Boa Tarde,
Hoje passei o feriado praticamente todo aqui no blog
e estudando esta matéria, segue o questionário que revisei
com as questões da apostila, gmail e enviadas a mim diretamente
por meu e-mail aqui do blog.
Sendo assim, caso alguém tenha as respostas das questões que faltaram
por favor me enviar no e-mail: rmaschetti@gmail.com.
E questões inéditas também
É isso pessoal, bom restinho de feriado e bons estudos.
Att
Raquel Maschetti
N1-
Jogos, brinquedo e
brincadeiras
A participação das crianças no cuidado e manutenção dos brinquedos e
jogos é fundamental para o sucesso da brincadeira. Elas, sempre que possível,
devem ser estimuladas a guardar, limpar e consertar jogos e brinquedos. Justifique
essa afirmação. [QUESTÃO DA APOSTILA]
As crianças imitam o
comportamento dos adultos e quando estes têm a oportunidade de mostrar por
seus atos a importância que dão ao brincar, certamente contribuirão para a
formação de cidadão engajados, críticos e cooperativos. As crianças devem ser
estimuladas a verificar se os brinquedos estão em boas condições e avisar os
profissionais, caso haja alguma irregularidade ou problema com os brinquedos
e com o ambiente. Nas situações de manutenção, o encontro entre crianças de
diferentes faixas etárias pode promover troca de experiência. É preciso
ensinar as crianças desde pequenas a guardar seus brinquedos nos lugares
apropriados e a terem cuidado com as crianças menores. Para os autores do
guia de brinquedos, as crianças devem ser orientadas também em casa por seus
pais. Explique-lhes que além de não se perderem, pode-se evitar que caiam nas
mãos dos irmãozinhos menores, que podem se machucar com brinquedos desenhados
para mais velhos. Isso criará também um senso de responsabilidade. Convide
outros parceiros e a família da criança para participar da manutenção,
cuidado e atualização do acervo. As crianças certamente ganharão não só na
qualidade do espaço, mas principalmente na qualidade das relações pessoais.
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Afinal a criança aprende brincando? Responda
esta pergunta baseando se no pensamento de Brougere. Pag. 63*
R: Para Brougère, o
jogo contribui de forma na aprendizagem, pois os alunos aprendem melhor
divertindo-se, devendo então o educador aproveitar-se disso em doses
limitadas para chegar ao aprendizado real.
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As brinquedotecas são espaços organizados
intencionalmente compostos por cantos temáticos e uma
diversidade de objetos,materiais e brinquedos onde a
criança e seus pares possam desenvolver, criar,
participar, de uma infinidade de brincadeiras. Enumere uma
lista de cantinhos comuns que compõe uma
brinquedoteca. Pag. 105 *
R: Cantinho do faz de
conta, canto de leitura, canto das invenções, teatrinho, sucatoteca, mesa de
atividades, estante com brinquedos, acervo, oficina e quadro de comunicações
As brinquedotecas são
espaços organizados intencionalmente compostos por cantos temáticos e uma
diversidade de objetos, materiais e brinquedos onde a criança e seus pares
possam desenvolver, criar, participar de uma infinidade de brincadeiras.
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As brinquedotecas são espaços organizados intencionalmente,
compostos por cantos temáticos e uma diversidade de objetos, materiais e
brinquedos onde a criança e seus pares possam desenvolver, criar, participar
de uma infinidade de brincadeiras. enumere uma lista dos cantinhos mais
comuns que compõe uma brinquedoteca.
R: Brinquedoteca é um espaço prepatado para estimular a criança a brincar, com uma grande variedade de brinquedos num ambiente lúdico; Existindo preferencialmente neste espaço os seguintes itens: Canto do faz de conta; Canto da Leitura; Cantos das Invenções; Sucatoteca, Mesa de atividades e estantes com brinquedos. |
Cite alguns exemplos de brinquedos, adequando-os para as seguintes
faixas etárias: bebês, pré-escolares, escolares e pré-adolescentes. [QUESTÃO DA APOSTILA].
Para os bebês,
brinquedos e objetos que estimulem suas aptidões sensoriais, que possam ser
higienizados com facilidade, que não soltem fapos ou pequenos pedaços, que se
forem de tecido devem estar frmemente costurados e ainda que não sejam
pontiagudos, porque uma das principais características dos bebês está no fato
de levarem à boca tudo o que for possível alcançar.
Quando um bebê já consegue sentar-se, os
melhores brinquedos são aqueles que possam ser empilhados ou encaixados uns
dentro dos outros, de fácil manuseio como as argolas, caixas, potes, livros
com ilustrações de objetos familiares etc.
Os brinquedos de empurrar ou puxar
(carrinhos, vagões, bichos com rodinhas) são muito divertidos e estimulantes
para as crianças que começam a engatinhar ou a caminhar. Para as crianças em
idade pré-escolar, as fantasias, miniaturas, panelinhas, bonecas, carrinhos,
aviões, trens, barcos, bicicletas,
jogos com regras mais
elaboradas como jogos de memória, jogos de palavras, jogos de construção,
quebra-cabeças com maior número de peças, livros para colorir e jogos
eletrônicos
Na idade escolar, os jogos de regras,
super-heróis e personagens de tramas variadas, as experiências científica, a
moda, (confeccionar roupinhas para vestir bonecas), as coleções e
hobbies servem como
instrumento para explorar o mundo.
Os jogos tradicionais, eletrônicos e de
tabuleiro, os esportes de salão, e os brinquedos de armar, colaboram no
aprendizado das normas sociais.
O desenvolvimento motor amplo e o equilíbrio
são favorecidos por atividades físicas mediadas pelos patins, bicicletas de
duas rodas, patinetes, pernas de pau, corda, entre outros.
Após os nove anos as crianças passam a
interessar-se por jogos de mágica e kits ligados à ciência, jogos de
tabuleiros, de cartas, pebolim, bilhar e os vídeo games.
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Cite pelo menos cinco indicações de cuidados da Secretaria de Estado
da Saúde para a compra de brinquedos para crianças. [QUESTÃO DA APOSTILA]
a) Brinquedos com
ruídos excessivos podem causar sérios danos à audição.
b) Evite
brinquedos com formas e cheiros que imitem alimentos; as crianças tendem a
engoli- lo
c) Atenção aos
brinquedos que possuem partes cortantes ou pontiagudas, que podem ocasionar
ferimentos
d) Em hipótese
alguma adquira brinquedos compostos por substâncias tóxicas ou de fácil
combustão.
e) Verifique prazo
de validade e condições de garantia do brinquedo. Brinquedos têm, sim, prazo
de
validade.
f) Atenção
aos brinquedos que possam levar a sufocamento (cordas, balões ou peças muito
pequenas). g) Adquira o brinquedo de acordo com a faixa etária ou
idade do seu filho. Por lei, os fabricantes devem transmitir essa informação
no
rótulo.
h) Verifique
se a embalagem do brinquedo possui informações sobre o fabricante (nome,
CNPJ,
endereço).
i) Evite
brinquedos que possam ocasionar choque elétrico. Os brinquedos devem conter
selo de segurança fornecido pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia,
Normalização e Qualidade Industrial).
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Classificação de Jogos e Brinquedos Classificação ICCP André Michelet
As classificações de
jogos e brinquedos são tão numerosas que seria impossível e mesmo
desnecessário citá-las todas. No entanto, elas podem ser agrupadas em
diversas categorias que foram surgindo freqüentemente Ter no decorrer da
evolução das diversas concepções do brincar, várias delas subsistindo e se
superpondo.
Assim, vamos
observar: Classificações etnológicas ou sociológicas que analisam os
brinquedos em função do papel que lhes é atribuído (ou que a classificação
lhes atribui) nas diversas sociedades;
Classificações
filogenéticas que analisam os brinquedos em função da evolução da humanidade,
evolução esta reproduzida pela criança em seus jogos;
Classificações
psicológicas que se fundamentam na explicação do desenvolvimento da criança e
em função das quais se estabelece uma hierarquia dos jogos; e Classificações
pedagógicas que distribuem os brinquedos segundo diferentes aspectos e opções
dos métodos educativos.
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Comente sobre o jogo de construção.
R: Os jogos de construção destinam-se ao livre manuseio de pequenas
peças para qual a criança, componha o seu mundo imaginário, possibilitando o
enriquecimento da criatividade e experiência
sensorial, desenvolvendo a capacidade cognitiva e de manipulação, ampliando a
capacidade da criança.
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Como deve ser feita a mediação nos jogos e brincadeiras? Quais as suas
características? [QUESTÃO DA APOSTILA]
Compete a esse
profissional, entendido como pessoa mais experiente, dar oportunidade para
quem brinca e joga de usufruir o tempo e do espaço de maneira autônoma, livre
e criativa. Esses mediadores devem participar desses ambientes de forma
ativa, colaborativa e reflexiva, tanto durante a atividade em si como também
na sua preparação. Devem também encorajar as crianças a brincar,
oferecendo-lhes oportunidades para participar de jogos, criar, explorar,
descobrir e, algumas vezes, enfrentar riscos, divertir-se e fazer muitas
coisas diferentes sozinhas ou com outras. Essa pessoa deve ser sensível ao
direito de a criança brincar, independente de sua faixa etária; deve buscar
uma formação mais específica, aliando esse conhecimento à sua prática, num
processo dialético, adaptando as transformações culturais e as tradições que
compõem o repertório dos jogos trazidos pelas crianças, aprendidos com suas
famílias.
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Como deve ser o cantinho de leitura?
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Como devemos proceder na escolha brinquedos?
Em primeiro lugar é
preciso pensar no público-alvo que usufruirá desses objetos. Estes devem ser
adequados às crianças e não o contrário. Eles devem ser atraentes o
suficiente para motivar o brincante, provocá-lo, agradá-lo, desafiá-lo. Podem
ser industrializados ou não, desde que se preste para a função de brincar.
Podem ser elementos da natureza, objetos artesanais, industrializados,
simples ou sofisticados, que nos aparecem em diversos contextos. Tais
objetos, transformados em brinquedos pelas crianças, ao mesmo tempo em que
estimulam a brincadeira, desenvolvem a inteligência e refletem padrões
sociais.
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Como Huizinga refere-se ao jogo?
R: Huizinga se refere
ao jogo como um elemento da cultura, identificando características
relacionadas a aspectos sociais. Para ele, o jogo não é material e tão pouco
racional.
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Como Jean Piaget pensa a criatividade?pg 17
A relação ativa da
criança com o mundo a sua volta e com os outros é o ponto de
partida para o desenvolvimento da criatividade autonomia. A interação da
criança com este mundo que a rodeia permite que ela desenvolva sua
imaginação e criatividade, na medida em que possibilita que ela
formule perguntas, busque respostas, descubra e construa o
conhecimento. E esta relação é também, segundo Piaget, pressuposto
básico para o desenvolvimento do indivíduo autônomo, tanto moral, quanto
cognitivamente, na medida em que permite que a criança se desloque de sua
própria perspectiva, colocando-se na perspectiva dos outros e percebendo
a existência de vários pontos de vista e da necessidade de
troca e cooperação.
A possibilidade de
agirmos de modo autônomo, segundo Piaget,
pressupõe desenvolvimento e aquisição de conhecimentos,
atividades cooperativas, descentração e entendimento dos pontos de
vista de outros sujeitos, o que significa que tais atitudes são adquiridas
através da experiência com os outros sujeitos e da relação dos
sujeitos com o mundo a sua volta.
A criança, para Piaget,
não é "um ser passivo cujo cérebro deve ser preenchido, mas um ser
ativo, cuja pesquisa espontânea necessita de alimento". Esta idéia
vem ao encontro da idéia de cooperação, na medida em que o trabalho em
grupo e a pesquisa são atividades que permitem
colaboração e troca. Recepção passiva de informações, memorização
de dados, cópias de atividades são atividades que isolam intelectualmente os
alunos.
A cooperação pode ser
considerada como atividade efetivamente criadora, na medida em que ela é
condição indispensável para a constituição plena da razão.
Imaginação e criatividade,
portanto, não são instâncias circunscritas apenas ao trabalho artístico. São
fundamentos do desenvolvimento do homem completo. São pressupostos para a
ação do homem sobre o mundo e para a análise, construção e modificação
das coisas que o rodeiam
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Como organizar espaços de brincar? [QUESTÃO DA APOSTILA]
Podemos construir
cantos temáticos e uma diversidade de objetos, materiais e brinquedos onde a
criança e seus pares possam desenvolver criar, participar de uma infinidade
de brincadeiras. Não há uma receita do que uma brinquedoteca deve ou não deve
ter. Sua criação e existência estão diretamente ligadas ao grupo ao qual
pertença e a sua finalidade. Esse lugar mágico onde acontece a brincadeira
pode ser grande ou pequeno, uma sala ou uma caixa. O que importa é que é
nesse “lugar” que a imaginação acontece. Evidentemente, quando a criança fica
mais velha, esse “lugar”, muda suas características e assume outras, como uma
mesa, ou, e mais frequentemente, um computador e até um telefone celular. De
qualquer maneira, esses últimos têm o mesmo objetivo: o de “transportar” o
brincante para um “espaço” diferente do seu cotidiano. Devem ser construídos
de maneira participativa e colaborativa com as crianças e demais parceiros do
brincar.
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Como podemos propor aprendizagens usando jogos? [QUESTÃO DA APOSTILA]
O jogo é muito
importante em sala de aula, promove a aprendizagem, seja ela informal ou
formal. O jogo, o brincar e a brincadeira acontecem dentro e fora da escola,
quando propomos um jogo, alem do objetivos cognitivos a serem alcançados, esperamos que
as crianças sejam capazes de respeitar limites, socializar, criar e explorar
a criatividade, interagir aprender e pesquisar.
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Como pudemos verificar o jogo, o brinquedo e a brincadeira estão
presentes no cotidiano da humanidade desde os primórdios. Quais foram os
jogos, brinquedos e brincadeiras com os quais você mais brincou e que
atualmente você não encontra mais no cotidiano das crianças com as quais
convive?
O objetivo da questão é
levar o aluno a relembrar a infância e tomar contato com sua criança
interior, relembrando a alegria, a descontração, as regras e combinados, e
verificar quantas oportunidades as crianças da atualidade perderam, tendo em
vista a urbanização, a violência e também o apelo da mídia.
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Como pudemos verificar, o
jogo, o brinquedo e a brincadeira estão presentes no cotidiano da humanindade [QUESTÃO
DA APOSTILA]
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Como pudemos verificar, o jogo, o brinquedo e a brincadeira estão
presentes no cotidiano da humanidade desde os primórdios. Quais foram os
jogos, brinquedos e brincadeiras com os quais você mais brincou e que
atualmente você não encontra mais no cotidiano das crianças com as quais
convive? [QUESTÃO DA APOSTILA]
O objetivo da questão é
levar o aluno a relembrar a infância e tomar contato com sua criança
interior, relembrando a alegria, a descontração, as regras e combinados, e verifcar quantas
oportunidades as crianças da atualidade perderam, tendo em vista a
urbanização, a violência e também o apelo da mídia.
|
De que forma nós, educadores e familiares, podemos garantir os
direitos básicos e melhor qualidade de vida para as crianças? [QUESTÃO DA APOSTILA]
Entendendo que a
criança é alguém hoje ativa, capaz, criativa e inteligente, não podemos
considerar que todas essas mazelas não as atinjam direta ou indiretamente.
Devemos ser sensíveis ao direito de a criança brincar, independente de sua
faixa etária; buscar uma formação mais específica, aliando esse conhecimento
à sua prática, num processo dialético, adaptando as transformações culturais
e as tradições que compõem o repertório dos jogos trazidos pelas crianças,
aprendidos com suas famílias. Na escola, torná-la melhor ainda, participando
e organizando ambientes motivadores, escolhendo e adquirindo materiais,
objetos, brinquedos e jogos interessantes para brincar com qualidade.
Apropriarmo-nos de espaços públicos como ruas, praças, parques e clubes,
chamando amigos e vizinhos e mobilizando-os para buscar maiores informações
de outras experiências como ruas de lazer, brinquedotecas em hospitais,
brinquedotecas fixas e itinerantes, contatar os representantes públicos
locais (prefeitos, vereadores, administradores, conselheiros tutelares etc.)
para implantá-la.
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Definir o conceito dos termos jogos, brinquedos
e brincadeiras é uma tarefa de grande complexidade
dada a grande abrangência e significado da
palavra jogo. Escreva sobre o conceito de jogo
baseando se no conceito de Carneiro (2003) e em
suas palavras. Pg 11
R: Segundo o conceito
de Carneiro, a palavra jogo vem do latim, se significa movimentos rápidos,
sendo mais tarde incorporado pela língua romena, referindo-se também aos
ritos de iniciação e jogos de azar, e finalmente passaram a indicar
movimento, futilidade e ligeireza.
|
Definir o conceito dos termos jogos, brinquedos e
brincadeiras é uma tarefa de grande complexidade dada a
grande abrangência e significado da palavra jogo. escreva uma
reflexão sobre o conceito de jogo,
baseando se no conceito de Carneiro (2003) e em suas
palavras.
Pg 11
R: Segundo o conceito de
Carneiro, a palavra jogo vem do latim, se significa movimentos rápidos, sendo
mais tarde incorporado pela língua romena, referindo-se também aos ritos de
iniciação e jogos de azar, e finalmente passaram a indicar movimento,
futilidade e ligeireza.
|
Discorra brevemente sobre cada um dos tipos de jogos. [QUESTÃO DA APOSTILA]
Jogos tradicionais:
manifestação cultural ligada à transmissão oral, folclore, cultura popular,
assumindo características de anonimato, conservação e universalidade, cujas
origens, apesar de serem desconhecidas, permanecem no universo infantil
Jogo simbólico ou de faz de conta: na
brincadeira de faz de conta, o imaginário infantil é concretizado na
transformação de materiais disponíveis na natureza, para a imitação do
cotidiano social, na expressão da criatividade dos protagonistas do ato
lúdico.
Jogos de construção: os jogos de
construção têm sua origem nos dons de Froebel, e destinam-se ao livre
manuseio e combinação de pequenas peças para a composição do mundo imaginário
da criança.
Jogos de regras: por meio do jogo a
criança internaliza regras que são construídas por ela ou por seus parceiros
jogadores. Nesse tipo de jogo a criança encontra soluções para os conflitos
que lhe são impostos na vida real.
Jogos cooperativos: os jogos cooperativos
correspondem a uma nova modalidade de jogo que surgiu da necessidade de
redução da quantidade dos jogos competitivos nas aulas de educação física e
que reforçam a ideia equivocada de que o aluno precisa aprender a competir
para sobreviver às
adversidades sociais,
políticas e econômicas da vida lutando contra seus pares. São utilizados para
estimular a participação dos alunos e a cooperação intragrupal entre as
equipes, pretendendo transformar a competição em cooperação a fim de que as
equipes envolvidas possam alcançar um
objetivo comum.
|
Discorra sobre importância de Froebel para a utilização do jogo na
educação. [QUESTÃO DA APOSTILA].
Froebel foi o criador
dos Kindergarten (Jardim de Infância).
Para esse estudioso, brincar ou jogar são ações caracterizadas pela liberdade
e espontaneidade das crianças. Em sua teoria, essas características são muito
importantes para o desenvolvimento infantil.
Na pedagogia de Froebel, o brincar livre e
espontâneo, em contato com a natureza, conjugando a utilização de materiais
como bolas, cilindro e cubos, denominados como dons, além de possibilitarem
atividades de
manipulação, percepção sensorial e linguagem, seriam os recursos necessários
para a
aquisição de
conhecimento.
Para Froebel, os brinquedos possuíam a
característica intencional de contribuir para a formação das qualidades
morais, por meio do uso das histórias, mitos, lendas, contos de fadas e
fábulas. Portanto, era importante inserir as brincadeiras simbólicas como
forma de cultura da infância, ou seja, mães e
crianças deveriam
brincar juntas para que a criança, ao aprender as brincadeiras comuns,
pudesse compartilhar com outras crianças e usar os materiais de construção
(brinquedos de construção) em atividades dirigidas pelos adultos.
Os Jardins de Infância ganharam o mundo,
inclusive o Brasil, na Escola Caetano de Campos em São Paulo, onde educadores
como Zalina Rolim (1869-1961) utilizava jogos e brincadeiras traduzidas de
obras alemãs e inglesas, com temáticas como estações do ano, moinhos de
vento, fores, e outras que
levavam as crianças a
movimentarem-se de acordo com o tema da música.
Muitas das técnicas utilizadas até hoje em
Educação Infantil são baseadas nas criações de Froebel. Para ele, por meio
das brincadeiras as crianças representam o mundo com a finalidade de
entendê-lo, e não só por diversão. Froebel também deixa como legado aos
educadores a importância da observação das crianças enquanto estão em
atividades com jogos e brinquedos.
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Discorra sobre o jogo tradicional. *
R: O jogo tradicional é
aquele que apresenta-se como manifestação cultural, estando sempre em
transformação. Geralmente acontecem livremente, fora do ambiente escolar, o
que dificulta a sua transmissão. Ex: Amarelinha, pião, cantigas de roda, jogo
cinco Marias, etc.
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Discorra sobre o jogo cooperativo.
R: O jogo cooperativo
estimula a participação dos alunos e a cooperação, onde o participante
aprende a se colocar no lugar do outro, a fim de que possam alcançar um
objetivo comum. O importante não é ganhar ou perder, e sim participar,
ganhando confiança em si e no outro, aceitando-o como ele é.
Jogos cooperativos são
dinâmicas de grupo que têm por objetivo, em primeiro lugar, despertar a
consciência de cooperação, isto é, mostrar que a cooperação é uma alternativa
possível e saudável no campo das relações sociais; em segundo lugar, promover
efetivamente a cooperação entre as pessoas, na exata medida em que os jogos
são, eles próprios, experiências cooperativas.”
No jogo cooperativo,
aprende-se a considerar o outro que joga como um parceiro, um solidário, e
não mais como o temível adversário. A pessoa quando joga aprende a se colocar
no lugar do outro, priorizando sempre os interesses coletivos.
São jogos para unir
pessoas, e reforçar a confiança em si mesmo e nos outros que jogam. As
pessoas podem participar autenticamente, pois ganhar ou perder são apenas
referências para um continuo aperfeiçoamento pessoal e coletivo.
Os jogos cooperativos
resultam numa vontade de continuar jogando, e aceitar todos como são
verdadeiramente, pois as pessoas estão mais livres para se divertir.
Jogar cooperativamente
é re-aprender a conviver consigo mesmo e com as outras pessoas.
O jogo cooperativo
serve para nos libertar da competição, seu objetivo maior é a participação de
todos por uma meta comum. A agressão física é totalmente eliminada, cada
participante estabelece seu próprio ritmo, todos se enxergam como importantes
e necessários dentro do grupo. Aumentando a confiança e auto – estima
Tentamos superar
desafios ou obstáculos, sempre com alegria e motivação.
Os padrões de
comportamentos fluem dos valores que adquirimos enquanto brincamos e jogamos
durante a nossa infância, então o modelo a que estamos expostos resultará no
modelo que seguiremos no jogo e fora dele.
Se hoje em dia ainda
não enxergamos muitos atos de cooperação significa que as crianças não estão
sendo criadas num ambiente que lhes proporcione aprender por meio de
experiências que as sensibilizem para a cooperação.
Os jogos cooperativos
têm várias características libertadoras que são muito coerentes com o
trabalho em grupo. São elas.
Libertam da competição:
o objetivo é que todos participem para poder alcançar uma meta comum.
Libertam da eliminação:
o esboço do jogo cooperativo busca a integração de todos.
Libertam para criar: criar
é construir e, para construir, a colaboração de todos é fundamental. As
regras são flexíveis, e os participantes podem contribuir para mudar o jogo.
Libertam da agressão
física: certamente gastamos energia na atividade física, mas se promovemos a
agressão física contra o outro, estamos aceitando um comportamento destrutivo
e desumanizante, o jogo cooperativo propõe o contrário.
Uma das características
dos Jogos Cooperativos, diferente do que muitos imaginam é justamente não ter
uma faixa etária específica em cada jogo, mas, a possibilidade de que os
jogos podem e devem ser adaptados ao grupo que joga. Então podemos dizer que
o Jogo Cooperativo é para a criança muito pequena e também para adultos de
todas as idades.Aqui deixo claro que a idéia é criar um programa de Jogos
Cooperativos, atendendo a todas as idades, da criança até o adulto de
qualquer idade.
O
facilitador/focalizador deverá na hora do planejamento das atividades
observar a idade dos participantes, e, assim, adequar qualquer jogo ao grupo.
Uma coisa é certa,
quanto mais jovem é o grupo menos competitivo ele é. A criança pequena é
muito receptiva aos desafios cooperativos. Até os 04 ou 05 anos, elas não se
interessam pelo resultado final, tudo que querem é a diversão que o jogo pode
proporcionar.
|
Discorra sobre o jogo de construção.
R1: Os jogos de
construção têm sua origem nos dons de Froebel e destina-se ao livre manuseio
e combinação de pequenas peças para a composição do mundo imaginário da
criança. Os jogos de construção possibilitam enriquecer a experiência
sensorial e a criatividade, desenvolverem habilidades cognitivas e de
manipulação. No processo de evolução dos jogos elaborados pelas crianças, ela
desenvolve a capacidade de medir, imaginar, planejar suas ações e compreender
tarefas colocadas pelo adulto. A capacidade de construção da criança vai
sendo aprimorada, diferenciando-se da capacidade de empilhar blocos, que
ocorre antes dos três anos de idade. A idéia da construção já exige o
entendimento da junção de várias peças que pode ser feito inicialmente pela
imitação, com o auxilio de um adulto, para posteriormente chegar á criação
sozinha.
R2: Os jogos de
construção destinam-se ao livre manuseio de pequenas peças para qual a
criança, componha o seu mundo imaginário, possibilitando o enriquecimento da
criatividade e experiência sensorial, desenvolvendo a capacidade
cognitiva e de manipulação, ampliando a capacidade da criança.
|
Discorra sobre o jogo de regras. Pg 153
R: O jogo de regras é
um tipo de jogo que auxilia na socialização, sendo complexo por
basear-se em combinações e exercícios de raciocínio lógico, dedução e
hipóteses. As regras podem ser construídas pelos próprios jogadores ou
impostas por quem ESTA fora do jogo.
|
Discorra sobre o jogo simbólico
O jogo simbólico ou
“faz de conta”, essa atividade lúdica, caracteriza-se a partir do momento em
que a criança começa a alterar o significado dos objetos, dos eventos, passa
a expressar seus sonhos e fantasias e assumir seu papel na sociedade.
Nós, professores
devemos possibilitar que as crianças pratiquem esse jogo, aproveitando os
espaços e a diversidade de materiais, levando-os a imitar e recriar situações
do cotidiano, garantindo assim o desenvolvimento da criança.
|
Discorra sobre o jogo tradicional
R1- R: O jogo
tradicional é aquele que apresenta-se como manifestação cultural, estando
sempre em transformação. Geralmente acontecem livremente, fora do ambiente
escolar, o que dificulta a sua transmissão. Ex: Amarelinha, pião, cantigas de
roda, jogo cinco Marias, etc.
R2: O jogo tradicional
é aquele que apresenta um conjunto de atividades humanas, como manifestação
cultural, estando sempre em transformação. No caso esse tipo de atividade
lúdica apresenta-se como manifestação cultural á transmissão oral, folclore,
cultura popular, assumindo características de anonimato, conservação e
universalidade. Ex: Nas cantigas de roda, as cantigas foram transmitidas
na expressão oral da cultura popular; Nas amarelinha e do pião, cujas
origens se perderam no tempo, mas os jogos são sucesso entre as crianças; os
jogo cinco Marias, etc. Antigamente as crianças brincavam nas ruas, vielas,
campinhos e várzeas, agora este espaço esta ocupado pelo progresso, grandes
construções, minimizado espaços propícios para a diversão. Geralmente
acontecem livremente, fora do ambiente escolar, o que dificulta a sua
transmissão. Essa situação pode ser transformada a medida que a escola e os
professores derem mais atenção e espaço para a realização dos jogos e com
crianças de várias idades. Dando tal liberdade á criança para que ela
desenvolva o companheirismo e a autonomia perante as situações que os jogos
as colocam.
|
Discorra sobre o jogo cooperativo.
R1: O jogo cooperativo
estimula a participação dos alunos e a cooperação, onde o participante
aprende a se colocar no lugar do outro, a fim de que possam alcançar um
objetivo comum. O importante não é ganhar ou perder, e sim participar,
ganhando confiança em si e no outro, aceitando-o como ele é.
R2-Jogos cooperativos
são dinâmicas de grupo que têm por objetivo, em primeiro lugar, despertar a
consciência de cooperação, isto é, mostrar que a cooperação é uma alternativa
possível e saudável no campo das relações sociais; em segundo lugar, promover
efetivamente a cooperação entre as pessoas, na exata medida em que os jogos
são, eles próprios, experiências cooperativas.”
|
Do que deve ser composta a brinquedoteca?
R: A brinquedoteca deve
ser composta por cantos temáticos e uma diversidade de objetos, brinquedos, e
materiais, onde as crianças possam criar, desenvolver, enfim,
participar de inúmeras brincadeiras, sendo que sua criação deve estar ligada
ao grupo que pertence e sua finalidade.
|
Enumere uma lista de
cantinhos comuns que compõe uma brinquedoteca.
|
Escreva sobre o ICCP: o brinquedos e o uso que a criança faz, quatro
qualidades fundamentais para a análise dos brinquedos.
R: O ICCP elegeu 4
critérios referentes a 4 qualidades fundamentais para a análise dos
brinquedos: o valor funcional (qualidade e normas de segurança), experimental
( o que a criança pode aprender em todos os níveis), estruturação
(desenvolvimento da personalidade, área afetiva) e relação ( forma como o
jogo facilita as relações e aprendizado de regras.)
|
Escreva sobre o papel do jogo no desenvolvimento da criança baseado
nas idéias de Coria Sabini e Regina Lucena.
R: De acordo com Coria
Sabini e Regina Lucena, os jogos oferecem uma fonte de para estudos, do ponto
de vista sociológico, na perspectiva psicológica e numa abordagem
antropológica, reforçando que o brincar está ligado ao desenvolvimento
integral do ser humano, individual ou social, pois ao brincar a criança
diverte-se, aprende regras, resolve problemas, lidera, etc.
|
Escreva sobre o papel do jogo no desenvolvimento da criança baseado nas
ideias Coria-Sabini e Regina Lucena.
R: De acordo com Coria
Sabini e Regina Lucena, os jogos oferecem uma fonte de para estudos, do ponto
de vista sociológico, na perspectiva psicológica e numa abordagem
antropológica, reforçando que o brincar está ligado ao desenvolvimento
integral do ser humano, individual ou social, pois ao brincar a criança
diverte-se, aprende regras, resolve problemas, lidera, etc.
|
Escreva sobre o sistema ESAR de classificação de brinquedos:
objetivos, teorias em que é fundamentado e como se organiza. Pg 150
R: O objetivo do
sistema ESAR é analisar os objetos de jogo, com a intenção de melhorar a
escola e melhor compreender a criança que brinca. Esse sistema apóia-se nas
teorias psicológicas correspondentes às etapas do desenvolvimento da criança
e sua atividade lúdica, desde o nascimento até a idade adulta. É organizado
de acordo com a primeira letra de cada faceta: E - jogo de exercício, S
- simbólico, A - acoplagem e R - jogos de regras.
|
Escreva uma reflexão sobre o lúdico no cotidiano escolar baseado nas
idéias da professora Diva Nereida Marques Machado Maranhão.
