Esta é a estrutura da ABNT para trabalhos acadêmicos normalmente
solicitada pelas instituições de ensino
Estes são os espaçamentos e margens padrões ABNT
FORMATO - Este é outro aspecto
fundamental, e que deve ser seguido ao longo de todo o trabalho
Formato
Оs textos devem ser digitados оu dаtilоgrаfаdоs em cor pretа, pоdendо
utilizar оutrаs cоres sоmente pаrа аs ilustrações. Se impressо, utilizar papel
branco оu reciclаdо, nо formato A4 (21 cm x 29,7 cm). Оs elementos pré-textuаis
devem iniciаr nо аnversо dа folha, cоm exceçãо dоs dados internаciоnаis de
cаtаlоgаçãо-nа-publicаçãо (Ficha catalográfica) que devem vir nо versо dа folha
de rosto. Recоmendа-se que оs elementos textuais e pós-textuais sejаm digitados
оu dаtilоgrаfаdоs nо аnversо e versо dаs folhas.
О projeto gráficо é de responsabilidade dо autor dо trabalho.
Recоmendа-se, quаndо digitado, а fonte tаmаnhо 12 pаrа tоdо о trabalho,
inclusive capa, excetuаndо se citações cоm mаis de três linhas, notas de
rodapé, pаginаçãо, dаdоs internаciоnаis de cаtаlоgаçãо-nа-publicаçãо (Ficha
catalográfica), legendаs e fontes dаs ilustrações e dаs tabelas, que devem ser
em tamanho menоr e unifоrme. Nо cаsо de citações de mаis de três linhаs,
deve-se observar tаmbém um recuo de 4 cm dа margem esquerdа.
Margem
Аs margens devem ser: pаrа о аnversо, esquerda e superior de 3 cm e
direita e inferior de 2 cm; pаrа о verso, direita e superior de 3 cm e esquerda
e inferior de 2 cm.
Espacejamento
Tоdо о texto deve ser digitado оu dаtilоgrаfаdо cоm espaço 1,5, excetuаndо-se
аs citações de mаis de três linhas, notas de rodapé, referências, legendas dаs
ilustrações e dаs tabelas, fichа cаtаlоgráficа, nаturezа dо trabalho, objetivo,
nоme dа instituição а que é submetidа e área de cоncentrаçãо, que devem ser
digitados em espaço simples. Аs referências, ао finаl dо trabalho, devem ser
sepаrаdаs entre si pоr um espaço simples em brаncо. Оs títulos dаs seções devem
cоmeçаr nа pаrte superiоr da folha e ser sepаrаdоs do texto que оs sucede pоr
dois espaços 1,5, entrelinhas. Dа mesmа fоrmа, оs títulos dаs subseções devem
ser separados dо texto que оs precede e que оs sucede pоr dois espaços 1,5.
Nа folha de rosto e nа folha de aprovação, а nаturezа dо trabalho, о
objetivo, о nome dа instituição а que é submetido e а área de cоncentrаçãо
devem ser аlinhаdоs dо meiо dа folha pаrа а margem direita.
Estas são as regras da ABNT 2012 mais utilizadas na formatação da ABNT.
O ideal é sempre consultar o site da instituição e confrontar com as regras da
ABNT 2012 padrão. A útima palavra é sempre do ORIENTADOR.
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No computador
Para configurar todas
as páginas:
1) vá em
Editar/Selecionar tudo
2) entre em
Arquivo/Configurar página/Margens, alterando como segue:
superior: 3 inferior: 2 esquerda: 3 direita: 2 medianiz: 0
cabeçalho:
1,25 rodapé: 1,25 aplicar: no documento inteiro
margens espelho
3) em Tamanho do papel
alterar para: A4 retrato
aplicar: no documento inteiro
4) em Layout alterar
para: início de seção: contínua
alinhamento
vertical: superior aplicar: no
documento inteiro
*Quanto ao alinhamento
da margem no lado direito da folha, não é de caráter obrigatório, conforme
aparece no último parágrafo do modelo (em cinza).
* Para acertar o
alinhamento não se pode utilizar nenhum tipo de tapa-margem (alinhamento
forçado do tipo barra,travessão, etc).
* Pode-se usar o alinhamento
feito pelo próprio computador (expansão automática da linha), desde que o
resultado obtido seja visualmente
aceitável.
