INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA NA ESCOLA
Parte superior do formulário
1. QUE ELEMENTOS CONSTITUEM UMA ORGANIZAÇÃO FORMAL DA ESCOLA COMO INSTITUIÇÃO?
- Globalidade, totalidade e linearidade.
- Programação, recursos materiais e pessoal escolar.
- Professores, alunos, funcionários e família.
- Aprendizagem, avaliação e comunicação.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
2. POR QUE É IMPORTANTE QUE SE REFLITA SOBRE A CONCEPÇÃO DA QUEIXA ESCOLAR, QUANDO SE PENSA NAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM?
- Porque o aluno que não foi bem numa série sempre vai apresentar problemas.
- Para não relacionar os problemas com as relações de poder.
- Porque é importante a cristalização da queixa escolar.
- Para que não se criem mitos em relação ao conhecimento sistematizado.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
3. QUE FUNÇÕES PODEMOS IDENTIFICAR COMO SENDO EXPRESSIVAS?
- Ritmo, lateralidade e regulação.
- Coordenação visomotora e linguagem oral.
- Sintaxe oral, orientação, análise e síntese.
- Memória visual, regulação e closura visual.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
4. POR QUE O EDUCADOR NECESSITA CONHECER O FUNCIONAMENTO GRUPAL?
- Porque o âmbito da psicopedagogia é no individual.
- Para ter uma ação remediativa.
- Para potencializar a ação pedagógica.
- Para conhecer individualmente cada aluno.
Parte inferior do formulário
Luisa Danich
Pós Psicopedagogia
rumo ao último Módulo!!!!
Percebo que o Moodle ainda impera no mercado de sistemas de Ensino a Distância. Isto está claro para mim. Contudo apresento outro sistema, com custo acessível e totalmente adaptado a qualquer site GlobalEAD. Um sistema nacional, com gente de verdade atendendo o telefone, não um FAQ.
ResponderExcluirProva concluída com sucesso!!!
ResponderExcluirResultado final : 2.0
INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA NA ESCOLA
1. Por que na Matriz do Pensamento Diagnóstico o contato com a história da instituição deve ser uma ação realizada no final do diagnóstico?
A matriz diagnóstica é um aspecto irrelevante no diagnóstico.
Somente porque vai facilitar o trabalho do psicopedagogo.
No diagnóstico psicopedagógico institucional o foco é nas dificuldades de aprendizagem.
Para que os dados históricos não interfiram na visão a-histórica sobre a instituição, visão esta que o psicopedagogo deve ter inicialmente.correto
2. Marque a alternativa que melhor explica o conceito de matriz diagnóstica.
O conceito está relacionado com as causas históricas no diagnóstico psicopedagógico.
É um instrumento formal que o psicopedagogo aplica para levantar dados quantitativos da instituição.
É um instrumento conceitual capaz de representar distintos estados do objeto a ser investigado, sem perder a unicidade.correto
Relaciona-se ao conceito de pertinência, pertença, cooperação e comunicação.
3. Quais são as propriedades dos sistemas abertos que são importantes para a atuação do psicopedagogo na escola?
A pertinência, a totalidade, a globalização e a pertinência.correto
O estruturalismo, a interdisciplinaridade e a epistemologia genética.
A teoria sistêmica, a teoria psicanalítica e a teoria neuropsicológica.
A causalidade circular, a homeostase, a equifinalidade e a globalidade.
4. Assinale a alternativa correta em relação à intervenção psicopedagógica na instituição educacional.
Possibilita que o psicopedagogo use testes.
Direciona a ação do psicopedagogo para o aluno.
Transforma a ação individual em grupal.correto
Não tem como objetivo trabalhar com a aprendizagem.
4
ExcluirLetra A
ExcluirObrigada por sua colaboração.
ResponderExcluirFaltou apenas as respostas.
Abraços e bons estudos.
AQUI ESTÃO AS RESPOSTAS...INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA NA ESCOLA....
ResponderExcluir1(Para que os dados históricos não interfiram na visão a-histórica sobre a instituição, visão esta que o psicopedagogo deve ter inicialmente).correto
2 (É um instrumento conceitual capaz de representar distintos estados do objeto a ser investigado, sem perder a unicidade).correto
3 (A pertinência, a totalidade, a globalização e a pertinência).correto
4 (Transforma a ação individual em grupal).correto
Olá querida, muito Obrigada.
ResponderExcluir(=^.^=)
ResponderExcluir(=))
ResponderExcluirINTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA NA ESCOLA
Excluir1. Segundo Patto, o fracasso escolar é muito menos determinado por questões individuais do que por mecanismos institucionais e políticos.
Assinale a alternativa que explica esse pensamento.
Os aspectos cognitivos e afetivos são determinantes no fracasso escolar, localizando no aluno a causa para a dificuldade.
Mecanismos institucionais e políticos não interferem nas dificuldades de aprendizagem.
