Pessoal quem tiver mais questões me envie ok!.
Se não me engano quem enviou este arquivo foi o Alcides.
OBRIGADA GALERA E bons estudos!
ANTROPOLOGIA CULTURAL
R: No Brasil, uma grande parte dos colonizadores portugueses se misturou com índios e africanos, e como os escravos africanos trazidos ao Brasil pertenciam a várias etnias e nações, nosso país passou a contar com uma grande pluralidade étnica.
2)Explique o etnocentrismo a partir da chegada dos espanhóis à América.
R: O etnocentrismo ocorreu com a discriminação dos espanhóis em relação a crença dos indígenas (Maias), que era baseada na doutrina cristã, dizendo que tinham por missão ensinar a religião “correta” para os primitivos, desvalorizando a cultura deles.O etnocentrismo aqui pode ser visto na pregação de Deus pelos jesuítas para os índios, desvalorizando a crença que os índios tinham.
3)Defina o que é etnocentrismo apresentando-o no contexto brasileiro.
R: O etnocentrismo é a tendência que o indivíduo tem de menosprezar a cultura alheia, caracterizando-a como inferior a sua.
4)Explique o significado de mito como elemento cultural de um povo.
R: O mito é uma narrativa de caráter simbólico, relacionada a uma dada cultura. Ele é de grande valia, pois através do mito podemos conhecer a história de um povo, como foram adquiridos seus costumes, valores, etc.
5)O ser humano constrói seu processo de humanização sozinho? Justifique.
R: Não, um exemplo é o caso das “meninas-lobo”, onde Amala e Kamala por não terem sido inseridas em nenhum grupo social e serem criadas por lobos, não apresentavam características do comportamento humano e possuíam hábitos semelhantes aos daqueles animais.
6)Porque é nocivo para um grupo social crer que seus valores, crenças ou ideologias são os únicos que podem ser considerados corretos?
R: Essa postura de crer que seus valores, crenças ou ideologias são os únicos corretos é um pré-conceito, e muitas vezes pode gerar intolerância. Sendo assim, devemos tentar entender e respeitar as diversidades culturais.
7) Faça a diferenciação entre a cultura imaterial, real e a cultura ideal.
R: Cultura imaterial – É a aprendizagem de uma cultura, ou seja, cada um recebe as crenças, os modos de vida da sociedade a que pertence, o comportamento, hábitos e valores.
Cultura Real – É apresentada de várias maneiras, de acordo com o ponto de vista de cada um.
Cultura Ideal – Consiste em um conjunto de comportamentos que embora propagados como corretos, nem sempre são realmente praticads. É a maneira como a sociedade deseja que os membros se comportem.
8)”A antropologia Cultural analisa a essência humana e o que determinamos grupos sociais criam historicamente.” A partir desta afirmação explique a característica onto-societária do homem.
R:O homem é um ser social, aprende com os outros indivíduos, e ao utilizar suas habilidades, estuda a sua realidade e tenta explicá-la.
9)Quais foram os artifícios usados por Cortez (1519) na conquista da cidade do México?
R: Os espanhóis estimularam lutas internas, queimaram livros para apagar a religião nativa, usaram armas de fogo, mataram indígenas, causaram epidemias, destruíram seus monumentos, entre outros.
10)Relacione 3 itens que justifiquem a importância da comunicação como arma de dominação de uma cultura sobre a outra.
R: 1º As pessoas que exercem uma maior influência sobre as demais, muitas vezes utilizam-se da comunicação para propagar seus pensamentos, idéias e opiniões, valendo-se dela para manter sua influência.
2º A comunicação no ambiente escolar é extremamente importante para que ocorra a construção do conhecimento de várias culturas, e não somente sua reprodução.
3ª Os livros didáticos ensinam o que lhes convém, e com a comunicação, podemos descobrir a verdade e termos nossa própria visão de vários fatos.
11)O folclore é trabalhado em nossas escolas de forma pontual. Defenda em poucas palavras como estudo e pesquisa no trabalho de um professor
R: Nosso trabalho como educador deve sempre se preocupar em resgatar a nossa identidade, e para não esquecê-la devemos trabalhar o folclore revivendo através de lendas, músicas e brincadeiras, nossos costumes e tradições. Esse tema, entretanto, não deveria ser trabalhado somente em agosto (quando se comemora o folclore), pois por apresentar muito elementos, podemos aproveitar o tema e abordar de forma lúdica, as regras, brincadeiras antigas, confecção de brinquedos, parlendas, jogos, contribuindo assim para a preservação de nossa história e também aprender outras culturas.
12) Discorra sobre a discriminação racial contra os negros, sob o ponto de vista de Gilberto Freyre.
R: Para Freire, a desigualdade social no Brasil não se relacionava a discriminação racial, mas é resultado das diferenças de classe. Os negros desfrutavam de mobilidade social e oportunidades de expressão cultural, não desenvolvendo assim uma consciência de serem negros.
13) Desde a metade do século XVI a população de origem africana tem sua presença marcada no Brasil. Relate os motivos pelos quais vieram para o Brasil. Pg. 31
R: Eles vieram para o Brasil para trabalhar, porque os índios eram preguiçosos e não forneciam mão de obra suficiente, então os africanos eram capturados e mandados para o Brasil para o trabalho escravo.
14)Descreva a constituição do povo brasileiro a partir da concepção de brasilíndio.
R: Os brasilíndios são os filhos gerados por pais brancos, na maioria portugueses, com mulheres índias.
15)Por que se pode afirmar que a Língua Portuguesa não foi incorporada integralmente no inicio da constituição do povo brasileiro?
R:Porque o tupi, introduzido pelos jesuítas, era utilizado na comunicação dos portugueses com os nativos, tornando-se a língua materna dos mamelucos.
16)Explique, com pelo menos um argumento, como uma civilização tão desenvolvida como a Asteca pode ser dominada pelos espanhóis.
R:Os espanhóis haviam conseguido aliados entre a população indígena, e eles
estavam muito bem informados sobre seu inimigo.
17)Descreva o que eram e qual a importância dos quilombos no regime de escravidão do Brasil.
R: Os quilombos eram estabelecimentos de negros que escapavam da escravidão pela fuga e recompunham, no Brasil, formas de organização social. Eles foram de grande importância no regime de escravidão do Brasil visto que se tornaram um importante elemento de resistência à opressão.
18) Leia e explique o trecho a seguir: " A expansão portuguesa no Brasil somada às práticas econômicas que utilizavam os nativos como mão-de-obra ajudou a difusão de uma imagem heróica do bandeirantismo. Pg. 30
R:Essa imagem heróica do bandeirantismo deu-se por considerá-los desbravadores do território brasileiro, por terem escravizado os indígenas e também por serem os responsáveis pela descoberta do ouro.
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