1. QUE FACES EXERCEM
INFLUÊNCIAS NOS PROCESSOS DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL?
- As avaliações docentes e
avaliação de funcionários.
- As avaliações externas e
internas.
- As avaliações formal e
informal.
- As avaliações municipais e
estaduais.
2. COMO O MERCADO
COMPREENDE A EDUCAÇÃO?
- Como mero mecanismo de
seleção.
- Simplesmente como
mercadoria.
- Como alternativa para o
desenvolvimento social.
- Unicamente como direito fundamental
dos alunos.
3. NO ÂMBITO DAS
INSTITUIÇÕES UNIVERSITÁRIAS, QUAL PRINCÍPIO DEVE SER RESPEITADO AO SE PROPOR UM
PROCESSO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL?
- Princípio da legalidade.
- Princípio da
autonomia.
- Princípio da
representatividade.
- Princípio da hierarquia.
4. QUAL DEVE SER O
BALIZADOR NA CONDUÇÃO DOS TRABALHOS DAS COMISSÕES DE AVALIAÇÃO EXTERNA?
- O viés da burocracia.
- O viés da regulação estatal.
- O viés da divergência.
- O viés da
interdisciplinaridade.
Prova concluída com sucesso!!!
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AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
1. REFERIR-SE AO PROJETO PEDAGÓGICO DE UMA INSTITUIÇÃO E/OU CURSO É REFERIR-SE À SUA:
articulação.
comunidade.
autonomia.
identidade.
2. UM PROCESSO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NÃO SE RESUME A LEVANTAR DADOS E QUANTIFICÁ-LOS, MAS É FUNDAMENTAL QUE PROPORCIONE:
conflitos com a autonomia das universidades.
controle burocrático.
possibilidades de transformação.
engessamento de ações.
3. QUAIS AS CORRENTES QUE IMPULSIONARAM OS PROCESSOS DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL?
De um lado a eficácia da gestão acadêmica e de outro o financiamento estatal.
De um lado a necessidade de modernização e de outro a globalização.
De um lado as universidades e de outro o Estado.
De um lado a busca por flexibilização e de outro o enrijecimento da gestão.
4. EM RELAÇÃO À AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR, A LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL (LDB) TOMOU QUAL PROCEDIMENTO?
Relegou como competências das secretarias municipais.
Propôs o estancamento dos processos avaliativos, devido a sua ineficácia.
Delegou como responsabilidade apenas das instituições privadas.
Priorizou os processos avaliativos para melhoria da qualidade do ensino.
quais as respostas????/
Excluirde que adianta as perguntas se nao tem as respostas?
ExcluirLas respuestas son muy faciles:
Excluir1 - (D) - identidade
2 - (C) - possibilidades de transformaciones
3 - (C) - A un lado las universidades al otro el Estado.
4 - (D) - priorizó los procesos avaliativos con vistas a la mejoria de la calidad de la enseñanza.
Prova concluída com sucesso!!!
ResponderExcluirResultado final : 2
DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM
1. O que é glaucoma?
É o mesmo que visão subnormal.
É o aumento da pressão intraocular que se manifesta por dor de cabeça, olho vermelho e, se não tratado, pode produzir perda de visão a longo prazo.
Pode ser caracterizado como uma perda da transparência do cristalino, que causa distorção nas imagens ou impede a visão.
Cegueira repentina.
2. Quanto ao prognóstico do TDAH:
somem na adolescência mesmo sem tratamento.
os sintomas podem amenizar com uma qualidade de vida e isolamento social, por isso seria adequado um internamento por um tempo determinado a fim de diminuir o estresse.
os sintomas podem persistir da adolescência até a vida adulta e amenizar com tratamento e qualidade de vida.
é um problema da infância que desaparece com o crescimento, pois essa patologia é natural da idade.
3. Quando o movimento de inclusão teve seu início?
Por volta de 1800 nos países menos desenvolvidos.
