segunda-feira, julho 30, 2012

Prova N2 - Projetos Interdisciplinares


Pessoal recebi desta maneira...
PROJETOS INTERDISCIPLINARES 

 
Parte superior do formulário
1. Por que podemos dizer que um dos papéis do professor é agir como pesquisador?

  • Porque o professor capta ideias e interesses dos alunos para serem usados nos projetos interdisciplinares - usando técnicas de observação e registro o professor interpreta as manifestações das crianças. Quanto mais e melhor os professores conhecerem seus alunos mais facilmente poderão captar seus interesses, fontes de temas para o desenvolvimento dos projetos de pesquisa.
  •  ->Porque os professores realizam registro audiovisual das etapas do projeto, incluindo todas as etapas do processo, não apenas o produto final. Coleta-se essas produções; os professores selecionam junto com as crianças os materiais a serem documentados em portfólios que irão mostrar o desenvolvimento do projeto. A documentação sistemática permite que cada professor se torne um produtor de pesquisa, alguém que gera novas ideias sobre currículo e aprendizagem.
  • Porque escolhe os objetivos educacionais tanto quanto o plano de estudos organizados, com desenvolvimento de conteúdos. Os projetos são desenvolvidos para garantirem aplicação em uma Pedagogia centrada na atividade da criança e baseada em alguns princípios, tais como: senso de responsabilidade, senso cooperativo, sociabilidade.
  • Porque os professores comunicam-se com os pais sobre o tema do projeto, encorajando-os a envolverem- se com as atividades de seus filhos, com o trabalho com os professores no ambiente físico, da oferta de livros etc. Motivam desse modo a proximidade da relação entre pais e filhos e entre escola e família e dessas instâncias com sua comunidade e sua realidade social.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
2. Leia a seguir:


  • Técnica Freinet que tem o currículo escolar como ponto de partida, os grupos de alunos se organizavam para escolher as estratégias de desenvolvimento das atividades que podiam ser realizadas em grupos, duplas ou individualmente. Para registro do plano são elaboradas fichas onde são anotadas as realizações da semana:

  • autoavaliação.
  • ->plano de trabalho.
  • visita de estudos.
  • assembleia de alunos.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
3. Em qual conceito de infância baseia-se a pedagogia de projetos e os projetos institucionais interdisciplinares?

  • É inocente e sua fragilidade psicológica é cotidianamente desrespeitada pela mídia e pelas novas tecnologias.
  • Na ideia de que a criança possui tendência para desviar-se para o mal por isso necessita de limites e disciplina do corpo, da mente e da vontade.
  • ->É sujeito de direitos, cidadã e que precisa ser respeitada como tal.
  • Na criança como ser em desenvolvimento que possui fases ou estágios definidos com características universais.

50 comentários:

  1. Vou postar minha prova - espero que ajude - estao as perguntas e as respostas certas

    PROJETOS INTERDISCIPLINARES
    1. A etapa do projeto em que as crianças perguntam, questionam, partilham os saberes que já possuem sobre o assunto a investigar, refere-se à


    • fase 1 de introdução do projeto.

    2. A busca de uma proposta pedagógica para a escola deve partir

    • das discussões democráticas e participativas da comunidade escolar acerca das experiências infantis com a realidade cultural das suas necessidades educativas.



    3. Segundo os autores americanos Dalhberg, Pence e Moss (1989), atualmente, podemos classificar as concepções de infância em 4 tipos.

    • é inspirada nas ideias rousseaunianas de infância, ou seja, de que a criança é originalmente boa.

    4. Agrupamentos de interesses e conhecimentos específicos são conhecidos como

    • especialidades.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. resposta em vermelho esta errada da numero 1 a correta é a terceira opção.

      Excluir
    2. Por que podemos dizer que um dos papéis do professor é agir como pesquisador?

      RESPOSTA CERTA:
      Porque escolhe os objetivos educacionais tanto quanto o plano de estudos organizados, com desenvolvimento de conteúdos. Os projetos são desenvolvidos para garantirem aplicação em uma Pedagogia centrada na atividade da criança e baseada em alguns princípios, tais como: senso de responsabilidade, senso cooperativo, sociabilidade.

      Excluir
  2. Minha Prova -
    A etapa do projeto em que as crianças perguntam, questionam, partilham os saberes que já possuem sobre o assunto a investigar, refere-se à
    Resposta: Fase 1 de introdução do projeto.

    2. Refere-se às características do trabalho com projetos:
    Resposta: aplicação de capacidades em situações reais e significativas; as crianças terão oportunidade de aplicar as capacidades desenvolvidas na instrução sistemática.
    3. Qual modelo de concepção de criança e de infância tem Maria Montessori como expoente?

    Resposta: Concepção científica de criança e de infância.
    4. Leia:

    Funciona como desafio de construção de engenhocas e pesquisa de novas vivências, fora do ambiente escolar, sem a organização e planejamento prévio do professor, é feita em casa com a ajuda dos familiares:
    Resposta: projetos e pesquisas.

    ResponderExcluir
  3. OPA! ESSAS ME AJUDARAM MUITO.OBRIGADA! ;)

    ResponderExcluir
  4. me ajude por favor
    pergunta
    A PARTIR DE QUE IDADE AS CRIANCAS PODEM DESENVOLVER PROJETOS INTERDISCIPLINARES E POR QUE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ...As crianças a partir dos 4 anos de idade já podem envolver-se em projetos
      interdisciplinares, porque é justamente a partir dessa idade que a criança possui
      competências para desenvolver as habilidades exigidas pela metodologia... pag 34 apostila projetos interdisciplinares.

      Excluir
  5. PERGUNTA

    E UM PROCESSO IMERSO EM ASPECTOS IDEOLOGICOS,POLITICOS,ECONOMICOS,CULTURAIS,ENTRE OUTROS.E UM PROCESSO INTERNO,CONFIGURADO COM PADROES PROPRIOS DA INSTITUICAO

    1-avaliacao profissional
    2-avaliacao institucional
    3-avaliacao do desenvolvimento infantil
    4-avaliacao de aprendizagem

    ResponderExcluir
  6. Pergunta: É uma das formas de participação dos pais na prática do portfólio:
    Resposta: contribuir com o portfólio escrevendo nele a apreciação que fazem do material, inserindo novas imagens, recortes de jornais e revistas, depoimentos de experiências vividas em família etc.

    ResponderExcluir
  7. 1. Que estratégias podem ser usadas para captar o interesse ou os interesses das crianças de 4 a 6 anos de idade que estão na pré-escola?

    RSPOSTA:Para a criança pequena é difícil falar sobre o que desejariam estudar ou pesquisar. Por isso, com crianças a partir de 4 anos e que ainda estão iniciando com projetos, o ideal é usar da observação, registro e reflexão sobre os registros para que se identifique os temas relacionados com os diferentes interesses da turma.


    2. Em qual conceito de infância baseia-se a pedagogia de projetos e os projetos institucionais interdisciplinares?

    RESPOSTA:É sujeito de direitos, cidadã e que precisa ser respeitada como tal.


    3. É uma das formas de participação dos pais na prática do portfólio

    RESPOSTA:contribuir com o portifólio escrevendo nele a apreciação que fazem do material, inserindo novas imagens, recortes de jornais e revistas, depoimentos de experiências vividas em família etc.


    4. Qual modelo de concepção de criança e de infância tem Maria Montessori como expoente?

    RESPOSTA: Concepção científica de criança e de infância.

    ResponderExcluir
  8. o que são projetos interdisciplinares

    ResponderExcluir
  9. Pessoal agradeço a todos que estão colaborando com o blog.

    ResponderExcluir
  10. TÓPICOS DE FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO
    1. Observe:


    Jean-Paul Sartre leva às últimas consequências o pressuposto de que a existência precede à essência. Se Deus não existe, argumenta ele, a essência do ser humano não pode preceder sua existência. Desse modo, há pelo menos um ser que existe antes que possa ser definido por um conceito e o ser humano é esse ser que primeiramente existe e somente depois se define. Assim, é correto afirmar que

    há uma natureza humana e, ainda que o ser humano seja “situado e datado”, o conteúdo de sua história é previsto em sua essência.
    a existência humana só aparece como decorrência dos atos humanos: meus atos constroem e definem meu existir.
    o ser humano está condenado a ser livre, extraindo de si mesmo os valores e as normas de sua conduta.
    antes de ser vivida, a vida é um projeto, cabendo-nos apenas concretizar esse projeto.
    2. Sobre a origem dos termos filosofia, filosofar e filósofo, é correto afirmar que

    provavelmente, Platão e Aristóteles foram os primeiros na Grécia a se autodenominarem filósofos.
    discute-se se o termo filósofo, usado por Pitágoras, tem o mesmo sentido que ganharia depois.
    antes de serem usados o verbo filosofar e o nome filósofo, já se utilizava o substantivo filosofia.
    os pensadores gregos antigos nunca se autodenominaram filósofos: esse nome é posterior a eles.
    3. Sobre Friedrich Nietzsche, é correto afirmar que

    sendo um grande amirador dos pensadores gregos clássicos, Nietzsche divulgou, na Alemanha, o legado de Sócrates.
    para ele, o modelo do filósofo pode ser encontrado entre os pré-socráticos, os quais não dissociavam pensamento e vida.
    foi um grande defensor das conquistas da razão e da primazia da reflexão sobre a vida ativa, dinâmica e concreta.
    o filósofo metafísico foi substituído pelo crítico de todos os valores: o primeiro desses novos filósofos seria Sócrates.
    4. Sobre os pensadores frankfurtianos, é correto afirmar que

    o primeiro diretor do Instituto de Pesquisa Social foi o economista austríaco Carl Grünberg.
    eles foram os principais intelectuais a exercerem, na Alemanha nazista, uma resistência a Hitler.
    apesar de ter sido muito popular no seu tempo, a Escola de Frankfurt não formou continuadores.
    apesar do nome, a Escola de Frankfurt tem sua sede oficial fora dos limites do território alemão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. manda as respostas tópicos da filosofia

      Excluir
    2. por favor manda as respostas de tópico da filosofia

      Excluir
    3. Preciso da resposta da questão 2: sobre a origem dos termos filosofia, filosofar e filósofo é correto afirmar que:

      Excluir
    4. qual é a resposta da questão 3

      Excluir
    5. questão 2: discute-se se o termo filósofo, usado por Pitágoras, tem o mesmo sentido que ganharia depois

      Excluir
  11. 1. Leia abaixo:


    Qual autor destaca a importância do controle da família sobre a criança, a fim de que suas máximas educativas possam ser colocadas em prática e transformadas em hábitos, que contesta que a infância seja a idade da inocência e que adverte para os perigos da paparicação que acaba por corromper os princípios da natureza?


    John Locke.

    2. Agrupamentos de interesses e conhecimentos específicos são conhecidos como


    especialidades.

    3. A busca de uma proposta pedagógica para a escola deve partir


    das discussões democráticas e participativas da comunidade escolar acerca das experiências infantis com a realidade cultural das suas necessidades educativas.

    4. O que é portfólio?

    É uma coleção de itens selecionados em forma de álbum, que revela, conforme o tempo passa, diferentes aspectos do crescimento de cada projeto, do trabalho coletivo da classe e/ou do desenvolvimento da aprendizagem de cada criança.

    ResponderExcluir
  12. Prova concluída com sucesso!!!
    Resultado final : 4.0
    PROJETOS INTERDISCIPLINARES
    1. Segundo os autores americanos Dalhberg, Pence e Moss (1989), atualmente, podemos classificar as concepções de infância em 4 tipos.


    Entre eles encontra-se a concepção romântica da criança e de sua infância que

    é inspirada nas ideias rousseaunianas de infância, ou seja, de que a criança é originalmente boa.
    é inspirada nas ideias do filósofo inglês John Locke e em sua educação voltada para preparar o futuro gentleman.
    apresenta as ideias filosóficas de Platão sobre a infância que pode tender tanto para o bem quanto para o mal.
    apresenta um estudo pormenorizado e científico das fases do desenvolvimento infantil.
    2. A busca de uma proposta pedagógica para a escola deve partir

    da sedimentação de uma cultura organizacional da escola que vem retornar à proposta pedagógica como resultado de um trabalho eficaz.
    da preocupação com a imagem que a escola revela ao seu público-alvo.
    das discussões democráticas e participativas da comunidade escolar acerca das experiências infantis com a realidade cultural das suas necessidades educativas.
    da capacidade diferenciada da equipe escolar para assimilar um saber complexo através da cooperação interdisciplinar e refleti-lo no seu cotidiano.
    3. Refere-se a um trabalho de campo, onde o aluno vai em busca do conhecimento para além dos muros da escola:

    exposições.
    divulgação dos resultados da pesquisa.
    visita de estudos.
    atividades de construções.
    4. É um processo imerso em aspectos ideológicos, políticos, econômicos, culturais, entre outros.


    É um processo interno, configurado com padrões próprios da instituição:

    avaliação profissional.
    avaliação do desenvolvimento infantil.
    avaliação institucional.
    avaliação de aprendizagem.

    ResponderExcluir
  13. Prova concluída com sucesso!!!
    Resultado final : 4.0
    PROJETOS INTERDISCIPLINARES

    1. O que é portfólio?

    RESPOSTA: É uma coleção de itens selecionados em forma de álbum, que revela, conforme o tempo passa, diferentes aspectos do crescimento de cada projeto, do trabalho coletivo da classe e/ou do desenvolvimento da aprendizagem de cada criança.

    2. Além dos critérios de relevância para a seleção de um tópico para o projeto, as autoras Lílian Katz e Sylvia Chard (1997) recomendam que se considere para levar adiante um projeto

    RESPOSTA: a aplicação de capacidades das crianças, a disponibilidade de recursos e o interesse do professor.

    3. A busca de uma proposta pedagógica para a escola deve partir

    RESPOSTA: das discussões democráticas e participativas da comunidade escolar acerca das experiências infantis com a realidade cultural das suas necessidades educativas.

    4. O que são projetos institucionais interdisciplinares?

    RESPOSTA: São a expressão de um planejamento coletivo para o desdobramento dos objetivos da proposta pedagógica, ou seja, são formas de colocar em prática as intenções expressas na proposta pedagógica.

    ResponderExcluir
  14. 1. Que estratégias podem ser usadas para captar o interesse ou os interesses das crianças de 4 a 6 anos de idade que estão na pré-escola?

    • O professor pode ser o mediador e o moderador do debate sobre a relevância de alguns tópicos em relação aos outros e incentivar que os próprios alunos entrem em acordo. Além disso, ele pode também sugerir outras maneiras que facilitem a escolha por parte dos alunos, especialmente, em situações de impasse, como sorteios, eleições, enquetes com outros membros fora da turma para consultar outros pontos de vista etc.
    • Todos os envolvidos no projeto comunicam-se com os pais sobre o tema do projeto, encorajando-os a envolverem-se com as atividades de seus filhos, com o trabalho com os professores no ambiente físico, da oferta de livros etc.
    • Resposta: Para a criança pequena é difícil falar sobre o que desejariam estudar ou pesquisar. Por isso, com crianças a partir de 4 anos e que ainda estão iniciando com projetos, o ideal é usar da observação, registro e reflexão sobre os registros para que se identifique os temas relacionados com os diferentes interesses da turma.
    • Entrevistar individualmente cada criança e a partir dessas conversas eleger o tema que mais se aproxima do planejamento do professor.
    2. Engajar-se em uma perspectiva atual de relacionamento família-escola-comunidade significa a organização e o desenvolvimento de situações que envolvam

    • a satisfação mútua das crianças e dos adultos que conseguem fazer da escola espaço de criação e expressão de suas culturas pessoais.
    • Resposta: a participação democrática e proativa dos pais junto à instituição escolar para que ocorra uma educação compartilhada que traga benefícios ao desenvolvimento das crianças.
    • diagnóstico da realidade familiar dos alunos para o desenvolvimento da conscientização social.
    • participação da família nos eventos escolares descentralizando responsabilidades da escola.
    3. Abordagem metodológica de ensino que tinha como concepção a ideia de que um tema, assunto central, deveria corresponder aos interesses das crianças.


    • Qual tema de interesse fazia convergir todas as atividades
    desenvolvidas em diferentes áreas do conhecimento?

    • Resposta: Centro de Interesses.
    • Tema Gerador.
    • Currículo por Atividades.
    • Arte-educação.
    4. Refere-se a um trabalho de campo, onde o aluno vai em busca do conhecimento para além dos muros da escola:

    • divulgação dos resultados da pesquisa.
    • Resposta: visita de estudos.
    • atividades de construções.
    • exposições.

    ResponderExcluir
  15. PROJETOS INTERDISCIPLINARES


    1- É um processo imerso em aspectos ideológicos, políticos, econômicos, culturais, entre outros.
    É um processo interno, configurado com padrões próprios da instituição:

    R: avaliação institucional.


    2. Funciona como desafio de construção de engenhocas e pesquisa de novas vivências, fora do ambiente escolar, sem a organização e planejamento prévio do professor, é feita em casa com a ajuda dos familiares:

    R: projetos e pesquisas.
    3. As tentativas de articulação entre os dois níveis de ensino: Educação Pré-escolar e Anos Iniciais do Ensino Fundamental apontam para, pelo menos, duas abordagens.

    A primeira baseia-se na própria origem das preschools (pré-escola), em que a ideia central é;

    R: padronizar desempenhos acadêmicos das crianças com vistas ao seu sucesso escolar nos anos iniciais, a pré-escola a serviço da escolarização.

    4. Além dos critérios de relevância para a seleção de um tópico para o projeto,

    as autoras Lílian Katz e Sylvia Chard (1997) recomendam que se considere para levar adiante um projeto;

    R; a aplicação de capacidades das crianças, a disponibilidade de recursos e o interesse do professor.

    ResponderExcluir
  16. Galera ai vai minha prova, espero que ajude.
    1. A criança se desenvolve a partir da sua interação com o mundo. Esse processo de apreensão do mundo adulto ou do conhecimento da experiência sociocultural a criança faz de forma muito peculiar através

    • dos conhecimentos construídos pela experiência.
    • do jogo didático pedagógico.
    • do brincar. CORRETA
    • das relações de convívio.
    2. Qual teórico tinha convicção de que nos primeiros anos da vida do homem residia a chave para o sucesso ou para o fracasso de seu desenvolvimento pleno;


    • que comparava a criança a uma semente que, se bem adubada e exposta a condições favoráveis do meio ambiente, desabrochava numa árvore completa, madura, capaz de dar frutos saudáveis que perpetuarão sua espécie?

    • Frederick Froebel. CORRETA
    • John Locke.
    • John Dewey.
    • Gullian Dalhberg.
    3. O sentido lhe é dado por aquele que brinca, enquanto durar a brincadeira:

    • brincadeira.
    • brinquedo.CORRETA
    • objetos.
    • jogo.
    4. Leia o enunciado abaixo e responda:


    • Um dos encaminhamentos que poderá nortear e auxiliar a construção de um trabalho pedagógico relacionado com a criança e suas necessidades de letramento, como processo de inserção e apropriação da cultura letrada, é

    • a estruturação e organização de um currículo contextualizado, o que constitui um desafio para toda a comunidade escolar. CORRETA
    • a reprodução de atividades pedagógicas tidas como adequadas para crianças em fase inicial da alfabetização.
    • a motivação do professor para ser aquele que dirige as ações dos alunos em função dos objetivos propostos pelo programa curricular.
    • a motivação do professor para inspirar-se em manuais e guias que orientam como ensinar, transmitindo conhecimentos de forma clara e acessível.

    ResponderExcluir
  17. Prova concluída com sucesso!!!
    Resultado final : 4.0
    PROJETOS INTERDISCIPLINARES
    1. Pode ser instalado em qualquer lugar na escola e/ou na comunidade, desde que fisicamente adequado, onde são oferecidas oportunidades para produção independente de atividades e para a aprendizagem sistemática através da investigação criativa:

    * laboratório lúdico infantil.
    canto de ciências.
    feira de ciências.
    álbum de ciências.