Aspectos cognitivos e afetivos constitutivos do aluno podem contribuir para as dificuldades de aprendizagem, porém as relações escolares são aspectos que podem modificar ou reforçar qualquer desses aspectos.
As relações escolares são de sobremaneira responsáveis pelas dificuldades de aprendizagem.
2. Alicia Fernández, fazendo referência à relação ensinante-aprendente, nos fala sobre a modalidade de aprendizagem. A que se refere esse conceito?
É o que caracteriza a natureza interdisciplinar da Psicopedagogia, sendo um dispositivo de interpretação psicopedagógica.
É como se explica o molde relacional que se estabelece na relação com o conhecimento, configurando a modalidade de aprender do aluno e de ensinar do professor.
É um sujeito em constante busca do conhecimento e como constitui a inibição cognitiva.
Refere-se apenas à relação entre mãe e filho, não tem relação com a aprendizagem sistemática.
3. No modelo da matriz diagnóstica deverá ser contemplada uma etapa de indicações e encaminhamentos. A que se refere essa etapa?
São as possibilidades de análise do sintoma.
É a etapa que vai explicitar as causas que coexistem com o sintoma.
É a etapa que explica as causas históricas do sintoma.
São as possibilidades de intervenção psicopedagógica que se configuram a partir da elaboração das fases da matriz diagnóstica.
4. Por que a Psicopedagogia pode utilizar-se da concepção teórica da Teoria Geral dos Sistemas como referencial para sua prática?
Pela necessidade de uma visão linear sobre a aprendizagem.
Porque é a única teoria que faz referência à Psicopedagogia.
Porque é uma teoria que teve início na Biologia.
Pela possibilidade de uma nova visão sobre o processo de aprendizagem.
INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA NA ESCOLA
Excluir1. Segundo Patto, o fracasso escolar é muito menos determinado por questões individuais do que por mecanismos institucionais e políticos.
Assinale a alternativa que explica esse pensamento.
Os aspectos cognitivos e afetivos são determinantes no fracasso escolar, localizando no aluno a causa para a dificuldade.
Mecanismos institucionais e políticos não interferem nas dificuldades de aprendizagem.
Aspectos cognitivos e afetivos constitutivos do aluno podem contribuir para as dificuldades de aprendizagem, porém as relações escolares são aspectos que podem modificar ou reforçar qualquer desses aspectos.
As relações escolares são de sobremaneira responsáveis pelas dificuldades de aprendizagem.
2. Alicia Fernández, fazendo referência à relação ensinante-aprendente, nos fala sobre a modalidade de aprendizagem. A que se refere esse conceito?
É o que caracteriza a natureza interdisciplinar da Psicopedagogia, sendo um dispositivo de interpretação psicopedagógica.
É como se explica o molde relacional que se estabelece na relação com o conhecimento, configurando a modalidade de aprender do aluno e de ensinar do professor.
É um sujeito em constante busca do conhecimento e como constitui a inibição cognitiva.
Refere-se apenas à relação entre mãe e filho, não tem relação com a aprendizagem sistemática.
3. No modelo da matriz diagnóstica deverá ser contemplada uma etapa de indicações e encaminhamentos. A que se refere essa etapa?
São as possibilidades de análise do sintoma.
É a etapa que vai explicitar as causas que coexistem com o sintoma.
É a etapa que explica as causas históricas do sintoma.
São as possibilidades de intervenção psicopedagógica que se configuram a partir da elaboração das fases da matriz diagnóstica.
4. Por que a Psicopedagogia pode utilizar-se da concepção teórica da Teoria Geral dos Sistemas como referencial para sua prática?
Pela necessidade de uma visão linear sobre a aprendizagem.
Porque é a única teoria que faz referência à Psicopedagogia.
Porque é uma teoria que teve início na Biologia.
Pela possibilidade de uma nova visão sobre o processo de aprendizagem.
respostas......( 1-C) (2-D) (3-D) (4-D)
INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA NA ESCOLA
Excluir1. Segundo Patto, o fracasso escolar é muito menos determinado por questões individuais do que por mecanismos institucionais e políticos.
Assinale a alternativa que explica esse pensamento.
Os aspectos cognitivos e afetivos são determinantes no fracasso escolar, localizando no aluno a causa para a dificuldade.
Mecanismos institucionais e políticos não interferem nas dificuldades de aprendizagem.
Aspectos cognitivos e afetivos constitutivos do aluno podem contribuir para as dificuldades de aprendizagem, porém as relações escolares são aspectos que podem modificar ou reforçar qualquer desses aspectos.
As relações escolares são de sobremaneira responsáveis pelas dificuldades de aprendizagem.
2. Alicia Fernández, fazendo referência à relação ensinante-aprendente, nos fala sobre a modalidade de aprendizagem. A que se refere esse conceito?
É o que caracteriza a natureza interdisciplinar da Psicopedagogia, sendo um dispositivo de interpretação psicopedagógica.