R1- REFLEXÃO COTIDIANO
DIVA NEREIDA M.M.MARANHÃO.R.Para Prof. Diva, brincar é uma coisa seria.A
educação lúdica não é encarada como um passatempo do professor, mas como um
complemento no processo de aprendizagem, brincando podemos levar aos alunos a
compreender e interagir com o mundo.
R2- R- Para Diva
Maranhão, brincar é coisa muito séria. A educação lúdica não é encarada como
um passatempo do professor, mas como um complemento no processo de
aprendizagem. Assim, a autora nos mostra de forma direta, como usar cada jogo
na época certa, respeitando todas as circunstâncias em que os alunos estão
inseridos. As teorias de Piaget eVygotsky, relativas ao
jogo e ao brincar, nos dão um grande suporte para compreendermos o
universo da criança e do adolescente, tornando nossa sala de aula o
local preferido dos estudantes. Ao apresentar essas teorias, Diva nos mostra
que, brincando, podemos levar nossos alunos a
compreender e interagir com o mundo. Porém, segundo a autora, o
professor só usará de forma correta os jogos em sala de aula, se
deixar fluir o espírito criativo. Por isso, ela dedica dois capítulos de seu
trabalho para mostrar a importância da criatividade na motivação dos alunos
em sala de aula. Diva Nereida Marques Machado Maranhão é pedagoga,
pós-graduada em Metodologia do Ensino Superior e Psicopedagogia
Clínica e Mestranda em Educação. Atuou na área de
supervisão e direção nas Secretaria Municipal e Estadual
de Educação do Rio de janeiro. Atualmente ministra aulas de Criatividade na
Educação, Recreação e Artes, Psicologia da Educação, Relações
Humanas e Dinâmica de grupo no Curso de Pós Graduação da
Universidade Cândido Mendes - Projeto A Vez do Mestre. Coordena palestras,
promove oficinas e cursos de reciclagem para professores, sobre
diversos temas voltados à motivação de educadores, tais como, O lúdico na
Educação, Intervenção Psicopedagógica através deJogos e Relações
Humanas. Ensinar Brincando é o livro ideal para você que quer tornar suas
aulas mais dinâmicas egostaria de ver seus alunos sentindo prazer em
aprender. Aqui você descobrirá que muitas vezes está usando a brincadeira
certa, mas na hora errada e dessa forma comprometendo todo o
trabalho de aprendizagem. Faça de sua aula o momento mais esperado pelo
aluno. Torne transparente o poder de seu entusiasmo para cativar seu aluno.
Uma leitura agradável, direta e prática, que fará você rever seus
métodos de ensino. A fascinante e difícil tarefa de nos levar ao
universo de nossos alunos, explicada de forma muito simples; - Nós já fomos
crianças e temos que acordar esse Ser criativo e apaixonante
que tem o dom de educar.
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Escreva uma reflexão sobre os benefícios dos jogos criativos na
educação para professores e alunos. pg 123
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Existe diferença entre o jogo e o material pedagógico? Nas escolas,
quais são os mais citados e como são utilizados?
O que diferencia jogo e
material pedagógico é o uso que os profissionais de Educação Infantil fazem
dos objetos e materiais disponíveis para as crianças. As pesquisas mostram
que os brinquedos e materiais mais presentes são quebra-cabeça, encaixe e
mosaico e que propunham a aprendizagem de conteúdos específicos, em geral
oferecidos pelos adultos quando as crianças terminassem as tarefas, como
ocupação de tempo livre, seguindo-se de materiais para atividades motoras
como bolas e cordas e, em alguns casos, brinquedos musicais. Foram poucas as
escolas com brinquedos que davam suporte ao faz de conta como bonecas,
carrinhos e panelinhas. Os materiais são pouco variados e pouco utilizados
por profissionais não preparados. Em muitas escolas, os jogos e brinquedos
permaneciam fechados em armários, dificultando o acesso das crianças e
demonstrando a falta do uso dos mesmos, apesar da frequência no discurso dos
profissionais sobre a importância dos jogos e brincadeiras na educação.
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Existe diferença entre o jogo e o material pedagógico? Nas escolas,
quais são os mais citados e como são utilizados? [QUESTÃO DA APOSTILA].
O que diferencia jogo e
material pedagógico é o uso que os profissionais de Educação Infantil fazem
dos objetos e materiais disponíveis para as crianças. As pesquisas mostram que os brinquedos e
materiais mais presentes são quebra-cabeça, encaixe e mosaico e que propunham
a aprendizagem de conteúdos específicos, em geral oferecidos pelos adultos
quando as crianças terminassem as tarefas, como ocupação de tempo livre,
seguindo-se de materiais para atividades motoras como bolas e cordas e, em
alguns casos, brinquedos musicais.
Foram poucas as escolas
com brinquedos que davam suporte ao faz de conta como bonecas, carrinhos e
panelinhas. Os materiais são pouco
variados e pouco utilizados por profissionais não preparados. Em muitas
escolas, os jogos e brinquedos permaneciam fechados em armários, dificultando
o acesso das crianças e demonstrando a falta do uso dos mesmos, apesar da
frequência no discurso dos profissionais sobre a importância dos jogos e
brincadeiras na educação.
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Explique a afirmação de Coria-Sabini e Lucena (2008, p. 28): “As
atividades lúdicas infantis oferecem uma fonte para estudos em diferentes
direções: do ponto de vista sociológico, na perspectiva psicológica, e em uma
abordagem antropológica”. [QUESTÃO DA APOSTILA].
Todas estas direções
reforçam que o brincar está ligado ao desenvolvimento integral do ser humano,
individual ou socialmente. Do ponto de vista sociológico é possível analisar
a interação da criança com seus pares, como se processa a interação e a
participação de todos e cada um dos parceiros de brincadeira, sejam adultos
ou crianças. O surgimento e o papel da liderança, dos jogos de poder, a
influência do gênero, o papel e o prestígio da mídia na escolha e aquisição
de brinquedos, entre outras possibilidades. Na perspectiva psicológica, é
possível constatar que o significado dos objetos e ações pode ser modificado
de acordo com cada faixa etária e a maneira pela qual a criança organiza sua
ação, imita os adultos e utiliza a linguagem para expressar conhecimentos,
preferências, competências e habilidades. Do ponto de vista antropológico, o
brincar na humanidade diferencia-se do brincar dos animais por sua
intencionalidade, por seu caráter quase ritualístico, étnico, e por causa das
variações que apresenta de acordo com o tempo e espaço histórico ocupado pela
humanidade. Dessas reflexões podemos concluir que brincar e jogar são
atividades muito importantes para o desenvolvimento das crianças, porque
brincando a criança atua com e sobre seu corpo, experimentando e superando
seus próprios limites com o auxílio e participação do “outro”, adulto ou
criança.
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Faça uma reflexão sobre a importância de brincar para a criança. Pg
79
R: A brincadeira é
importante para o desenvolvimento do ser humano, principalmente nos primeiros
anos de vida. Através das brincadeiras, experimentamos sensações sonoras e
táteis, nos diferenciamos dos outros, nos comunicamos, exploramos nosso
corpo, etc.
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Não há receita do que uma brinquedoteca deve ou não ter. Ela esta
ligada ao grupo ao qual pertence e a sua finalidade.
Cunha faz uma lista:
-Cantinho do faz de
conta, canto de leitura, canto das invenções, teatrinho, sucatoteca, mesa de
atividades, estante com brinquedos, acervo, oficina e quadro de comunicações
Canto do faz de
conta – um espaço com mobílias para as crianças montarem e organizarem
Canto fofo, Canto de
Leitura ou de Contas histórias – com tapetes e almofadas para as crianças
lerem no chão
Canto das Invenções –
um lugar pra inventar coisas, com jogos de construção ou com matéria de
sucata
Sucatoteca – um lugar
pra guardar todas as coisas que podem servir pra fazer outras coisas,
lixo(lavado e classificado)
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O pensamento divergente ou lateral corresponde?
R - Neste contexto, a
complexidade significa que são capazes de pensar e de agir segundo uma
diversidade de lógicas que geralmente não estão desenvolvidas em tão elevado
número na maior parte das pessoas. É como se um indivíduo criativo
concentrasse inúmeras habilidades complexas, Favorecer o pensamento selvagem.
As técnicas criativas são especialmente úteis para situações em que as soluções
lógicas e racionais não funcionem. Trata-se assim de facilitar as ideias
aparentemente absurdas e ilógicas a partir dos parâmetros convencionais.
Trata-se de dar liberdade ao pensamento lateral e criativo, de dar um salto
desordenado na abordagem do problema.a um modo único e criativo de pensar e
corresponde a possibilidades infinitas de experimentação.
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O que deve ser composto a brinquedoteca?
R: A brinquedoteca deve
ser composta por cantos temáticos e uma diversidade de objetos, brinquedos, e
materiais, onde as crianças possam criar, desenvolver, enfim,
participar de inúmeras brincadeiras, sendo que sua criação deve estar ligada
ao grupo que pertence e sua finalidade.
|
O que significa Sistema ESAR de classificação de brinquedos? Qual é
seu objetivo? Em quais teorias se fundamenta? Como está organizado? [QUESTÃO DA APOSTILA]
ESAR é uma palavra
composta pela primeira letra das categorias de cada faceta, ou seja: E para
jogo de exercício; S para jogo simbólico, A para jogo de acoplagem, R para
jogo de regras simples ou complexas. Segundo Denise Garon, o Sistema ESAR de
classificação de brinquedos tem por objetivo analisar os objetos de jogo para
melhorar a escola que deles se utiliza e para melhor compreender a criança
que brinca. Apoia-se nas teorias documentais e psicológicas como os Estudos
de Piaget e está organizado em facetas, categorizadas das mais gerais para as
mais específicas, correspondentes às etapas do desenvolvimento da criança e
da sua atividade lúdica, desde seu nascimento até a idade adulta.
|
O uso dos jogos nas instituições de ensino é uma novidade do século
XXI. A afrmação anterior é verdadeira ou falsa. Justifque. [QUESTÃO DA APOSTILA].
Falsa. De acordo com
estudos na área da História da Educação, foi constatado que os jogos já eram
utilizados na educação desde a Antiguidade Clássica como momento para
recreação e descanso necessário às atividades intelectuais.
Os jogos educativos ou pedagógicos
apresentaram-se como auxiliar no processo de ensino-aprendizagem desde o
período do Renascimento, no ensino das habilidades intelectuais de
linguística e também nos exercícios físicos.
Presentes nas escolas destinadas a crianças
de todos os extratos sociais e idades, foram utilizados para divulgar eventos
históricos e trajetórias dos reis.
Ganhando força com os
pensadores Rousseau (1712-1778), Pestalozzi (1746-1827) e Froebel
(1782-1852).
|
O uso dos jogos nas instituições de ensino é uma novidade do século
XXI. A afirmação anterior é verdadeira ou falsa. Justifique.
Falsa. De acordo com
estudos na área da História da Educação, foi constatado que os jogos já eram
utilizados na educação desde a Antiguidade Clássica como momento para
recreação e descanso necessário às atividades intelectuais. Os jogos
educativos ou pedagógicos apresentaram-se como auxiliar no processo de
ensino-aprendizagem desde o período do Renascimento, no ensino das
habilidades intelectuais de linguística e também nos exercícios físicos. Presentes nas escolas
destinadas a crianças de todos os extratos sociais e idades, foram utilizados
para divulgar eventos históricos e trajetórias dos reis. Ganhando força
com os pensadores Rousseau (1712-1778), Pestalozzi (1746-1827) e Froebel
(1782-1852).
|
Onde são criados os significados que colaborarão para a aquisição da
linguagem das crianças pequenas?
Para Bruner é na
interação mãe-bebê que são criados os significados. A mediação do adulto
durante o jogo, permite a criança a aquisição de um sistema de sgnos
importantes para sua inserção social e resolução de problemas.
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Para Michelet, além das classificações por faixa etária e por tipos de
materiais utilizados na fabricação de brinquedos e jogos, em quais categorias
as classificações existentes podem ser agrupadas? [QUESTÃO DA APOSTILA]
Classificações
etnológicas ou sociológicas que analisam os brinquedos em função
do papel que lhes é atribuído (ou que a classificação lhes atribui) nas
diversas sociedades. Classificações filogenéticas que analisam os brinquedos
em função da evolução da humanidade, evolução esta
reproduzida pela criança em seus jogos. Classificações psicológicas que se
fundamentam na explicação do desenvolvimento da criança e em função das quais
se estabelece uma hierarquia dos jogos. Classificações pedagógicas que
distribuem os brinquedos segundo diferentes aspectos e opções dos métodos
educativos
|
Por que as crianças se interessam tanto por histórias, jogos e filmes
violentos? Responda a essa questão baseando-se no pensamento de Silva (2009)
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Por que é importante existir espaços para a criança brincar nas
instituições educacionais? [QUESTÃO DA APOSTILA]
Porque, por meio da
brincadeira de faz de conta, a criança imita a vida real, pais e adultos.
Quando essas brincadeiras são levadas para o ambiente educacional e nele
podem ser livremente reproduzidas, certamente contribuirão para a
formalização de um currículo em que tais situações possam ser discutidas
profissionais de educação exercitam seu papel de mediador ao participarem das
situações e atividades lúdicas, ao auxiliar e/ou propor aos alunos que pensem
e revejam determinados comportamentos e atitudes, desde o manuseio do
material, guarda e cuidado, até as relações sociais que estabelecem. Essa
intervenção não deve ter o caráter de fiscalização ou avaliação pessoal, mas
de parceria, questionando atitudes, comportamentos, habilidades e
competências.
|
Por que é importante existir outros espaços para a criança brincar
para além das instituições educacionais?
Porque brincar é
gostoso, é agradável, dá prazer e satisfação. Brincando nos divertimos com
nossos parceiros, fazemos novas amizades, soltamos a imaginação. É preciso
reconquistar os espaços que utilizávamos para brincar e que foram
restringidos pela falta de segurança, sobretudo nas áreas urbanas como a rua,
os terrenos baldios, os parques públicos e os clubes, antes espaços comuns de
brincadeiras e que agora são quase inexistentes. O mesmo acontece com o tempo
para brincar. As crianças não devem ter tantas tarefas domésticas, ingressar
precocemente no mundo do trabalho, para auxiliar no sustento da família, e
muito menos ter numerosas tarefas escolares ou vasta agenda de cursos
extracurriculares. Essas são algumas das situações que corroem o tempo da
infância.
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Por que o brincar é importante para as crianças hospitalizadas? [QUESTÃO DA APOSTILA]
Algumas situações de
saúde, como a hospitalização, também podem privar a criança desse ato,
negando seu direito de brincar. Submetida a procedimentos médicos, muitas
vezes invasivos, longe da família, amigos e escola, a criança fica suscetível
a uma série de sentimentos como angústia, insegurança, medo e tristeza.
Muitas investigações recentes demonstram o brincar como alternativa para
aliviar a tensão da espera e também contribui para o conhecimento da sua
enfermidade e aceitação dos tratamentos; ajuda também a superar traumas da
internação e atitudes negativas relacionadas à sua saúde. Outro destaque na
área da saúde está na organização de espaços de brincar em consultórios e
ambulatórios onde são realizadas consultas, exames e tratamentos muitas vezes
invasivos, demorados e dolorosos para a criança e seus familiares. Nas
condições do atendimento ambulatorial dos hospitais públicos do Brasil, a
presença da brincadeira pode ter importância especial, pois, muitas vezes, a
espera pela consulta é longa e difícil de ser tolerada. Assim, brincando, a
criança faz o que gosta, diluindo-se, consequentemente, a tensão dessa
espera.
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Por que o uso do jogo do brinquedo e da brincadeira deve acompanhar as
características e o desenvolvimento das crianças? Dê exemplos.