Por volta de 2007 quando as escolas fizeram modificações para aceitar as diferenças.
Nos países mais desenvolvidos, por volta de 1985.
Na época das cruzadas com o Rei Henrique V, que estipulou a igualdade das classes.
4. Problemas na hora do parto podem levar o bebê a ter lesões cerebrais que resultam em paralisia cerebral. Para prevenir isso o mais adequado seria que
todas as mulheres fizessem cesariana.
somente as mulheres com gravidez de risco fizessem parto em hospitais.
todas as mulheres tivessem o bebê em casa para evitar infecções hospitalares.
todas as mulheres tivessem seus filhos em hospitais com a presença de um pediatra neonatologista.
Questão 3 = Nos países mais desenvolvidos, por volta de 1985
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ResponderExcluirResultado final : 4.0
AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
1. AVALIAR DEVE SER COMPREENDIDA COMO AÇÃO CAPAZ DE:
estabelecer formas de punição e controle.
medir, regular e controlar.
>produzir questionamentos, sentidos e valores.
fotografar um momento estanque.
2. EM RELAÇÃO À AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR, A LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL (LDB) TOMOU QUAL PROCEDIMENTO?
Relegou como competências das secretarias municipais.
Propôs o estancamento dos processos avaliativos, devido a sua ineficácia.
> Priorizou os processos avaliativos para melhoria da qualidade do ensino.
Delegou como responsabilidade apenas das instituições privadas.
3. O CENSO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR É UM IMPORTANTE INSTRUMENTO PREENCHIDO PELAS PRÓPRIAS INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO SUPERIOR.
As informações devem ser enviadas via on-line:
ao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
ao Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).
ao Programa de Avaliação Institucional das Universidades Brasileiras (PAIUB).
>ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).
4. COMO O MERCADO COMPREENDE A EDUCAÇÃO?
Como alternativa para o desenvolvimento social.
Como mero mecanismo de seleção.
Unicamente como direito fundamental dos alunos.
> Simplesmente como mercadoria.
3 > ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).
ExcluirAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
ResponderExcluir1. O PROCESSO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DEVE POSSIBILITAR À INSTITUIÇÃO:
ações de cerceamento da educação.
discutir sobre investimentos.
um reposicionamento econômico.
uma gestão mais crítica e atuante. correta
2. AS INSTITUIÇÕES UNIVERSITÁRIAS DEVEM ESTAR COMPROMETIDAS COM:
a avaliação classificatória dos alunos.
a aprovação indistinta de seus alunos.
a produção do conhecimento. correta
o desenvolvimento da zona rural.
3. QUAIS AS CORRENTES QUE IMPULSIONARAM OS PROCESSOS DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL?
De um lado a necessidade de modernização e de outro a globalização.
De um lado a eficácia da gestão acadêmica e de outro o financiamento estatal.
De um lado a busca por flexibilização e de outro o enrijecimento da gestão.
De um lado as universidades e de outro o Estado. correta
4. REFERIR-SE AO PROJETO PEDAGÓGICO DE UMA INSTITUIÇÃO E/OU CURSO É REFERIR-SE À SUA:
identidade. correta
Obrigada por sua colaboração
Excluir;)
Prova concluída com sucesso!!!
ExcluirResultado final : 4.0
AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
1. OS PROCESSOS DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DEVEM ESTAR COMPROMETIDOS COM:
os processos de globalização e modernização da educação.
os padrões de seleção e aplicação de testes.
a aprendizagem de todos e com as inovações institucionais.
as necessidades do Estado regulador.
2. QUAIS AS CORRENTES QUE IMPULSIONARAM OS PROCESSOS DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL?
De um lado as universidades e de outro o Estado.
De um lado a eficácia da gestão acadêmica e de outro o financiamento estatal.
De um lado a necessidade de modernização e de outro a globalização.
De um lado a busca por flexibilização e de outro o enrijecimento da gestão.
