Pessoal ainda não foi feito o filtro das questões do jeito que recebi estou postando.
Estou atrasada e não cheguei nesta matéria.
Abraços
Fundamentos Teorícos e Práticos do Ensino de Ciências,
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1- A aprendizagem por ciclos é um dos modelos mais
conhecidos e com maior efetividade para o ensino de ciências. A aprendizagem
por ciclos é atualmente dividida em cinco estágios: envolvimento, exploração,
explicação, elaboração e aprofundamento e avaliação. A fase de exploração é um
excelente momento para engajar os alunos em investigação. Cite
três atividades realizadas pelos alunos na fase de exploração. Pg.203
R: Na fase da exploração, os alunos coletam evidências, dados, anotam e organizam as
informações obtidas, compartilham as
observações, fazendo assim um trabalho cooperativo, ajudando-os a construírem uma
experiência em comum enquanto investigam.
2-Um grande filósofo que teve grande influência para o
desenvolvimento da ciência foi Kant. Cite resumidamente alguma de suas ideias págs. 41 e 42
R: Kant analisa a razão como instrumento
de conhecimento e conclui que só conhecemos as aparências e fenômenos e não os
seres entre si, não podemos conhecer as coisas em si, somente as revestidas com
a nossa subjetividade.
3-Segundo o capítulo Parâmetros curriculares nacionais:
introdução descreva três elementos presentes na sua estrutura organizacional
pg. 69
R: 1- Os objetivos
gerais do Ensino Fundamental constituem referência principal para definição de
áreas e temas. 2- A avaliação nos PCNs é um elemento que visa favorecer a melhoria da qualidade da
aprendizagem, e não uma “arma” contra o aluno. 3- Os conteúdos são apresentados
como blocos no interior de cada área, e devem estar presentes em todo ensino
fundamental.
4- Considere a afirmação abaixo: A idéia do homem, como dono
da natureza ou senhor absoluto dela, foi reforçada durante muito tempo nas
escolas quando se ensinava a partir de uma concepção antropocêntrica, na qual o
ser humano esta no centro, numa posição de destaque em relação aos outros seres
vivos e, portanto, a natureza esta a seu dispor. Pergunta-se: Como é a prática
pedagógica, defendida no bloco temático Ambiente dos Parâmetros Curriculares
Nacionais para Ciências Naturais, para derrubar esta concepção antropocêntrica
de ensino?
R: A prática pedagógica defendida seria
voltada para a reconstrução da relação “ser humano versus natureza”, e ampliar
o conhecimento de como a natureza se comporta e como vida se processa. Nessa
nova concepção, o homem e a natureza dependem um do outro para sua
sobrevivência, devendo haver um respeito pelos bens naturais, para que nosso
planeta seja preservado.
5- No capítulo: Ensinado
assuntos controversos, a autora afirma que não existe uma “verdade científica”,
pois a ciência é uma produção humana e, portanto, sujeito a equívocos,
distorções e fragilidades típicas do ser humano em sua busca de novos
conhecimentos. Mais adiante, a autora comenta que há alguns assuntos da ciência
contemporânea que são bastante polêmicos, e que é imprescindível ao professor
que, mais que conhecer estes temas, seja capaz de propor uma discussão de forma
eficaz em sala de aula. Cite três temas polêmicos da ciência contemporânea
mencionadas pela autora. Pg. 231
R: Terapia congênita,
aborto e evolução, alimentos geneticamente transformados e uso de
células-tronco embrionárias.
6-Cite duas características do conhecimento científico,
segundo a leitura do módulo Fund. Teórico e Prático Ciências. Pg. 12
R: Uma característica do conhecimento científico
é que ele é analítico, pois quando estuda um fato, a ciência o decompõe em
partes para depois reconstruí-lo (análise e síntese) e outra característica é
que requer exatidão e clareza, não se eximindo obviamente de algum erro ou
inexatidão.
7- O planeta Terra tem um
raio de quase 6.400 km,
no entanto as escavações e sondagens mais profundas chegaram ao máximo a 13 km. Para se obter
informações do interior inacessível do planeta, os pesquisadores utilizam
métodos indiretos de investigação: sismologia e a comparação com meteoritos.
Explique, de forma breve como estes métodos indiretos auxiliam na compreensão
do planeta terra. Pg. 319
R: A sismologia
é o estudo do comportamento das ondas sísmicas ao atravessar as diversas partes
internas do planeta. Essas ondas elásticas propagam-se gerando deformações,
sendo gerados por explosões artificiais e, sobretudo, pelos terremotos. As
ondas sísmicas mudam de velocidade e de direção e das características do meio
atravessado. As informações sobre a velocidade das ondas sísmicas no interior
da terra permitiram reconhecer 3 camadas principais crosta, manto e núcleo tem
seus estado físico, temperatura, pressão e espessura.
8-Segundo o módulo Fund. Teórico e Prático de Ciências, o
filósofo Francis Bacon propunha uma forma específica para o estudo da natureza.
Qual era esta forma? pg. 41
R: Bacon propunha o método indutivo como
sendo o único pelo qual se pode conhecer natureza e fazer a ciência progredir.
Aconselhou a observação e a experimentação para o estudo da natureza e
menosprezou a dedução como forma valida de raciocínio, inclusive nas ciências.
9-Descreva sucintamente o que são leis científicas. Pg. 29
R: Leis científicas são enunciadas universais que devem ser suscetíveis de
reformulação ou refutação.
10- Explique o que é solo, e por que é importante ensinar
sobre ele.
R: O solo, também chamado de terra, é a
camada superficial da crosta terrestre, sendo formado basicamente por
aglomerados minerais e matéria orgânica proveniente da decomposição de animais e plantas. É importante
ensinar sobre ele para que as crianças aprendam desde cedo
as condições primordiais para sua
proteção e conservação.
11- Considere a afirmação abaixo:
Um problema que
existe, ainda hoje, em muitas salas de aula, é um ensino dicotomizado entre a
ciência do quadro-de-giz (meramente reprodutiva, preocupado com a memorização
de conceitos científicos) e a “ciência” do cotidiano do aluno (mais próxima do
aluno e usada por ele para explicar a realidade). Que proposta para o ensino de
Ciências Naturais os Parâmetros Curriculares Nacionais trazem para superar este
ensino dicotomizado? Pg. 76
R: Para superar o ensino dicotomizado, os
PCN propõem um conhecimento que colabora para a compreensão do mundo e suas
transformações, reconhecendo o ser humano como parte do universo e como
individuo, contribuindo para a ampliação das explicações acerca dos fenômenos
da natureza, no modo de intervir na natureza, em como utilizar seus recursos, e
para a reflexão sobre questões éticas implícitas nas relações entre ciência,
sociedade e tecnologia.
12- Cite 02 características do conhecimento teológico,
segundo a leitura do módulo fundamentos
teológicos e praticas do ensino de Ciências. Pg. 11
R: O conhecimento teológico apresenta
respostas para questões que o homem não pode responder e é constituído por
conhecimentos originários da aceitação, pelos homens, dos dados da revelação
divina, da fé.
13-Segundo o capítulo ‘ As Concepções epistemológicas do
Professor, como um dos determinantes do processo ensino aprendizagem, cite duas características da pedagogia
relacional.
R: A pedagogia relacional tem como
característica a construção o conhecimento. O professor defensor dessa
pedagogia acredita que o aluno só aprenderá e construirá um novo conhecimento
se agir sobre o material apresentado pelo professor, e esses materiais devem
apresentar um problema que estimule o aluno a refletir e a investigar.
14-Considere o texto abaixo a respeito da avaliação no
ensino de ciência coerentemente a concepção de conteúdos e aos objetivos
propostos, a avaliação deve considerar o desenvolvimento das capacidades dos
alunos em relação a aprendizagem de conceitos,de procedimentos e de atitudes. A
partir do exposto pergunta-se como é a avaliação defendida pelos parâmetros
nacionais para as ciências naturais.
R: A avaliação pode ser realizada ao se
solicitar que o aluno interprete algumas situações determinadas, cujo
entendimento demanda os conceitos que estão sendo aprendidos, ou seja, que
interpretem uma figura, um texto, um problema, etc. Essas situações tornam
possível avaliar-se tanto a evolução conceitual quanto a aprendizagem de
procedimentos, sendo que esse tipo de avaliação faz parte do processo
ensino-aprendizagem.
15-Segundo a leitura do módulo, Fundamentos Teóricos e
Práticos do Ensino de Ciências, as ciências podem ser classificadas de duas
formas diferentes: as naturais e as humanas descreva a diferença entre elas,
apontando pelo menos uma área de conhecimentos que pertencem a cada uma delas.
Pag.22
R: Ciências naturais: estuda os fatos do
mundo real, que podemos ver sentir ou perceber por meio de aparelhos. Ex:
calor, força. Ciências humanas:
estuda os fatos relacionados à mente, aos conflitos humanos, à família, aos
grupos sociais, à população.
16-Considere o texto abaixo: A investigação é uma importante
estratégia no ensino de ciências. Ela é uma atividade multifacetada, que envolve observar,
perguntar, examinar livros e outras fontes de informação para ver o que já
conhecido, planejar investigações revendo o que já sabe de luz de evidências
usando ferramentas, para analisar e interpretar dados, propor respostas,
explicações, previsões e finalmente comunicar os resultados. Considerando que a
habilidade e competência do professor são imprescindíveis nas aulas como
investigação, cite três características que o professor precisa ter.
Pag. 170
R: - Investigação - fazer perguntas que
requeiram habilidade de raciocínio -
esperar o aluno responder e não o interromper no meio da resposta - agradecer a contribuição dos alunos,
fazendo reforço positivo às respostas
1) Dê
duas características da pedagogia relacional?
Na
pedagogia relacional o professor acredita que tudo que o aluno construir em sua
vida serve de patamar para construir o conhecimento, isso significa que a
aprendizagem se dá pela construção, ou seja, construtivismo.
Na
pedagogia relacional o professor não tem o papel de autoritarismo, ao
contrario, aluno e professor constroem o conhecimento juntos, isso não
significa que não há regras na sala, as regras existem, mas com o objetivo de
construir uma disciplina intelectual e possibilitar uma boa convivência que
ajude a formar o ambiente ideal para a aprendizagem.
2) O
que o professor precisa ter nas aulas de investigação?
Os
professores precisam preparar o ambiente para que a aula de investigação ocorra
de uma forma com que os alunos se sintam estimulados para aprender, o professor
precisa pensar em estratégias para usar nessas aulas a fim de ajudar no
aprendizado do aluno.
O
professor deve planejar sua aula com antecedência pensando em atender as
necessidades de seus alunos, vendo o que eles já sabem e até onde pode ir
naquela aula para que todos tirem o devido proveito. O professor também deve
levar em conta a opinião dos alunos, e propiciar discussões sobre o assunto
abordado para provocar o raciocínio, nesse tipo de aula o professor deve estar
acessível aos alunos circulando pela sala para que todos tenham acesso a ele.
3)
Quais são as diferenças de ciências naturais e ciências humanas? Dê exemplos
Ciências
naturais é aquela que estuda os fatos do mundo real, que podemos ver, sentir ou
pelo menos perceber indiretamente ou por meio de aparelhos, como o calor que
podemos sentir, um objeto visível como uma cadeira que podemos apalpar. Exemplo
de ciências naturais são os estudos de Biologia ou Física
Ciências
Humanas é aquela que estuda os fatos da mente e os conflitos como família,
população e estudos dos grupos sociais. Exemplo que ciências humanas são os
estudos de Psicologia e História.
4) Como
métodos de investigação, sismologia e comparação com meteoritos auxiliam na
compreensão do planeta terra. Explique de forma breve – Pag 319 (estou em
dúvida)
O
planeta terra é muito complexo e constituído de diversos ambientes e setores,
alguns é possível ter acesso direto outros são muito profundos e rochosos
tornando seu acesso limitado, devido a isso é preciso obter informações das
partes mais profundas da terra através dos métodos de investigação, sismologia
e comparação com meterioritos, esses estudos conseguem trazer informações sobre
o planeta terra auxiliando na sua compreensão.
5) Como
os professores devem ensinar as direções com o uso da bússola para os alunos?
1)
A aprendizagem
por ciclos é um dos modelos mais conhecidos e com
maior efetividade para o ensino de ciências. A aprendizagem por ciclos
é atualmente dividida em cinco estágios: envolvimento, exploração,
explicação, elaboração e aprofundamento e avaliação. A fase de
exploração é um excelente momento para engajar os alunos em
investigação. Cite 3 atividades realizadas pelos alunos na fase de
exploração
maior efetividade para o ensino de ciências. A aprendizagem por ciclos
é atualmente dividida em cinco estágios: envolvimento, exploração,
explicação, elaboração e aprofundamento e avaliação. A fase de
exploração é um excelente momento para engajar os alunos em
investigação. Cite 3 atividades realizadas pelos alunos na fase de
exploração
Resposta: Nessa fase
os alunos vão coletar evidências, dados, fazer anotações e organizar as in
formações, compartilhar observações e fazer trabalho cooperativo. Nessa fase o
professor pode designar papéis para cada aluno de um mesmo grupo, ou deixar os
alunos escolherem seus papéis de acordo com seus pontos fortes e interesses. Os
alunos podem assumir papéis como o de anotador, coletor de materiais, leitor ou
coordenador do grupo.
