PED
- PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL
N3
- TEORIAS DA APRENDIZAGEM
1)
Os processos de avaliação utilizados por Freinet seriam hoje incluídos nas
práticas avaliativas
A)
fundamentais.
B)
qualitativas.
C)
quantitativas.
D)
processuais.
2)
A pedagogia de Freinet é comumente conhecida como:
A)
educação natural.
B)
método do trabalho.
C)
educação ambiental.
D)
educação pelo trabalho.
3)
O método Paulo Freire é caracterizado por:
A)
promover a alfabetização a partir de processos dialógicos.
B)
criticar a ação política do homem em seu contexto social.
C)
desenvolver materiais didáticos e técnicas específicas de alfabetização.
D)
enfatizar a realidade do educador.
4)
Signos e significados são funções presentes:
A)
no pensamento e na linguagem.
B)
na linguagem.
C)
no pensamento.
D)
nas interações sociais.
5)
Os estágios de desenvolvimento na teoria de Henri Wallon são:
A)
impulsivo-emocional, pré-operatório, operatório-concreto, lógico-formal
personalismo.
B)
impulsivo-emocional, sensório-motor e projetivo, personalismo, categorial e
adolescência.
C)
impulsivo-emocional, sensório-motor, pré-operatório, operatório-concreto e
operatório-formal.
D)
sensório-motor, projetivo, categorial, operatório-formal e adolescência.
6)
As tendências pedagógicas e suas práticas correspondentes são responsáveis pelo
desenvolvimento de novos:
A)
cursos de formação.
B)
métodos de ensino.
C)
conteúdos pedagógicos.
D)
aspectos comportamentais.
7)
Além das questões cognitivas, o processo de aprendizagem envolve:
A)
a relação professor-aluno, a organização curricular, a relação família-escola e
didática do professor.
B)
a relação professor-aluno, o pagamento em dia, o acompanhamento dos pais e o
interesse do aluno.
C)
o interesse do aluno, as condições de acesso, o pagamento em dia e a
organização curricular.
D)
a organização curricular, a relação escola-família, o pagamento em dia e o
interesse do aluno.
8)
O modelo educacional desenvolvido por Paulo Freire se insere no conjunto de
práticas pedagógicas conhecidas como:
A)
libertárias.
B)
renovadas.
C)
libertadoras.
D)
críticas.
9)
Entre as práticas pedagógicas progressistas, estão as pedagogias:
A)
tecnicista, tradicional e crítico-social dos conteúdos.
B)
libertária, tradicional e renovada.
C)
tradicional, tecnicista e renovada.
D)
libertadora, libertária e crítico-social dos conteúdos.
10)
Na teoria de Vygotsky, três conceitos ocupam papel central. São eles:
A)
cultura, mediação e nível de desenvolvimento potencial.
B)
história, política e coletividade.
C)
nível de desenvolvimento real, linguagem e experimentação.
D)
cultura, mediação e zona de desenvolvimento proximal.
11)
O modelo pedagógico difundido por Paulo Freire encontra-se inserido na
pedagogia:
A)
libertadora.
B)
tecnicista.
C)
tradicional.
D)
libertária.
12)
Os estágios de desenvolvimento estudados por Piaget são
A)
estágio de conservação, estágio de reversibilidade, estágio sensório-motor e
estágio de assimilação.
B)
estágio de acomodação, estágio de assimilação, estágio de desequilíbrio e
estágio de equilibração.
C)
estágio sensório-motor, estágio pré-operatório, estágio operatório-concreto e
estágio operatório-formal
D)
estágio sensório-motor, estágio de assimilação, estágio formal e estágio
pré-operatório.
13)
O Movimento dos Pioneiros da Educação Renovada também pode ser chamado de
Movimento:
A)
Renovador da Educação Pública.
B)
dos Intelectuais da Educação.
C)
Escolanovista.
D)
Educacional Europeu.
14)
O planejamento, como parte do processo da didática, está diretamente
relacionado à organização:
A)
do cotidiano escolar.
B)
do currículo escolar.
C)
da gestão escolar.
D)
das ações financeiras.
15)
A prática docente, segundo Madalena Freire, deve levar em consideração:
A)
o nível cognitivo dos alunos, as relações de afeto e a autonomia.
B)
a cooperação, a prática docente e a capacidade intelectual dos alunos.
C)
a prática docente, a capacidade cognitiva dos alunos e a autonomia.
D)
a cooperação, as relações de afeto e a prática docente.
16)
A psicogênese da língua escrita, proposta por Emília Ferreiro, encontra seus
fundamentos na teoria de:
A)
Gerome Bruner.
B) Jean Piaget.
C) Howard Gardner.
D)
Lev Vygotsky.
qual as respostas? abraços
ResponderExcluirNão recebi somente tenho as perguntas
ResponderExcluirAbraços
A resposta da questão 4 é a alternativa A? Encontrei outra resposta para essa mesma questão? Fiquei em dúvida!!! Alguém pode me ajudar?
ExcluirCorreto. A interação social é o veículo fundamental para a transmissão dinâmica (de inter para intrapessoal) do conhecimento social, histórica e culturalmente construído. Essa interação implica um mínimo de duas pessoas intercambiando SIGNIFICADOS - Conforme Vygotsky.