3. DENTRE OS PRINCIPAIS OBJETIVOS DA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL ESTÃO:
promover a aplicação de métodos e técnicas que fortaleçam apenas os resultados.
promover o desenvolvimento e o aperfeiçoamento das pessoas e das instituições.
utilizar instrumentos de medição para descortinamento das relações sociais.
favorecer o levantamento de dados quantificáveis e estáticos.
4. O ROTEIRO PARA CONDUÇÃO DOS PROCESSOS DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL, EM CADA DIMENSÃO FOI ORGANIZADO EM TRÊS GRANDES NÚCLEOS:
núcleo básico e comum, núcleo complementar econômico e núcleo de notas fiscais estaduais.
núcleo de indicadores médicos, núcleo de atividades complementares e núcleo de documentação e dados.
núcleo básico e comum, núcleo de temas optativos e núcleo de documentação, dados e indicadores.
núcleo básico, núcleo secundário, núcleo terciário e núcleo de documentação, dados e indicadores.
respostas:
1- a aprendizagem de todos e com as inovações institucionais.
2- De um lado as universidades e de outro o Estado.
3-promover o desenvolvimento e o aperfeiçoamento das pessoas e das instituições.
4- núcleo básico e comum, núcleo de temas optativos e núcleo de documentação, dados e indicadores.
Prova concluída com sucesso!!!
ResponderExcluirResultado final : 4.0
AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
1. [QuestãoID 23527] O PROJETO PEDAGÓGICO DE UMA INSTITUIÇÃO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DEVE FAVORECER:
a crítica ao modelo educacional.
a reconstrução das metodologias.
o posicionamento político.
a construção crítica do saber (correta).
2. [QuestãoID 23494] A AVALIAÇÃO DEVE SER RESULTADO DE UM PROCESSO DE CONSTRUÇÃO COLETIVA, VOLTADO PARA A PROMOÇÃO DA:
qualidade social. (correta)
diversidade cultural.
pesquisa acadêmica.
extensão universitária.
3. [QuestãoID 23484] NO ÂMBITO DAS INSTITUIÇÕES UNIVERSITÁRIAS, QUAL PRINCÍPIO DEVE SER RESPEITADO AO SE PROPOR UM PROCESSO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL?
Princípio da legalidade.
Princípio da autonomia. (correta)
Princípio da representatividade.
Princípio da hierarquia.
4. [QuestãoID 23519] UM RELATÓRIO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL EM SEU FECHAMENTO DEVE CONTEMPLAR, FRENTE ÀS POTENCIALIDADES/FRAGILIDADES, UM PLANO DE:
apoio aos alunos.
contratação de pessoal.
ampliação econômica.
metas e ações. (correta)
Prova concluída com sucesso!!!
ResponderExcluirResultado final : 4.0
AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
1. [QuestãoID 23523] OS PROJETOS PEDAGÓGICOS SÃO:
documentos de moda, atendendo às solicitações da comunidade em que está inserido.
referenciais teórico-metodológicos que objetivam superar os desafios institucionais.(CORRETA)
indicadores de direção para superação das dificuldades de infraestrutura física.
cartas de compromissos entre a Instituição e seus docentes para desenvolver o país.
2. [QuestãoID 23517] EM QUANTAS DIMENSÕES O ROTEIRO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: ORIENTAÇÕES GERAIS DIVIDIU OS TÓPICOS A SEREM ABORDADOS PELOS PROCESSOS AVALIATIVOS?
Em 05 Dimensões.
Em 10 Dimensões.(CORRETA)
Em 12 Dimensões.
Em 16 Dimensões.
3. [QuestãoID 23500] QUAL FOI O OBJETIVO DA CRIAÇÃO DA COMISSÃO ESPECIAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (ACE)?
Garantir indissociabilidade entre ensino-pesquisa e extensão.
Velar pelo cumprimento das leis.
Aferir conhecimentos e competências adquiridos pelos alunos ao longo dos cursos.
Propor reformulações nos processos de avaliação da Educação Superior.(C0RRETA)
4. [QuestãoID 23498] UM PROCESSO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NÃO SE RESUME A LEVANTAR DADOS E QUANTIFICÁ-LOS, MAS É FUNDAMENTAL QUE PROPORCIONE:
engessamento de ações.
possibilidades de transformação.(CORRETA)
conflitos com a autonomia das universidades.
controle burocrático.
Obrigada por sua Colaboração
ExcluirBoa Sorte.
1. [QUESTÃOID 23507] O PROCESSO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DEVE POSSIBILITAR À INSTITUIÇÃO:
ResponderExcluirUMA GESTÃO MAIS CRÍTICA E ATUANTE.(correta)
DISCUTIR SOBRE INVESTIMENTOS.
AÇÕES DE CERCEAMENTO DA EDUCAÇÃO.
UM REPOSICIONAMENTO ECONÔMICO.
2. [QUESTÃOID 23491] QUAIS AS CORRENTES QUE IMPULSIONARAM OS PROCESSOS DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL?
DE UM LADO A EFICÁCIA DA GESTÃO ACADÊMICA E DE OUTRO O FINANCIAMENTO ESTATAL.
DE UM LADO AS UNIVERSIDADES E DE OUTRO O ESTADO. .(correta)
DE UM LADO A BUSCA POR FLEXIBILIZAÇÃO E DE OUTRO O ENRIJECIMENTO DA GESTÃO.
DE UM LADO A NECESSIDADE DE MODERNIZAÇÃO E DE OUTRO A GLOBALIZAÇÃO.
3. [QUESTÃOID 23496] PARA O MERCADO O TERMO "QUALIDADE" É COMPREENDIDO SOB A PERSPECTIVA DO LUCRO. DESSA FORMA, BUSCA NOS EGRESSOS DA EDUCAÇÃO SUPERIOR:
A TRANSFERÊNCIA DE CONHECIMENTOS.
A FORMAÇÃO POLÍTICA.
A EFICIÊNCIA FUNCIONAL. .(correta)
O ESCLARECIMENTO CULTURAL.
4. [QUESTÃOID 23529] UM PROJETO PEDAGÓGICO SOZINHO NÃO CONSEGUE PROMOVER AS INOVAÇÕES NA EDUCAÇÃO SUPERIOR,
ASSIM É NECESSÁRIO QUE CONTE COM UM PROCESSO QUE FAVOREÇA A REFLEXÃO E A AÇÃO. A ESSE PROCESSO DENOMINAMOS:
AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL. .(correta)
GESTÃO CORPORATIVA.
PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL.
EMPREENDEDORISMO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR.
Obrigada
ExcluirProva concluída com sucesso!!!
ResponderExcluirResultado final : 4.0
AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
1. [QuestãoID 23517] EM QUANTAS DIMENSÕES O ROTEIRO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: ORIENTAÇÕES GERAIS DIVIDIU OS TÓPICOS A SEREM ABORDADOS PELOS PROCESSOS AVALIATIVOS?
Em 16 Dimensões.
Em 05 Dimensões.
Em 12 Dimensões.
>>>>>> Em 10 Dimensões.
2. [QuestãoID 23527] O PROJETO PEDAGÓGICO DE UMA INSTITUIÇÃO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DEVE FAVORECER:
o posicionamento político.
>>>>>> a construção crítica do saber.
a reconstrução das metodologias.
a crítica ao modelo educacional.
3. [QuestãoID 23522] A "CONCEPÇÃO DE PROJETAR" SIGNIFICA:
>>>>>>>lançar para frente.
romper com tradições.
examinar a proposta.
optar pelo projeto.
4. [QuestãoID 23501] EM RELAÇÃO À AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR, A LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL (LDB) TOMOU QUAL PROCEDIMENTO?
Propôs o estancamento dos processos avaliativos, devido a sua ineficácia.
>>>>> Priorizou os processos avaliativos para melhoria da qualidade do ensino.
