FUNDAMENTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS DO ENSINO DE CIÊNCIAS
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DO ENSINO DE CIÊNCIAS
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4. Sobre o deslocamento de nosso planeta Terra pelo espaço sideral, podemos dizer que
- o movimento de rotação provoca as sensações de estações anuais.
- a Terra, além de girar em torno de si, também realiza um movimento em torno do Sol.
- a translação, também denominada revolução, gera a noção de dia e noite.
- a Terra gira ao redor de si mesma, enquanto o Sol gira ao seu redor.
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4. Observe atentamente o esquema abaixo e assinale a alternativa correta.
- O esquema representa um mecanismo regulador denominado de retroalimentação.
- A produção de tiroxina não sofre influência do hipotálamo.
- A tiroxina é um hormônio que não influi na produção do hormônio (X) hipotalâmico.
- O hipotálamo gera o hormônio (Y), apesar de a glândula hipófise regular sua concentração no sangue.
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1. De acordo com as metas de Hungerford, para orientação sobre Educação Ambiental nas escolas, podemos afirmar que a
- meta 3 refere-se à investigação de novas espécies encontradas no meio ambiente.
- meta 1 representa os fundamentos ecológicos que buscam fornecer aos alunos conhecimentos pedagógicos sobre temas ambientais.
- meta 4 busca treinar os alunos para atuarem como futuros estudiosos da área de Ciências e do meio ambiente.
- meta 2 representa as ações individuais influenciando na relação entre qualidade de vida e qualidade do meio ambiente.
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1. Na meta 1 - fundamentos ecológicos - os alunos deverão
· ( ) coletar dados a respeito das condições dos rios em sua cidade.
· (X) descrever um ecossistema e suas variações positivas na manutenção do seu equilíbrio.
· ( ) descrever os ecossistemas que estão ameaçados pelas ações humanas.
· ( ) atuar no sentido de transformar a sala de aula em um ambiente educativo.
2. Leia abaixo:
· "A
importância da experiência na aquisição do conhecimento é enfaticamente
definida por Dewey (1959) na medida em que ele afirma que todo
conhecimento provém da experiência e essa experiência ensina-nos que
tudo muda, que nada há de estável no domínio da matéria e no domínio dos
espíritos." Sobre os princípios de Dewey, é correto afirmar que
· (X) o
ato de pensar segue os seguintes princípios: percepção e definição do
problema; sugestões de possíveis soluções; comprovação e aceitação das
hipóteses.
· ( ) o homem só começa a pensar quando se encontra frente às facilidades.
· ( ) a ideia não é uma função elaborada pela experiência ativa nem está a serviço dessa experiência.
· ( ) a aprendizagem tem como ponto de partida uma dificuldade que sempre é superada.
3. A professora Raquel avaliou três livros de Ciências.
· O
primeiro continha muitas figuras, o texto era escasso e as atividades
eram praticamente só questionários. O segundo, com uma quantidade
razoável de textos, figuras e atividades que envolvem questões e
pesquisas. No terceiro livro, o texto era extenso, muitas figuras,
atividades de pesquisa, poucos questionários, muitas atividades que
envolvem temas sociais e tecnológicos, experiências e textos
complementares. Que análise se pode fazer dos livros acima
descritos?
· ( ) O
segundo livro é melhor do que o terceiro, por apresentar menos textos,
mesmo contendo menos tipos de atividades. O primeiro não pode ser
classificado, pois a descrição é muito vaga.
· (X) O
primeiro livro é melhor do que o segundo, por apresentar mais figuras; o
terceiro livro é o melhor de todos por apresentar muitos tipos de
atividades, figuras, textos e abordar temas sociais.
· ( ) As
atividades encontradas em todos os livros não podem ser consideradas na
pesquisa, pois a avaliação é feita através do texto em si.
· ( ) Para
dar um parecer final, é necessário avaliar o conteúdo dos textos, pois
não é só a quantidade, mas também a qualidade dos textos que deve ser
avaliada. (correta)
4. Sobre a energia, podemos afirmar que
· ( ) não convivemos com várias formas de energia no nosso dia a dia.