ExcluirO que pode-se descartar a alternativa D, pois conforme sua teoria, o signo é levado em consideração nas palavras e nos gestos que fazem parte das
interações sociais. Para se aprofundar no assunto: Interação social
A interação social é o veículo fundamental para a transmissão dinâmica (de inter para intrapessoal) do conhecimento social, histórica e culturalmente construído. Essa interação implica um mínimo de duas pessoas intercambiando SIGNIFICADOS; implica também um certo grau de reciprocidade e bidirecionalidade entre os participantes desse intercâmbio, trazendo a ele diferentes experiências e conhecimentos, tanto em termos qualitativos como quantitativos. Crianças, adolescentes, adultos, moços e velhos, geralmente não vivem isolados; estão permanentemente interagindo socialmente em casa, na rua, na escola, no trabalho. Vygotsky considera esta interação fundamental para o desenvolvimento cognitivo e lingüístico de qualquer indivíduo.
Significados:
Diretamente relacionada com a interação social está a aquisição de significados. Signo é alguma coisa que significa outra coisa. As palavras, como já foi dito, são signos lingüísticos. Gestos também são exemplos de signos. Os significados de palavras e gestos são construídos socialmente e, por isso mesmo, são contextuais. Determinada palavra, em outra língua pode não Significar nada ou ter significado distinto. Gestos que têm um significado em uma cultura podem não tê-lo em outra. Todos significados são contextuais. Em última análise, portanto, a interação social implica, sobretudo, intercâmbio
de significados. Para que uma criança, ou um adulto, internalize determinado signo é indispensável
que o significado desse signo lhe chegue de alguma maneira (tipicamente através de outra pessoa) e
que ela ou ele tenha oportunidade de verificar (tipicamente externalizando para outra pessoa) se o
significado que captou (para o signo que está reconstruindo internamente) é socialmente
compartilhado.
Portanto, em última análise, portanto, a interação social implica, sobretudo, intercâmbio de significados. Para que uma criança, ou um adulto, internalize determinado signo é indispensável que o significado desse signo lhe chegue de alguma maneira (tipicamente através de outra pessoa) e que ela ou ele tenha oportunidade de verificar (tipicamente externalizando para outra pessoa) se o
significado que captou (para o signo que está reconstruindo internamente) é socialmente compartilhado.
Obs: as alternativas B e C estão "parcialmente" corretas porem se complementam no assunto como é o caso da alternativa A
Muito obrigada por sua colaboração!.
ExcluirAbraços e bons estudos.
Poderia alguem fazer e ir colocando as respostas?
ResponderExcluirRaquel será q vc já não tem as respotas, pois queria estudar para prova!!! Abraços!!!
ResponderExcluirEntão se cada um fizer uma acho que ajuda.
ResponderExcluirPessoal conforme eu recebo vou postando.
Abraços e bons estudos.
respostas.
ResponderExcluir1-d, 2-d, 3-a, 4-a, 5-b, 6-b, 7-a, 8-c, 9-d, 10-d, 11-a, 12-c, 14-, 15-d, 16-b.
Será que alguem teria as provas de "Fundamentos Biológicos do Desenvolvimento Infantil", "Teorias e Práticas Psicopedagógicas Institucionais" e " Intervenção Psicopedagógicas na Escola"... Pode ser só os questionários mesmo.
Muito obrigada e espero ter ajudado. Bons estudos!
Corrigindo: a resposta da questão nº2 é A.
Excluirqual é a resposta do nº 14?
Excluir13- c (pag 30 do livro de teorias da aprendizagem)
Excluira resposta da nº 2 é sim a D, pois não é educação natural e sim MÉTODO NATURAL, e esse método pode ser denominada como método natural, pedagogia do bom senso e EDUCAÇÃO pelo trabalho.......
ExcluirA resposta da questão nº 2 é A - Educação Natural, pois foi corrigida pela instituição.
ExcluirA resposta da questão nº 14 B - Currículo Escolar
Encontrei duas respostas para a questão 4 !!!! Fiquei em dúvida, alguém sabe a correta?
ExcluirBoa tarde, estou estudando e tive dúvidas, alguém sabe me dizer a resposta da 13? obrigada
ResponderExcluirC
ExcluirBoa tarde!!Alguém tem alguma prova de: PSICOGÊNESE DA LINGUAGEM ORAL E ESCRITA, FUNDAMENTOS TEÓRICOS DO PENSAMENTO MATEMÁTICO, DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR?Agradeço pela ajuda!
ResponderExcluirFUNDAMENTOS BIOLÓGICOS DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL
ResponderExcluirFUNDAMENTOS BIOLÓGICOS DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL
1. Com relação à amamentação, podemos afirmar que
• se a mãe não quiser amamentar, ela poderá substituir a amamentação do seio por outro tipo de leite.
• toda mulher pode amamentar, exceto se tiver algum problema orgânico diagnosticado pelo médico. (CORRETO)
• é um processo intuitivo, pois a criança nasce sabendo sugar o leite e a mãe sabendo amamentar.
• se o leite materno for fraco, a mãe não precisa amamentar seu filho, é só substituir o leite.
2. Alimentação saudável significa
• comer até satisfazer-se completamente.
• ter qualidade dos nutrientes e não quantidade. (CORRETO)
• comer bastante tudo aquilo de que se gosta.
• evitar se alimentar para manter a forma.
3. Os produtos residuais alimentares que não foram digeridos serão expulsos pelo sistema
• respiratório.
• urinário.
• circulatório.
• digestório. (CORRETO)
4. A escola deve preocupar-se com a alimentação dos alunos porque
• deve ensinar hábitos saudáveis e cuidar da cantina.
• o aluno saudável terá maior rendimento no aprendizado. (CORRETO)
• ela escolhe os alimentos para os pais enviarem na lancheira.
• deve servir a merenda contendo alimentos gostosos.
TEORIAS E PRÁTICAS PSICOPEDAGÓGICAS INSTITUCIONAL.
ResponderExcluirTEORIAS E PRÁTICAS DA PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL
1. Para a utilização do Psicodrama na Educação, é necessário
• saber que o relacionamento com crianças exige disposição para brincar e para compreender o sentido da brincadeira. (CORRETO)
• ser psicólogo.
• conhecer a história da criança.
• ter a presença dos pais no momento da aplicação da técnica.
2. Segundo a teoria de Piaget, entre 4 e 7 anos, a criança passa pelo estágio egocêntrico e, do ponto de vista do desenvolvimento moral,
• isso significa que
• a criança não leva em consideração o ponto de vista de outras pessoas e considera apenas o seu "eu". (CORRETO)
• não há chances de ela desenvolver um comportamento egoísta.
• ela não deve ser advertida ao cometer infrações.
• o próximo estágio é a autonomia moral.
3. As teorias de Piaget e Vygotsky muito têm contribuído para o desenvolvimento do trabalho psicopedagógico. Sobre essas teorias, podemos afirmar que
• são divergentes, pois enquanto Piaget enfatiza o aspecto maturacional como centro do desenvolvimento, Vygotsky enfatiza o aspecto sociocultural. (CORRETO)
• Piaget e Vygotsky discordam apenas no aspecto da aquisição da linguagem.
• são idênticas e complementares.
• a única diferença entre os autores é a proposta da divisão do desenvolvimento em estágios.
4. A concepção curricular de toda e qualquer escola
• é neutra e absoluta.
• reflete uma concepção de homem, de educação e de sociedade.(CORRETO)
• é integrada e oferece aprendizagens significativas.
• é crítica.
INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA NA ESCOLA.
ResponderExcluirINTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA NA ESCOLA
1. A instituição, como uma das unidades de análise do psicopedagogo, possibilita-o a visualizar o funcionamento dos grupos que pertencem a ela.
• Qual a relação do funcionamento dos grupos com a atuação do psicopedagogo na instituição?
• A ação psicopedagógica na instituição não prevê essa relação da instituição com os grupos.
• O funcionamento dos grupos que compõem uma instituição não está relacionado com o funcionamento da instituição.
• A intervenção do psicopedagogo institucional será direcionada para os grupos, pois assim o psicopedagogo estará atingindo o todo da instituição. (correto)
• Os grupos são células vivas do sistema aberto, que é a instituição, que possuem normas próprias, porém não se configuram sob a rigidez da ação institucional.
2. "Uma ação que predetermina um movimento, sendo que em uma atitude ativa alguém habilitado produz uma transformação".
• A que se refere esse conceito de Lopez?
• Funcionalidade da instituição educacional.
• Aplicação de Dinâmica de Grupo.
• Intervenção Psicopedagógica por meio da atitude operativa. (correto)
• A realização do Diagnóstico Institucional.
3. O psicopedagogo para compreender a escola como instituição, também precisa saber sobre o funcionamento das relações humanas.
• Que importância tem esse conhecimento para o psicopedagogo?
• Na escola há uma diversidade de atores que nela desempenham seus papéis, a partir de um referencial próprio de compreensão das normas e regras que regem a instituição. (correto)
• A atuação da Psicopedagogia vai ser direcionada aos problemas de relacionamento na instituição educacional.
• O psicopedagogo será um profissional que deve atuar individualmente na instituição educacional.
• Em nenhuma circunstância, a atuação psicopedagógica se respalda nas relações humanas.
4. Escolha a afirmativa correta que explica como a Neuropsicologia postula a concepção sobre o funcionamento cerebral.
• Sistema fechado com funções predefinidas.
• Sistema aberto com plasticidade funcional que interage constantemente com o meio para uma melhor adaptação. (correto)
• Sistema aberto, porém com características de rigidez quanto aos processos de aprendizagem.
• Sistema que se configura por uma rede neuronal que não estabelece relação com o meio.
TEORIAS E PRÁTICAS DA PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL
ResponderExcluir1. O planejamento assume um papel importante na atividade docente quando
• é entregue em dia à coordenação.
• pode ser consultado pela equipe técnica.
• na sua ausência, pode ser executado por outro professor.
• o professor acredita na importância de sua intervenção para a promoção da aprendizagem e prevenção das dificuldades de aprendizagem. (CORRETO)
2. A afirmação "toda Psicologia é social" diz respeito
• a todas as teorias da Psicologia basearem-se na Psicologia Social.
• à teoria de Pichon-Rivière que foi utilizada por todos os teóricos da área.
• ao vínculo afetivo que se constitui no contexto social.
• à necessidade de analisar o homem dentro de um contexto social. (CORRETO)
3. O grupo operativo caracteriza-se por estar centrado
• no desenvolvimento de projetos pedagógicos.
• numa tarefa que pode ser o aprendizado, no caso da escola; ou a cura, no caso da clínica. (CORRETO)
• na Pedagogia do trabalho de grupo.
• na solução de problemas psicológicos.
4. Segundo a teoria de Piaget, entre 4 e 7 anos, a criança passa pelo estágio egocêntrico e, do ponto de vista do desenvolvimento moral,
• isso significa que
• o próximo estágio é a autonomia moral.
• não há chances de ela desenvolver um comportamento egoísta.
• ela não deve ser advertida ao cometer infrações.
• a criança não leva em consideração o ponto de vista de outras pessoas e considera apenas o seu "eu". (CORRETO)
INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA NA ESCOLA
ResponderExcluir1. A atuação do psicopedagogo na instituição educacional requer que ele tenha uma nova compreensão desse sistema. A que se refere essa nova compreensão?
• A escola deve ser vista como um organismo vivo onde se estabelece uma rede de relações, a partir de seu funcionamento complexo, relacionado diretamente com o processo de aprendizagem. (CORRETO)
• É uma nova visão que compreende a escola somente à luz de seu organograma.
• Para a atuação do psicopedagogo não é necessária essa compreensão sobre a instituição educacional.
• Busca compreender a instituição educacional somente a partir da aprendizagem de seus alunos.
2. Leia o texto abaixo:
• Qual é o nome da técnica que, pelo modelo teórico da Epistemologia Convergente, nos facilita, no diagnóstico psicopedagógico institucional, avaliar mais intimamente o sintoma?
• EOCA - Entrevista Operativa Centrada na Aprendizagem.
• Eocmea - Entrevista Operativa Centrada na Modalidade de Ensino e Aprendizagem. (CORRETO)
• Testes psicológicos formais.
• Cone Invertido e seus vetores.
3. Em relação aos agentes educativos da instituição educacional, marque a afirmativa que caracterize corretamente a nomenclatura.
• Corpo administrativo é a nomenclatura que designa grupo de professores.
• Corpo docente é a nomenclatura que designa grupo de alunos e de professores.
• Corpo discente é a nomenclatura que designa grupo de pessoal administrativo.
• Corpo técnico é a nomenclatura que designa pedagoga, psicóloga, fonoaudióloga, bibliotecária etc. (CORRETO)
4. A observação é uma técnica utilizada pelo psicopedagogo durante todo decorrer do diagnóstico institucional na escola.
• É indicado que se observe sempre a temática e a dinâmica. A que se referem essas duas indicações?
• Estão relacionadas com a pertinência, pertença, cooperação e comunicação envolvidas com a sala de aula.
• Essas indicações vêm ao encontro do psicopedagogo ao registrar todos os dados obtidos com as observações.
• Referem-se ao conteúdo do que é falado pelos agentes educacionais, bem como pelo movimento desses agentes, tanto individualmente como quando estão em grupo. (CORRETO)
• Estão relacionadas ao tema que os alunos escolhem para realização das tarefas e como esses grupos se organizam no espaço físico.
FUNDAMENTOS BIOLÓGICOS DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL
ResponderExcluir1. A dentição do bebê surge aproximadamente aos
• um ou dois anos.
• quatro ou seis meses. (correto)
• 14 ou 16 meses.
• oito ou 12 meses.
2. Do nascimento até a criança completar um ano, seu desenvolvimento será
• motor, social e ambiental.
• motor, cognitivo e social. (correto)
• motor, cognitivo e psicológico.
• intelectual, social e cognitivo.
3. Os processos de excreção do nosso corpo chamam-se
• enurese e micção.
• defecação e evacuação.
• micção e defecação. (correto)
• sudorese e circulação.
4. Quando devemos trocar a fralda de uma criança?
• Sempre que estiver suja. (correto)
• Sempre antes do banho.
• De duas em duas horas.
• De uma em uma hora.
Obrigada pelas Provas!.
ResponderExcluirOlá tudo bem. Queria que se alguém tiver as provas de psicogênese da Linguagem Oral e Escrita, Fundamentos Teóricos do pensamento matemático e Didática do Ensino Superior. Vou fazer a prova presencial e queria saber se alguém tenha algumas. obrigado
ResponderExcluirBoa Sorte!.
ExcluirSerá que alguém tem a prova de INSERÇÃO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL.....obrigado
ResponderExcluirResultado final : 4.0
ResponderExcluirTEORIAS DA APRENDIZAGEM
1. A fase inicial do processo de leitura e escrita estudado por Emília Ferreiro é denominada
Hipótese alfabética.
