sexta-feira, abril 04, 2014

Pós em Educação Inclusiva [PROVA]

1 ) As primeiras instituições para atender os portadores de necessidades especiais surgiram no Brasil
A ) com o advento da República.
B ) logo após a Independência.
C ) durante o Império.
D ) depois da Conferência de Salamanca.

2 ) A Educação para Todos, segundo a Unesco, foi
A ) projetada como um programa-base.
B ) criada para servir como instrumento de pressão para professores e diretores.
C ) estabelecida como parâmetro obrigatório para todos os países.
D ) pensada para ser adaptável às diferentes situações nacionais e locais.

3 ) A convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência aprovada pela ONU em 2006,
da qual o Brasil é signatário, estabelece que os Estados-parte devem assegurar
A ) um sistema de educação inclusiva em todos os níveis de ensino, em ambientes que maximizem o desenvolvimento acadêmico e social
compatível com a meta de inclusão plena.
B ) a permanência dos alunos com deficiência em todo o sistema educacional brasileiro.
C ) a inclusão de todas as pessoas com deficiência no sistema educacional e o atendimento especializado para que possam concluir seus cursos.
D ) a inclusão no mercado de trabalho para todas as pessoas com deficiência que concluíram seus cursos profissionais em instituições educacionais públicas.

4 ) Os dados estatísticos disponíveis mostram que as pessoas com deficiência apresentam níveis de escolaridade e
empregabilidade
A ) no mesmo nível da média nacional.
B ) um percentual abaixo da média nacional.
C ) bem abaixo da média nacional.
D ) bem acima da média nacional.

5 ) A segunda reunião do Fórum Consultivo Internacional para Educação para Todos (EFA Fórum), realizada em Nova
Délhi, constatou que
A ) apenas os países desenvolvidos tinham conseguido atingir as metas.
B ) todos os países signatários haviam começado a atingir as metas estabelecidas.
C ) apenas um pequeno número de países havia realizado esforços para atingir as metas.
D ) não houve envolvimento significativo em nenhum país participante da primeira reunião.

6 ) De acordo com a concepção mais comum acerca da Educação Especial, para muitos educadores
A ) a Educação Especial deve acontecer em institutos também especiais, construídos e planejados para uma prática de ensino diferenciada.
B ) os alunos portadores de deficiências devem ser respaldados pela mesma legislação dos ditos alunos normais.
C ) os alunos portadores de deficiências devem ser atendidos em uma classe especial, com uma metodologia de ensino específica, para poderem
aprender e se desenvolver.
D ) a Educação Especial dá mais ênfase às limitações e aos defeitos que às potencialidades de desenvolvimento dos deficientes, sendo artífice de
formação do estigma e do preconceito.

7 ) Com a promulgação da Educação Inclusiva, a Educação Especial passa a
A ) ser considerada obsoleta e, por isso, será extinta.
B ) ser um válido sistema de apoio para os alunos que forem incluídos.
C ) ser uma forma de atendimento educacional em áreas da saúde.
D ) existir somente para atender alunos mais comprometidos.

8 ) A participação e a colaboração dos pais no processo educacional dos alunos com necessidades educacionais especiais são de vital importância para o desenvolvimento escolar de seus filhos. Em que momento essa participação é mais significativa?
A ) Quando as provas bimestrais estão acontecendo.
B ) Na fase de avaliação do aluno com necessidades educacionais especiais.
C ) Na época das festas escolares.
D ) Quando o aluno ingressa na escola.

9 ) O currículo de uma escola inclusiva deve estar voltado para
A ) trabalhos que busquem a comparação entre os diversos alunos, para estimulá-los.
B ) um ensino mecanicista e continuado, visando ao conteúdo do aprendizado.
C ) atividades que promovam a cooperação entre os alunos.
D ) atividades competitivas, visando ao desenvolvimento dos alunos especiais.

10 ) O documento que se orienta pelo princípio de que as escolas devem acolher todas as crianças,
independentemente de suas condições físicas, intelectuais, sociais, emocionais, linguísticas e outras, denomina-se
A ) Declaração dos Direitos Humanos (1948).
B ) Declaração dos Princípios (1961).
C ) Declaração de Ottawa (1940).
D ) Declaração de Salamanca (1994).

11 ) Os professores formados sob a óptica inclusivista
A ) têm baixa expectativa em relação à capacidade de seus alunos para aprender.
B ) são todos especialistas em Educação Especial.
C ) têm sua atenção voltada para a potencialidade de cada um de seus alunos.
D ) preocupam-se apenas em superar as deficiências de aprendizagem.