2)Segundo o capítulo ‘ As Concepções epistemológicas
do Professor, como um dos determinantes do processo ensino aprendizagem, cite duas características da pedagogia
relacional.
R: A pedagogia
relacional tem como característica a construção o conhecimento. O professor
defensor dessa pedagogia acredita que o aluno só aprenderá e construirá um novo
conhecimento se agir sobre o material apresentado pelo professor, e esses
materiais devem apresentar um problema que estimule o aluno a refletir e a
investigar.
3)Considere o texto abaixo a respeito da avaliação no
ensino de ciência coerentemente a concepção de conteúdos e aos objetivos
propostos, a avaliação deve considerar o desenvolvimento das capacidades dos
alunos em relação a aprendizagem de conceitos,de procedimentos e de atitudes. A
partir do exposto pergunta-se como é a avaliação defendida pelos parâmetros
nacionais para as ciências naturais.
R: A avaliação
pode ser realizada ao se solicitar
que o aluno interprete algumas situações determinadas, cujo entendimento
demanda os conceitos que estão sendo aprendidos, ou seja, que interpretem uma
figura, um texto, um problema, etc. Essas situações tornam possível avaliar-se
tanto a evolução conceitual quanto a aprendizagem de procedimentos, sendo que
esse tipo de avaliação faz parte do processo ensino-aprendizagem.
4)Segundo a leitura do módulo Fundamentos Teóricos e
Práticos do Ensino de Ciências, as ciências podem ser classificadas de duas
formas diferentes:as naturais e as humanas,descreva a diferença entre elas,
apontando pelo menos uma área de conhecimentos que pertencem a cada uma delas.
Pag.22
R: Ciência
naturais: estuda os fatos do mundo real, que podemos ver, sentir ou
perceber por meio de aparelhos. Ex: calor, força. Ciências humanas: estuda os fatos relacionados à mente, aos
conflitos humanos, à família, aos grupos sociais, à população.
Prova concluída com sucesso!!!
ResponderExcluirResultado final : 4.0
FUNDAMENTOS TEÓRICOS DA LÍNGUA PORTUGUESA
1. O sistema gráfico da língua portuguesa organiza-se sob
o princípio alfabético.
relações biunívocas.
a articulação dos princípios alfabético e registro fixo dos vocábulos.
o princípio do registro fixo dos vocábulos.
2. Assinale a alternativa que se aplica à proposta de ensino de língua portuguesa.
A correção do erro do aluno deve ser evitada, pois pode traumatizar o aluno.
As quatro práticas de ensino da língua são: leitura, produção de texto, análise linguística e sistematização do código.
O ditado e a cópia devem ser abolidos do ensino da língua.
A reescrita do texto é uma estratégia muito complexa e não pode ser desenvolvida nas Séries Iniciais.
3. As modalidades de leitura recomendadas no ensino da língua portuguesa são:
leitura informativa; leitura de fruição; e leitura didática.
situações de estudo de texto; leitura de fruição; leitura didática; e leitura lúdica.
leitura de fruição; leitura de busca de informação; leitura de motivação para outra atividade didática; e situações de estudo de texto.
leitura lúdica; leitura de fruição; leitura informativa; e leitura didática.
4. Sobre a concepção inatista da linguagem, é correto afirmar que
a linguagem integra organicamente vários elementos de origem histórico-social.
essa concepção fundamenta-se na ideia de que os elementos constitutivos da realidade propriamente humana originam-se no processo de produção social da existência humana.
concebe a linguagem não como um dado natural, mas como uma capacidade de interação dos homens com a natureza e a interação dos homens entre si.
concebe a linguagem como um dado natural e uma capacidade inata não só dos homens mas também dos animais em geral, guardadas, evidentemente, as proporções de complexidade entre a linguagem de uns e de outros.
fundamentos do texto em lingua portuguesa.
ResponderExcluirApenas respostas CERTAS
1. ASSINALE A ALTERNATIVA QUE SE APLICA À PROPOSTA DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA.
As quatro práticas de ensino da língua são: leitura, produção de texto, análise lingüística e sistematização do código.
2. ASSINALE A ALTERNATIVA QUE CONTÉM UMA INADEQUAÇÃO LEXICAL.
As nossas preocupações, a nível de alfabetização, são muitas.
3. LEIA:
"Os tatu são bicho esquisito".
Esse enunciado apresenta uma inadequação relacionada à:
concordância
4.] A LINGUAGEM ORAL:
tem a audição como seu canal.