Quando a criança é pequena,
os brinquedos com apelo à motricidade, movimento, cores e formas são
estimulantes para que as crianças desenvolvam seu corpo e a coordenação
motora ampla. À medida que crescem, seu interesse muda para a imitação, e
para jogos que apresentem certo grau de desafio, os jogos de memória e também
os quebra-cabeças, por exemplo, começam com poucas peças e com o passar do
tempo podem passar de mil peças com temáticas variadas. Da mesma maneira que
acontece com os livros, ou seja: se na educação pré-escolar os livros estão
cheios de figuras, poucas palavras e temáticas simples, à medida que a
criança evolui na leitura, a forma e conteúdo dos livros também se modificam.
Diminuem as figuras, o conteúdo escrito e a complexidade do texto aumentam.
No caso dos jogos e brinquedos ocorre o mesmo, a complexidade aumenta na
mesma medida da idade cronológica e do interesse da criança.
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Por que o uso do jogo do brinquedo e da brincadeira deve acompanhar as
características e o desenvolvimento das crianças? Dê exemplos. [QUESTÃO DA APOSTILA].
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Porque as crianças se interessam por livros, jogos e filmes de terror,
de acordo com Silva?
R: Porque todo ser humano é composto de amor e ódio, raiva e
indignação, e esses sentimentos são importantes para nosso desenvolvimento e
crescimento, e o brincar de fz de conta envolvendo fantasias agressivas e
violentas são fundamentais para o equilíbrio emocional da criança, o que faz
com que elas aprendam a lidar a diversidade das emoções.
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Quais são as características dos jogos tradicionais e por que é
importante utilizá-los no cotidiano das instituições educacionais?
Esse tipo de atividade
lúdica apresenta-se como manifestação cultural ligada à transmissão oral,
folclore, cultura popular, assumindo características de anonimato, conservação
e universalidade, cujas origens, apesar de serem desconhecidas, permanecem no
universo infantil. Os jogos tradicionais acontecem livremente fora do
ambiente escolar, fazendo parte da cultura da infância À importância em
utilizá-los dentro da instituição escolar reside na superação de problemas
como a urbanização, a industrialização, a falta de espaços públicos como a
rua, as praças e as várzeas, em condições de segurança e acessibilidade para
serem ocupados por crianças. Se os educadores não abrirem esses
espaços, a falta de convívio intergeracional fora do ambiente escolar
dificulta a transmissão das brincadeiras e jogos e, por consequência, a
aprendizagem e a atualização das brincadeiras.
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Quais são as características dos jogos tradicionais e por que é
importante utilizá-los no cotidiano das instituições educacionais? [QUESTÃO DA APOSTILA]
Esse tipo de atividade
lúdica apresenta-se como manifestação cultural ligada à transmissão oral,
folclore, cultura popular, assumindo características de anonimato,
conservação e universalidade, cujas origens, apesar de serem desconhecidas,
permanecem no universo infantil. Os jogos tradicionais acontecem livremente
fora do ambiente escolar, fazendo parte da cultura da infância.
A importância em utilizá-los dentro da
instituição escolar reside na superação de problemas como a urbanização, a
industrialização, a falta de espaços públicos como a rua, as praças e as
várzeas, em condições de segurança e acessibilidade para serem ocupados por
crianças.
Se os educadores não abrirem esses espaços,
a falta de convívio intergeracional fora do ambiente escolar dificulta a
transmissão das brincadeiras e jogos e, por consequência, a aprendizagem e a
atualização das brincadeiras.
|
Quais são os pré - requisitos fundamentais para o profissional que
brinca segundo Maria Angela Barbosa carneiro.
R: Para Maria Angela B.
Carneiro, o profissional deve ter um profundo conhecimento das etapas do
desenvolvimento da criança, não pulando etapas, e entender o significado de
cada brincadeira. Deve saber utilizar os espaços, classificar os brinquedos,
criá-los também ser comunicativo, alegre, flexível e sensível.
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Qual a concepção de Piaget sobre o jogo?
Igual a pergunta Qual a
importância do jogo para Piaget?
Está respondida abaixo.
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Qual a concepção de vygotsky sobre o jogo ?
Vygotsky acredita que o
jogo é o elemento que impulsiona o desenvolvimento do ser humano. Dois
momentos importantes na brincadeira infantil são a imaginação e as regras.
Conforme a criança brinca vai ampliando gradualmente o conhecimento infantil.
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Qual a concepção de Wallon sobre o jogo? Pg. 44
R: Para Wallon a
atividade lúdica é uma forma de exploração, de infração da situação presente,
com um fim em si mesmo.
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Qual a importância do jogo na Educação? [QUESTÃO DA APOSTILA]
Para Piaget, o jogo é fundamental para o desenvolvimento do ser
humano. É por meio dele que a criança passa a similar o que é real ao “eu”,
de forma a permanecer centrada sobre si mesma. Ele classifica os jogos em
simbólico, de exercício e de regras.
|
Qual a importância do jogo para Piaget?
Na opinião de Piaget, o
jogo é fundamental para o desenvolvimento humano, começa quando a criança
deixa de realizar uma atividade pelo simples prazer de fazer e passa a
realiza - lá com um sentido, ou seja, joga simbolicamente. E por meio do jogo
simbólico que a criança passa a assimilar o que é real ao “eu”, de forma a
permanecer centrada sobre si mesma. Piaget ainda classifica os jogos em jogo
de exercício, jogo simbólico e jogo de regra.
Para Piaget, o jogo é fundamental para o desenvolvimento do ser
humano. É por meio dele que a criança passa a similar o que é real ao “eu”,
de forma a permanecer centrada sobre si mesma. Ele classifica os jogos em
simbólico, de exercício e de regras.
|
Qual a relação pedagógica que
se pode fazer entre os diferentes tipos de jogos?
Para o profissional de
educação, essa divisão é apenas didática. Para a criança que brinca
autonomamente, criando suas brincadeiras, os diferentes tipos de jogos podem
estar integrados, ou seja, ela imita o cotidiano simbolicamente, criando
regras individuais ou coletivamente, construindo com peças e materiais que
dispõe, cooperativamente com seus parceiros de jogos. Esse é o objetivo,
observar a criança brincando e participar desse momento ativamente,
oferecendo um ambiente com condições materiais e objetos que possam
contribuir para que ela autônoma e criativamente construa seus brinquedos e
brincadeiras.
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Qual a relação pedagógica que se pode fazer entre os diferentes tipos
de jogos? [QUESTÃO DA APOSTILA].
Para o profissional de
educação, essa divisão é apenas didática. Para a criança que brinca
autonomamente, criando suas brincadeiras, os diferentes tipos de jogos podem
estar integrados, ou seja, ela imita o cotidiano simbolicamente, criando
regras individuais ou coletivamente, construindo com peças e materiais que
dispõe, cooperativamente com seus parceiros de jogos.
Esse é o objetivo, observar a criança
brincando e participar desse momento ativamente, oferecendo um ambiente com
condições materiais e objetos que possam contribuir para que ela autônoma e
criativamente construa seus brinquedos e brincadeiras.
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Qual a relevância da alegria no ato de aprender a ensinar? [QUESTÃO DA APOSTILA]
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Qual a importância do jogo para Piaget?
Para Piaget, o jogo é
fundamental para o desenvolvimento do ser humano. É por meio dele que a
criança passa a similar o que é real ao “eu”, de forma a permanecer centrada
sobre si mesma. Ele classifica os jogos em simbólico, de exercício e de
regras.
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Qual a importância do jogo para Vygotski?
Para Vygotsky, o
jogo é o elemento que impulsiona o desenvolvimento do ser humano. Tem caráter
central na vida da criança, como uma das maneiras de participação social. Ao
brincar, a criança representa papéis presentes em sua cultura que ainda não
pode exercer por não estar preparada. A criança
|
Qual foi o caminho da conquista do direito de a criança brincar?
