Pessoal não houve uma seleção das perguntas, ou seja, devem ter muitas questões repetias.
Se alguém quiser filtrar as questões e me enviar eu agradeço.
Abraços.
LITERATURA INFANTIL:
LITERATURA INFANTIL
1. A
contação de histórias, como toda a
·
atividade
de linguagem, pressupõe o interlocutor e o público.
·
atividade
educacional, necessita de um tema e de um interlocutor.
·
atividade
de ensinamento, tem no processo passado e presente.
·
atividade
de linguagem, pressupõe o contador e o tema.
2. Qual é a
diferença entre a crônica e a notícia?
·
A
crônica refere-se à atualidade, assim como a notícia.
·
A
crônica tem elaboração mais denotativa e a notícia, mais cuidada e conotativa.
·
A
crônica é pessoal e opinativa; a notícia é quase imparcial e objetiva.
·
A
crônica expressa a opinião do jornal; a notícia está exclusivamente relacionada
ao fato.
3. Observe
abaixo:
·
A leitura tem sido discutida
intensamente ao longo dos tempos, pois, com ela, há a possibilidade de
conhecer-se outras realidades e, principalmente, ampliar-se e desenvolver-se o
conhecimento a respeito do mundo e de si mesmo. Para que o aluno crie o hábito
e gosto pela leitura, algumas ações podem ser desenvolvidas tanto na família
quanto na escola. Sobre isso, é correto afirmar que
·
somente
os professores podem impulsionar o gosto pela leitura.
·
a
carência de boa leitura nas escolas faz com que as crianças e os jovens não se
interessem por ela.
·
a
literatura infantil oral e as cantigas não contribuem para despertar o gosto
pela leitura.
·
os
professores não precisam gostar de ler para passar aos futuros leitores uma boa
imagem da leitura.
4. Qual é a
divisão da linha do realismo cotidiano previsto por Nelly Novaes Coelho?
·
Humanitário,
doméstico, lúdico, social e histórico.
·
Crítico,
humanitário, social, lúdico e doméstico.
·
Realismo,
pessoal, humanitário, histórico e mágico.
·
Crítico,
humanitário, lúdico, histórico e mágico
LITERATURA
INFANTIL
1. Quais as instituições coletivas
influenciam a construção de sentidos de um texto pelo leitor?
- O dinheiro, a política e a mídia.
- O Estado, as igrejas, os governantes e os políticos.
- A política, o governo e a elite dominante.
- A Igreja, o Estado, a empresa, o partido, a escola e a família.
2. Leia abaixo:
- Entre as produções literárias infantis no Brasil,
encontramos uma riqueza na poesia brasileira, tanto pela variedade de
tipos textuais quanto pelo grande número de poetas que temos; mas ainda
não temos nas escolas um trabalho adequado com a poesia, porque existem
ideias de que
I. a poesia é difícil e, por não ser narrativa, cansa e dispersa a atenção da criança.
II. as poesias são criadas e utilizadas de forma didática, com lições de moral, pregando amor à pátria, à árvore, às boas ações etc.
III. a poesia é composta por ritmo e sonoridade, que buscam a unidade com o aspecto semântico, atingindo a riqueza estética.
Assinale a alternativa correta.
- Apenas I e III.
- Apenas II e III.
- Todas as afirmativas.
- Apenas I e II.
3. Assinale a alternativa que
contradiz o valor da literatura de Monteiro Lobato.
- Sua obra infantil buscou sempre explorar um mundo de fantasia, com acentuada valorização do imaginário mais tradicional, numa linguagem que retomou os clássicos da língua portuguesa.
- Suas personagens, na literatura infantil, refletiram comportamentos, afetividade e relação com a natureza caracteristicamente brasileiras.
- Sua obra infantil foi traduzida em diversas línguas, dado seu valor literário.
- Sua obra desmascarava os falsos valores da sociedade e da literatura de sua época.
4. A leitura enquanto responsabilidade
social significa que
- a sociedade deve pagar para que todos venham a ser leitores.
- a sociedade deve delegar poderes à escola para alfabetizar e letrar.
- todos os membros da sociedade devem valorizar a leitura e zelar por ela.
- todos os membros da sociedade devem ler.
LITERATURA INFANTIL
1. A formação do leitor consiste
- em uma alfabetização bem realizada e com rapidez.
- na consciência do leitor em memorizar narrativas literárias.
- na decodificação de signos linguísticos acrescida de um processo de compreensão abrangente e crítica.
- na capacitação do leitor para a leitura de textos cada vez mais complexos.
2. A primeira crise da leitura infantil no Brasil acontece na década de
1950, sendo uma das causas dessa crise atribuída à
- dificuldade de se encontrar material literário produzido para crianças.
- universalização da televisão, que exibia diariamente muitos programas infantis sem qualidade.
- produção das histórias em quadrinhos.
- alienação em que se encontravam os educadores deste período.
3. Assinale a alternativa que indica uma função da biblioteca hoje
ultrapassada.
- A biblioteca cria condições para que a escrita científica se renove.
- A biblioteca serve para armazenar, classificar e preservar documentos.
- A biblioteca abriga textos de informação diversificados e em vários suportes.
- A biblioteca é um espaço promotor de leitura.
4. Analise as afirmativas abaixo.
- I. O professor deve procurar tornar a leitura
interessante aos olhos da criança, como fonte de surpresas e descobertas.
II. As poesias devem ser apresentadas à criança sem comprometer-se com aspectos outros que não a própria transmissão da sensibilidade e da emoção do poeta.
III. Os temas a serem apresentados devem ser aqueles que trazem uma visão triste e pessimista da vida, para que logo cedo a criança se depare com a realidade dura que a cerca.
IV. A manipulação lúdica dos sons da língua pela criança e a fruição do sonoro, independentemente do significado, constituem-se parte fundamental do desenvolvimento linguístico e da atração por textos poéticos.
Estão corretas:
- I, II e IV.
- II e IV.
- I, II e III.
- I, III e IV.
LITERATURA
INFANTIL
1. Assinale a alternativa correta
que melhor descreve a noção de gênero textual.
- Um conceito da Linguística Textual que trata das semelhanças de todos os textos entre si.
- Um conceito que atualmente se refere às três partes de um texto dissertativo.
- Um conjunto de textos que obedece aos propósitos comuns e se expressa em forma semelhante.
- O modo como os textos se estruturam para passar uma mensagem.
2. Há cinco concepções de leitura.
Assinale a alternativa que aponta alguma dessas concepções.
- O texto é repositório apenas de mensagens.
- A leitura pode ser entendida como decodificação.
- A leitura é todo ato consciente de explicação dos sentidos das frases.
- O texto é entendido apenas como um conjunto de elementos lexicais.
3. Assinale a alternativa correta
com relação à contação de história.
- Nessa atividade, as palavras não podem assumir toda a sua densidade, todo o seu poder de evocação.
- A utilização de fórmulas muito conhecidas de início de contos, como "era uma vez...", não contribui para intensificar a afinidade entre o contador e o ouvinte.
- Como toda atividade de linguagem, pressupõe apenas o interlocutor.
- Além da função de resgatar a cultura, a atividade de contar histórias proporciona momentos em que o ouvinte trabalha mais intensamente, e de maneira individualizada, o seu imaginário.
4. Nos anos 1960 e 1970, ocorre uma
fomentação e discussão da literatura infantil.
- Assinale a alternativa que menciona um fato que tinha ocorrido nesse período.
- Cessam investimentos capitais para inovar a veiculação e aumentar o número e o ritmo de lançamentos de títulos novos.
- Acaba a mobilização do Estado apoiando e agilizando o envolvimento com a leitura.
- Nascem as instituições preocupadas com a leitura e o livro infantil, como a Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ).
- Acontece a primeira crise da literatura infantil no Brasil.
LITERATURA
INFANTIL
Parte
superior do formulário
1.
Os contadores de história nasceram com a humanidade. Eles
reúnem duas qualidades: a capacidade de narrar e de representar.
- As
afirmativas que abordam de forma correta a origem dos contadores de
história são:
I. a arte de contar não ganhou formatos e intenções diferentes com a evolução da civilização.
II. à medida que a civilização evoluiu, a narrativa dos fatos, pensamentos e sentimentos somaram-se aos recursos da encenação teatral: palco, cenário, música e figurino.
III. a atração que sempre exerceu a narração oral reporta-se ao tempo das cavernas, quando as caçadas e os acontecimentos do dia compunham uma espécie de jornal falado, atraente, histórico e de forte carga ideológica.
Assinale a alternativa correta.
- Todas as afirmativas.
- Apenas I e III.
- Apenas I e II.
- Apenas II e III.
Parte
inferior do formulário
Parte
superior do formulário
2.
Assinale a alternativa que contém os elementos característicos
do mito.
- É uma narrativa inventada, sem caráter de verdade, em tom fantástico e com finalidade de advertência ao leitor.
- Trata da evolução da natureza, do homem primitivo, evoluindo para o homem tecnológico, baseada em fatos históricos e com linguagem poética.
- Narrativas de origem, criadas pelo povo a partir de um fato histórico, usando linguagem da fantasia e com objetivo de passar lições de comportamento.
- Explicação fantástica para fenômenos naturais, narrativas ligadas à criação do homem e do mundo, diretamente ligada ao espiritual, narrativa de origem atemporal.
Parte
inferior do formulário
Parte
superior do formulário
3.
Sobre a primeira concepção de leitura, "o texto como
conjunto de elementos gramaticais", destacada por Ângela Kleiman, assinale
a alternativa correta.
- O trabalho do leitor é buscar o sentido das palavras para chegar à mensagem.
- O aluno é avaliado por meio de provas ou questionários.
- O leitor deve responder uma pergunta sobre alguma informação do texto.
- O professor utiliza o texto para desenvolver uma série de atividades gramaticais.
Parte
inferior do formulário
Parte
superior do formulário
4.
Compreendendo a leitura como um processo de interação do
leitor com o texto, podemos afirmar que ler é
- I.
questionar o mundo e ser questionado por ele.
II. encontrar algumas respostas para os problemas da vida e descobrir que o mundo e o homem podem ser diferentes.
III. reconhecer-se.
Assinale a alternativa correta.
- Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
- Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
- Todas as afirmativas estão corretas.
- Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
Parte
inferior do formulário
LITERATURA
INFANTIL
1. Assinale a alternativa que
explica a razão da literatura infantil ter caráter de ensinamento e de
moralização.
- Os objetivos de comunicar e convencer fazem com que a literatura também busque convencer os leitores sobre quais são as melhores condutas.
- O caráter simbólico da literatura favorece a função moralizadora, já que tratar do comportamento humano transcende realidades históricas.(CORRETA)
- As narrativas servem para representar, em personagens, a vida do homem e, nos conflitos, as relações entre os humanos.
- O moralismo deve-se a um momento histórico em que, com a falta de livros sobre moral e comportamentos, a literatura exerceu esse papel.
2. Analise as afirmativas abaixo.
- I. O leitor, em sua atividade de produção de sentidos,
considera uma combinação de histórias: a sua, a de sujeito falante e
significante, e a histórico-social.
II. A memória dos sentidos construída ao longo da existência do leitor, quando na fase adulta, não interfere mais na sua atividade de produção de sentidos.
III. Os discursos do outro, daquele de quem recebemos instruções para operar a interpretação, não devem interferir na atividade de produção do sentido do leitor.
IV. O interdiscurso atua fortemente na nossa atividade interpretativa.
Os itens corretos são:
- I e IV.(CORRETA)
- II e IV.
- II e III.
- I e III.
3. Assinale a alternativa correta
que melhor descreve a noção de gênero textual.
- Um conceito da Linguística Textual que trata das semelhanças de todos os textos entre si.
- Um conjunto de textos que obedece aos propósitos comuns e se expressa em forma semelhante.(CORRETA)
- Um conceito que atualmente se refere às três partes de um texto dissertativo.
- O modo como os textos se estruturam para passar uma mensagem.
4. Leia abaixo:
- Segundo a estudiosa Bárbara Carvalho, a poesia não é apenas linguagem versificada, mas linguagem poética, simbólica, e deve apresentar certos requisitos: ritmo, sonoridade, simplicidade, clareza e pequena extensão. Com relação à poesia, pode-se afirmar que
- é composta por ritmo e sonoridade, que buscam a unidade com o aspecto semântico, atingindo a riqueza estética.(CORRETA)
- o ritmo não é um elemento essencial e, assim, não precisa ser fortemente marcado.
- de todos os gêneros, deve ser o mais comprometido com aspectos morais ou instrutivos.
- uma das características irrelevantes do fenômeno poético é exatamente a ambiguidade, a conotação.
LITERATURA
INFANTIL
1. Cecília Meireles é uma das
escritoras que mais conhece o universo infantil e tira proveito disso,
concretizando-o nos mais variados temas.
- A bailarina (Cecília Meireles)
Esta menina
tão pequenina
quer ser bailarina.
Não conhece nem dó nem ré
mas sabe ficar na ponta do pé.
Não conhece nem mi nem fá
mas inclina o corpo para cá e para lá.
Não conhece nem lá nem si,
mas fecha os olhos e sorri.
Roda, roda, roda com os bracinhos no ar
e não fica tonta nem sai do lugar.
Põe no cabelo uma estrela e um véu
e diz que caiu do céu.
Esta menina
tão pequenina
quer ser bailarina.
Mas depois esquece todas as danças,
e também quer dormir como as outras crianças.
Na poesia acima, podemos observar
- a mensagem moral implícita nas entrelinhas da poesia.
- a utilização de antíteses na construção do sentido da poesia.
- uma exploração da sonoridade associada ao movimento da dança.
- o uso da métrica formal, estabelecida pela poesia clássica.
2. Ao lado da chamada literatura
adulta,
- Monteiro Lobato deixou extensa obra voltada para o público infantil, justamente um campo até então mal explorado em nossas letras. Sobre Monteiro Lobato, assinale a alternativa incorreta.
- Criou um universo para a criança, num cenário natural, enriquecido pelo folclore de seu povo, aspecto indispensável à obra infantil.
- Publicou, em 1937, A Menina do Narizinho Arrebitado, que já apresentava um apelo à imaginação, movimentação dos diálogos, enredo, linguagem visual, humor e graça na expressão linguística.
- Buscou o nacionalismo na criação de personagens que refletiam a brasilidade na linguagem, nos comportamentos, na afetividade, na relação com a natureza.
- Sua literatura não tinha um caráter moralista nem pedagógico, seus personagens em nada lembravam o povo brasileiro.
3. Sabe-se que as atividades de
leitura pressupõem, de início, uma relação interativa entre dois sujeitos
(autor e leitor) mediada pelo texto.
- Com relação à construção do sentido do texto, assinale a alternativa correta.
- O leitor, em sua atividade de produção de sentidos, não considera uma combinação de histórias: a sua, de sujeito falante e significante, e a histórico-social.
- A construção dos sentidos de um texto não sofre mutabilidade ao longo do tempo.
- Os sentidos dos textos nascem espontaneamente, são convencionados e construídos por seus usuários numa conjunção de ordem sócio-histórica.ERRADA
- A atividade do leitor, na busca da construção do sentido, pode passar por etapas que vão da visão mais estreita ao conhecimento mais ampliado.CORRETA
4. Assinale a alternativa correta em
relação à história da literatura infantil no Brasil.
- A literatura oral não predominou no Brasil antes da publicação dos primeiros livros infantis.
- Após a Proclamação da República, começam a ser publicados livros para crianças no Brasil.
- Com a implantação da Imprensa Régia, em 1808, começam a ser publicados os primeiros livros para crianças.
- Os textos em edições portuguesas, que circulavam no Brasil, não apresentavam problemas com rela
LITERATURA
INFANTIL
1. Quais as instituições coletivas
influenciam a construção de sentidos de um texto pelo leitor?
- O Estado, as igrejas, os governantes e os políticos.
- A Igreja, o Estado, a empresa, o partido, a escola e a família.
- A política, o governo e a elite dominante.
- O dinheiro, a política e a mídia.
2. Pesquisas realizadas com os professores
comprovam que o professor-leitor-crítico é raridade. Isto é resultado de
- I. vários fatores, como salários sucateados,
desinformação, lacuna na formação; mas, podemos afirmar que a falência do
sistema de ensino no país passa por nenhuma familiaridade com o livro que
não seja aquela de ligação direta com a profissão, e, mesmo assim, de
forma eventual.
II. muitos fatores, inclusive o fato de que geralmente o professor não gosta de realizar leituras diversas por tomar muito de seu tempo.
III. ser naturalmente acomodado pelo tipo de personalidade exigida na profissão, bem como a paciência.
Assinale a alternativa correta.
- Apenas I e II estão corretas.
- Apenas a III está correta.
- Apenas a I está correta.
- Apenas a II está correta.
3. Analise as afirmativas abaixo.
- I. O leitor, em sua atividade de produção de sentidos,
considera uma combinação de histórias: a sua, a de sujeito falante e
significante, e a histórico-social.
II. A memória dos sentidos construída ao longo da existência do leitor, quando na fase adulta, não interfere mais na sua atividade de produção de sentidos.
III. Os discursos do outro, daquele de quem recebemos instruções para operar a interpretação, não devem interferir na atividade de produção do sentido do leitor.
IV. O interdiscurso atua fortemente na nossa atividade interpretativa.
Os itens corretos são:
- II e IV.
- I e III.
- II e III.
