Disciplina: Princípios e Métodos de Supervisão e Orientação Educacional.
PRINCÍPIOS E MÉTODOS DE SUPERVISÃO E ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL
1. Os testes vocacionais, muito
utilizados em uma determinada fase da orientação profissional, tinham por
objetivo verificar os aspectos determinantes da
·
questão
do emprego e desemprego.
·
escolha do exame vestibular.
·
personalidade do indivíduo.
·
estrutura
das profissões.
2. É a relação entre concepções de
homem e sociedade,
·
teorias pedagógicas e práticas
educativas que norteiam a ação do supervisor educacional em prol do
desenvolvimento institucional da escola. Essa ação, executada no cotidiano da
escola, tem o foco em três grandes áreas. São elas:
·
planejamento, acompanhamento e avaliação.
·
planejamento, orientação e avaliação.
·
planejamento,
acompanhamento e administração.
·
planejamento,
relações comunitárias e avaliação.
3. As três abordagens, ou
paradigmas, mais conhecidas da formação e da atuação do supervisor e do
orientador educacional são: a tecnicista, a tradicional
·
Caracterizando-as por três indicadores:
realidade profissional, metodologia de formação e função na escola, podemos
dizer em relação ao paradigma tradicional que
·
a
formação do supervisor acontece por meio de diálogo explicativo, libertador,
voltado para a construção da cidadania.
·
a
realidade desse profissional é o saber pessoal e social, contextualizado
histórica e politicamente.
·
a função do supervisor educacional é fiscalizar
a atuação docente e manter a ordem na escola.
·
o supervisor
educacional é um instrutor, desenvolvendo ações técnicas e procedimentos
burocráticos.
Prova concluída com sucesso!!!
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PRINCÍPIOS E MÉTODOS DE SUPERVISÃO E ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL
1. É preciso que o supervisor educacional enfrente a realidade de que o processo de construção do Projeto Político Pedagógico da escola é:
interminável.
2. O curso de Pedagogia surgiu em nosso país como consequência da formação de professores para:
a escola secundária.
3. Durante um longo período da história,
a orientação profissional enfatizou alguns de seus procedimentos por acreditar que a escolha da profissão está restrita às
aptidões e aos interesses.
4. Ao se elaborar um Projeto Político Pedagógico,
deve-se discutir e analisar esse planejamento no nível da sala de aula, considerando-o como um projeto coletivo e transformador que possui dimensões próprias e específicas. Ressaltam-se as seguintes dimensões:
epistemológica, pedagógica, política e desenvolvimento profissional.
Obrigada por sua Colaboração.
ExcluirQUESTÃO 1
ExcluirPaulo Freire propõe quatro processos para uma Educação libertadora, que são
(CORRETA) colaboração, união, organização e síntese cultural.
QUESTÃO 2
O supervisor educacional realiza o estudo constante da prática escolar por meio de diversas ações. Quando a investigação e as ações que lhe são correlatas abrangem os pressupostos subjacentes à prática educativa, à reflexão sobre os determinantes sociopolíticos, ao entendimento da sua razão histórica e ao exame das concepções de homem, mundo, sociedade e conhecimento, em que dimensão da prática escolar ele está atuando?
(CORRETA) Histórica/filosófica/epistemológica.
QUESTÃO 3
A formação do "especialista" no curso de Pedagogia era muito criticada por se apoiar em uma visão
(CORRETA) reducionista e tecnicista da escola e do educador.
QUESTÃO 4
Segundo a Pedagogia liberal tradicional,
(CORRETA) a função do supervisor educacional é fiscalizar a atuação docente e manter a ordem na escola.
QUESTÃO 5
Durante um longo período da história, a orientação profissional enfatizou alguns de seus procedimentos por acreditar que a escolha da profissão está restrita às
(CORRETA) aptidões e aos interesses.
QUESTÃO 6
É preciso que o supervisor educacional enfrente a realidade de que o processo de construção do Projeto Político Pedagógico da escola é
(CORRETA) interminável.
QUESTÃO 7
Para Peter e Brigitte Berger, as características essenciais das instituições sociais são:
(CORRETA) exterioridade, objetividade, coercitividade, autonomia moral e historicidade.
A orientação profissional tem as seguintes características:
(CORRETA) flexibilidade, integração, profissionalização e continuidade.
QUESTÃO 9
O Projeto Político Pedagógico é composto, basicamente, de quatro grandes partes, articuladas entre si, que são:
(CORRETA) marco referencial, diagnóstico, programação e avaliação.
QUESTÃO 10
Na atualidade, para o supervisor educacional, surgem novos desafios que o levam a se aproximar do gestor da escola, sem perder de vista as questões eminentemente
(CORRETA) pedagógicas.
PRINCÍPIOS E MÉTODOS DE SUPERVISÃO E ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL
ResponderExcluir1. Em relação ao Projeto Político Pedagógico, podemos afirmar que
• I. é um importante instrumento teórico-metodológico para conhecimento, intervenção e mudança da realidade escolar.
II. é um elemento de organização e integração da atividade prática da instituição no seu processo de transformação.
III. é apenas um documento elaborado em bases teórico-metodológicas, obedecendo etapas que garantem a transformação institucional.
IV. é um processo permanente de reflexão e discussão coletiva dos problemas da instituição, na busca de alternativas viáveis.
Estão corretas as afirmativas
• I, III e IV.
• II, III e IV.
• I, II e III.
• I, II e IV. correta
2. A escola traz, para seu cotidiano, uma dimensão da sociedade revelada no que ela determina para seus indivíduos. Essa dimensão é a
• operacional.
• microssocial.
• individual.
• macrossocial. correta
3. Para que possa atuar realmente como um profissional que assume uma postura inovadora em relação à tecnologia, é necessário que o supervisor educaciona
• deixe que cada professor se atualize por conta própria em relação às tecnologias de informação e comunicação e suas aplicações educacionais.
• esteja atualizado em relação às críticas que são feitas em relação ao uso inadequado da tecnologia nos processos educacionais, assumindo uma postura reflexiva diante do fato. correta
• faça cursos de informática todo o tempo, pois precisa estar à frente dos alunos e dos demais professores no que se refere ao assunto.
• encare a tecnologia como mito, (super)valorizando o seu uso educacional.
4. Busca-se, hoje, no processo de ensino-aprendizagem, promover os saberes e fazeres dos alunos, em uma dimensão mais ampla da formação de
• comportamentos.
• competências. correta
• habilidades.
• interesses
Obrigada por sua colaboração
Excluir;)
e as respostas???????????????
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PRINCÍPIOS E MÉTODOS DE SUPERVISÃO E ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL
1. O Projeto Político Pedagógico é composto, basicamente, de quatro grandes partes, articuladas entre si, que são:
marco referencial, diagnóstico, programação e avaliação. x
marco conceitual, realidade, programação e acompanhamento.
marco referencial, finalidade, mediação e avaliação.
marco operacional, diagnóstico, implementação e execução.
2. A atuação do supervisor educacional, na tendência pedagógica liberal renovada, pode ser caracterizada por:
objetivos concentrados no aluno, acreditando em uma sociedade mais justa e igualitária, cabendo à Educação adaptar os estudantes ao ambiente social deles. x
não ter uma definição específica, pois o supervisor é um “facilitador da aprendizagem”, como qualquer outro dos demais docentes.
ser uma forma de resistência contra a burocracia dominadora do Estado que tudo controla, retirando a autonomia da escola e dos indivíduos.
difundir como preocupação central a universalização do conhecimento e métodos como o treino intensivo, a repetição e a memorização.
3. Considerando as etapas da evolução histórica da supervisão, propostas por Medina, podemos afirmar que a visão de supervisão se encaixa na seguinte etapa:
ação supervisora voltada para o ensino primário.
ação supervisora e o conceito repensado de escola. x
ação supervisora como forma de treinamento e orientação.
ação supervisora industrial.
4. A formação profissional, baseada na concepção funcionalista da supervisão, tem como indicadores:
I. a transmissão e a defesa da ideologia dominante utilizando meios considerados "neutros", como os métodos de ensino.
II. o alto nível de controle da ação pedagógica do docente, sob o pretexto de que isso se deve à busca da "qualidade do ensino".
III. a ênfase no mero processo de desenvolver as funções na escola, sem a percepção dos fins, sem a consciência de a quem o profissional está servindo.
Estão corretas as alternativas
II e III.
I e II.
I e III.
I, II e III. x
Obrigada pela colaboração!
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PRINCÍPIOS E MÉTODOS DE SUPERVISÃO E ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL
1. O supervisor educacional realiza o estudo constante da prática escolar por meio de diversas ações.
Quando a investigação e as ações que lhe são correlatas abrangem os pressupostos subjacentes à prática educativa, à reflexão sobre os determinantes sociopolíticos, ao entendimento da sua razão histórica e ao exame das concepções de homem, mundo, sociedade e conhecimento, em que dimensão da prática escolar ele está atuando?
CORRETA Histórica/filosófica/epistemológica.
Instrucional/pedagógica.
Institucional/organizacional.
Tecnologia aplicada à Educação.
2. Em relação ao Projeto Político Pedagógico, podemos afirmar que
I. é um importante instrumento teórico-metodológico para conhecimento, intervenção e mudança da realidade escolar.
II. é um elemento de organização e integração da atividade prática da instituição no seu processo de transformação.
III. é apenas um documento elaborado em bases teórico-metodológicas, obedecendo etapas que garantem a transformação institucional.
IV. é um processo permanente de reflexão e discussão coletiva dos problemas da instituição, na busca de alternativas viáveis.
Estão corretas as afirmativas
II, III e IV.
I, III e IV.
I, II e IV. (CORRETA)
I, II e III.
3. Um dos documentos legais importantes para a história da supervisão escolar é o Parecer 252/69, do Conselho Federal de Educação.
Assinale, entre as alternativas abaixo, a que expressa uma determinação do parecer.
Fixa normas adequadas à formação inicial para o exercício da docência na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, nos cursos de Ensino Médio, na modalidade Normal, e em cursos de Educação Profissional na área de serviços e apoio escolar, bem como em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos.
CORRETA - Cria as habilitações para a formação de técnicos, os "especialistas em Educação" (orientação educacional, administração escolar, supervisão escolar, inspeção escolar, deficiência audiovisual) e para a formação do professor (magistério das disciplinas pedagógicas da escola normal). (CORRETA)
Dispõe sobre estudos pedagógicos superiores e revisa o currículo mínimo do curso de Pedagogia, fazendo com que ele passe para dez semestres.
Fixa os mínimos de currículo e duração para o curso de graduação em Psicologia.
4. É a relação entre concepções de homem e sociedade,
teorias pedagógicas e práticas educativas que norteiam a ação do supervisor educacional em prol do desenvolvimento institucional da escola. Essa ação, executada no cotidiano da escola, tem o foco em três grandes áreas. São elas:
planejamento, acompanhamento e administração.
planejamento, relações comunitárias e avaliação.
planejamento, orientação e avaliação.
CORRETA planejamento, acompanhamento e avaliação.
• PRINCÍPIOS E MÉTODOS DE SUPERVISÃO E ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL
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PRINCÍPIOS E MÉTODOS DE SUPERVISÃO E ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL
1. [QuestãoID 69602] A atuação do supervisor educacional, na tendência pedagógica liberal renovada, pode ser caracterizada por
buscar objetivos concentrados no aluno e acreditar em uma sociedade mais justa e igualitária, na qual cabe à Educação adaptar os estudantes ao seu ambiente social. Busca promover a motivação e a alegria na escola por meio do desenvolvimento de métodos ativos como projetos e centro de interesse.
ser uma forma de resistência contra a burocracia, como instrumento da ação dominadora do Estado, que tudo controla, retirando a autonomia da escola e dos indivíduos.
difundir como preocupação central a universalização do conhecimento e métodos como o treino intensivo, a repetição e a memorização, para transmitir ao aluno o saber universal sistematizado.
não ter uma definição específica, pois o supervisor é um "facilitador da aprendizagem", como os demais docentes.
2. [QuestãoID 69588] Paulo Freire propõe quatro processos para uma Educação libertadora, que são
colaboração, organização, união e síntese cultural.
colaboração, organização, união e avaliação.
união, síntese cultural, avaliação e participação.
síntese social, participação, união e colaboração.
3. [QuestãoID 65265] Segundo a Pedagogia liberal tradicional,
a realidade do supervisor é o saber pessoal e social, contextualizado histórica e politicamente.
a função do supervisor educacional é fiscalizar a atuação docente e manter a ordem na escola.
o supervisor educacional é um instrutor, desenvolvendo ações técnicas e procedimentos burocráticos.
a formação do supervisor se dá pelo diálogo explicativo, libertador, construtor da cidadania.
