terça-feira, agosto 28, 2012

PROVAS N1 - Fundamentos Teorícos e Práticos do Ensino de Ciências,

Pessoal ainda não foi feito o filtro das questões do jeito que recebi estou postando.
Estou atrasada e não cheguei nesta matéria.
Abraços

Fundamentos Teorícos e Práticos do Ensino de Ciências,

1- A aprendizagem por ciclos é um dos modelos mais conhecidos e com maior efetividade para o ensino de ciências. A aprendizagem por ciclos é atualmente dividida em cinco estágios: envolvimento, exploração, explicação, elaboração e aprofundamento e avaliação. A fase de exploração é um excelente momento para engajar os alunos em investigação. Cite três atividades realizadas pelos alunos na fase de exploração. Pg.203
R: Na fase da exploração, os alunos coletam  evidências, dados, anotam e organizam as informações obtidas,  compartilham as observações, fazendo assim um trabalho cooperativo, ajudando-os a construírem uma experiência em comum enquanto investigam.
2-Um grande filósofo que teve grande influência para o desenvolvimento da ciência foi Kant. Cite resumidamente alguma de suas ideias págs. 41 e 42
R: Kant analisa a razão como instrumento de conhecimento e conclui que só conhecemos as aparências e fenômenos e não os seres entre si, não podemos conhecer as coisas em si, somente as revestidas com a nossa subjetividade.
3-Segundo o capítulo Parâmetros curriculares nacionais: introdução descreva três elementos presentes na sua estrutura organizacional pg. 69
R: 1- Os objetivos gerais do Ensino Fundamental constituem referência principal para definição de áreas e temas. 2- A avaliação nos PCNs é um elemento que visa  favorecer a melhoria da qualidade da aprendizagem, e não uma “arma” contra o aluno. 3- Os conteúdos são apresentados como blocos no interior de cada área, e devem estar presentes em todo ensino fundamental.
4- Considere a afirmação abaixo: A idéia do homem, como dono da natureza ou senhor absoluto dela, foi reforçada durante muito tempo nas escolas quando se ensinava a partir de uma concepção antropocêntrica, na qual o ser humano esta no centro, numa posição de destaque em relação aos outros seres vivos e, portanto, a natureza esta a seu dispor. Pergunta-se: Como é a prática pedagógica, defendida no bloco temático Ambiente dos Parâmetros Curriculares Nacionais para Ciências Naturais, para derrubar esta concepção antropocêntrica de ensino? 
R: A prática pedagógica defendida seria voltada para a reconstrução da relação “ser humano versus natureza”, e ampliar o conhecimento de como a natureza se comporta e como vida se processa. Nessa nova concepção, o homem e a natureza dependem um do outro para sua sobrevivência, devendo haver um respeito pelos bens naturais, para que nosso planeta seja preservado.
5-      No capítulo: Ensinado assuntos controversos, a autora afirma que não existe uma “verdade científica”, pois a ciência é uma produção humana e, portanto, sujeito a equívocos, distorções e fragilidades típicas do ser humano em sua busca de novos conhecimentos. Mais adiante, a autora comenta que há alguns assuntos da ciência contemporânea que são bastante polêmicos, e que é imprescindível ao professor que, mais que conhecer estes temas, seja capaz de propor uma discussão de forma eficaz em sala de aula. Cite três temas polêmicos da ciência contemporânea mencionadas pela autora. Pg. 231
R: Terapia congênita, aborto e evolução, alimentos geneticamente transformados e uso de células-tronco embrionárias.
6-Cite duas características do conhecimento científico, segundo a leitura do módulo Fund. Teórico e Prático Ciências. Pg. 12
R: Uma característica do conhecimento científico é que ele é analítico, pois quando estuda um fato, a ciência o decompõe em partes para depois reconstruí-lo (análise e síntese) e outra característica é que requer exatidão e clareza, não se eximindo obviamente de algum erro ou inexatidão.
7-      O planeta Terra tem um raio de quase 6.400 km, no entanto as escavações e sondagens mais profundas chegaram ao máximo a 13 km. Para se obter informações do interior inacessível do planeta, os pesquisadores utilizam métodos indiretos de investigação: sismologia e a comparação com meteoritos. Explique, de forma breve como estes métodos indiretos auxiliam na compreensão do planeta terra. Pg. 319
 R: A sismologia é o estudo do comportamento das ondas sísmicas ao atravessar as diversas partes internas do planeta. Essas ondas elásticas propagam-se gerando deformações, sendo gerados por explosões artificiais e, sobretudo, pelos terremotos. As ondas sísmicas mudam de velocidade e de direção e das características do meio atravessado. As informações sobre a velocidade das ondas sísmicas no interior da terra permitiram reconhecer 3 camadas principais crosta, manto e núcleo tem seus estado físico, temperatura, pressão e espessura.
8-Segundo o módulo Fund. Teórico e Prático de Ciências, o filósofo Francis Bacon propunha uma forma específica para o estudo da natureza. Qual era esta forma? pg. 41
R: Bacon propunha o método indutivo como sendo o único pelo qual se pode conhecer natureza e fazer a ciência progredir. Aconselhou a observação e a experimentação para o estudo da natureza e menosprezou a dedução como forma valida de raciocínio, inclusive nas ciências.
9-Descreva sucintamente o que são leis científicas. Pg.  29
R: Leis científicas são enunciadas universais que devem ser suscetíveis de reformulação ou refutação.
10- Explique o que é solo, e por que é importante ensinar sobre ele.
R: O solo, também chamado de terra, é a camada superficial da crosta terrestre, sendo formado basicamente por aglomerados minerais e matéria orgânica proveniente da decomposição de animais e plantas. É importante ensinar sobre ele para que as crianças aprendam desde cedo  as  condições primordiais para sua proteção e conservação.
11- Considere a afirmação abaixo:
Um problema que existe, ainda hoje, em muitas salas de aula, é um ensino dicotomizado entre a ciência do quadro-de-giz (meramente reprodutiva, preocupado com a memorização de conceitos científicos) e a “ciência” do cotidiano do aluno (mais próxima do aluno e usada por ele para explicar a realidade). Que proposta para o ensino de Ciências Naturais os Parâmetros Curriculares Nacionais trazem para superar este ensino dicotomizado? Pg. 76
R: Para superar o ensino dicotomizado, os PCN propõem um conhecimento que colabora para a compreensão do mundo e suas transformações, reconhecendo o ser humano como parte do universo e como individuo, contribuindo para a ampliação das explicações acerca dos fenômenos da natureza, no modo de intervir na natureza, em como utilizar seus recursos, e para a reflexão sobre questões éticas implícitas nas relações entre ciência, sociedade e tecnologia.
12- Cite 02 características do conhecimento teológico, segundo a leitura do módulo  fundamentos teológicos e praticas do ensino de Ciências. Pg. 11
R: O conhecimento teológico apresenta respostas para questões que o homem não pode responder e é constituído por conhecimentos originários da aceitação, pelos homens, dos dados da revelação divina, da fé.
13-Segundo o capítulo ‘ As Concepções epistemológicas do Professor, como um dos determinantes do processo ensino aprendizagem,  cite duas características da pedagogia relacional.
R: A pedagogia relacional tem como característica a construção o conhecimento. O professor defensor dessa pedagogia acredita que o aluno só aprenderá e construirá um novo conhecimento se agir sobre o material apresentado pelo professor, e esses materiais devem apresentar um problema que estimule o aluno a refletir e a investigar.
14-Considere o texto abaixo a respeito da avaliação no ensino de ciência coerentemente a concepção de conteúdos e aos objetivos propostos, a avaliação deve considerar o desenvolvimento das capacidades dos alunos em relação a aprendizagem de conceitos,de procedimentos e de atitudes. A partir do exposto pergunta-se como é a avaliação defendida pelos parâmetros nacionais para as ciências naturais.
R: A avaliação pode ser realizada ao se solicitar que o aluno interprete algumas situações determinadas, cujo entendimento demanda os conceitos que estão sendo aprendidos, ou seja, que interpretem uma figura, um texto, um problema, etc. Essas situações tornam possível avaliar-se tanto a evolução conceitual quanto a aprendizagem de procedimentos, sendo que esse tipo de avaliação faz parte do processo ensino-aprendizagem.
15-Segundo a leitura do módulo, Fundamentos Teóricos e Práticos do Ensino de Ciências, as ciências podem ser classificadas de duas formas diferentes: as naturais e as humanas descreva a diferença entre elas, apontando pelo menos uma área de conhecimentos que pertencem a cada uma delas. Pag.22
R: Ciências naturais: estuda os fatos do mundo real, que podemos ver sentir ou perceber por meio de aparelhos. Ex: calor, força. Ciências humanas: estuda os fatos relacionados à mente, aos conflitos humanos, à família, aos grupos sociais, à população.
16-Considere o texto abaixo: A investigação é uma importante estratégia no ensino de ciências. Ela é uma atividade  multifacetada, que envolve observar, perguntar, examinar livros e outras fontes de informação para ver o que já conhecido, planejar investigações revendo o que já sabe de luz de evidências usando ferramentas, para analisar e interpretar dados, propor respostas, explicações, previsões e finalmente comunicar os resultados. Considerando que a habilidade e competência do professor são imprescindíveis nas aulas como investigação, cite três características que o professor precisa ter.
Pag. 170
R: - Investigação - fazer perguntas que requeiram habilidade de raciocínio     - esperar o aluno responder e não o interromper no meio da resposta     - agradecer a contribuição dos alunos, fazendo reforço positivo às respostas
1) Dê duas características da pedagogia relacional?