É como se explica o molde relacional que se estabelece na relação com o conhecimento, configurando a modalidade de aprender do aluno e de ensinar do professor.
É um sujeito em constante busca do conhecimento e como constitui a inibição cognitiva.
Refere-se apenas à relação entre mãe e filho, não tem relação com a aprendizagem sistemática.
3. No modelo da matriz diagnóstica deverá ser contemplada uma etapa de indicações e encaminhamentos. A que se refere essa etapa?
São as possibilidades de análise do sintoma.
É a etapa que vai explicitar as causas que coexistem com o sintoma.
É a etapa que explica as causas históricas do sintoma.
São as possibilidades de intervenção psicopedagógica que se configuram a partir da elaboração das fases da matriz diagnóstica.
4. Por que a Psicopedagogia pode utilizar-se da concepção teórica da Teoria Geral dos Sistemas como referencial para sua prática?
Pela necessidade de uma visão linear sobre a aprendizagem.
Porque é a única teoria que faz referência à Psicopedagogia.
Porque é uma teoria que teve início na Biologia.
Pela possibilidade de uma nova visão sobre o processo de aprendizagem.
respostas corretas.....1-c 2-d 3-d 4-d
Prova concluída com sucesso!!!
ResponderExcluirResultado final : 2
INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA NA ESCOLA
1. No modelo da matriz diagnóstica deverá ser contemplada uma etapa de indicações e encaminhamentos. A que se refere essa etapa?
É a etapa que vai explicitar as causas que coexistem com o sintoma.
É a etapa que explica as causas históricas do sintoma.
São as possibilidades de intervenção psicopedagógica que se configuram a partir da elaboração das fases da matriz diagnóstica. (CORRETO)
São as possibilidades de análise do sintoma.
2. O ensinante e o aprendente, segundo Alicia Fernández, quando desenvolvem um vínculo neurótico com o conhecimento, estabelecem que tipo de relação?
O ensinante mostra o conhecimento e o aprendente apropria-se dele.
O ensinante desmente o conhecimento do aprendente e este anula sua capacidade de pensar.
O ensinante esconde e oculta o conhecimento e o aprendente somente espia o conhecimento, sem conseguir mostrar o que aprendeu.(CORRETO)
O ensinante exibe-se, mostra-se conhecedor, e o aprendente inibe o pensamento.
3. O sintoma se caracteriza por ser um indicador manifesto de uma situação mais ampla.
Escolha a afirmativa que relaciona esse pensamento com a necessidade de não se ter uma visão reducionista frente a dificuldades de aprendizagem.
Os sintomas podem ser específicos ou gerais.
Não há uma única explicação causal para os sintomas que parecem ser tão semelhantes. (CORRETO)
O sintoma da dificuldade para a escrita sempre vai apresentar a mesma causa.
Para se identificar um sintoma é necessário um processo de avaliação psicopedagógica.
4. Marque a alternativa que melhor explica o conceito de matriz diagnóstica.
É um instrumento formal que o psicopedagogo aplica para levantar dados quantitativos da instituição.
É um instrumento conceitual capaz de representar distintos estados do objeto a ser investigado, sem perder a unicidade. (CORRETO)
Relaciona-se ao conceito de pertinência, pertença, cooperação e comunicação.
O conceito está relacionado com as causas históricas no diagnóstico psicopedagógico.
1.) Na neuropsicologia, a aprendizagem é vista a partir de bases neuropsicologicas que são processos internos envolvidos no desenvolvimento humano. Assinale a afirmativa que contempla esses processos importantes para a aprendizagem:
ExcluirCorreta: DISCRIMINAÇÃO, MEMÓRIA, ORIENTAÇÃO E MOTRICIDADE.
2) Uma ação que predetermina um movimento, sendo que em uma atitude ativa alguém habilitado produz uma transformação: A que se refere esse conceito de Lopez?
CORRETA: INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA POR MEIO DA ATITUDE OPERATIVA
3) Segundo Fagali, a psicopedagogia institucional, dependendo da natureza da instituição pode contribuir em vários contextos. Quais são esses contextos?
CORRETA: PSICOPEDAGOGIA ESCOLAR: PRIORIZANDO DIFERENTES PROJETOS
4) Escolha a afirmativa correta que explica como a neuropsicologia postula a concepção sobre o funcionamento cerebral
CORRETA: SISTEMA ABERTO COM PLASTICIDADE FUNCIONAL QUE INTERAGE CONSTANTEMENTE COM O MEIO PARA UMA MELHOR ADAPTAÇÃO
Prova concluída com sucesso!!!
ResponderExcluirResultado final : 2
INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA NA ESCOLA
1. Quando se inicia a prática do diagnóstico psicopedagógico institucional o que significa realizar um enquadramento nesse processo?
É o processo de análise do sintoma pela Eocmea.
