terça-feira, novembro 06, 2012

Prova N2

ESCOLA E SOCIEDADE

1. SOBRE AS RELAÇÕES ENTRE A EDUCAÇÃO E O PENSAMENTO SOCIAL NO RENASCIMENTO É CORRETO AFIRMAR QUE:


  •  o Renascimento, ao fazer ressurgir os ideais gregos e romanos, assumiu novamente a mitologia como orientação para os valores.
  •  o Renascimento retomou os ideais que valorizam o homem e propõem uma educação centrada nos valores humanos.
  •  o Renascimento, embora inovador no campo das artes em termos de educação, manteve a mesma visão medieval sobre o papel do homem.
  •  o Renascimento trouxe de novo a importância da educação religiosa.

2. ATUALMENTE, A CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O PROBLEMA DAS DROGAS EXPRESSO, POR EXEMPLO, NAS CAMPANHAS ANTI-DROGAS:


  •  tem tentado mostrar os problemas desse tipo de consumo em uma linguagem mais próxima a dos jovens.
  •  tem se baseado, exclusivamente, nas implicações legais desse tipo de prática ilícita.
  •  tem assumido uma linguagem próxima a dos jovens que acaba estimulando-os ao consumo de drogas.
  •  tem assumido um tom moral e proibitivo como deve ser a tônica ao se tratar a questão.

3. ANALISE AS AFIRMAÇÕES ABAIXO SOBRE A EDUCAÇÃO E A IDADE MODERNA.



  • I. Na Idade Moderna a verdade científica ocupou o lugar que, na época medieval, cabia à verdade teológica.
    II. Um dos pressupostos da nova educação na Idade Moderna é o de se evitar a dúvida, baseando-se em verdades universais.
    III. Da mesma forma que o Renascimento contrariou a Idade Média, propondo o Antropocentrismo no lugar do Teocentrismo, a Idade Moderna contraria o Renascimento retomando os valores religiosos para explicar a vida e o homem.

    Podemos afirmar que:

  •  Somente a alternativa III está correta.
  •  As alternativas II e III estão corretas.
  •  As alternativas I e II estão corretas.
  •  Somente a alternativa I está correta.

4. OBSERVANDO O DESENVOLVIMENTO DO HOMEM DESDE SEUS ANCESTRAIS, NOTAMOS QUE:


  •  vivendo coletivamente, o homem pôde dividir tarefas e aumentar suas chances de sobrevivência de sua própria espécie.
  •  o homem primitivo, ao construir suas ferramentas e armas, pôde deixar de viver coletivamente, pois passou a cuidar de seu próprio sustento e segurança.
  •  ao fixar território, os homens nômades primitivos, que andavam em grupos, passaram a viver isoladamente por longo tempo.
  •  o homem nunca teve a tendência de viver coletivamente, mas se viu obrigado a se agrupar pelo grande número de pessoas no mundo.

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