quinta-feira, março 21, 2013

Prova N2



AVALIAÇÃO EDUCACIONAL

1. Uma escola que se proponha a construir uma avaliação numa perspectiva formativa e emancipadora deve, entre outras ações importantes,


  •  garantir a vez e a voz dos seus educadores no cotidiano escolar, construindo um coletivo pedagógico forte e consolidando o diálogo crítico entre professores, alunos e famílias.
  •  organizar regras que devem ser seguidas pelos educadores, de modo a garantir o desenvolvimento da proposta pedagógica dentro dos padrões estabelecidos pela equipe de gestores.
  •  ser a expressão das Diretrizes Curriculares Nacionais e das orientações pedagógicas da direção e coordenações de área, objetivando a formação do cidadão pouco crítico.
  •  estudar a avaliação da aprendizagem, numa abordagem tecnicista, procurando aproveitar as sugestões dos autores para desenvolver técnicas e instrumentos que melhorem a qualidade do ensino e da aprendizagem.

2. Leia abaixo:



  • Muitos são os que defendem a avaliação com ênfase quantitativa, ancorada em pressupostos éticos, epistemológicos e metodológicos que expressam forte influência do rigor positivista.

    A seguir encontram-se quatro argumentos ouvidos com frequência em debates sobre avaliação.

    I. A necessidade de fidedignidade e validade dos instrumentos de coleta e análise de dados.
    II. A objetividade é um dos pilares em que se fundamenta a avaliação.
    III. A avaliação é um processo intencional e planejado, por isso não pode estar sujeita a erros.
    IV. O produto final da avaliação deve ser sempre uma classificação, um ranking, separando os melhores e os piores.

    São argumentos utilizados pelos defensores do quantitativismo e da tradição positivista na avaliação:

  •  apenas I e IV.
  •  apenas I, III e IV.
  •  apenas II e III.
  •  as opções I, II, III e IV.

3. O que significam Saeb e Enem, respectivamente?


  •  Saeb - Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica e Enem - Exame Nacional do Ensino Médio.
  •  Saeb - Sistema de Avaliação da Educação Básica e Enem - Exame Nacional de Cursos em Nível Médio.
  •  Saeb - Sistema Nacional do Ensino Brasileiro e Enem - Exame Nacional da Educação Média.
  •  Saeb - Sistema de Avaliação da Educação Brasileira e Enem - Exame Nacional da Educação Média.

4. Leia atentamente o texto abaixo.



  • O Banco Mundial reforça a ideia de que os estabelecimentos educacionais sejam avaliados por seus resultados em termos de aprendizagem dos alunos e pela relação entre custo e benefício no processo de formação dos alunos, retrocedendo às políticas tecnoburocráticas de herança norte-americana, implementadas no Brasil, na década de 1970 e negando os avanços teóricos, metodológicos e políticos da Ciência da Educação, em especial, na área de avaliação.

    Podemos afirmar que a proposta de avaliação do Banco Mundial está:

  •  subordinada aos interesses da maioria da população brasileira.
  •  comprometida com a ideologia e os interesses do mercado.
  •  vinculada às propostas emancipadoras das escolas públicas.
  •  articulada a um projeto de sociedade democrática

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...