A partir de uma entrevista, tornar constantes as diversas variáveis que podem ocorrer durante o processo por meio de um contrato. (Correta)
É uma técnica para montar o primeiro sistema de hipóteses.
Refere-se apenas a fazer uma entrevista aberta inicial.
2. Leia o texto abaixo:
Alicia Fernández disponibiliza, quando se refere a relações entre ensinante e aprendente, um dispositivo de interpretação psicopedagógica dos vínculos que se estabelecem nessas relações. Assinale a alternativa que indica esses vínculos.
Oral, anal, fálico e genital.
Frágil, dependente e figurativo.
Perverso, neurótico, psicótico e sadio. (correta)
Cognitivo, relacional, funcional e estrutural.
3. Qual a importância do diagnóstico psicopedagógico institucional, para a ação interventiva do psicopedagogo?
Ele é responsável apenas por uma coleta de dados.
O psicopedagogo precisa intervir apenas com os professores na instituição educacional.
O diagnóstico leva o psicopedagogo a construir uma prática diferenciada, pois conhece melhor os sintomas. (correta)
Para atuar somente no sintoma.
4 - O psicopedagogo para compreender a escola como instituição, também precisa saber sobre o funcionamento das relações humanas.
Que importância tem esse conhecimento para o psicopedagogo?
Na escola há uma diversidade de atores que nela desempenham seus papéis, a partir de um referencial próprio de compreensão das normas e regras que regem a instituição. (correta)
O psicopedagogo será um profissional que deve atuar individualmente na instituição educacional.
A atuação da Psicopedagogia vai ser direcionada aos problemas de relacionamento na instituição educacional.
Em nenhuma circunstância, a atuação psicopedagógica se respalda nas relações humanas.
Olá obrigada por sua colaboração!
Excluir1. [QuestãoID 66905] Assinale a alternativa que contém as habilidades mentais superiores necessárias ao processo de aprendizagem.
ResponderExcluirFunções receptivas, funções expressivas, regulação e memória.
Hierarquia, organização e funções.
Alfabetização, conhecimento e cognição.
Nível silábico, alfabético e pré-silábico.
2. [QuestãoID 66889] Quando se inicia a prática do diagnóstico psicopedagógico institucional o que significa realizar um enquadramento nesse processo?
É o processo de análise do sintoma pela Eocmea.
É uma técnica para montar o primeiro sistema de hipóteses.
A partir de uma entrevista, tornar constantes as diversas variáveis que podem ocorrer durante o processo por meio de um contrato.
Refere-se apenas a fazer uma entrevista aberta inicial.
3. [QuestãoID 66900] Assinale a alternativa que explica como o Modelo Nosográfico de Jorge Visca explica o sintoma emergente na dificuldade de aprendizagem.
Ele se apresenta deslocado da causa da dificuldade de aprendizagem.
O sintoma é o indicador manifesto de uma situação maior e mais global.
O sintoma é a causa principal das dificuldades de aprendizagem.
O sintoma se caracteriza como um obstáculo epistemofílico.
4. [QuestãoID 66899] Leia o texto abaixo:
Das questões abaixo, assinale aquela que melhor explica por que é importante que se reflita sobre a concepção da queixa escolar, quando se pensa nas dificuldades de aprendizagem.
Para que não se criem mitos em relação à aquisição do conhecimento sistematizado.
Para que não se relacione as dificuldades de aprendizagem com as relações de poder.
Porque é importante a cristalização da queixa escolar.
Porque o aluno que não foi bem numa série sempre vai apresentar problemas
Olá obrigada por sua colaboração!
Excluir1. [QuestãoID 66905] Assinale a alternativa que contém as habilidades mentais superiores necessárias ao processo de aprendizagem.
ResponderExcluirFunções receptivas, funções expressivas, regulação e memória. (CORRETA)
Hierarquia, organização e funções.
Alfabetização, conhecimento e cognição.
Nível silábico, alfabético e pré-silábico.
2. [QuestãoID 66889] Quando se inicia a prática do diagnóstico psicopedagógico institucional o que significa realizar um enquadramento nesse processo?
É o processo de análise do sintoma pela Eocmea.
É uma técnica para montar o primeiro sistema de hipóteses.
A partir de uma entrevista, tornar constantes as diversas variáveis que podem ocorrer durante o processo por meio de um contrato.(CORRETA)
Refere-se apenas a fazer uma entrevista aberta inicial.
3. [QuestãoID 66900] Assinale a alternativa que explica como o Modelo Nosográfico de Jorge Visca explica o sintoma emergente na dificuldade de aprendizagem.
Ele se apresenta deslocado da causa da dificuldade de aprendizagem.
O sintoma é o indicador manifesto de uma situação maior e mais global.(CORRETA)
O sintoma é a causa principal das dificuldades de aprendizagem.
O sintoma se caracteriza como um obstáculo epistemofílico.
