sábado, julho 07, 2012

Prova N2 de Gestão Educacional: Direção, Coordenação e Supervisão


GESTÃO EDUCACIONAL: DIREÇÃO, COORDENAÇÃO E SUPERVISÃO
Parte superior do formulário
1. Leia abaixo:


  • A gestão colegiada, de grande importância no quadro atual da educação, auxilia imensamente o gestor escolar, principalmente em relação a uma das suas funções. Essa função é a de
  • estimular o desenvolvimento dos membros da sua equipe.
  • tomar decisões.
  • iniciar ações institucionais na escola.
  • motivar o grupo para a ação.isão
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
2. Leia abaixo:


  • Enrique Pichon-Rivière criou uma importante vertente da psicologia social contemporânea. No estudo dos grupos, instituições e demais formas de sociedade humana, destacou os sentimentos de filiação e de pertença dos indivíduos aos grupos. Para Pichon, os grupos, as organizações e as distintas formas da sociedade humana originam-se de uma necessidade universal que leva os homens a se associarem. Quanto a esses aspectos, assinale a afirmação correta.

  • O modelo dessas relações positivas com o mundo não é fornecido no primeiro vínculo estabelecido com a mãe, já que não é por intermédio dela que as necessidades vitais são satisfeitas.
  • O sentimento de pertença, no entanto, não se relaciona com o de filiação. Ele surge da adoção de atitudes e normas que regem a vida dessa comunidade.
  • O impulso para a filiação tem como pano de fundo dois medos básicos que motivam a conduta humana: o temor da perda e do ataque, que só podem ser resolvidos em sociedade com outros semelhantes.
  • A articulação de uma pessoa a um grupo acontece por meio de mecanismo complexo que se sustenta fundamentalmente nas redes de filiações.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
3. Observe:


  • A responsabilidade pela implementação do Projeto Político Pedagógico da escola, pela consecução dos aspectos pedagógicos da missão institucional e pela realização das decisões de cunho pedagógico, tomadas pelo conselho da escola, compete

  • à Secretaria de Educação do estado ou do município.
  • à equipe técnico-pedagógica da escola.
  • ao gestor escolar.
  • aos professores da escola.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
4. Um dos importantes instrumentos que podem ser utilizados em uma instituição para lidar com as questões grupais é o "grupo operativo".


  • É importante que o gestor escolar conheça essa estratégia. Com relação à utilização da estratégia do grupo operativo na escola, podemos afirmar que ela

  • amplia os conflitos existentes, já que as relações do grupo vão sendo intensificadas, permitindo que as pessoas repensem várias questões.
  • centra sua dinâmica apenas no sentir e no pensar dos sujeitos, e não nas tarefas que eles realizam.
  • é mais uma valiosa ferramenta de trabalho social para ser utilizada na gestão escolar, pois consiste na busca e criação de condições para que as mudanças ocorram no interior das pessoas.
  • não deve ser utilizada, pois é apenas clínica e boa para as psicoterapias de grupo.

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3. O estresse, fenômeno muito estudado atualmente, é definido por Couto como:


"Um estado em que ocorre um desgaste anormal da máquina humana e/ou uma diminuição da capacidade de trabalho, ocasionados basicamente por uma incapacidade prolongada do indivíduo tolerar, superar ou se adaptar às exigências de natureza psíquica existentes no seu ambiente de vida." 
(COUTO, Hudson de A. Estresse e Qualidade de Vida do Executivo. Rio de Janeiro: COP, 1987. p. 16.)

As características listadas abaixo são "sintomas" de estresse. Observe-as.
- Fixação em números e horários, com sentimento de premência do tempo.
- Insegurança constante quanto ao status alcançado.
- Impetuosidade verbal e necessidade de dominar as conversas.
- Tendência a fazer várias coisas ao mesmo tempo e sentimento de culpa quanto ao ócio.
- Competição frequente e intensa, mesmo em situações em que ela não se justifica.
- Preocupação acentuada em "ter" bens materiais.

Essas características constituem o que chamamos de

tipo A de personalidade.(correta)
tipo B de personalidade.
tipo de personalidade de uma pessoa estressada.
tipo de personalidade de uma pessoa neurótica.

34 comentários:

  1. 3. O estresse, fenômeno muito estudado atualmente, é definido por Couto como:


    "Um estado em que ocorre um desgaste anormal da máquina humana e/ou uma diminuição da capacidade de trabalho, ocasionados basicamente por uma incapacidade prolongada do indivíduo tolerar, superar ou se adaptar às exigências de natureza psíquica existentes no seu ambiente de vida."
    (COUTO, Hudson de A. Estresse e Qualidade de Vida do Executivo. Rio de Janeiro: COP, 1987. p. 16.)

    As características listadas abaixo são "sintomas" de estresse. Observe-as.
    - Fixação em números e horários, com sentimento de premência do tempo.
    - Insegurança constante quanto ao status alcançado.
    - Impetuosidade verbal e necessidade de dominar as conversas.
    - Tendência a fazer várias coisas ao mesmo tempo e sentimento de culpa quanto ao ócio.
    - Competição frequente e intensa, mesmo em situações em que ela não se justifica.
    - Preocupação acentuada em "ter" bens materiais.

    Essas características constituem o que chamamos de

    tipo A de personalidade.(correta)
    tipo B de personalidade.
    tipo de personalidade de uma pessoa estressada.
    tipo de personalidade de uma pessoa neurótica.

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    1. Obrigada por sua colaboração.
      Se possível envie sempre para o e-mail: rmaschetti@gmail.com.
      Desta forma o arquivo aparecerá no corpo do blog.
      Abraços e bons estudos.

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  2. Obrigada por sua colaboração.
    Se possível envie sempre para o e-mail: rmaschetti@gmail.com.
    Desta forma o arquivo aparecerá no corpo do blog.
    Abraços e bons estudos.

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  3. obrigada, estou estudando novamente com a ajuda de vcs que Deus ilumine a tdos

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  4. Quando estudamos a liderança, vimos que ela tem três conceitos correlatos: controle, poder e autoridade.
    Faça a correspondência de cada conceito com a sua significação, numerando a coluna da direita.
    1 - Controle
    2 - Poder
    3 - Autoridade
    ( ) É a capacidade potencial para o exercício da influência, em sentido mais geral, não dizendo respeito aos atos pontuais.
    ( ) Neste caso, a influência é suficientemente forte para que o ciclo de mudança de comportamento seja completado,
    vencendo resistências ou influências em sentido diferente.
    ( ) Trata-se de poder legítimo, poder que uma pessoa tem em virtude do seu papel, da sua posição hierárquica.
    Agora, assinale a alternativa correta, de acordo com o que foi associado acima.
    A ) 3, 1, 2.
    B ) 1, 2, 3.
    C ) 2, 1, 3.correta
    D ) 2, 3, 1.

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    1. Obrigada por sua colaboração.
      Se possível envie sempre para o e-mail: rmaschetti@gmail.com.
      Desta forma o arquivo aparecerá no corpo do blog.
      Abraços e bons estudos.

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  5. 1. Segue abaixo:


    Existe um teórico da Psicologia que tem como característica notável da sua abordagem o estudo da dinâmica dos grupos e a aplicação de conceitos relativos ao comportamento individual e grupal. Assim como o indivíduo e o seu ambiente formam um campo psicológico, assim também o grupo e seu ambiente compõem um campo social. Esse autor é


    Lewin.(correto)
    Skinner.
    Freud.
    Bion.

    2. Leia abaixo:


    O gestor que vê os membros do seu grupo como pessoas egoístas e interesseiras, que não gostam de trabalhar, e cujo salário e medo de perder o emprego são os melhores incentivos para aumentar a motivação, utiliza a visão do homem


    econômico.(correto)
    autorrealizador.
    social.
    complexo.

    3. Das afirmações abaixo, sobre o histórico da formação do educador no Brasil, assinale a alternativa correta.

    Nos anos 1980, a formação do educador reflete os efeitos da chamada "crise de paradigmas" da educação. Crescem os estudos sobre os "saberes escolares" como entidades culturais próprias, criações didáticas originais, e não como um saber único, derivado e transposto, inferior ao saber científico.
    A segunda metade da década de 1990 é marcada pelas críticas não apenas à formação do educador, mas à própria concepção do magistério como um sacerdócio, à ideologia da vocação e à desvalorização e descaracterização - assim como à pauperização e feminização - do magistério.
    Nos anos 1970, influenciada pela visão funcionalista da educação, pela Psicologia Comportamental e pela tecnologia educacional, a ênfase na formação do educador recaía sobre a dimensão política, vinculando-a à realidade sócio-histórica.(correta)
    No final da década de 1970, Donald Schön propõe a articulação entre a teoria e a prática, na formação do educador, valorizando o enfoque de que o professor deve refletir na sua ação e tornar-se um pesquisador no contexto prático.

