Reflita sobre o tema abordado nesta unidade e participe do fórum de discussão respondendo à seguinte questão:
Que conhecimentos deve ter o professor para realizar e avaliar o diagnóstico de escrita de seus alunos?
Que conhecimentos deve ter o professor para realizar e avaliar o diagnóstico de escrita de seus alunos?
Atividade de sistematização
1 (UNIUV – 2011) Emília Ferreiro desenvolveu pesquisas acerca da
aprendizagem da escrita, descrevendo a psicogênese da língua escrita. Sobre a
teoria dessa autora, é correto afirmar que:
Resposta
|
a. |
Para se alfabetizar, a criança precisa de um ambiente
extremamente tranquilo, sem acesso a meios de comunicação impressos. |
|
b. |
A apreensão da língua escrita exclui a leitura. |
|
c. |
A aprendizagem da língua escrita exige o uso sistemático
do livro didático. |
|
d. |
No processo de alfabetização, a criança passa por níveis
de conceitualização que revelam suas hipóteses a respeito da escrita. |
|
e. |
A aquisição da escrita pela criança deve começar somente
na educação escolar. |
Pergunta 2.
Leia, atentamente, as informações contidas nas colunas “A”e “B” e, em seguida, assinale a alternativa que reúne as correspondências corretas entre as informações nelas contidas.
Coluna A
I. Trabalha com duas hipóteses.
II. Representa segmentos da fala.
III. Representa cada fonema por uma letra.
Coluna B
1 – Nível silábico
2 – Nível silábico alfabético
3 – Alfabético
A sequência CORRETA desta associação é:
Resposta
|
a. |
I - 3; II - 1; III - 2 |
|
b. |
I - 1; II - 3; III - 2 |
|
c. |
I - 3; II - 2; III - 1 |
|
d. |
I - 2; II - 1; III - 3 |
|
e. |
I - 1; II - 2; III - 3 |
Fundamentando-se na unidade curricular: linguagem e escrita, analise as assertivas abaixo quanto a sua veracidade (ser verdadeira ou falsa).
I - As crianças não chegam à escola com os mesmos conhecimentos sobre a escrita.
II – Elas produzem escritas que não são desenhos e nem letras convencionais.
III – Ingressam no mundo de uma escrita criativa, enfrentam conflitos e buscam soluções.
As assertivas I, II e III são, respectivamente:
Resposta
|
a. |
V, F, V |
|
b. |
V, F, F |
|
c. |
F, V, F |
|
d. |
V, V, V |
|
e. |
F, V, V |
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário!