sábado, julho 27, 2013

Universidade Barão de Mauá

Pessoal a colega Lídia que NÃO É DA unicid COLABOROU COM ESTA PROVA
VALEU!!!!

PROFISSÃO DOCENTE
1. Leia o texto abaixo:
C onforme Maurice Tardif, "a formação habitual visa habituar os futuros docentes e prática profissional de
professores de profissão e a fazer deles práticos reflexivos". A aplicação deste modelo supõe importantes
transformações na prática vigente, de modo que os programas de formação devem ser organizados
tendo em vista apenas a formação prática, que é a única realmente relevante.
em função da formação científica, que vem a ser a única realmente relevante.
em função da especificidade de cada curso, sem qualquer relação com os demais.
em função de um novo centro de gravidade: formação cultural e formação científica.

2. Sobre o conceito de "representações sociais", é correto afirmar que as categorias verbais de apreensão e compreensão do mundo não apresentam capacidade para uma correta classificação do mundo natural.
para compreender como a sociedade representa a si própria e ao mundo, precisamos considerar apenas
o somatório dos indivíduos.
são as representações coletivas que impossibilitam a gradativa socialização e inserção do indivíduo na
sociedade, que passa a excluí-lo.
as classificações são sistemas de noções hierarquizadas que têm origem nas relações sociais e têm a função de proporcionar a coesão social.

3. Leia o texto abaixo:
Refletindo sobre o processo de mudança e crise pela qual a educação e a profissão docente, António Nóvoa asseverou que vivemos em uma época do "excesso dos discursos e a pobreza das práticas", com isso ele quis referir-se
à inexistência de qualquer forma de ambiguidade ou dicotomia entre discurso e prática nas políticas
voltadas à educação e à formação de professores.
ao problema específico nos Estados Unidos e Europa, que transformaram a educação em mercadoria e
formação dos professores em um treinamento para adestrar indivíduos unicamente direcionados ao mercado
de trabalho.
ao fato de que a educação no ocidente passa por transformações profundas, convertendo o professor em
mero espectador do processo, e não em um partícipe ativo.
ao excesso de retórica do discurso científico-educacional e a pobreza das políticas
educativas, dos programas de formação de professores, das práticas associativas docentes e
das práticas pedagógicas.

4. Leia o texto abaixo:
A afirmação de que "A educação é arte que consiste em fazer a alma voltar-se ao modo mais expedito a si
mesma. Não se trata de lhe dar a faculdade de ver, que ela já possui, somente seu órgão não está bem
dirigido, não se volta para onde se deve voltar, e isto é o que cumpre corrigir." pertence a
Tomás de Aquino.
Marcelo Rossi.
Platão.
Gabriel, o Pensador.

5 comentários:

  1. Obrigado!!!!
    Obrigado!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe pela demora.
      Muito obrigada por sua visita!.
      Abraços e bons estudos.

      Excluir
  2. Boa tarde!
    vc não teria mais provas sobre "gestão escolar" e "principios e metodos de supervisão e orientação educacional"?? Estou precisando muuito rs
    Muito obrigada ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Symone Carvalho, infelizmente não.
      Obrigada pela visita!!. Clique na caixinha para seguir o blog a sua direita e toda vez que eu fizer um post novo no blog, você receberá em seu e-mail as novidades.
      Abraços e bons estudos!

      Excluir
  3. Boa tarde!

    teria provas sobre "gestão escolar" e "princípios e métodos de supervisão e orientação escolar"??
    Estou precisando muito rs

    obrigadaa ;)

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...