1.
Associe a primeira coluna de acordo com a segunda:
(1) Brincadeiras sensório-motoras
(2) Imitação
(3) Representação
( ) Reprodução de um modelo fornecido à criança ou não.
( ) Visam ao aprimoramento dos esquemas e, simultaneamente, constituem situações que propiciam a colocação de certas condições para provocar a reflexão da criança.
( ) Capacidade de evocar um objeto na ausência deste, por meio da linguagem.
(2) Imitação
(3) Representação
( ) Reprodução de um modelo fornecido à criança ou não.
( ) Visam ao aprimoramento dos esquemas e, simultaneamente, constituem situações que propiciam a colocação de certas condições para provocar a reflexão da criança.
( ) Capacidade de evocar um objeto na ausência deste, por meio da linguagem.
- 3,
2, 1
- 2,
3, 1
- 1,
2, 3
- 2,
1, 3
2.
Assinale com v as afirmativas verdadeiras e com f as falsas.
( )
Conhecimento não se reduz àquilo que o meio pode fornecer ao sujeito; o
conhecimento é sempre muito mais rico, devido à possibilidade de as ações
acrescentarem aos objetos elementos novos tirados das relações entre elas.
( ) Relativismo de Piaget é uma síntese do empirismo e do racionalismo, mas sua preocupação é com a razão.
( ) Ponto de vista empirista dá ênfase ao que é interno à criança; métodos que acompanham esta afirmação priorizam a questão subjetiva do sujeito.
( ) Brincar faz com que a criança reflita o mundo, possibilitando a reconstrução dos elementos do mundo que o cerca.
Assinale a alternativa que corresponde à seqüência correta.
( ) Relativismo de Piaget é uma síntese do empirismo e do racionalismo, mas sua preocupação é com a razão.
( ) Ponto de vista empirista dá ênfase ao que é interno à criança; métodos que acompanham esta afirmação priorizam a questão subjetiva do sujeito.
( ) Brincar faz com que a criança reflita o mundo, possibilitando a reconstrução dos elementos do mundo que o cerca.
Assinale a alternativa que corresponde à seqüência correta.
- V,
V, V, F
- V,
V, F, V
- F,
V, V, F
- V,
F, V, F
3.
Sabemos que a criança na faixa etária de 0 a 3 anos atravessa diferentes formas
de organização de seu pensamento, e por volta dos 2 anos a capacidade de
representação começa a aparecer. Neste período, o que ocorre com a linguagem?
- Não
exerce influência na for mação de conceitos, pois é comprovado que o
surdo-mudo é capaz de desenvolver seus conceitos.
- Os
conceitos surgem muito antes do aparecimento da linguagem no
desenvolvimento da criança, e por isso não estão relacionados.
- Aparece
na forma de vocábulos isolados, que representam uma transição gradativa da
inteligência sensório-motora para a formação dos primeiros conceitos.
- A
criança, sem fazer uso da linguagem, é capaz de evocar objetos ausentes, e
a linguagem vai ser importante por volta de 5 anos.
4.
As crianças, à medida
que se desenvolvem, vão tomando consciência do mundo que as cerca, e isto
acontece de forma diferente em cada fase do desenvolvimento. Sobre isso, é
incorreto afirmar que:
- as
transformações que ocorrem em seu pensamento acontecem independentes do
desenvolvimento da linguagem.
- nos
primeiros anos de vida, constroem conhecimentos práticos sobre a realidade
mais próxima, relacionada à sua capacidade de perceber a existência de
objetos, seres, formas e cores, de movimentar-se no espaço e de manipular
objetos.
- as
representações de mundo são associadas aos objetos com os quais elas se
relacionam que se encontram em uma etapa inicial de desenvolvimento.
- as
crianças podem conhecer o mundo por meio de atividade física, afetiva,
intelectual e mental, construindo relações subjetivas e individuais para
os diferentes fenômenos e acontecimentos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário!