Atualizado em 27/02/2013
Modulo
11
Gestão
Educacional: Direção, Coordenação e Supervisão
Gostaria
de Agradecer a todos que tiveram BOA VONTADE e colaboraram com este
questionário
A autonomia está sempre associada a ideia de liberdade, que
é um principio constitucional. A autonomia e a liberdade fazem parte da
própria natureza do ato pedagógico. Ela está ligada também a temática da
democracia, da independência e da participação. Qual o papel da autonomia
referente a escola e família?
Resp 01: A autonomia está sempre associada à ideia de liberdade,
que é um
princípio constitucional. A autonomia e a liberdade fazem parte da própria natureza do ato pedagógico. Além de associarmos a autonomia à liberdade, podemos ligá-la à temática da democracia, da independência e da participação.
Resp 02: Seria o de aproximar escola e família, permitindo uma
participação maior da comunidade e responsabilizando a escola em prestar
contas do que fez ou deixou de fazer.
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A Educação é um fenômeno próprio dos seres humanos que
inicia com um processo de transformação da natureza, criando um mundo humano,
o mundo da cultura." (SAVIANI, 1991). A partir desta afirmação explique
o que significa a produção do "trabalho material" e trabalho
"não-material" produzido pelo homem. pag 11
Resp 01: O trabalho não material refere-se a significação dada
ao trabalho material; são as ideias, valores, hábitos, atitudes e teorias e
inclui aspectos de conhecimento como ciências, ética e artes; o trabalho
material é a produção de objetos e bens materiais, que servem para a garantia
da existência humana como transformação de objetos em ferramentas,
transformação dos alimentos.
Resp 02: Trabalho
material – o homem necessita antecipar em idéias os objetivos da ação, o que
significa que ele representa mentalmente os objetivos reais.
Trabalho não-material – consiste de idéias, teorias e
valores, conteúdos de pensamentos que conduzem o homem a ação, não se
consubstancia em uma objetivação. A educação pertence a essa categoria, se
você lesar um aluno porque deu uma educação de baixa qualidade, você lesou-o
para sempre porque não tem concerto. A educação é aquela que forma ou deforma
o ser humano.
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A equipe técnico-pedagógico é responsável pela articulação
do sistema de avaliação que engloba a avaliação da aprendizagem e a avaliação
institucional (interna e externa). Que papel desempenha a avaliação
institucional?
Resp 01: A equipe técnico-pedagógica é responsável
pela articulação do sistema de avaliação que engloba a avaliação de
aprendizagem e a avaliação institucional (interna e externa). Que papel
desempenha a avaliação institucional?
Resposta: A avaliação institucional é
muito importante para que ocorram mudanças nas instituições escolares, ou
seja, ela promove condições para que a instituição possa identificar suas
práticas, refletir sobre seus limites e possa explicar suas políticas, os
seus objetivos e o seu projeto para o futuro.
Resp 02.: A
avaliação institucional é muito importante para que ocorram mudanças nas
instituições escolares, ou seja, ela promove condições para que a instituição
possa identificar suas práticas, refletir sobre seus limites e possa explicar
suas políticas, os seus objetivos e o seu projeto para o futuro.
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A gestão escolar pode assumir várias
modalidades, dentre elas a gestão Tradicional e a Gestão Participativa ou
colegiada. Escreva sobre cada uma delas.
R: Na Gestão Tradicional, o diretor detém todo o poder,
sendo o único a decidir e tendo a palavra final para resolver ou modificar as
coisas dentro da escola. Na Gestão Participativa, o poder não é tirado do
diretor, mas abre para que os alunos possam participar, dando a eles
responsabilidades, novos modos de olhar para a situação, dever de refletir
sobre assuntos e o sentimento de poder fazer a diferença.
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A liderança é um atributo importante na atuação do gestor
escolar. A partir desta afirmação relacione cinco atitudes que demonstram a
atuação de um líder.
Resp 01: Assumir a competência primordial da escola: educar, ensinar/aprender.
- Lutar pela valorização dos profissionais da educação.
- Entender que os alunos provenientes das classes
populares também possuem uma rica experiência e são possuidores de
diferentes saberes.