12 ) O psicólogo escolar trabalha com os portadores de necessidades especiais
A ) exclusivamente com um modelo clínico.
B ) apenas na escola, em um modelo institucional.
C ) utilizando modelo institucional ou clínico, conforme a necessidade.
D ) apenas em seu consultório, em um modelo clínico.




Gabarito:1)c,2)c,3)a,4)b,5)c,6)d,7)b,8)a,9)c,10)d,11)c,12)c

35 comentários:

  1. Essa e a pergunta numero 8 acima:

    A participação e a colaboração dos pais no processo educacional dos alunos com necessidades educacionais especiais
    Resposta correta é :
    b) Na fase de avaliação do aluno com necessidades educacionais especiais.

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  2. 1. [QuestãoID 60740] A participação e a colaboração dos pais no processo educacional dos alunos com necessidades educacionais especiais são de vital importância para o desenvolvimento escolar de seus filhos. Em que momento essa participação é mais significativa?
    Na fase de avaliação do aluno com necessidades educacionais especiais. (CORRETA)
    Quando o aluno ingressa na escola.
    Quando as provas bimestrais estão acontecendo.
    Na época das festas escolares.

    2. [QuestãoID 60722] A partir da nova definição para deficiência mental defendida pela Associação Americana do Retardo Mental (AAMR), é correto afirmar que a base desse conceito é

    o modelo multidimensional que relaciona o desenvolvimento da pessoa e as interações e apoios sociais que ela recebe.( CORRETA)
    somente a referência em parâmetros de coeficiente de inteligência (QI abaixo de 70), não sendo possível nenhum tipo de melhora ou minimização do caso.
    a ideia de que a deficiência mental é uma condição estática e permanente, independente dos apoios que receba.
    a limitação significativa no funcionamento intelectual manifestada antes dos oito anos de idade.

    3. [QuestãoID 60701] A convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência aprovada pela ONU em 2006,


    da qual o Brasil é signatário, estabelece que os Estados-parte devem assegurar A inclusão no mercado de trabalho para todas as pessoas com deficiência que concluíram seus cursos profissionais em instituições educacionais públicas.
    a permanência dos alunos com deficiência em todo o sistema educacional brasileiro.
    a inclusão de todas as pessoas com deficiência no sistema educacional e o atendimento especializado para que possam concluir seus cursos.
    um sistema de educação inclusiva em todos os níveis de ensino, em ambientes que maximizem o desenvolvimento acadêmico e social compatível com a meta de inclusão plena. (CORRETA)

    4. [QuestãoID 60116] A inclusão educacional é responsabilidade

    exclusiva da escola.
    da família.
    da escola e dos agentes administrativos.
    de toda a sociedade. (CORRETA)

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  3. POR FAVOR, PRECISO COM URGENCIA QUESTOES COM RESPOSTAS SOBRE: TOPICOS ESPECIAIS EM EDUCACAO INCLUSIVA, PRA AUXILIAR NOS MEUS ESTUDOS. OBRIGADO.

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    1. POR FAVOR, ALGUEM TEM QUESTOES E RESPOSTAS SOBRE: Diversidade na Aprendizagem de
      Pessoas com Necessidades Especiais, POR FAVOR ENVIE O MAIS RAPIDO. OBRIGADO.

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  4. POR FAVOR, ALGUEM TEM QUESTOES E RESPOSTAS SOBRE: TCNOLOGIA ASSISTIVA E COMUNICACAO ALTERNATIVA, POR FAVOR ENVIE O MAIS RAPIDO. OBRIGADO.

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    1. Ola boa tarde

      Prova Online
      Disciplina: TECNOLOGIA ASSISTIVA E COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA
      Abaixo estão as questões e as alternativas que você selecionou:
      QUESTÃO 1
      Assinale a alternativa que registra o comprometimento funcional da deficiência visual.

      c ) Compromete a função de resposta, diminui a acuidade visual e pode ser leve, moderada, severa ou profunda.(CORRETA)


      QUESTÃO 2
      Sobre a valorização da diversidade humana, podemos definir como sendo a preocupação em atender às diferenças individuais de modo a preservar a liberdade e a espontaneidade do aluno para que se adapte à vida social e desenvolva suas potencialidades integralmente. Essa afirmação é expressão da ideia sobre diversidade de um grande precursor dos estudos de TA, cujo nome é:
      a ) Maria Montessori.(CORRETA)


      QUESTÃO 3
      São consideradas dimensões de acessibilidade:
      a ) comunicacional, metodológica, instrumental e atitudinal.(CORRETA)