Para configurar o Título
1) coloque o cursor na
frente da primeira palavra do título
2) entre em Formatar/Estilo
3) no campo escrito
Lista, selecione: Estilos definidos pelo usuário
4) selecione: Novo
5) no campo escrito
Nome, escreva: TÍTULO ABNT
6) no campo escrito
Baseado em, selecione: Normal
7) no campo escrito Tipo
de Estilo, selecione: Parágrafo
8) no campo escrito
Estilos Para Parágrafo Seguinte, selecione: Normal
9) selecione:
Formatar/Fonte: Arial negrito 14
Caixa Alta OK
Em Parágrafo, Recuos e
Espaçamentos: alinhamento: centralizado
recuo esquerdo: 0 recuo
direito: 0 especial: nenhum espaçamento antes: 168 espaçamento depois: 60 entre linhas: exatamente em 20 pt quebra de linha e de página: quebrar página antes
não hifenizar
controle de linhas
órfãs/viúvas
10) OK
Adicionar ao
modelo Atualizar automaticamente
11) OK
12) Aplicar
* O título na página
que não recebe numeração (Sumário, Resumo, Introdução, Capítulo, Conclusão,
Referências) deve estar a 8 cm da borda superior da página, com alinhamento
centralizado.
Esses títulos
devem estar separados do ponto onde começa o texto por três espaços duplos.
* Se a página for
configurada com 3 centímetros na parte superior, então o ítem espaçamento antes
deve estar marcado com o valor 144.
* O título que for
numerado, também deve estar a 8 cm da borda superior, embora deva ficar
alinhado à esquerda. A separação do numeral quanto ao título deve ser de apenas
um espaço (conforme aparece demonstrado no exemplo acima - em cinza). Esses
títulos devem estar separados do ponto onde começa o texto por uma linha em
branco.
* O tamanho da fonte
utilizada no título deve ser o mesmo tamanho da fonte utilizada no corpo do
texto.
Para configurar o Subtítulo:
1) coloque o cursor na
frente da primeira palavra do título
2) entre em Formatar/Estilo
3) no campo escrito
Lista, selecione: Estilos definidos pelo usuário
4) selecione: Novo
5) no campo escrito
Nome, escreva: SUBTÍTULO ABNT
6) no campo escrito
Baseado em, selecione: Normal
7) no campo escrito Tipo
de Estilo, selecione: Parágrafo
8) no campo escrito
Estilos Para Parágrafo Seguinte, selecione: TEXTO ABNT
9) selecione:
Formatar/Fonte: Arial negrito 12
OK
Em Parágrafo, Recuos e
Espaçamentos: alinhamento: esquerdo
recuo esquerdo: 0 recuo
direito: 0 especial: nenhum espaçamento antes: 12 espaçamento depois: 12 entre linhas: exatamente em 12 pt quebra de linha e de página: controle de
linhas órfãs/viúvas
10) OK
Adicionar ao
modelo Atualizar automaticamente
11) OK
12) Aplicar
Para configurar o parágrafo:
1) coloque o cursor na
frente da primeira palavra do parágrafo
2) entre em
Formatar/Estilo
3) no campo escrito
Lista, selecione: Estilos definidos pelo usuário
4) selecione: Novo
5) no campo escrito
Nome, escreva: TEXTO ABNT
6) no campo escrito
Baseado em, selecione: Normal
7) no campo escrito Tipo
de Estilo, selecione: Parágrafo
8) no campo escrito
Estilos Para Parágrafo Seguinte, selecione: TEXTO ABNT
9) selecione:
Formatar/Fonte: Arial 12 OK
Em Parágrafo, Recuos e
Espaçamentos: alinhamento: justificado
recuo esquerdo: 0 recuo direito:
0 especial: 1ª linha, por 0,7 espaçamento antes: 6 espaçamento depois: 6 entre linhas: 2,0
10) OK
Adicionar ao
modelo Atualizar automaticamente
11) OK
12) Aplicar
* O espaço padrão
entre as linhas do texto deve ser duplo, enquanto que a separação dos
parágrafos deve ser correspondente a uma linha em branco.
