Reflita sobre o tema abordado nesta unidade e participe do fórum de discussão respondendo à seguinte questão: 
Que conhecimentos deve ter o professor para realizar e avaliar o diagnóstico de escrita de seus alunos?
Que conhecimentos deve ter o professor para realizar e avaliar o diagnóstico de escrita de seus alunos?
Atividade de sistematização
    1 (UNIUV – 2011) Emília Ferreiro desenvolveu pesquisas acerca da
aprendizagem da escrita, descrevendo a psicogênese da língua escrita. Sobre a
teoria dessa autora, é correto afirmar que:
Resposta| 
   | 
  
  a. | 
  
  Para se alfabetizar, a criança precisa de um ambiente
  extremamente tranquilo, sem acesso a meios de comunicação impressos. | 
 
| 
   | 
  
  b. | 
  
  A apreensão da língua escrita exclui a leitura. | 
 
| 
   | 
  
  c. | 
  
  A aprendizagem da língua escrita exige o uso sistemático
  do livro didático. | 
 
| 
   | 
  
  d. | 
  
  No processo de alfabetização, a criança passa por níveis
  de conceitualização que revelam suas hipóteses a respeito da escrita. | 
 
| 
   | 
  
  e. | 
  
  A aquisição da escrita pela criança deve começar somente
  na educação escolar. | 
 
Pergunta 2.
Leia, atentamente, as informações contidas nas colunas “A”e “B” e, em seguida, assinale a alternativa que reúne as correspondências corretas entre as informações nelas contidas.
Coluna A
I. Trabalha com duas hipóteses.
II. Representa segmentos da fala.
III. Representa cada fonema por uma letra.
Coluna B
1 – Nível silábico
2 – Nível silábico alfabético
3 – Alfabético
A sequência CORRETA desta associação é:
Resposta
| 
   | 
  
  a. | 
  
  I - 3; II - 1; III - 2 | 
 
| 
   | 
  
  b. | 
  
  I - 1; II - 3; III - 2 | 
 
| 
   | 
  
  c. | 
  
  I - 3; II - 2; III - 1 | 
 
| 
   | 
  
  d. | 
  
  I - 2; II - 1; III - 3 | 
 
| 
   | 
  
  e. | 
  
  I - 1; II - 2; III - 3   | 
Fundamentando-se na unidade curricular: linguagem e escrita, analise as assertivas abaixo quanto a sua veracidade (ser verdadeira ou falsa).
I - As crianças não chegam à escola com os mesmos conhecimentos sobre a escrita.
II – Elas produzem escritas que não são desenhos e nem letras convencionais.
III – Ingressam no mundo de uma escrita criativa, enfrentam conflitos e buscam soluções.
As assertivas I, II e III são, respectivamente:
Resposta
| 
   | 
  
  a. | 
  
  V, F, V | 
 
| 
   | 
  
  b. | 
  
  V, F, F | 
 
| 
   | 
  
  c. | 
  
  F, V, F | 
 
| 
   | 
  
  d. | 
  
  V, V, V | 
 
| 
   | 
  
  e. | 
  F, V, V | 
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário!