Olá Pessoal estou postando aqui uma parte do questionário com o que eu recolhi do grupo e eu mesmo respondi
as últimas eu retirei da apostila assim cada um pode fazer sua própria resposta.
Tenho muitas questões ainda para responder como disse anteriormente por isso quem
puder me envie um e-mail que vou mandar 03 ou 02 questões para que sejam respondidas.
VAMOS LÁ GALERINHA ANIMO!
Modulo 11
Gestão Educacional: Direção, Coordenação e Supervisão
Gostaria de Agradescer a Marga e a Osenira que me ajudaram com as respostas!
A autonomia está sempre associada a ideia de liberdade, que é um principio constitucional. A autonomia e a liberdade fazem parte da própria natureza do ato pedagógico. Ela está ligada também a temática da democracia, da independência e da participação. Qual o papel da autonomia referente a escola e família?
Resp 01: A autonomia está sempre associada à ideia de liberdade, que é um
princípio constitucional. A autonomia e a liberdade fazem parte da própria natureza do ato pedagógico. Além de associarmos a autonomia à liberdade, podemos ligá-la à temática da democracia, da independência e da participação. |
A Educação é um fenômeno próprio dos seres humanos que inicia com um processo de transformação da natureza, criando um mundo humano, o mundo da cultura." (SAVIANI, 1991). A partir desta afirmação explique o que significa a produção do "trabalho material" e trabalho "não-material" produzido pelo homem. pag 11
Resp 01: O trabalho não material refere-se a significação dada ao trabalho material; são as ideias, valores, hábitos, atitudes e teorias e inclui aspectos de conhecimento como ciências, ética e artes; o trabalho material é a produção de objetos e bens materiais, que servem para a garantia da existência humana como transformação de objetos em ferramentas, transformação dos alimentos.
|
Cite quatro características de um diretor capaz de exercer liderança educacional.
Resp 01: 1 o diretor faz parte técnico-pedagógica da escola atuando em uma posição intermediaria entre as agencias de formação de educadores os próprios docentes e os alunos atuando efetivamente na formação continuada dos primeiros e na aprendizagens dos últimos. 2 supervisão/orientação pedagógica ...esta ação supervisora do diretor não tem o sentido de dirigismo autoritarismo ou imposição mas sim de visão do todo, do processo. nela esta incluída a coordenação da avaliação institucional da escola. 3 administração ....aqui ficam situadas as competências mais diretamente ligadas á estrutura administrativa da instituição escolar associada, por exemplo, a implementação de políticas educacionais á documentação e ás rotinas administrativas , entre outras.
|
Qual a importância da construção do Projeto político Pedagógico para a escola?
Resp 01:Compreendemos que o Projeto Político-Pedagógico é um instrumento de significativo valor para a escola. Ele é compreendido como o plano global da instituição ou o projeto educativo, um instrumento teórico-metodológico, cuja finalidade é contribuir para a organização do conhecimento escolar. Sua construção deve articular todos os partícipes da realidade escolar (corpo docente, discente, comunidade), de forma que estes pensem, com base na própria realidade, sobre a singularidade que a caracteriza, sua autonomia, os objetivos das ações desenvolvidas e a maneira de operacionalizá-las de forma mais política,
crítica e criativa.
Resp 02: assim interessa a um projeto pedagógico não apenas recriar formas pedagógicas, isso não é suficiente embora sejam muito importantes, mas também criar novas metas sociais que venham contribuir para o estabelecimento de uma sociedade mais justa mais humana. O PPP concebido, executado e avaliado na perspectiva do coletivo poderá vir a constituir-se na ferramenta por excelência para a escola construir sua autonomia, a partir da ressignificação de suas praticas e de todo o trabalho escolar.
|
Qual o papel da autonomia referente a escola e família?
Resp 01:A autonomia está sempre associada à ideia de liberdade, que é um princípio constitucional. A autonomia e a liberdade fazem parte da própria natureza do ato pedagógico. Além de associarmos a autonomia à liberdade, podemos ligá-la à temática da democracia, da independência e da participação. |
O que é um paradigma?
Resp 01: Kuhn (1992) afirmou que paradigmas são “realizações reconhecidas durante algum tempo por uma comunidade científica específica, proporcionando os fundamentos para sua prática posterior.”. Não é, portanto, um simples modelo, mas uma explicação da realidade em constante reformulação, buscando fazê-lo de forma cada vez mais clara e completa. É a evolução histórica de paradigmas que faz a Ciência evoluir.
|
Quais são as teorias tradicionais da gestão?
Resp 01: Administração cientifica (Taylor); Teoria clássica da administração (Fayol) e Elton Mayo e a Escola de Relações Humanas, por fim as teorias X e Y de Mc GREGOR.
|
Segundo Taylor o que é a Administração Cientifica
Resp 01: Assim Taylor falava da Administração Científica:
A administração é uma ciência que não encerra, necessariamente, invenção, nem descobertas de fatos novos ou surpreendentes. Consiste, entretanto, em certa combinação de elementos que não fora antes realizada, isto é, conhecimentos coletados, analisados, agrupados e classificados, para efeito de leis e normas que constituem uma ciência, seguida de completa mudança na atitude mental dos trabalhadores e da direção, quer reciprocamente, quer nas respectivas atribuições e responsabilidades... (1962, p. 126).
Fica claro que, neste enfoque, a improvisação dá origem ao planejamento e o empirismo, à ciência. O objetivo desta forma de administração seria contemplar a identidade de interesses entre patrão e empregado (o máximo de prosperidade), conjugando o baixo custo da produção, desejado pelo empregador, aos altos salários, anseio dos empregados.
|
*Raquel Luciana Maschetti da Silva*
Polo São Caetano do Sul - SP
e-mail: rmaschetti@gmail.com
Blog: http://pedagogiaonlineead.blogspot.com/
Um dia sem rir é um dia desperdiçado!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário!