terça-feira, agosto 13, 2013

Curso Especialização em Orientação, Supervisão e Inspeção Escolar pela UNICID-EAD

Disciplina: Princípios e Métodos de Supervisão e Orientação Educacional.


PRINCÍPIOS E MÉTODOS DE SUPERVISÃO E ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL
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1. Os testes vocacionais, muito utilizados em uma determinada fase da orientação profissional, tinham por objetivo verificar os aspectos determinantes da

·          questão do emprego e desemprego.
·          escolha do exame vestibular.
·          personalidade do indivíduo.
·          estrutura das profissões.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
2. É a relação entre concepções de homem e sociedade,


·         teorias pedagógicas e práticas educativas que norteiam a ação do supervisor educacional em prol do desenvolvimento institucional da escola. Essa ação, executada no cotidiano da escola, tem o foco em três grandes áreas. São elas:

·          planejamento, acompanhamento e avaliação.
·          planejamento, orientação e avaliação.
·          planejamento, acompanhamento e administração.
·          planejamento, relações comunitárias e avaliação.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
3. As três abordagens, ou paradigmas, mais conhecidas da formação e da atuação do supervisor e do orientador educacional são: a tecnicista, a tradicional


·         Caracterizando-as por três indicadores: realidade profissional, metodologia de formação e função na escola, podemos dizer em relação ao paradigma tradicional que

·          a formação do supervisor acontece por meio de diálogo explicativo, libertador, voltado para a construção da cidadania.
·          a realidade desse profissional é o saber pessoal e social, contextualizado histórica e politicamente.
·          a função do supervisor educacional é fiscalizar a atuação docente e manter a ordem na escola.
·          o supervisor educacional é um instrutor, desenvolvendo ações técnicas e procedimentos burocráticos.

69 comentários:

  1. Prova concluída com sucesso!!!
    Resultado final : 4.0
    PRINCÍPIOS E MÉTODOS DE SUPERVISÃO E ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL
    1. É preciso que o supervisor educacional enfrente a realidade de que o processo de construção do Projeto Político Pedagógico da escola é:

    interminável.

    2. O curso de Pedagogia surgiu em nosso país como consequência da formação de professores para:

    a escola secundária.

    3. Durante um longo período da história,
    a orientação profissional enfatizou alguns de seus procedimentos por acreditar que a escolha da profissão está restrita às
    aptidões e aos interesses.
    4. Ao se elaborar um Projeto Político Pedagógico,
    deve-se discutir e analisar esse planejamento no nível da sala de aula, considerando-o como um projeto coletivo e transformador que possui dimensões próprias e específicas. Ressaltam-se as seguintes dimensões:
    epistemológica, pedagógica, política e desenvolvimento profissional.

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    Respostas
    1. QUESTÃO 1
      Paulo Freire propõe quatro processos para uma Educação libertadora, que são

      (CORRETA) colaboração, união, organização e síntese cultural.

      QUESTÃO 2
      O supervisor educacional realiza o estudo constante da prática escolar por meio de diversas ações. Quando a investigação e as ações que lhe são correlatas abrangem os pressupostos subjacentes à prática educativa, à reflexão sobre os determinantes sociopolíticos, ao entendimento da sua razão histórica e ao exame das concepções de homem, mundo, sociedade e conhecimento, em que dimensão da prática escolar ele está atuando?

      (CORRETA) Histórica/filosófica/epistemológica.

      QUESTÃO 3
      A formação do "especialista" no curso de Pedagogia era muito criticada por se apoiar em uma visão


      (CORRETA) reducionista e tecnicista da escola e do educador.

      QUESTÃO 4
      Segundo a Pedagogia liberal tradicional,

      (CORRETA) a função do supervisor educacional é fiscalizar a atuação docente e manter a ordem na escola.

      QUESTÃO 5
      Durante um longo período da história, a orientação profissional enfatizou alguns de seus procedimentos por acreditar que a escolha da profissão está restrita às

      (CORRETA) aptidões e aos interesses.


      QUESTÃO 6
      É preciso que o supervisor educacional enfrente a realidade de que o processo de construção do Projeto Político Pedagógico da escola é


      (CORRETA) interminável.

      QUESTÃO 7
      Para Peter e Brigitte Berger, as características essenciais das instituições sociais são:

      (CORRETA) exterioridade, objetividade, coercitividade, autonomia moral e historicidade.

      A orientação profissional tem as seguintes características:


      (CORRETA) flexibilidade, integração, profissionalização e continuidade.

      QUESTÃO 9
      O Projeto Político Pedagógico é composto, basicamente, de quatro grandes partes, articuladas entre si, que são:

      (CORRETA) marco referencial, diagnóstico, programação e avaliação.

      QUESTÃO 10
      Na atualidade, para o supervisor educacional, surgem novos desafios que o levam a se aproximar do gestor da escola, sem perder de vista as questões eminentemente

      (CORRETA) pedagógicas.

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  2. PRINCÍPIOS E MÉTODOS DE SUPERVISÃO E ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL
    1. Em relação ao Projeto Político Pedagógico, podemos afirmar que


    • I. é um importante instrumento teórico-metodológico para conhecimento, intervenção e mudança da realidade escolar.
    II. é um elemento de organização e integração da atividade prática da instituição no seu processo de transformação.
    III. é apenas um documento elaborado em bases teórico-metodológicas, obedecendo etapas que garantem a transformação institucional.
    IV. é um processo permanente de reflexão e discussão coletiva dos problemas da instituição, na busca de alternativas viáveis.