    2. O que significa avaliar os grupos de crianças envolvidos no projeto?

    Envolve a observação do dia a dia educativo que ainda pode incluir observadores externos munidos de instrumentos de pesquisa com base em determinadas categorias ou modalidades previamente levantadas, que registram a sucessão dos eventos sociais vivenciados pela turma na realização do projeto.
    * Trata-se da dimensão emancipatória da prática de projetos interdisciplinares e da prática de processos avaliativos inerente aos projetos, dotando os grupos de crianças de capacidade crítico-criativa e de auto-organização pelo exercício da participação em todos os níveis. Os grupos opinam em assembleia sobre seu próprio desempenho nos aspectos que envolvem a realização do projeto.
    Análise e conscientização do seu próprio trabalho docente no dia a dia educativo que envolve situações ligadas aos projetos interdisciplinares os professores são convidados a interpretar os dados da avaliação e construir coletivamente textos que expressem essa interpretação.
    Os professores são chamados a participar ativamente de um processo de reflexão sobre as próprias práticas, sobre os próprios métodos utilizados na análise, sobre os procedimentos e sobre os dados que adquirem significado apenas dentro de um processo de negociação que deve validar o instrumento usado na observação.

    3. A etapa do projeto em que as crianças perguntam, questionam, partilham os saberes que já possuem sobre o assunto a investigar, refere-se à

    * fase 1 de introdução do projeto.
    fase 2 de desenvolvimento das atividades de pesquisa do projeto.
    fase 3 de consolidação do projeto.
    fase de investigação do projeto.

    4. Sua construção é coletiva e envolve adultos e crianças, com suas expressões desenhadas e escritas narrando essas experiências:

    * livro da vida.
    coleção de espécimes coletados nas visitas de estudos.
    cadernos de atividades.
    álbum de fotografias.

    ResponderExcluir
  18. Prova concluída com sucesso!!!
    Resultado final : 4.0
    PROJETOS INTERDISCIPLINARES
    1. Possuem objetivos pedagógicos limitados e incluem manuseio de equipamentos e materiais especializados como os brinquedos educativos.


    Brincadeiras manipulativas podem proporcionar experiências práticas para o desenvolvimento de conceitos matemáticos e experiências sensório-motoras:

    brincadeiras motoras.
    brincadeiras tradicionais infantis.
    brincadeiras com blocos.
    brincadeiras manipulativas.
    2. Pode ser instalado em qualquer lugar na escola e/ou na comunidade,


    desde que fisicamente adequado, onde são oferecidas oportunidades para produção independente de atividades e para a aprendizagem sistemática através da investigação criativa:

    álbum de ciências.
    laboratório lúdico infantil.
    canto de ciências.
    feira de ciências.
    3. Sua construção é coletiva e envolve adultos e crianças, com suas expressões desenhadas e escritas narrando essas experiências:

    livro da vida.
    álbum de fotografias.
    cadernos de atividades.
    coleção de espécimes coletados nas visitas de estudos.
    4. É uma das formas de participação dos pais na prática do portfólio

    acompanhar a relação entre atividades desenvolvidas pelas crianças e as suas aprendizagens referentes aos conteúdos previstos para o nível de escolarização que está cursando.
    guardando o portfólio em lugar seguro e pouco disponível.
    avaliar o domínio do professor referente à disciplina em sala de aula e promoção da formação de bons hábitos e atitudes das crianças.
    contribuir com o portifólio escrevendo nele a apreciação que fazem do material, inserindo novas imagens, recortes de jornais e revistas, depoimentos de experiências vividas em família etc.

    ResponderExcluir
  19. A número 1 está com a resposta errada marcada. A correta é:
    1. Por que podemos dizer que um dos papéis do professor é agir como pesquisador?
    Porque escolhe os objetivos educacionais tanto quanto o plano de estudos organizados, com desenvolvimento de conteúdos. Os projetos são desenvolvidos para garantirem aplicação em uma Pedagogia centrada na atividade da criança e baseada em alguns princípios, tais como: senso de responsabilidade, senso cooperativo, sociabilidade.

    ResponderExcluir
  20. Prova concluída com sucesso!!!
    Resultado final : 4.0

    PROJETOS INTERDISCIPLINARES
    1. São as expressões daquilo que pensamos ser as necessidades de aprendizagem e apropriação cultural pelas crianças através da escola e de seus processos de ensinar e aprender:


    currículo emergente e currículo prévio.
    instrução sistemática e currículo prévio. correta
    pedagogia de projetos e instrução sistemática.
    projetos interdisciplinares e currículo emergente.
    2. Segundo os autores americanos Dalhberg, Pence e Moss (1989),




    atualmente, podemos classificar as concepções de infância em 4 tipos. Entre eles encontra-se a concepção romântica da criança e de sua infância que


    apresenta as ideias filosóficas de Platão sobre a infância que pode tender tanto para o bem quanto para o mal.
    é inspirada nas ideias do filósofo inglês John Locke e em sua educação voltada para preparar o futuro gentleman.
    apresenta um estudo pormenorizado e científico das fases do desenvolvimento infantil.
    é inspirada nas ideias rousseaunianas de infância, ou seja, de que a criança é originalmente boa. correta
    3. Que estratégias podem ser usadas para captar o interesse ou os interesses das crianças de 4 a 6 anos de idade que estão na pré-escola?