Como resultado das
Grandes Guerras, um grande contingente de crianças ficou em situação de
abandono. Com o alto índice de mortalidade infantil, a ONU reafirmou a
importância de se garantir os direitos da criança. Esta nova concepção
de criança – um ser sujeito de direitos – resulta na adoção de medidas legais
e implementação de ações que garantam seu desenvolvimento pleno. Essas
medidas foram materializadas na Constituição de 1988, o Estatuto da Criança e
do Adolescente (ECA), Lei 8.069, de julho de 1990, Lei Orgânica da
Assistência Social e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira, e
também na Lei n.º 11.104, de 21 de março de 2005, que estabelece a
obrigatoriedade da existência de brinquedotecas nos hospitais.
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Qual foi o caminho da conquista do direito de a criança brincar? [QUESTÃO DA APOSTILA]
Como resultado das
Grandes Guerras, um grande contingente de crianças ficou em situação de
abandono. Com o alto índice de mortalidade infantil, a ONU reafirmou a
importância de se garantir os direitos da criança.
Esta nova concepção de criança – um ser
sujeito de direitos – resulta na adoção de medidas legais e implementação de
ações que garantam seu desenvolvimento pleno. Essas medidas foram
materializadas na Constituição de 1988, o Estatuto da Criança e do
Adolescente (ECA), Lei 8.069, de julho de 1990, Lei Orgânica da Assistência
Social e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira, e também na Lei
n.º 11.104, de 21 de março de 2005, que estabelece a obrigatoriedade da
existência de brinquedotecas nos hospitais.
|
Segundo André Michelet, a classificação ICCP (Internacional Council
for Children’s Pay) elaborou uma classificação simples e genérica, com base
na observação direta e com base em dois eixos: os brinquedos e o uso que a
criança faz, para auxiliar no trabalho do profissional de educação. Fale
sobre os quatro critérios relativos a quatro qualidades fundamentais para
análise dos brinquedos. [QUESTÃO DA APOSTILA]
O valor funcional: é
caracterizado pelas qualidades intrínsecas do brinquedo (dado retomado em
parte pelas normas de segurança). Seu valor funcional diz respeito à sua
adaptação ao usuário. Hoje a maioria deles está na mesma escala da criança
brincando no chão, com todo seu corpo. O valor experimental: diz respeito
àquilo que a criança pode fazer ou aprender com seu brinquedo em todos os
níveis: fazer ruído, rodar, encaixar, construir, medir, classificar. Engloba
todas as caixas de conteúdo técnico ou científico e os jogos didáticos. O
valor de estruturação: relaciona-se com o desenvolvimento da personalidade da
criança e abrange o “conteúdo simbólico” do jogo e do brinquedo: projeção,
transferência, imitação. Esta função permite assimilar emoções e sensações
(ninar a boneca), descarregar tensões (brinquedos ditos agressivos). Este
valor diz respeito a tudo que concorre à elaboração da área afetiva. O valor
de relação: diz respeito à forma segundo a qual o jogo ou brinquedo facilitam
o estabelecimento de relações com outras crianças e com os adultos propondo o
aprendizado de regras.
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Segundo os estudiosos da cultura lúdica, os termos jogo, brinquedo e
brincadeiras podem ser considerados sinônimos. Relacione as características
do comportamento lúdico nas quais os estudiosos se baseiam para reforçar a
importância do brincar para a humanidade
Para Huizinga, a atitude
dos participantes pode ser desinteressada, livre, voluntária e imaginária;
considera o prazer do jogador, existem regras que acontecem com limitação de
tempo e espaço, ou seja, dão materialidade ao jogo Para Vygotsky, o
jogo é o elemento que impulsiona o desenvolvimento do ser humano. Tem caráter
central na vida da criança, como uma das maneiras de participação social. Ao
brincar, a criança representa papéis presentes em sua cultura que ainda não
pode exercer por não estar preparada. A criança internaliza regras e encontra
soluções para os conflitos que lhe são impostos na vida real. Para Gilles
Brougère, o jogo é uma atividade de segundo grau, ou seja, aprendida por meio
de inter-relações sociais, que garante aos indivíduos a possibilidade de certo
afastamento da realidade para recriação dessa realidade. Concluindo, o que
caracteriza a atividade lúdica é mais o significado do comportamento e o
“estado de espírito” de quem está brincando do que a atividade em si
|
Segundo os estudiosos da cultura lúdica, os termos jogo, brinquedo e
brincadeira podem ser considerados
sinônimos. Relacione as características do comportamento lúdico nas quais os
estudiosos se baseiam para reforçar a importância do brincar para a
humanidade. [QUESTÃO DA APOSTILA]
Para Huizinga, a
atitude dos participantes pode ser desinteressada, livre, voluntária e
imaginária; considera o prazer do jogador, existem regras que acontecem com
limitação de tempo e espaço, ou seja, dão materialidade ao jogo.
Para Vygotsky, o jogo é o elemento que
impulsiona o desenvolvimento do ser humano. Tem caráter central na vida da
criança, como uma das maneiras de participação social. Ao brincar, a criança
representa papéis presentes em sua cultura que ainda não pode exercer por não
estar preparada. A criança
internaliza regras e
encontra soluções para os conflitos que lhe são impostos na vida real.
Para Gilles
Brougère, o jogo é uma atividade de segundo grau, ou seja, aprendida por
meio de inter-relações sociais, que garante aos indivíduos a possibilidade de
um certo afastamento da realidade para recriação dessa realidade. Concluindo, o que caracteriza a atividade
lúdica é mais o significado do comportamento e o “estado de espírito” de quem
está brincando do que a atividade em si.
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Tentamos superar desafios ou
obstáculos, sempre com alegria e motivação.
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Um dos cantinhos da brinquedoteca é o “canto de contar histórias". Escreva como
ele deve ser composto.
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Um dos cantinhos da brinquedoteca é o faz de conta,como ele deve ser
organizado?
Um dos cantinhos da brinquedoteca é o faz de conta. Escreva como ele
deve ser composto.
O cantinho do faz de
conta deve ser composto com mobília infantis de cozinha com pia, geladeira,
fogão, panelinhas, o quarto com berço, caminha, bonecas e roupinha de boneca,
o supermercado com carrinho e coisas pra comprar, o hospital, com uniforme de
enfermeira, consultório, um camarim com espelhos, fantasias, maquiagem,
enfim, tudo o que possa levar a criança a brincar de “ faz de conta”.
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Um dos cantinhos da brinquedoteca é o faz de conta. Escreva como ele
deve ser composto.
R: O cantinho do faz de conta deve ser
composto com mobília infantis de cozinha com pia, geladeira, fogão,
panelinhas, o quarto com berço, caminha, bonecas e roupinha de boneca, o
supermercado com carrinho e coisas pra comprar, o hospital, com uniforme de
enfermeira, consultório, um camarim com espelhos, fantasias, maquiagem,
enfim, tudo o que possa levar a criança a brincar de “ faz de conta”.
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Um dos cantinhos de uma brinquedoteca é o “canto de contar histórias".
Escreva como ele deve ser composto.
R: O cantinho de contar
histórias deve conter tapetes e almofadas para receber as crianças que
quiserem ler um livro deitadas no chão ou mesmo somente aconchegar-se.
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Um dos cantinhos de uma brinquedoteca é o “faz de conta”. Escreva como ele dever
ser composto.
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ESPERO QUE A SENHORA NAO SI ESQUEÇA DE MIM,POIS NAO ESQUECEREI DA SENHORA.
ResponderExcluirDIVA MARQUES.
ANTONIO MARCOS DA SILVA DE OLIVEIRA.
ESPERO QUE A SENHORA NAO SI ESQUEÇA DE MIM,POIS NAO ESQUECEREI DA SENHORA.
ResponderExcluirDIVA MARQUES.
ANTONIO MARCOS DA SILVA DE OLIVEIRA.
Olá Obrigada pela visita.
ResponderExcluirAbraços
gostaria de conceituar brinquedo tradicional e brincadeira tradicional , vocês tem alguma fonte de pesquisa.
ResponderExcluirOlá vou tentar postar alguma coisa, caso eu encontre!
ExcluirAbraços e bons estudos.
;)