4. [QuestãoID 59677] É preciso que o supervisor educacional enfrente a realidade de que o processo de construção do Projeto Político Pedagógico da escola é:
intransponível.
inquestionável.
intermitente.
interminável.
Questão ID 69602 - Resposta: buscar objetivos concentrados no aluno e acreditar em uma sociedade mais justa e igualitária, na qual cabe à Educação adaptar os estudantes ao seu ambiente social. Busca promover a motivação e a alegria na escola por meio do desenvolvimento de métodos ativos como projetos e centro de interesse.
ExcluirQuais são as respostas?
Excluirinterminável.
ExcluirPRINCÍPIOS E MÉTODOS DE SUPERVISÃO E ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL.
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PRINCÍPIOS E MÉTODOS DE SUPERVISÃO E ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL
1. [QuestãoID 69592] A escola traz, para seu cotidiano, uma dimensão da sociedade revelada no que ela determina para seus indivíduos. Essa dimensão é a
• macrossocial. (CORRETA)
• individual.
• microssocial.
• operacional.
2. [QuestãoID 69588] Paulo Freire propõe quatro processos para uma Educação libertadora, que são
• colaboração, organização, união e avaliação.
• união, síntese cultural, avaliação e participação.
• colaboração, organização, união e síntese cultural. (CORRETA)
• síntese social, participação, união e colaboração.
3. [QuestãoID 69587] Para que possa atuar realmente como um profissional que assume uma postura inovadora em relação à tecnologia, é necessário que o supervisor educacional
• deixe que cada professor se atualize por conta própria em relação às tecnologias de informação e comunicação e suas aplicações educacionais.
• faça cursos de informática todo o tempo, pois precisa estar à frente dos alunos e dos demais professores no que se refere ao assunto.
• esteja atualizado em relação às críticas que são feitas em relação ao uso inadequado da tecnologia nos processos educacionais, assumindo uma postura reflexiva diante do fato. (CORRETA)
• encare a tecnologia como mito, (super)valorizando o seu uso educacional.
4. [QuestãoID 69601] A supervisão educacional, do mesmo modo que o currículo, a didática e a avaliação,
• sofreu o efeito das tendências pedagógicas que predominaram no cenário educacional do Brasil nas diferentes épocas. Assinale, das alternativas sobre o desenvolvimento histórico das tendências pedagógicas no Brasil, a que é verdadeira.
• A Pedagogia libertadora desenvolveu-se no Brasil durante as décadas de 1940 e 1950 do século passado, a partir da mobilização para uma educação crítica, a serviço de transformações socioeconômicas e políticas, com a finalidade de superar as desigualdades sociais.
• Historicamente, as tendências pedagógicas vivenciadas no contexto educacional brasileiro ficaram restritas a um período determinado. Assim, o aparecimento de uma tendência implicou no desaparecimento da outra, considerando as características diferenciadas de cada linha pedagógica.
• A Pedagogia renovada preza pelo o princípio da aprendizagem que valoriza o aluno passivo na construção do conhecimento. Afirma que a aprendizagem parte do interesse do aluno, da experimentação e das descobertas que o mesmo realiza.
• Na Pedagogia tecnicista, a tarefa do professor é dar respostas apropriadas aos objetivos da escola, para conseguir o comportamento adequado de acordo com controle do ensino, por meio da tecnologia educacional. Ele é apenas um vínculo entre a verdade científica e o aluno, cabendo-lhe empregar o sistema instrucional previsto. (CORRETA)
2. [QuestãoID 69588] Paulo Freire propõe quatro processos para uma Educação libertadora, que são
ResponderExcluircolaboração, organização, união e síntese cultural.(correta)
união, síntese cultural, avaliação e participação.
síntese social, participação, união e colaboração.
colaboração, organização, união e avaliação.
Obrigada por sua colaboração
Excluir2. [QuestãoID 69588] Paulo Freire propõe quatro processos para uma Educação libertadora, que são
ResponderExcluircolaboração, organização, união e síntese cultural.(correta)
união, síntese cultural, avaliação e participação.
síntese social, participação, união e colaboração.
colaboração, organização, união e avaliação.
ObrigaObrigada pela visita e colaboração!!.
ExcluirSê preferir clique na caixinha para seguir o blog a sua direita e toda vez que eu fizer um post novo no blog, você receberá em seu e-mail as novidades.
Abraços e bons estudos!da pela visita e colaboração!!.
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Abraços e bons estudos!
ResponderExcluirPRINCÍPIOS E MÉTODOS DE SUPERVISÃO E ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL
1. [QuestãoID 69585] As três abordagens, ou paradigmas, mais conhecidas da formação e da atuação do supervisor e do orientador educacional são: a tecnicista, a tradicional e a dialógica.
Caracterizando-as por três indicadores: realidade profissional, metodologia de formação e função na escola, podemos dizer em relação ao paradigma tradicional que
o supervisor educacional é um instrutor, desenvolvendo ações técnicas e procedimentos burocráticos.
a realidade desse profissional é o saber pessoal e social, contextualizado histórica e politicamente.
a função do supervisor educacional é fiscalizar a atuação docente e manter a ordem na escola.x
a formação do supervisor acontece por meio de diálogo explicativo, libertador, voltado para a construção da cidadania.
2. [QuestãoID 69598] O supervisor e o orientador educacional podem atuar conjuntamente para tentar resgatar a motivação dos alunos.
Assinale a alternativa que expressa uma ação conjunta de ambos e que contempla esse objetivo.
Inibir a realização de atividades extracurriculares.
Atender individualmente os alunos, estimulando-os.
Sugerir e apoiar o uso de novas metodologias.x
Manter atualizados os registros acadêmicos.
3. [QuestãoID 69600] A formação profissional, baseada na concepção funcionalista da supervisão, tem como indicadores:
I. a transmissão e a defesa da ideologia dominante utilizando meios considerados "neutros", como os métodos de ensino.
II. o alto nível de controle da ação pedagógica do docente, sob o pretexto de que isso se deve à busca da "qualidade do ensino".
III. a ênfase no mero processo de desenvolver as funções na escola, sem a percepção dos fins, sem a consciência de a quem o profissional está servindo.
Estão corretas as alternativas
II e III.
I e II.
I, II e III.x
I e III.
4. [QuestãoID 69584] Considerando as etapas da evolução histórica da supervisão, propostas por Medina, podemos afirmar que a visão de supervisão se encaixa na seguinte etapa:
ação supervisora e o conceito repensado de escola.x
ação supervisora como forma de treinamento e orientação.
ação supervisora industrial.
ação supervisora voltada para o ensino primário.
Resposta da questão 69603, alguém?
ResponderExcluirObrigada pela visita e colaboração!!.
ExcluirSê preferir clique na caixinha para seguir o blog a sua direita e toda vez que eu fizer um post novo no blog, você receberá em seu e-mail as novidades.
Abraços e bons estudos!
Assinale, entre as alternativas abaixo, qual a que caracteriza uma ação do supervisor educacional em relação à recuperação da aprendizagem dos alunos com dificuldades:
ResponderExcluirpreparar listas de exercícios para que os alunos estudem em casa.
dar aulas aos alunos, para ajudar o professor da turma.
chamar as famílias dos alunos para contar que eles estão em recuperação e pedir que os ajudem, estudando com eles em casa.
planejar e sugerir estratégias para a recuperação da aprendizagem dos alunos, cuja avaliação indica dificuldades.
planejar e sugerir estratégias para a recuperação da aprendizagem dos alunos, cuja avaliação indica dificuldades.
Excluirplanejar e sugerir estratégias para a recuperação da aprendizagem dos alunos, cuja avaliação indica dificuldades.
Excluirobrigada pela visita e colaboração!!.
ExcluirSê preferir clique na caixinha para seguir o blog a sua direita e toda vez que eu fizer um post novo no blog, você receberá em seu e-mail as novidades.
Abraços e bons estudos!da pela visita e colaboração!!.
QuestãoID 69588] Paulo Freire propõe quatro processos para uma Educação libertadora, que são
ResponderExcluirunião, síntese cultural, avaliação e participação.
síntese social, participação, união e colaboração.
colaboração, organização, união e síntese cultural.
colaboração, organização, união e avaliação.
2. [QuestãoID 69587] Para que possa atuar realmente como um profissional que assume uma postura inovadora em relação à tecnologia, é necessário que o supervisor educacional
encare a tecnologia como mito, (super)valorizando o seu uso educacional.
faça cursos de informática todo o tempo, pois precisa estar à frente dos alunos e dos demais professores no que se refere ao assunto.
deixe que cada professor se atualize por conta própria em relação às tecnologias de informação e comunicação e suas aplicações educacionais.
esteja atualizado em relação às críticas que são feitas em relação ao uso inadequado da tecnologia nos processos educacionais, assumindo uma postura reflexiva diante do fato.
3. [QuestãoID 69600] A formação profissional, baseada na concepção funcionalista da supervisão, tem como indicadores:
I. a transmissão e a defesa da ideologia dominante utilizando meios considerados "neutros", como os métodos de ensino.
II. o alto nível de controle da ação pedagógica do docente, sob o pretexto de que isso se deve à busca da "qualidade do ensino".
III. a ênfase no mero processo de desenvolver as funções na escola, sem a percepção dos fins, sem a consciência de a quem o profissional está servindo.
Estão corretas as alternativas
I, II e III.
I e III.
II e III.
I e II.
4. [QuestãoID 69595] Para Zabalza (1992), o conjunto dos conhecimentos, habilidades e atitudes - que são considerados importantes para serem trabalhados na escola ano após ano - é o
programa escolar.
domínio da linguagem.
currículo.
conteúdo escolar.
Obrigada pela visita e colaboração!!
ExcluirCurriculo - Certa
ExcluirQuestãoID 69588] Paulo Freire propõe quatro processos para uma Educação libertadora, que são
ResponderExcluirunião, síntese cultural, avaliação e participação.
síntese social, participação, união e colaboração.
colaboração, organização, união e síntese cultural.cCORRETA
colaboração, organização, união e avaliação.
2. [QuestãoID 69587] Para que possa atuar realmente como um profissional que assume uma postura inovadora em relação à tecnologia, é necessário que o supervisor educacional
encare a tecnologia como mito, (super)valorizando o seu uso educacional.
faça cursos de informática todo o tempo, pois precisa estar à frente dos alunos e dos demais professores no que se refere ao assunto.
deixe que cada professor se atualize por conta própria em relação às tecnologias de informação e comunicação e suas aplicações educacionais.
esteja atualizado em relação às críticas que são feitas em relação ao uso inadequado da tecnologia nos processos educacionais, assumindo uma postura reflexiva diante do fato.CORRETA
3. [QuestãoID 69600] A formação profissional, baseada na concepção funcionalista da supervisão, tem como indicadores:
I. a transmissão e a defesa da ideologia dominante utilizando meios considerados "neutros", como os métodos de ensino.
II. o alto nível de controle da ação pedagógica do docente, sob o pretexto de que isso se deve à busca da "qualidade do ensino".
III. a ênfase no mero processo de desenvolver as funções na escola, sem a percepção dos fins, sem a consciência de a quem o profissional está servindo.
Estão corretas as alternativas
I, II e III.CORRETA
I e III.
II e III.
I e II.
4. [QuestãoID 69595] Para Zabalza (1992), o conjunto dos conhecimentos, habilidades e atitudes - que são considerados importantes para serem trabalhados na escola ano após ano - é o
programa escolar.
domínio da linguagem.
currículo.CORRETA
conteúdo escolar.
A SUPERVISÃO EDUCACIONAL, DO MESMO MODO QUE O CURRÍCULO, A DIDÁTICA E A AVALIAÇÃO,
ResponderExcluirsofreu o efeito das tendências pedagógicas que predominaram no cenário educacional do Brasil nas diferentes épocas. Assinale, das alternativas sobre o desenvolvimento histórico das tendências pedagógicas no Brasil, a que é verdadeira. A Pedagogia renovada preza pelo o princípio da aprendizagem que valoriza o aluno passivo na construção do conhecimento. Afirma que a aprendizagem parte do interesse do aluno, da experimentação e das descobertas que o mesmo realiza. Historicamente, as tendências pedagógicas vivenciadas no contexto educacional brasileiro ficaram restritas a um período determinado. Assim, o aparecimento de uma tendência implicou no desaparecimento da outra, considerando as características diferenciadas de cada linha pedagógica. Na Pedagogia tecnicista, a tarefa do professor é dar respostas apropriadas aos objetivos da escola, para conseguir o comportamento adequado de acordo com controle do ensino, por meio da tecnologia educacional. Ele é apenas um vínculo entre a verdade científica e o aluno, cabendo-lhe empregar o sistema instrucional previsto. A Pedagogia libertadora desenvolveu-se no Brasil durante as décadas de 40 e 50 do século passado, a partir da mobilização para uma educação crítica, a serviço de transformações socioeconômicas e políticas, com a finalidade de superar as desigualdades sociais
Obrigada pela visita e colaboração!