    O professor pode ser o mediador e o moderador do debate sobre a relevância de alguns tópicos em relação aos outros e incentivar que os próprios alunos entrem em acordo. Além disso, ele pode também sugerir outras maneiras que facilitem a escolha por parte dos alunos, especialmente, em situações de impasse, como sorteios, eleições, enquetes com outros membros fora da turma para consultar outros pontos de vista etc.
    Entrevistar individualmente cada criança e a partir dessas conversas eleger o tema que mais se aproxima do planejamento do professor.
    Todos os envolvidos no projeto comunicam-se com os pais sobre o tema do projeto, encorajando-os a envolverem-se com as atividades de seus filhos, com o trabalho com os professores no ambiente físico, da oferta de livros etc.
    Para a criança pequena é difícil falar sobre o que desejariam estudar ou pesquisar. Por isso, com crianças a partir de 4 anos e que ainda estão iniciando com projetos, o ideal é usar da observação, registro e reflexão sobre os registros para que se identifique os temas relacionados com os diferentes interesses da turma. correta
    4. Refere-se a um trabalho de campo, onde o aluno vai em busca do conhecimento para além dos muros da escola:


    exposições.
    divulgação dos resultados da pesquisa.
    visita de estudos. correta
    atividades de construções.

    ResponderExcluir
  21. PROVA N1
    Prova concluída com sucesso!!!
    Resultado final : 4.0
    PROJETOS INTERDISCIPLINARES
    1. Possuem objetivos pedagógicos limitados e incluem manuseio de equipamentos e materiais especializados como os brinquedos educativos.
    Brincadeiras manipulativas podem proporcionar experiências práticas para o desenvolvimento de conceitos matemáticos e experiências sensório-motoras:

    *Brincadeiras manipulativas.

    2. É um processo imerso em aspectos ideológicos, políticos, econômicos, culturais, entre outros.

    *avaliação institucional.

    3. Abordagem metodológica de ensino que tinha como concepção a ideia de que um tema, assunto central, deveria corresponder aos interesses das crianças.
    Qual tema de interesse fazia convergir todas as atividades desenvolvidas em diferentes áreas do conhecimento?

    * Centro de interesse

    4. Segundo os autores americanos Dalhberg, Pence e Moss (1989),
    atualmente, podemos classificar as concepções de infância em 4 tipos. Entre eles encontra-se a concepção romântica da criança e de sua infância que;

    *É inspirada nas ideias rousseaunianas de infância, ou seja, de que a criança é originalmente boa.



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por sua colaboração!.
      Um forte abraço e bons estudos.

      Excluir
  22. SEGUE MINHA PROVA DA POS GRADUAÇÃO EM PSICOPEDGOGIA.
    ESPERO QUE AJUDE
    Prova concluída com sucesso!!!
    Resultado final : 4.0

    PROJETOS INTERDISCIPLINARES
    1. Além dos critérios de relevância para a seleção de um tópico para o projeto,
    as autoras Lílian Katz e Sylvia Chard (1997) recomendam que se considere para levar adiante um projeto

    A) a aplicação de capacidades das crianças, a disponibilidade de recursos e o interesse do professor. CORRETA
    B) os conteúdos implícitos nas atividades planejadas para o projeto, as necessidades educativas das crianças e o seu estágio de desenvolvimento cognitivo.
    C) a idade das crianças, o desempenho escolar e sua capacidade de representação simbólica.
    D) a localização da escola, a disponibilidade de recursos, a conscientização da comunidade da escola sobre a importância da pedagogia de projetos para o desenvolvimento cognitivo da criança.

    2. Qual modelo de concepção de criança e de infância tem Maria Montessori como expoente?

    A) Concepção científica de criança e de infância. CORRETA
    B) Concepção romântica de criança e de infância.
    C) Concepção de que a criança é co-construtora de seu conhecimento, sua identidade e sua cultura.
    D) Concepção de que a criança deve reproduzir a cultura vigente na sociedade contemporânea.

    3. O que significa avaliar os grupos de crianças envolvidos no projeto?


    A) Análise e conscientização do seu próprio trabalho docente no dia a dia educativo que envolve situações ligadas aos projetos interdisciplinares os professores são convidados a interpretar os dados da avaliação e construir coletivamente textos que expressem essa interpretação.
    B) CORRETA Trata-se da dimensão emancipatória da prática de projetos interdisciplinares e da prática de processos avaliativos inerente aos projetos, dotando os grupos de crianças de capacidade crítico-criativa e de auto-organização pelo exercício da participação em todos os níveis. Os grupos opinam em assembleia sobre seu próprio desempenho nos aspectos que envolvem a realização do projeto.
    C) Os professores são chamados a participar ativamente de um processo de reflexão sobre as próprias práticas, sobre os próprios métodos utilizados na análise, sobre os procedimentos e sobre os dados que adquirem significado apenas dentro de um processo de negociação que deve validar o instrumento usado na observação.
    D) Envolve a observação do dia a dia educativo que ainda pode incluir observadores externos munidos de instrumentos de pesquisa com base em determinadas categorias ou modalidades previamente levantadas, que registram a sucessão dos eventos sociais vivenciados pela turma na realização do projeto.

    4. Agrupamentos de interesses e conhecimentos específicos são conhecidos como

    A) capacidades.
    B) grupos de pesquisas.
    C) especialidades. (CORRETA)
    D) habilidades.

    ResponderExcluir
  23. Prova concluída com sucesso!!!
    Resultado final : 4.0
    ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO
    1. [QuestãoID 65183] Com os projetos de trabalho, pretende-se percorrer o caminho que vai da informação ao(s)

    * conteúdos mínimos.
    * inesperado.
    * desconhecido.
    * conhecimento.

    2. [QuestãoID 66365] A prática pedagógica é uma dimensão da prática social que pressupõe a relação teoria-prática como condição para sua realização.


    * Marque a alternativa que corresponde à prática pedagógica repetitiva.


    * Tem por base leis e normas estabelecidas, bastando ao professor subordinar-se a elas.
    * Visa a compreender a realidade sobre a qual vai atuar, refletindo sobre a transformação desta.
    * Propicia um caráter criador à prática social, o qual define e orienta a ação pedagógica.
    * Não aplica sobre a realidade em que atua um modelo previamente elaborado.

    3. [QuestãoID 66381] A representação tem efeitos específicos, ligados, sobretudo, à produção de

    * identidades culturais e sociais.
    * identidades sociais.
    * identidades culturais.
    * sujeitos.

    4. [QuestãoID 66393] O que são os projetos de trabalhos?

    * São atividades que buscam despertar o interesse de alunos.
    * São atividades fixas sem deixar que o aluno perca o interesse.
    * São projetos que devem sempre ser seguidos.
    * São atividades disciplinares.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por sua colaboração.
      Boa Sorte com seus estudos.

      Excluir
    2. Obrigada por sua colaboração.
      Boa Sorte com seus estudos.

      Excluir
  24. AS RESPOSTAS DAS ALTERNATIVAS SE NÃO SAIRAM MARCADAS DA PROVA RGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO É 1d- 2a- 3a- 4a

    ResponderExcluir
  25. Vou enviar a minha prova, espero que ajude:

    Prova concluída com sucesso!!!
    Resultado final : 4.0

    TEORIAS DA APRENDIZAGEM

    1. [QuestãoID 67959] Os materiais pedagógicos desenvolvidos por Maria Montessori servem de auxílio para desenvolver

    • somente competências lógico-matemáticas e linguísticas.
    • capacidades cognitivas de cunho moral, em todos os níveis.
    RESP.: habilidades intelectuais e sociais, em todos os níveis.
    • somente competências lógico-matemáticas.

    2. [QuestãoID 67943] O modelo pedagógico difundido por Paulo Freire encontra-se inserido na pedagogia

    RESP.: libertadora.
    • libertária.
    • tradicional.
    • tecnicista.

    3. [QuestãoID 67958] A teoria montessoriana sobre a aprendizagem humana relaciona-se com a corrente pedagógica

    • tradicional de ensino.
    RESP: escolanovista.
    • tecnicista de educação.
    • libertadora.


    4. [QuestãoID 67952] Os estágios de desenvolvimento na teoria de Henri Wallon são:

    • impulsivo-emocional, pré-operatório, operatório-concreto, lógico-formal e personalismo.
    RESP: impulsivo-emocional, sensório-motor e projetivo, personalismo, categorial e adolescência.
    • impulsivo-emocional, sensório-motor, pré-operatório, operatório-concreto e operatório-formal.
    • sensório-motor, projetivo, categorial, operatório-formal e adolescência.

    ResponderExcluir
  26. Prova concluída com sucesso!!!
    Resultado final : 4.0
    PROJETOS INTERDISCIPLINARES
    1. [QuestãoID 69379] É uma das formas de participação dos pais na prática do portfólio

    *guardando o portfólio em lugar seguro e pouco disponível.
    *acompanhar a relação entre atividades desenvolvidas pelas crianças e as suas aprendizagens referentes aos conteúdos previstos para o nível de escolarização que está cursando.
    *avaliar o domínio do professor referente à disciplina em sala de aula e promoção da formação de bons hábitos e atitudes das crianças.
    CORRETA*contribuir com o portifólio escrevendo nele a apreciação que fazem do material, inserindo novas imagens, recortes de jornais e revistas, depoimentos de experiências vividas em família etc.

    2. [QuestãoID 69378] A etapa do projeto em que as crianças perguntam, questionam, partilham os saberes que já possuem sobre o assunto a investigar, refere-se à

    fase 2 de desenvolvimento das atividades de pesquisa do projeto.
    fase de investigação do projeto.
    fase 3 de consolidação do projeto.
    CORRETA *fase 1 de introdução do projeto.