Na pedagogia relacional o professor acredita que tudo que o aluno construir em sua vida serve de patamar para construir o conhecimento, isso significa que a aprendizagem se dá pela construção, ou seja, construtivismo.
Na pedagogia relacional o professor não tem o papel de autoritarismo, ao contrario, aluno e professor constroem o conhecimento juntos, isso não significa que não há regras na sala, as regras existem, mas com o objetivo de construir uma disciplina intelectual e possibilitar uma boa convivência que ajude a formar o ambiente ideal para a aprendizagem.

2) O que o professor precisa ter nas aulas de investigação?

Os professores precisam preparar o ambiente para que a aula de investigação ocorra de uma forma com que os alunos se sintam estimulados para aprender, o professor precisa pensar em estratégias para usar nessas aulas a fim de ajudar no aprendizado do aluno.
O professor deve planejar sua aula com antecedência pensando em atender as necessidades de seus alunos, vendo o que eles já sabem e até onde pode ir naquela aula para que todos tirem o devido proveito. O professor também deve levar em conta a opinião dos alunos, e propiciar discussões sobre o assunto abordado para provocar o raciocínio, nesse tipo de aula o professor deve estar acessível aos alunos circulando pela sala para que todos tenham acesso a ele.

3) Quais são as diferenças de ciências naturais e ciências humanas? Dê exemplos

Ciências naturais é aquela que estuda os fatos do mundo real, que podemos ver, sentir ou pelo menos perceber indiretamente ou por meio de aparelhos, como o calor que podemos sentir, um objeto visível como uma cadeira que podemos apalpar. Exemplo de ciências naturais são os estudos de Biologia ou Física
Ciências Humanas é aquela que estuda os fatos da mente e os conflitos como família, população e estudos dos grupos sociais. Exemplo que ciências humanas são os estudos de Psicologia e História.

4) Como métodos de investigação, sismologia e comparação com meteoritos auxiliam na compreensão do planeta terra. Explique de forma breve – Pag 319 (estou em dúvida)

O planeta terra é muito complexo e constituído de diversos ambientes e setores, alguns é possível ter acesso direto outros são muito profundos e rochosos tornando seu acesso limitado, devido a isso é preciso obter informações das partes mais profundas da terra através dos métodos de investigação, sismologia e comparação com meterioritos, esses estudos conseguem trazer informações sobre o planeta terra auxiliando na sua compreensão.


5) Como os professores devem ensinar as direções com o uso da bússola para os alunos?

1)      A aprendizagem por ciclos é um dos modelos mais conhecidos e com
maior efetividade para o ensino de ciências. A aprendizagem por ciclos
é atualmente dividida em cinco estágios: envolvimento, exploração,
explicação, elaboração e aprofundamento e avaliação. A fase de
exploração é um excelente momento para engajar os alunos em
investigação. Cite 3 atividades realizadas pelos alunos na fase de
exploração

Resposta: Nessa fase os alunos vão coletar evidências, dados, fazer anotações e organizar as in formações, compartilhar observações e fazer trabalho cooperativo. Nessa fase o professor pode designar papéis para cada aluno de um mesmo grupo, ou deixar os alunos escolherem seus papéis de acordo com seus pontos fortes e interesses. Os alunos podem assumir papéis como o de anotador, coletor de materiais, leitor ou coordenador do grupo.



2)Segundo o capítulo ‘ As Concepções epistemológicas do Professor, como um dos determinantes do processo ensino aprendizagem,  cite duas características da pedagogia relacional.

