terça-feira, agosto 28, 2012

Provas N1 Atenção à saúde infantil



Prova 1
1- O  que é  ciclo biológico?
R: Ciclo biológico é o desenvolvimento embrionário-fetal, ou seja, o nascimento, o crescimento, a reprodução, o envelhecimento e a morte.

2-Quais os fatores  que  levam uma  criança  a  ter  obesidade infantil?
R: Alguns fatores que levam uma criança a ter obesidade são: falta de atividade física (ficam muito parados em frente a TV, videogames e computadores), alimentação desequilibrada rica em carboidratos e gorduras (fast food).

3-Segundo a  curva  do  crescimento o  que  pode  significar uma  criança de  baixo peso  e  altura?
R: Crianças com baixo peso e altura podem estar desnutridas. A desnutrição faz com que ela apresente sonolência, desânimo, e ela poderá contrair doenças com mais facilidade.

4-Qual a importância da amamentação na vida  de uma  criança? 
R: A amamentação é importante para a criança, pois além do alimento ser muito nutritivo e de boa digestão, nesse momento ela recebe o afeto, carinho e proteção que sentia quando ainda estava no útero. Sem esse momento, a criança poderá ter conseqüências no seu desenvolvimento da personalidade, afetando também a saúde mental do bebê.

Prova 2

1-Qual a importância e como deve ser a “hora do soninho” de uma criança na escola?
R: A hora do soninho é fundamental para criar esse hábito nas crianças. As crianças,  antes de dormir, devem ir ao banheiro fazer suas necessidades, escovar os dentes e colocar roupas leves em dias muito quentes. Cada criança deve ter seu próprio lugar de dormir, assim como seus pertences como travesseiro, lençol,  fronha, sempre limpos, evitando-se assim a transmissão de doenças (pele, piolho, etc.) O local deve ser arejado e as janelas devem ter tela de proteção, para que mesmo abertas não entrem insetos e nem muita luz. Dormir com seus “paninhos, chupetas, bichinhos”, pode trazer mais segurança e conforto. É preciso ter sempre uma pessoa responsável observando as crianças enquanto dormem, caso ocorra algum incidente (acordar assustadas, se levantarem e tropeçar, uma criança morder a outra, etc.)

2- O que é enurese noturna?
R: A enurese noturna é a perda involuntária de urina durante a noite, e geralmente ocorre duas vezes ao mês, sendo normal quando a criança possui até 5 anos.

3- Qual é a importância da relação materno-infantil e a nutrição da criança?
R: A relação materno-infantil tem grande influência na vida da criança. Alimentar não é só fornecer o alimento, é preciso uma relação de afetividade, carinho e atenção, sendo que os hábitos alimentares são passados para seu filho, e uma má nutrição pode afetar o crescimento da criança.

4- O que é anemia?
R: A anemia é um estado em que a concentração de hemoglobina no sangue está anormalmente baixa, em conseqüência da carência de um ou mais nutrientes essenciais, qualquer que seja a origem da carência.

Prova 3


1-Qual a importância da vacinação em crianças?
R: A vacina é importante nas crianças, pois os anticorpos são nossas células de defesa contra as doenças, e os bebês nascem sem essa defesa, devendo ser vacinados na maternidade e nos primeiros anos de vida.

2- Como a escola pode contribuir para que a criança tenha controle do Esfíncter?
R: Podemos contribuir para o controle do esfíncter na escola, criando situações para que a criança possa vivenciar o treino do controle, aceitando os retrocessos que possam acontecer. O educador deve procurar entender que a criança precisa descobrir quem ela é, e o que pode ou não fazer, dando espaço para que ela faça colocações sobre seus sentimentos. Não deve ficar  reprimindo-a ou deixar que os colegas o façam se por acaso ocorrer da criança involuntariamente fazer suas necessidades na sala de aula.


3- O que é distúrbio do sono? Cite dois exemplos.
R: Distúrbio do sono são alterações orgânicas relacionadas ao começo ou durante o sono, ou também a comportamentos anormais associados ao sono como o sonambulismo ou terror noturno. Ex: bruxismo, que o movimento repetitivo da mandíbula, provocando o ranger dos dentes e o pesadelo, que é um distúrbio que provoca o despertar súbito.


4- Quais as diferenças entre o desenvolvimento corporal, cognitivo e psicossocial.
R: O desenvolvimento corporal considera o controle dos movimentos (motor), o peso, altura, crescimento da circunferência da cabeça e braços (curvas de crescimento) e a visão, audição, tato e paladar (perceptivo). O desenvolvimento cognitivo considera a linguagem e a memória e o psicossocial o desenvolvimento emocional, social e adaptativo.


Prova 4

1-Qual a importância da água para a saúde?
R: A água é importante para o perfeito funcionamento dos sistemas de nosso corpo, ajudando no bom funcionamento dos rins, intestinos, hidratação da pele e circulação sanguínea, por exemplo.


2-Quais os componentes essenciais para a implantação de uma escola que queira trabalhar com promoção da saúde?
R: Um componente essencial para a implantação de uma escola que queira trabalhar com a promoção da saúde seria   mobilizar a participação da comunidade para decidir o projeto de trabalho e envolver todos (escola, comunidade de pais, unidade de saúde, empresas, voluntários) desde a execução até a finalização do projeto.


3-Segundo o Ministério da Saúde, qual diferença entre crescimento e desenvolvimento?
R: Segundo o Ministério da Saúde, crescimento é o aumento de tamanho corporal, ou seja, é um processo contínuo que ocorre desde a fecundação até a morte dos sistemas orgânicos, considerando-se a regeneração de tecidos e órgãos. Desenvolvimento é a transformação contínua, complexa e progressiva, que inclui além do crescimento, a maturação, aprendizagem e também os aspectos sociais e psíquicos.


4-Explique como os resíduos são eliminados do nosso corpo.
R: Os resíduos são eliminados de diversas formas: através da urina, do suor, da respiração, e pela evacuação, sendo que os 3 primeiros eliminam resíduos de produtos do metabolismo celular, e o ultimo, resíduos de alimentos não digeridos nem absorvidos.



Prova N4

1-O que causa alergia ao glúten?
R: A alergia ao glúten é causada por uma substância que encontramos na maioria das farinhas, impedindo que os nutrientes sejam absorvidos pelo organismo, causando anemia ou desnutrição.

2-Como o professor deve observar o desenvolvimento postural de seus alunos?
R: O professor deve observar a postura de seus alunos no caminhar, quando estão fazendo atividades físicas, se alimentando e estudando, devendo oferecer aos seus alunos estímulos e condições para que tenham uma boa postura.

3-Qual a diferença entre alimentos light e diet?
R: O termo diet atende a restrição de certos ingredientes, sendo o açúcar o mais comum, pois geralmente são produtos para diabéticos. Light refere-se ao produto que apresenta uma redução de, no mínimo 25% do valor calórico total em relação ao alimento convencional.

4-Quando a criança está na fase de tirar as fraldas, o que é importante fazer para ajudar neste processo?
R: Quando a criança está na fase de tirar as fraldas, é importante convidar as crianças a cada 2 horas mais ou menos ir ao banheiro, e deixá-la escolher se vai ou não, também devemos associar as fezes e a urina com o local de fazê-las, evitando assim que elas o façam em lugares inadequados. Também não devemos dizer que a criança está suja, evitando levá-la a sentir vergonha de um ato que para ela é natural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...