Relegou como competências das secretarias municipais.
Delegou como responsabilidade apenas das instituições privadas.
Obrigada
ExcluirProva concluída com sucesso!!!
ResponderExcluirResultado final : 4.0
AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
1. [QuestãoID 23524] REFERIR-SE AO PROJETO PEDAGÓGICO DE UMA INSTITUIÇÃO E/OU CURSO É REFERIR-SE À SUA:
comunidade.
autonomia.
articulação.
identidade.
2. [QuestãoID 23521] O PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL DEVE ESTAR ARTICULADO COM OS:
Programas de Assistência aos alunos.
Projetos de Expansão Institucional.
Projetos Pedagógicos dos Cursos.
Programas das Atividades Culturais.
3. [QuestãoID 23503] DENTRE OS PRINCÍPIOS DO SINAES, O DA CONTINUIDADE É IMPORTANTE PORQUE:
favorece a homogeneização das instituições de Educação Superior.
atende aos anseios dos investidores externos.
favorece a criação de cultura avaliativa em todos os participantes.
divide com os atores sociais a responsabilidade pela aplicação da avaliação.
4. [QuestãoID 23507] O PROCESSO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DEVE POSSIBILITAR À INSTITUIÇÃO:
um reposicionamento econômico.
uma gestão mais crítica e atuante.
discutir sobre investimentos.
ações de cerceamento da educação.
Obrigada
Excluirquestão 23524: identidade
Excluirquestão 23521: projetos pedagógicos dos cursos
questão 23503: favorece a criação de cultura avaliativa em todos os participantes
questão 23507: uma gestão mais critica e atuante
1. [QuestãoID 23498] UM PROCESSO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NÃO SE RESUME A LEVANTAR DADOS E QUANTIFICÁ-LOS, MAS É FUNDAMENTAL QUE PROPORCIONE:
ResponderExcluircontrole burocrático.
conflitos com a autonomia das universidades.
possibilidades de transformação. correta
engessamento de ações.
2. [QuestãoID 23486] O PROCESSO DE "PRESTAÇÃO DE CONTAS À SOCIEDADE", POR MEIO DOS PROCESSOS DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL É CONHECIDO COMO:
metacognição.
meta-avaliação.
empowerment.
accountabillity. correta
3. [QuestãoID 23482] AS INSTITUIÇÕES UNIVERSITÁRIAS DEVEM ESTAR COMPROMETIDAS COM:
a avaliação classificatória dos alunos.
a aprovação indistinta de seus alunos.
o desenvolvimento da zona rural.
a produção do conhecimento. correta
4. [QuestãoID 23501] EM RELAÇÃO À AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR, A LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL (LDB) TOMOU QUAL PROCEDIMENTO?
Delegou como responsabilidade apenas das instituições privadas.
Priorizou os processos avaliativos para melhoria da qualidade do ensino. correta
Relegou como competências das secretarias municipais.
Propôs o estancamento dos processos avaliativos, devido a sua ineficácia.
quais as respostas da prova dificuldades de aprendizagem!!!
ResponderExcluirvc poderia mandar para mim,desde já agradeço!!
Prova concluída com sucesso!!!
ResponderExcluirResultado final : 3.0
AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
1. [QuestãoID 23525] UM PROCESSO COERENTE DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL PRECISA SER SISTEMÁTICO E TER COMO BALIZADOR O:
Projeto Pedagógico Institucional e de Cursos.
Regulamento das Atividades Complementares.
Plano Nacional de Aprimoramento de Gestão.
Plano de Desenvolvimento das Práticas Pedagógicas.
2. [QuestãoID 23508] QUAL DEVE SER O BALIZADOR NA CONDUÇÃO DOS TRABALHOS DAS COMISSÕES DE AVALIAÇÃO EXTERNA?
O viés da interdisciplinaridade.
O viés da divergência.
O viés da burocracia.
O viés da regulação estatal.