- I e IV.
4. A tradição oral foi responsável
pela criação de formas artísticas e representativas dos povos.
- O folclore apresentou gêneros diferentes de narrativas, entre elas, as fábulas, os mitos e as lendas. Assinale a afirmativa que se refere à característica da lenda.
- Pensamento ilimitado da humanidade reflete o drama humano ante o outro, em que atuam astros e meteoros, forças estranhas e ocultas.
- As lendas caracterizam histórias do povo dentro das relações com aquilo que é explicável.
- As lendas apresentam personagens fixos que, ao deparar-se com um destino "inexorável", vão deixar mensagens de reflexão de boas condutas no mundo real.
- As lendas não estão relacionadas com os relatos do povo.
LITERATURA INFANTIL
1. Os poemas, que servem
de base para projetos de formação de leitores crianças, devem ter como
qualidade essencial
·
o predomínio da musicalidade, da imaginação e do
ludismo.
·
o tom de conselho e a mensagem aplicável à vida
da criança.
·
um texto que permita o exercício do espírito
crítico, facilitando o diálogo.
·
a pequena extensão do texto e o vocabulário
conhecido.
2. Leia abaixo:
·
O texto jornalístico
impulsiona o professor a mencionar diversas informações por meio de atividades
que levam o aluno a praticar a língua, lendo e escrevendo. Marque a alternativa
que corresponde ao trabalho com jornal em sala de aula.
·
Quando o professor inicia o trabalho com o
jornal não há necessidade de destacar as dimensões, a qualidade do papel,
numeração de páginas, a apresentação dos textos em colunas e a variedade de
caracteres tipográficos.
·
Um tipo de texto encontrado no jornal é a
crônica. Nela, o autor dá vazão aos sentimentos. É um estilo jornalístico
exercitado com objetivos artísticos, como ato de criação estética e
referindo-se à atualidade.
·
A linguagem jornalística não oferece o português
fundamental, a língua-base, não tão restrita que limite o crescimento
linguístico nem tão ampla que torne difícil o texto escrito comum aos
estudantes.
·
produção de texto em sala de aula não é uma
forma de aprimorar a exploração do jornal e realizar a atividade de escrita,
pois desestimula a construção do imaginário de um sujeito-leitor.
3. Aponte a alternativa
com as características de uma biblioteca escolar atuante e moderna.
·
Ambiente agradável, atividades atraentes, acervo
disponível e variado, bibliotecário para promover a ordem e controlar
empréstimos.
·
Bibliotecário como agente de leitura, acervo
organizado, ambiente limpo e silencioso, almofadas e material para leitura
individual.
·
Acervo adequado às necessidades dos leitores,
ambiente agradável, atividades ora silenciosas ora agitadas, bibliotecário como
agente de leitura.
·
Atividades diversificadas com o acervo, espaço
agradável, bibliotecário como agente de leitura, acervo composto por textos
indicados pelos professores para tarefas escolares.
4. Qual é a divisão da
linha do realismo cotidiano previsto por Nelly Novaes Coelho?
·
Crítico, humanitário, lúdico, histórico e
mágico.
·
Crítico, humanitário, social, lúdico e
doméstico.
·
Humanitário, doméstico, lúdico, social e
histórico.
·
Realismo, pessoal, humanitário, histórico e
mágico.
LITERATURA INFANTIL
1. Sabemos que a literatura infantil no Brasil surge bem depois da
literatura infantil europeia.
·
Somente depois da implantação da Imprensa Régia, em 1808, é
que começam a ser publicados livros para crianças no Brasil. Das afirmativas
abaixo, assinale a que apresenta aspectos que contribuíram para o crescimento
da literatura infantil no Brasil.
·
A
publicação de periódicos para crianças a partir de 1808, com incentivo do
governo central, e a universalização da escola nesse período.
·
Com
a Proclamação da República, houve uma aceleração na urbanização que facilitou o
aparecimento da literatura infantil; a sociedade brasileira passa a absorver
novos produtos culturais.
·
O
custo quase irrisório na fabricação de livros foi o fator que alavancou a
produção da literatura infantil no país.
·
A
escola jesuítica, que se firma no século XIX, é diretamente responsável pela
produção da literatura de ficção no Brasil, incentivando a produção de livros e
a distribuição destes para a sociedade em geral.
2. Observe abaixo:
·
Entre as tipologias dos textos literários, encontramos
aqueles que estão diretamente ligados à tradição oral, que surgiu pela criação
de formas artísticas e representativas dos povos. Estamos falando de
·
quadrinhos,
lendas e mitos.
·
folclore,
crônicas e mitos.
·
mitos,
lendas e literatura de informação.
·
fábulas,
mitos e lendas.
3. Assinale a alternativa que define os aspectos negativos da presença
da literatura infantil na escola.
·
A
literatura é contestadora e libertária.
·
A
literatura é usada de forma lúdica, em contraposição ao utilitarismo das
cartilhas.
·
A
literatura serve como texto inovador e que desperta a curiosidade infantil.
·
A
literatura infantil assume uma forma paradidática.
4. Assinale a alternativa que identifica os elementos próprios da
fábula.
·
Narrativa
curta, em prosa, que busca criar no leitor, através de personagens alegóricos,
a consciência da necessidade de mudar a realidade.
·
Narrativa
em verso ou prosa, cujas personagens (homens, animais e objetos) visam criticar
a sociedade e impor uma moral convencional.
·
Narrativa
curta com animais que representam homens e com a finalidade de satirizar seus
comportamentos.
·
Narrativa
curta, em verso ou prosa, cujas personagens alegóricas ou animais têm como
finalidade moralizar os comportamentos individuais ou sociais.
LITERATURA
INFANTIL
1. Quando pensamos em leitura, não
podemos esquecer que a formação do professor é essencial.
- Para que ele possa lidar, com maior segurança, com a orientação e a formação de outros leitores, é necessário
- permanecer na justificativa de que, se as primeiras leituras foram deficientes e lacunares, nada mais poderá corrigi-las ou recuperá-las.
- procurar novos caminhos de aperfeiçoamento pessoal, sem, no entanto, preocupar-se muito com a seleção de bons livros.
- preocupar-se com sua própria formação de leitor, já que isso o levará ao melhor conhecimento do que é a história dos livros, apurará seu gosto pessoal e dará maior segurança ao seu trabalho.
- não se preocupar em continuar, pela vida profissional afora, a buscar na literatura a efetivação de leituras constantes e duradouras.
2. Analise as afirmativas abaixo.
- I. O professor deve procurar tornar a leitura
interessante aos olhos da criança, como fonte de surpresas e descobertas.
II. As poesias devem ser apresentadas à criança sem comprometer-se com aspectos outros que não a própria transmissão da sensibilidade e da emoção do poeta.
III. Os temas a serem apresentados devem ser aqueles que trazem uma visão triste e pessimista da vida, para que logo cedo a criança se depare com a realidade dura que a cerca.
IV. A manipulação lúdica dos sons da língua pela criança e a fruição do sonoro, independentemente do significado, constituem-se parte fundamental do desenvolvimento linguístico e da atração por textos poéticos.
Estão corretas:
- II e IV.
- I, II e III.
- I, III e IV.
- I, II e IV.
3. A tradição oral foi responsável
pela criação de formas artísticas e representativas dos povos.
- O folclore apresentou gêneros diferentes de narrativas, entre elas, fábulas, mitos e lendas. Sobre as fábulas, pode-se afirmar que
- se distinguem dos outros textos pela presença do animal, colocado em situação humana e caracterizando símbolos, dentro de um contexto universal.
- surgiram no Ocidente e sofreram várias reinvenções, todas com uma característica em comum: apresentavam lições de moral à sociedade.
- surgiram, primeiramente, na forma de cartilha de bons princípios para as crianças, trazendo os animais como os instrutores desse conhecimento.
- o grego Esopo foi o responsável pela grande repercussão da fábula nos países latinos, entre eles o Brasil.
4. O uso do jornal em sala de aula
tem como objetivo principal
- fazer um estudo sobre gêneros textuais usados na redação jornalística.
- atualizar os alunos a respeito de notícias do seu dia a dia.
- enriquecer o livro didático e o planejamento pedagógico da escola com material de apoio de uso social e cotidiano.
- capacitar o aluno a transcender a informação e conhecer a linha ideológica do jornal. (CORRETA)
LITERATURA
INFANTIL
1. A poesia brasileira para a
infância é muito rica e diversificada,
- tanto pela variedade de tipos textuais quanto pelo
grande número de poetas que se espalham por todo o país. Essa presença da
poesia atende a diversos fatores. Sobre esse assunto, analise as
afirmativas abaixo.
