FUNDAMENTOS ECONÔMICOS DA EDUCAÇÃO
1. Podemos afirmar, sobre as
recomendações gerais das agências de desenvolvimento para a educação, que
·
o
tipo de saber recomendado pelas indústrias refere-se, unicamente, ao saber
científico, despreocupado com a prática imediata.
·
há
a recomendação para a formação de habilidades específicas, que garantam o
conhecimento bem aprofundado dos processos produtivos.
·
as
agências defendem um ensino que não se preocupa com a prática.
·
as agências estão interessadas num sistema de
ensino que se baseia na prática diária e na solução dos problemas que apareçam
no imediato, seja na vida ou no trabalho.
2. Leia o texto abaixo.
·
A partir da nova LDB não mais se
pretende adestrar os trabalhadores em formas de fazer, como pretendeu a
pedagogia do trabalho taylorista-fordista, mas exigem-se deles capacidades
intelectuais que lhes permitam adequar-se a uma produção flexível e aos novos
procedimentos de gerenciamento do trabalho.(KUENZER, 2001, p. 32)
Com base no texto e no que vimos sobre a LDB, podemos afirmar que
Com base no texto e no que vimos sobre a LDB, podemos afirmar que
·
ela
preocupou-se em estabelecer critérios para a formação de um sistema nacional de
educação.
·
ela
é bem específica, dizendo claramente quais são os meios para atingir seus objetivos.
·
na realidade, ela busca estabelecer um sistema
nacional de avaliação, procurando medir o resultado da educação em termos de
formação do indivíduo trabalhador, voltada para uma produção flexível.
·
ela
procura adequar os indivíduos ao paradigma fordista de produção industrial.
3. Sobre a relação entre a produção
fabril e a escola, é correto afirmar que
·
I. as alterações econômicas não
acarretaram imediatas mudanças nas relações sociais de produção.
II. a produção fabril passou a exigir trabalhadores mais escolarizados e este papel formador e disciplinador coube à escola voltada para o mercado.
III. o proletariado tornou-se uma camada social em ascensão.
De acordo com as afirmativas acima, assinale a alternativa correta.
II. a produção fabril passou a exigir trabalhadores mais escolarizados e este papel formador e disciplinador coube à escola voltada para o mercado.
III. o proletariado tornou-se uma camada social em ascensão.
De acordo com as afirmativas acima, assinale a alternativa correta.
·
Apenas
a afirmativa III está correta.
·
Apenas a afirmativa II está correta.
·
Apenas
as afirmativas I e II estão corretas.
·
Apenas
a afirmativa I está correta.
PLANEJAMENTO
1. Leia abaixo:
·
Na fase da construção do conhecimento,
a atuação, a partir das contradições envolvendo o conflito de análises
possíveis e/ou do resgate de historicidade enfatizando bastante as relações
entre teoria e prática podem
·
encaminhar a uma significação maior para o
aluno, no que se refere ao tema de desenvolvimento do momento.
·
fazer
com que o aluno se acomode e não tenha estímulo algum, já que dessa forma ele
mantém-se sempre em sua zona de conforto.
·
não
fazer efeito algum sobre o aluno, já que cada ser humano é único e reage de
maneira imprevisível frente ao mesmo texto.
·
confundir
o aluno levando-o a conclusões precipitadas e, por conseguinte, a cometer erros
de interpretação durante o processo de aprendizagem.
2. Pela óptica da psicogênese, os
fenômenos cognitivos são baseados nas seguintes premissas:
·
representação do espaço envolvendo planos
sensoriais: perceptivos e representativos.
·
síntese
das teses de Meyer (biofilosófica) e Pinker (neurocognitiva e evolucionista).
·
representação
do espaço, percepção unicamente visual e memória acima de tudo.
·
dados
históricos da Teoria Evolucionista de Charles Darwin.
3. Uma comunidade de aprendizagem on-line
deve ter sempre
·
um
professor que organize toda a comunidade antes do aluno entrar.
·
as
melhores e mais complexas ferramentas tecnológicas.
·
entre
dois e vinte e cinco monitores de plantão.
·
potencialização para a interação entre os
sujeitos.
muito legal sua atitude devemos sempre passar o que sabemos de bom bjss.