      QUESTÃO 4
      Pontes 2008 destaca que na especificação de requisitos para a comunicabilidade são necessárias interfaces cada vez mais eficazes que possam atender a uma variedade cada vez maior de usuários. Assinale a alternativa que complementa essa afirmação do autor.

      d ) É importante ressaltar que devem ser baseadas na experiência dos usuários.(CORRETA)

      QUESTÃO 5
      Sobre as características das Tecnologias Assistivas, Teófilo Galvão Filho (2013) descreve que é necessário responder a três interrogações, que são

      b ) O quê? Para quem? Para quê?(CORRETA)

      QUESTÃO 6
      Assinale a alternativa que apresenta corretamente os alicerces que norteiam a inclusão.
      d ) Independência, autonomia e empoderamento.(CORRETA)

      QUESTÃO 7
      A sociedade informacional tem interesse de levantar as __________ das pessoas com deficiência e abrir-lhes o caminho à acessibilidade digital por meio da utilização das diversas possibilidades tecnológicas.
      Complete a afirmação com a palavra que melhor se encaixa no contexto.
      b ) Potencialidades.(CORRETA)

      QUESTÃO 8
      Assinale a afirmativa correta sobre os efeitos da globalização na interação das pessoas.
      c ) Verifica-se que interferem na atitude das pessoas diante de outras.(CORRETA)
      QUESTÃO 9
      Assinale a alternativa que registra o comprometimento funcional da deficiência intelectual.

      b ) Limitações no funcionamento intelectual e no comportamento adaptativo da pessoa.(CORRETA)

      QUESTÃO 10
      Assinale a opção que expressa o significado amplo de acessibilidade.
      c ) Elimina barreiras, obstáculos do cotidiano da vida de todas as pessoas.(CORRETA)

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  5. Alguem pode me ajudar com a resposta dessa pergunta?
    Como a abordagem sistêmica vê as dificuldades de aprendizagem?
    A) Têm diferentes origens, causas e manutenção, em função da diversidade dos sujeitos e dos contextos escolares, exigindo pesquisa nas áreas do conhecimento.
    B)São produtos da influência do meio sobre o comportamento, exigindo que os comportamentos sejam trabalhados de forma isolada.
    C) Têm as mesmas origens, causas e manutenção, pois os sujeitos são semelhantes.
    D) Têm origem e conteúdos inconsistentes: exigem, assim, pesquisas em diversos campos do conhecimento, pois não são observáveis.

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  6. A partir da Constituição de 1988, a Educação Especial passou a ser alvo de maio-res atenções, tendo ganhado, inclusive, subsídios e aparatos legais. Em 1996, através da Lei 9394/96 (Diretrizes e Bases da Educação Nacional) a Educação Especial ganhou um capítulo (V) inteiramente dedicado às suas questões. E des-de então, para efeitos desta mesma Lei, a Educação Especial é entendida como:
    60
    a) Modalidade de educação escolar, oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos portadores de necessidades especiais.
    b) Nível de educação escolar, oferecida preferencialmente na rede regular de ensi-no, para educandos portadores de necessidades especiais.
    c) Modalidade de educação escolar, oferecida preferencialmente na rede especial de ensino, para educandos portadores de necessidades especiais.
    d) Nível de educação escolar, oferecida preferencialmente na rede especial de ensi-no, para educandos portadores de necessidades especiais.

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  7. Prova Online
    Disciplina: 1245 - FUNDAMENTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DA INCLUSÃO
    Abaixo estão as questões e as alternativas que você selecionou:
    QUESTÃO 1
    Na concepção de Altas Habilidade e Superdotação, os pesquisadores discordam em muitos aspectos, mas são unanimes ao destacar que é preciso considerar dois aspectos para a compreensão de AH/SD. Quais são esses aspectos?

    a )

    c )
    Inatos-adquiridos.

    QUESTÃO 2
    Cabani (2004) em referência aos enfoques de aprendizagem de Entwistle (1998), descreve o enfoque de aprendizagem como a...


    d )
    intenção que orienta a atividade do aprendiz.
    QUESTÃO 3
    Assinale a opção que expressa o significado amplo de acessibilidade.


    b )
    Eliminar barreiras, obstáculos do cotidiano da vida de todas as pessoas.


    QUESTÃO 4
    De acordo a Conferência de Jomtien, a educação para o aluno deve


    b )
    proporcionar satisfação no processo do aprender.


    QUESTÃO 5
    Qual o foco atual da educação inclusiva no processo ensino-aprendizagem?




    d )
    Potencializar habilidades e competências do aluno.

    QUESTÃO 6
    São inúmeras as tendências pedagógicas que, historicamente, influenciam os processos de ensino e aprendizagem e interferem nas práticas educacionais escolares, na formação docente e na sala de aula.

    As ideias da afirmativa acima estão


    c )
    totalmente corretas.


    QUESTÃO 7
    Indique as quatro dimensões para a permanente formação docente.


    c )
    Interatividade, coerência, responsividade, executável.

    QUESTÃO 8
    O que Isabel Alarcão (2001) apresenta como essência do processo de humanização e alavanca da nova racionalidade do século XXI no Brasil?

    a )

    A educação

    QUESTÃO 9
    Um conceito para AH/SD pode ser exemplificado por aquela criança que tem talentos, potencialidades específicas e um modo não convencional de resolver problemas.


    As ideias da afirmativa acima estão



    c )
    totalmente corretas

    QUESTÃO 10
    Dos aspectos apresentados abaixo, qual melhor destaca o reconhecimento da AH/SD


    b )
    Modo não convencional de resolver problemas

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  8. FORMAÇÃO DOCENTE PARA A DIVERSIDADE
    QUESTÃO 1
    A respeito dos programas de educação escolar indígena, assinale a opção correta.
    a ) O objetivo geral do programa é garantir a efetivação do direito dos povos indígenas à educação escolar intercultural de qualidade, por meio da formação inicial e continuada de professores. (x)
    b )Devido aos grandes desafios dessa modalidade de ensino, no período de 2003 a 2006, o Ministério da Educação investiu somente na Educação Indígena.
    c )A educação escolar indígena relaciona-se a uma educação que não se diferencia da educação do homem branco, pois deve incluir o índio na sociedade moderna e urbana.
    d ) Atualmente, a educação escolar indígena vigente no Brasil está focada apenas em recuperar a valorização das línguas dos povos indígenas.
    QUESTÃO 2
    A proposta atual da Educação Profissional é
    a ) desenvolver com competência técnica a prática pedagógica associada à luta política, com vistas a um projeto de cidadania.
    b ) contribuir para a formação do trabalhador, conforme as exigências da indústria e a globalização da economia.
    c ) dar chance aos alunos de saírem dessa fase de estudo com qualificação profissional suficiente para ingressarem no mercado de trabalho. (x)
    d ) atender às determinações burocráticas do sistema educacional.
    QUESTÃO 3
    Com o advento da tecnologia, a reorganização do trabalho na sociedade atual, e a busca da Educação Profissional, é necessária uma completa revisão dos currículos na Educação Básica em busca de um profissional com maior capacidade de
    a ) raciocínio, autonomia, pensamento crítico, iniciativa e espírito empreendedor. (x)
    b )espírito competitivo e liderança.
    c ) autocrítica e relacionamento interpessoal.
    d ) raciocínio lógico e habilidades afetivas.
    Ver justificativa da resposta
    QUESTÃO 4
    "Destinada àqueles que não tiveram acesso ou continuidade de estudos na idade própria". Essa definição remete a qual modalidade de ensino?
    a ) Educação Especial.
    b ) Educação de Jovens e Adultos.(x)
    c ) Educação Profissionalizante.
    d ) Educação a Distância.