ExcluirObrigada pela visita e colaboração!
ExcluirQUESTÃO 1
ResponderExcluirEm relação ao Projeto Político-Pedagógico, podemos afirmar que
I. é um importante instrumento teórico-metodológico para conhecimento, intervenção e mudança da
realidade escolar.
II. é um elemento de organização e integração da atividade prática da instituição no seu processo de
transformação.
III. é apenas um documento elaborado em bases teórico-metodológicas, obedecendo etapas que garantem
a transformação institucional.
IV. é um processo permanente de reflexão e discussão coletiva dos problemas da instituição, na busca
de alternativas viáveis.
Estão corretas as afirmativas
a ) I, II e III.
b ) II, III e IV.
c ) I, III e IV.
d ) I, II e IV. - CORRETA
QUESTÃO 2
A formação profissional, baseada na concepção funcionalista da supervisão, tem como indicadores:
I. a transmissão e a defesa da ideologia dominante utilizando meios considerados "neutros" como, os métodos de ensino
II. o alto nível de controle da ação pedagógica do docente, sob o pretexto de que isso se deve à busca da "qualidade"
III. a ênfase no mero processo de desenvolver as funções na escola, sem a percepção dos fins, sem a consciência de a quem o profissional está servindo.
Estão corretas as alternativas
a ) I e II
b ) II e III
c ) I e III
d ) I, II e III – CORRETA
QUESTÃO 3
Busca-se, hoje, no processo de ensino-aprendizagem, promover os saberes e fazeres dos alunos, em uma dimensão mais ampla da Formação de
a ) comportamentos.
b ) interesses.
c ) competências. - CORRETA
d ) habilidades.
QUESTÃO 4
Uma instituição escolar em processo de mudança e de desenvolvimento precisa colocar em ação projetos curriculares que sejam desenvolvidos conjuntamente pelo orientador educacional, o supervisor educacional e o gestor, nos quais os alunos sejam estimulados a
I. debater e criticar organizadamente os objetivos, o projeto político-pedagógico, o currículo da escola.
II. participar ativamente na tomada de decisão conduzida de forma democrática.
III. apoiar a visão cumulativa e bancária dos conteúdos desenvolvidos.
IV. desenvolver atitudes que favoreçam a tomada de decisão, apenas especificamente conduzidos pelo orientador educacional.
V. transformar-se em pessoas críticas, reflexivas, ativas e solidárias.
Estão corretas as afirmativas
a ) I, II e III.
b ) I, III e IV.
c ) I, II e V. - CORRETA
d ) III, IV e V.
QUESTÃO 5
A regulamentação da profissão de orientador educacional constituiu um importante marco para os profissionais da área. Esse fato ocorreu no período
a ) disciplinador.
b ) questionador.
c ) implementador.
d ) transformador. – CORRETA
QUESTÃO 6
ResponderExcluirPara que possa atuar realmente como um profissional que assume uma postura inovadora em relação à tecnologia, é necessário que o supervisor educacional
a ) faça cursos de informática todo o tempo, pois precisa estar à frente dos alunos e dos demais professores no que se refere ao assunto.
b ) encare a tecnologia como mito, (super)valorizando o seu uso educacional.
c ) esteja atualizado em relação às críticas que são feitas em relação ao uso inadequado da tecnologia nos processos educacionais, assumindo uma postura reflexiva diante do fato. - CORRETA
d ) deixe que cada professor se atualize por conta própria em relação às tecnologias de informação e comunicação e suas aplicações educacionais.
QUESTÃO 7
As origens da orientação educacional, na realidade brasileira, encontram-se nas ações da orientação
a ) ocupacional.
b ) profissional. - CORRETA
c ) funcional.
d ) social.
QUESTÃO 8
Paulo Freire propõe quatro processos para uma Educação libertadora, que são
a ) colaboração, organização, união e síntese cultural. - CORRETA
b ) colaboração, organização, união e avaliação.
c ) união, síntese cultural, avaliação e participação.
d ) síntese social, participação, união e colaboração.
QUESTÃO 9
Para Zabalza (1992), o conjunto dos conhecimentos, habilidades e atitudes? Que são considerados importantes para serem trabalhados na escola ano após ano? é o
a ) currículo. - CORRETA
b ) programa escolar.
c ) domínio da linguagem.
d ) conteúdo escolar.
QUESTÃO 10
Os testes vocacionais, muito utilizados em uma determinada fase da orientação profissional, tinham por objetivo verificar os aspectos determinantes da
a ) personalidade do indivíduo. - CORRETA
b ) questão do emprego e desemprego.
c ) escolha do exame vestibular.
d ) estrutura das profissões.
QUESTÃO 1
ResponderExcluirAo atuar na elaboração do Projeto Político-Pedagógico da escola, o supervisor e o orientador educacional devem
R- sensibilizar a comunidade escolar para a importância desse planejamento e propiciar oportunidades de estudos e interlocução entre todos os segmentos da escola, para que o caráter coletivo seja impresso ao projeto político-pedagógico.
QUESTÃO 2
A escola traz, para seu cotidiano, uma dimensão da sociedade revelada no que ela determina para seus
indivíduos. Essa dimensão é a
R - macrossocial.
QUESTÃO 3
Paulo Freire propõe quatro processos para uma Educação libertadora, que são
R- colaboração, organização, união e síntese cultural.
QUESTÃO 4
Uma instituição escolar em processo de mudança e de desenvolvimento precisa colocar em ação projetos curriculares que sejam desenvolvidos conjuntamente pelo orientador educacional, o supervisor educacional e o gestor, nos quais os alunos sejam estimulados a
I. debater e criticar organizadamente os objetivos, o projeto político-pedagógico, o currículo da escola.
II. participar ativamente na tomada de decisão conduzida de forma democrática.
III. apoiar a visão cumulativa e bancária dos conteúdos desenvolvidos.
IV. desenvolver atitudes que favoreçam a tomada de decisão, apenas especificamente conduzidos pelo orientador educacional.
