência de campo do professor.
A definição da seleção curricular é substancialmente política. Como ela
pode acontecer de forma democrática na escola?
Através da participação dos alunos,
pais, funcionários, comunidade e sociedade civil e do poder publico. É através
de valores como cidadania.
Partindo do pressuposto que a Escola é responsável pela transmissão de
cultura, pode-se afirmar que apenas alguns elementos de determinada cultura são
selecionados para compor o currículo de uma escola ou sistema de ensino, quem
seleciona estes elementos?
O estado que representada a classe dominante. (pags., 47 ou 57)
Quais as argumentações sustentam a afirmação de Sacristian (1998) de que
o currículo é o Centro do processo educativo?
O currículo e o centro da prática pedagógica é através dele que
elaboramos e planejamos nosso fazer pedagógico, sem ele não há ensino, e nem
por que os alunos irem a escola, assim como não se justifica o trabalho do
professor, e necessário que este currículo se adéque as necessidades da escola
e de sua comunidade.
Explique a frase: “O termo currículo é impreciso em sua concepção”.
Mesmo os que pesquisam e escrevem sobre o currículo dão várias
definições sobre ele, alguns o definem como sendo a grade curricular da escola
(quantidade de horas de cada matéria) e outros como os conteúdos disciplinares,
adotados pela escola. Essa pluralidade de concepções/ideias torna imprecisa sua
ideia.
Há varias definições sobre o currículo; alguns o
definem como sendo a grade curricular da escola; quantidade de horas de cada
matéria; e outros como os conteúdos disciplinares, adotados pela escola. Essa
pluralidade de concepções torna imprecisa sua ideia.
Comente sobre a afirmação: A nova Sociologia da Informação pôs em
discussão todos os pressupostos do currículo, questionando suas dimensões
sócias e suas relações com a estrutura de poder na sociedade incidindo o foco
de análise sobre o funcionamento interno das escolas” (Forquin, 1993)
Esse movimento foi muito importante para que se repensasse o currículo,
levou a pesquisa sobre o mesmo, passando a considerar as experiências dos
alunos como primordial na elaboração do mesmo, passando o aluno a ser o foco do
processo de ensino/aprendizagem o que foi uma grande e valiosa mudança.
Aponte e comente pelo menos três motivos pelos quais se afirma que é de
fundamental importância uma reflexão sistemática sobre currículo nos cursos de
formação de professores.
1. O currículo é a matéria-prima do trabalho do professor, portanto ele
precisa se apropriar dele para desempenhar um bom trabalho.
2. Através de suas pesquisas e estudos para elaborar o currículo, o
professor se profissionaliza cada vez mais, se atualiza se recicla aprimora a
sua prática.
3. O currículo faz parte das competências do professor, portanto, ele
deve ser preparado em suas formações para que saiba elaborá-lo adequadamente.
O currículo deve ser entendido como uma ferramenta conceitual que supõe
sempre, de forma explicita ou tácita, uma resposta as perguntas: o que ensinar,
como e porquê? A partir dessa afirmação descreva 03 tipos de decisão educativa
que compõem um currículo de uma determinada escola.
1. O que ensinar? Levando em conta a realidade da escola e dos alunos
2. Como ensinar? Quais as metodologias mais adequadas para atingir os
objetivos propostos para que os alunos desenvolvam suas competências e
habilidades.
3. Como avaliar? Todo o processo envolvido no ensino aprendizagem dos
conteúdos trabalhados no período. Quais as ferramentas mais adequadas para
avaliar devidamente.
Faça uma breve defesa pela importância do currículo em ação.
O currículo e o centro da prática pedagógica é através dele que
elaboramos e planejamos nosso fazer pedagógico, ele é a matéria prima para o
dia a dia escolar, e o currículo em ação é nada mais do que efetivar e
concretizar tudo aquilo que foi planejado e pensado em busca da melhor educação
possível para nossos alunos.
O currículo e o centro da prática
pedagógica é através dele que elaboramos e planejamos nosso fazer pedagógico,
ele é a matéria prima para o dia a dia escolar, e o currículo em ação é nada
mais do que efetivar e concretizar tudo aquilo que foi planejado e pensado em
busca da melhor educação possível para nossos alunos. Lembrando que o
currículo pode variar de acordo com a comunidade a qual a escola esta inserida.