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  9. QUESTÃO 5
    De acordo com a LDB 9.394/96, as modalidades de ensino estão assim organizadas:
    a ) Educação Especial, Educação de Jovens e Adultos e Educação Profissional. Educação no Campo.
    b ) Educação Indígena e Educação no Campo.
    c ) Educação Especial, Educação de Jovens e Adultos, Educação Profissional, Educação a Distância, Educação Indígena e Educação no Campo. (x)
    d ) Educação Especial e Educação a Distância.
    QUESTÃO 6
    Uma escola inclusiva deve ser caracterizada por/pela(s):
    a ) turmas homogêneas que atendam aos critérios de idade.
    b ) metodologias e conteúdos inflexíveis, já que o aluno receberá reforço escolar na sala de recursos.
    c )dar apoio especializado, ofertado em ambiente de sala de aula com recursos adequados às necessidades dos alunos.(x)
    d )responsabilidade exclusiva do professor especializado pelo atendimento da criança com deficiência.
    QUESTÃO 7
    Sobre o Ensino Médio integrado, destacam-se alguns pressupostos no processo de formação. Analise e assinale a resposta correta.
    a ) Manter os fundamentos legais entre o Ensino Médio de formação geral e a Educação Profissional em algumas modalidades.
    b ) A educação integral se faz sem a adesão de gestores e de professores encarregados das formações geral e específica.
    c ) A formação integral pressupõe um projeto social no qual as diversas instâncias responsáveis pela educação manifestam a vontade política de reduzir a formação que visa a preparar somente para o mercado de trabalho. (x)
    d ) A formação integral se faz no isolamento institucional.
    QUESTÃO 8
    Na Educação Profissional, o professor precisa assumir uma postura crítico-reflexiva no processo educativo. Nessa perspectiva, o professor deixa de ser
    a ) um transmissor de conhecimentos e passar a ser um mediador. (x)
    b ) um questionador e passa a ser o mestre.
    c ) um mediador e passa a ser um facilitador.
    d ) um facilitador e passa a ser um problematizador.
    QUESTÃO 9
    O avanço das tecnologias de informação e comunicação provocou mudanças significativas com relação à modalidade da Educação a Distância (EAD), uma vez que ela
    a ) ainda não tem regulamentação adequada.
    b ) uma proposta inconsciente, pois ainda se prioriza o ensino tradicional.
    c )é uma proposta interativa que amplia o acesso à educação. (x)
    d )não dá oportunidade de ingresso, uma vez que a tecnologia é restrita a poucos.
    QUESTÃO 10
    A Constituição Federal de 1988, em seu artigo 208, inciso III, afirma que
    a ) a educação de pessoas com necessidades especiais será efetivada somente mediante a garantia de matrícula.
    b )o atendimento de alunos com necessidades especiais pode ser substituído pelo ensino regular quando a escola não se encontra em condições de atender às necessidades educacionais desses alunos.
    c )a matrícula de alunos com necessidades especiais não será efetivada na escola regular.
    d )a educação de pessoas com necessidades especiais será efetivada com o atendimento educacional especializado ofertado preferencialmente na rede regular de ensino. (x)

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  10. alguem pode me ajudar

    Qual é a dimensão da acessibilidade que atua por meio de programas e práticas de sensibilização e de conscientização das pessoas em geral e da convivência na diversidade humana, resultando em quebra de preconceitos, estigmas, estereótipos e discriminação?

    a ) Instrumental.
    b ) Comunicacional.
    c ) Atitudinal.
    d ) Arquitetônica.

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  11. O principal obstáculo na escola inclusiva é o modo de organização das escolas, que é excludente, por natureza. Os professores têm muitas dificuldades no sentido de concatenar processos educativos includentes com os que vigoram ainda nas escolas e que implicam em categorizar e hierarquizar alunos e as próprias escolas, pelo desempenho de ambos, diante das exigências do sistema de ensino, das "cobranças", entre outras.
    Com relação à superação dessas barreiras avalie as afirmações a seguir:
    I. Existe compreensão do que é a inclusão e de seus propósitos de transformar a escola, no sentido de fazer dela um ambiente colaborativo, onde os alunos aprendem segundo suas capacidades e têm livre expressão de suas ideias, não sendo meros repetidores de conhecimentos que lhes são transmitidos.
    II. Os professores precisam atualizar suas práticas e estarem convencidos de que o ensino que ministram não dá conta das diferenças de todos os alunos que frequentam suas turmas.
    III. Os pais podem ser grandes aliados da escola para que seus membros se sintam estimulados a fazer uma revisão e uma reorganização pedagógica do que é propiciado aos alunos e do valor do ensino para que estes, de fato, se beneficiem do processo educacional formal.

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  12. QUESTÃO 1
    No planejamento das tecnologias de informação e comunicação, consideram-se relevantes as trocas entre o usuário e os recursos das redes, ou seja, respeita-se a individualização, o ritmo e o tempo de realização de cada pessoa ou usuário. De acordo com a afirmação é coerente dizer que:
    c ) no planejamento das tecnologias de informação e comunicação considera-se relevante a interface usuário-tecnologia.

    QUESTÃO 2
    Na literatura é consenso que é complexa a questão de cidadania e que, para sua definição, é relevante considerar no seu exercício direitos e deveres numa convivência em sociedade.

    Considerando as ideias do texto acima, avalie as informações a seguir.
    d )Estão totalmente corretas.

    QUESTÃO 3
    Quais as dimensões da perspectiva da diversidade descritos por Montagner (2010)?

    b ) Personalidade, internas, externas e organizacionais.

    QUESTÃO 4
    Assinale a opção que expressa o significado amplo de acessibilidade.

    d ) Elimina barreiras, obstáculos do cotidiano da vida de todas as pessoas.

    QUESTÃO 5
    Oliveira (1993), respeitando o conhecimento prévio do aluno, descreve a Zona de Desenvolvimento Proxi- mal (ZDP). Qual alternativa apresenta a melhor definição para ZDP?
    c ) Aquilo que uma criança é capaz de fazer com a ajuda de alguém hoje.