· ( ) a energia mecânica pode ser transformada em luz, som ou calor.(correta)
· ( ) a energia química é encontrada apenas nos combustíveis.
· (X) a fonte secundária de energia do planeta é a luz solar.FUNDAMENTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS DO ENSINO DE CIÊNCIAS 4. Para os diversos experimentos possíveis, são muitos os recursos que podem ser usados nas aulas de Ciências.
Alguns bastante sofisticados e caros, outros simples e de baixo valor. Mas o importante é construir conceitos a partir dos experimentos. Assinale a alternativa que apresenta a concepção que está na base dessa afirmaç
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. O que acontece com a magnetita quando a aproximamos do papel alumínio?
ResponderExcluir• É atraída, pois a magnetita gruda em objetos prateados.
• É atraída, pois a magnetita puxa objetos finos e leves.
• É atraída somente no lado brilhante, pois o lado fosco é papel.
• Não atrai, pois a magnetita não atrai o alumínio. (Correta )
1. [QuestãoID 49255] O efeito novidade numa visita dirigida ocorre quando os alunos
ResponderExcluirnão têm familiaridade com o local visitado, por isso tenderão a exagerar no comportamento exploratório interferindo na aprendizagem predeterminada pelo professor.
concentram-se na atividade organizada pelo professor porque é novidade e eles gostam.
procuram preencher as fichas entregues pelo professor e observar os panfletos do local visitado para conhecer as novidades.
visitam o endereço eletrônico da instituição antes da visita para identificar as novidades que o local pode oferecer.
2. [QuestãoID 49282] A seguir, cada alternativa traz um posicionamento do professor/escola diante de seus alunos.
Considerando os Parâmetros Curriculares Nacionais e os temas transversais, assinale a opção correta.
Em uma aula da 7.ª, série sobre o aparelho reprodutor humano, uma aluna pergunta ao professor sobre como usar corretamente a camisinha. O professor diz que não poderá responder à sua pergunta; caso contrário, ele estaria estimulando a classe a ter relações sexuais. Essa atitude não condiz com o que prevê o tema transversal Orientação Sexual.
Um aluno reclama de dor de cabeça para o professor. Este, por sua vez, sugere que o aluno tome uma aspirina. Essa atitude está correta, pois o professor está servindo de exemplo para os alunos, sugerindo a automedicação.
Um professor de uma escola particular acaba não dando uma chance para um aluno que perdeu uma prova a pedido da diretoria, a qual alega que os pais do aluno estavam em atraso com a mensalidade da escola. A Ética é algo que se aprende no convívio e no respeito mútuo e esse não é um posicionamento ético da escola frente a esse aluno.
Em uma sala de aula, o professor deve separar os alunos de acordo com sua raça e/ou religião. Assim, eles aprenderão a conviver com pessoas iguais a eles e evitarão serem alvos de preconceito e discriminação. Essa é a postura mais coerente do professor, tendo em vista a pluralidade cultural de sua turma.
3. [QuestãoID 49338] Sobre a energia, podemos afirmar que
a energia química é encontrada apenas nos combustíveis.
a fonte secundária de energia do planeta é a luz solar.
a energia mecânica pode ser transformada em luz, som ou calor.
não convivemos com várias formas de energia no nosso dia a dia.
4. [QuestãoID 49287] Sobre a utilização de experimentos para o ensino de Ciências, é correto afirmar que
para tornar a aula mais aproveitável, é preciso que os alunos recebam seus guias de experimentos prontos, já que não têm competência para essa tarefa.
experimentos são muito perigosos e, por isso, devem ser evitados.
a autonomia dos alunos na experimentação torna-se mais ampla quanto mais eles participam da elaboração de seu guia ou protocolo, realizam por si mesmos as ações, fazem suas anotações e discutem os resultados.
em uma aula de laboratório, o objetivo principal é a observação. A discussão dos resultados não cabe aos alunos.