R: A pedagogia relacional tem como característica a construção o conhecimento. O professor defensor dessa pedagogia acredita que o aluno só aprenderá e construirá um novo conhecimento se agir sobre o material apresentado pelo professor, e esses materiais devem apresentar um problema que estimule o aluno a refletir e a investigar.



3)Considere o texto abaixo a respeito da avaliação no ensino de ciência coerentemente a concepção de conteúdos e aos objetivos propostos, a avaliação deve considerar o desenvolvimento das capacidades dos alunos em relação a aprendizagem de conceitos,de procedimentos e de atitudes. A partir do exposto pergunta-se como é a avaliação defendida pelos parâmetros nacionais para as ciências naturais.

R: A avaliação pode ser realizada ao  se solicitar que o aluno interprete algumas situações determinadas, cujo entendimento demanda os conceitos que estão sendo aprendidos, ou seja, que interpretem uma figura, um texto, um problema, etc. Essas situações tornam possível avaliar-se tanto a evolução conceitual quanto a aprendizagem de procedimentos, sendo que esse tipo de avaliação faz parte do processo ensino-aprendizagem.

4)Segundo a leitura do módulo Fundamentos Teóricos e Práticos do Ensino de Ciências, as ciências podem ser classificadas de duas formas diferentes:as naturais e as humanas,descreva a diferença entre elas, apontando pelo menos uma área de conhecimentos que pertencem a cada uma delas. Pag.22
R: Ciência naturais: estuda os fatos do mundo real, que podemos ver, sentir ou perceber por meio de aparelhos. Ex: calor, força. Ciências humanas: estuda os fatos relacionados à mente, aos conflitos humanos, à família, aos grupos sociais, à população.

2 comentários:

  1. Prova concluída com sucesso!!!
    Resultado final : 4.0
    FUNDAMENTOS TEÓRICOS DA LÍNGUA PORTUGUESA
    1. O sistema gráfico da língua portuguesa organiza-se sob

    o princípio alfabético.
    relações biunívocas.
    a articulação dos princípios alfabético e registro fixo dos vocábulos.
    o princípio do registro fixo dos vocábulos.

    2. Assinale a alternativa que se aplica à proposta de ensino de língua portuguesa.

    A correção do erro do aluno deve ser evitada, pois pode traumatizar o aluno.
    As quatro práticas de ensino da língua são: leitura, produção de texto, análise linguística e sistematização do código.
    O ditado e a cópia devem ser abolidos do ensino da língua.
    A reescrita do texto é uma estratégia muito complexa e não pode ser desenvolvida nas Séries Iniciais.

    3. As modalidades de leitura recomendadas no ensino da língua portuguesa são:

    leitura informativa; leitura de fruição; e leitura didática.
    situações de estudo de texto; leitura de fruição; leitura didática; e leitura lúdica.
    leitura de fruição; leitura de busca de informação; leitura de motivação para outra atividade didática; e situações de estudo de texto.
    leitura lúdica; leitura de fruição; leitura informativa; e leitura didática.

    4. Sobre a concepção inatista da linguagem, é correto afirmar que

    a linguagem integra organicamente vários elementos de origem histórico-social.
    essa concepção fundamenta-se na ideia de que os elementos constitutivos da realidade propriamente humana originam-se no processo de produção social da existência humana.
    concebe a linguagem não como um dado natural, mas como uma capacidade de interação dos homens com a natureza e a interação dos homens entre si.
    concebe a linguagem como um dado natural e uma capacidade inata não só dos homens mas também dos animais em geral, guardadas, evidentemente, as proporções de complexidade entre a linguagem de uns e de outros.

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  2. fundamentos do texto em lingua portuguesa.
    Apenas respostas CERTAS
    1. ASSINALE A ALTERNATIVA QUE SE APLICA À PROPOSTA DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA.

    As quatro práticas de ensino da língua são: leitura, produção de texto, análise lingüística e sistematização do código.
    2. ASSINALE A ALTERNATIVA QUE CONTÉM UMA INADEQUAÇÃO LEXICAL.

    As nossas preocupações, a nível de alfabetização, são muitas.
    3. LEIA:


    "Os tatu são bicho esquisito".

    Esse enunciado apresenta uma inadequação relacionada à:

    concordância
    4.] A LINGUAGEM ORAL:

    tem a audição como seu canal.




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