    Estão corretas as afirmativas

    • I, III e IV.
    • II, III e IV.
    • I, II e III.
    • I, II e IV. correta
    2. A escola traz, para seu cotidiano, uma dimensão da sociedade revelada no que ela determina para seus indivíduos. Essa dimensão é a

    • operacional.
    • microssocial.
    • individual.
    • macrossocial. correta
    3. Para que possa atuar realmente como um profissional que assume uma postura inovadora em relação à tecnologia, é necessário que o supervisor educaciona

    • deixe que cada professor se atualize por conta própria em relação às tecnologias de informação e comunicação e suas aplicações educacionais.
    • esteja atualizado em relação às críticas que são feitas em relação ao uso inadequado da tecnologia nos processos educacionais, assumindo uma postura reflexiva diante do fato. correta
    • faça cursos de informática todo o tempo, pois precisa estar à frente dos alunos e dos demais professores no que se refere ao assunto.
    • encare a tecnologia como mito, (super)valorizando o seu uso educacional.
    4. Busca-se, hoje, no processo de ensino-aprendizagem, promover os saberes e fazeres dos alunos, em uma dimensão mais ampla da formação de

    • comportamentos.
    • competências. correta
    • habilidades.
    • interesses

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  3. Prova concluída com sucesso!!!
    Resultado final : 4.0
    PRINCÍPIOS E MÉTODOS DE SUPERVISÃO E ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL
    1. O Projeto Político Pedagógico é composto, basicamente, de quatro grandes partes, articuladas entre si, que são:

    marco referencial, diagnóstico, programação e avaliação. x
    marco conceitual, realidade, programação e acompanhamento.
    marco referencial, finalidade, mediação e avaliação.
    marco operacional, diagnóstico, implementação e execução.
    2. A atuação do supervisor educacional, na tendência pedagógica liberal renovada, pode ser caracterizada por:

    objetivos concentrados no aluno, acreditando em uma sociedade mais justa e igualitária, cabendo à Educação adaptar os estudantes ao ambiente social deles. x
    não ter uma definição específica, pois o supervisor é um “facilitador da aprendizagem”, como qualquer outro dos demais docentes.
    ser uma forma de resistência contra a burocracia dominadora do Estado que tudo controla, retirando a autonomia da escola e dos indivíduos.
    difundir como preocupação central a universalização do conhecimento e métodos como o treino intensivo, a repetição e a memorização.
    3. Considerando as etapas da evolução histórica da supervisão, propostas por Medina, podemos afirmar que a visão de supervisão se encaixa na seguinte etapa:

    ação supervisora voltada para o ensino primário.
    ação supervisora e o conceito repensado de escola. x
    ação supervisora como forma de treinamento e orientação.
    ação supervisora industrial.
    4. A formação profissional, baseada na concepção funcionalista da supervisão, tem como indicadores:


    I. a transmissão e a defesa da ideologia dominante utilizando meios considerados "neutros", como os métodos de ensino.
    II. o alto nível de controle da ação pedagógica do docente, sob o pretexto de que isso se deve à busca da "qualidade do ensino".
    III. a ênfase no mero processo de desenvolver as funções na escola, sem a percepção dos fins, sem a consciência de a quem o profissional está servindo.

    Estão corretas as alternativas

    II e III.
    I e II.
    I e III.
    I, II e III. x

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  4. Prova concluída com sucesso!!!
    Resultado final : 4.0
    PRINCÍPIOS E MÉTODOS DE SUPERVISÃO E ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL
    1. O supervisor educacional realiza o estudo constante da prática escolar por meio de diversas ações.


    Quando a investigação e as ações que lhe são correlatas abrangem os pressupostos subjacentes à prática educativa, à reflexão sobre os determinantes sociopolíticos, ao entendimento da sua razão histórica e ao exame das concepções de homem, mundo, sociedade e conhecimento, em que dimensão da prática escolar ele está atuando?

    CORRETA Histórica/filosófica/epistemológica.
    Instrucional/pedagógica.
    Institucional/organizacional.
    Tecnologia aplicada à Educação.
    2. Em relação ao Projeto Político Pedagógico, podemos afirmar que


    I. é um importante instrumento teórico-metodológico para conhecimento, intervenção e mudança da realidade escolar.
    II. é um elemento de organização e integração da atividade prática da instituição no seu processo de transformação.
    III. é apenas um documento elaborado em bases teórico-metodológicas, obedecendo etapas que garantem a transformação institucional.
    IV. é um processo permanente de reflexão e discussão coletiva dos problemas da instituição, na busca de alternativas viáveis.

    Estão corretas as afirmativas

    II, III e IV.
    I, III e IV.
    I, II e IV. (CORRETA)
    I, II e III.
    3. Um dos documentos legais importantes para a história da supervisão escolar é o Parecer 252/69, do Conselho Federal de Educação.


    Assinale, entre as alternativas abaixo, a que expressa uma determinação do parecer.

    Fixa normas adequadas à formação inicial para o exercício da docência na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, nos cursos de Ensino Médio, na modalidade Normal, e em cursos de Educação Profissional na área de serviços e apoio escolar, bem como em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos.
    CORRETA - Cria as habilitações para a formação de técnicos, os "especialistas em Educação" (orientação educacional, administração escolar, supervisão escolar, inspeção escolar, deficiência audiovisual) e para a formação do professor (magistério das disciplinas pedagógicas da escola normal). (CORRETA)
    Dispõe sobre estudos pedagógicos superiores e revisa o currículo mínimo do curso de Pedagogia, fazendo com que ele passe para dez semestres.
    Fixa os mínimos de currículo e duração para o curso de graduação em Psicologia.
    4. É a relação entre concepções de homem e sociedade,


    teorias pedagógicas e práticas educativas que norteiam a ação do supervisor educacional em prol do desenvolvimento institucional da escola. Essa ação, executada no cotidiano da escola, tem o foco em três grandes áreas. São elas:

    planejamento, acompanhamento e administração.
    planejamento, relações comunitárias e avaliação.
    planejamento, orientação e avaliação.
    CORRETA planejamento, acompanhamento e avaliação.

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  5. • PRINCÍPIOS E MÉTODOS DE SUPERVISÃO E ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL

    Prova concluída com sucesso!!!
    Resultado final : 4.0
    PRINCÍPIOS E MÉTODOS DE SUPERVISÃO E ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL
    1. [QuestãoID 69602] A atuação do supervisor educacional, na tendência pedagógica liberal renovada, pode ser caracterizada por

    buscar objetivos concentrados no aluno e acreditar em uma sociedade mais justa e igualitária, na qual cabe à Educação adaptar os estudantes ao seu ambiente social. Busca promover a motivação e a alegria na escola por meio do desenvolvimento de métodos ativos como projetos e centro de interesse.
    ser uma forma de resistência contra a burocracia, como instrumento da ação dominadora do Estado, que tudo controla, retirando a autonomia da escola e dos indivíduos.
    difundir como preocupação central a universalização do conhecimento e métodos como o treino intensivo, a repetição e a memorização, para transmitir ao aluno o saber universal sistematizado.
    não ter uma definição específica, pois o supervisor é um "facilitador da aprendizagem", como os demais docentes.
    2. [QuestãoID 69588] Paulo Freire propõe quatro processos para uma Educação libertadora, que são

    colaboração, organização, união e síntese cultural.
    colaboração, organização, união e avaliação.
    união, síntese cultural, avaliação e participação.
    síntese social, participação, união e colaboração.
    3. [QuestãoID 65265] Segundo a Pedagogia liberal tradicional,

    a realidade do supervisor é o saber pessoal e social, contextualizado histórica e politicamente.
    a função do supervisor educacional é fiscalizar a atuação docente e manter a ordem na escola.
    o supervisor educacional é um instrutor, desenvolvendo ações técnicas e procedimentos burocráticos.
    a formação do supervisor se dá pelo diálogo explicativo, libertador, construtor da cidadania.
    4. [QuestãoID 59677] É preciso que o supervisor educacional enfrente a realidade de que o processo de construção do Projeto Político Pedagógico da escola é:

    intransponível.
    inquestionável.
    intermitente.
    interminável.