- Definir a política global da escola por meio do PPP,
contando com a participação de todos.
- Fortalecer as relações entre as escolas e
Secretarias Estaduais e Municipais de Educação, Delegacias, Coordenadorias
Regionais e Instituições de Ensino Superior.
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A partir dos estudos feitos sobre gestão
participativa elabore uma situação problema que tenha como foco o papel da
organização escolar no mundo globalizado, considerando a formação daResp 01: A
escola precisa está organizada, ter uma meta, um objetivo,um horizonte a ser
alcançado de forma que transponha ,vá além do universo ideal da cidadania que
a teoria vinculadas a organização do espaço escolar, cidadania, qualidade de
ensino, gestão democrática,,entre outros faça parte da rotina diária da
escola e daqueles que são sujeitos no espaço escolar É importante refletir
que não é somente o papel da escola (educação),buscar mecanismo que propiciem
ideais democráticos que conduzem a uma sociedade mais justa, solidária e
humana.
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Apresente quais foram as criticas feitas a Taylor.
Resp 01: Taylor tinha um enfoque mecanicista do homem, ou seja,
o via como máquina; explorava trabalhadores, pois a administração científica
contribui para legitimar a exploração dos trabalhadores e enfatiza os
interesses dos patrões; superespecialização do trabalhador, tornando o
serviço monótono e repetitivo e uma abordagem fechada, desconhecendo o
ambiente da empresa e as influências que ele tem sobre o processo de
produção.
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Cite as três funções maiores do gestor,
explicando-as.
Resp 01: Planejar,
organizar e executar. O gestor deve planejar maneiras de melhorar o ambiente
escolar, organizar os funcionários em cada tarefa determinada, executar as
tarefas determinadas para que a escola atinja seus objetivos.
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Cite quatro características de um diretor capaz de exercer
liderança educacional.
Resp 01: 1 o
diretor faz parte técnico-pedagógica da escola atuando em uma posição
intermediaria entre as agencias de formação de educadores os próprios
docentes e os alunos atuando efetivamente na formação continuada dos
primeiros e na aprendizagens dos últimos. 2 supervisão/orientação pedagógica
...esta ação supervisora do diretor não tem o sentido de dirigismo
autoritarismo ou imposição mas sim de visão do todo, do processo. nela esta
incluída a coordenação da avaliação institucional da escola. 3
administração ....aqui ficam situadas as competências mais diretamente ligadas
á estrutura administrativa da instituição escolar associada, por exemplo, a
implementação de políticas educacionais á documentação e ás rotinas
administrativas , entre outras.
Resp 02.: O
diretor que exerce liderança educacional é aquele que está em contato
permanente com os docentes, é visto todos os dias pelos
professores, alunos e pais, faz com que sua equipe sinta que tem poder para
realizar e transformar e vai além do gerenciamento, colocando as pessoas em
primeiro lugar.
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Como os gestores podem utilizar a
avaliação de sistemas de ensinos educacionais para melhorar os processos da
escola?
R: A avaliação de sistemas de ensinos educacionais
buscam avaliar o processo educacional, pois ele avalia o
desempenho do aluno e o nível da instituição escolar, e através
desses resultados, o gestor poderá diagnosticar os problemas e tentar
resolvê-los, melhorando assim a qualidade de ensino na sua escola.
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Conceitue “Escola Democrática” a partir da idéia de
construção coletiva do Projeto Político Pedagógico.
R: Numa escola democrática, a construção do PPP se dá coletivamente, respeitando as idéias e valores de cada um, onde se encontra em permanente desenvolvimento e processo de atualizações contínuas, não se restringindo a discussões e reflexões, mas sim, colocando em pratica o plano de ação coletiva e avaliando os resultados. |
De acordo com a autora Eloiza da S. G.
de Oliveira, a comunicação constitui-se em um recurso estratégico para
revigorar a cultura organizacional. Qual a importância da comunicação para
revigorar essa cultura institucional?
R: A comunicação é muito importante pois aumenta a
participação do grupo, possibilita as discussões para a solução de conflitos,
permite o compartilhamento de nossos valores e também a administração
democrática do conhecimento.
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Defina gestão e administração conforme o
material estudado.
