domingo, abril 01, 2012

Dica da katu


O Império dos Livros
Debate Cedem/Unesp

            O Império dos Livros: Instituições e Práticas de Leitura na São Paulo Oitocentista, Edusp: São Paulo - 2011, livro de Marisa Midori Deaecto, será o centro do debate no próximo dia 9 de abril, segunda-feira às 18h30, promovido pelo CEDEM – Centro de Documentação e Memória da UNESP. Marisa estudou o nascimento das bibliotecas públicas, a formação das coleções particulares, o comércio dos livros, a circulação efetiva dos impressos, o intercâmbio intelectual, o papel dos indivíduos, religiosos ou leigos, aristocratas ou comerciantes na formação de um corpo de leitores diversificado; e mostra também como a capital do Estado mais populoso e rico do Brasil foi considerada, a partir da segunda metade do século XIX, grande cidade das Luzes. Uma das personagens importantes que se destaca, é o poeta e estudante de direito Manuel Antônio Álvares de Azevedo (1831-1852), ao narrar em seu poema “Ideias Íntimas”, de forma antológica e lírica, uma cena da cultura livresca.
            Por meio de descrições de paisagens e da análise teórica, a autora nos possibilita a reflexão sobre a problemática da formação de comunidades leitoras e sua relação com a emergência dos espaços de leitura, e pequenas narrativas que nos convidam a mergulhar na cidade de antigamente. O estudo nos oferece em primeira mão detalhes da vida de Anatole Louis Garraux, primeiro livreiro da capital paulista que deixou marcas profundas em São Paulo e terminou seus dias em Paris, dono de uma fortuna considerável, situando-se na alta burguesia francesa.
            Atualmente, com o surgimento de novas tecnologias que parecem ter atingido os circuitos de comunicação impressa, até que ponto o livro atua como força transformadora em nossa sociedade? Ele já teve um dia esse papel? Considerando que o livro impresso não está morto nem fadado a desaparecer, a historiadora em seu giro pela capital paulista, nos apresenta uma visão esclarecedora e excepcional dos próprios fundamentos da civilização da imprensa. 

Expositora
Marisa Midori Deaecto
Graduação em História – USP
Mestrado e Doutorado em História Econômica – USP
Professora da ECA - USP
Debatedores
 Ivan Prado Teixeira
Graduação em Letras – USP
Mestrado e Doutorado em Literatura Brasileira – USP
Livre Docente – ECA/USP
 José de Paula Ramos Júnior
Graduação em Letras – USP
Doutorado em Literatura Brasileira – USP  
Professor da ECA - USP
Mediadora
Tânia Regina de Luca
Graduação em História – USP
Mestrado e Doutorado em História Social - USP
Livre Docente – UNESP/Campus de Assis e Assessora de Pesquisa - Reitoria/UNESP

PARTICIPE E CONVIDE OS SEUS AMIGOS!

Inscrições gratuitas c/ Sandra Santos pelo e-mail: ssantos@cedem.unesp.br
Data e horário:  9 de abril de 2012 (segunda-feira) às 18h30
Local: CEDEM/UNESP - Centro de Documentação e Memória
Praça da Sé, 108 - 1º andar, (metrô Sé) - (11) 3105 - 9903 - www.cedem.unesp.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...