quinta-feira, agosto 08, 2013

Prova N2

Resultado final : 4.0

LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL

1. AO LONGO DAS ÚLTIMAS DÉCADAS,



  • a avaliação foi assumindo uma independência do processo de ensino-aprendizagem da qual é uma dos componentes. Além dessa supervalorização, a avaliação também estava centrada em uma de suas funções. Qual?

  •  Qualitativa.
  •  Eliminatória.
  •  Classificatória.
  •  Avaliativa.

2. O CALENDÁRIO ESCOLAR DEVE ATENDER PRIORITARIAMENTE AO DISPOSTO NO INCISO I DO ARTIGO 24 DA LDB 9.394/96, QUE DETERMINA QUE A CARGA HORÁRIA ANUAL:


  •  é de 800 horas, distribuídas por um mínimo de 180 dias de trabalho escolar.
  •  é de no mínimo 800 horas, distribuídas em 200 dias de efetivo trabalho escolar.
  •  é de no mínimo 720 horas, distribuídas em 200 dias de efetivo trabalho escolar.
  •  é de até 800 horas, distribuídas por um mínimo de 200 dias de efetivo trabalho escolar.

3. O QUE O ATO ADICIONAL À CONSTITUINTE DE 1834, PROMOVEU, LEVANDO EM CONTA QUE O SISTEMA EDUCACIONAL NÃO FUNCIONOU À ALTURA DO QUE SE PRETENDIA?


  •  A centralização da educação e a desfragmentação do ensino.
  •  A desfragmentação da educação e o fracionamento do ensino.
  •  A descentralização da educação e o fracionamento do ensino.
  •  A centralização da educação e o fracionamento do ensino.

4. O SISTEMA EDUCACIONAL COMO UM TODO DEVE ATUAR EM COOPERAÇÃO,



  • porém cada esfera, seja a federal, a estadual ou a municipal, tem suas próprias incumbências.

    Leia os itens abaixo e depois marque a alternativa correta.

    I. O município tem responsabilidade sobre a Educação Infantil e o Ensino Fundamental.
    II. A União deve cuidar das Instituições do Ensino Superior.
    III. O município é responsável somente pela Educação Infantil.
    IV. A esfera estadual deve se responsabilizar pelo Ensino Médio.

  •  II e III.
  •  I, II e IV.
  •  I e IV.
  •  III e IV.

20 comentários:

  1. Prova concluída com sucesso!!!
    Resultado final : 4.0
    LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL
    1. QUAL A VISÃO RESPONSÁVEL PELA CRIAÇÃO DO MINISTÉRIO DA INSTRUÇÃO PÚBLICA,


    • Correios e Telégrafos, na tentativa inicial de estabelecer uma base nacional comum, ligada à modernidade que aconteceu logo após a proclamação da República em 1889?

    • Conservadorista.
    • Contemporânea.
    • Paradigmática.
    • Positivista.
    2. O QUE COMPLEMENTA O REGIMENTO ESCOLAR E TÊM A FUNÇÃO DE DISCIPLINAR O COTIDIANO ESCOLAR COM MAIS DETALHES E PODEM SER ALTERADAS COM MAIS FACILIDADE,


    • assegurando atualidade e sintonia com o contexto sócio-histórico?

    • As normas internas.
    • A Constituição Federal.
    • As normas externas.
    • A Lei de Diretrizes e Bases.
    3. O MUNICÍPIO DE "RINCÃO AZUL", AO ELABORAR O SEU PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, CONSULTOU O PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO E DESCOBRIU QUE:

    • não é necessário prever o acompanhamento e a avaliação do(s) Plano(s).
    • a faixa de 0 a 3 anos (creche) está plenamente atendida.
    • existem condições de acessibilidade na rede regular de ensino para receber alunos com necessidades educativas especiais.
    • uma das metas para o Ensino Fundamental é a ampliação para os 9 anos de duração.
    4. QUANDO SE DIZ QUE O PLANEJAMENTO TAMBÉM DEVERIA SER DEMOCRÁTICO,


    • ou seja, com a participação, mesmo que representativa, de todos, é o mesmo que dizer que ele deve ser:

    • fragmentado.
    • fracionado.
    • centralizado.
    • descentralizado.

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  2. LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL
    1. O MUNICÍPIO DE "RINCÃO AZUL", AO ELABORAR O SEU PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, CONSULTOU O PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO E DESCOBRIU QUE:

    uma das metas para o Ensino Fundamental é a ampliação para os 9 anos de duração.