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    1. Questão ID 69602 - Resposta: buscar objetivos concentrados no aluno e acreditar em uma sociedade mais justa e igualitária, na qual cabe à Educação adaptar os estudantes ao seu ambiente social. Busca promover a motivação e a alegria na escola por meio do desenvolvimento de métodos ativos como projetos e centro de interesse.

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  6. PRINCÍPIOS E MÉTODOS DE SUPERVISÃO E ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL.
    Resultado final 4.0
    Prova concluída com sucesso!!!
    Resultado final : 4.0
    PRINCÍPIOS E MÉTODOS DE SUPERVISÃO E ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL
    1. [QuestãoID 69592] A escola traz, para seu cotidiano, uma dimensão da sociedade revelada no que ela determina para seus indivíduos. Essa dimensão é a

    • macrossocial. (CORRETA)
    • individual.
    • microssocial.
    • operacional.
    2. [QuestãoID 69588] Paulo Freire propõe quatro processos para uma Educação libertadora, que são

    • colaboração, organização, união e avaliação.
    • união, síntese cultural, avaliação e participação.
    • colaboração, organização, união e síntese cultural. (CORRETA)
    • síntese social, participação, união e colaboração.
    3. [QuestãoID 69587] Para que possa atuar realmente como um profissional que assume uma postura inovadora em relação à tecnologia, é necessário que o supervisor educacional

    • deixe que cada professor se atualize por conta própria em relação às tecnologias de informação e comunicação e suas aplicações educacionais.
    • faça cursos de informática todo o tempo, pois precisa estar à frente dos alunos e dos demais professores no que se refere ao assunto.
    • esteja atualizado em relação às críticas que são feitas em relação ao uso inadequado da tecnologia nos processos educacionais, assumindo uma postura reflexiva diante do fato. (CORRETA)
    • encare a tecnologia como mito, (super)valorizando o seu uso educacional.
    4. [QuestãoID 69601] A supervisão educacional, do mesmo modo que o currículo, a didática e a avaliação,


    • sofreu o efeito das tendências pedagógicas que predominaram no cenário educacional do Brasil nas diferentes épocas. Assinale, das alternativas sobre o desenvolvimento histórico das tendências pedagógicas no Brasil, a que é verdadeira.

    • A Pedagogia libertadora desenvolveu-se no Brasil durante as décadas de 1940 e 1950 do século passado, a partir da mobilização para uma educação crítica, a serviço de transformações socioeconômicas e políticas, com a finalidade de superar as desigualdades sociais.
    • Historicamente, as tendências pedagógicas vivenciadas no contexto educacional brasileiro ficaram restritas a um período determinado. Assim, o aparecimento de uma tendência implicou no desaparecimento da outra, considerando as características diferenciadas de cada linha pedagógica.
    • A Pedagogia renovada preza pelo o princípio da aprendizagem que valoriza o aluno passivo na construção do conhecimento. Afirma que a aprendizagem parte do interesse do aluno, da experimentação e das descobertas que o mesmo realiza.
    • Na Pedagogia tecnicista, a tarefa do professor é dar respostas apropriadas aos objetivos da escola, para conseguir o comportamento adequado de acordo com controle do ensino, por meio da tecnologia educacional. Ele é apenas um vínculo entre a verdade científica e o aluno, cabendo-lhe empregar o sistema instrucional previsto. (CORRETA)

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  7. 2. [QuestãoID 69588] Paulo Freire propõe quatro processos para uma Educação libertadora, que são

    colaboração, organização, união e síntese cultural.(correta)
    união, síntese cultural, avaliação e participação.
    síntese social, participação, união e colaboração.
    colaboração, organização, união e avaliação.

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  8. 2. [QuestãoID 69588] Paulo Freire propõe quatro processos para uma Educação libertadora, que são

    colaboração, organização, união e síntese cultural.(correta)
    união, síntese cultural, avaliação e participação.
    síntese social, participação, união e colaboração.
    colaboração, organização, união e avaliação.

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    1. ObrigaObrigada pela visita e colaboração!!.
      Sê preferir clique na caixinha para seguir o blog a sua direita e toda vez que eu fizer um post novo no blog, você receberá em seu e-mail as novidades.
      Abraços e bons estudos!da pela visita e colaboração!!.
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      Abraços e bons estudos!

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  9. PRINCÍPIOS E MÉTODOS DE SUPERVISÃO E ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL
    1. [QuestãoID 69585] As três abordagens, ou paradigmas, mais conhecidas da formação e da atuação do supervisor e do orientador educacional são: a tecnicista, a tradicional e a dialógica.


    Caracterizando-as por três indicadores: realidade profissional, metodologia de formação e função na escola, podemos dizer em relação ao paradigma tradicional que

    o supervisor educacional é um instrutor, desenvolvendo ações técnicas e procedimentos burocráticos.
    a realidade desse profissional é o saber pessoal e social, contextualizado histórica e politicamente.
    a função do supervisor educacional é fiscalizar a atuação docente e manter a ordem na escola.x
    a formação do supervisor acontece por meio de diálogo explicativo, libertador, voltado para a construção da cidadania.
    2. [QuestãoID 69598] O supervisor e o orientador educacional podem atuar conjuntamente para tentar resgatar a motivação dos alunos.


    Assinale a alternativa que expressa uma ação conjunta de ambos e que contempla esse objetivo.