4. [QuestãoID 66899] Leia o texto abaixo:
Das questões abaixo, assinale aquela que melhor explica por que é importante que se reflita sobre a concepção da queixa escolar, quando se pensa nas dificuldades de aprendizagem.
Para que não se criem mitos em relação à aquisição do conhecimento sistematizado. (CORRETA)
Para que não se relacione as dificuldades de aprendizagem com as relações de poder.
Porque é importante a cristalização da queixa escolar.
Porque o aluno que não foi bem numa série sempre vai apresentar problemas
Olá obrigada por sua colaboração!
ExcluirProva concluída com sucesso!!!
ResponderExcluirResultado final : 4.0
INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA NA ESCOLA
1. [QuestãoID 75668] O Cone Invertido é um instrumento idealizado por Pichon Riviére que auxilia o psicopedagogo a fazer a leitura dos resultados no diagnóstico psicopedagógico na instituição. Quais são os vetores a serem utilizados para essa leitura?
Instituição, cooperação, comunidade, sujeito, aprendizagem e tele.
Pertença, tarefa, pertinência, mudança, implícito e latente.
Pertença, cooperação, pertinência, comunicação, aprendizagem e tele. (Correta)
Pertença, cooperação, tarefa, grupo, aprendizagem e sujeito.
2. [QuestãoID 76040] O educador, na função de alfabetizador, considerando o enfoque da Neuropsicologia sobre o processo de aprendizagem, deve estabelecer atividades que desenvolvam os processos mentais envolvidos nessa aprendizagem.
Marque a afirmativa que descreve atividades importantes para essa concepção.
Utilizar-se de caderno de caligrafia para treino da escrita.
Não fornecer informação, colocando o aluno diante de dificuldades.
Utilizar-se de cartilhas que sugiram exercícios prontos para o aluno preencher.
Utilizar-se de momentos lúdicos com as palavras, mudando letras e sílabas. (Correta)
3. [QuestãoID 76044] As atividades lúdicas podem ser consideradas como uma "folga" para o sujeito que dela participa. Marque a alternativa que melhor justifica o termo "folga" na atividade lúdica.
Há um relativo descompromisso com a realidade. (Correta)
O sujeito faz análise de situações-problema.
A atividade lúdica intervém em conteúdos intra e interpsíquicos.
Há uma maior busca de solução.
4. [QuestãoID 75658] Assinale a resposta correta em relação à ação psicopedagógica na instituição educacional, que caracteriza a ampliação dessa ação para além da instituição educacional.
A ação psicopedagógica é direcionada para instituições onde o processo de aprendizagem do sujeito sofre uma transformação a partir das relações que se estabelecem entre sujeito e instituição. (Correta)
A ação psicopedagógica é direcionada ao sujeito individualmente.
A instituição educacional é a única que sofre a ação do psicopedagogo.
Focaliza sistemas em que o movimento grupal se configura em uma rede de relações desconectada com o funcionamento da instituição.
oi boa noite alguem pode me tirar uma duvida
ResponderExcluiroi boa noite alguem pode me tirar uma duvida
ResponderExcluirO Esquema Evolutivo da Aprendizagem, proposto na Epistemologia Convergente, nos traz um conceito de
ResponderExcluirMatriz de Aprendizagem. Qual sua importância para a aprendizagem?
a )
A função materna não vai interferir na aprendizagem do sujeito, pois ele vai aprendendo, baseado
em suas bases biológicas.
b )
Há uma transformação do nível biológico do sujeito, pois as condutas da mãe são fundamentais para
a aprendizagem.
c )
As primeiras aprendizagens, que se caracterizam na relação vincular com a função materna, configuram
transformações que estabelecerão um molde relacional com o qual o sujeito vai iniciar suas
relações e ampliar sua possibilidade de aprendizagem.
d )
A matriz de aprendizagem só tem sua importância para as primeiras aprendizagens, pois com a evolução
do sujeito esta não tem interferência em suas aprendizagens.
letra -c
Excluirqual a correta
ResponderExcluirA queixa escolar, que se caracteriza como a demanda para o trabalho do psicopedagogo, ao ser analisada
sob a ótica da causalidade circular, possibilita ao psicopedagogo, na escola,
a )
uma visão da queixa escolar que não está relacionada com a circularidade das relações na instituição
educacional.
b ) uma visão mais ampliada sobre a queixa, porém que não facilita sua intervenção no todo da instituição.
c ) pouca flexibilidade para seu agir, pois não consegue perceber que realmente necessita de intervenção.
d )
compreender o processo histórico dessa queixa, percebendo o funcionamento da instituição na sua
totalidade.
D
ExcluirLetra D
ExcluirO esquema Evolutivo da aprendizagem é altenativa C
ResponderExcluirA queixa escolar é alternativa - é alternativa D
QUESTÃO 1
ResponderExcluirA partir do estabelecimento do 1.º sistema de hipóteses, o psicopedagogo vai elencar alguns instrumentos que vão auxiliá-lo a avaliar se as hipóteses levantadas são verdadeiras ou não. Que instrumentos são esses?
a ) Questionários, pesquisa histórica, Eocmea e Eoca.
b )Entrevistas, observações, técnicas projetivas psicopedagógicas, levantamento estatístico, dinâmica de grupo, análise de material escolar etc.(CORRETA)
c ) Dinâmicas de grupo, entrevista e aplicação de testes formais.
d ) Eocmea, Eoca, Cone Invertido e Ecro.
QUESTÃO 2
Quando nos referimos à Psicopedagogia Clínica e à Psicopedagogia Institucional, por que não estamos falando de duas psicopedagogias diferentes?
a )Porque os mesmos instrumentos técnicos que se utilizam na Psicopedagogia Clínica se usam também na Psicopedagogia Institucional.
b )Porque as duas têm a proposta voltada para o processo de aprendizagem e atuam diretamente com sujeito de forma individualizada.
c )Porque ambas se respaldam em pressupostos teóricos próprios de uma área que vem crescendo em volta da compreensão de seu objeto de estudo que é o ser cognoscente.(CORRETA)
d )Porque tanto na Institucional quanto na Clínica o psicopedagogo faz avaliação das dificuldades de aprendizagem.
QUESTÃO 3
Como é a contextualiação da escola?
a )Como uma instituição com sistema misto, com delimitações que não deixam interferências entre outros sistemas.
b )Como uma instituição com um sistema fechado, com fronteiras que não assumem um caráter relacional com outros sistemas.
c )Como uma instituição com um sistema aberto, com fronteiras que assumem um caráter relacionalcom outros sistemas.(CORRETA)
d )Como uma instituição com sistema ampliado, com fronteiras que assumem um caráter de parceria com outras instituições.
QUESTÃO 4
ResponderExcluirO Esquema Evolutivo da Aprendizagem é um modelo apresentado por Visca para explicar a origem da aprendizagem. Quais são os níveis que ele estabelece para explicar esse processo?
a ) Manutenção, repressão e transformação.
b ) Interacionismo, estruturalismo e construtivismo.
c ) Instrumentalização, imitação e condicionamento.
d ) Protoaprendizagem, deuteroaprendizagem, aprendizagem assistemática e sistemática.(CORRETA)
QUESTÃO 5
Marque a afirmativa correta em relação à explicação do obstáculo funcional, descrito no Modelo Nosográfico proposto por Visca.
a ) São funções e capacidades isoladas de um sujeito, como a memória, percepção e vocabulário.(CORRETA)
b ) Caracteriza-se como o obstáculo institucional ? concepção de mundo.
c ) Diz respeito ao que podemos também chamar de dislexia e disgrafia.
d ) Define-se como o funcionamento afetivo de um sujeto em aprendizagem.
QUESTÃO 6
Sobre os elementos do sistema escolar, assinale a alternativa correta no que diz respeito ao seu conceito.
a )A programação consiste na previsão das atividades a serem realizadas e das inter-relações a serem mantidas para que os objetivos sejam alcançados.(CORRETA)
b ) Secretárias, serventes e inspetores não fazem parte do pessoal escolar.
c ) Os recursos materiais representam apenas o material didático da instituição.
d ) O pessoal escolar se configura pelos alunos que estão inseridos na instituição.
QUESTÃO 7
ResponderExcluirQuais são os aspectos da estrutura e funcionamento familiar que o esquema conceitual proposto por Macedo permite apreciação?
a ) As liberações, os subsistemas, o ciclo vital.
b ) As regras, os subsistemas, o ciclo vital.(CORRETA)
c ) As regras, os sistemas, o esquema familiar
d ) As regras, os sistemas, o ciclo vital.
Boa Tarde, obrigada por sua colaboração!
ExcluirQUESTÃO 8
ResponderExcluirA matriz diagnóstica nos possibilita a identificação do obstáculo de interação que pode ser considerado como uma causa a-histórica que coexiste com o sintoma. Qual a melhor explicação para esse obstáculo?
a )Vinculação objetiva que se estabelece com as situações de aprendizagem dentro da instituição e a comunicação que se instala no processo de aprender e ensinar.(CORRETA)
b )Vinculação que cada sujeito estabelece com as situações, considerando somente suas relações vinculares fora da instituição que se está avaliando.
c ) É um obstáculo de caráter secundário que o psicopedagogo dificilmente utiliza em seu diagnóstico.
d )Esse obstáculo está relacionado, na instituição educacional, com as dificuldades de aprendizagem que os alunos apresentam.
QUESTÃO 9
Marque a alternativa correta em relação ao conceito de instituição educacional, foco da intervenção psicopedagógica.
a ) Não se responsabiliza em estabelecer rituais e convenções.
b ) É uma instituição, pois é um espaço onde se transmitem e se recebem valores.(CORRETA)
c ) É um sistema social, pois não pressupõe interação entre suas partes.
d ) É uma organização enquanto apresenta uma estrutura somente informal.