I. A tradição do verso em composições dirigidas à infância.
II. O fato de a fantasia e a sensibilidade não caracterizarem a poesia.
III. A crença de que escrever poemas é fácil e basta colocar rimas em final de linha.
IV. A tendência natural da criança para o ritmo.
Assinale a alternativa correta.
- Apenas I e II.
- Apenas I, III e IV.
- Todas as afirmativas.
- Apenas II e IV.
2. Assinale a alternativa que contém
os elementos característicos do mito.
- Trata da evolução da natureza, do homem primitivo, evoluindo para o homem tecnológico, baseada em fatos históricos e com linguagem poética.
- Explicação fantástica para fenômenos naturais, narrativas ligadas à criação do homem e do mundo, diretamente ligada ao espiritual, narrativa de origem atemporal.
- É uma narrativa inventada, sem caráter de verdade, em tom fantástico e com finalidade de advertência ao leitor.
- Narrativas de origem, criadas pelo povo a partir de um fato histórico, usando linguagem da fantasia e com objetivo de passar lições de comportamento.
3. Quais as instituições coletivas
influenciam a construção de sentidos de um texto pelo leitor?
- A política, o governo e a elite dominante.
- A Igreja, o Estado, a empresa, o partido, a escola e a família.
- O Estado, as igrejas, os governantes e os políticos.
- O dinheiro, a política e a mídia.
4. Assinale a alternativa que aponta
os problemas da formação adequada do professor enquanto leitor.
- Falta de cursos com conteúdos atualizados.
- O professor desanima com o salário aviltante.
- Ausência de cursos que ponham em relevo a leitura, com disciplinas teóricas e práticas.
- O professor que não aprendeu a gostar de ler na infância, não consegue superar essas falhas.
LITERATURA
INFANTIL
1. Observe abaixo:
- O uso do jornal como material didático vem sendo defendido por diversos estudiosos que se demonstram preocupados com a má qualidade das aulas de Língua Portuguesa nas escolas. Sobre isso, assinale a alternativa coerente em relação à utilização do jornal em sala de aula.
- A utilização do jornal impossibilita ao aluno relacionar seus conhecimentos prévios e experiência de vida com as notícias, a formar novos conceitos e a adquirir novos conhecimentos.
- O texto jornalístico impossibilita ao professor abordar diversos tipos de informações por meio de atividades que levem o aluno a praticar a língua, lendo e escrevendo.
- Antes do trabalho com o jornal, não é necessário o conhecimento profundo das informações contidas nos textos, pois a exploração e compreensão eficaz por parte dos alunos se darão em qualquer circunstância.
- Os estudiosos defendem que a introdução do texto jornalístico é uma excelente maneira de propiciar ao aluno um contato com a língua usada na atualidade.
2. A literatura infantil brasileira
surgiu muito tempo depois da europeia.
- Com a implantação da Imprensa Régia, em 1808, começam a ser publicados livros para crianças no Brasil. Sobre a literatura infantil no Brasil, assinale a afirmativa correta.
- Em 1905, ocorre o lançamento da revista infantil O Tico-Tico, que mesclava textos de invenção com jogos e brincadeiras, textos de informação científica e ilustrações chamativas.
- Monteiro Lobato publica, em 1921, Sítio do Picapau Amarelo, obra que dá início à etapa mais fértil da ficção brasileira.
- A cultura negra em nada colaborou para que florescessem alguns institutos de velhos narradores e contadores de histórias.
- A principal marca da literatura infantil é a obra de José Saturnino, que a divide em antes e depois desse autor.
3. Assinale a alternativa que
identifica quatro influências que, combinadas, podem resultar no sucesso de um
projeto de leitura.
- Livros baratos, atmosfera cultural, boas bibliotecas e educação de qualidade.
- Atmosfera cultural, boas bibliotecas, educação de qualidade e apoio da família.
- Atmosfera cultural, boas bibliotecas, educação de qualidade e políticas públicas favoráveis.
- Boas bibliotecas, educação de qualidade, apoio da família e sistema permanente de avaliação.
4. A compreensão durante o ato de
ler está relacionada, intensivamente, com o reconhecimento dos diferentes tipos
textuais.
- A tipologia textual é importante porque
I. cada tipo apresenta uma organização espacial e lógica dos blocos de texto.
II. os textos narrativos possuem um esquema identificável, provindo da tradição.
III. cada texto possui uma dinâmica interna.
Assinale a alternativa correta.
- Apenas I e II.
- Apenas II e III.
- Todas as afirmativas.
- Apenas I e III.
LITERATURA
INFANTIL
Parte superior do formulário
1. Assinale a alternativa que
explica por que se deve conhecer a história do professor quando o assunto é
leitura.
- A memória de uma pessoa cria uma narrativa ficcional sobre seu passado, alterando as informações.
- Ao recuperar sua história de leitura, o professor passa a entender melhor como seu aluno aprende a ler.
- A formação do professor-leitor se define na infância.
- Ao narrar sua história, o professor se conscientiza das falhas, dos sucessos e dos modos como se lê e pode melhorar seu desempenho docente.(CORRETA)
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
2. Assinale a alternativa correta a
respeito da produção da literatura infantil no Brasil no século XX.
- A poesia, entre as produções infantojuvenis, surge a partir da década de 1930 com o aparecimento do Modernismo.
- Monteiro Lobato começa a se destacar na literatura infantil quando publica A Menina do Narizinho Arrebitado, em 1931.
- Tales de Andrade publica o romance Saudade, no qual relata o tempo de meninice na capital paulista.
- Olavo Bilac e Coelho Neto editam, no início do século XX, seus Contos Pátrios.(CORRETA)
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
3. O uso do jornal em sala de aula
tem como objetivo principal
- atualizar os alunos a respeito de notícias do seu dia a dia.
- fazer um estudo sobre gêneros textuais usados na redação jornalística.
- capacitar o aluno a transcender a informação e conhecer a linha ideológica do jornal.(CORRETA)
- enriquecer o livro didático e o planejamento pedagógico da escola com material de apoio de uso social e cotidiano.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
4. Assinale a alternativa que aponta
os problemas da formação adequada do professor enquanto leitor.
- O professor que não aprendeu a gostar de ler na infância, não consegue superar essas falhas.
- Ausência de cursos que ponham em relevo a leitura, com disciplinas teóricas e práticas.(CORRETA)
- Falta de cursos com conteúdos atualizados.
- O professor desanima com o salário aviltante.
LITERATURA INFANTIL
1. A contação de histórias, como toda a
·
atividade
educacional, necessita de um tema e de um interlocutor.
·
atividade
de ensinamento, tem no processo passado e presente.
·
atividade
de linguagem, pressupõe o interlocutor e o público.
·
atividade
de linguagem, pressupõe o contador e o tema.
2. Assinale a alternativa que explica por que se deve conhecer a
história do professor quando o assunto é leitura.
·
Ao
recuperar sua história de leitura, o professor passa a entender melhor como seu
aluno aprende a ler.
·
Ao
narrar sua história, o professor se conscientiza das falhas, dos sucessos e dos
modos como se lê e pode melhorar seu desempenho docente.
·
A
formação do professor-leitor se define na infância.
·
A
memória de uma pessoa cria uma narrativa ficcional sobre seu passado, alterando
as informações.
3. A leitura é uma ação que resulta na construção de sentidos para os
textos por um leitor. Assinale a alternativa que melhor explica essa ação.
·
O
leitor vai em busca dos sentidos escolhidos pelo autor do texto.
·
O
leitor projeta sobre os textos seu repertório de experiências de leitura
acumuladas ao longo de sua vida.
·
O
leitor necessita apenas estar alfabetizado para poder compreender qualquer
texto.
·
O
leitor somente lê aquilo que lhe interessa ler. Nas demais situações ele
somente passa os olhos pelo texto.
4. Observe abaixo:
·
O desenvolvimento do ato de ler depende da relação do leitor
com diferentes gêneros textuais. Ocorre ainda que os textos literários, muito
mais complexos na sua composição, no discurso e nas relações semânticas
estabelecidas, contêm, com frequência, a reprodução dos demais tipos
textuais.
De acordo com a informação acima, é correto afirmar que devemos
De acordo com a informação acima, é correto afirmar que devemos
·
expor
a criança inicialmente aos contos de encantamento e atrair sua atenção para a
fantasia e solução rápida de problemas.
·
selecionar
primeiro os tipos informativos e descritivos, deixando por último a ficção, que
é muito complexa para ser lida antes dos 12 anos.
·
expor
a criança à diversidade de tipos textuais, para que ela, através da
diferenciação e do diálogo, torne-se um leitor hábil no trato com textos
culturais.
·
expor
a criança inicialmente a um tipo textual, para que ela primeiro domine bem um
tipo antes de passar a outro.
LITERATURA INFANTIL
1. Sobre mitos, assinale a alternativa correta.
·
Surgiram
no Ocidente e permanecem inalterados até os dias de hoje. São descompromissados
com a sociedade e foram escritos diretamente para as crianças.