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ResponderExcluirResultado final : 4.0
FUNDAMENTOS ECONÔMICOS DA EDUCAÇÃO
1. Leia o texto.
[...] uma cidade benfeita seria aquela na qual os cidadãos fossem alimentados pelo trabalho rural de seus escravos e deixassem os ofícios para a gentalha: a vida "virtuosa", de um homem de qualidade, deve ser "ociosa." [...] Apenas esses homens ociosos correspondem moralmente ao ideal humano e merecem ser cidadãos por inteiro.
(VEYNE, Paul. História da Vida Privada. v. 1, p. 124-125)
A partir dessa visão, podemos afirmar que
-as elites gregas se dedicavam plenamente à política e às artes porque eram ociosas e não precisavam dedicar-se ao trabalho rural e aos ofícios, devido à disseminação da escravidão. correta
- a ociosidade era mal vista no mundo antigo, pois os ofícios eram valorizados socialmente.
-o modo de produção escravista não impedia o acesso à política, às artes, à filosofia e aos esportes.
-todas as pessoas de diferentes camadas sociais eram consideradas cidadãos na democracia direta grega.
2. Leia o texto abaixo:
Entre as recomendações da Cepal, para os países da América Latina se tornarem realmente competitivos, é preciso que haja uma integração dessas economias. Esse caminho só se tornará viável a partir dos seguintes fatores:
I. mudança tecnológica.
II. adequação de indivíduos, setores e países às exigências do mercado.
III. a utilização da competitividade perversa, única forma de competir com os países mais desenvolvidos.
De acordo com as afirmativas acima, assinale a alternativa correta.
Apenas as afirmativas I e II estão corretas. correta
As afirmativas I, II e III estão corretas.
Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
3. É correto afirmar sobre as "Agências Multilaterais de Desenvolvimento" que
I. são organismos formados pela participação de vários países.
II. atualmente, são controladas pelas nações mais ricas, aquelas em condições de colocar recursos à sua disposição.
III. são Agências Multilaterais de Desenvolvimento o BIRD, BID, OMC, Cepal, FMI, entre outras.
De acordo com as afirmativas acima, assinale a alternativa correta.
Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
As afirmativas I, II e III estão corretas. correta
Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
4. A categoria de análise denominada modo de produção é
-a compreensão filosófica de que o pensamento determina o ser social.
- a análise dialética entre a infraestrutura econômico-social e a superestrutura jurídico-política.
-a forma como a sociedade organiza os "fatores de produção" para produzir os bens de que necessita para sobreviver e se reproduzir. correta
-uma categoria meramente econômica para explicar a não mutabilidade das estruturas políticas e sociais em diferentes épocas e lugares.
Qual a resposta?
ExcluirQuestão 3- É correto afirmar sobre as “Agências Multilaterais de Desenvolvimento” que
ExcluirI. são organismos formados pela participação de vários países.
II. atualmente, são controladas pelas nações mais ricas, aquelas em condições de colocar recursos à sua
disposição.
III. são Agências Multilaterais de Desenvolvimento o BIRD, BID, OMC, Cepal, FMI, entre outras.
De acordo com as afirmativas acima, assinale a alternativa correta.
Escolha uma opção:
a. Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
b. As afirmativas I, II e III estão corretas. Correto
c. Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
d. Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
FUNDAMENTOS ECONÔMICOS DA EDUCAÇÃO
ResponderExcluir1. Sobre as propostas do Bird para a educação, podemos afirmar que
o Bird defende o investimento em educação superior, pois não é necessária a formação básica, haja vista que a forma de produção toyotista necessita de conhecimentos gerais.
o Bird defende a prioridade nos aspectos financeiro e administrativo nas reformas educativas como forma de melhorar a qualidade da educação. (correta)
o Banco não pretende a vinculação entre a escola e o mundo produtivo, uma vez que não acha necessária a incorporação do saber técnico para o crescimento e desenvolvimento dos países.
de acordo com o Bird, deve-se privilegiar a centralização administrativa e tratar a educação como prioridade do governo, sem que empresas particulares ou a comunidade estejam envolvidas nessas questões.
2. A categoria de análise denominada modo de produção é
a compreensão filosófica de que o pensamento determina o ser social.
a forma como a sociedade organiza os "fatores de produção" para produzir os bens de que necessita para sobreviver e se reproduzir. (correta)
a análise dialética entre a infraestrutura econômico-social e a superestrutura jurídico-política.
uma categoria meramente econômica para explicar a não mutabilidade das estruturas políticas e sociais em diferentes épocas e lugares.