V. transformar-se em pessoas críticas, reflexivas, ativas e solidárias.
Estão corretas as afirmativas
R - I, II e V.
QUESTÃO 5
Segundo Gandin (1995), o projeto político-pedagógico é composto, basicamente, de três grandes partes, articuladas entre si, que são
R- marco referencial, diagnóstico, programação e avaliação.
QUESTÃO 6
Para Zabalza (1992), o conjunto dos conhecimentos, habilidades e atitudes ? que são considerados importantes para serem trabalhados na escola ano após ano ? é o
R- currículo.
QUESTÃO 7
Escolha, entre as opções abaixo, a que melhor define a avaliação institucional da escola.
R- vivenciar com a equipe da escola experiências diferenciadas em avaliação; aplicar as estratégias e os instrumentos avaliativos; analisar os resultados.
QUESTÃO 8
As origens da orientação educacional, na realidade brasileira, encontram-se nas ações da orientação
R- profissional.
QUESTÃO 9
O objetivo da avaliação formativa é
R- verificar o ritmo e os estilos de aprendizagem dos alunos; realimentar o processo de ensino e aprendizagem, permitindo efetuar correções; enfatizar os conteúdos e objetivos mais importantes; oportunizar a obtenção de maior sucesso escolar, através da detecção e da correção dos erros mais frequentes, aumentando a motivação dos alunos e minimizando a evasão e a repetência escolar.
QUESTÃO 10
Jacques Delors (1998) aponta como consequência essencial da sociedade do conhecimento a necessidade de uma "aprendizagem ao longo de toda a vida", baseada em quatro pilares do conhecimento e da formação continuada, que são
R- aprender a conhecer; aprender a fazer; aprender a viver juntos; aprender a ser.
Obrigada pela visita e colaboração!
Excluiraprender a conhecer; aprender a fazer; aprender a compartilhar; aprender a ser.
ExcluirAprender a conhecer; aprender a fazer; aprender a viver juntos; aprender a ser.
ExcluirSegundo Freire, a educação é dialética e contraditória. Aplicando essa concepção ao cotidiano escolar, podemos dizer que o supervisor educacional promove o desenvolvimento institucional quando: alguem sabe a resposta?
ResponderExcluirdesenvolve crescente compreensão dos princípios e processos subjacentes à sua prática, desenvolvendo um grau de conscientização que permite a autoavaliação da própria ação supervisora.
ExcluirObrigada pela visita e colaboração!
ExcluirAssinale, entre as alternativas abaixo, qual a que caracteriza uma ação do supervisor educacional em relação à recuperação da aprendizagem dos alunos com dificuldades:
ResponderExcluirEscolha uma:
A. Chamar as famílias dos alunos para contar que eles estão em recuperação e pedir que os ajudem, estudando com eles em casa.
B. Dar aulas aos alunos, para ajudar o professor da turma.
C. Preparar listas de exercícios para que os alunos estudem em casa.
D. Planejar e sugerir estratégias para a recuperação da aprendizagem dos alunos, cuja avaliação indica dificuldades.
Obrigada pela visita e colaboração!
Excluird
ExcluirA orientação profissional, no início de sua implantação, tinha como ênfase nos seus procedimentos o conhecimento para o orientando de determinados dados, sendo que os principais eram:
ResponderExcluirEscolha uma:
A. As aptidões e os interesses.
B. As necessidades e as oportunidades de emprego.
C. As profissões e os locais de estágio.
D. As competências e as dificuldades
letra a
Excluirletra b
ExcluirLetra A
ExcluirQual o fundamento do valor, da valoração?
ResponderExcluirEscolha uma:
A. Analisar a relação que existe entre as pessoas.
B. Mostrar que as coisas só dizem algo ao sentimento quando lhes confere valor.
C. Apontar que os valores existem de acordo com o conhecimento que se tem sobre eles.
D. Identificar que cada pessoa pode ter mais de um valor.
c
ExcluirLetra B. Mostrar que as coisas só dizem algo ao sentimento quando lhes confere valor.
ExcluirC
Excluirccccccccccccccccccccccc
ExcluirResposta correta B, coloquei a C mas estava errada.
Excluirqual e a resposta certa das 2 ultimas
ResponderExcluirqual e resposta das 2 ultimas questoes
ResponderExcluirA respostas estão assinaladas na cor verde.
ExcluirBons estudos
quero a resposta.
ExcluirO supervisor educacional realiza o estudo constante da prática escolar através de diversas ações. Quando a investigação - e as ações que lhe são correlatas - abrange os pressupostos subjacentes à prática educativa, à reflexão sobre os determinantes sociopolíticos, o entendimento da sua razão histórica e o exame das concepções de homem, mundo, sociedade e conhecimento, em que dimensão da prática escolar ele está atuando?
ResponderExcluira )
Institucional/organizacional.
b )
Instrucional/pedagógica.
c )
Tecnologia aplicada à Educação.
d )
Histórica/filosófica/epistemológica
http://pedagogiaonlineead.blogspot.com.br/2013/08/curso-especializacao-em-orientacao.html
Excluirletra D
ExcluirO trabalho a partir dos valores é significativo para a orientação educacional, para que se possa analisar e refletir sobre a questão da individualidade, que está inserida
ResponderExcluirresposta nas relações do individuo com o outro
ResponderExcluir
ResponderExcluir1. A ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL TEM O OBJETIVO DE AJUDAR O ALUNO NO SEU DESENVOLVIMENTO, LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO:
fundamentalmente, os aspectos relativos à ordem e à disciplina dos alunos em sala de aula.
o contexto em que ocorre esse processo, bem como as relações que nele se estabelecem.
os específicos e exclusivos aspectos relacionados ao processo de ensino e aprendizagem.
fundamentalmente, as especificidades do ensino e da aprendizagem em sala de aula.
2. O COMPROMISSO DA EDUCAÇÃO, REVESTIDO DE SEUS OBJETIVOS E FINALIDADES, RELACIONA-SE:
exclusivamente com o processo de ensino e aprendizagem.
fundamentalmente com a disciplina dos alunos em sala de aula.
alternadamente com o processo de ensino e aprendizagem.
diretamente com outras instituições e com o meio social e cultural.