QUESTÃO 10
O pensamento mecanicista e reducionista, que leva a uma visão unidirecional, não dá mais conta da demanda do pensamento científico. De que forma essa afirmativa pode explicar a atitude psicopedagógica diante do processo de aprendizagem?
a )A atitude psicopedagógica intervém na aprendizagem e seus obstáculos não podem mais ser vistos pelo viés da causa e efeito, mas sim pela teia de relações de sua totalidade histórica.(CORRETA)
b ) O pensamento mecanicista é esperado para a concretização da atitude psicopedagógica.
c ) A atitude psicopedagógica está respaldada por uma visão unidirecional.
d ) Não há relação da atitude psicopedagógica com o pensamento científico.
Boa Tarde, obrigada por sua colaboração!
ExcluirBoa Tarde, obrigada por sua colaboração!
ExcluirBoa Tarde, obrigada por sua colaboração!
ExcluirO tratamento começa com o diagnostico clínico, que dará suporte para identificar as causas dos problemas de aprendizagem. O que é necessário identificar no diagnóstico psicopedagógico?
ResponderExcluira ) O significado da não aprendizagem.
b ) O significado do relacionamento pessoal.
c ) O significado da aprendizagem.
d ) O significado do não relacionamento pessoal.
Sobre diagnóstico psicopedagógico institucional, assinale a alternativa correta.
ResponderExcluira )
A proposta do diagnóstico psicopedagógico na instituição baseia-se na possibilidade de investigação
somente dos alunos com dificuldades de aprendizagem.
b )
O diagnóstico psicopedagógico é um instrumento único, aplicado apenas nos alunos que estão dentro
da instituição escolar.
c )
A proposta do diagnóstico na instituição baseia-se em pressupostos científicos que caracterizam a
compreensão de um fenômeno ? a aprendizagem.
d ) O diagnóstico psicopedagógico é um instrumento dinâmico composto por seis vetores.
1- O estágio atual de mundo é de mudanças. A tecnologia contribui decisivamente na construção de uma nova realidade. Ela está presente na vida da família, dos alunos e da escola.
ResponderExcluirDescreva apresentando a relação entre tecnologia e ética?
Como a tecnologia pode ser utilizada no espaço profissional com ética? Argumente. Justifique.
QUESTÃO 1
ResponderExcluirMarque a alternativa correta em relação ao conceito de instituição educacional, foco da intervenção psicopedagógica.
a ) É uma instituição, pois é um espaço onde se cumpre uma importante função social, sistematizando conhecimentos disponíveis. (CORRETA)
b ) Não se responsabiliza em estabelecer rituais e convenções.
c ) É uma organização enquanto apresenta uma estrutura somente informal.
d ) É um sistema social, pois não pressupõe interação entre suas partes.
e ) É um espaço que não se caracteriza pelas relações sistematizadas.
QUESTÃO 2
O Esquema Evolutivo da Aprendizagem, proposto na Epistemologia Convergente, nos traz um conceito de Matriz de Aprendizagem.Qual sua importância para a aprendizagem?
a ) A função materna não vai interferir na aprendizagem do sujeito, pois ele vai aprendendo baseado em suas bases biológicas.
b ) Há uma transformação do nível biológico do sujeito, pois as condutas da mãe são fundamentais para a aprendizagem.
c ) É a primeira aprendizagem que vai determinar todas as outras aprendizagens.
d ) As primeiras aprendizagens, que se caracterizam na relação vincular com a função materna, configuram transformações que estabelecerão um molde relacional com o qual o sujeito vai iniciar suas relações e ampliar sua possibilidade de aprendizagem. (CORRETA)
e ) A matriz de aprendizagem só tem sua importância para as primeiras aprendizagens, pois com a evolução do sujeito essa não tem interferência em suas aprendizagens.
QUESTÃO 3
Alicia Fernández, fazendo referência à relação ensinante-aprendente, nos fala sobre a modalidade de aprendizagem. A que se refere esse conceito?
a ) É um sujeito em constante busca do conhecimento e como constitui a inibição cognitiva.
b ) Está relacionado às funções cognitivas.
c ) É o que caracteriza a natureza interdisciplinar da Psicopedagogia, sendo um dispositivo de interpretação psicopedagógica.
d ) É como se explica o molde relacional que se estabelece na relação com o conhecimento, configurando a modalidade de aprender do aluno e de ensinar do professor.
e ) Refere-se à relação entre mãe e filho, que se atualizam nas relações posteriores.(CORRETA)
QUESTÃO 4
Os sistemas podem ser abertos ou fechados, conforme a Teoria Geral dos Sistemas. Como podemos identificar, por exemplo, uma instituição escolar, se ela se caracteriza como sistema aberto ou fechado?
a )Pelo grau de trocas que essa instituição faz com outros sistemas de seu ambiente.(CORRETA)
b ) Pela distribuição dos conteúdos na grade curricular.
c ) Pela sua estatística no que se refere a evasão de alunos.
d ) Pelas características de formação do corpo docente.
e ) Pela sua capacidade física de acomodar seus alunos.