3. [QuestãoID 23500] QUAL FOI O OBJETIVO DA CRIAÇÃO DA COMISSÃO ESPECIAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (ACE)?
Velar pelo cumprimento das leis.
Aferir conhecimentos e competências adquiridos pelos alunos ao longo dos cursos.
Propor reformulações nos processos de avaliação da Educação Superior.
Garantir indissociabilidade entre ensino-pesquisa e extensão.
4. [QuestãoID 23519] UM RELATÓRIO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL EM SEU FECHAMENTO DEVE CONTEMPLAR, FRENTE ÀS POTENCIALIDADES/FRAGILIDADES, UM PLANO DE:
apoio aos alunos.
contratação de pessoal.
ampliação econômica.
metas e ações.
Muito obrigada por sua colaboração!.
ExcluirAbraços e bons estudos.
1a 2a 3d 4d
Excluirquais são as resposta corretas?
Excluir1a 2a 3d 4d
Excluir1a 2a 3d 4d
ExcluirProva concluída com sucesso!!!
ResponderExcluirResultado final : 4.0
AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
1. [QuestãoID 23491] QUAIS AS CORRENTES QUE IMPULSIONARAM OS PROCESSOS DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL?
De um lado a busca por flexibilização e de outro o enrijecimento da gestão.
De um lado a eficácia da gestão acadêmica e de outro o financiamento estatal.
De um lado a necessidade de modernização e de outro a globalização.
De um lado as universidades e de outro o Estado. (correta)
2. [QuestãoID 23528] PARA QUE OS PROCESSOS DE INOVAÇÃO E MELHORIAS NO CAMPO EDUCACIONAL POSSAM SER BEM SUCEDIDOS, É IMPRESCINDÍVEL A PARTICIPAÇÃO DO:
corpo docente da instituição. (correta)
coordenador de cursos.
supervisor educacional.
responsável pela manutenção.
3. [QuestãoID 23505] OS PROCESSOS DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL ALÉM DE SUBSIDIAREM AS AÇÕES INTERNAS E A (RE)FORMULAÇÃO DO PROJETO DE DESENVOLVIMENTO DE CADA INSTITUIÇÃO,
também são responsáveis por:
reorientar as ações de investimentos de capital estrangeiro.
subsidiar a implantação de políticas educacionais e de ações de regulação.Correta
promover processos desarticulados dos interesses sociais e das políticas públicas.
induzir e subsidiar os processos de planejamento estratégico com vistas ao mercado.
4. [QuestãoID 23527] O PROJETO PEDAGÓGICO DE UMA INSTITUIÇÃO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DEVE FAVORECER:
a reconstrução das metodologias.
a construção crítica do saber. Correta)
a crítica ao modelo educacional.
o posicionamento político.
Eliana muito obrigada pela colaboração!.
ExcluirAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
ResponderExcluir1. [QuestãoID 23501] EM RELAÇÃO À AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR, A LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL (LDB) TOMOU QUAL PROCEDIMENTO?
Relegou como competências das secretarias municipais.
Propôs o estancamento dos processos avaliativos, devido a sua ineficácia.
Delegou como responsabilidade apenas das instituições privadas.
Priorizou os processos avaliativos para melhoria da qualidade do ensino.(CERTA)
2. [QuestãoID 23511] LEIA ABAIXO:
O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) avalia competências e habilidades desenvolvidas por meio de conteúdos que estejam adequados à evolução do conhecimento. Os conteúdos avaliados são apontados pelas:
Instituições de Educação Superior (IES).
Comissões Próprias de Avaliação (CPAs).
Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN).CORRETA
Avaliações das Condições de Ensino (ACE).
3. [QuestãoID 23486] O PROCESSO DE "PRESTAÇÃO DE CONTAS À SOCIEDADE", POR MEIO DOS PROCESSOS DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL É CONHECIDO COMO:
empowerment.
accountabillity.CORRETA
meta-avaliação.
metacognição.