Resp 01: O
primeiro termo (gerere) tem o sentido de governar, conduzir, dirigir. O
segundo termo
(administrare), tem um significado mais
restrito – gerir um bem, defendendo os interesses daquele que o possui –
constituindo-se em uma aplicação do gerir. Para outros autores, como Wittmann
e Franco, no entanto “como uma instância inerente à prática educativa, que
abrange o conjunto de normas/diretrizes e práticas/atividades que garantem,
de um lado, o significado ou o sentido histórico do que se faz e,
de outro lado, a unidade do conjunto na diversidade de sua concretização. A
administração da educação engloba as políticas, o planejamento, a gestão e a
avaliação da educação.”
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Descreva os componentes da cultura escolar.
Resp 01: Valores,
crenças e pressupostos, relação teórica pratica ,os significados no ensino,
na escola e o aprendizado dos alunos Cultura escolar é tudo como se dão as
coisas no interior da escola.
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Existem alguns valores de fundamental importância para a
educação na atualidade, eleja 05 valores e justifique sua escolha.
Resp 01: Diálogo
– valor enquanto troca de idéias, compreensões, troca de experiências que
possibilitam a consciência coletiva, que possibilita superar o
individualismo, superar bloqueios e os escudos que as pessoas colocam se
defendendo.
Capacidade de convivência – valor que desenvolve no
educando a capacidade de viver em comunidade, na escola, na família, nas
igrejas, nos parques, enfim em todos os lugares onde se concentram pessoas de
modo a garantir uma convivência harmoniosa.
Respeito mútuo – valor que leva alguém a tratar
com outro alguém com grande atenção, consideração e muito respeito.
Tolerância - valor que manifesta nos outros
maneira de pensar, de agir e de sentir diferentes ou mesmos opostos a nossa.
Igualdade de direitos – valor onde todos os homens são
submetidos a lei e gozam dos mesmos direitos e obrigações.
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Explique a responsabilidade sobre a Gestão da Educação
dentro do contexto moderno a partir dos impactos e demandas econômicas,
políticas e sociais, culturais e tecnológicas.
Resp 01: As
políticas e a Gestão da Educação no Brasil, caracteriza políticas do governo,
a importância dessa disciplina é justificada pelo seu compromisso e formação
do cidadão. Vários desafios são colocados para sociedade, uma vez que o
contexto educacional é mediado pelo contexto político, econômico, social e
cultural. É necessária as condições de oferta de ensino de qualidade,
organização do trabalho escolar compatível com os objetivos educativos da
instituição, há necessidade de formação de professores que vão trabalhar com
esses alunos no sentido de devolver a sociedade um novo cidadão mais completo
e lúcido, mais em condição de atuar na sociedade contribuindo para o seu
enriquecimento. São necessários mecanismos de informação e da comunicação
entre todos os segmentos da escola; gestão democrática; participativa
incluindo condições administrativas, financeiras e pedagógicas, participação
de diversos grupos e pessoas nas atividades e espaços educativos.
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Explique a teoria Clássica da
administração segundo Fayol, apresentando três de seus aspectos.
Resp 01: Disciplina,
unidade de comando, unidade de direção, autoridade e responsabilidade e divisão
de trabalho. Pg. 16
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Explique as implicações que a vertente ecológica da
Psicologia traz para a escola e suas relações.
Resp 01: Ela
nos fornece novas possibilidades para pensar no todo institucional, nos
mostrando o que é necessário ser praticado no processo de gestão ????
Resp 02: Na perspectiva da psicologia ecológica a aprendizagem
do aluno vai muito além do que é ensinado na sala de aula, é preciso
considerar todo o contexto que cerca os alunos.
Esse contexto envolve muitas coisas, a própria escola,
a família e o grupo dos amigos.
Para essa vertente a aquisição de novas capacidades e
conhecimentos por parte dos alunos vai depender do significado e da intenção
que essas atividades tem para esse aluno e também é importante o papel que os
participantes (família, professor, gestor e etc.) vão desempenhar no
aprendizado desse aluno.