    3. [QuestãoID 72239] Leia o enunciado abaixo e responda:


    Um dos encaminhamentos que poderá nortear e auxiliar a construção de um trabalho pedagógico relacionado com a criança e suas necessidades de letramento, como processo de inserção e apropriação da cultura letrada, é

    * a motivação do professor para ser aquele que dirige as ações dos alunos em função dos objetivos propostos pelo programa curricular.
    * a reprodução de atividades pedagógicas tidas como adequadas para crianças em fase inicial da alfabetização.
    * a motivação do professor para inspirar-se em manuais e guias que orientam como ensinar, transmitindo conhecimentos de forma clara e acessível.
    CORRETA* a estruturação e organização de um currículo contextualizado, o que constitui um desafio para toda a comunidade escolar.

    4. [QuestãoID 69385] Técnica Freinet que tem o currículo escolar como ponto de partida,


    os grupos de alunos se organizavam para escolher as estratégias de desenvolvimento das atividades que podiam ser realizadas em grupos, duplas ou individualmente.
    Para registro do plano são elaboradas fichas onde são anotadas as realizações da semana:

    * assembleia de alunos.
    CORRETA * plano de trabalho.
    * visita de estudos.
    * autoavaliação

    ResponderExcluir
  27. Alguém pode me ajudar com esta questão???

    "3. Alfabetizar em si é


    um processo que se inicia no 1.º ano do Ensino Fundamental, momento em que as crianças inauguram o seu contato direto com a linguagem escrita.

    um processo de decodificação de símbolos escritos, como letras e números.

    um processo que inclui, essencialmente, a propriedade de associar palavras e expressões a ideias e conceitos correspondentes.

    um processo de aquisição e domínio da linguagem escrita e oral abrangendo as capacidades ou habilidades de assimilar o significado real do texto lido e escrever de forma legível qualquer coisa que diria oralmente."

    ResponderExcluir
  28. um processo de aquisição e domínio da linguagem escrita e oral abrangendo as capacidades ou habilidades de assimilar o significado real do texto lido e escrever de forma legível qualquer coisa que diria oralmente."

    ResponderExcluir
  29. QUESTÃO 1
    O sentido lhe é dado por aquele que brinca, enquanto durar a brincadeira:
    a ) jogo.
    b ) brincadeira.
    c ) objetos.
    d ) brinquedo. CORRETA
    QUESTÃO 2
    Freinet (2001) sugere a criação das BTs - Bibliotecas de Trabalho, que são
    a ) espaços para a exposição de experiências científicas.
    b ) espaços e ambientes de exposição e circulação de livros feitos pelas crianças. CORRETA
    c )
    espaços destinados a manter um acervo acerca da História da Escola e de suas metodologias para o ensino e a aprendizagem.

    d )
    espaços para conservação de acervo de documentos escritos e de imagens que tratam sobre o trabalho desenvolvido pela comunidade e sua cultura.

    QUESTÃO 3
    Por que podemos dizer que um dos papéis do professor é agir como pesquisador?
    a )
    Porque escolhe os objetivos educacionais tanto quanto o plano de estudos organizados, com desenvolvimento de conteúdos. Os projetos são desenvolvidos para garantirem aplicação em uma Pedagogia centrada na atividade da criança e baseada em alguns princípios, tais como: senso de responsabilidade, senso cooperativo, sociabilidade. CORRETA


    b ) Porque os professores realizam registro audiovisual das etapas do projeto, incluindo todas as etapas do processo, não apenas o produto final. Coleta-se essas produções; os professores selecionam junto com as crianças os materiais a serem documentados em portfólios que irão mostrar o desenvolvimento do projeto. A documentação sistemática permite que cada professor se torne um produtor de pesquisa, alguém que gera novas ideias sobre currículo e aprendizagem.


    c )
    Porque o professor capta ideias e interesses dos alunos para serem usados nos projetos interdisciplinares - usando técnicas de observação e registro o professor interpreta as manifestações das crianças. Quanto mais e melhor os professores conhecerem seus alunos mais facilmente poderão captar seus interesses, fontes de temas para o desenvolvimento dos projetos de pesquisa.


    d )
    Porque os professores comunicam-se com os pais sobre o tema do projeto, encorajando-os a envolverem- se com as atividades de seus filhos, com o trabalho com os professores no ambiente físico, da oferta de livros etc. Motivam desse modo a proximidade da relação entre pais e filhos e entre escola e família e dessas instâncias com sua comunidade e sua realidade social.


    QUESTÃO 4
    Segundo os autores americanos Dalhberg, Pence e Moss (1989), atualmente, podemos classificar as concepções de infância em 4 tipos. Entre eles encontra-se a concepção romântica da criança e de sua infância que

    a ) é inspirada nas ideias rousseaunianas de infância, ou seja, de que a criança é originalmente boa. CORRETA ( A)
    b )
    é inspirada nas ideias do filósofo inglês John Locke e em sua educação voltada para preparar o futuro gentleman.

    c ) apresenta um estudo pormenorizado e científico das fases do desenvolvimento infantil.
    d )
    apresenta as ideias filosóficas de Platão sobre a infância que pode tender tanto para o bem quanto para o mal.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...