·
Surgiram
com o próprio homem, apresentam uma explicação por fenômenos naturais, sem
fundo moral e personagens protagonistas submetidos ao sobrenatural. Algumas
personagens são divinas, com atitudes e decisões que escapam ao arbítrio
humano.
·
Surgiram
no Oriente e sofreram várias reinvenções, todos com uma característica em
comum: apresentavam lições morais à sociedade; inicialmente, foram escritos
para os adultos e deram origem à simbologia animal.
·
São
textos constituintes das narrativas primordiais, trabalham especificamente com
o relato do povo, que, em geral, queria explicar, por meio de fatos
sobrenaturais, o que havia vivido ou experimentado.
2. A primeira crise da leitura infantil no Brasil acontece na década de
1950, sendo uma das causas dessa crise atribuída à
·
dificuldade
de se encontrar material literário produzido para crianças.
·
alienação
em que se encontravam os educadores deste período.
·
universalização
da televisão, que exibia diariamente muitos programas infantis sem qualidade.
·
produção
das histórias em quadrinhos.
3. Assinale a alternativa correta com relação à contação de história.
·
Nessa
atividade, as palavras não podem assumir toda a sua densidade, todo o seu poder
de evocação.
·
Como
toda atividade de linguagem, pressupõe apenas o interlocutor.
·
Além
da função de resgatar a cultura, a atividade de contar histórias proporciona
momentos em que o ouvinte trabalha mais intensamente, e de maneira
individualizada, o seu imaginário.
·
A
utilização de fórmulas muito conhecidas de início de contos, como "era uma
vez...", não contribui para intensificar a afinidade entre o contador e o
ouvinte.
4. Observe abaixo:
·
Os
contos nasceram, em geral, dos mitos; representam simbolicamente os
acontecimentos humanos e sociais e reproduzem, em personagens e situações,
valores que atravessam os séculos, porque correspondem a características
permanentes do ser humano. Com relação aos contos, pode-se afirmar que
I. os contos maravilhosos são originários do Oriente, principalmente oriundos do povo árabe. Como exemplo, temos os clássicos: "As mil e uma noites", "Ali Babá e os quarenta ladrões" e "Simbad".
II. nos contos de fada, a fada surge para ajudar os homens a adequarem-se ao mundo terreno. Elas são providas de poderes mágicos e têm como função ajudar quem foi designado para ficar sob sua proteção.
III. os contos de encantamento apresentam em seu enredo fatos extraordinários ou inverossímeis, que sempre necessitam de auxílio sobrenatural, como varinha de condão, amuletos e metamorfoses fantásticas.
Assinale a alternativa correta.
I. os contos maravilhosos são originários do Oriente, principalmente oriundos do povo árabe. Como exemplo, temos os clássicos: "As mil e uma noites", "Ali Babá e os quarenta ladrões" e "Simbad".
II. nos contos de fada, a fada surge para ajudar os homens a adequarem-se ao mundo terreno. Elas são providas de poderes mágicos e têm como função ajudar quem foi designado para ficar sob sua proteção.
III. os contos de encantamento apresentam em seu enredo fatos extraordinários ou inverossímeis, que sempre necessitam de auxílio sobrenatural, como varinha de condão, amuletos e metamorfoses fantásticas.
Assinale a alternativa correta.
·
Apenas
II e III.
·
Todas
as afirmativas.
·
Apenas
I e III.
·
Apenas
I e II.
LITERATURA INFANTIL
1. Assinale
a alternativa correta que melhor descreve a noção de gênero textual.
·
Um
conceito da Linguística Textual que trata das semelhanças de todos os textos
entre si.
·
Um
conjunto de textos que obedece aos propósitos comuns e se expressa em forma
semelhante. (CORRETA)
·
Um
conceito que atualmente se refere às três partes de um texto dissertativo.
·
O
modo como os textos se estruturam para passar uma mensagem.
2. A leitura
é uma ação que resulta na construção de sentidos para os textos por um leitor.
Assinale a alternativa que melhor explica essa ação.
·
O
leitor necessita apenas estar alfabetizado para poder compreender qualquer
texto.
·
O
leitor projeta sobre os textos seu repertório de experiências de leitura
acumuladas ao longo de sua vida. (CORRETA)
·
O
leitor vai em busca dos sentidos escolhidos pelo autor do texto.
·
O
leitor somente lê aquilo que lhe interessa ler. Nas demais situações ele
somente passa os olhos pelo texto.
3. Pesquisas
realizadas com os professores comprovam que o professor-leitor-crítico é
raridade. Isto é resultado de
·
I. vários fatores, como salários
sucateados, desinformação, lacuna na formação; mas, podemos afirmar que a
falência do sistema de ensino no país passa por nenhuma familiaridade com o
livro que não seja aquela de ligação direta com a profissão, e, mesmo assim, de
forma eventual.
II. muitos fatores, inclusive o fato de que geralmente o professor não gosta de realizar leituras diversas por tomar muito de seu tempo.
III. ser naturalmente acomodado pelo tipo de personalidade exigida na profissão, bem como a paciência.
Assinale a alternativa correta.
II. muitos fatores, inclusive o fato de que geralmente o professor não gosta de realizar leituras diversas por tomar muito de seu tempo.
III. ser naturalmente acomodado pelo tipo de personalidade exigida na profissão, bem como a paciência.
Assinale a alternativa correta.
·
Apenas
a I está correta. (CORRETA)
·
Apenas
a II está correta.
·
Apenas
I e II estão corretas.
·
Apenas
a III está correta.
4. A
compreensão durante o ato de ler está relacionada, intensivamente, com o
reconhecimento dos diferentes tipos textuais.
·
A tipologia textual é importante
porque
I. cada tipo apresenta uma organização espacial e lógica dos blocos de texto.
II. os textos narrativos possuem um esquema identificável, provindo da tradição.
III. cada texto possui uma dinâmica interna.
Assinale a alternativa correta.
I. cada tipo apresenta uma organização espacial e lógica dos blocos de texto.
II. os textos narrativos possuem um esquema identificável, provindo da tradição.
III. cada texto possui uma dinâmica interna.
Assinale a alternativa correta.
·
Apenas
II e III.
·
Todas
as afirmativas. (CORRETA)
·
Apenas
I e III.
·
Apenas
I e II.
LITERATURA INFANTIL
1. Assinale a alternativa que contém
os elementos característicos do mito.
·
Narrativas
de origem, criadas pelo povo a partir de um fato histórico, usando linguagem da
fantasia e com objetivo de passar lições de comportamento.
·
Explicação
fantástica para fenômenos naturais, narrativas ligadas à criação do homem e do
mundo, diretamente ligada ao espiritual, narrativa de origem atemporal.
·
É
uma narrativa inventada, sem caráter de verdade, em tom fantástico e com
finalidade de advertência ao leitor.
·
Trata
da evolução da natureza, do homem primitivo, evoluindo para o homem
tecnológico, baseada em fatos históricos e com linguagem poética.
2. Assinale a alternativa que
identifica quatro influências que, combinadas, podem resultar no sucesso de um
projeto de leitura.
·
Atmosfera
cultural, boas bibliotecas, educação de qualidade e políticas públicas
favoráveis.
·
Livros
baratos, atmosfera cultural, boas bibliotecas e educação de qualidade.
·
Boas
bibliotecas, educação de qualidade, apoio da família e sistema permanente de
avaliação.
·
Atmosfera
cultural, boas bibliotecas, educação de qualidade e apoio da família.
3. Assinale a alternativa que
identifica os elementos próprios da fábula.
·
Narrativa
em verso ou prosa, cujas personagens (homens, animais e objetos) visam criticar
a sociedade e impor uma moral convencional.
·
Narrativa
curta, em verso ou prosa, cujas personagens alegóricas ou animais têm como
finalidade moralizar os comportamentos individuais ou sociais.
·
Narrativa
curta com animais que representam homens e com a finalidade de satirizar seus
comportamentos.
·
Narrativa
curta, em prosa, que busca criar no leitor, através de personagens alegóricos,
a consciência da necessidade de mudar a realidade.
4. Assinale a alternativa correta.
·
A
denominação "conto de fadas" foi criada por Charles Perrault no
século XVII.
·
Há
narrativas que foram escritas para adultos e, depois de transformadas, foram
apreciadas também por crianças, como as histórias de Swift e Defoe.
·
Os
irmãos Grimm escreveram seus contos, criando novas histórias e personagens de
autoria própria.
·
Os
contos de fadas, embora tratem de um mundo de fantasia, auxiliam o leitor
criança a entender o mundo e os seres humanos.