    Inibir a realização de atividades extracurriculares.
    Atender individualmente os alunos, estimulando-os.
    Sugerir e apoiar o uso de novas metodologias.x
    Manter atualizados os registros acadêmicos.
    3. [QuestãoID 69600] A formação profissional, baseada na concepção funcionalista da supervisão, tem como indicadores:


    I. a transmissão e a defesa da ideologia dominante utilizando meios considerados "neutros", como os métodos de ensino.
    II. o alto nível de controle da ação pedagógica do docente, sob o pretexto de que isso se deve à busca da "qualidade do ensino".
    III. a ênfase no mero processo de desenvolver as funções na escola, sem a percepção dos fins, sem a consciência de a quem o profissional está servindo.

    Estão corretas as alternativas

    II e III.
    I e II.
    I, II e III.x
    I e III.
    4. [QuestãoID 69584] Considerando as etapas da evolução histórica da supervisão, propostas por Medina, podemos afirmar que a visão de supervisão se encaixa na seguinte etapa:

    ação supervisora e o conceito repensado de escola.x
    ação supervisora como forma de treinamento e orientação.
    ação supervisora industrial.
    ação supervisora voltada para o ensino primário.

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  10. Resposta da questão 69603, alguém?

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    1. Obrigada pela visita e colaboração!!.
      Sê preferir clique na caixinha para seguir o blog a sua direita e toda vez que eu fizer um post novo no blog, você receberá em seu e-mail as novidades.
      Abraços e bons estudos!

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  11. Assinale, entre as alternativas abaixo, qual a que caracteriza uma ação do supervisor educacional em relação à recuperação da aprendizagem dos alunos com dificuldades:


    preparar listas de exercícios para que os alunos estudem em casa.
    dar aulas aos alunos, para ajudar o professor da turma.
    chamar as famílias dos alunos para contar que eles estão em recuperação e pedir que os ajudem, estudando com eles em casa.
    planejar e sugerir estratégias para a recuperação da aprendizagem dos alunos, cuja avaliação indica dificuldades.

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    1. planejar e sugerir estratégias para a recuperação da aprendizagem dos alunos, cuja avaliação indica dificuldades.

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    2. planejar e sugerir estratégias para a recuperação da aprendizagem dos alunos, cuja avaliação indica dificuldades.

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    3. obrigada pela visita e colaboração!!.
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      Abraços e bons estudos!da pela visita e colaboração!!.

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  12. QuestãoID 69588] Paulo Freire propõe quatro processos para uma Educação libertadora, que são

    união, síntese cultural, avaliação e participação.
    síntese social, participação, união e colaboração.
    colaboração, organização, união e síntese cultural.
    colaboração, organização, união e avaliação.
    2. [QuestãoID 69587] Para que possa atuar realmente como um profissional que assume uma postura inovadora em relação à tecnologia, é necessário que o supervisor educacional

    encare a tecnologia como mito, (super)valorizando o seu uso educacional.
    faça cursos de informática todo o tempo, pois precisa estar à frente dos alunos e dos demais professores no que se refere ao assunto.
    deixe que cada professor se atualize por conta própria em relação às tecnologias de informação e comunicação e suas aplicações educacionais.
    esteja atualizado em relação às críticas que são feitas em relação ao uso inadequado da tecnologia nos processos educacionais, assumindo uma postura reflexiva diante do fato.
    3. [QuestãoID 69600] A formação profissional, baseada na concepção funcionalista da supervisão, tem como indicadores:


    I. a transmissão e a defesa da ideologia dominante utilizando meios considerados "neutros", como os métodos de ensino.
    II. o alto nível de controle da ação pedagógica do docente, sob o pretexto de que isso se deve à busca da "qualidade do ensino".
    III. a ênfase no mero processo de desenvolver as funções na escola, sem a percepção dos fins, sem a consciência de a quem o profissional está servindo.

    Estão corretas as alternativas

    I, II e III.
    I e III.
    II e III.
    I e II.
    4. [QuestãoID 69595] Para Zabalza (1992), o conjunto dos conhecimentos, habilidades e atitudes - que são considerados importantes para serem trabalhados na escola ano após ano - é o

    programa escolar.
    domínio da linguagem.
    currículo.
    conteúdo escolar.

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  13. QuestãoID 69588] Paulo Freire propõe quatro processos para uma Educação libertadora, que são

    união, síntese cultural, avaliação e participação.
    síntese social, participação, união e colaboração.
    colaboração, organização, união e síntese cultural.cCORRETA
    colaboração, organização, união e avaliação.
    2. [QuestãoID 69587] Para que possa atuar realmente como um profissional que assume uma postura inovadora em relação à tecnologia, é necessário que o supervisor educacional

    encare a tecnologia como mito, (super)valorizando o seu uso educacional.
    faça cursos de informática todo o tempo, pois precisa estar à frente dos alunos e dos demais professores no que se refere ao assunto.
    deixe que cada professor se atualize por conta própria em relação às tecnologias de informação e comunicação e suas aplicações educacionais.
    esteja atualizado em relação às críticas que são feitas em relação ao uso inadequado da tecnologia nos processos educacionais, assumindo uma postura reflexiva diante do fato.CORRETA
    3. [QuestãoID 69600] A formação profissional, baseada na concepção funcionalista da supervisão, tem como indicadores:


    I. a transmissão e a defesa da ideologia dominante utilizando meios considerados "neutros", como os métodos de ensino.
    II. o alto nível de controle da ação pedagógica do docente, sob o pretexto de que isso se deve à busca da "qualidade do ensino".
    III. a ênfase no mero processo de desenvolver as funções na escola, sem a percepção dos fins, sem a consciência de a quem o profissional está servindo.

    Estão corretas as alternativas

    I, II e III.CORRETA
    I e III.
    II e III.
    I e II.
    4. [QuestãoID 69595] Para Zabalza (1992), o conjunto dos conhecimentos, habilidades e atitudes - que são considerados importantes para serem trabalhados na escola ano após ano - é o

    programa escolar.
    domínio da linguagem.
    currículo.CORRETA
    conteúdo escolar.