    QUESTÃO 6
    Assinale a afirmativa correta sobre os efeitos da globalização na interação das pessoas.
    d ) Verifica-se que interferem na atitude das pessoas diante de outras.


    QUESTÃO 7
    Quais as características para escolher os sistemas alternativos de comunicação descritos por Manzini (2006) no aspecto adaptação do formato dos recursos?
    a ) Pasta frasal, prancha temática, pastas e fichários.

    QUESTÃO 8
    Qual a definição ampla de comunicação?

    b )Possibilidade diversificada de a pessoa expressar uma intenção de mensagem.

    QUESTÃO 9
    Manzini (2006) define comunicação apoiada como uma das dimensões da comunicação alternativa. O que significa comunicação apoiada?
    b ) Os recursos de comunicação estão fora do corpo do usuário.

    QUESTÃO 10
    Quais os programas geradores de autonomia e auxiliares na comunicação alternativa?

    b ) Plaphoons, Notevox, Boardmaker.

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  13. Um aspecto relevante é considerar que a família que tem um aluno ou uma pessoa com deficiência pode passar por vários períodos, dentre eles a rejeição ao diagnóstico ou a orientação da escola em buscar profissionais de áreas afins para contribuir com o processo. Como os pais reagem a condição de TGD, altas habilidades ou superdotação?
    a ) Bem, afinal de contas são seus filhos independente de habilidades.
    b ) Depois de muita reflexão, chegou-se à conclusão de que suas forças não são suficientes para exercer sua função.
    c ) Os pais/responsáveis estão preparados, na maioria das vezes, para receber um filho/parente saudável, sem comprometimentos físicos e/ou cognitivos.
    d ) Podem manifestar impulsos nervosos com manifestações químicas (com a liberação de adrenalina) e físicas, aumentando o ritmo cardíaco.
    e ) Para o cidadão comum, esse fato induz a atitudes corretas, dignas, resultando na prática ou não de atos que proporcionem o bem em sociedade.



    QUAL A RESPOSTA POR FAVOR?

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  14. QUESTÃO 1
    A lei existe e a legislação contribui para o avanço da igualdade de direitos para pessoas com necessidades especiais, porém não garante sua efetivação, visto que esbarra em problemas de ordem prática como:
    a ) férias adaptadas.
    b ) salários diferentes.
    c ) cargas horárias diferenciadas.
    d ) acessibilidade. certa
    QUESTÃO 2
    A Constituição Federal de 1988 garante a inclusão dos portadores de necessidades especiais no mercado de trabalho: assegura o direito de 20% das vagas para cargo ou emprego público. E acrescenta:
    a ) suspensão de toda discriminação no tocante às férias e critérios diferenciados de admissão do trabalhador portador de deficiência
    b ) autorização de toda discriminação referente a salário dos demais e critérios diferenciados de admissão do trabalhador portador de deficiência.
    c ) proibição de qualquer discriminação no tocante a salário e critérios de admissão do trabalhador portador de deficiência. certa
    d ) impedimento de toda discriminação no tocante ao acesso diferenciado dos demais e critérios de admissão do trabalhador portador de deficiência.
    QUESTÃO 3
    Na década de 1930 as escolas integrais eram defendidas tanto por representantes do governo quanto pelos anarquistas, dois polos com distintos embasamentos. Analise as asserções a seguir.
    I. O governo tinha como base a espiritualidade, o nacionalismo cívico, a disciplina.
    II. Os anarquistas viam a igualdade, a autonomia e a liberdade humana com intensa preferência política emancipadora.
    III. Tanto o governo quanto os anarquistas tinham a autonomia do espiritualismo como embasamento.
    a ) Somente a afirmação I está correta.
    b ) Somente as afirmações II e III estão corretas.
    c ) Somente as afirmações I e II estão corretas. certa
    d ) Todas as afirmações estão corretas.
    QUESTÃO 4
    De acordo com os conceitos de Diversidade, como pode ser definido o que é desafio?
    a ) Não tentar.
    b ) Não conseguir fazer.
    c ) Algo impossível de fazer.
    d ) Tarefa difícil de ser executada. certa
    QUESTÃO 5
    Quais são os três aspectos de caráter inclusivo com os quais a escola deve atender ao aluno?


    a ) Como sujeito de direito, na sua participação e o relacionamento livre de preconceito e discriminação.certa
    b ) Individualismo, currículo e acessibilidade.
    c ) Intervenção pedagógica, estilo de aprendizagem e individualismo.
    d ) Diversidade, alteridade e direito.