Resp 03: A
psicologia Descritiva e Explanatória é conhecida como "ecológica” e
enfatiza a importância de se estudarem os meios ambientes nos quais o ser
humano se comporta; isso traz para escola uma relação mais próxima com o meio
ambiente e o comportamento humano.
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Explique com suas palavras o que
significa gestão escolar.
Resp 01: Quando falamos em gestão escolar trata-se, numa visão
atual, do conjunto de funções desempenhadas pelos “atores institucionais” da
escola (ou seja, toda a comunidade escolar), com diferentes graus de
complexidade e responsabilidade, coordenadas pela equipe técnico-pedagógica,
encabeçada pelo diretor da escola. Já fica claro, portanto, que desvinculamos
da Figura do diretor da escola todas as características de autoridade máxima,
unipessoalidade, centralização, linha hierárquica, ênfase e relevo único – e
às vezes onipotência – que lhe eram atribuídas
há alguns anos (em especial na década de
70)
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Explique o papel da avaliação
institucional na deflagração das mudanças necessárias na instituição e o
papel do gestor nesse processo.
Resp 01: Muitas
pessoas consideram as avaliações indesejáveis ou mesmo desnecessárias, que
não servem para avaliar o aluno, mas elas são muito importantes para se medir
o “nível” em que a instituição se encontra, se está atingindo seus
objetivos propostos, se são necessárias mudanças nesse caminhar. O papel do
gestor é o de incentivar a comunidade escolar a participar nas
avaliações com sinceridade e motivação, certos de que são muito importantes
nesse processo, e se possível, colocar este assunto na reunião de pais.
Resp 02: A
avaliação institucional tem como principal objetivo identificar como está o
andamento da instituição, quais suas necessidades, qual a qualidade do seu
ensino, sua estrutura, e seus objetivos para o futuro. É através da avaliação
institucional que evitamos que a instituição escolar caia em uma rotina e
deixe de evoluir.
Quando se faz uma avaliação institucional eficiente e
sincera é possível ver os pontos fortes e fracos da escola com relação a
sociedade e pensar nas mudanças necessárias.
O principal papel do gestor nesse processo e mostrar a
importância que a avaliação tem para a melhoria da instituição e incentivar
que todos os envolvidos nesse processo dêem o devido valor e participem da
melhor maneira possível.
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Explique o termo gestor numa visão
atual.
Resp 01: Gestor é aquele
que administra, toma decisões, organiza, dirige e zela pelo bom andamento
seja de uma escola ou organização.
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Explique os princípios da Organização
Racional do Trabalho, segundo Taylor. Pg 7
Resp 01:Taylor
separou as atividades de planejamento e supervisão das atividades de
execução, criando uma ORT, onde seus princípios eram o de selecionar o
trabalhador de acordo com seu perfil e aptidão, estabelecer um tempo para a
execução de cada tarefa, remunerar o trabalhador de acordo com sua produção,
dividir o trabalho, ter controle sobre o trabalho dos funcionários,
padronizar a tarefas, impondo-as aos trabalhadores, estabelecer boas
condições físicas de trabalho, etc.
Resp 02: Para
Taylor, era preciso seguir alguns princípios para ter um bom rendimento no
trabalho, para isso ele fez a organização racional do trabalho, cujo os
princípios eram os seguintes:
- Dar ao trabalhador uma atividade compatível com seu
perfil e aptidão;
- Estabelecer um tempo para as atividades serem
realizadas;
- Remuneração do trabalhador equivalente com a produção
desse trabalhador, estabelecendo prêmios para os melhores;
- Dividir as tarefas em etapas, de modo que cada um
tenha uma única função aumentando a eficiência na produção;
- Padronizar a forma de realizar as tarefas e impor
isso aos trabalhadores;
- Estabelecer boas condições de trabalho, visto que só
assim o trabalhador conseguirá ter um bom rendimento.
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Fale sobre escola e as relações humanas:
Resp 01: É uma escola preocupada com a integração social,
com aspectos ligados à criatividade e motivação e com os grupos informais
existentes. Tem que ter uma cultura de confraternização e dinâmicas
integradoras dos grupos.
Na escola o gestor coordena o processo
cooperativo e participativo de planejamento. Descreva as ações que o gestor
deve implementar com relação ao Projeto Pedagógico da escola?
Os gestores precisam trabalhar com os
professores a concepção da escola que desejam implementar e, de acordo com
essa concepção, como se definirá o PPE e o trabalho pedagógico de todos os
profissionais da educação. Compete discutir, e implementar formas de
avaliação.
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Gestão do movimento, focar o grupo e evitar saturação são
alguns elementos de uma organização segundo o foco da gestão de conteúdos.
Explique-os.
R: A gestão do movimento refere-se à capacidade do
professor de organizar e dirigir as atividades na sala de aula, como:
não interromper subitamente uma atividade e começar outra, não deixar
atividades “penduradas”, não “saltar” de uma atividade para outra sem ter uma
continuidade, evitar a lentidão com excesso de discursos, explicações,
detalhes,etc. Focar o grupo é manter o grupo concentrado durante uma
atividade, usando estratégias e técnicas como oferecer oportunidades iguais
de respostas aos alunos, criar um sentimento de responsabilidade e
prender a atenção por meio da entonação da voz, olhar e gestos. Para se
evitar a saturação, o professor deve saber reestruturar o planejamento se for
necessário, oferecer atividades variadas e estimulantes que envolvam os
alunos e quebrem a rotina escolar.
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O que é um paradigma?
Resp 01: Kuhn
(1992) afirmou que paradigmas são “realizações reconhecidas durante algum
tempo por uma comunidade científica específica, proporcionando os fundamentos
para sua prática posterior.”. Não é, portanto, um simples modelo, mas uma
explicação da realidade em constante reformulação, buscando fazê-lo de forma
cada vez mais clara e completa. É a evolução histórica de paradigmas que faz
a Ciência evoluir.
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O que significa “competências da área de
gestão”?
R: As competências na área de gestão estão relacionadas
à orientação e acompanhamento do Projeto Político Pedagógico às novas
legislações, coordenação da avaliação institucional da escola,
escrituração, vida escolar do aluno, lotação de professores e coordenadores,
implementação do Censo Escolar, entre outros.
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Objetivos, conteúdos, orientações
básicas e os critérios da avaliação, são passos importantes para Ralph Tyler
para elaborar projetos curriculares. Cite 4 perguntas que o autor propõe que
permite elaborar qualquer currículo ou plano de ensino se forem respondidas
adequadamente?
Resp 01: 1 Que objetivos educacionais a escola deve procurar
atingir?
2 Que experiências educacionais podem ser
oferecidas para que os propósitos sejam atingidos?
3 Como organizar efetivamente essas experiências educacionais? Como ter 4 certeza de que os objetivos estão sendo alcançados? |
Quais as transformações
necessárias para a atuação da escola na
construção da cidadania dos agentes que nela atuam?
R: Somente numa escola onde se pratique e viva a gestão
democrática é possível se formar para a cidadania, pois há a
participação de todos, com idéias, sugestões, críticas, sendo possível se
trabalhar as necessidades da comunidade com ética e moral, assumindo responsabilidades
de desafios, dando qualidade na formação dos alunos e assim formando pessoas
preparadas para a vida.
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Quais as características de um processo formativo que
considere a complexidade da educação brasileira e a realidade social vigente.
Resp 01: Educação
brasileira é fruto de todo um contexto histórico; transformações ocorridas
pelas necessidades políticas econômicas e sociais no momento que todo o
ocorrido na educação teve razão de ser. Hoje a complexidade da educação
brasileira escolar publicas principalmente no ensino fundamental e médio, é a
violência e o bullyg que é praticada pelos responsáveis do alunos que estão
preocupados com a segurança .A falta de professores no ensino publico por
causa desse problema faz com que se contratem professores ma preparados.
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Quais as diferenças entre Taylor e
Faeyoul?
Resp 01: Taylor Abordagem analítica e concreta e Fayoul
abordagem anatômica e estrutural.
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Quais as medidas que você, como gestor, tomaria para tornar
uma escola democrática?
Resp 01: A
participação de todos é essencial para tornar uma escola democrática, a
escola precisa ser encarada como uma comunidade educativa que mobiliza atos
sociais em torno de um projeto comum. É importante a participação de toda a
comunidade escolar nos projetos da escola, como desenvolver teatros, eventos
culturais, esportivos, pois isso vai gerar um clima de proximidade e
confiança entre a comunidade e a escola.