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  14. A SUPERVISÃO EDUCACIONAL, DO MESMO MODO QUE O CURRÍCULO, A DIDÁTICA E A AVALIAÇÃO,

    sofreu o efeito das tendências pedagógicas que predominaram no cenário educacional do Brasil nas diferentes épocas. Assinale, das alternativas sobre o desenvolvimento histórico das tendências pedagógicas no Brasil, a que é verdadeira. A Pedagogia renovada preza pelo o princípio da aprendizagem que valoriza o aluno passivo na construção do conhecimento. Afirma que a aprendizagem parte do interesse do aluno, da experimentação e das descobertas que o mesmo realiza. Historicamente, as tendências pedagógicas vivenciadas no contexto educacional brasileiro ficaram restritas a um período determinado. Assim, o aparecimento de uma tendência implicou no desaparecimento da outra, considerando as características diferenciadas de cada linha pedagógica. Na Pedagogia tecnicista, a tarefa do professor é dar respostas apropriadas aos objetivos da escola, para conseguir o comportamento adequado de acordo com controle do ensino, por meio da tecnologia educacional. Ele é apenas um vínculo entre a verdade científica e o aluno, cabendo-lhe empregar o sistema instrucional previsto. A Pedagogia libertadora desenvolveu-se no Brasil durante as décadas de 40 e 50 do século passado, a partir da mobilização para uma educação crítica, a serviço de transformações socioeconômicas e políticas, com a finalidade de superar as desigualdades sociais

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  15. QUESTÃO 1
    Em relação ao Projeto Político-Pedagógico, podemos afirmar que
    I. é um importante instrumento teórico-metodológico para conhecimento, intervenção e mudança da
    realidade escolar.
    II. é um elemento de organização e integração da atividade prática da instituição no seu processo de
    transformação.
    III. é apenas um documento elaborado em bases teórico-metodológicas, obedecendo etapas que garantem
    a transformação institucional.
    IV. é um processo permanente de reflexão e discussão coletiva dos problemas da instituição, na busca
    de alternativas viáveis.
    Estão corretas as afirmativas
    a ) I, II e III.
    b ) II, III e IV.
    c ) I, III e IV.
    d ) I, II e IV. - CORRETA


    QUESTÃO 2
    A formação profissional, baseada na concepção funcionalista da supervisão, tem como indicadores:
    I. a transmissão e a defesa da ideologia dominante utilizando meios considerados "neutros" como, os métodos de ensino
    II. o alto nível de controle da ação pedagógica do docente, sob o pretexto de que isso se deve à busca da "qualidade"
    III. a ênfase no mero processo de desenvolver as funções na escola, sem a percepção dos fins, sem a consciência de a quem o profissional está servindo.
    Estão corretas as alternativas
    a ) I e II
    b ) II e III
    c ) I e III
    d ) I, II e III – CORRETA

    QUESTÃO 3
    Busca-se, hoje, no processo de ensino-aprendizagem, promover os saberes e fazeres dos alunos, em uma dimensão mais ampla da Formação de
    a ) comportamentos.
    b ) interesses.
    c ) competências. - CORRETA
    d ) habilidades.


    QUESTÃO 4
    Uma instituição escolar em processo de mudança e de desenvolvimento precisa colocar em ação projetos curriculares que sejam desenvolvidos conjuntamente pelo orientador educacional, o supervisor educacional e o gestor, nos quais os alunos sejam estimulados a
    I. debater e criticar organizadamente os objetivos, o projeto político-pedagógico, o currículo da escola.
    II. participar ativamente na tomada de decisão conduzida de forma democrática.
    III. apoiar a visão cumulativa e bancária dos conteúdos desenvolvidos.
    IV. desenvolver atitudes que favoreçam a tomada de decisão, apenas especificamente conduzidos pelo orientador educacional.
    V. transformar-se em pessoas críticas, reflexivas, ativas e solidárias.
    Estão corretas as afirmativas
    a ) I, II e III.
    b ) I, III e IV.
    c ) I, II e V. - CORRETA
    d ) III, IV e V.

    QUESTÃO 5
    A regulamentação da profissão de orientador educacional constituiu um importante marco para os profissionais da área. Esse fato ocorreu no período
    a ) disciplinador.
    b ) questionador.
    c ) implementador.
    d ) transformador. – CORRETA

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  16. QUESTÃO 6
    Para que possa atuar realmente como um profissional que assume uma postura inovadora em relação à tecnologia, é necessário que o supervisor educacional
    a ) faça cursos de informática todo o tempo, pois precisa estar à frente dos alunos e dos demais professores no que se refere ao assunto.
    b ) encare a tecnologia como mito, (super)valorizando o seu uso educacional.
    c ) esteja atualizado em relação às críticas que são feitas em relação ao uso inadequado da tecnologia nos processos educacionais, assumindo uma postura reflexiva diante do fato. - CORRETA
    d ) deixe que cada professor se atualize por conta própria em relação às tecnologias de informação e comunicação e suas aplicações educacionais.

    QUESTÃO 7
    As origens da orientação educacional, na realidade brasileira, encontram-se nas ações da orientação
    a ) ocupacional.
    b ) profissional. - CORRETA
    c ) funcional.
    d ) social.

    QUESTÃO 8
    Paulo Freire propõe quatro processos para uma Educação libertadora, que são
    a ) colaboração, organização, união e síntese cultural. - CORRETA
    b ) colaboração, organização, união e avaliação.
    c ) união, síntese cultural, avaliação e participação.
    d ) síntese social, participação, união e colaboração.

    QUESTÃO 9
    Para Zabalza (1992), o conjunto dos conhecimentos, habilidades e atitudes? Que são considerados importantes para serem trabalhados na escola ano após ano? é o
    a ) currículo. - CORRETA
    b ) programa escolar.
    c ) domínio da linguagem.
    d ) conteúdo escolar.


    QUESTÃO 10
    Os testes vocacionais, muito utilizados em uma determinada fase da orientação profissional, tinham por objetivo verificar os aspectos determinantes da
    a ) personalidade do indivíduo. - CORRETA
    b ) questão do emprego e desemprego.
    c ) escolha do exame vestibular.
    d ) estrutura das profissões.

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  17. QUESTÃO 1
    Ao atuar na elaboração do Projeto Político-Pedagógico da escola, o supervisor e o orientador educacional devem
    R- sensibilizar a comunidade escolar para a importância desse planejamento e propiciar oportunidades de estudos e interlocução entre todos os segmentos da escola, para que o caráter coletivo seja impresso ao projeto político-pedagógico.

    QUESTÃO 2
    A escola traz, para seu cotidiano, uma dimensão da sociedade revelada no que ela determina para seus
    indivíduos. Essa dimensão é a
    R - macrossocial.

    QUESTÃO 3
    Paulo Freire propõe quatro processos para uma Educação libertadora, que são
    R- colaboração, organização, união e síntese cultural.

    QUESTÃO 4
    Uma instituição escolar em processo de mudança e de desenvolvimento precisa colocar em ação projetos curriculares que sejam desenvolvidos conjuntamente pelo orientador educacional, o supervisor educacional e o gestor, nos quais os alunos sejam estimulados a

    I. debater e criticar organizadamente os objetivos, o projeto político-pedagógico, o currículo da escola.

    II. participar ativamente na tomada de decisão conduzida de forma democrática.

    III. apoiar a visão cumulativa e bancária dos conteúdos desenvolvidos.

    IV. desenvolver atitudes que favoreçam a tomada de decisão, apenas especificamente conduzidos pelo orientador educacional.

    V. transformar-se em pessoas críticas, reflexivas, ativas e solidárias.


    Estão corretas as afirmativas
    R - I, II e V.

    QUESTÃO 5
    Segundo Gandin (1995), o projeto político-pedagógico é composto, basicamente, de três grandes partes, articuladas entre si, que são
    R- marco referencial, diagnóstico, programação e avaliação.

    QUESTÃO 6
    Para Zabalza (1992), o conjunto dos conhecimentos, habilidades e atitudes ? que são considerados importantes para serem trabalhados na escola ano após ano ? é o
    R- currículo.

    QUESTÃO 7
    Escolha, entre as opções abaixo, a que melhor define a avaliação institucional da escola.
    R- vivenciar com a equipe da escola experiências diferenciadas em avaliação; aplicar as estratégias e os instrumentos avaliativos; analisar os resultados.

    QUESTÃO 8
    As origens da orientação educacional, na realidade brasileira, encontram-se nas ações da orientação
    R- profissional.

    QUESTÃO 9
    O objetivo da avaliação formativa é
    R- verificar o ritmo e os estilos de aprendizagem dos alunos; realimentar o processo de ensino e aprendizagem, permitindo efetuar correções; enfatizar os conteúdos e objetivos mais importantes; oportunizar a obtenção de maior sucesso escolar, através da detecção e da correção dos erros mais frequentes, aumentando a motivação dos alunos e minimizando a evasão e a repetência escolar.

    QUESTÃO 10
    Jacques Delors (1998) aponta como consequência essencial da sociedade do conhecimento a necessidade de uma "aprendizagem ao longo de toda a vida", baseada em quatro pilares do conhecimento e da formação continuada, que são
    R- aprender a conhecer; aprender a fazer; aprender a viver juntos; aprender a ser.

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    Respostas
    1. aprender a conhecer; aprender a fazer; aprender a compartilhar; aprender a ser.

      Excluir
    2. Aprender a conhecer; aprender a fazer; aprender a viver juntos; aprender a ser.

      Excluir
  18. Segundo Freire, a educação é dialética e contraditória. Aplicando essa concepção ao cotidiano escolar, podemos dizer que o supervisor educacional promove o desenvolvimento institucional quando: alguem sabe a resposta?

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    Respostas
    1. desenvolve crescente compreensão dos princípios e processos subjacentes à sua prática, desenvolvendo um grau de conscientização que permite a autoavaliação da própria ação supervisora.

      Excluir
    2. Obrigada pela visita e colaboração!

      Excluir
  19. Assinale, entre as alternativas abaixo, qual a que caracteriza uma ação do supervisor educacional em relação à recuperação da aprendizagem dos alunos com dificuldades:
    Escolha uma:
    A. Chamar as famílias dos alunos para contar que eles estão em recuperação e pedir que os ajudem, estudando com eles em casa.
    B. Dar aulas aos alunos, para ajudar o professor da turma.
    C. Preparar listas de exercícios para que os alunos estudem em casa.
    D. Planejar e sugerir estratégias para a recuperação da aprendizagem dos alunos, cuja avaliação indica dificuldades.

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  20. A orientação profissional, no início de sua implantação, tinha como ênfase nos seus procedimentos o conhecimento para o orientando de determinados dados, sendo que os principais eram:
    Escolha uma:
    A. As aptidões e os interesses.
    B. As necessidades e as oportunidades de emprego.
    C. As profissões e os locais de estágio.
    D. As competências e as dificuldades

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  21. Qual o fundamento do valor, da valoração?


    Escolha uma:
    A. Analisar a relação que existe entre as pessoas.
    B. Mostrar que as coisas só dizem algo ao sentimento quando lhes confere valor.
    C. Apontar que os valores existem de acordo com o conhecimento que se tem sobre eles.
    D. Identificar que cada pessoa pode ter mais de um valor.

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  22. qual e a resposta certa das 2 ultimas

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  23. qual e resposta das 2 ultimas questoes

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  24. O supervisor educacional realiza o estudo constante da prática escolar através de diversas ações. Quando a investigação - e as ações que lhe são correlatas - abrange os pressupostos subjacentes à prática educativa, à reflexão sobre os determinantes sociopolíticos, o entendimento da sua razão histórica e o exame das concepções de homem, mundo, sociedade e conhecimento, em que dimensão da prática escolar ele está atuando?

    a )
    Institucional/organizacional.
    b )
    Instrucional/pedagógica.
    c )
    Tecnologia aplicada à Educação.
    d )
    Histórica/filosófica/epistemológica

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  25. O trabalho a partir dos valores é significativo para a orientação educacional, para que se possa analisar e refletir sobre a questão da individualidade, que está inserida

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  26. resposta nas relações do individuo com o outro

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  27. 1. A ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL TEM O OBJETIVO DE AJUDAR O ALUNO NO SEU DESENVOLVIMENTO, LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO:

    fundamentalmente, os aspectos relativos à ordem e à disciplina dos alunos em sala de aula.
    o contexto em que ocorre esse processo, bem como as relações que nele se estabelecem.
    os específicos e exclusivos aspectos relacionados ao processo de ensino e aprendizagem.
    fundamentalmente, as especificidades do ensino e da aprendizagem em sala de aula.
    2. O COMPROMISSO DA EDUCAÇÃO, REVESTIDO DE SEUS OBJETIVOS E FINALIDADES, RELACIONA-SE:

    exclusivamente com o processo de ensino e aprendizagem.
    fundamentalmente com a disciplina dos alunos em sala de aula.
    alternadamente com o processo de ensino e aprendizagem.
    diretamente com outras instituições e com o meio social e cultural.
    3. O COTIDIANO ESCOLAR VISA PRIORITARIAMENTE AO CUMPRIMENTO DE METAS QUALITATIVAS QUE ENVOLVEM ESTRATÉGIAS CAPAZES DE LEVAR À APRENDIZAGEM


    desejada e à qualificação nos diferentes aspectos da vida do indivíduo. A forma como esse cotidiano operacionalizará seus objetivos e metas será por meio do:

    regulamento pedagógico.
    currículo educacional.
    Projeto Político-Pedagógico.
    regimento institucional.
    4. QUAIS SÃO AS SEIS ESPÉCIES DE CLIMA ORGANIZACIONAL ESCOLAR?

    Aberto, paternal, fechado, autônomo, controlado e familiar.
    Liberal, socialista, comunista, anarquista, social-democrata e democrata.
    Democrático, autoritário, aristocrático, oligárquico, monárquico e anárquico.
    Aberto, fechado, misto, independente, controlador e liberal.
    5. QUAIS SÃO, SEGUNDO O TEXTO DA AULA, O TRÊS FATORES DE QUE DEPENDE O CLIMA INSTITUCIONAL DA ESCOLA?

    Estrutura, supervisão e características psicológicas.
    Cultura, organização e características estruturais.
    Cultura, orientação e características sociais.
    Estrutura, organização e características comportamentais.
    6. SEGUNDO CESAR COLL, UM DOS ASPECTOS MAIS IMPORTANTES DA ESCOLA NO QUE SE REFERE AOS OBJETIVOS GERAIS COMO SENDO UM MARCO DE REFERÊNCIA ÚTIL É O:

    planejamento educacional.
    critério de avaliação.
    processo de ensino e aprendizagem.
    estatuto escolar.
    7. NA ANÁLISE DO COTIDIANO, ESTÃO REVELADAS ATITUDES, IMAGENS E OPINIÕES DAS PESSOAS QUE ATUAM NA SOCIEDADE. ESSE CONJUNTO FAZ PARTE DO ESTUDO DAS:

    figuras da linguagem.
    tecnologias atuais.
    linguagens fundamentais.
    representações sociais.
    8. PARA TOMAZ TADEU DA SILVA, O QUE CONSTITUI O NÚCLEO DO PROCESSO INSTITUCIONALIZADO DE EDUCAÇÃO?

    Os professores.
    A escola.
    Os alunos.
    O currículo.
    9. LEIA ABAIXO:


    Para Zabalza (1992), o conjunto dos conhecimentos, habilidades e atitudes - que são considerados importantes para serem trabalhados na escola ano após ano - é o:

    currículo escolar.
    domínio da linguagem.
    programa escolar.
    conteúdo escolar.
    10. QUAIS SÃO AS QUATRO PERGUNTAS DETERMINANTES EM QUALQUER MODALIDADE DE AVALIAÇÃO?

    Desde quando avaliar? Quando avaliar? Quando avaliar? O que avaliar?
    O que avaliar? Quanto avaliar? Por que avaliar? Para quem avaliar?
    O que avaliar? Desde quando avaliar? Quando avaliar? Por que avaliar?
    Quem avaliar? Quando avaliar? Como avaliar? Para que avaliar?

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    Respostas
    1. o que avaliar? Quanto avaliar? Por que avaliar? Para quem avaliar?

      Excluir
  28. QUAIS AS RESPOSTAS DESTA ULTIMA AVALIAÇÃO?

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  29. QUESTÃO 1
    O cotidiano escolar visa prioritariamente ao cumprimento de metas qualitativas que envolvem estratégias capazes de levar à aprendizagem desejada e à qualificação nos diferentes aspectos da vida do indivíduo. A forma como esse cotidiano operacionalizará seus objetivos e metas será por meio do:

    a ) Projeto Político Pedagógico.X
    b ) regulamento pedagógico.
    c ) regimento institucional.
    d ) currículo educacional.
    QUESTÃO 2
    De modo geral, o cotidiano tem uma dimensão caracterizada pela concepção do que a escola representa na sociedade, especialmente no que diz respeito ao seu papel de transmissora de conhecimento. Essa dimensão é a:

    a ) microssocial.
    b ) macrossocial.X
    c ) operacional.
    d ) individual.
    QUESTÃO 3
    A orientação educacional tem o objetivo de ajudar o aluno no seu desenvolvimento, levando em consideração:
    a ) o contexto em que ocorre esse processo, bem como as relações que nele se estabelecem.X
    b ) os específicos e exclusivos aspectos relacionados ao processo de ensino e aprendizagem.
    c ) os aspectos relativos à ordem e à disciplina dos alunos em sala de aula, fundamentalmente.
    d ) as especificidades do ensino e da aprendizagem em sala de aula, fundamentalmente
    QUESTÃO 4
    A regulamentação da profissão de orientador educacional constituiu um importante marco para os profissionais da área. Esse fato ocorreu no período:

    a ) questionador (1980-1990).
    b ) implementador (1920-1941).
    c ) disciplinador (1971-1980).
    d ) transformador (1961-1970).X
    QUESTÃO 5
    Na análise do cotidiano, estão reveladas atitudes, imagens e opiniões das pessoas que atuam na sociedade. Esse conjunto faz parte do estudo das:

    a ) tecnologias atuais.
    b ) figuras da linguagem.
    c ) linguagens fundamentais.
    d ) representações sociais.X
    QUESTÃO 6
    O que desde 1968 caracteriza o exercício dos orientadores educacionais no Brasil é a regulamentação de sua:

    a ) ocupação.
    b ) atuação.
    c ) profissão.X
    d ) formação.
    QUESTÃO 7
    A Lei 5.692/71 trouxe algo significativo para a orientação educacional, pelo que foi estabelecido em seu artigo 10, que diz:

    a )
    que será instituído em todas as escolas de primeiro e segundo graus um serviço de orientação psicológica para os alunos com problemas de aprendizagem.

    b )
    que será instituída obrigatoriamente a orientação educacional, incluindo o aconselhamento vocacional em cooperação com professores, família e comunidade.X

    c )
    que será instituído obrigatoriamente um serviço que atenda os alunos com problemas de disciplina e com dificuldades na aprendizagem.

    d )
    que será instituído nas escolas de segundo grau um serviço opcional de orientação profissional ajudando os alunos na escolha da profissão.

    QUESTÃO 8
    O compromisso da Educação, revestido de seus objetivos e finalidades, relaciona-se:
    a ) exclusivamente com o processo de ensino e aprendizagem.
    b ) alternadamente com o processo de ensino e aprendizagem.
    c ) fundamentalmente com a disciplina dos alunos em sala de aula.
    d ) diretamente com outras instituições e com o meio social e cultural.X
    QUESTÃO 9
    Quais são, segundo o texto da aula, o três fatores de que depende o clima institucional da escola?
    a ) Cultura, organização e características estruturais.
    b ) Estrutura, supervisão e características psicológicas.
    c ) Estrutura, organização e características comportamentais.X
    d ) Cultura, orientação e características sociais.
    QUESTÃO 10
    Quais são as seis espécies de clima organizacional escolar?
    a ) Aberto, fechado, misto, independente, controlador e liberal.
    b ) Liberal, socialista, comunista, anarquista, social-democrata e democrata.
    c ) Democrático, autoritário, aristocrático, oligárquico, monárquico e anárquico.
    d ) Aberto, paternal, fechado, autônomo, controlado e familiar.X

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  30. PRINCÍPIOS E MÉTODOS DE SUPERVISÃO E ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL
    Abaixo estão as questões e as alternativas que você selecionou:
    QUESTÃO 1
    Há uma forte relação entre os fatores que atuam no desenvolvimento do aluno: valores, normas, propostas e objetivos. Eles devem estar estabelecidos no
    a ) regulamento pedagógico.
    b ) currículo educacional.
    c ) regimento institucional.
    d ) Projeto Político-Pedagógico. ( X )
    QUESTÃO 2
    Qual o fundamento do valor, da valoração?
    a ) Apontar que os valores existem de acordo com o conhecimento que se tem sobre eles.
    b ) Mostrar que as coisas só dizem algo ao sentimento quando lhes confere valor. ( X )
    c ) Analisar a relação que existe entre as pessoas.
    d ) Identificar que cada pessoa pode ter mais de um valor.
    QUESTÃO 3
    Jacques Delors (1998) aponta como consequência essencial da sociedade do conhecimento a necessidade de uma "aprendizagem ao longo de toda a vida", baseada em quatro pilares do conhecimento e da formação continuada, que são
    a ) aprender a conhecer; aprender a fazer; aprender a viver juntos; aprender a ser.( X )
    b ) aprender a conhecer; aprender a fazer; aprender a compartilhar; aprender a ser.
    c ) aprender a preservar; aprender a fazer; aprender a viver juntos; aprender a ser.
    d ) aprender a conhecer; aprender a transformar; aprender a viver; aprender a ser.
    QUESTÃO 4
    É a relação entre concepções de homem e sociedade, teorias pedagógicas e práticas educativas que norteiam a ação do supervisor educacional em prol do desenvolvimento institucional da escola. Essa ação, executada no cotidiano da escola, tem o foco em três grandes áreas. São elas:
    a ) planejamento, acompanhamento e administração.
    b ) planejamento, acompanhamento e avaliação. ( X )
    c ) planejamento, orientação e avaliação.
    d ) planejamento, relações comunitárias e avaliação.
    QUESTÃO 5
    Assinale, entre as alternativas abaixo, qual a que caracteriza uma ação do supervisor educacional em relação à recuperação da aprendizagem dos alunos com dificuldades:
    a ) dar aulas aos alunos, para ajudar o professor da turma.
    b ) chamar as famílias dos alunos para contar que eles estão em recuperação e pedir que os ajudem, estudando com eles em casa.
    c ) preparar listas de exercícios para que os alunos estudem em casa.
    d ) planejar e sugerir estratégias para a recuperação da aprendizagem dos alunos, cuja avaliação indica dificuldades. ( X )

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  31. QUESTÃO 6
    A orientação profissional tem as seguintes características:
    a ) flexibilidade, integração, profissionalização e continuidade. ( X )
    b ) possibilidade, informação, profissionalização e terminalidade.
    c ) flexibilidade, integração, empregabilidade e continuidade.
    d ) possibilidade, formação, aptidão e terminalidade.
    QUESTÃO 7
    A supervisão educacional, do mesmo modo que o currículo, a didática e a avaliação, sofreu o efeito das tendências pedagógicas que predominaram no cenário educacional do Brasil nas diferentes épocas. Assinale, das alternativas sobre o desenvolvimento histórico das tendências pedagógicas no Brasil, a que é verdadeira.
    a )A Pedagogia libertadora desenvolveu-se no Brasil durante as décadas de 40 e 50 do século passado, a partir da mobilização para uma educação crítica, a serviço de transformações socioeconômicas e políticas, com a finalidade de superar as desigualdades sociais.
    b )Historicamente, as tendências pedagógicas vivenciadas no contexto educacional brasileiro ficaram restritas a um período determinado. Assim, o aparecimento de uma tendência implicou no desaparecimento da outra, considerando as características diferenciadas de cada linha pedagógica.
    c )Na Pedagogia tecnicista, a tarefa do professor é dar respostas apropriadas aos objetivos da escola, para conseguir o comportamento adequado de acordo com controle do ensino, por meio da tecnologia educacional. Ele é apenas um vínculo entre a verdade científica e o aluno, cabendo-lhe empregar o sistema instrucional previsto. ( X )
    d )A Pedagogia renovada preza pelo o princípio da aprendizagem que valoriza o aluno passivo na construção do conhecimento. Afirma que a aprendizagem parte do interesse do aluno, da experimentação e das descobertas que o mesmo realiza.
    QUESTÃO 8
    Tanto o orientador educacional como o supervisor educacional devem valorizar os conhecimentos dos alunos e o seu contexto, no que diz respeito ao
    a ) cotidiano escolar. ( X )
    b ) currículo escolar.
    c ) programa de recuperação.
    d ) programa de aceleração.
    QUESTÃO 9
    Para Zabalza (1992), o conjunto dos conhecimentos, habilidades e atitudes ? que são considerados importantes para serem trabalhados na escola ano após ano ? é o
    a ) domínio da linguagem.
    b ) conteúdo escolar.
    c ) programa escolar.
    d ) currículo. ( X )
    QUESTÃO 10
    Escolha, entre as opções abaixo, a que melhor define a avaliação institucional da escola.
    a )Promover estudos e debates sobre a legislação que rege a avaliação institucional, assim como a análise dos mecanismos externos como Saeb, Enem, entre outros.

    b )Desenvolver na escola uma "cultura de avaliação" a partir de um modelo já praticado em outra instituição com resultados positivos.
    c )Vivenciar com a equipe da escola experiências diferenciadas em avaliação; aplicar as estratégias e os instrumentos avaliativos; analisar os resultados. ( X )
    d )Esclarecer os diferentes conceitos, tipos e estratégias de avaliação interna, englobando as suas ações e resultados ao crivo de examinadores externos.

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