3. A linha de montagem fordista acarretou
I. a separação entre o trabalho intelectual e o braçal.
II. o reforço da escola universal para todos, sem distinção social.
III. a redução da produtividade, que gerou uma grave crise de superprodução.
De acordo com as afirmações, assinale a alternativa correta.
Apenas a afirmativa I é a correta. (correta)
Apenas as afirmativas II e III são as corretas.
Apenas as afirmativas I e II são as corretas.
Apenas a afirmativa III é a correta.
4. No modo de produção feudal, predominavam as relações sociais feudo-vassálicas, que vinham a ser
I. relações de dependência e troca de favores entre os proprietários das terras e os servos.
II. relações de reciprocidade e igualdade político-jurídica.
III. uma forma de dominação religiosa, do poder da Igreja sobre a sociedade.
De acordo com as afirmações acima, assinale a alternativa correta.
Apenas as afirmativas I e III são as corretas.
Apenas a afirmativa III é a correta.
Apenas a afirmativa I é a correta. (correta)
Apenas a afirmativa II é a correta.
respsts da questao 4
ExcluirQual é resposta
ExcluirFUNDAMENTOS ECONÔMICOS DA EDUCAÇÃO
ResponderExcluir1. Sobre as propostas do Bird para a educação, podemos afirmar que
o Bird defende o investimento em educação superior, pois não é necessária a formação básica, haja vista que a forma de produção toyotista necessita de conhecimentos gerais.
o Bird defende a prioridade nos aspectos financeiro e administrativo nas reformas educativas como forma de melhorar a qualidade da educação. (correta)
o Banco não pretende a vinculação entre a escola e o mundo produtivo, uma vez que não acha necessária a incorporação do saber técnico para o crescimento e desenvolvimento dos países.
de acordo com o Bird, deve-se privilegiar a centralização administrativa e tratar a educação como prioridade do governo, sem que empresas particulares ou a comunidade estejam envolvidas nessas questões.
2. A categoria de análise denominada modo de produção é
a compreensão filosófica de que o pensamento determina o ser social.
a forma como a sociedade organiza os "fatores de produção" para produzir os bens de que necessita para sobreviver e se reproduzir. (correta)
a análise dialética entre a infraestrutura econômico-social e a superestrutura jurídico-política.
uma categoria meramente econômica para explicar a não mutabilidade das estruturas políticas e sociais em diferentes épocas e lugares.
3. A linha de montagem fordista acarretou
I. a separação entre o trabalho intelectual e o braçal.
II. o reforço da escola universal para todos, sem distinção social.
III. a redução da produtividade, que gerou uma grave crise de superprodução.
De acordo com as afirmações, assinale a alternativa correta.
Apenas a afirmativa I é a correta. (correta)
Apenas as afirmativas II e III são as corretas.
Apenas as afirmativas I e II são as corretas.
Apenas a afirmativa III é a correta.
4. No modo de produção feudal, predominavam as relações sociais feudo-vassálicas, que vinham a ser
I. relações de dependência e troca de favores entre os proprietários das terras e os servos.
II. relações de reciprocidade e igualdade político-jurídica.
III. uma forma de dominação religiosa, do poder da Igreja sobre a sociedade.
De acordo com as afirmações acima, assinale a alternativa correta.
Apenas as afirmativas I e III são as corretas.
Apenas a afirmativa III é a correta.
Apenas a afirmativa I é a correta. (correta)
Apenas a afirmativa II é a correta.
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FUNDAMENTOS ECONÔMICOS DA EDUCAÇÃO
1. Sobre a relação entre a produção fabril e a escola, é correto afirmar que
I. as alterações econômicas não acarretaram imediatas mudanças nas relações sociais de produção.
II. a produção fabril passou a exigir trabalhadores mais escolarizados e este papel formador e disciplinador coube à escola voltada para o mercado.
III. o proletariado tornou-se uma camada social em ascensão.
De acordo com as afirmativas acima, assinale a alternativa correta.
Apenas a afirmativa III está correta.
Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
Apenas a afirmativa II está correta. (CORRETA)
Apenas a afirmativa I está correta.
2. A invenção da máquina a vapor, pelo inglês James Watt, no século XVIII, trouxe grandes contribuições à economia, tais como
ascensão social da nobreza real.
o progressivo desenvolvimento das Cruzadas e do crescimento populacional.
o fato de a humanidade começar a não mais depender tanto da natureza para a produção dos bens de que necessitava para sobreviver e manter a sociedade. (CORRETA)
a crise feudal de fome e pestes.