    4. Assinale, das quatro opções abaixo, a única que indica uma característica de uma instituição escolar autorregulada.

    A escola é um elo de uma longa hierarquia de cargos e funções comandada pela autoridade municipal, estadual ou federal.
    A diretoria da escola é eleita, porém a gestão é centralizada, sem a participação da equipe escolar, pais de alunos, alunos e a comunidade.
    Não há produção de informações para serem usadas pela comunidade escolar, nem para acompanhar resultados e processos de mudança.
    O governo avalia resultados (o desempenho pedagógico das escolas por meio do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica - SAEB, taxas de evasão e retenção por meio do censo escolar etc). (correta)

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    1. D) O governo avalia resultados (o desempenho pedagógico das escolas por meio do Sistema Nacional
      de Avaliação da Educação Básica ? SAEB, taxas de evasão e retenção por meio do censo escolar
      etc).

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  6. Prova N2 Princípios e Métodos de Gestão Escolar Integrada - PED Gestão Escolar

    PRINCÍPIOS E MÉTODOS DE GESTÃO ESCOLAR INTEGRADA
    1. Para César Coll, a elaboração curricular deve ter em conta a análise da realidade operada com referenciais específicos.


    O autor fala de quatro referenciais. O primeiro é o socioantropológico, que considera os diferentes aspectos da realidade social em que o currículo será aplicado; o segundo é o psicológico, que se volta para o desenvolvimento cognitivo do aluno; o terceiro é o pedagógico, que se apropria do conhecimento gerado na sala de aula em experiências prévias; o quarto se fixa nas características próprias das diversas áreas do saber tratadas pelo currículo.

    Esse quarto referencial é chamado de

    psicopedagógico.
    epistemológico. CORRETA
    temporal.
    organizativo.
    2. Associe as duas colunas quanto aos conceitos relativos à formação do educador e do gestor.


    A - Professor reflexivo ( ) António Nóvoa
    B - Educador libertador ( ) Paulo Freire
    C - Competências docentes ( ) Donald Schön
    D - 3 As da formação identitária do professor ( ) Philippe Perrenoud


    A ordem correta de atribuição das letras às lacunas é:

    D, B, A, C. CORRETA
    A, B, C, D.
    B, D, C, A.
    D, B, C, A.
    3. Os nomes de Frederick Winslow Taylor e de Henri Fayol estão ligados, respectivamente,

    às teorias modernas de gestão e às teorias emergentes de gestão.
    à Escola de Administração Científica e à Escola Clássica de Administração. CORRETA
    à Escola de Administração Científica e à Teoria Sistêmica de Administração.
    à Escola Clássica de Administração e à Escola de Administração e Gestão.
    4. Uma das críticas que se faz ao organograma em linha, expressão do poder social legítimo ou hierárquico, é que

    não existe organograma em linha, mas a chamada "árvore dos corvos".
    o organograma é desenhado de forma a ocultar a realidade das relações entre os escalões hierárquicos da instituição. CORRETA
    os escalões hierárquicos não "conversam" entre si, denotando o exercício arbitrário do poder, verticalmente estabelecido.
    os níveis do organograma precisam ser lidos ao contrário, quem está embaixo manda mais do que aqueles que estão em cima.

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    1. OI A DO ORGANOGRAMA EM LINHAS A RESPOSTA CERTA E A LETRA C. 10 DE NOVEMBRO D 2017.

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  7. 1. A gestão escolar da Educação Infantil ocorre, segundo a Lei 9.394/96,

    A - Em pré-escolas, para crianças de quatro a seis anos de idade.
    B - Em creches , , ou entidades equivalentes, para crianças de até quatro anos de idade.
    C - Em creches para crianças de até três anos, e pré-escolas, para crianças de quatro a seis anos de idade. (correta)
    D - Nos chamados jardins de infância, para crianças de três a seis anos de idade.

    2. Observe:

    Na aferição da qualidade da instituição escolar, é muito comum utilizar-se o Esquema PDCA, ferramenta básica para o alcance da qualidade, importada do Modelo Japonês de Administração. As letras PDCA significam, respectivamente,

    A – planejar, corrigir, avaliar e executar.
    B – planejar, executar, corrigir e avaliar.
    C – executar, corrigir, avaliar e replanejar.
    D – planejar, executar, avaliar e corrigir. (correta)

    3. Discute-se muito, hoje em dia, a contraposição entre a escola como instituição que ensina e como instituição aprendente.

    A primeira pretendeu ensinar, e assim sempre se manteve como um dos pilares do status quo da sociedade; a segunda se coloca como sujeito e pretende aprender com o contexto que a cerca.
    Uma das características da escola aprendente é

    A - possuir ações desenvolvidas, ora técnicas, ora paternalistas.
    B - o gestor como incentivador da construção da cultura institucional. (correta)
    C - ter boas relações que impedem o surgimento de tensões e conflitos.
    D - ser normativa, linear e mecanicista.

    4. Leia abaixo:

    A gestão colegiada implica a existência do colegiado ou conselho da escola, que não só aproxima a escola de seu "ambiente externo", como a ajuda a desenvolver as suas "capacidades internas", melhorando a administração e ensinando a instituição a pensar estrategicamente.

    Esse conselho tem várias funções, tais como: analisar e opinar sobre os termos dos convênios a serem celebrados pela unidade de ensino; apreciar o desligamento de membros do colegiado; propor a expansão do atendimento escolar e a organização da unidade de ensino; emitir parecer sobre movimentação e afastamento de pessoal docente, técnico e administrativo; manifestar-se sobre a proposta curricular da unidade de ensino; analisar os resultados de avaliação do desempenho do pessoal e da avaliação institucional da escola, quanto
    ao mérito e resultados. Esses são exemplos de funções

    A - consultivas do colegiado. (correta)
    B – deliberativas do colegiado.
    C - administrativas do colegiado.
    D - secundárias do colegiado.

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  8. (ENADE-2014) O Plano Nacional de Educação (PNE), sancionado na última semana, inclui 20 metas e estratégias traçadas para o setor nos próximos 10 anos. Dentre as metas, está a aplicação de valor equivalente a 10% do Produto Interno Bruto (PIB) na educação pública, promovendo a universalização do acesso à educação infantil para crianças de quatro a cinco anos, do ensino fundamental e do ensino médio. O plano também prevê a abertura de mais vagas no ensino superior, investimentos maiores em educação básica em tempo integral e em educação profissional, além da valorização do magistério.
    (BRASIL. Conheça as 20 metas definidas pelo PNE. Disponível em: <" title="Link: http://www.brasil.gov.br/educacao/2014/07/conheca-as-20-metas-definidas-pelo-plano-nacional-de-educacao>">www.brasil.gov.br/educacao/2014/07/conheca-as-20-metas-definidas-pelo-plano-nacional-de-educacao>. Acesso em: 4 jul. 2014. Adaptado.)

    A Lei 13.005, de 25 de junho de 2014, que aprova o PNE, prevê importantes dispositivos, tais como:

    Art. 5.° A execução do PNE e o cumprimento de suas metas serão objeto de monitoramento contínuo e de avaliações periódicas.

    Art. 10. O plano plurianual, as diretrizes orçamentárias e os orçamentos anuais da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios serão formulados de maneira a assegurar a consignação de dotações orçamentárias compatíveis com as diretrizes, metas e estratégias deste PNE e com os respectivos planos de educação, a fim de viabilizar sua plena execução.

    Art. 11. O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica, coordenado pela União, em colaboração com os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, constituirá fonte de informação para a avaliação da qualidade da educação básica e para a orientação das políticas públicas desse nível de ensino.

    Art. 13. O poder público deverá instituir, em lei específica, contados 2 (dois) anos da publicação desta Lei, o Sistema Nacional de Educação, responsável pela articulação entre os sistemas de ensino, em regime de colaboração, para efetivação das diretrizes, metas e estratégias do Plano Nacional de Educação.

    Considerando as informações acima, conclui-se que o PNE

    a ) estabelece que a melhoria da educação básica - universalização do acesso à educação infantil, aumento de vagas no ensino superior, maior investimento em educação em tempo integral e em educação profissional - evidencia a base de para o desenvolvimento, pois o crescimento econômico é o indicador do percentual de recursos do PIB a ser aplicado em educação.
    b ) disponibiliza para os gestores escolares o crescimento de 10% dos investimentos do PIB em educação, ao ano, durante os próximos 10 anos e um Sistema Nacional de Avaliação para verificar a efetivação das diretrizes e metas dispostas no referido Plano.
    c ) possibilita ao país iniciar seu processo de desenvolvimento, pois prevê aumento anual de 10% nos patamares da aplicação do PIB em educação e sistema de monitoramento da aplicação de investimentos, o Sistema de Avaliação de Educação Básica, a ser instituído nos próximos dois anos.
    d ) prevê meta de aplicação de 10% do PIB em educação, sinalizando que os gestores escolares terão 10 vezes mais possibilidades de atingir patamares mais elevados de educação nos próximos 10 anos, pois vincula os investimentos com a educação aos níveis de desenvolvimento do país, aferidos pelo PIB.
    e ) permite planejar a educação para os próximos 10 anos e institui mecanismos de monitoramento e avaliação, tanto da execução do Plano como da qualidade da educação, por meio do estabelecimento de metas educacionais e definição dos investimentos a serem disponibilizados para o alcance dessas metas.

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  9. 1. A escola como instituição autorregulada pressupõe quatro princípios, entre os quais



    a comunicação direcionada pelo líder.
    a avaliação feita apenas pelos professores.
    a gestão colegiada e sintonia.
    a responsabilidade hierarquizada em linha.

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  10. QUESTÃO 1
    A responsabilidade pela implementação do Projeto Político Pedagógico da escola, pela consecução dos aspectos pedagógicos da missão institucional e pela realização das decisões de cunho pedagógico, tomadas pelo conselho da escola, compete

    a ) aos professores da escola.
    b ) à equipe técnico-pedagógica da escola. (CORRETA)
    c ) ao gestor escolar.
    d ) à Secretaria de Educação do estado ou do município.
    QUESTÃO 2
    Existe um teórico da Psicologia que tem como característica notável da sua abordagem o estudo da dinâmica
    dos grupos e a aplicação de conceitos relativos ao comportamento individual e grupal. Assim como o indivíduo
    e o seu ambiente formam um campo psicológico, assim também o grupo e seu ambiente compõem
    um campo social. Esse autor é

    a ) Bion.
    b ) Lewin (CORRETA)
    c ) Skinner.
    d ) Freud.
    QUESTÃO 3
    Discute-se muito, hoje em dia, a contraposição entre a escola como instituição que ensina e como instituição
    aprendente. A primeira pretendeu ensinar, e assim sempre se manteve como um dos pilares do status
    quo da sociedade; a segunda se coloca como sujeito e pretende aprender com o contexto que a cerca.

    Uma das características da escola aprendente é


    a ) o gestor como incentivador da construção da cultura institucional. CORRETA
    b ) ser normativa, linear e mecanicista
    c ) ter boas relações que impedem o surgimento de tensões e conflitos.
    d ) possuir ações desenvolvidas, ora técnicas, ora paternalistas.
    QUESTÃO 4
    A síndrome Burnout é uma resposta ao estresse ocupacional crônico e se caracteriza pela desmotivação,
    pelo desinteresse, pelo mal-estar interno ou insatisfação ocupacional que parece afetar, em variados graus,
    profissionais que lidam com outras pessoas, que resolvem problemas dos outros, como médicos, carcereiros,
    assistentes sociais, comerciários, pessoas que atendem o público, enfermeiros, funcionários de departamento
    pessoal, telemarketing, bombeiros e, principalmente, professores. Embora os efeitos sejam danosos,
    é possível que ele termine com o chamado Fenômeno Fênix. Isso significa que o professor

    a )termina como a fênix, consumindo-se em chamas, ?queimando completamente até a incineração
    completa?, como o próprio termo burnout significa.
    b ) enfrenta o Fenômeno Fênix como o início do processo da síndrome de Burnout.
    c ) só enfrenta o Fenômeno Fênix se tiver uma estrutura neurótica de personalidade já instalada.
    d ) pode recuperar-se e retomar o prazer no trabalho, como uma fênix ? ave mitológica grega ? que
    renasce das cinzas. (CORRETA)

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  11. QUESTÃO 5
    Abraham Maslow formulou uma teoria motivacional muito conhecida e que hierarquiza as necessidades
    humanas sob a forma de uma pirâmide. Quais são as cinco camadas da pirâmide, respectivamente?

    a ) Sucesso profissional, estima, repouso, autorrealização e motivação.
    b ) Alimentação, repouso, fisiológicas, social e pessoal.
    c ) Autorrealização, estima, social, segurança e fisiológicas. (CORRETA)
    d ) Progresso financeiro, social, fisiológicas, psicológicas e segurança.
    QUESTÃO 6
    Na aferição da qualidade da instituição escolar, é muito comum utilizar-se o Esquema PDCA, ferramenta
    básica para o alcance da qualidade, importada do Modelo Japonês de Administração. As letras PDCA significam,
    respectivamente,

    a ) planejar, executar, avaliar e corrigir. (CORRETA)
    b ) planejar, executar, corrigir e avaliar.
    c ) planejar, corrigir, avaliar e executar.
    d ) executar, corrigir, avaliar e replanejar.
    QUESTÃO 7
    Antônio Nóvoa, ao tratar da formação da identidade do professor, fala em 3 As, que são
    a ) autoconsciência, apego e autodeterminação.
    b ) adesão, autonomia e autoconsciência (CORRETA)
    c ) articulação, autonomia e ação.
    d ) adesão, autoconsciência e assertividade.
    QUESTÃO 8
    A gestão colegiada implica a existência do colegiado ou conselho da escola, que não só aproxima a escola
    de seu ?ambiente externo?, como a ajuda a desenvolver as suas ?capacidades internas?, melhorando a administração
    e ensinando a instituição a pensar estrategicamente.

    Esse conselho tem várias funções, tais como: analisar e opinar sobre os termos dos convênios a serem
    celebrados pela unidade de ensino; apreciar o desligamento de membros do colegiado; propor a expansão do
    atendimento escolar e a organização da unidade de ensino; emitir parecer sobre movimentação e afastamento
    de pessoal docente, técnico e administrativo; manifestar-se sobre a proposta curricular da unidade de ensino;
    analisar os resultados de avaliação do desempenho do pessoal e da avaliação institucional da escola, quanto
    ao mérito e resultados. Esses são exemplos de funções


    a ) consultivas do colegiado. (CORRETA)
    b ) administrativas do colegiado.
    c ) secundárias do colegiado.
    d ) deliberativas do colegiado.

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  12. Enrique Pichon-Rivière criou uma importante vertente da psicologia social contemporânea. No estudo dos grupos, instituições e demais formas de sociedade humana, destacou os sentimentos de filiação e de pertença dos indivíduos aos grupos. Para Pichon, os grupos, as organizações e as distintas formas da sociedade
    humana originam-se de uma necessidade universal que leva os homens a se associarem. Quanto a esses aspectos, assinale a afirmação correta.
    a ) O impulso para a filiação tem, como pano de fundo, dois medos básicos que motivam a conduta humana: o temor da perda e do ataque, que só podem ser resolvidos em sociedade com outros semelhantes. (CORRETA)
    b ) O sentimento de pertença, no entanto, não se relaciona com o de filiação. Ele surge da adoção de atitudes e normas que regem a vida dessa comunidade.
    c ) A articulação de uma pessoa a um grupo acontece por meio de mecanismo complexo que se sustenta fundamentalmente nas redes de filiações.
    d ) O modelo dessas relações positivas com o mundo não é fornecido no primeiro vínculo estabelecido com a mãe, já que não é por intermédio dela que as necessidades vitais são satisfeitas.

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  13. Discute-se muito, hoje em dia, a contraposição entre a escola como instituição que ensina e como instituição aprendente. A primeira pretendeu ensinar, e assim sempre se manteve como um dos pilares do status quo da sociedade; a segunda se coloca como sujeito e pretende aprender com o contexto que a cerca.
    Uma das características da escola aprendente é
    a ) ser normativa, linear e mecanicista.
    b ) possuir ações desenvolvidas, ora técnicas, ora paternalistas.
    c ) ter boas relações que impedem o surgimento de tensões e conflitos.
    d ) o gestor como incentivador da construção da cultura institucional.(CORRETA)

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  14. QUESTÃO 3
    As Diretrizes Curriculares para a Educação Infantil, publicadas em 1998, estabelecidas pelo Conselho Nacional de Educação (Parecer CEB 022/98) determinam fundamentos como solidariedade, direitos e deveres de cidadania, sensibilidade e criatividade. Esses fundamentos referem-se, respectivamente, aos princípios
    a ) políticos, éticos e estéticos.
    b ) estéticos, éticos e políticos.
    c ) políticos, estéticos e éticos.
    d ) éticos, políticos e estéticos.(CORRETA)

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  15. QUESTÃO 4
    A influência da Teoria Sistêmica sobre a gestão escolar foi muito marcante no Brasil da década de 1970. Uma dessas influências é a

    a ) exploração dos trabalhadores pela organização de trabalho.
    b ) ênfase nos grupos e relações informais no trabalho.
    c ) utilização de planilhas para a elaboração dos planejamentos e a formulação de objetivos instrucionais.(CORRETA)
    d ) divisão do trabalho, em que cada tarefa deve ser dividida no maior número possível de subtarefas.

