terça-feira, janeiro 22, 2013

Prova N2


FUNDAMENTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS DO ENSINO DE HISTÓRIA

1. ASSINALE A ALTERNATIVA QUE INDICA O CONCEITO APRESENTADO NESTA FRASE.



  • Entendo por ___________________ o processo de construção de significados com base em um atributo cultural, ou ainda um conjunto de atributos culturais inter-relacionados.

  •  comunidade
  •  superioridade
  •  complexidade
  •  identidade

2. NO FINAL DO SÉCULO XX,



  • vários eventos marcaram o reconhecimento de que vivemos uma crise socioambiental profunda e de proporções planetárias. Entre esses encontros internacionais, assinale qual deles teve maior importância para as questões ambientais.

  •  Reunião da ONU sobre a guerra no Iraque.
  •  Fórum Econômico de Davos.
  •  Reunião do Mercosul.
  •  Conferência do Rio de Janeiro - Rio 92.

3. OS MITOS DE ORIGEM SÃO IMPORTANTES PARA A CRIANÇA, POIS POSSIBILITAM QUE ELA TENHA CONTATO COM A CULTURA UNIVERSAL E PERCEBA QUE ELES:


  •  contam sempre a mesma história e nunca apresentam variação de uma cultura para a outra, demonstrando a forte unidade da espécie humana, de modo que estudar um mito de um povo é suficiente para se conhecer todos os mitos de todos os povos em qualquer época histórica.
  •  são histórias produzidas pelos diferentes povos do planeta e podem ser provadas as verdades que contam por meio de experiências científicas, realizadas em laboratórios - e isso demonstra como o arcaico e o moderno se somam, comprovando a unidade da espécie humana.
  •  nasceram de uma necessidade de vários povos perpetuarem a sua história e, portanto, não se apresentam de forma neutra, mas se impõem, justificam-se, legitimam projetos, regras, condutas determinantes nas identidades culturais de pessoas, grupos, países e sociedades.
  •  são invenções sem fundamentos, e as histórias nunca se relacionam com elementos que fazem parte do cotidiano do povo que os criou e por isso devem ser lidos como diversão, e nunca como uma forma de transmissão de conhecimento - o qual deve ser procurado em outras fontes, mais confiáveis.

4. O TRABALHO COM A LINHA DA VIDA LEVA A CRIANÇA A REGISTRAR OS FATOS MAIS MARCANTES DE SUA VIDA, ANO A ANO.



  • A importância desse trabalho consiste em:

  •  fazer com que a criança consiga registrar os fatos da sua vida detalhadamente, após uma pesquisa exaustiva em seus documentos.
  •  demonstrar que as crianças não são agentes históricos e nem construtoras da História, cabendo-lhes apenas conhecer os feitos dos "heróis"
  •  mostrar como a história pessoal da criança é pobre em relação aos feitos dos grandes "heróis" nacionais, exaltados pelos historiadores.
  •  mostrar para as crianças que elas fazem a História, tanto quanto os "heróis", e que as suas histórias também podem ser contadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...