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  15. QUESTÃO 6
    Quanto à aceitação do professor em relação à diversidade, é correto afirmar que
    a ) o professor não tem mais sucesso e mais ansiedade diante do trabalho inclusivo.


    b ) não interfere no trabalho do professor.


    c ) o professor terá ou teria mais alunos diferentes.


    d ) o professor tem mais sucesso e menos ansiedade diante do trabalho inclusivo. certa


    QUESTÃO 7
    O que se pode entender sobre flexibilidade?


    a ) Flexibilidade é um desafio.


    b ) Flexibilidade é ser rápido.


    c ) Flexibilidade é saber fazer tudo.


    d ) Flexibilidade é a capacidade que as pessoas têm ao interpretar diversas informações e situações e conseguir encontrar respostas alternativas diante de uma mesma situação. certa


    QUESTÃO 8
    A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996 prevê que a União apoiará técnica e financeiramente os sistemas de ensino estaduais e municipais no provimento de:

    a ) educação intercultural às sociedades indígenas. certa

    b ) ensino ministrado somente em língua portuguesa.

    c ) publicação de material didático exclusivo aos índios.

    d ) elaboração material didático que não mencione os índios.

    QUESTÃO 9
    Sabe-se, porém, que há um descaso no cumprimento legal, daí a necessidade mais uma vez de conhecer os recursos jurídicos e a busca da promoção da equidade, da universalidade e da indivisibilidade da lei.
    Relacione corretamente a primeira coluna com a segunda.
    a) Universalidade
    b) Equidade
    de direitos para um grupo ou outro.
    c) Indivisibilidade
    ( ) Imparcialidade para reconhecer o direito de cada um.
    ( ) Os direitos são para todas as crianças e não pode haver a privação
    ( ) Não dá para separar o direito à educação do direito à saúde, o direito à assistência do direito ao lazer, o direito ao esporte do direito à cultura.

    A sequência correta é







    a ) B ? C ? A


    b ) B ? A ? C certa


    c ) A ? B ? C


    d ) C ? B ? A


    QUESTÃO 10
    O Projeto Político-Pedagógico de cada escola serve para refletir a realidade e para tal é necessário realizar um diagnóstico que possa desvelar as reais necessidades da comunidade. Há, por trás de todo esse processo, o entendimento da educação como

    a ) uma prática social na construção de cidadãos capitalistas.


    b ) uma prática social na construção da cidadania. certa


    c ) uma prática social na construção da individualidade intelectual.


    d ) uma prática social na construção voltada somente para o conhecimento elaborado.

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  16. Prova Online
    Disciplina: 1215 - TECNOLOGIA ASSISTIVA E COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA
    Confira as questões e, no final, clique em CONFIRMAR:
    Questão 6
    O que representam as TAs como estratégias de aprendizagem ao professor na sala de aula?

    a ) Modelos de aprendizagem.

    b ) Interrogam as práticas educativas.

    c ) Práticas pedagógicas.

    d ) Instrumentos de aprendizagem.

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  17. QUESTÃO 1
    Na elaboração do Plano Individual de Aprendizagem, o indivíduo com necessidades especiais passa por uma avaliação chamada ecológica. Ela serve para

    a ) determinar apenas habilidades e competências do indivíduo com necessidades especiais.
    b )
    cumprir as dimensões legais e institucionais do ambiente de trabalho da pessoa com necessidades especiais.

    c ) determinar a história, características e contextos sociais do indivíduo com necessidades especiais.
    d ) ver a adaptação do indivíduo ao tipo de atividade em que trabalhará.
    QUESTÃO 2
    Nas escolas especiais brasileiras, de um modo geral, as oficinas pedagógicas
    a ) têm caráter artesanal e terapêutico.
    b )
    preocupam-se com a atividade produtiva das pessoas com necessidades especiais, preparando-as de modo competente para o trabalho.

