Psicólogo norte-americano, nascido em 1915, formou-se na Universidade de Duke em 1937. Em 1941 obtém o doutoramento em Psicologia na Universidade de Harvard, tendo a sua tese como tema astécnicas de propaganda nazi.
Vai desenvolver pesquisas sobre a percepção, tendo demonstrado que os valores e as necessidades influenciam o modo como se percepciona o mundo. As suas conceções vão contribuir para a constituição da corrente americana designada por psicologia cognitiva, tendo colaborado na Fundação do Centro de Estudos Cognitivos da Universidade de Harvard em 1960.
Interessou-se pela psicologia educacional e valorizou a intuição no processo de aprendizagem - as crianças resolvem problemas recorrendo mais à compreensão imediata do que à análise planeada. Vai valorizar a aprendizagem por descoberta em que o sujeito tem um papel ativo no ato de aprender. De entre as suas obras destaca-se The Process of Education, onde desenvolve as suas conceções sobre o processo educativo, recorrendo a um discurso acessível aos educadores. Pode-se ainda referir a obra Studies of Cognitive Growth.
O americano Jerome Bruner acredita que a aprendizagem é um processo que ocorre internamente e não como um produto do ambiente, das pessoas ou de fatores externos àquele que aprende. A teoria de Bruner privilegia a curiosidade do aluno e o papel do professor como instigador dessa curiosidade, daí ser chamada de teoria da descoberta. O método de Bruner prevê estruturação das matérias de ensino, seqüência de apresentação dessas matérias, motivação e reforço. Difere de Piaget em relação à linguagem. Para ele, o pensamento da criança evolui com a linguagem e dela depende. Para Piaget, o desenvolvimento da linguagem acontece paralelamente ao do pensamento, caminha em paralelo com a lógica. Seu livro "Uma nova teoria da aprendizagem", com tradução para o português, foi lançado em 1966.
Como referenciar este artigo:
Jerome Bruner. In Infopédia [Em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2013. [Consult. 2013-07-11].Disponível na www:
Fontes de Educação: Guia para Jornalistas. Fórum Mídia & Educação, 2001
Coordenação e Edição: Denise Carreira
Textos: Adriano Quadrado, Denise Carreira e Iracema Nascimento
Maria Isabel Moura Nascimento. GT: Campos Gerais-PR-Universidade Estadual de Ponta Grossa-UEPG
Coordenação e Edição: Denise Carreira
Textos: Adriano Quadrado, Denise Carreira e Iracema Nascimento
Maria Isabel Moura Nascimento. GT: Campos Gerais-PR-Universidade Estadual de Ponta Grossa-UEPG
Gostei da postam. vão contribuir para o meu conhecimento.
ResponderExcluir:)
Excluir