4. [QuestãoID 23513] OS INSTRUMENTOS QUE COMPÕEM O ENADE SÃO:
testes, prova discursiva, questionários sobre as condições socioeconômicas dos alunos e dos professores dos cursos, questionários sobre as condições físicas da instituição.
testes, redação, questionários sobre os conhecimentos de formação cultural e econômica dos alunos, questionário a ser respondido pela Instituição de Educação Superior.
testes, questionários sobre percepção sobre os testes, questionários sobre o perfil socioeconônico-educadional do aluno e questionário respondido pelo coordenador do curso. CORRETA
testes, prova artística, questionários sobre o perfil socioeconônico-educadional do aluno e questionário respondido pelo coordenador do curso, questionário sobre os docentes.
Obrigada por sua Colaboração.
ExcluirSua participação é muito importante.
Boa Sorte e bons estudos.
1. [QuestãoID 23489] ATUALMENTE, A PROPOSTA AVALIATIVA QUE SUBSTITUI O ENC (EXAME NACIONAL DE CURSOS) É:
ResponderExcluirPAIUB - Programa de Avaliação Institucional das Universidades Brasileiras.
PARU - Programa de Avaliação da Reforma Universitária.
ENADE - Exame Nacional de Desempenho do Estudante.X
ANDES - Associação Nacional de Docentes do Ensino Superior.
2. [QuestãoID 23528] PARA QUE OS PROCESSOS DE INOVAÇÃO E MELHORIAS NO CAMPO EDUCACIONAL POSSAM SER BEM SUCEDIDOS, É IMPRESCINDÍVEL A PARTICIPAÇÃO DO:
coordenador de cursos.
corpo docente da instituição.X
supervisor educacional.
responsável pela manutenção.
3. [QuestãoID 23510] QUAIS OS PRINCIPAIS INDICADORES QUE COMPÕEM A BASE DE INFORMAÇÕES DA AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR?
ENEM, Censo e Cadastro da Educação Básica, Relatórios de Autoavaliação Institucional e Avaliação de Aprendizagem.
SARESP, Pesquisas Censitárias do IBGE, Relatórios de Autoavaliação Interna e Avaliação Externa.
ENADE, Censo e Cadastro da Educação Superior, Relatórios de Autoavaliação Interna e Avaliação Externa. X
ENADE, SARESP, IBGE, e Relatórios de Autoavaliação Institucional e Avaliação Externa da CONAES.
4. [QuestãoID 23505] OS PROCESSOS DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL ALÉM DE SUBSIDIAREM AS AÇÕES INTERNAS E A (RE)FORMULAÇÃO DO PROJETO DE DESENVOLVIMENTO DE CADA INSTITUIÇÃO,
também são responsáveis por:
induzir e subsidiar os processos de planejamento estratégico com vistas ao mercado.
reorientar as ações de investimentos de capital estrangeiro.
subsidiar a implantação de políticas educacionais e de ações de regulação. X
promover processos desarticulados dos interesses sociais e das políticas públicas.
A primeira
ExcluirProva avaliação institucional
ResponderExcluir1. A "CONCEPÇÃO DE PROJETAR" SIGNIFICA:
examinar a proposta.
optar pelo projeto.
romper com tradições.
lançar para frente.
2. O PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL DEVE ESTAR ARTICULADO COM OS:
Projetos de Expansão Institucional.
Projetos Pedagógicos dos Cursos.
Programas de Assistência aos alunos.
Programas das Atividades Culturais.
3. QUAL A PRINCIPAL FINALIDADE DO SINAES?
Melhorar a qualidade da Educação Superior.
Investir em instrumentos de regulação.
Avaliar o rendimento dos alunos.
Promover a reflexão institucional sobre a infraestrura física.
4. OS PROCESSOS DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DEVEM ESTAR COMPROMETIDOS COM:
os padrões de seleção e aplicação de testes.
os processos de globalização e modernização da educação.
a aprendizagem de todos e com as inovações institucionais.
as necessidades do Estado regulador.