Garatujas. CORRETA
Hipótese pré-silábica.
Hipótese silábica.
2. Entre as práticas pedagógicas progressistas, estão as pedagogias:
tecnicista, tradicional e crítico-social dos conteúdos.
tradicional, tecnicista e renovada.
libertadora, libertária e crítico-social dos conteúdos. CORRETA
libertária, tradicional e renovada.
3. O papel do professor, na teoria de Jerome Bruner, é
medir conhecimentos.
mobilizar emoções.
motivar a aprendizagem. CORRETA
controlar comportamento.
4. A Teoria das Múltiplas Inteligências foi proposta por
Jean Piaget.
Howard Gardner. CORRETA
Philippe Perrenoud.
David Ausubel.
Corrigindo: a resposta da questão nº2 é A - com certeza!!!!
ResponderExcluirObrigada por sua colaboração!.
ExcluirUm forte abraço e bons estudos.
Corrigindo: a resposta da questão nº2 é A com certeza!!!
ResponderExcluirObrigada por sua colaboração!.
ExcluirUm forte abraço e bons estudos.
Obrigada por sua colaboração!.
ExcluirUm forte abraço e bons estudos.
1. A teoria montessoriana sobre a aprendizagem humana relaciona-se com a corrente pedagógica
ResponderExcluirlibertadora.
(X) escolanovista.
tradicional de ensino.
tecnicista de educação.
2.As instâncias relacionadas com o desenvolvimento motor são
(X) afeto e cognição.
cognição e interação.
afeto e linguagem.
linguagem e cognição.
3. Signos e significados são funções presentes
no pensamento.
nas interações sociais.
(X) no pensamento e na linguagem.
na linguagem.
4. Os processos de avaliação utilizados por Freinet seriam hoje incluídos nas práticas avaliativas
fundamentais.
qualitativas.
(X) processuais.
quantitativas.
Para Larry Silver, o processo de aprender pode ser caracterizado em quatro fases : entrada de informações, integração, memória e ato motor / saída.
ResponderExcluirDas alternativas abaixo, qual concepção está relacionada a esse conceito?
Alguem sabe a resposta? Me ajudem...
Obrigada pela visitinha.
Excluirtmbm preciso da resposta
ExcluirConcepção funcionalista/maturação neuronal.
ExcluirO movimento do Pioneiros da Educação Renovada, também pode ser chamada de movimento
ResponderExcluirResp Escolanovista
Obrigada pela colaboração.
ExcluirBons estudos e até a próxima!
:)
Nos dias de hoje, a busca pelo conhecimento individual é assunto diário na mídia. Isso ocorre porque estamos vivendo na era considerada
ResponderExcluira ) era da tecnologia.
b ) era da globalização.
c ) era do desenvolvimento pessoal.q correta
d ) era do desenvolvimento psicológico.
QUESTÃO 2
Relacionamento interpessoal é a competência para administrar relacionamentos e criar redes; a capacidade de encontrar pontos em comum e cultivar afinidades. Os aspectos do relacionamento interpessoal que podem auxiliar na melhoria do trabalho em equipe são
a ) equilíbrio emocional, cooperação no desenvolvimento de trabalhos e manutenção de uma boa network.CORRETA
b ) bom relacionamento com as comunidades interna e externa, postura ética e empatia.
c ) equilíbrio emocional, cooperação no desenvolvimento de trabalhos e competência técnica.
d ) manutenção de uma boa network, competência técnica e conhecimento tecnológico.
QUESTÃO 3
Uma das teorias sobre motivação é a Teoria de Maslow. Das alternativas a seguir, assinale a que diz respeito a uma necessidade de estima.
a ) Reconhecimento.
b ) Respeito aos outros.CORRETA
c ) Crescimento pessoal.
d ) Responsabilidade.
QUESTÃO 4
O professor do século XXI deve saber produzir, de forma que haja um constante aprendizado com relação a si e aos alunos, levando-os a buscarem a interação com a sociedade e o mundo atual. Para que isso ocorra, além das habilidades pessoais e da competência técnica, que podemos chamar de habilidades profissionais, ele deve desenvolver principalmente a habilidade
a ) estratégica.
b ) organizacional.CORRETA
c ) social.
d ) tecnológica.
QUESTÃO 5
A base da nova revolução tecnológica do século XXI foi dada pela tecnologia
a ) digital.
b ) funcional.
c ) analógica.
d ) móvel.CORRETA
QUESTÃO 6
O empreendedor tem várias características consideradas primordiais. Dentre elas, podemos destacar:
a ) capacidade de identificar as oportunidades existentes, tranquilidade e determinação.
b ) coragem, apatia e capacidade de realizar.
c ) curiosidade, iniciativa e persistência. CORRETA
d ) ousadia, eficiência e busca pelo conhecimento técnico.
QUESTÃO 7
David Francis relaciona nove fatores de motivação profissional. Entre eles:
a ) autoconhecimento e equilíbrio emocional.
b ) respeito e apoio ao grupo.
c ) conhecimento técnico e liderança.
d ) criatividade e autonomia.CORRETA
QUESTÃO 8
Para desenvolver a IE precisamos conhecer profundamente seus quatro componentes, que são
a ) aptidões sociais, autoconsciência, consciência social e liderança.
b ) autoconsciência, aptidões sociais, respeito mútuo e autoconhecimento.
c ) autogerenciamento, autoconsciência, consciência social e aptidões sociais.CORRETA
d ) autogerenciamento, consciência social, equilíbrio emocional e respeito mutuo.
QUESTÃO 9
A educação, cada vez mais complexa, exige dos gestores mais do que capacitação técnica especializada no desempenho de suas funções: exige o domínio de uma série de capacidades pessoais e sociais que auxiliam a estabelecer de uma forma mais adequada e coerente a relação com a sociedade atual. Nesse novo contexto, o gestor
a ) é menos governante e mais administrador.
b ) é menos administrador e mais governante.CORRETA
c ) é um administrador.
d ) é um governante.
QUESTÃO 10
Uma das características do comportamento motivado é:
a ) é definido pelo grupo e tem duração previsível.
b ) é orientado para o grupo com prazo de início e término.
c ) é orientado para um fim e persiste até que o indivíduo atinja o objetivo.CORRETA
d ) é orientado para o tempo estipulado.
ResponderExcluirAbaixo estão as questões e as alternativas que você selecionou:
QUESTÃO 1
Fazem parte do grupo das principais mídias sociais:
Facebook, Skype e Twitter.
QUESTÃO 2
Segundo o Sebrae, empreendedor é o indivíduo que, em relação ao mundo, possui atitudes de
inquietação e ousadia.
QUESTÃO 3
Habilidade de influenciar as pessoas para trabalharem com entusiasmo a fim de atingir metas para o bem comum, com caráter que inspire confiança. Conceito de
liderança.
QUESTÃO 4
São tendências do mundo do trabalho relacionadas às tecnologias:
mobilidade e interatividade.
QUESTÃO 5
Nos dias de hoje, a busca pelo conhecimento individual é assunto diário na mídia. Isso ocorre porque estamos vivendo na era considerada
era do desenvolvimento pessoal.
QUESTÃO 6
Segundo Fernando Borges Vieira, existem alguns "pontos de equilíbrio" que devem ser considerados no uso consciente das redes sociais nas empresas. Um deles é:
.
respeito.
QUESTÃO 7
O mundo está em constantes mudanças. Essas modificações têm requerido da Escola, gestores e professores uma nova postura e uma constante atualização. O professor dessa "nova escola" deve ser
gestor do conhecimento social.
responsável pela relação sociedade-escola-família.
QUESTÃO 8
Faz parte do ciclo da liderança:
trabalho em equipe.
QUESTÃO 9
David Francis relaciona nove fatores de motivação profissional. Entre eles:
.
criatividade e autonomia.
QUESTÃO 10
O professor do século XXI deve saber produzir, de forma que haja um constante aprendizado com relação a si e aos alunos, levando-os a buscarem a interação com a sociedade e o mundo atual. Para que isso ocorra, além das habilidades pessoais e da competência técnica, que podemos chamar de habilidades profissionais, ele deve desenvolver principalmente a habilidade
organizacional.
Obrigada pela visita e colaboração.
Excluir
ResponderExcluirHome
Dúvidas
Sair
Meu Perfil
Edilene Souza Da Silva
Aluno
Videoaulas
Prova Online
Comunicação
Chat
Fórum
Prova On-line
TEORIA E PRÁTICA DA PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL
Prova concluida com sucesso!!!
Resultado final : 10,0
Prova 25479
1. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação, Lei 9.394/96, sobre a Educação Especial, preconiza que
o atendimento educacional especializado às pessoas com deficiência será feito preferencialmente na rede regular de ensino.
a inclusão é obrigatória.
a Educação Especial de qualidade deve ocorrer em espaços separados da Educação Regular.
deve haver dois sistemas separados de educação: o regular e o especial.
2. A reconstrução da disciplina na escola, segundo a Psicopedagogia, exige
a utilização de sanções expiatórias.
o encaminhamento dos alunos indisciplinados a psicopedagogos clínicos.
a construção de um projeto pedagógico na escola.
atitudes isoladas do professor.
3. A anomia caracteriza-se
como uma atitude indisciplinada.
pela ausência da consciência moral e pela impossibilidade de compreensão das regras sociais e dos limites disciplinares.
como o estágio que antecede a autonomia moral.
como o estágio mais avançado do desenvolvimento moral.
4. Sobre a heteronomia moral, é correto afirmar que
todos os seres humanos deixam a heteronomia para alcançar a autonomia moral.
é o estágio mais avançado do desenvolvimento moral.
todos os seres humanos passam por esse estágio, já que, durante algum tempo da vida, somos conduzidos por outras pessoas.
ela não possui nenhuma relação com a punição.
5. O planejamento como forma de prevenção das dificuldades de aprendizagem ocorre quando
se considera a reparação de alguma aprendizagem que ainda não aconteceu.
há uma avaliação por meio de testes e provas.
há uma proposta de trabalho individualizado.
são planejadas apenas atividades em grupo.
6. As funções da aprendizagem, segundo Sara Pain, são:
repressora, socializadora e transformadora.
repressora e transformadora.
educacional e repressora.
transformadora e socializadora.
7. Sobre os processos de integração e de inclusão, é correto afirmar que
no movimento de integração, há uma preocupação com a inserção social do sujeito e no processo de inclusão, não há.
ambos começam na ocasião da Declaração Universal dos Direitos Humanos, ou seja, em 1948.
no movimento de integração, a vaga é oferecida ao aluno, mas a escola não se adapta a ele, enquanto que no movimento de inclusão, a escola promove todas as alterações que forem necessárias para o desenvolvimento do aluno deficiente.
são sinônimos.
8. Quando analisamos as relações entre fracasso escolar e práticas pedagógicas, à luz da Psicopedagogia, concluímos que
as causas do fracasso escolar concentram-se na alfabetização inconsistente.
por meio de uma prática pedagógica consistente, podemos diminuir os índices de fracasso escolar.
o fracasso escolar é resultante apenas de uma prática pedagógica ineficiente.
não há nenhuma relação entre os dois fatores.
9. O objetivo da Educação Especial é
somente promover a integração social do indivíduo.
encaminhar o aluno com necessidades especiais ao mercado de trabalho.
funcionar separadamente do sistema regular de ensino.
reduzir os obstáculos que impedem o indivíduo de aprender e de exercer a sua cidadania.
10. O objetivo da Psicopedagogia Institucional Hospitalar é
reduzir as perdas pedagógicas do sujeito afastado dos bancos escolares em função da saúde comprometida.
promover a interação social do sujeito no ambiente hospitalar.
oferecer apoio psicológico ao sujeito acamado.
promover atividades lúdicas para crianças acamadas.
[...] processo que envolve um modo de pensar; e um salutar modo de pensar envolve indagações; e indagações envolvem questionamentos sobre o que fazer, como, quando, quanto, para quem, por que, por quem e onde. Estamos falando do
ResponderExcluira ) processo de pensar comercialmente.
b ) plano de ação de um planejamento estratégico.
c ) processo de estruturação interna dos planejamentos.
d ) processo de organização do coaching.
QUESTÃO 1
ResponderExcluirAs funções da aprendizagem, segundo Sara Pain, são:
a ) repressora, socializadora e transformadora. (correta)
b ) educacional e repressora.
c ) transformadora e socializadora.
d ) repressora e transformadora.
QUESTÃO 2
O objetivo da Psicopedagogia Institucional Hospitalar é
a ) promover atividades lúdicas para crianças acamadas
b ) promover a interação social do sujeito no ambiente hospitalar.
c ) oferecer apoio psicológico ao sujeito acamado.
d ) reduzir as perdas pedagógicas do sujeito afastado dos bancos escolares em função da saúde comprometida. (correta)
QUESTÃO 3
Para a utilização do Psicodrama na Educação, é necessário
a ) conhecer a história da criança.
b ) saber que o relacionamento com crianças exige disposição para brincar e para compreender o sentido da brincadeira (correta)
c ) ser psicólogo.
d ) ter a presença dos pais no momento da aplicação da técnica
QUESTÃO 4
Podemos afirmar que as bases teóricas da Psicopedagogia são:
a ) Psicanálise (Freud), Psicologia Social (Pichon-Rivière) e Psicologia Genética (Piaget). (correta)
b ) Teoria Sociohistórica (Vygotsky), Psicologia Genética (Plaget) e Psicanálise (Freud).
c ) Psicologia Social (Pichon-Rivière), Psicanálise (Lacan), Behaviorismo (Skinner).
d ) Psicanálise (todos os representantes franceses) e Construtivismo (Emilia Ferreiro).
QUESTÃO 5
Quando analisamos as relações entre fracasso escolar e práticas pedagógicas, à luz da Psicopedagogia, concluímos que
a ) as causas do fracasso escolar concentram-se na alfabetização inconsistente.
b ) por meio de uma prática pedagógica consistente, podemos diminuir os índices de fracasso escolar. (correta)
c ) o fracasso escolar é resultante apenas de uma prática pedagógica ineficiente.
d ) não há nenhuma relação entre os dois fatores
QUESTÃO 6
De acordo com a Psicopedagogia, o erro na aprendizagem possui uma importante relação, pois
a ) deve ser valorizado.
b ) indica como a criança está pensando e oferece condições de intervenção ao professor. (correta)
c ) deve ser reforçado.
d ) indica que o aluno deve ser encaminhado à clínica.
QUESTÃO 7
Ao considerar a família do aluno, de acordo com a Psicopedagogia, devemos levar em consideração que
a ) a família só possui influência na aprendizagem da criança nas primeiras séries escolares.
b ) a família é o primeiro professor da criança e é nela que a criança construirá os seus modelos de aprendizagem. (correta)
c ) uma criança pode ficar completamente isenta de suas relações familiares.
d ) o modelo de família não sofreu alterações em nossa sociedade.
QUESTÃO 8
A concepção curricular de toda e qualquer escola
a ) é integrada e oferece aprendizagens significativas.
b ) é crítica.
c ) reflete uma concepção de homem, de educação e de sociedade. (correta)
d ) é neutra e absoluta.
