GESTÃO EDUCACIONAL: DIREÇÃO, COORDENAÇÃO E SUPERVISÃO
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Prova concluída com sucesso!!!
ResponderExcluirResultado final : 4.0
GESTÃO EDUCACIONAL: DIREÇÃO, COORDENAÇÃO E SUPERVISÃO
1. Observe:
A responsabilidade pela implementação do Projeto Político Pedagógico da escola, pela consecução dos aspectos pedagógicos da missão institucional e pela realização das decisões de cunho pedagógico, tomadas pelo conselho da escola, compete
aos professores da escola.
à equipe técnico-pedagógica da escola.
ao gestor escolar.
à Secretaria de Educação do estado ou do município.
2. Entre as competências do gestor escolar, na área de gestão propriamente dita, destacamos a
implementação das políticas de Educação Infantil e Ensino Fundamental.
gestão dos recursos humanos, financeiros e materiais da instituição escolar.
coordenação da avaliação institucional da escola.
definição da utilização da tecnologia aplicada à educação como prioridade.
3. Discute-se muito, hoje em dia, a contraposição entre a escola como instituição que ensina e como instituição aprendente.
A primeira pretendeu ensinar, e assim sempre se manteve como um dos pilares do status quo da sociedade; a segunda se coloca como sujeito e pretende aprender com o contexto que a cerca.
Uma das características da escola aprendente é
possuir ações desenvolvidas, ora técnicas, ora paternalistas.
ser normativa, linear e mecanicista.
o gestor como incentivador da construção da cultura institucional.
ter boas relações que impedem o surgimento de tensões e conflitos.
4. Observe:
Ao gestor escolar compete o resgate da dimensão educacional das avaliações promovidas pelo Ministério da Educação, como o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB), ou iniciativas no âmbito estadual e municipal. Assinale a alternativa que representa um dos momentos dessa competência.
Evitar que a comunidade escolar discuta sobre a importância e o significado de tais avaliações.
Criar espaços de discussão na escola, envolvendo os vários segmentos escolares.
Restringir a participação efetiva de segmentos da escola no momento da realização da avaliação.
Aplicar os instrumentos de avaliação que não estavam previstos no processo.