3. O COTIDIANO ESCOLAR VISA PRIORITARIAMENTE AO CUMPRIMENTO DE METAS QUALITATIVAS QUE ENVOLVEM ESTRATÉGIAS CAPAZES DE LEVAR À APRENDIZAGEM
desejada e à qualificação nos diferentes aspectos da vida do indivíduo. A forma como esse cotidiano operacionalizará seus objetivos e metas será por meio do:
regulamento pedagógico.
currículo educacional.
Projeto Político-Pedagógico.
regimento institucional.
4. QUAIS SÃO AS SEIS ESPÉCIES DE CLIMA ORGANIZACIONAL ESCOLAR?
Aberto, paternal, fechado, autônomo, controlado e familiar.
Liberal, socialista, comunista, anarquista, social-democrata e democrata.
Democrático, autoritário, aristocrático, oligárquico, monárquico e anárquico.
Aberto, fechado, misto, independente, controlador e liberal.
5. QUAIS SÃO, SEGUNDO O TEXTO DA AULA, O TRÊS FATORES DE QUE DEPENDE O CLIMA INSTITUCIONAL DA ESCOLA?
Estrutura, supervisão e características psicológicas.
Cultura, organização e características estruturais.
Cultura, orientação e características sociais.
Estrutura, organização e características comportamentais.
6. SEGUNDO CESAR COLL, UM DOS ASPECTOS MAIS IMPORTANTES DA ESCOLA NO QUE SE REFERE AOS OBJETIVOS GERAIS COMO SENDO UM MARCO DE REFERÊNCIA ÚTIL É O:
planejamento educacional.
critério de avaliação.
processo de ensino e aprendizagem.
estatuto escolar.
7. NA ANÁLISE DO COTIDIANO, ESTÃO REVELADAS ATITUDES, IMAGENS E OPINIÕES DAS PESSOAS QUE ATUAM NA SOCIEDADE. ESSE CONJUNTO FAZ PARTE DO ESTUDO DAS:
figuras da linguagem.
tecnologias atuais.
linguagens fundamentais.
representações sociais.
8. PARA TOMAZ TADEU DA SILVA, O QUE CONSTITUI O NÚCLEO DO PROCESSO INSTITUCIONALIZADO DE EDUCAÇÃO?
Os professores.
A escola.
Os alunos.
O currículo.
9. LEIA ABAIXO:
Para Zabalza (1992), o conjunto dos conhecimentos, habilidades e atitudes - que são considerados importantes para serem trabalhados na escola ano após ano - é o:
currículo escolar.
domínio da linguagem.
programa escolar.
conteúdo escolar.
10. QUAIS SÃO AS QUATRO PERGUNTAS DETERMINANTES EM QUALQUER MODALIDADE DE AVALIAÇÃO?
Desde quando avaliar? Quando avaliar? Quando avaliar? O que avaliar?
O que avaliar? Quanto avaliar? Por que avaliar? Para quem avaliar?
O que avaliar? Desde quando avaliar? Quando avaliar? Por que avaliar?
Quem avaliar? Quando avaliar? Como avaliar? Para que avaliar?
o que avaliar? Quanto avaliar? Por que avaliar? Para quem avaliar?
ExcluirQUAIS AS RESPOSTAS DESTA ULTIMA AVALIAÇÃO?
ResponderExcluirQUESTÃO 1
ResponderExcluirO cotidiano escolar visa prioritariamente ao cumprimento de metas qualitativas que envolvem estratégias capazes de levar à aprendizagem desejada e à qualificação nos diferentes aspectos da vida do indivíduo. A forma como esse cotidiano operacionalizará seus objetivos e metas será por meio do:
a ) Projeto Político Pedagógico.X
b ) regulamento pedagógico.
c ) regimento institucional.
d ) currículo educacional.
QUESTÃO 2
De modo geral, o cotidiano tem uma dimensão caracterizada pela concepção do que a escola representa na sociedade, especialmente no que diz respeito ao seu papel de transmissora de conhecimento. Essa dimensão é a:
a ) microssocial.
b ) macrossocial.X
c ) operacional.
d ) individual.
QUESTÃO 3
A orientação educacional tem o objetivo de ajudar o aluno no seu desenvolvimento, levando em consideração:
a ) o contexto em que ocorre esse processo, bem como as relações que nele se estabelecem.X
b ) os específicos e exclusivos aspectos relacionados ao processo de ensino e aprendizagem.
c ) os aspectos relativos à ordem e à disciplina dos alunos em sala de aula, fundamentalmente.
d ) as especificidades do ensino e da aprendizagem em sala de aula, fundamentalmente
QUESTÃO 4
A regulamentação da profissão de orientador educacional constituiu um importante marco para os profissionais da área. Esse fato ocorreu no período:
a ) questionador (1980-1990).
b ) implementador (1920-1941).
c ) disciplinador (1971-1980).
d ) transformador (1961-1970).X
QUESTÃO 5
Na análise do cotidiano, estão reveladas atitudes, imagens e opiniões das pessoas que atuam na sociedade. Esse conjunto faz parte do estudo das:
a ) tecnologias atuais.
b ) figuras da linguagem.
c ) linguagens fundamentais.
d ) representações sociais.X
QUESTÃO 6
O que desde 1968 caracteriza o exercício dos orientadores educacionais no Brasil é a regulamentação de sua:
a ) ocupação.
b ) atuação.
c ) profissão.X
d ) formação.
QUESTÃO 7
A Lei 5.692/71 trouxe algo significativo para a orientação educacional, pelo que foi estabelecido em seu artigo 10, que diz:
a )
que será instituído em todas as escolas de primeiro e segundo graus um serviço de orientação psicológica para os alunos com problemas de aprendizagem.
b )
que será instituída obrigatoriamente a orientação educacional, incluindo o aconselhamento vocacional em cooperação com professores, família e comunidade.X
c )
que será instituído obrigatoriamente um serviço que atenda os alunos com problemas de disciplina e com dificuldades na aprendizagem.
d )
que será instituído nas escolas de segundo grau um serviço opcional de orientação profissional ajudando os alunos na escolha da profissão.