Olá obrigada por sua visita.
ExcluirVocê tem as respostas?
Abraços e bons estudos.
1. [QuestãoID 29381] PARA QUE SE POSSA ORGANIZAR ADAPTAÇÕES CURRICULARES, É NECESSÁRIO:
Excluirconsiderar a opinião do professor, pois sozinho ele pode e deve decidir tudo.
considerar as necessidades específicas dos alunos, metodologia, atividades pedagógicas, relações pessoais, rever avaliação, recursos materiais, individuais e ambientais, além das demais particularidades de cada situação.Correta
somente boa vontade do professor.
uma turma homogênea.
2. [QuestãoID 66927] O projeto pedagógico inclui
apenas o currículo.
questões pessoais do professor.
as impressões de filósofos.
a observância não apenas do currículo como também de um projeto global de cultura e educação.Correta
3. [QuestãoID 29379] O QUE VOCÊ ENTENDE POR APRENDIZAGEM COMUNITÁRIA?
Aquela que oportuniza ao aluno vivenciar experiências, pois envolve a resolução de problemas reais, além da convivência e do respeito às diferenças.Correta
Aquela que não pode acontecer na escola.
Consiste em evitar que a criança perceba que aquilo que a escola ensina não diz respeito à comunidade.
O que é comum a todos, mas fora do contexto escolar.
4. [QuestãoID 66928] Os novos Parâmetros Curriculares Nacionais propõem
que as políticas educacionais sejam diversificadas, evitando a exclusão.Correta
que as políticas educacionais desconsiderem a diversidade.
pouca flexibilidade em todos os âmbitos.
rigidez nas políticas educacionais, favorecendo a exclusão.
Obrigada
Excluir. [QuestãoID 75519] Considerando o processo de inclusão de pessoas com necessidades especiais no mundo do trabalho, poderíamos dizer que
Excluirnão requer ações nesse sentido, até mesmo porque 14,5% da população significa uma minoria que aprendeu a conviver com a exclusão da mesma forma que tantos outros milhões de pessoas e, principalmente, porque poderíamos correr o risco de cometermos eventuais "falhas" e estarmos expostos a críticas.
a responsabilidade é da educação e da assistência social, pois não compete a nenhum outro setor pensar, planejar e articular ações de inclusão social.
existe uma demanda expressiva e todos os espaços "permitem" a participação efetiva de todas as pessoas, pois há uma estrutura social organizada, avanços tecnológicos e relacionais que visam ao respeito à diversidade, bem como a adaptação do ambiente e do trabalho às condições de todas as pessoas.
mesmo considerando os limites, desafios, contradições e possibilidades, o acesso, a permanência e a promoção de pessoas com necessidades especiais no mundo do trabalho vêm sendo continuamente construídos e reconstruídos em diferentes contextos sociais, sendo fundamental o envolvimento de todos os segmentos: setores públicos, privados e sociedade civil. (correto)
2. [QuestãoID 75534] O trabalho de crianças e adolescentes na coleta do lixo é algo que há algum tempo está proibido. Entre as diversas razões para essa proibição, temos:
é perigoso porque as crianças e adolescentes estão sujeitos a atropelamentos e a ferimentos provocados pelas embalagens descartadas de forma inadequada (por exemplo, cacos de vidro que não foram devidamente acondicionados em jornal antes do descarte).(correto)
as crianças e os adolescentes não querem ir à escola porque preferem coletar lixo.
o trabalho infantil é pouco importante para a economia do país.
os pais não querem mais que seus filhos trabalhem enquanto estudam.
3. [QuestãoID 75527] As ações de acompanhamento escolar desenvolvidas no Hospital Pequeno Príncipe são fundamentadas
na experiência de trabalho dos componentes da equipe.
por ideias de educadores europeus da atualidade.
nas ideias da Escola Nova.
nos Parâmetros e Referências Curriculares Nacionais. (correto)
4. [QuestãoID 75529] Sobre a arte na Educação Inclusiva, assinale a alternativa incorreta.
Ao trabalhar com os princípios da arte, o professor deve instigar no aluno o desejo de criar, assim como possibilitar que ele analise e critique a sua criação e assuma as consequências de seus atos e escolhas a fim de que aprenda a tomar decisões adequadas e coerentes com a sua realidade.
A arte serve como instrumento de discussões políticas e sociais ao favorecer as mais variadas formas de expressão artística (dança popular, grafitagem, funk, dança do ventre etc.).
Um dos aspectos do entrelaçamento da arte com a Educação Inclusiva é a sua possibilidade de levar os alunos, profissionais e familiares a tornarem-se mais sensíveis, acolhedores, solidários e afetivos, por meio da prática das diversas linguagens artísticas, não havendo, portanto, a necessidade de ela ser contextualizada.
Na Declaração de Salamanca, o conceito de necessidades especiais serve apenas para caracterizar pessoas que têm algum tipo de deficiência, inclusive para apreciar a arte. (correto)
Obrigada!.
Excluir. [QuestãoID 75519] Considerando o processo de inclusão de pessoas com necessidades especiais no mundo do trabalho, poderíamos dizer que
ResponderExcluirnão requer ações nesse sentido, até mesmo porque 14,5% da população significa uma minoria que aprendeu a conviver com a exclusão da mesma forma que tantos outros milhões de pessoas e, principalmente, porque poderíamos correr o risco de cometermos eventuais "falhas" e estarmos expostos a críticas.
a responsabilidade é da educação e da assistência social, pois não compete a nenhum outro setor pensar, planejar e articular ações de inclusão social.
existe uma demanda expressiva e todos os espaços "permitem" a participação efetiva de todas as pessoas, pois há uma estrutura social organizada, avanços tecnológicos e relacionais que visam ao respeito à diversidade, bem como a adaptação do ambiente e do trabalho às condições de todas as pessoas.
mesmo considerando os limites, desafios, contradições e possibilidades, o acesso, a permanência e a promoção de pessoas com necessidades especiais no mundo do trabalho vêm sendo continuamente construídos e reconstruídos em diferentes contextos sociais, sendo fundamental o envolvimento de todos os segmentos: setores públicos, privados e sociedade civil.
2. [QuestãoID 75534] O trabalho de crianças e adolescentes na coleta do lixo é algo que há algum tempo está proibido. Entre as diversas razões para essa proibição, temos:
é perigoso porque as crianças e adolescentes estão sujeitos a atropelamentos e a ferimentos provocados pelas embalagens descartadas de forma inadequada (por exemplo, cacos de vidro que não foram devidamente acondicionados em jornal antes do descarte).
as crianças e os adolescentes não querem ir à escola porque preferem coletar lixo.
o trabalho infantil é pouco importante para a economia do país.
os pais não querem mais que seus filhos trabalhem enquanto estudam.
3. [QuestãoID 75527] As ações de acompanhamento escolar desenvolvidas no Hospital Pequeno Príncipe são fundamentadas
na experiência de trabalho dos componentes da equipe.
por ideias de educadores europeus da atualidade.
nas ideias da Escola Nova.
nos Parâmetros e Referências Curriculares Nacionais.
4. [QuestãoID 75529] Sobre a arte na Educação Inclusiva, assinale a alternativa incorreta.
Ao trabalhar com os princípios da arte, o professor deve instigar no aluno o desejo de criar, assim como possibilitar que ele analise e critique a sua criação e assuma as consequências de seus atos e escolhas a fim de que aprenda a tomar decisões adequadas e coerentes com a sua realidade.
A arte serve como instrumento de discussões políticas e sociais ao favorecer as mais variadas formas de expressão artística (dança popular, grafitagem, funk, dança do ventre etc.).
Um dos aspectos do entrelaçamento da arte com a Educação Inclusiva é a sua possibilidade de levar os alunos, profissionais e familiares a tornarem-se mais sensíveis, acolhedores, solidários e afetivos, por meio da prática das diversas linguagens artísticas, não havendo, portanto, a necessidade de ela ser contextualizada.
Na Declaração de Salamanca, o conceito de necessidades especiais serve apenas para caracterizar pessoas que têm algum tipo de deficiência, inclusive para apreciar a arte.
Obrigada!
ExcluirObrigada!.
ExcluirA questão 4: A opção correta é a última (Na Declaração de Salamanca...
ExcluirE a questão 3, qual é a resposta correta?
ExcluirOi alguém tem essa resposta de Legislação públicas para a diversidade? 1. Quanto à aceitação do professor em relação à diversidade, é correto afirmar que:
ResponderExcluirPreciso dessa resposta por favor:1. Quanto à aceitação do professor em relação à diversidade, é correto afirmar que:
ResponderExcluirAlgúem tem a resposta: O projeto pedagógico inclui
ResponderExcluira observância não apenas do currículo como também de um projeto global de cultura e educação.
apenas o currículo.
questões pessoais do professor.
as impressões de filósofos.
Próximo
Pessoal alguém pode ajudar?
ExcluirJoão sugiro que participe do nosso grupo de estudos.
Boa Sorte.
a
ExcluirProva concluída com sucesso!!!
ResponderExcluirResultado final : 5.0
ÉTICA E A FORMAÇÃO DO EDUCADOR
1. Para Lipotevestsky, a crise das sociedades modernas é, antes de tudo:
cultural e espiritual.x
demográfica e espiritual.
demográfica e social.
social e cultural.
2. Leia a afirmação abaixo e responda:
"Os homens são frequentemente governados por seus deveres, abstendo-se de determinadas ações porque as julgam injustas, sendo impelidos a outras porque julgam tratar-se de uma obrigação". Essa afirmação faz parte do pensamento de
Aristóteles.(correta)
Habermas.
Platão.
Hume.
3. Como se dá a construção da personalidade?
Mediante experiências culturais.
Mediante experiências pessoais.
Mediante experiências morais. (correta)
Mediante experiências convencionais.
4. O respeito mútuo necessita de
participação.
corporação.
cooperação.(correta)
individualismo.
São conhecimentos necessários para um agir moral:
ResponderExcluira ) princípios, regras e valores.
b ) sabedoria, formação e conhecimento.
c ) liberdade, obrigações e recompensas.
d ) valores, desejos e necessidades.
O estágio em que a ordem sociomoral é definida em termos de status, de poder e de posses-e não em termos de igualdade e reciprocidade-é chamado de
ResponderExcluira ) moralidade heterônoma.
b ) moralidade hedonista.
c ) moralidade interpessoal.
d ) moralidade autônoma.
A atividade é o processo que faz com que as vivências tornem-se aprendizagem. A atividade é composta por um conjunto de
ResponderExcluira ) reações.
b ) ações.
c ) regras.
d ) valores.
São conhecimentos necessários para um agir moral:
ResponderExcluira ) princípios, regras e valores.
b ) sabedoria, formação e conhecimento.
c ) liberdade, obrigações e recompensas.
d ) valores, desejos e necessidades.
Para superar a crise dos valores na sociedade pós-moderna, precisamos
ResponderExcluira ) mudar a Constituição.
b ) de uma nova religião.
c ) de uma ética da religação.
d ) de uma nova revolução política.
Sobre a Pedagogia não diretiva, é correto afirmar que
ResponderExcluira )quanto mais inteligente for o aluno, maior será seu desenvolvimento, isto é, a inteligência é um pressuposto do desenvolvimento.
b )o aluno é tido como uma "folha de papel em branco" que será preenchida pelos conhecimentos transmitidos pelo professor.
c ) o professor deve intervir no aprendizado do aluno, pois este não aprende por si só.
d )essa é uma prática bastante confiável, pois os alunos aprendem com o mínimo de auxílio do professor, e o resultado, indubitavelmente, é o sucesso. ( CORRETA)