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Quais características permitem afirmar que a escola é uma
organização similar a uma empresa?
R: Tem objetivos comuns, o trabalho é divido por
funções, há uma integração, onde todos tem responsabilidades e existe um
esforço para que os objetivos comuns sejam atingidos.
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Quais os desafios a que é chamada a
escola considerando as atuais condições do mundo do
trabalho globalizado?
R: Armar um sistema educacional para toda a vida do
aluno, que os coloque em contato com o contínuo aumento dos conhecimentos,
das fontes de informação e das transformações atuais, sendo
assim um passaporte que o capacite à cidadania e ao
mundo do trabalho.
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Quais são as ações que desencadeiam uma ampliação
horizontal e vertical dos valores de democracia dentro da escola?
R: Os gestores precisam trabalhar com os professores a
concepção das escolas que desejam implementar e de acordo com a concepção
como definirá o projeto pedagógico da escola e o trabalho pedagógico de todos
os profissionais.A instalação de um clima favorável ao trabalho é a
aprendizagem, a redução da dependência vertical, com a construção da
autonomia e a ampliação da integração horizontal, pela participação.
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Quais são as teorias tradicionais da gestão?
Resp 01: Administração cientifica (Taylor);
Teoria clássica da administração (Fayol) e Elton Mayo e a Escola de Relações
Humanas, por fim as teorias X e Y de Mc GREGOR.
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Qual a importância da construção do Projeto político
Pedagógico para a escola?
Resp 01:Compreendemos
que o Projeto Político-Pedagógico é um instrumento de significativo
valor para a escola. Ele é compreendido como o plano global
da instituição ou o projeto educativo, um instrumento
teórico-metodológico, cuja finalidade é contribuir para a organização do
conhecimento escolar. Sua construção deve articular todos os partícipes da
realidade escolar (corpo docente, discente, comunidade), de forma que
estes pensem, com base na própria realidade, sobre a singularidade que a
caracteriza, sua autonomia, os objetivos das ações desenvolvidas e a
maneira de operacionalizá-las de forma mais política,
crítica e criativa.
Resp 02: assim interessa a um projeto pedagógico não apenas
recriar formas pedagógicas, isso não é suficiente embora sejam muito
importantes, mas também criar novas metas sociais que venham contribuir para
o estabelecimento de uma sociedade mais justa mais humana. O PPP concebido,
executado e avaliado na perspectiva do coletivo poderá vir a constituir-se na
ferramenta por excelência para a escola construir sua autonomia, a partir da
ressignificação de suas praticas e de todo o trabalho escolar.
Resp 03 O PPP organiza o trabalho pedagógico da escola, visando
a qualidade do processo educacional, melhorando a qualidade do ensino. Ele
deve ser um processo de recuperação da importância da necessidade do
Planejamento na Educação, pois se for realmente acompanhado e avaliado, e a
escola terá seu trabalho pedagógico muito bem organizado. O PPP é um
instrumento que contribui para a organização do conhecimento escolar.
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Qual a real importância da participação coletiva no
direcionamento dos destinos de uma escola?
Resp 01: Trabalhar
coletivamente para defender e ampliar a democracia, formar por meio de
conteúdos não materiais, preparar todos os indivíduos para exercer a
cidadania, favorecer o crescimento dos indivíduos como cidadãos e o
crescimento da sociedade enquanto sociedade democrática, fazer da
escola publica um valor nacional.
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Qual o papel da autonomia referente a escola e família?
Resp 01:A
autonomia está sempre associada à ideia de liberdade, que é um princípio
constitucional. A autonomia e a liberdade fazem parte da própria
natureza do ato pedagógico. Além de associarmos a autonomia à liberdade,
podemos ligá-la à temática da democracia, da independência e da participação.
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Qual relação a ser estabelecida entre o contexto social e
econômico da atualidade e a gestão da educação
Resp 01: Configura-se
em um contexto mundial que penetra na vida das pessoas através da tecnologia
e meio de comunicação em suas formas evoluídas e envolvendo as pessoas.
Sempre que há mudanças na sociedade e em suas bases econômicas, sociais e
tecnológicas passam a ser exibidas novas atribuições na escola. A escola e
sua gestão estão inseridas na sociedade global refletindo os impactos e
exigindo novos conteúdos de formação de organização de gestão da educação
dando um novo significado a pratica da administração da educação.
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Segundo os estudos mais recentes responda. O que faz de um
estabelecimento de ensino uma escola de qualidade?
R: Faz-se por meio da participação de toda equipe
escolar, definindo o projeto e o trabalho pedagógico de todos os
profissionais com intuito de promover a aprendizagem continua dos alunos.
Discutir e implementar formas de avaliação, obter um diagnostico que responda
às necessidades de cada aluno para que avaliação seja para reforçar os pontos
fracos e se necessários corrigir seus rumos.que efetivamente consiga que os
alunos aprendam mesmo o que são desprivilegiados socialmente.
Uma escola de qualidade tem como principio a ser
cumprido, uma educação comprometida com os domínios de conteúdos que
habilitem ao mundo do trabalho, comprometido com a sabedoria de viver em
sociedade respeitando as diferenças, comprometida com a construção de um
mundo mais justo e humano para todos independentemente de raça, cor, credo,
ou opção de vida. A gestão da educação na atualidade necessita ser
compreendida a partir dos impactos e demandas econômicas, políticas e
sociais, culturais e tecnológicas.
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Segundo Taylor o que é a Administração Cientifica
Resp 01: Assim
Taylor falava da Administração Científica:
A administração é uma ciência que não encerra,
necessariamente, invenção, nem descobertas de fatos novos ou surpreendentes.
Consiste, entretanto, em certa combinação de elementos que não fora antes
realizada, isto é, conhecimentos coletados, analisados, agrupados e
classificados, para efeito de leis e normas que constituem uma ciência,
seguida de completa mudança na atitude mental dos trabalhadores e da direção,
quer reciprocamente, quer nas respectivas atribuições e responsabilidades...
(1962, p. 126).
Fica claro que, neste enfoque, a improvisação dá origem
ao planejamento e o empirismo, à ciência. O objetivo desta forma de
administração seria contemplar a identidade de interesses entre patrão e
empregado (o máximo de prosperidade), conjugando o baixo custo da produção,
desejado pelo empregador, aos altos salários, anseio dos empregados.
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Uma das tarefas do gestor é prover
condições para que o fluxo comunicacional se realize de modo efetivo na
escola. Como a mensagem pode ser transmitida para atingir seus objetivos?
Resp 01: A mensagem pode ser transmitida de várias formas como:
panfletos, cartazes, circulares, avisos, sistema de som ou vídeo, conversa
direta, entre outros.
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Fale sobre a escola e as relações humanas.
É uma escola preocupada c/a
integração social, c/ aspectos ligados à
criatividade e motivação e c/ grupos informais
existentes. Tem que ter uma cultura de confraternização e dinâmicas
integradoras dos grupos.
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Qual relação a ser estabelecida entre o
contexto social e econômico
a atualidade e a gestão da educação.
-Configura-se em um contexto mundial que
penetra na vida das pessoas através da tecnologia e meio de
comunicação em suas formas evoluídas e envolvendo as pessoas.
Sempre que há mudanças na sociedade e em suas bases econômicas,
sociais e tecnológicas passam a ser exibidas novas atribuições
na escola.
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Explique a responsabilidade sobre a gestão da educação dentro do
contesto moderno a partir dos impactos e demandas
econômicas, políticas e sociais, culturais e tecnológicas.
As políticas e a Gestão da
Educação no Brasil caracterizam políticas do governo, a importância dessa
disciplina é justificada pelo seu compromisso e formação do
cidadão. Vários desafios são colocados p/sociedade, uma vez que o contexto
educacional é mediado pelo contexto político, econômico,
social e cultural. É necessária as condições de oferta de ensino de
qualidade, organização do trabalho escolar compatível c/os objetivos
educativos da instituição, há necessidade de formação de professores que vão
trabalhar com esses alunos no sentido de devolver a sociedade um novo cidadão
mais completo e lúcido, mais em condição de atuar na sociedade
contribuindo para o seu enriquecimento. São necessários mecanismos de
informação e da comunicação entre todos os segmentos
da escola; gestão democrática; participativa incluindo condições administrativas,
financeiras e pedagógicas, participação de diversos
grupos e pessoas nas atividades e espaços educativos.
