PROVA ONLINE INÉDITA
1. Em que se constitui a Gestão da Educação?
* Em teorias em torno do ensino e aprendizagem e suas aplicações práticas no cotidiano escolar.
* Simplesmente na administração escolar com o objetivo de maior obtenção de lucros para a instituição.
* É a responsabilidade pela direção e pela qualidade da educação e do processo educacional.
* Em maneiras particulares de se conduzir a organização das instituições escolares, orientadas pelo MEC.
2. A trilogia de Bobbio se constitui em:
* persistência, direitos e democracia.
* direitos, democracia e paz.
* perseverança, deveres e democracia.
* passividade, deveres e paz.
3. Observe
Nossa sociedade tem passado por profundas transformações no que concerne ao mundo do trabalho e das relações sociais, afetando diretamente a "sociedade do conhecimento", fazendo com que a administração
escolar tenha que tomar novas medidas e construções que objetivam
* O enrijecer as gestões já existentes para que a administração da escola não se deixe influenciar pelas
transformações, afetando a disciplina e a aquisição do conhecimento.
* O uma administração mais rígida e disciplinar, para restabelecer a ordem na escola e a qualidade de ensino,
suplantadas pela condição atual da sociedade moderna.
* alargar o conceito de escola, reforçando sua autonomia, com uma visão ampliada sobre os conceitos que envolvem uma instituição de ensino, adotando gestões mais adaptadas à diversidade das situações existentes.
* O mudar a gestão exercida nas escolas, desde que os gestores não percam a autoridade, para não afetar a
administração das escolas e consequentemente o seu ensino.
4. Pode ser considerada como atitude positiva para o autodesenvolvimento:
* a manutenção do status quo.
* a ética.
* as certezas absolutas.
* o receio às mudanças.
GESTÃO DE SISTEMA EDUCACIONAL
ResponderExcluir1. [QuestãoID 41138] Observe
Nossa sociedade tem passado por profundas transformações no que concerne ao mundo do trabalho e das relações sociais, afetando diretamente a "sociedade do conhecimento", fazendo com que a administração escolar tenha que tomar novas medidas e construções que objetivam
enrijecer as gestões já existentes para que a administração da escola não se deixe influenciar pelas transformações, afetando a disciplina e a aquisição do conhecimento.
mudar a gestão exercida nas escolas, desde que os gestores não percam a autoridade, para não afetar a administração das escolas e consequentemente o seu ensino.
uma administração mais rígida e disciplinar, para restabelecer a ordem na escola e a qualidade de ensino, suplantadas pela condição atual da sociedade moderna.
alargar o conceito de escola, reforçando sua autonomia, com uma visão ampliada sobre os conceitos que envolvem uma instituição de ensino, adotando gestões mais adaptadas à diversidade das situações existentes. (correta)
2. [QuestãoID 41141] O Projeto Político-Pedagógico torna-se ainda mais importante a partir do momento em que
legaliza o funcionamento da escola, pois sem ele a escola não pode funcionar prejudicando toda a sociedade.
é reconhecido pela Secretaria de Educação, o que faz com que a escola tenha prioridade no recebimento de verbas.
deixa de ser documento e passa a ser ação, refletindo o comprometimento coletivo dos envolvidos na instituição escolar. (correta)
passa a ser um documento que rege a estrutura e o funcionamento da escola, mas não sua prática.
3. [QuestãoID 41132] O sucesso do gestor na educação depende
apenas do seu saber teórico.
do empenho dos profissionais da educação na sua prática pedagógica.
de saber lidar com o poder, impondo a sua vontade.
de uma boa estrutura administrativa e física. (correta)
4. [QuestãoID 61786] O que a escola pode fazer para ser revalorizada pela comunidade, favorecendo o diálogo e a aproximação?
Propagandas.
Palestras explicativas para os alunos.
Encontros obrigatórios.
Eventos culturais e desportivos para todos.(Correta)
Prova concluída com sucesso!!!
ResponderExcluirResultado final : 4.0
GESTÃO DE SISTEMAS EDUCACIONAIS
1. [QuestãoID 58997] A trilogia de Bobbio se constitui em:
direitos, democracia e paz. (CORRETA)
persistência, direitos e democracia.
perseverança, deveres e democracia.
passividade, deveres e paz.
2. [QuestãoID 59026] Com base nas leituras realizadas, em consonância com os pressupostos educacionais antenados com o século XXI, assinale a alternativa correta.
O ser humano se constitui como prioridade nos sistemas educacionais.(CORRETA)
As disciplinas devem ser trabalhadas isoladamente.
Os professores são os detentores do poder e do saber.
A educação para todos é uma realidade em nosso país.
3. [QuestãoID 58988] De acordo com os estudos sobre a gestão do espaço educacional da escola, assinale a alternativa correta.
Não há espaço para todos participarem do exercício do poder.
A iniciativa e a tomada de decisões conjuntas contribuem para o sucesso da organização.(CORRETA)
A burocracia agiliza o processo decisório.
A padronização é ingrediente fundamental para o sucesso da instituição escola.
4. [QuestãoID 41143] Observe
A gestão escolar democrática que se desenvolve e se realiza por meio da efetiva participação precisa basearse numa definição abrangente do conceito de "nós". Para tanto, é necessário fortalecer alguns valores, que são
aumentar a participação nos movimentos sociais e na escola, fortalecer indivíduos e grupos em geral silenciados, criar novas formas de articular o mundo real e os problemas sociais reais com a escola.(CORRETA)
aumentar a participação da escola na sociedade, frente aos movimentos sociais, manter-se fiel à atual política social, manter o mesmo padrão relacional com a sociedade e esperar dela a solução para os problemas do mundo.
diminuir a participação da escola com a sociedade, abster-se de opiniões acerca de políticas sociais, manter o foco no processo de aprendizagem sem se influenciar pelos problemas do mundo.
diminuir a participação nos movimentos sociais e na escola, não fomentar grupos silenciados que podem se rebelar, fortalecer as condutas sociais.
Obrigada por sua colaboração!.
ExcluirAté a próxima
Prova concluída com sucesso!!!
ResponderExcluirResultado final : 3.0
GESTÃO DE SISTEMAS EDUCACIONAIS
1. [QuestãoID 41136] Quais são os conteúdos do trabalho profissional da supervisão?
• Orientação aos pais e avaliação.
• Gestão, orientação aos pais e docência.
• Política, planejamento, gestão e avaliação. correta
• Avaliação, política e docência.
2. [QuestãoID 41127] Em que se constitui a Gestão da Educação?
• Em maneiras particulares de se conduzir a organização das instituições escolares, orientadas pelo MEC.
• Simplesmente na administração escolar com o objetivo de maior obtenção de lucros para a instituição.
• Em teorias em torno do ensino e aprendizagem e suas aplicações práticas no cotidiano escolar.
• É a responsabilidade pela direção e pela qualidade da educação e do processo educacional.
3. [QuestãoID 41138] Observe
• Nossa sociedade tem passado por profundas transformações no que concerne ao mundo do trabalho e das relações sociais, afetando diretamente a "sociedade do conhecimento", fazendo com que a administração escolar tenha que tomar novas medidas e construções que objetivam
• mudar a gestão exercida nas escolas, desde que os gestores não percam a autoridade, para não afetar a administração das escolas e consequentemente o seu ensino.
• uma administração mais rígida e disciplinar, para restabelecer a ordem na escola e a qualidade de ensino, suplantadas pela condição atual da sociedade moderna.
• alargar o conceito de escola, reforçando sua autonomia, com uma visão ampliada sobre os conceitos que envolvem uma instituição de ensino, adotando gestões mais adaptadas à diversidade das situações existentes.
• enrijecer as gestões já existentes para que a administração da escola não se deixe influenciar pelas transformações, afetando a disciplina e a aquisição do conhecimento.
4. [QuestãoID 59035] Constituem-se em espaços não formais de educação:
• ciclos de formação, internet e televisão, ensino a distância.CORRETA
• ciclos de formação, internet e televisão, aulas expositivas.
• ciclos de formação, ensino a distância, seriação.
• internet e televisão, seriação, ensino a distância.
Obrigada pela colaboração.
ExcluirAbraços e bons estudos!
Resultado final : 4.0
ResponderExcluirGESTÃO DE SISTEMAS EDUCACIONAIS
1. [QuestãoID 61783] Quais são os elementos fundamentais na construção da gestão democrática da escola?
Participação dos colaboradores e da comunidade, autonomia aos colaboradores em busca do autogerenciamento, sem discussão do Projeto Político-Pedagógico.
CORRETO-- Participação dos profissionais e da comunidade escolar, elaboração do Projeto Político-Pedagógico da escola e autonomia pedagógica e administrativa.
Participação apenas dos profissionais técnico-administrativos na elaboração do Projeto Político-Pedagógico, o qual os demais integrantes da escola devem seguir.
Submissão do corpo docente, distanciamento da comunidade, concentração na elaboração do Projeto Político-Pedagógico e decisões administrativas feitas pelo diretor.
2. [QuestãoID 59028] A questão do coletivo e da inteireza está presente:
na construção do Projeto Político Pedagógico e na hiperespecialização.
nos ciclos de formação e na seriação.
CORRETO---- na gestão democrática e na concepção sistêmica.
nas "ligações e solidariedades" entre as disciplinas e na departamentalização das organizações.
3. [QuestãoID 59001] Caracteriza-se como função eminentemente administrativa a:
construção da identidade da organização.
CORRETO---- articulação com as instâncias superiores.
prevenção e administração de conflitos.
busca de parcerias para o enriquecimento pedagógico.
4. [QuestãoID 59039] O ensino a distância se constitui em facilitador importante para o estudante deste novo século, por conta:
da aprovação automática.
da inexistência de preocupações em relação à qualidade do ensino.
CORRETO- da autonomia no gerenciamento da formação profissional.
do distanciamento do professor.