    2. QUAL A VISÃO RESPONSÁVEL PELA CRIAÇÃO DO MINISTÉRIO DA INSTRUÇÃO PÚBLICA,


    Correios e Telégrafos, na tentativa inicial de estabelecer uma base nacional comum, ligada à modernidade que aconteceu logo após a proclamação da República em 1889?

    Positivista.

    3. A PROPOSTA CURRICULAR DO ENSINO MÉDIO DEVE RESPEITAR REGRAS COMUNS A ELE E AO ENSINO FUNDAMENTAL, CONTIDAS NA LDB 9.394/96.


    Leia os itens a seguir e marque aquele(s) que se destaca(m).

    I. Cumprir freqüência de pelo menos 80% do total de horas letivas para a aprovação.
    II. Oferecer obrigatoriamente estudos de recuperação, para os casos de baixo rendimento escolar.
    III. Ministrar 300 dias letivos, no mínimo, excluído o tempo reservado aos exames finais, quando houver.
    IV. Ter uma base nacional comum e uma parte diversificada.

    Estão corretas as alternativas

    II e IV.

    4. O SISTEMA EDUCACIONAL COMO UM TODO DEVE ATUAR EM COOPERAÇÃO,


    porém cada esfera, seja a federal, a estadual ou a municipal, tem suas próprias incumbências.

    Leia os itens abaixo e depois marque a alternativa correta.

    I. O município tem responsabilidade sobre a Educação Infantil e o Ensino Fundamental.
    II. A União deve cuidar das Instituições do Ensino Superior.
    III. O município é responsável somente pela Educação Infantil.
    IV. A esfera estadual deve se responsabilizar pelo Ensino Médio.

    I, II e IV.




    LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL
    1. QUAL A CONDIÇÃO PARA SE ENTRAR NO ENSINO MÉDIO?


    Conclusão do Ensino Fundamental.

    2. A ELABORAÇÃO E APROVAÇÃO DE QUAL DISPOSITIVO LEGAL TORNOU O ENSINO FUNDAMENTAL UM DIREITO SUBJETIVO DO CIDADÃO?


    Constituição Federal de 1988.

    3. RECOMENDA-SE QUE A PROPOSTA PEDAGÓGICA ASSEGURE TANTO A UNIDADE COMO A ESPECIFICIDADE DE CADA UMA DE SUAS ETAPAS E MODALIDADES.


    • Para tanto, é necessário:

    Conhecer a legislação e as políticas educacionais das etapas e modalidades abrangidas.

    4. QUANDO SE DIZ QUE O PLANEJAMENTO TAMBÉM DEVERIA SER DEMOCRÁTICO,


    • ou seja, com a participação, mesmo que representativa, de todos, é o mesmo que dizer que ele deve ser:

    Descentralizado.

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  3. Obrigada por sua colaboração e um Feliz Ano Novo!
    :)

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  4. DIREITO APLICADO À EDUCAÇÃO
    1. SÃO ASPECTOS LEGAIS RELACIONADOS AO REGIMENTO ESCOLAR:

    além das disposições contidas na LDB 9.394/96, o Regimento Escolar não possui Normas Complementares em nível estadual.
    as decisões dos estabelecimentos quanto à freqüência, organização e regime curricular devem ser descritos no Regimento. (correta)
    pequenas alterações não podem ser feitas em forma de emendas, exigindo total reformulação do Regimento.
    ser elaborado de forma autônoma, sem precisar respeitar leis maiores como a Constituições Federal e o ECA.

    2. QUAL A VISÃO RESPONSÁVEL PELA CRIAÇÃO DO MINISTÉRIO DA INSTRUÇÃO PÚBLICA, CORREIOS E TELÉGRAFOS,


    na tentativa inicial de estabelecer uma base nacional comum, ligada à modernidade que aconteceu logo após a proclamação da República em 1889?

    Paradigmática.
    Positivista. (correta)
    Conservadorista.
    Contemporânea.
    3. EM QUE DOCUMENTO FICOU REAFIRMADO O DIREITO DE TODOS À EDUCAÇÃO, ESPECIALMENTE DOS IDOSOS?

    Estatuto da Criança e do Adolescente.
    Lei de Diretrizes e Bases.
    Regimento da Escola.
    Estatuto do Idoso. (correta)
    4. Leia abaixo:


    Na década de 1970, fez-se um esforço para organizar a escola, reconhecendo-se o papel do planejamento numa ótica tecnicista; já a década de 1980 investiu no planejamento como um instrumento de transformação. Assim, qual é a nomenclatura atual que foi alterada para expressar essa mudança?

    Projeto Educacional-Pedagógico.
    Projeto Político Pedagógico. (correta)
    Projeto Social-Pedagógico.
    Projeto Econômico-Pedagógico.

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  5. LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL
    1. A AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL ESTÁ POSTA COMO POLÍTICA NACIONAL E TEM RESPALDO NA LEGISLAÇÃO VIGENTE. A ESSE RESPEITO É CORRETO AFIRMAR QUE:

    somente as escolas públicas estão sujeitas à avaliação nacional (externa).
    a existência da avaliação externa torna desnecessária a avaliação interna, ou seja, a auto-avaliação das escolas.
    a avaliação nacional externa é de responsabilidade do MEC, com repercussões para todo o sistema educacional. (CORRETA)
    a Educação Infantil também tem a sua avaliação nacional (externa), a exemplo das outras etapas da Educação Básica.

    2. QUE PRINCÍPIO SE EXPRESSA PELO PISO SALARIAL UNIFICADO, PELA CARREIRA E PELA ADMISSÃO EXCLUSIVAMENTE POR CONCURSOS PÚBLICOS DE PROVAS E TÍTULOS?

    Princípio da Igualdade.
    Princípio da Valorização. (CORRETA)
    Princípio da Irredutibilidade.
    Princípio da Equiparação.

    3. O ENSINO MÉDIO, NA LDB 9.394/96, TEM AS SEGUINTES CARACTERÍSTICAS:

    I. É etapa da Educação Básica, com duração de 3 anos, no mínimo, podendo ofertar além da formação geral a educação profissionalizante.
    II. É modalidade da Educação Básica, a ser ofertada para os que concluíram o Ensino Fundamental e ministra apenas a formação geral.
    III. É etapa da Educação Básica, pode ser ministrada de forma presencial ou a distância e ofertada para os que concluíram o Ensino Fundamental.
    IV. É etapa da Educação Básica, deve ter 200 dias letivos no mínimo e pode oferecer apenas a formação geral de forma presencial.

    São corretas as afirmativas:

    I e III. (CORRETA)
    I e IV.
    II e IV.
    III e II.

    4. UM DOS ASPECTOS DO ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE (ECA) FOI O DIREITO DO ALUNO DE SER RESPEITADO POR SEUS PROFESSORES,


    trazendo mudanças no relacionamento professor/aluno. Esse aspecto foi direcionado a quem?

    Aos Educadores. (CORRETA)
    Aos Diretores.
    Aos Alunos.
    Aos Pais.

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  6. Prova concluída com sucesso!!!
    Resultado final : 4.0
    LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL
    1. EM RELAÇÃO AOS DISPOSITIVOS DA LEGISLAÇÃO, PODE-SE AFIRMAR QUE:

    alguns são auto-aplicáveis, mas nenhum depende de regulamentação.
    todos os dispositivos dependem de regulamentação.
    alguns são auto-aplicáveis e outros dependem de regulamentação. correta
    todos os dispositivos são auto-aplicáveis.
    2. O REGIMENTO ESCOLAR É O DOCUMENTO QUE EXPRESSA AS DIMENSÕES DAS INSTITUIÇÕES TENDO QUE APRESENTAR UMA LINGUAGEM QUE ATENDA AS EXIGÊNCIAS DA LEGISLAÇÃO

    social-democrática.
    social-pedagógica.
    jurídico-social.
    jurídico-pedagógica. correta
    3. A ESCOLA “LUZ DO SABER”, QUE OFERTA A EDUCAÇÃO INFANTIL E O ENSINO FUNDAMENTAL, ESTÁ REALIZANDO A ELABORAÇÃO DE SUA PROPOSTA PEDAGÓGICA.


    Assinale a alternativa que corresponde às orientações contidas em vários artigos da LDB 9.394/96 sobre essa proposta.

    Pais e professores devem se restringir às atividades realizadas em sala de aula.
    Os processos participativos são muito demorados e acabam impedindo de cumprir os prazos estabelecidos pelo próprio sistema.
    Os professores de Ensino Fundamental e da Educação Infantil têm a obrigação e o direito de participar dessa elaboração. correta
    Os professores não precisam participar, considerando que seu plano de trabalho é independente da Proposta Pedagógica do estabelecimento.
    4. A ELABORAÇÃO E APROVAÇÃO DE QUAL DISPOSITIVO LEGAL TORNOU O ENSINO FUNDAMENTAL UM DIREITO SUBJETIVO DO CIDADÃO?

    Constituição Estadual.
    Lei de Diretrizes e Bases.
    Constituição Federal de 1988. correta
    Estatuto da Criança e do Adolescente.

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  7. DIREITO APLICADO À EDUCAÇÃO
    1. EM RELAÇÃO AOS DISPOSITIVOS DA LEGISLAÇÃO, PODE-SE AFIRMAR QUE:

    todos os dispositivos são autoaplicáveis.
    alguns são autoaplicáveis, mas nenhum depende de regulamentação.
    alguns são autoaplicáveis e outros dependem de regulamentação.
    todos os dispositivos dependem de regulamentação.
    2. A valorização dos profissionais do ensino depende de medidas político-administrativas. São exemplos dessa valorização:

    carga horária remunerada, para atividades como planejamento e avaliação.
    diferentes condições de trabalho, dependendo da instituição de ensino.
    oportunidades de formação continuada, custeadas pelo profissional.
    contratação de professores, através de seleções isoladas e não mais por concurso público.
    3. O PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (PNE),


    ao tratar da Educação Infantil, traduz que um determinado dispositivo, "retoma os aspectos legais que asseguram o direito das crianças à educação assim como o direito dos trabalhadores, pais e responsáveis de seus filhos e dependentes de 0 a 6 anos". Esse conceito é inerente:

    às diretrizes do PNE.
    ao diagnóstico do PNE.
    às metas do PNE.
    aos objetivos do PNE.
    4. A NOMENCLATURA EDUCAÇÃO INFANTIL FOI CONSAGRADA EM QUE DOCUMENTO LEGAL QUE RESERVOU, INCLUSIVE, UMA SEÇÃO PRÓPRIA PARA ELA?

    Estatuto da Criança e do Adolescente.
    Lei de Diretrizes e Bases.
    Constituição Federal.
    Regimento Escolar.

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  8. Preciso Urgente de provas de sociologia desde já agradeço.

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  9. Prova concluída com sucesso!!!
    Resultado final : 4.0
    DIREITO APLICADO À EDUCAÇÃO
    1. Que modalidade de Educação permite que muitos cidadãos tenham acesso a ela e permaneçam até a conclusão?

    Educação presencial.
    >>>>Educação a distância.
    Educação complementar.
    Educação normal.
    2. Os jesuítas tinham alguns princípios, como determinadas características na sua ação educativa.


    Qual das características abaixo pregava a vigilância constante, a obediência e o conceito de sanção uniformizado?

    Obediência.
    Conteúdo.
    >>>>>>Disciplina.
    Didática.
    3. Em relação aos dispositivos da Legislação, pode-se afirmar que

    todos os dispositivos dependem de regulamentação.
    todos os dispositivos são autoaplicáveis.
    >>>>>>>>alguns são autoaplicáveis e outros dependem de regulamentação.
    alguns são autoaplicáveis, mas nenhum depende de regulamentação.
    4. Em que documento ficou reafirmado o direito de todos à educação, especialmente dos idosos?

    Estatuto da Criança e do Adolescente.
    Lei de Diretrizes e Bases.
    Regimento da Escola.
    >>>>>>>>>>Estatuto do Idoso.

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  10. POR FAVOR DE ACORDO COM O PNE SAO DIRETRIZES PARA EDUCAÇÃO A DISTANCA EAD PRECISO COM URGENCIA OBRIGADA

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  11. Prova 31264 - Múltiplas Competências para os Profissionais da Educação

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  12. 7. Sobre a avaliação da aprendizagem, a LDB 9.394/96 recomenda que:


    ( )A avaliação seja somativa e terminal, priorizando os resultados finais.
    ( )A avaliação seja subjetiva, levando em consideração a utilização de procedimentos de autoavaliação.
    ( )A avaliação seja mista, com a utilização de testes objetivos e subjetivos.
    ( )A avaliação seja contínua e cumulativa do desempenho do aluno, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos.

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    Respostas
    1. Resposta:A avaliação seja contínua e cumulativa do desempenho do aluno, com prevalência dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos.

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