LITERATURA
INFANTIL
1. Leia abaixo:
- Os contos de encantamento apresentam em seu enredo fatos inverossímeis ou extraordinários, que sempre necessitam de auxílio sobrenatural, como varinha de condão, amuletos e metamorfoses fantásticas. Nelly Novaes propõe a divisão dos tipos de contos da seguinte forma:
- contos históricos, que relatam conquistas de um povo de maneira fiel ao que ocorreu; contos de fadas com seres sobrenaturais e situações irreais.
- contos de encantamento, que relatam histórias fantásticas e sobrenaturais; e contos de realidade, que relatam histórias fiéis à realidade externa.
- mitos, ligados ao espiritual e na busca de explicações para tudo; e a história, que trabalha com a razão e observa fatos.
- contos maravilhosos, oriundos do Oriente; e os contos de fadas de natureza espiritual, ética e existencial.
2. Assinale a alternativa que
explica a razão da literatura infantil ter caráter de ensinamento e de
moralização.
- O caráter simbólico da literatura favorece a função moralizadora, já que tratar do comportamento humano transcende realidades históricas. ( Correta )
- As narrativas servem para representar, em personagens, a vida do homem e, nos conflitos, as relações entre os humanos.
- Os objetivos de comunicar e convencer fazem com que a literatura também busque convencer os leitores sobre quais são as melhores condutas.
- O moralismo deve-se a um momento histórico em que, com a falta de livros sobre moral e comportamentos, a literatura exerceu esse papel.
3. Quais são as três modalidades da
poesia?
- Poema sentimental, poema lírico, prosa poética.
- Poema narrativo, poema descritivo, prosa poética.
- Poema lírico, poema descritivo, e poema narrativo.
- Poema lírico, poema narrativo, prosa poética.
4. Podemos dividir a poesia em três
grandes modalidades:
- o poema épico, que contém descrições ficcionais; o poema descritivo, que contém relatos de espaços conhecidos; a prosa poética que, sem estar presa ao verso, constrói-se a partir de imagens poéticas.
- o poema lírico, cheio de figuras de linguagem; a poesia instrucional, repleta de descrições do cotidiano; a poesia de devaneios, cheia de magia e fantasia.
- o poema, que se realiza de maneira mais lírica ou mais lúdica; o poema narrativo, que é a história contada em versos, com rima e ritmo; a prosa poética que, sem estar presa ao verso, constrói-se a partir de imagens poéticas.
- o poema, que se realiza como instrução moral e de valores; o poema narrativo, que é a história contada em versos; a prosa poética, que sempre está presa ao verso e se constrói a partir de imagens reais.
• fazer um estudo sobre gêneros textuais usados na redação jornalística.
• atualizar os alunos a respeito de notícias do seu dia a dia.
• enriquecer o livro didático e o planejamento pedagógico da escola com material de apoio de uso social e cotidiano.
• capacitar o aluno a transcender a informação e conhecer a linha
ideológica do jornal. [CORRETA]
2. A leitura é uma ação que resulta na construção de sentidos para os textos por um leitor. Assinale a alternativa que melhor explica essa ação.
• O leitor projeta sobre os textos seu repertório de experiências de leitura acumuladas ao longo de sua vida.CORRETA
• O leitor necessita apenas estar alfabetizado para poder compreender qualquer texto.
• O leitor somente lê aquilo que lhe interessa ler. Nas demais situações ele somente passa os olhos pelo texto.
• O leitor vai em busca dos sentidos escolhidos pelo autor do texto.
3. Assinale a alternativa correta a respeito da produção da literatura infantil no Brasil no século XX.
• Tales de Andrade publica o romance Saudade, no qual relata o tempo de meninice na capital paulista.
• Monteiro Lobato começa a se destacar na literatura infantil quando publica A Menina do Narizinho Arrebitado, em 1931.
• Olavo Bilac e Coelho Neto editam, no início do século XX, seus Contos Pátrios. [CORRETA]
• A poesia, entre as produções infantojuvenis, surge a partir da década de 1930 com o aparecimento do Modernismo.
4. A tradição oral foi responsável pela criação de formas artísticas e representativas dos povos.
• O folclore apresentou gêneros diferentes de narrativas, entre elas, as fábulas, os mitos e as lendas. Assinale a afirmativa que se refere à característica da lenda.
• As lendas não estão relacionadas com os relatos do povo.
• As lendas caracterizam histórias do povo dentro das relações com aquilo que é explicável.
• Pensamento ilimitado da humanidade reflete o drama humano ante o outro, em que atuam astros e meteoros, forças estranhas e ocultas.
• As lendas apresentam personagens fixos que, ao deparar-se com um destino "inexorável", vão deixar mensagens de reflexão de boas condutas no mundo real. [CORRETA]
1. Os índices de analfabetismo funcional,
- isto é, a perda, em poucos anos, da capacidade do leitor-escritor de "fazer até mesmo uma simples correspondência entre o oral e o escrito", têm crescido rapidamente no Brasil. Um fator que contribui para esse crescimento é
- o interesse pela leitura na sociedade.
- a vinculação criada entre o diploma e o sucesso em diversas carreiras.
- o preço do papel e dos insumos necessários à impressão, os quais encarecem demasiadamente o livro.
- a presença da literatura desde as séries iniciais da alfabetização.
1. A TIPOLOGIA TEXTUAL COMPREENDE OS MAIS DIFERENTES ESQUEMAS PELOS QUAIS PODEMOS ESTABELECER CARACTERÍSTICAS PRÓPRIAS E IDIOSSINCRÁTICAS,
- bem como estabelecer características com os demais tipos. Sobre tipologia textual, é correto afirmar que:
- os textos narrativos têm como pretensão induzir a ação do leitor. Neles, aparecem palavras de ordem e seu objetivo é persuadir o leitor.
- a intenção dos textos descritivos é descrever um objeto ou fenômeno, mediante comparações e outras técnicas. Esse tipo de texto é freqüente tanto na literatura quanto nos dicionários e nos guias turísticos.
- os textos descritivos estão relacionados à análise e síntese das representações conceituais. Esse tipo de texto explica determinados fenômenos ou proporciona informações sobre estes.
- textos indutivos apresentam um desenvolvimento cronológico e que aspira explicar alguns acontecimentos numa determinada ordem.
2. Assinale a alternativa que aponta os problemas da formação adequada do
professor enquanto leitor.
3. Observe abaixo:
LITERATURA INFANTIL
Existem questões que não tem a resposta... gostaria de saber como obter as respostas para que eu possa estudar corretamente????????
ResponderExcluirOlá sugiro que entre em contato no grupo de estudos com os colegas e tire suas duvidas,
ResponderExcluirpor aqui eu posto os materiais conforme eu recebo.
Abrações e bons estudos.
AMEI A POSTAGEM, VOCÊ PODERIA INFORMAR O GABARITO DE TODAS AS QUESTÕES? OBRIGADA
Excluiroi, gostaria de saber qual a resposta certa quando, uma pergunta apresenta duas resposta: a q esta em vermelho ou em verde? bjs...
ResponderExcluirOlá via de regra é a VERDE!.
ExcluirBoa sorte com seus estudos!.
Prova concluída com sucesso!!!
ResponderExcluirResultado final : 4.0
LITERATURA, LEITURA E APRENDIZAGEM
1. LEIA ABAIXO:
O uso do jornal como material didático vem sendo defendido por diversos estudiosos que se demonstram preocupados com a má qualidade das aulas de Língua Portuguesa nas escolas. Sobre isso, assinale a alternativa que não é coerente em relação à utilização do jornal em sala de aula.
Antes do trabalho em sala com o jornal, é necessário o conhecimento profundo das informações contidas nos textos, suas funções e recursos lingüísticos, a fim de uma exploração e uma compreensão eficazes por parte dos alunos.
O texto jornalístico possibilita ao professor abordar diversos tipos de informação por meio de atividades que levem o aluno a praticar a língua, lendo e escrevendo.
A utilização do jornal, em sala de aula, impossibilita ao aluno relacionar seus conhecimentos prévios e experiência pessoal de vida com as notícias, formar novos conceitos e adquirir novos conhecimentos.CORRETA
Os estudiosos defendem que a introdução do texto jornalístico é uma excelente maneira de propiciar ao aluno um contato com a língua usada na atualidade.
2. ASSOCIE A PRIMEIRA COLUNA COM A SEGUNDA.
I. Fábulas
II. Mitos
III. Lendas
( ) Surgiram com o próprio homem, apresentam uma explicação por fenômenos naturais, sem fundo moral e personagens protagonistas submetidos ao sobrenatural. Algumas personagens são divinas, com atitudes e decisões que escapam ao arbítrio humano.
( ) Surgiram no Oriente e sofreram várias reinvenções, todas com uma característica em comum: apresentavam lições morais à sociedade; inicialmente, foram escritas para os adultos e deram origem à simbologia animal.