Relacione
descrevendo um exemplo prático: currículo, sociedade e poder:
Currículo- é uma ferramenta de cisões educativas para a escola.
Sociedade- o controle social, e assegurado pela distribuição dos
saberes.
Poder- há uma seleção de conhecimentos definidos e válidos,
determinados, pelas classes dominantes.
Fale sobre a importância da educação de valores para as crianças em
idade escolar.
A educação de valores é aquela feita através da inclusão dos temas
transversais na educação, inserindo temas como cidadania, respeito,
sexualidade, objetivando o desenvolvimento integral do aluno.
Sob seu ponto de vista quais são as principais dificuldades para
consolidação de uma prática mais participativa e coletiva dentro da escola?
Uma das dificuldades é que para muitos professores a prática de
planejamento escolar é vista como atividade burocrática e sem sentido, para
alguns essas ocasiões servem apenas para preencher formulários que serão
entregues ao coordenador da escola, é preciso resgatar no professor a
importância da participação na escola, e como o planejamento tem relação direta
com um bom trabalho pedagógico.
Qual a relação que existe entre as formas de avaliação adotadas por uma
escola e o seu currículo?
A avaliação é vista como elemento indissociável do processo educativo,
que deve se dar de forma sistemática e continua. Tendo como objetivo a melhoria
da ação educativa, envolvendo a criança, o educador e a instituição.
Analisando as prescrições curriculares
estabelecidas na NLDB (Lei 9.394/96), quais são os aspectos inovadores em
relação ao currículo do Ens. Fund.?
Acredito
que as grandes inovações foram: o enfoque a construção da cidadania e o
reconhecimento oficial através da legislação: o direito das comunidades
indígenas receberem educação na sua língua materna
Qual a relação existente entre o
currículo da escola e a autonomia do professor ?
O currículo de uma escola ajuda a dar um norte ao
professor, mas na prática docente o mesmo tem autonomia na sala de aula e deve
decidir os conteúdos a ensinar, as atividades, etc.- currículo em ação.
Visto sob o ponto de vista teórico prático o currículo é
uma ferramenta do trabalho docente-comente a afirmação.
O currículo é uma ferramenta do trabalho do docente,
pois ele é à base da atuação do professor, e é a matéria prima do trabalho do
docente.
Exemplifique sobre currículo prescrito partindo de uma de
suas funções dentro do sistema escolar.
Este
currículo é pré-estabelecido, porém muitas vezes ele é adaptado de acordo com a
realidade da escola a qual ele esta inserido. A função do currículo é trazer
cultura, cidadania, por isso deve-se trabalhar a transversalidade, mas Tb
devemos nos ater nas necessidades da escola a em questão.
O que se denomina como abordagem processual do currículo
São os processos que envolvem a criação do
currículo, planejamento, desenvolvimento, aplicação e avaliação.
Aponte e comente menos três motivos pelos quais se
afirmam que é de fundamental importância uma reflexão sistemática sobre o
currículo nos cursos de formação de professores.
O currículo é a matéria prima do trabalho do professor, portanto
ele precisa se apropriar dele para desempenhar um bom papel. 2-
Através de suas pesquisas e estudo para elaborar o currículo, o professor se
profissionaliza cada vez mais, se atualizando e reciclando. 3- O currículo faz
parte das competências do professor, portanto, ele deve ser preparado em suas
formações para que saiba elaborá-lo adequadamente.
Alguns atores da vertente crítica da educação
afirmam que o currículo estratifica o saber e que existe uma relação dessa
estratificação com a estratificação social. Você concorda? Justifique:
Eu concordo com os autores. De fato isso acontece,
os conhecimentos de maior status social e econômico são os mais privilegiados.
Qual a intenção explicita dos PCN´s ao introduzirem
sistematicamente o trabalho com os temas transversais?
Os PCns têm uma perspectiva de
formação da cidadania pela escola. E através dos temas transversais integra-se
as problemáticas sociais. E os objetivos a serem alcançados são; de ordem
cognitiva, física, afetiva, relação interpessoal e inserção social, ética e
estética
A abordagem
processual ou prática do currículo articula uma reflexão sobre a prática
vinculando-a com o exame das relações entre educação e sociedade. Essa
abordagem elege como foco de análise a maneira como o currículo:
se realiza de fato.