5. QUAL DEVE SER O BALIZADOR NA CONDUÇÃO DOS TRABALHOS DAS COMISSÕES DE AVALIAÇÃO EXTERNA?
O viés da burocracia.
O viés da regulação estatal.
O viés da interdisciplinaridade.
O viés da divergência.
6. UM PROCESSO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NÃO SE RESUME A LEVANTAR DADOS E QUANTIFICÁ-LOS, MAS É FUNDAMENTAL QUE PROPORCIONE:
controle burocrático.
engessamento de ações.
possibilidades de transformação.
conflitos com a autonomia das universidades.
7. QUAL O DOCUMENTO QUE NORTEIA AS INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO SUPERIOR PARA AVALIAÇÃO EXTERNA?
Documento da SESU: Roteiro para Atividades Complementares.
Documento do SINAES: Roteiro de Autoavaliação Interna.
Documento do INEP: Diretrizes para Avaliação Externa.
Documentos institucionais: Planos de metas e ações institucionais.
8. EM QUANTAS DIMENSÕES O ROTEIRO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: ORIENTAÇÕES GERAIS DIVIDIU OS TÓPICOS A SEREM ABORDADOS PELOS PROCESSOS AVALIATIVOS?
Em 10 Dimensões.
Em 12 Dimensões.
Em 05 Dimensões.
Em 16 Dimensões.
9. NO ÂMBITO DAS INSTITUIÇÕES UNIVERSITÁRIAS, QUAL PRINCÍPIO DEVE SER RESPEITADO AO SE PROPOR UM PROCESSO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL?
Princípio da representatividade.
Princípio da autonomia.
Princípio da legalidade.
Princípio da hierarquia.
10. REFERIR-SE AO PROJETO PEDAGÓGICO DE UMA INSTITUIÇÃO E/OU CURSO É REFERIR-SE À SUA:
comunidade.
autonomia.
articulação.
identidade.
QUESTÃO 1
ResponderExcluirA avaliação deve ser resultado de um processo de construção coletiva, voltado para a promoção da
a ) qualidade social.
QUESTÃO 2
Em quantas dimensões o Roteiro de Autoavaliação Institucional: orientações gerais dividiu os tópicos a serem abordados pelos processos avaliativos?
c ) Em 10 Dimensões.
QUESTÃO 3
Como o mercado compreende a educação?
a ) Simplesmente como mercadoria.
QUESTÃO 4
No âmbito das instituições universitárias, qual princípio deve ser respeitado ao se propor um processo de avaliação institucional?
a ) Princípio da autonomia.
QUESTÃO 5
Avaliar deve ser compreendida como a ação capaz de
c ) produzir questionamentos, sentidos e valores.
QUESTÃO 6
Que faces exercem influências nos processos de avaliação institucional?
b ) As avaliações externas e internas.
QUESTÃO 7
Em relação à avaliação da Educação Superior, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) tomou qual procedimento?
c ) Priorizou os processos avaliativos para melhoria da qualidade do ensino.
QUESTÃO 8
O Estado, preocupado em acompanhar, regular e promover melhorias na gestão pedagógica e de recursos materiais às instituições de educação, promove avaliações dos diferentes níveis de ensino. A avaliação que objetiva avaliar o desempenho dos estudantes da Educação Superior é o
c ) Enade.
QUESTÃO 9
O Plano de Desenvolvimento Institucional deve estar articulado com os
d ) Projetos Pedagógicos dos Cursos.
QUESTÃO 10
Qual a principal finalidade do Sinaes?
a ) Melhorar a qualidade da Educação Superior.
Qual principal papel dos processos de avalição institucional
ResponderExcluirQual principal papel dos processos de avalição institucional?
ResponderExcluirPrincipais papel do processo da avaliação institucional?
ResponderExcluirFavorecer o aprimoramento da qualidade acadêmica.
ResponderExcluir