3. O modo de produção feudal tem como base uma estrutura econômico-social fundada
na produção voltada para o mercado e os excedentes.
no trabalho servil, no qual o camponês mantinha uma relação de dependência com o proprietário da terra.
no trabalho assalariado no campo e entre os artesãos urbanos.(CORRETA)
no trabalho comunal, típico das aldeias.
4. Podemos afirmar, sobre as recomendações gerais das agências de desenvolvimento para a educação, que
as agências estão interessadas num sistema de ensino que se baseia na prática diária e na solução dos problemas que apareçam no imediato, seja na vida ou no trabalho. (CORRETA)
há a recomendação para a formação de habilidades específicas, que garantam o conhecimento bem aprofundado dos processos produtivos.
o tipo de saber recomendado pelas indústrias refere-se, unicamente, ao saber científico, despreocupado com a prática imediata.
as agências defendem um ensino que não se preocupa com a prática.
Prova concluída com sucesso!!!
ResponderExcluirResultado final : 2.0
NOÇÕES BÁSICAS DE CONTABILIDADE
1. O MÉTODO DAS PARTIDAS DOBRADAS É COMPOSTO PELAS CHAMADAS FÓRMULAS DE LANÇAMENTOS.
Dos lançamentos efetuados em um Livro Diário, reproduzidos de forma simplificada, em que constam somente o nome das contas. Qual das alternativas abaixo representa um lançamento de quarta fórmula?
Imóveis; Diversos.
Imóveis; Caixa.
Diversos; Diversos. CORRETA
Diversos; Caixa.
2. IDENTIFIQUE A RESPOSTA CORRETA.
Os Prejuízos aumentam o Patrimônio Líquido.
Um aumento nas contas de Despesas representa uma diminuição no Patrimônio Líquido; assim, as contas de despesas aumentam por créditos.
As Receitas, por aumentarem o Patrimônio Líquido, são debitadas em contas de Receitas.
Um aumento nas Receitas representa um aumento no Patrimônio Líquido, o que significa dizer que as contas de Receitas aumentam por créditos. CORRETA
3. A LIQUIDAÇÃO DE UMA DÍVIDA É UMA OPERAÇÃO QUE:
diminui o Passivo Exigível e o Patrimônio Líquido.
aumenta o Ativo e diminui o Passivo Exigível.
diminui o Passivo Exigível e o Ativo.
diminui o Ativo e o Passivo Exigível e aumenta o Patrimônio Líquido. CORRETA
4. A COMPANHIA ABC APRESENTOU, EM DETERMINADO PERÍODO,
um Capital de Terceiros de R$ 60.000,00, um Ativo de R$ 50.000,00 e um Capital Subscrito e Integralizado de R$ 9.000,00. Considerando-se estes dados, é correto afirmar que a empresa tem:
uma Situação Líquida Ativa de R$ 10.000,00.
um Patrimônio Líquido de R$ 9.000,00. CORRETA
uma Situação Líquida Passiva de R$ 10.000,00.
uma Situação Líquida Ativa de R$ 9.000,00.
FUNDAMENTOS ECONÔMICOS DA EDUCAÇÃO
ResponderExcluir1. A linha de montagem fordista acarretou
I. a separação entre o trabalho intelectual e o braçal.
II. o reforço da escola universal para todos, sem distinção social.
III. a redução da produtividade, que gerou uma grave crise de superprodução.
De acordo com as afirmações, assinale a alternativa correta.
Apenas a afirmativa III é a correta.
Apenas as afirmativas II e III são as corretas.
Apenas a afirmativa I é a correta. correta
Apenas as afirmativas I e II são as corretas.
2. Não existe homem que não tenha embutido dentro de si um pouco da sociedade onde vive, de seus valores e de sua forma de ver o mundo.
Por isso, para entender o homem, objetivo da educação, é necessário entender também a sociedade, uma das bases de estudo da economia. A partir dessa concepção, é correto afirmar que
I. o estudo da educação não pode pressupor o estudo da economia.
II. o estudo da educação deve levar em consideração as relações econômicas de produção.
III. o homem é um ser social.
De acordo com as afirmativas acima, assinale a alternativa correta.
Apenas as afirmativas II e III estão corretas. correta
Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
As afirmativas I, II e III estão corretas.
3. É correto afirmar sobre as "Agências Multilaterais de Desenvolvimento" que
I. são organismos formados pela participação de vários países.
II. atualmente, são controladas pelas nações mais ricas, aquelas em condições de colocar recursos à sua disposição.
III. são Agências Multilaterais de Desenvolvimento o BIRD, BID, OMC, Cepal, FMI, entre outras.
De acordo com as afirmativas acima, assinale a alternativa correta.
Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
As afirmativas I, II e III estão corretas. correta
Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
4. As mudanças na economia feudal, que ocorreram a partir do século XIV na Europa Ocidental, foram
a crise do escravismo e a difusão do trabalho servil.
as Cruzadas e a Revolução Industrial.
o desenvolvimento do assalariado urbano e fabril.
a melhoria nas técnicas agrícolas e o renascimento comercial. correta
Obrigada por sua colaboração.
ExcluirDe qual curso e esta prova? Graduação ou pós?
Boa Sorte e Bons estudos
Obrigada por sua colaboração.
ResponderExcluirDe qual curso e esta prova? Graduação ou pós?
Boa Sorte e Bons estudos
Resultado final : 4.0
ResponderExcluirFUNDAMENTOS ECONÔMICOS DA EDUCAÇÃO
1. [QuestãoID 67052] No modo de produção feudal, predominavam as relações sociais feudo-vassálicas, que vinham a ser
I. relações de dependência e troca de favores entre os proprietários das terras e os servos.
II. relações de reciprocidade e igualdade político-jurídica.
III. uma forma de dominação religiosa, do poder da Igreja sobre a sociedade.
De acordo com as afirmações acima, assinale a alternativa correta.
Apenas a afirmativa II é a correta.
Apenas a afirmativa III é a correta.
CORRETA - Apenas a afirmativa I é a correta.
Apenas as afirmativas I e III são as corretas.
2. [QuestãoID 67064] Leia o texto abaixo.
A partir da nova LDB não mais se pretende adestrar os trabalhadores em formas de fazer, como pretendeu a pedagogia do trabalho taylorista-fordista, mas exigem-se deles capacidades intelectuais que lhes permitam adequar-se a uma produção flexível e aos novos procedimentos de gerenciamento do trabalho.(KUENZER, 2001, p. 32)
Com base no texto e no que vimos sobre a LDB, podemos afirmar que
ela preocupou-se em estabelecer critérios para a formação de um sistema nacional de educação.
CORRETA - na realidade, ela busca estabelecer um sistema nacional de avaliação, procurando medir o resultado da educação em termos de formação do indivíduo trabalhador, voltada para uma produção flexível.
ela procura adequar os indivíduos ao paradigma fordista de produção industrial.
ela é bem específica, dizendo claramente quais são os meios para atingir seus objetivos.
3. [QuestãoID 66102] No Estado de bem-estar social, ocorreu uma crise do fordismo porque
superprodução e consumo equilibraram-se, mas não havia arrecadação de impostos.
o consumo, a arrecadação de impostos e a superprodução entraram em equilíbrio.
CORRETA - o consumo e a arrecadação de impostos ficaram muito abaixo da superprodução.
o consumo e a arrecadação de impostos conseguiram superar a superprodução.
4. [QuestãoID 67049] A forma de produzir os bens materiais tem como consequência uma ordenação social.
Quando é alterada a forma de produzir os bens materiais de que necessita uma sociedade, alterações também ocorrem nas estruturas e no ordenamento social. Essa afirmação significa que
as estruturas sociais são fortemente determinadas apenas pela superestrutura político-jurídica.
o homem nunca é um ser natural e social ao mesmo tempo.
CORRETA - as estruturas se alteram toda vez que muda a forma de produzir os bens materiais, constituindo diferentes modos de produção.
as relações sociais de produção não dependem da estrutura econômica de uma determinada sociedade.
Resultado final : 4.0
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1. [QuestãoID 67052] No modo de produção feudal, predominavam as relações sociais feudo-vassálicas, que vinham a ser
I. relações de dependência e troca de favores entre os proprietários das terras e os servos.
II. relações de reciprocidade e igualdade político-jurídica.
III. uma forma de dominação religiosa, do poder da Igreja sobre a sociedade.
De acordo com as afirmações acima, assinale a alternativa correta.
Apenas a afirmativa II é a correta.
Apenas a afirmativa III é a correta.
CORRETA - Apenas a afirmativa I é a correta.
Apenas as afirmativas I e III são as corretas.
2. [QuestãoID 67064] Leia o texto abaixo.
A partir da nova LDB não mais se pretende adestrar os trabalhadores em formas de fazer, como pretendeu a pedagogia do trabalho taylorista-fordista, mas exigem-se deles capacidades intelectuais que lhes permitam adequar-se a uma produção flexível e aos novos procedimentos de gerenciamento do trabalho.(KUENZER, 2001, p. 32)
Com base no texto e no que vimos sobre a LDB, podemos afirmar que
ela preocupou-se em estabelecer critérios para a formação de um sistema nacional de educação.
CORRETA - na realidade, ela busca estabelecer um sistema nacional de avaliação, procurando medir o resultado da educação em termos de formação do indivíduo trabalhador, voltada para uma produção flexível.
ela procura adequar os indivíduos ao paradigma fordista de produção industrial.
ela é bem específica, dizendo claramente quais são os meios para atingir seus objetivos.
3. [QuestãoID 66102] No Estado de bem-estar social, ocorreu uma crise do fordismo porque
superprodução e consumo equilibraram-se, mas não havia arrecadação de impostos.
o consumo, a arrecadação de impostos e a superprodução entraram em equilíbrio.
CORRETA - o consumo e a arrecadação de impostos ficaram muito abaixo da superprodução.
o consumo e a arrecadação de impostos conseguiram superar a superprodução.
4. [QuestãoID 67049] A forma de produzir os bens materiais tem como consequência uma ordenação social.
Quando é alterada a forma de produzir os bens materiais de que necessita uma sociedade, alterações também ocorrem nas estruturas e no ordenamento social. Essa afirmação significa que
as estruturas sociais são fortemente determinadas apenas pela superestrutura político-jurídica.
o homem nunca é um ser natural e social ao mesmo tempo.
CORRETA - as estruturas se alteram toda vez que muda a forma de produzir os bens materiais, constituindo diferentes modos de produção.
as relações sociais de produção não dependem da estrutura econômica de uma determinada sociedade.
Prova concluída com sucesso!!!
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1. [QuestãoID 66100] A linha de montagem fordista acarretou
• I. a separação entre o trabalho intelectual e o braçal.
II. o reforço da escola universal para todos, sem distinção social.
III. a redução da produtividade, que gerou uma grave crise de superprodução.
De acordo com as afirmações, assinale a alternativa correta.
• Apenas as afirmativas II e III são as corretas.
• Apenas a afirmativa I é a correta. CORRETA
• Apenas a afirmativa III é a correta.
• Apenas as afirmativas I e II são as corretas.
2. [QuestãoID 67059] Junto com a flexibilidade dos processos de trabalho oriundos do toyotismo, vieram também formas mais flexíveis de contratação da força de trabalho.
• Daí podermos afirmar que
• o desemprego crescente que existe no Brasil atualmente ocorre porque as pessoas não querem trabalhar.
• não há relação entre as formas toyotistas de organização do trabalho e o desemprego.
• o crescimento do emprego em formas de subcontratação ocorre porque as pessoas preferem trabalhar nesses moldes.
• há no mundo contemporâneo o aumento da participação dos trabalhos informais em relação aos formais. CORRETA
3. [QuestãoID 67065] Leia a afirmação:
• "Os investimentos em educação explicariam as diferenças dos estágios de desenvolvimento entre os países e seriam capazes de reverter essas mesmas diferenças, além de permitir a possibilidade do aprendizado individual." Com base nesse trecho, é possível afirmar que
• num país como o Brasil, não adiantaria investir em educação.
• os investimentos em educação não conseguem melhorar o nível de aprendizagem individual.
• o Brasil é um país pobre porque possui uma população com baixa escolaridade. CORRETA
• não há relação alguma entre esse tipo de pensamento e o fato de no Brasil estar-se atribuindo cada vez mais importância à educação.
4. [QuestãoID 67060] Sobre as propostas do Bird para a educação, podemos afirmar que
• de acordo com o Bird, deve-se privilegiar a centralização administrativa e tratar a educação como prioridade do governo, sem que empresas particulares ou a comunidade estejam envolvidas nessas questões.
• o Bird defende o investimento em educação superior, pois não é necessária a formação básica, haja vista que a forma de produção toyotista necessita de conhecimentos gerais.
• o Bird defende a prioridade nos aspectos financeiro e administrativo nas reformas educativas como forma de melhorar a qualidade da educação.CORRETA
• o Banco não pretende a vinculação entre a escola e o mundo produtivo, uma vez que não acha necessária a incorporação do saber técnico para o crescimento e desenvolvimento dos países.