    c ) têm uma produção efetiva.
    d ) realizam um trabalho inclusivo eficaz.
    QUESTÃO 3
    A autopercepção que as pessoas com necessidades especiais possuem é
    a ) construída de modo aleatório e sem preconceitos.
    b ) construída de forma igual à autopercepção dos outros indivíduos.
    c ) diferente do que as pessoas pensam sobre elas, ou seja, elas conhecem suas próprias potencialidades.
    d ) diretamente vinculada à imagem que as outras pessoas têm delas.
    QUESTÃO 4
    O desenvolvimento da identidade de um indivíduo
    a ) sofre forte influência do meio social e cultural em que ele vive.
    b ) é influenciado apenas pela família em que é criado.
    c ) é uma fase individualista e independe de fatores externos para seu desenvolvimento.
    d ) depende exclusivamente do seu desenvolvimento físico e psicológico.
    QUESTÃO 5
    Entre as grandes dificuldades apresentadas pelas pesquisas sobre a Educação Especial realizadas no Brasil, de acordo com Nunes e outros autores, podemos citar

    a ) a falta de articulação entre os pesquisadores.
    b ) o grande envolvimento dos professores, o que retira a neutralidade da pesquisa.
    c ) a falta de profissionais preparados para realizar pesquisas dessa complexidade.
    d ) a total inexistência de programas para serem estudados.
    QUESTÃO 6
    Apesar de o Brasil possuir leis que amparam a entrada das pessoas com necessidades especiais no mercado de trabalho, na prática, isso não acontece de modo significativo, pois

    a ) as pessoas com necessidades especiais são vistas pelos empregadores como fonte de custos.
    b ) não há mercado de trabalho suficiente.
    c ) não há interesse das pessoas com necessidades especiais.
    d ) as pessoas com necessidades especiais não são produtivas.
    QUESTÃO 7
    A elaboração de um projeto em ambiente informatizado de aprendizagem segue quatro passos básicos. São eles:


    a ) diálogo com alunos, levantamento de hipóteses, listagem de equipamentos e avaliação coletiva.


    b ) testagem de conhecimentos, levantamento do tema, execução de trabalhos individuais e avaliação coletiva.


    c ) análise de interesses individuais, levantamento de temas, execução de atividades e testagem final.


    d ) diálogo com as autoridades, levantamento dos temas, execução do trabalho e avaliação coletiva da obra.

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    Respostas
    1. Na questão 3, a resposta é a letra d)diretamente vinculada à imagem que as outras pessoas têm delas.

      Excluir
  18. QUESTÃO 3
    A autopercepção que as pessoas com necessidades especiais possuem é
    d ) diretamente vinculada à imagem que as outras pessoas têm delas.

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  19. Questão 8
    O aluno com TDAH pode apresentar problemas como comportamento social inadequado e dificuldades de aprendizagem.
    Considerando as ideias da afirmativa acima, pode-se dizer que estão



    a ) parcialmente corretas.


    b ) totalmente corretas.


    c ) totalmente descontextualizadas.


    d ) totalmente incorretas.

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  20. Prova Online
    Disciplina: 1297 - TÓPICOS ESPECIAIS EM EDUCAÇÃO INCLUSIVA: ESTIGMAS E PRECONCEITOS
    QUESTÃO 1
    Se entendemos a cidadania como lugar maior do que estar ou ocupar um lugar físico no meio social, devemos pensar que a escola

    a )
    deve possibilitar a todos, inclusive às pessoas com necessidades especiais, a participação nas ações e decisões que visem ao bem da comunidade.


    QUESTÃO 2
    Para os deficientes mentais

    d ) o software mais recomendável é o LOGO.

    QUESTÃO 3
    As oficinas protegidas
    d )foram propostas para servirem de local de formação profissional para as pessoas com necessidades especiais.

    QUESTÃO 4
    Apesar de o Brasil possuir leis que amparam a entrada das pessoas com necessidades especiais no mercado de trabalho, na prática, isso não acontece de modo significativo, pois

    c ) as pessoas com necessidades especiais são vistas pelos empregadores como fonte de custos.

    QUESTÃO 5
    A autopercepção que as pessoas com necessidades especiais possuem é
    c ) diretamente vinculada à imagem que as outras pessoas têm delas.

    QUESTÃO 6
    Na elaboração do Plano Individual de Aprendizagem, o indivíduo com necessidades especiais passa por uma avaliação chamada ecológica. Ela serve para

    a ) determinar a história, características e contextos sociais do indivíduo com necessidades especiais.

    QUESTÃO 7
    Ao falarmos sobre educação a distância, é correto afirmar que
    d ) o distanciamento entre professor e aluno influencia o planejamento educacional.

    QUESTÃO 8
    O desenvolvimento da identidade de um indivíduo
    b ) sofre forte influência do meio social e cultural em que ele vive.

    QUESTÃO 9
    Segundo a concepção de Erickson, a construção da identidade do homem passa por nove etapas que têm em comum três dimensões:

    c ) biológica, social e individual.

    QUESTÃO 10
    Uma das mais importantes atividades de uma família que tenha um indivíduo com necessidades especiais em seu seio, é

    a ) permitir que ele tenha experiências de autonomia.

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