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  16. QUESTÃO 5
    Philippe Perrenoud aplica a abordagem por competências à formação docente, relacionando o que é imprescindível saber para ensinar bem numa sociedade em que o conhecimento está cada vez mais acessível. Marque a alternativa que apresenta algumas dessas competências.
    a ) Organizar e dirigir situações de aprendizagem e isolar-se da administração escolar.
    b ) Ser competitivo, como demanda a modernidade, e enfrentar os deveres e os dilemas éticos da profissão.
    c ) Utilizar novas tecnologias e administrar a própria formação.(CORRETA)
    d ) Informar e envolver os pais, e trabalhar bem individualmente.

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  17. QUESTÃO 6
    A gestão colegiada, de grande importância no quadro atual da educação, auxilia imensamente o gestor escolar, principalmente em relação a uma das suas funções. Esta função é a de
    a ) motivar o grupo para a ação.
    b ) estimular o desenvolvimento dos membros da sua equipe.
    c ) iniciar ações institucionais na escola.
    d ) tomar decisões.(CORRETA)

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  18. QUESTÃO 7
    O estresse, fenômeno muito estudado atualmente, é definido por Couto como:
    ?Um estado em que ocorre um desgaste anormal da máquina humana e/ou uma diminuição da capacidade de trabalho, ocasionados basicamente por uma incapacidade prolongada do indivíduo tolerar, superar ou se adaptar às exigências de natureza psíquica existentes no seu ambiente de vida.?
    (COUTO, Hudson de A. Estresse e Qualidade de Vida do Executivo. Rio de Janeiro: COP Editora, 1987, p. 16.)
    As características listadas abaixo são "sintomas" de estresse. Observe-as.
    ? Fixação em números e horários, com sentimento de premência do tempo.
    ? Insegurança constante quanto ao status alcançado.
    ? Impetuosidade verbal e necessidade de dominar as conversas.
    ? Tendência a fazer várias coisas ao mesmo tempo e sentimento de culpa quanto ao ócio.
    ? Competição frequente e intensa, mesmo em situações em que ela não se justifica.
    ? Preocupação acentuada em "ter" bens materiais.
    Essas características constituem o que chamamos

    a ) tipo A de personalidade.(CORRETA)
    b ) tipo de personalidade de uma pessoa estressada.
    c ) tipo B de personalidade.
    d ) tipo de personalidade de uma pessoa neurótica.

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  19. QUESTÃO 8
    Existe um teórico da Psicologia que tem como característica notável da sua abordagem o estudo da dinâmica dos grupos, a aplicação de conceitos relativos ao comportamento individual e grupal. Assim como o indivíduo e o seu ambiente formam um campo psicológico, assim também o grupo e seu ambiente compõem
    um campo social. Esse autor é
    a ) Skinner.
    b ) Freud.
    c ) Bion.
    d ) Lewin.(CORRETA)

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  20. QUESTÃO 9
    Os nomes de Frederick Winslow Taylor e de Henri Fayol estão ligados, respectivamente,
    a ) à Escola de Administração Científica e à Escola Clássica de Administração.(CORRETA)
    b ) à Escola de Administração Científica e à Teoria Sistêmica de Administração.
    c ) às teorias modernas de gestão e às teorias emergentes de gestão.
    d ) à Escola Clássica de Administração e à Escola de Administração Científica.

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  21. QUESTÃO 10
    Para César Coll, a elaboração curricular deve ter em conta a análise da realidade operada com referenciais específicos. O autor fala de quatro referenciais. O primeiro é o socioantropológico, que considera os diferentes aspectos da realidade social em que o currículo será aplicado; o segundo é o psicológico, que se volta
    para o desenvolvimento cognitivo do aluno; o terceiro é o pedagógico, que se apropria do conhecimento gerado na sala de aula em experiências prévias; o quarto se fixa nas características próprias das diversas áreas do saber tratadas pelo currículo.
    Este quarto referencial é chamado de
    a ) psicopedagógico.
    b ) epistemológico.(CORRETA)
    c ) organizativo.
    d ) temporal.

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