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Explique o termo gestor na visão atual.
Gestor é aquele que administra, toma
decisões, organiza, dirige e zela pelo bom andamento seja de uma escola ou
organização.
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Uma das tarefas do gestor é prover
condições para o fluxo comunicacional, se realize de modo efetivo na escola. Como a mensagem pode ser transmitida
para atingir seus objetivos?
A mensagem pode ser transmitida de várias
formas como: panfletos, cartazes, circulares, avisos, sistema de som ou
vídeo, conversa direta, entre outros.
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Que objetivos educacionais a escola deve procurar atingir? Que
experiências educacionais podem ser oferecidas para que os propósitos sejam
atingidos? Como organizar efetivamente essas experiências educacionais? Como
ter certeza de que os objetivos estão sendo alcançados?
Sobre
os objetivos educacionais atingir metas com a renovação,
(re) construção do P.P.P. desenvolvendo uma metodologia de ensino amparado na
gestão democrática, na autonomia. Experiências educacionais trabalho com
projetos, procurar um contato maior com a comunidade e conhecer a
realidade em que os alunos estão inseridos, abordar temas, fazer
pesquisas, para promover o cooperativismo, e senso critico. Com isso manter
um P.P.P. reflexivo e de acordo com o momento vivido na sociedade. Para ter
certeza no alcance dos objetivo é através dos resultados obtidos com
todo um trabalho em conjunto,analisar o comportamento e o aprendizado de seus
alunos.
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Sobre a função gestora da escola, Escaméz e Gil(2003) falam
sobre 3 grupos de habilidades no âmbito cognitivo, no âmbito
avaliativo-afetivo e âmbito comportamental. Explique-as.
Resp 01: No
âmbito cognitivo, a escola tem a capacidade de avaliar a analisar suas ações,
compreender que essas ações repercutem sobre o mundo e sobre os outros,
afetando o futuro. No âmbito avaliativo-afetivo, a escola tem capacidade de
domínio sobre si mesma, assumindo as conseqüências sobre suas decisões,
resistindo às pressões internas e externas, comprometendo-se em construir um
mundo melhor. No âmbito comportamental, a escola tem a capacidade de realizar
na comunidade, com os meios disponíveis, as ações pretendidas.
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Cite 3 formas efetivas de participação coletiva em uma
gestão escolar.
Resp 01: Respeitar
o aluno; dar espaço físico aos professores e alunos; preparar aulas com força
de vontade e competência.
Pois é preciso proporcionar um melhor conhecimento dos
objetivos e metas, e favorecer uma aproximação maior entre alunos, pais e professores
através do conselho escolar de classe e associação de pais e mestres.
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Cite as 3 funções maiores do gestor
escolar explicando-as.
Resp 01: Participação na cadeia de formação – O diretor faz
parte da equipe técnico-pedagógico da escola, atuando em uma posição
intermediária entre as agências de formação de educadores.
Supervisão orientação pedagógica – sem
assumir as funções destes outros participantes da equipe técnico-pedagógico
da escola, o gestor escolar atua nesta direção sem uma visão prescritiva, mas
na visão colaborativa. Administração – são situadas as competências mais
diretamente ligadas a estrutura administrativa da escola.
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Relacione e explique 10 características de um bom
professor.
Resp 01: O bom
professor não significa apenas ter capacidade de transferir conhecimentos, é
necessário também: 1) ter uma postura reflexiva, 2) ter capacidade de
observação, 3) Deve aprender também com os outros, 4) organizar situações de
aprendizagem, 5) Inovar, 6) trabalhar em equipe, 7) informar e envolver os
pais, 8) utilizar novas tecnologias, 9) administrar sua formação continuada,
10) envolver os alunos em suas aprendizagens.
(Essa pergunta é da apostila Profissão Docente, mas
caiu na N1 de Gestão)
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