QUESTÃO 5
Assinale a alternativa correta em relação à intervenção Psicopedagógica na instituição educacional.
a ) Direciona a ação do psicopedagogo para o aluno.
b ) Transforma a ação individual em grupal. (CORRETA)
c ) Propõe o conteúdo das disciplinas escolares.
d ) Possibilita que o psicopedagogo use testes.
e ) Não tem como objetivo trabalhar com a aprendizagem.
PROVA- FUNDAMENTOS DA PSICOPEDAGOGIA
c
ExcluirQUESTÃO 6
ResponderExcluirPara Larry Silver o processo de aprender pode ser caracterizado em quatro fases: entrada de informações, integração, memória e ato motor/saída. Das alternativas abaixo, qual a concepção está relacionada a este conceito?
a ) Concepção da Epistemologia Convergente.
b ) Concepção fenomenologica.
c ) Concepção comportamental-cognitivista.
d ) Concepção funcionalista/maturação neuronal.(CORRETA)
e ) Concepção da Psicanálise de Sara Pain.
QUESTÃO 7
O Esquema Evolutivo da Aprendizagem é um modelo apresentado por Visca para explicar a origem da aprendizagem.
Quais são os níveis que ele estabelece para explicar esse processo:
a ) interacionismo, estruturalismo e construtivismo.
b ) manutenção, repressão e transformação.
c ) instrumentalização, imitação e condicionamento.
d ) semiológico, epistêmico e epistemofílico.
e ) protoaprendizagem, deuteroaprendizagrem, aprendizagem assistemática e sistemática.(CORRETA)
QUESTÃO 8
O psicopedagogo para compreender a escola como instituição, também precisa observar e conhecer o funcionamento das relações humanas. Que importância tem esse conhecimento para o psicopedagogo?
a ) Em nenhuma circunstância, a atuação psicopedagógica se respalda nas relações humanas.
b ) A atuação da Psicopedagogia vai ser direcionada aos problemas de relacionamento na instituição educacional.
c ) O psicopedagogo será um profissional que deve atuar individualmente na instituição educacional.
d ) A escola contribui para a melhoria do nível cultural da população e para o aperfeiçoamento individual e formas de recursos humanos.
e ) Na escola há uma diversidade de atores que nela desempenham seus papéis, a partir de um referencial próprio de compreensão das normas e regras que regem a instituição.(CORRETA)
QUESTÃO 9
Enrique Pichon Riviére sistematizou uma técnica para atuação em grupos que traz um referencial importante para o educador intervir em sala de aula. Escolha a afirmativa que contempla o nome desta técnica.
a ) Dinâmica de criatividade.
b ) Eocmea.
c ) Modelo Nosográfico.
d ) Grupos operativos. (CORRETA)
e ) Ecro grupal.
QUESTÃO 10
O que deve priorizar em uma prática pedagógica que favoreça todos os prismas das relações que se estabelecem a partir dela?
a ) Deve priorizar uma abordagem sociocultural, que foca no grupo sistêmico.
b ) Deve priorizar uma pedagogia cognitivista, que temo o foco na instrução.
c ) Deve priorizar uma abordagem tradicional, tendo o professor como foco.
d ) Deve priorizar a percepção de cada educando e do grupo como um todo, deixando o educador de ser medida de todas as coisas. (CORRETA)
e ) Deve priorizar uma concepção de sujeito e de mundo que fortaleça a intelectualidade.
Prova Online
ResponderExcluirDisciplina: 28 - TEORIAS E PRÁTICAS DA PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL
Confira as questões e, no final, clique em CONFIRMAR:
Questão 2
Há uma relação importante entre os conteúdos escolares e a afetividade do aluno, pois
a ) todos os conteúdos de ensino são prazerosos.
b ) por meio dos conteúdos, não podemos ensinar atitudes.
c ) para a Psicopedagogia, o conteúdo é o vínculo entre professor e aluno.
d ) muitos professores utilizam o conteúdo como forma de punição.
para a Psicopedagogia, o conteúdo é o vínculo entre professor e aluno.
ExcluirSegundo Leite e Tassoni (s/d) que decisões no desenvolvimento de um planejamento pedagógico tem implicações afetivas?
ResponderExcluirEscolha uma opção:
a. Usar práticas tradicionais ou sócio históricas.
b. O educando como referência. A escolha dos objetivos. A organização dos conteúdos. A escolha dos procedimentos e atividades de ensino. Uma decisão contra ou a favor do educando. (CORRETA)
c. Saber organizar conteúdos, escolher que instrumentos utilizar.
d. Planejar de acordo com a capacidade intelectual de seus alunos.
e. Caracterizar seus objetivos.