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FUNDAMENTOS ECONÔMICOS DA EDUCAÇÃO
1. [QuestãoID 66100] A linha de montagem fordista acarretou
• I. a separação entre o trabalho intelectual e o braçal.
II. o reforço da escola universal para todos, sem distinção social.
III. a redução da produtividade, que gerou uma grave crise de superprodução.
De acordo com as afirmações, assinale a alternativa correta.
• Apenas as afirmativas II e III são as corretas.
• Apenas a afirmativa I é a correta. CORRETA
• Apenas a afirmativa III é a correta.
• Apenas as afirmativas I e II são as corretas.
2. [QuestãoID 67059] Junto com a flexibilidade dos processos de trabalho oriundos do toyotismo, vieram também formas mais flexíveis de contratação da força de trabalho.
• Daí podermos afirmar que
• o desemprego crescente que existe no Brasil atualmente ocorre porque as pessoas não querem trabalhar.
• não há relação entre as formas toyotistas de organização do trabalho e o desemprego.
• o crescimento do emprego em formas de subcontratação ocorre porque as pessoas preferem trabalhar nesses moldes.
• há no mundo contemporâneo o aumento da participação dos trabalhos informais em relação aos formais. CORRETA
3. [QuestãoID 67065] Leia a afirmação:
• "Os investimentos em educação explicariam as diferenças dos estágios de desenvolvimento entre os países e seriam capazes de reverter essas mesmas diferenças, além de permitir a possibilidade do aprendizado individual." Com base nesse trecho, é possível afirmar que
• num país como o Brasil, não adiantaria investir em educação.
• os investimentos em educação não conseguem melhorar o nível de aprendizagem individual.
• o Brasil é um país pobre porque possui uma população com baixa escolaridade. CORRETA
• não há relação alguma entre esse tipo de pensamento e o fato de no Brasil estar-se atribuindo cada vez mais importância à educação.
4. [QuestãoID 67060] Sobre as propostas do Bird para a educação, podemos afirmar que
• de acordo com o Bird, deve-se privilegiar a centralização administrativa e tratar a educação como prioridade do governo, sem que empresas particulares ou a comunidade estejam envolvidas nessas questões.
• o Bird defende o investimento em educação superior, pois não é necessária a formação básica, haja vista que a forma de produção toyotista necessita de conhecimentos gerais.
• o Bird defende a prioridade nos aspectos financeiro e administrativo nas reformas educativas como forma de melhorar a qualidade da educação.CORRETA
• o Banco não pretende a vinculação entre a escola e o mundo produtivo, uma vez que não acha necessária a incorporação do saber técnico para o crescimento e desenvolvimento dos países.
Obrigada pela sua colaboração!💻💻💻💻
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[QuestãoID 67050] Leia o texto.
[...] uma cidade benfeita seria aquela na qual os cidadãos fossem alimentados pelo trabalho rural de seus escravos e deixassem os ofícios para a gentalha: a vida "virtuosa", de um homem de qualidade, deve ser "ociosa." [...] Apenas esses homens ociosos correspondem moralmente ao ideal humano e merecem ser cidadãos por inteiro.
(VEYNE, Paul. História da Vida Privada. v. 1, p. 124-125)
A partir dessa visão, podemos afirmar que
as elites gregas se dedicavam plenamente à política e às artes porque eram ociosas e não precisavam dedicar-se ao trabalho rural e aos ofícios, devido à disseminação da escravidão.CORRETA
o modo de produção escravista não impedia o acesso à política, às artes, à filosofia e aos esportes.
todas as pessoas de diferentes camadas sociais eram consideradas cidadãos na democracia direta grega.
a ociosidade era mal vista no mundo antigo, pois os ofícios eram valorizados socialmente.
2. [QuestãoID 67061] Podemos afirmar, sobre as recomendações gerais das agências de desenvolvimento para a educação, que
o tipo de saber recomendado pelas indústrias refere-se, unicamente, ao saber científico, despreocupado com a prática imediata.
as agências estão interessadas num sistema de ensino que se baseia na prática diária e na solução dos problemas que apareçam no imediato, seja na vida ou no trabalho. CORRETA
as agências defendem um ensino que não se preocupa com a prática.
há a recomendação para a formação de habilidades específicas, que garantam o conhecimento bem aprofundado dos processos produtivos.