( ) São textos constituintes das narrativas primordiais, trabalham especificamente com o relato do povo, que, em geral, queria explicar, por meio de fatos sobrenaturais, o que havia vivido ou experimentado.
Assinale a alternativa que corresponde à seqüência correta.
II, I, III. CORRETA
III, II, I.
I, II, III.
III, I, II.
3.A LEITURA TEM SIDO DISCUTIDA INTENSAMENTE,
ao longo dos tempos, pois, com ela, há a possibilidade de conhecer outras realidades e, principalmente, ampliar e desenvolver o conhecimento a respeito do mundo e de si mesmo. Para que o aluno crie o hábito e gosto pela leitura, algumas ações podem ser desenvolvidas tanto na família quanto na escola. Sobre isso, é correto afirmar que:
somente os professores podem impulsionar o gosto pela leitura.
a Literatura Infantil oral e as cantigas não contribuem para despertar o gosto pela leitura.
os professores não precisam gostar de ler para passar aos futuros leitores uma boa imagem da leitura.
a carência de boa leitura nas escolas faz com que as crianças e os jovens não se interessem por ela. CORRETA
4. PARA O DESENVOLVIMENTO DO LEITOR,
é necessário que haja continuidade, curiosidade e gosto associados entre si, de forma que possibilitem uma leitura por prazer, e não por obrigação. Dentro do ambiente de aprendizagem, é necessário que se estabeleçam projetos definidos e claros em seus objetivos e que apresentem, ao final, uma avaliação, para se verificar se esses objetivos foram atingidos. Observando a criação dos projetos, recomenda-se:
objetivos, sistematização, problematização, avaliação, leituras complementares.
treino aos professores, planejamento, leituras complementares, avaliação e conclusão.
planejamento, desenvolvimento, conclusão do projeto.
objetivar a qualidade, por meio do planejamento, de uma leitura bibliográfica esclarecedora, da problematização, da sistematização, da divulgação do resultado e, ao final, da avaliação do projeto. CORRETA
Muito obrigada por sua colaboração!.
ExcluirAbraços e bons estudos.
LITERATURA INFANTIL
ResponderExcluir1. [QuestãoID 41239] Segue abaixo:
A tipologia textual compreende os mais diferentes esquemas pelos quais podemos estabelecer características próprias e idiossincráticas, bem como estabelecer características com os demais tipos. Sobre tipologia textual, é correto afirmar que
textos indutivos apresentam um desenvolvimento cronológico e que aspira explicar alguns acontecimentos numa determinada ordem.
os textos descritivos estão relacionados à análise e síntese das representações conceituais. Esse tipo de texto explica determinados fenômenos ou proporciona informações sobre estes.
a intenção dos textos descritivos é descrever um objeto ou fenômeno, mediante comparações e outras técnicas. Esse tipo de texto é frequente tanto na literatura quanto nos dicionários e nos guias turísticos.(CORRETA)
os textos narrativos têm como pretensão induzir a ação do leitor. Neles, aparecem palavras de ordem e seu objetivo é persuadir o leitor.
2. [QuestãoID 40686] Leia abaixo:
Os contos de encantamento apresentam em seu enredo fatos inverossímeis ou extraordinários, que sempre necessitam de auxílio sobrenatural, como varinha de condão, amuletos e metamorfoses fantásticas. Nelly Novaes propõe a divisão dos tipos de contos da seguinte forma:
contos de encantamento, que relatam histórias fantásticas e sobrenaturais; e contos de realidade, que relatam histórias fiéis à realidade externa.
contos históricos, que relatam conquistas de um povo de maneira fiel ao que ocorreu; contos de fadas com seres sobrenaturais e situações irreais.
mitos, ligados ao espiritual e na busca de explicações para tudo; e a história, que trabalha com a razão e observa fatos.
contos maravilhosos, oriundos do Oriente; e os contos de fadas de natureza espiritual, ética e existencial.(CORRETA)
3. [QuestãoID 41251] Leia abaixo:
Segundo a estudiosa Bárbara Carvalho, a poesia não é apenas linguagem versificada, mas linguagem poética, simbólica, e deve apresentar certos requisitos: ritmo, sonoridade, simplicidade, clareza e pequena extensão. Com relação à poesia, pode-se afirmar que
uma das características irrelevantes do fenômeno poético é exatamente a ambiguidade, a conotação.
é composta por ritmo e sonoridade, que buscam a unidade com o aspecto semântico, atingindo a riqueza estética.(CORRETA)
o ritmo não é um elemento essencial e, assim, não precisa ser fortemente marcado.
de todos os gêneros, deve ser o mais comprometido com aspectos morais ou instrutivos.
4. [QuestãoID 37960] Há cinco concepções de leitura. Assinale a alternativa que aponta alguma dessas concepções.
O texto é entendido apenas como um conjunto de elementos lexicais.
O texto é repositório apenas de mensagens.
A leitura é todo ato consciente de explicação dos sentidos das frases.
A leitura pode ser entendida como decodificação.(CORRETA)
gostaria de saber a resposta da questão : Entre a produções literárias no Brasil , encontramos uma riqueza na poesia brasileira , tanto pela variedade de tipos textuais quanto pelo grande número de poetas que temos; mas ainda não temos nas escolas um trabalho adequado com as poesias , porque existem ideias de que I a poesia é difícil e, por não ser narrativa , cansa e dispersa a atenção da criança. II as poesias são criadas e utilizadas de forma didática, com lições de moral, pregando amor à pátria , à árvore, às boas ações etc. III a poesia é composta por ritmo e sonoridade , que buscam a unidade com o aspecto semântico , atingindo a riqueza estética. Assinale a alternativa correta. a) Todas as alternativas b) Apenas II e III c) Apenas I e II d) Apenas I e III
ExcluirProva concluída com sucesso!!!
ResponderExcluirResultado final : 3.0
PRÁTICA EDUCATIVA DA LÍNGUA PORTUGUESA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
1. [QuestãoID 13462] A adoção da perspectiva construtivista em relação ao ensino da língua escrita significa uma verdadeira mudança de paradigma do professor porque
a adoção de novos tipos de exercícios preparatórios e de fixação de conteúdos se tornou grande aliada do processo de construção da alfabetização.
o foco do trabalho do professor deixa de ser o ensino e passa a ser a aprendizagem de cada sujeito.(CORRETA)
o foco do professor deve ser as competências das crianças, os seus dons e aptidões, sem os quais não se aprende a ler e a escrever.
o foco do trabalho do professor precisa se voltar para os métodos de alfabetização, já que muitos alunos não conseguem aprender a ler e a escrever.
2. [QuestãoID 13456] Em que pese o esforço da indústria cultural em produzir uma grande variedade de livros destinados às crianças, no Brasil,
o acesso a esse bem cultural ainda é restrito. Isso acontece porque
pais e educadores têm dificuldade de escolher os livros, preferindo comprar brinquedos, fitas de vídeo, CDs para as crianças.
não existem livrarias nos municípios e as pessoas não têm interesse na leitura.
as políticas culturais de livro e leitura são ainda muito restritas no Brasil.(CORRETA)
a indústria cultural dá maior visibilidade na mídia para brinquedos, programas de televisão, desenhos animados, filmes e CDs de músicas infantis.
3. [QuestãoID 13466] A leitura e escrita de nomes próprios é um caminho interessante no trabalho com as crianças porque o nome
é a primeira palavra que a criança reconhece no âmbito das trocas sociais, então, será o primeiro que aprenderá a escrever.
nunca é confundido com outras palavras.
é uma das únicas palavras isoladas que funciona como texto (unidade de sentido), sendo especialmente significativo para todas as crianças.(CORRETA)
próprio permite que a criança memorize de forma mais eficiente as letras do alfabeto que o compõem.
4. [QuestãoID 13447] No dia a dia das crianças e professores da Educação Infantil, a escrita tem um papel muito importante, principalmente porque
é um espaço onde a criança pode significar e expressar suas idéias e emoções, na medida de suas necessidades e desejos.(CORRETA)
favorece o contato com as regras convencionais da língua, como o uso de determinadas letras para grafar determinados sons.
tudo o que se registra pela escrita não pode ser apagado.
permite que se possa desenhar e brincar com seus significados.
Obrigada por sua colaboração Sarah!
ExcluirAbraços e bons estudos
Prova concluída com sucesso!!!
ResponderExcluirResultado final : 2.0
PRÁTICA EDUCATIVA DA LÍNGUA PORTUGUESA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
1. [QuestãoID 13470] O trabalho com os quadrinhos é especialmente importante porque permite à criança
inventar seus próprios personagens e quadrinhos.
alegrar-se e entristecer-se com as aventuras dos personagens.
entrar em contato com um gênero essencialmente dialógico, pensando sobre a posição diferente de cada personagem. CORRETA
acelerar seu ritmo de leitura e compreensão das cenas.
2. [QuestãoID 13455] É correto dizer que a formação do leitor tem início antes mesmo de ele saber ler e escrever? Por quê?
Não, porque o leitor ouvinte não conhece usos e convenções da escrita.
Sim, porque o leitor ouvinte é capaz de interpretar os textos escritos. CORRETO
Sim, porque o leitor ouvinte é muito atento à leitura.
Não, porque o leitor ouvinte não é capaz de decodificar as palavras do texto.
3. [QuestãoID 13469] O trabalho com a poesia é especialmente importante porque permite à criança
rimar as palavras e compará-las, compreendendo suas formações semelhantes.
penetrar num gênero eminentemente expressivo, em que a intimidade do autor e a possibilidade da criação com a língua estão em primeiro plano.CORRETA
escutar, silenciar, envolvendo-se com a beleza da língua.
entrar em contato com muitos poetas que produzem somente para as crianças.
4. [QuestãoID 13463] Para Ferreiro e Teberosky, relacionar a escrita à pauta sonora é uma conquista importante da criança no seu processo de construção da linguagem escrita.
Essa relação tem início no período
alfabético.
silábico-alfabético.
silábico. CORRETA
pré-silábico.
Muito obrigada por sua colaboração!
ExcluirProva concluída com sucesso!!!
ResponderExcluirResultado final : 3.0
LITERATURA, LEITURA E APRENDIZAGEM
1. [QuestãoID 31377] QUAIS SÃO, DE ACORDO COM OS ITENS EXPOSTOS NOS TÓPICOS SOBRE LEITURA E COMPREENSÃO,
as maiores dificuldades de compreensão de texto por parte dos alunos?
Falta de atenção e concentração.
Falta de experiência com a leitura dos textos complexos.
Inexistência de regras fixas para a compreensão.
Desconhecimento do vocabulário e da estrutura do texto.
2. [QuestãoID 31371] LEIA ABAIXO:
O uso do jornal como material didático vem sendo defendido por diversos estudiosos que se demonstram preocupados com a má qualidade das aulas de Língua Portuguesa nas escolas. Sobre isso, assinale a alternativa que não é coerente em relação à utilização do jornal em sala de aula.
Os estudiosos defendem que a introdução do texto jornalístico é uma excelente maneira de propiciar ao aluno um contato com a língua usada na atualidade.
A utilização do jornal, em sala de aula, impossibilita ao aluno relacionar seus conhecimentos prévios e experiência pessoal de vida com as notícias, formar novos conceitos e adquirir novos conhecimentos.
Antes do trabalho em sala com o jornal, é necessário o conhecimento profundo das informações contidas nos textos, suas funções e recursos lingüísticos, a fim de uma exploração e uma compreensão eficazes por parte dos alunos.
O texto jornalístico possibilita ao professor abordar diversos tipos de informação por meio de atividades que levem o aluno a praticar a língua, lendo e escrevendo.
3. [QuestãoID 31378] QUAIS SÃO OS CRITÉRIOS PARA QUE SEJA POSSÍVEL RECONHECER UM BOM TEXTO POÉTICO?
A existência de metáforas e metonímias em grande quantidade e sempre inovadoras.
Estar escrito em versos curtos e com rimas muito ricas.
Deve possuir exclusivamente sentimentos como o amor, o abandono, a saudade.
A musicalidade dos versos, desde a rima até o ritmo, a sonoridade interna e a riqueza das imagens.
4. [QuestãoID 31368] PARA QUE POSSAMOS PENSAR A LEITURA EM SENTIDO AMPLO,
não devemos desconsiderar a formação do professor, um dos principais agentes de formação de leitores. Por essa razão,
a noção de letramento, o aparato legal e as histórias pessoais de leitura não constituem a base de teorias que autorizam a pensar a leitura como um ato indispensável para o conhecimento da educação e da formação dos professores.
não é necessário que o professor tenha a prática do intercâmbio constante com os textos.
no trabalho de formação do leitor, desconsideram-se sempre as bases teóricas que fundamentam a atividade docente.
a educação pressupõe dois parceiros fundamentais e que, necessariamente, devem interagir: professor e aluno.
Muito obrigada por sua colaboração.
ExcluirAbraços e bons estudos!
Prova concluída com sucesso!!!
ResponderExcluirResultado final : 4.0
PRÁTICA EDUCATIVA DA LÍNGUA PORTUGUESA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
1. [QuestãoID 13453] O objetivo de se trabalhar a linguagem escrita na Educação Infantil é o de
compensar carências ou déficits.
preparar para o Ensino Fundamental.
informar, comunicar-se, imaginar, divertir.
ensinar a ler e a escrever (alfabetizar).
2. [QuestãoID 13455] É correto dizer que a formação do leitor tem início antes mesmo de ele saber ler e escrever? Por quê?
Sim, porque o leitor ouvinte é capaz de interpretar os textos escritos.
Sim, porque o leitor ouvinte é muito atento à leitura.
Não, porque o leitor ouvinte não conhece usos e convenções da escrita.
Não, porque o leitor ouvinte não é capaz de decodificar as palavras do texto.
3. [QuestãoID 13465] Nas práticas educacionais cotidianas na Educação Infantil, a leitura e a escrita são perspectivas de trabalho relevantes, especialmente porque
permitem que a criança decodifique letras em sons.
possibilitam que as crianças tenham contato com as letras convencionais.
a criança pode experienciar a leitura como compreensão de textos e a escrita como produção de textos.
a criança pode exercitar a correspondência entre letras e sons, ampliando sua competência técnica na leitura e na escrita.
4. [QuestãoID 13447] No dia a dia das crianças e professores da Educação Infantil, a escrita tem um papel muito importante, principalmente porque
tudo o que se registra pela escrita não pode ser apagado.
favorece o contato com as regras convencionais da língua, como o uso de determinadas letras para grafar determinados sons.
é um espaço onde a criança pode significar e expressar suas idéias e emoções, na medida de suas necessidades e desejos.
permite que se possa desenhar e brincar com seus significados.
Prova concluída com sucesso!!!
ResponderExcluirResultado final : 4.0
PRÁTICA EDUCATIVA DA LÍNGUA PORTUGUESA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
1. [QuestãoID 13453] O objetivo de se trabalhar a linguagem escrita na Educação Infantil é o de
compensar carências ou déficits.
preparar para o Ensino Fundamental.
informar, comunicar-se, imaginar, divertir. CORRETA
ensinar a ler e a escrever (alfabetizar).
2. [QuestãoID 13455] É correto dizer que a formação do leitor tem início antes mesmo de ele saber ler e escrever? Por quê?
Sim, porque o leitor ouvinte é capaz de interpretar os textos escritos.CORRETA
Sim, porque o leitor ouvinte é muito atento à leitura.
Não, porque o leitor ouvinte não conhece usos e convenções da escrita.
Não, porque o leitor ouvinte não é capaz de decodificar as palavras do texto.
3. [QuestãoID 13465] Nas práticas educacionais cotidianas na Educação Infantil, a leitura e a escrita são perspectivas de trabalho relevantes, especialmente porque
permitem que a criança decodifique letras em sons.
possibilitam que as crianças tenham contato com as letras convencionais.
a criança pode experienciar a leitura como compreensão de textos e a escrita como produção de textos.CORRETA
a criança pode exercitar a correspondência entre letras e sons, ampliando sua competência técnica na leitura e na escrita.
4. [QuestãoID 13447] No dia a dia das crianças e professores da Educação Infantil, a escrita tem um papel muito importante, principalmente porque
tudo o que se registra pela escrita não pode ser apagado.
favorece o contato com as regras convencionais da língua, como o uso de determinadas letras para grafar determinados sons.
é um espaço onde a criança pode significar e expressar suas idéias e emoções, na medida de suas necessidades e desejos. CORRETA
permite que se possa desenhar e brincar com seus significados.
Gostaria de saber a resposta da prova de artes questão número 3
ResponderExcluirgostaria de saber as respostas da avaliação formativa 2 Literatura Infantojuvenil da UNINTA.
ResponderExcluirgostaria de saber o resultado ou gabarito da avaliação formativa 2 literatura infantojuvenil da Uninta
ResponderExcluirAssinale a alternativa incorreta a respeito da produção da Literatura Infantil no Brasil no século XX.
ResponderExcluirEscolha uma:
a.
Monteiro Lobato começa a se destacar na Literatura Infantil quando publica Narizinho Arrebitado, em 1921.
b.
A poesia entre as produções infantojuvenis surge a partir da década de 1930, com o aparecimento do Modernismo. ( correeta)
c.
Tales de Andrade publica o romance Saudade, no qual relata o tempo de meninice no interior de São Paulo.
d. Olavo Bilac e Coelho Neto editam, no início do século XX, seus Contos Pátrios.
D
ExcluirD
Excluir