GESTÃO DE SISTEMAS EDUCACIONAIS
1. O que vem a ser direção?
· Função disposta hierarquicamente em organizações que se destaca das demais por ser a detentora da verdade e dos caminhos que a organização deve seguir.
· Função de gerenciar a estrutura já existente, a fim de manter a empresa/instituição inalterável frente às transformações sociais.
· Função de utilização do poder, a fim de estabelecer as normas rígidas de conduta dos envolvidos em um determinado regime de atividade.
· Função que assegura a manutenção de uma estrutura e o regime de uma atividade na realização de um programa/projeto.
2. O que as transformações sofridas pelo mundo estão exigindo dos gestores?
· Que repensem a função social, os limites e as possibilidades educacionais, redirecionando-as de acordo com as mudanças.
· Que quebrem paradigmas sociais e transformem o sujeito discente fazendo-o lutar contra as transformações.
· Que aceitem as transformações como um processo natural de desenvolvimento sem que este afete a organização escolar.
· Que se mantenham firmes e equilibrados em suas funções, sem qualquer tipo de mudança no desenvolvimento dos trabalhos pedagógicos.
3. Qual é o binômio inseparável para a excelência do trabalho da supervisão ou coordenação pedagógica?
· Gestão e política.
· Política e planejamento.
· Planejamento e avaliação.
· Avaliação e orientação.
4. Segue abaixo
· A modalidade de gestão mais aceita pelas pessoas envolvidas no processo educacional, consolidando-se nos Projetos Político-Pedagógicos por ter em sua base a tolerância, o respeito e a solidariedade é a gestão
· consultiva.
· benevolente.
· autocrática.
· democrática.
Prova concluída com sucesso!!!
ResponderExcluirResultado final : 4.0
GESTÃO DE SISTEMAS EDUCACIONAIS
1. Quais são os elementos fundamentais na construção da gestão democrática da escola?
Participação dos profissionais e da comunidade escolar, elaboração do Projeto Político-Pedagógico da escola e autonomia pedagógica e administrativa.
2. Leia abaixo
Quando um profissional coloca-se a serviço da Gestão Escolar, apresenta mais dificuldades em ser um "dirigente", caracterizando-se mais como um administrador. Os verdadeiros dirigentes dever ser líderes que mobilizam recursos
humanos, políticos e ideológicos para uma transformação substantiva na educação.
3. Em que se constitui a Gestão da Educação?
É a responsabilidade pela direção e pela qualidade da educação e do processo educacional.
4. Quais são os conteúdos do trabalho profissional da supervisão?
Política, planejamento, gestão e avaliação.
Obrigada ;)
Excluirprova de gestao de sistemas educacionais
ResponderExcluir1. o PPP torna-se ainda...
deixa de ser documento e passa a ser ação, refletindo o comprometimento dos envolvidos na instituição escolar.
2.a questão coletivo e da inteireza está presente...
na gestão democrática e na concepção sistemica
3. aspectos relevantes na gestão comtemporânea..
tolerância e receptividade
4. assinale a resposta ... Quinta Disciplina de Peter Senge:
aprendizagem,concepção sistêmica e inteiração.
Obrigada ;)
ExcluirProva online de Gestão de Sistemas Educionais
ResponderExcluirQuestão 59019 - O lider metacompetente tem como diferencial: a superação das expectativas (correta)
Questão 41143 - Observe: Aumentar a participação nos movimentos sociais e na escola, fortalecer indivíduos e grupos em geral silenciados, criar novas formas de articular o mundo real e os problemas sociais reais com a escola. (correta)
Questão 61786: O que a escola pode fazer para ser revalorizada pela comunidade, favorecendo o diálogo e a aproximação? Eventos culturais e desportivos para todos (correta)
Questão 59024: A construção do projeto Político Pedagógico: está incorporada à gestão democrática e participativa. (correta)
Prova Gestão de Sistemas Educacionais Resultado final 4,0
ResponderExcluirQuestão 59019: O lider metacompetente tem como diferencial: (correta) a superação das expectativas.
Questão 41143: Observe: (correta) aumentar a participação nos movimentos sociais e na escola, fortalecer indivíduos e grupos em geral silenciados, criar novas formas de articular o mundo real e os problemas sociais reais com a escola.
Questão 61786: O que a escola pode fazer para ser revalorizada pela comunidade, favorecendo o diálogo e a aproximação? (correta) eventos culturais e desportivos para todos.
Questão 5924: A construção do PPP: (correta) está incorporada à gestão democrática e participativa.