3. [QuestãoID 67058] Uma das principais consequências do fordismo keynesiano para a educação foi
I. o reforço da dualidade na educação, com escolas diferenciadas: uma para aqueles que irão pensar, conceber os processos produtivos, e outra para aqueles que vão apenas executar as tarefas pensadas pelos primeiros.
II. a facilitação do acesso aos trabalhadores não qualificados.
III. a redução da intervenção do Estado na economia.
De acordo com as afirmações, assinale a alternativa correta.
Apenas as afirmativas II e III são as corretas.
Apenas a afirmativa II é a correta.
Apenas as afirmativas I e II são as corretas.
Apenas a afirmativa I é a correta. CORRETA
4. [QuestãoID 66089] A categoria de análise denominada modo de produção é
a forma como a sociedade organiza os "fatores de produção" para produzir os bens de que necessita para sobreviver e se reproduzir. CORRETA
a análise dialética entre a infraestrutura econômico-social e a superestrutura jurídico-política.
uma categoria meramente econômica para explicar a não mutabilidade das estruturas políticas e sociais em diferentes épocas e lugares.
a compreensão filosófica de que o pensamento determina o ser social.
é a divisão da população de determinada sociedade por geração de acordo com a época em que nasceram, ou seja, é uma distribuição de acordo com as idades.
ResponderExcluirQuero ajuda nessas perguntas
ResponderExcluirQUESTÃO 1
ResponderExcluirSobre a relação entre a produção fabril e a escola, é correto afirmar que:
I. as alterações econômicas não acarretaram imediatas mudanças nas relações sociais de produção.
II. a produção fabril passou a exigir trabalhadores mais escolarizados e este papel formador e disciplinador coube à escola voltada para o mercado.
III. o proletariado tornou-se uma camada social em ascensão.
De acordo com as afirmativas acima, assinale a alternativa correta.
a ) Apenas a afirmativa II está correta.
QUESTÃO 2
Leia o texto.
[...] uma cidade benfeita seria aquela na qual os cidadãos fossem alimentados pelo trabalho rural de seus escravos e deixassem os ofícios para a gentalha: a vida "virtuosa", de um homem de qualidade, deve ser "ociosa." [...] Apenas esses homens ociosos correspondem moralmente ao ideal humano e merecem
ser cidadãos por inteiro.
(VEYNE, Paul. História da Vida Privada. v. 1, p. 124-125)
A partir dessa visão, podemos afirmar que:
c )
as elites gregas se dedicavam plenamente à política e às artes porque eram ociosas e não precisavam dedicar-se ao trabalho rural e aos ofícios, devido à disseminação da escravidão.
QUESTÃO 3
Leia o texto abaixo.
Segundo Sólon, um dos maiores legisladores atenienses: "as crianças devem, antes de tudo, aprender a nadar e a ler; em seguida, os pobres devem exercitar-se na agricultura ou em uma indústria qualquer, ao passo que os ricos devem se preocupar com a música e a equitação, e entregar-se à filosofia, à caça
e à frequência aos ginásios".
(ARANHA, 1989, p. 42)
A partir dessa visão, podemos afirmar que:
a )
a educação grega reproduzia no interior da escola a estrutura socioeconômica escravista que distinguia o intelecto do mundo do trabalho e dividia o privilégio da educação segundo o grupo social.
QUESTÃO 4
A linha de montagem fordista acarretou:
I. a separação entre o trabalho intelectual e o braçal.
II. o reforço da escola universal para todos, sem distinção social.
III. a redução da produtividade, que gerou uma grave crise de superprodução.
De acordo com as afirmações, assinale a alternativa correta.
b ) Apenas a afirmativa I está correta.
QUESTÃO 5
As mudanças na economia feudal, que ocorreram a partir do século XIV na Europa Ocidental, foram:
c ) a melhoria nas técnicas agrícolas e o renascimento comercial.
QUESTÃO 7
Sobre as propostas do Bird para a educação, podemos afirmar que:
d )
o Bird defende a prioridade nos aspectos financeiro e administrativo nas reformas educativas como forma de melhorar a qualidade da educação.
QUESTÃO 8
Podemos afirmar, sobre as recomendações gerais das agências de desenvolvimento para a educação, que:
c )
as agências estão interessadas num sistema de ensino que se baseia na prática diária e na solução dos problemas que apareçam no imediato, seja na vida ou no trabalho.
QUESTÃO 10
Pode-se dizer que Adam Smith:
d ) é considerado o pai do liberalismo econômico, fundamento do capitalismo.