QUESTÃO 8
O compromisso da Educação, revestido de seus objetivos e finalidades, relaciona-se:
a ) exclusivamente com o processo de ensino e aprendizagem.
b ) alternadamente com o processo de ensino e aprendizagem.
c ) fundamentalmente com a disciplina dos alunos em sala de aula.
d ) diretamente com outras instituições e com o meio social e cultural.X
QUESTÃO 9
Quais são, segundo o texto da aula, o três fatores de que depende o clima institucional da escola?
a ) Cultura, organização e características estruturais.
b ) Estrutura, supervisão e características psicológicas.
c ) Estrutura, organização e características comportamentais.X
d ) Cultura, orientação e características sociais.
QUESTÃO 10
Quais são as seis espécies de clima organizacional escolar?
a ) Aberto, fechado, misto, independente, controlador e liberal.
b ) Liberal, socialista, comunista, anarquista, social-democrata e democrata.
c ) Democrático, autoritário, aristocrático, oligárquico, monárquico e anárquico.
d ) Aberto, paternal, fechado, autônomo, controlado e familiar.X
PRINCÍPIOS E MÉTODOS DE SUPERVISÃO E ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL
ResponderExcluirAbaixo estão as questões e as alternativas que você selecionou:
QUESTÃO 1
Há uma forte relação entre os fatores que atuam no desenvolvimento do aluno: valores, normas, propostas e objetivos. Eles devem estar estabelecidos no
a ) regulamento pedagógico.
b ) currículo educacional.
c ) regimento institucional.
d ) Projeto Político-Pedagógico. ( X )
QUESTÃO 2
Qual o fundamento do valor, da valoração?
a ) Apontar que os valores existem de acordo com o conhecimento que se tem sobre eles.
b ) Mostrar que as coisas só dizem algo ao sentimento quando lhes confere valor. ( X )
c ) Analisar a relação que existe entre as pessoas.
d ) Identificar que cada pessoa pode ter mais de um valor.
QUESTÃO 3
Jacques Delors (1998) aponta como consequência essencial da sociedade do conhecimento a necessidade de uma "aprendizagem ao longo de toda a vida", baseada em quatro pilares do conhecimento e da formação continuada, que são
a ) aprender a conhecer; aprender a fazer; aprender a viver juntos; aprender a ser.( X )
b ) aprender a conhecer; aprender a fazer; aprender a compartilhar; aprender a ser.
c ) aprender a preservar; aprender a fazer; aprender a viver juntos; aprender a ser.
d ) aprender a conhecer; aprender a transformar; aprender a viver; aprender a ser.
QUESTÃO 4
É a relação entre concepções de homem e sociedade, teorias pedagógicas e práticas educativas que norteiam a ação do supervisor educacional em prol do desenvolvimento institucional da escola. Essa ação, executada no cotidiano da escola, tem o foco em três grandes áreas. São elas:
a ) planejamento, acompanhamento e administração.
b ) planejamento, acompanhamento e avaliação. ( X )
c ) planejamento, orientação e avaliação.
d ) planejamento, relações comunitárias e avaliação.
QUESTÃO 5
Assinale, entre as alternativas abaixo, qual a que caracteriza uma ação do supervisor educacional em relação à recuperação da aprendizagem dos alunos com dificuldades:
a ) dar aulas aos alunos, para ajudar o professor da turma.
b ) chamar as famílias dos alunos para contar que eles estão em recuperação e pedir que os ajudem, estudando com eles em casa.
c ) preparar listas de exercícios para que os alunos estudem em casa.
d ) planejar e sugerir estratégias para a recuperação da aprendizagem dos alunos, cuja avaliação indica dificuldades. ( X )
QUESTÃO 6
ResponderExcluirA orientação profissional tem as seguintes características:
a ) flexibilidade, integração, profissionalização e continuidade. ( X )
b ) possibilidade, informação, profissionalização e terminalidade.
c ) flexibilidade, integração, empregabilidade e continuidade.
d ) possibilidade, formação, aptidão e terminalidade.
QUESTÃO 7
A supervisão educacional, do mesmo modo que o currículo, a didática e a avaliação, sofreu o efeito das tendências pedagógicas que predominaram no cenário educacional do Brasil nas diferentes épocas. Assinale, das alternativas sobre o desenvolvimento histórico das tendências pedagógicas no Brasil, a que é verdadeira.
a )A Pedagogia libertadora desenvolveu-se no Brasil durante as décadas de 40 e 50 do século passado, a partir da mobilização para uma educação crítica, a serviço de transformações socioeconômicas e políticas, com a finalidade de superar as desigualdades sociais.
b )Historicamente, as tendências pedagógicas vivenciadas no contexto educacional brasileiro ficaram restritas a um período determinado. Assim, o aparecimento de uma tendência implicou no desaparecimento da outra, considerando as características diferenciadas de cada linha pedagógica.
c )Na Pedagogia tecnicista, a tarefa do professor é dar respostas apropriadas aos objetivos da escola, para conseguir o comportamento adequado de acordo com controle do ensino, por meio da tecnologia educacional. Ele é apenas um vínculo entre a verdade científica e o aluno, cabendo-lhe empregar o sistema instrucional previsto. ( X )
d )A Pedagogia renovada preza pelo o princípio da aprendizagem que valoriza o aluno passivo na construção do conhecimento. Afirma que a aprendizagem parte do interesse do aluno, da experimentação e das descobertas que o mesmo realiza.
QUESTÃO 8
Tanto o orientador educacional como o supervisor educacional devem valorizar os conhecimentos dos alunos e o seu contexto, no que diz respeito ao
a ) cotidiano escolar. ( X )
b ) currículo escolar.
c ) programa de recuperação.
d ) programa de aceleração.
QUESTÃO 9
Para Zabalza (1992), o conjunto dos conhecimentos, habilidades e atitudes ? que são considerados importantes para serem trabalhados na escola ano após ano ? é o
a ) domínio da linguagem.
b ) conteúdo escolar.
c ) programa escolar.
d ) currículo. ( X )
QUESTÃO 10
Escolha, entre as opções abaixo, a que melhor define a avaliação institucional da escola.
a )Promover estudos e debates sobre a legislação que rege a avaliação institucional, assim como a análise dos mecanismos externos como Saeb, Enem, entre outros.
b )Desenvolver na escola uma "cultura de avaliação" a partir de um modelo já praticado em outra instituição com resultados positivos.
c )Vivenciar com a equipe da escola experiências diferenciadas em avaliação; aplicar as estratégias e os instrumentos avaliativos; analisar os resultados. ( X )
d )Esclarecer os diferentes conceitos, tipos e estratégias de avaliação interna, englobando as suas ações e resultados ao crivo de examinadores externos.