QUESTÃO 9
A forma de organização curricular, na qual existe um grau máximo de integração entre as disciplinas, a ponto de as áreas de conhecimento se fundirem, buscando a unidade do conhecimento, chama-se
a ) interdisciplinaridade.
b ) pluridisciplinaridade.
c ) transdisciplinaridade.(correta)
d ) multidisciplinaridade.
QUESTÃO 10
Existe uma relação íntima entre planejamento e avaliação, pois
a )o planejamento é uma oportunidade de reflexão da prática pedagógica, e a avaliação oferece subsídios para o replanejamento. (correta)
b ) a avaliação é o último aspecto a ser tratado no planejamento.
c ) a avaliação mede o que foi ensinado
d ) a avaliação deve ser planejada
Questão 9 a resposta correta é Interdisciplinaridade.
ExcluirO grupo se configura como uma unidade de análise da Psicopedagogia conforme a Epistemologia Convergente.
ResponderExcluirA análise de seu funcionamento possibilita ao psicopedagogo a compreensão de qual configuração
da aprendizagem?
a ) Possibilita ao psicopedagogo reconhecer a protoaprendizagem.
b ) O grupo constitui um nível de integração superior ao nível do sujeito.
c )
A configuração da aprendizagem do sujeito deve ser analisada somente a partir de suas relações
familiares.
d ) As atitudes de aprendizagem de um sujeito não estão relacionadas aos grupos aos quais ele pertence.
b ) O grupo constitui um nível de integração superior ao nível do sujeito
Excluir1. A
ResponderExcluir2. E
3. E
4. D
5. C
6. C
7. C
8. A
9. B
10. D
QUESTÃO 1
ResponderExcluirO ensinante e o aprendente, segundo Alicia Fernández, quando desenvolvem um vínculo distanciado com o conhecimento, estabelecem que tipo de relação?
d ) O ensinante esconde e oculta o conhecimento e o aprendente somente espia o conhecimento, sem conseguir mostrar o que aprendeu, enclausurando o que aprendeu.CORRETA
QUESTÃO 2
Assinale a alternativa correta em relação à intervenção Psicopedagógica na instituição educacional.
d ) Transforma a ação individual em grupal.CORRETA
QUESTÃO 3
Jorge Visca, sob a ótica da Epistemologia Convergente, propõe diferentes unidades de análise para o estudo da aprendizagem, situando as relações do sujeito com as instituições. Quais são essas unidades?
e ) Sistemática, assistemática e interventiva.CORRETA
QUESTÃO 4
Uma proposta como a da caixa de trabalho, usada em sala de aula, além dos conteúdos sistemáticos pode auxiliar o educador a desenvolver conteúdos vivenciados no processo grupal. Quais são estes conteúdos?
c ) Conteúdos intra e interpsíquicos.CORRETA
QUESTÃO 5
Das afirmativas abaixo, assinale a alternativa que explica a importância dos educadores terem conhecimento sobre as características do processo grupal.
e ) Para potencializar sua ação pedagógica frente às relações interpessoais.CORRETA
QUESTÃO 6
O psicopedagogo para compreender a escola como instituição, também precisa observar e conhecer o funcionamento das relações humanas. Que importância tem esse conhecimento para o psicopedagogo?
e ) Na escola há uma diversidade de atores que nela desempenham seus papéis, a partir de um referencial próprio de compreensão das normas e regras que regem a instituição.CORRETA
QUESTÃO 7
A Psicopedagogia propõe uma ressignificação no entendimento dos obstáculos na aprendizagem. Nas afirmativas abaixo, assinale a que melhor explica esse novo conceito.
a ) Conhecimento interdisciplinar acerca do processo de aprendizagem, isto é o caráter produtivo de cada sujeito. CORRETA
QUESTÃO 8
Escolha a afirmativa correta que define os papéis que podemos identificar no interior do funcionamento de um grupo segundo Pichon (1988).
b ) Líder de mudança, líder de resistência, porta voz, bode expiatório e sintetizador.CORRETA
QUESTÃO 9
A instituição, como uma das unidades de análise do psicopedagogo, possibilita-o a visualizar o funcionamento dos grupos que pertencem a ela. Qual a relação do funcionamento dos grupos com a atuação do psicopedagogo na instituição?
b ) A intervenção do psicopedagogo institucional será direcionada para os grupos, pois assim o psicopedagogo estará atingindo o todo da instituição.CORRETA
QUESTÃO 10
Das afirmativas abaixo qual está relacionada com o seguinte conceito de Gasparian (1997) "Conjunto de elementos materiais ou não, que dependem reciprocamente uns dos outros, de maneira a formar um todo organizado"?
c )Refere-se ao conceito de sistema.CORRETA
2. A reconstrução da disciplina na escola, segundo a Psicopedagogia, exige
ResponderExcluira utilização de sanções expiatórias.
o encaminhamento dos alunos indisciplinados a psicopedagogos clínicos.
a construção de um projeto pedagógico na escola.
atitudes isoladas do professor.
Qual é a resposta