A respeito da
autonomia dada aos professores com relação ao currículo, pode-se dizer que:
quando os professores definem as atividades e os
conteúdos a ensinar, observam o momento exato de trabalhar dada tarefa,
consideram o ritmo da turma etc., isto é, há uma margem de autonomia (currículo
em ação).
Para as aulas de
história no ensino fundamental, é possível organizar os conteúdos curriculares
de forma que se:
trabalhe com fontes diversificadas, permitindo aos
alunos estabelecer relação entre o presente e o passado, favorecendo a
problematização.
Defina currículo
oculto descrevendo como se configura.
Por currículo oculto
entende-se, o conjunto de normas, e concepção que os professores passam para os
alunos durante as aulas, sem planejarem, e sem terem consciência disso.
Explique a
influência norte-americana na transformação do campo do currículo.
A influencia norte – americana, foi marcante. Anos 70. Entre elas
temos livros que foram traduzidos e obtiveram destaque; como o livro de Tyle;
reforma do ensino do primeiro grau, que utilizou o pensamento curricular
norte-americano, comissões de currículo proposta por Tyler.
Nos anos 80, começa florecer no Brasil, o pensamento critico sobre o currículo de natureza sociológica; foram trazido livros com essa proposta. E em 1990, destaca-se a produção de programas de Pós-graduação.
Nos anos 80, começa florecer no Brasil, o pensamento critico sobre o currículo de natureza sociológica; foram trazido livros com essa proposta. E em 1990, destaca-se a produção de programas de Pós-graduação.
A influencia norte – americana, foi marcante. Anos 70. Entre elas temos livros que foram traduzidos
e obtiveram destaque; como o livro de Tyle; reforma do ensino do primeiro grau,
que utilizou o pensamento curricular norte-americano, comissões de currículo
proposta por Tyler.
Nos anos 80, começa florecer no Brasil, o pensamento critico
sobre o currículo de natureza sociológica; foram trazido livros com essa
proposta. E em 1990, destaca-se a produção de programas de Pós-graduação.
Com a consolidação e a expansão das redes
municipais de creches e pré-escolas em todo Brasil, na década de 1980: surgiram
várias propostas sistematizadas de currículo para educação infantil,
principalmente a pré-escola .uma dessas propostas foi os temas geradores e seu
significado era:
articular no trabalho pedagógico, a realidade sociocultural da criança,
o desenvolvimento infantil e os interesses específicos que as crianças
manifestam, bem como os conhecimentos acumulados historicamente pela humanidade
a que todos tem direitos de acesso.
os temas
geradores e seu significado era:
articular no trabalho pedagógico, a realidade sociocultural da criança,
o desenvolvimento infantil e os interesses específicos que as
crianças manifestam, bem como os conhecimentos acumulados historicamente pela
humanidade a que todos tem diretos de acesso.
De acordo com Contreras, o currículo é o conjunto
das decisões educativas na escola uma vez que diz respeito às decisões
educativas para a escola, o currículo está mediado por problemas institucionais
e pelas circunstâncias históricas e sociais nas quais foi pensado. Por isso
podemos dizer que ele não é somente um problema teórico ou acadêmico, mas
também deve ser realizado. Portanto, a proposta do currículo é:
pensar a educação tendo em vista a questão dos conteúdos culturais.
Comente
sobre a afirmação a nova sociologia da educação puseram em discussão todos os
pressupostos do currículo, questionando suas determinações sociais e suas
relações com a estrutura no poder na sociedade iniciando o foco de analise
sobre o funcionamento interno das escolas. Forquim 1993.
Este movimento foi muito importante para que se repensasse o currículo, levou as pesquisas sobre o mesmo, passando a considerar as experiências dos alunos como primordial na elaboração do mesmo, passando o aluno a ser o foco do processo de ensino aprendizagem, o que foi uma grande mudança.
Este movimento foi muito importante para que se repensasse o currículo, levou as pesquisas sobre o mesmo, passando a considerar as experiências dos alunos como primordial na elaboração do mesmo, passando o aluno a ser o foco do processo de ensino aprendizagem, o que foi uma grande mudança.
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