1. AS UNIVERSIDADES VIVEM UM MOMENTO DE INTENSA BUSCA POR SUA:
· extensão.
· subjetividade.
· identidade institucional.
· burocratização.
2. QUAIS OS DOCUMENTOS CRIADOS PELA CONAES PARA AUXILIAR NA CONDUÇÃO DOS PROCESSOS DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL?
· Diretrizes para Avaliação Comercial das Instituições de Educação Superior e o Roteiro para Elaboração do Projeto Político Pedagógico dos Cursos de Graduação.
· Roteiro de Autoavaliação Institucional: Orientações Gerais e Diretrizes do Currículo Escolar e Reforma Educacional do Ensino Fundamental e Médio.
· Roteiro de Autoavaliação Institucional e Diretrizes Educacionais sobre estimulação precoce: o portador de necessidades educativas especiais.
· Diretrizes para Avaliação Externa das Instituições de Educação Superior e Roteiro de Autoavaliação Institucional: Orientações Gerais.
3. DENTRE OS PRINCÍPIOS DO SINAES, O DA CONTINUIDADE É IMPORTANTE PORQUE:
· atende aos anseios dos investidores externos.
· favorece a criação de cultura avaliativa em todos os participantes.
· favorece a homogeneização das instituições de Educação Superior.
· divide com os atores sociais a responsabilidade pela aplicação da avaliação.
4. OS PROJETOS PEDAGÓGICOS SÃO:
· referenciais teórico-metodológicos que objetivam superar os desafios institucionais.
· indicadores de direção para superação das dificuldades de infraestrutura física.
· documentos de moda, atendendo às solicitações da comunidade em que está inserido.
· cartas de compromissos entre a Instituição e seus docentes para desenvolver o país.
1. O que a escola pode fazer para ser revalorizada pela comunidade, favorecendo o diálogo e a aproximação?
ResponderExcluirPalestras explicativas para os alunos.
Encontros obrigatórios.
* Eventos culturais e desportivos para todos.
Propagandas.
2. Leia abaixo
O compromisso com a gestão democrática na escola é hoje muito importante. O tipo de educação que uma gestão da educação competente e democrática deve almejar é uma educação simultaneamente
autônoma e autossuficiente.
burocrática e inflexível.
rígida e afetuosa.
*disciplinada e amorosa.
3. Leia abaixo
Quando um profissional coloca-se a serviço da Gestão Escolar, apresenta mais dificuldades em ser um "dirigente", caracterizando-se mais como um administrador. Os verdadeiros dirigentes dever ser líderes que mobilizam recursos
metodológicos, físicos e utópicos para reestruturação da educação no Brasil.
políticos, teóricos e metodológicos para reformular os caminhos da educação.
financeiros, teóricos e pragmáticos para o crescimento da escola na sociedade.
*humanos, políticos e ideológicos para uma transformação substantiva na educação.
4. Qual é o binômio inseparável para a excelência do trabalho da supervisão ou coordenação pedagógica?
Política e planejamento.
Gestão e política.
*Planejamento e avaliação.
Avaliação e orientação.
:) Obrigada
Excluir