Para configurar a citação:
1) coloque o cursor na
frente da primeira palavra do parágrafo
2) entre em
Formatar/Estilo
3) no campo escrito
Lista, selecione: Estilos definidos pelo usuário
4) selecione: Novo
5) no campo escrito
Nome, escreva: CITAÇÃO ABNT
6) no campo escrito
Baseado em, selecione: Normal
7) no campo escrito Tipo
de Estilo, selecione: Parágrafo
8) no campo escrito
Estilos Para Parágrafo Seguinte, selecione: Normal
9) selecione:
Formatar/Fonte: Arial 10 OK
Em Parágrafo, Recuos e
Espaçamentos: alinhamento: justificado
recuo esquerdo: 4 cm recuo
direito: 0 especial: nenhum espaçamento antes: 12 espaçamento depois: 12 entre linhas: simples
10) OK
Adicionar ao modelo Atualizar automaticamente
11) OK
12) Aplicar
* A indicação acima é
para ser utilizada na formatação da citação direta longa - aquela com tamanho
maior do que três linhas.
Para configurar referências bibliográficas:
1) coloque o cursor na
frente da primeira palavra da primeira bibliografia
2) entre em
Formatar/Estilo
3) no campo escrito
Lista, selecione: Estilos definidos pelo usuário
4) selecione: Novo
5) no campo escrito
Nome, escreva: REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
ABNT
6) no campo escrito
Baseado em, selecione: Normal
7) no campo escrito Tipo
de Estilo, selecione: Parágrafo
8) no campo escrito
Estilos Para Parágrafo Seguinte, selecione: REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA ABNT
9) selecione:
Formatar/Fonte: Arial 12 OK
Em Parágrafo, Recuos e
Espaçamentos: alinhamento: esquerdo
recuo esquerdo: 0 recuo
direito: 0 especial: nenhum espaçamento antes: 12 espaçamento depois: 12 entre linhas: simples
10) OK
Adicionar ao
modelo Atualizar automaticamente
11) OK
12) Aplicar
Para adicionar a linha pontilhada ao sumário:
1) colocar o cursor no
final da última letra da última palavra da linha
2) entrar em
Formatar/Tabulação
3) no campo escrito
Marca de Tabulação, escreva: 14,5
4) no campo escrito
Tabulação Padrão, selecione: 1,25
5) no campo escrito
Alinhamento, selecione: Direito
6) no campo escrito
Preenchimento, selecione: 2 (se quiser os pontos mais grossos, selecione: 3)
7) Ok
8) deixar o cursor após
a última letra da última palavra em cada linha do sumário e apertar a tecla TAB
9) numerar de acordo com
os números das páginas respectivas
MONOGRAFIA é o
documento composto de uma parte ou de um número de partes preestabelecido que
se complementam (NBR 6023:2000).
PROJETO DE PESQUISA é o
tipo de documento que apresenta um plano prévio ao desenvolvimento do trabalho
até seu final. Não possui capítulos, sendo composto de folha de rosto, sumário
e do projeto propriamente dito, com numeração seqüencial única.
TESE é o documento
resultante de um trabalho de cunho experimental ou a exposição de um estudo
científico de tema único e bem delimitado, devendo ser confeccionado a partir
de investigação original, sob a coordenação de um Orientador (um Doutor),
buscando a titulação de Doutor ou similar (NBR 14724:2001).
DISSERTAÇÃO é o
documento que contém o resultado de um trabalho experimental ou de uma
exposição de estudo científico de tema único e bem delimitado na sua extensão,
visando a reunião, a análise e a pertinente interpretação de informações. Deve
evidenciar o conhecimento do aluno a respeito da literatura existente sobre o
tema e sua capacidade de sistematização. É feita sob a coordenação de um
orientador (um Doutor), buscando a titulação de Mestre (NBR 14724:2001).
TRABALHO ACADÊMICO
(Trabalho de Conclusão de Curso, Trabalho de Graduação Interdisciplinar, etc) é
o documento representativo do resultado de um estudo, que expresse conhecimento
sobre o assunto escolhido, que tem obrigatoriamente que desprender-se da
disciplina ou curso em andamento, sob a coordenação de um orientador.
RELATÓRIO DE ESTÁGIO é o
documento que apresenta o relato completo e objetivo do período de estágio
cumprido pelo aluno em atendimento a exigência da Instituição de Ensino,
contendo as experiências, os programas desenvolvidos e os objetivos propostos e
alcançados, as observações técnicas e outras informações exigidas.
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