quinta-feira, maio 22, 2014

Prova: Ensino de Natureza e Sociedade

Prova: Ensino de Natureza e Sociedade

Questão 1:
Nota: Não gerada
O mundo em que as crianças vivem é constituído por fenômenos naturais e sociais. Diante desses fenômenos elas se mostram:

Alternativas
1 - Indiferentes porque são muito pequenas.
2 - Curiosas somente a partir do momento em que começarem a frequentar a Educação Infantil.
3 - Indiferentes porque não entendem nada sobre os fenômenos em que estão inseridas.
4 - Curiosas  e investigativas, independente da idade.
5 - Interessadas mas procuram não se relacionar as pessoas e com o ambiente físico.
Sua resposta
4 - Curiosas  e investigativas, independente da idade.
Resposta gabarito
Curiosas  e investigativas, independente da idade.
Comentário do gabarito
As crianças mostram-se Curiosas e investigativas, independente da idade.

Questão 2:
Nota: Não gerada
As diferentes formas de compreender, explicar e representar elementos do mundo coexistem e fazem parte do repertório sociocultural da humanidade. Neste sentido pode-se afirmar corretamente quanto aos mitos e lendas:
Alternativas
1 - Mitos e as lendas representam uma das muitas formas de explicar os fenômenos da sociedade e da natureza.
2 - Os mitos e lendas nunca  podem ser usados para explicar fenômenos da natureza.
3 - Na Educação Infantil e Anos Iniciais o professor deve usar sempre os mitos para explicar fenômenos naturais.
4 - Os mitos devem ser usados na educação formal para explicar os fenômenos sociais.
5 - Mitos e lendas jamais devem ser comentados com os alunos em situações de ensino.
Sua resposta
1 - Mitos e as lendas representam uma das muitas formas de explicar os fenômenos da sociedade e da natureza.
Resposta gabarito
Mitos e as lendas representam uma das muitas formas de explicar os fenômenos da sociedade e da natureza.
Comentário do gabarito
Mitos e as lendas representam uma das muitas formas de explicar os fenômenos da sociedade e da natureza.

Questão 3:
Nota: Não gerada
No transcorrer dos tempos, a relação natureza e sociedade passou por um processo gradativo de mudanças que culminaram em transformações radicais. Essa situação nos obriga a:
Alternativas
1 - Lidar com a diversidade de informações voltadas ao universo infantil.
2 - Refletir sobre o desnecessário ingresso das crianças na Educação Infantil;
3 - Incentivar que as crianças comecem a cursar a educação formal a partir dos Anos Iniciais.
4 - Permanecer como estamos, para que as mudanças não sejam prejudiciais às pessoas;
5 - Conhecer em detalhes os avanços da ciência e da tecnologia para não ficarmos à margem da sociedade.
Sua resposta
1 - Lidar com a diversidade de informações voltadas ao universo infantil.
Resposta gabarito
Lidar com a diversidade de informações voltadas ao universo infantil.
Comentário do gabarito
Lidar com a diversidade de informações voltadas ao universo infantil.

Questão 4:
Nota: Não gerada
Há alguns  conceitos importantes  relacionados aos conhecimentos específicos da natureza e da sociedade, dentre eles o conceito de necessidade. Assinale abaixo a alternativa que apresenta corretamente esse conceito.
Alternativas
1 - Interdependência mútua.
2 - condições para a sobrevivência do ser humano.
3 - identidade  construída como resultado do processo de relação social.
4 - Satisfação de necessidades sociais.
5 - Relações sociais que se estabelece na natureza.
Sua resposta
5 - Relações sociais que se estabelece na natureza.
Resposta gabarito
condições para a sobrevivência do ser humano.
Comentário do gabarito
Necessidade refere-se às condições para a sobrevivência do ser humano.

Questão 5:
Nota: Não gerada
Para trabalho com temas relacionados à natureza e à sociedade,  são propostos alguns blocos de conteúdos,  conforme o Referencial Curricular para Educação Infantil. Assim, pode-se afirmar corretamente  que a abordagem de temas derivados das  Ciências Humanas e Naturais deverá proporcionar aos alunos:
Alternativas
1 - O entendimento da vida dos cientistas e de seu modo de trabalho.
2 - Ampliação das experiências das crianças e para a construção de conhecimentos diversificados sobre o meio social e natural.
3 - A compreensão de conceitos mais abstratos das ciências.
4 - O entendimento de todos os fenômenos naturais e sociais.
5 - A compreensão dos processos sociais.
Sua resposta
2 - Ampliação das experiências das crianças e para a construção de conhecimentos diversificados sobre o meio social e natural.
Resposta gabarito
Ampliação das experiências das crianças e para a construção de conhecimentos diversificados sobre o meio social e natural.
Comentário do gabarito
A abordagem desses temas poderá proporcionar aos alunos ampliação das experiências das crianças e para a construção de conhecimentos diversificados sobre o meio social e natural.

Av 2 - Ensino de Natureza e Sociedade

Questão 1:
Nota: Excelente
O método da redescoberta proposto pelos americanos teve como um de seus objetivos:
Alternativas
1 - Levar os alunos a desenvolverem o Método Científico.
2 - Compreender as relações entre Ciência, tecnologia e sociedade.
3 - Estimular a Alfabetização Científica.
4 - Propor discussões sobre a Natureza da Ciência.
5 - Enfatizar o estudo de saúde.
Sua resposta
1 - Levar os alunos a desenvolverem o Método Científico.
Resposta gabarito
Levar os alunos a desenvolverem o Método Científico.
Comentário do gabarito
O método da redescoberta teve por objetivo levar os alunos a desenvolverem o método científico.

Questão 2:
Nota: Excelente
O modelo da redescoberta era associado aos ideais educacionais da escola nova, esse modelo tinha ênfase na  participação do aluno.O modelo da redescoberta incentivava:
Alternativas
1 - A experimentação.
2 - A pesquisa bibliográfica
3 - A utilização de textos e imagens
4 - A  divulgação de resultados das pesquisas dos alunos.
5 - A elaboração de situações problema.
Sua resposta
1 - A experimentação.
Resposta gabarito
A experimentação.
Comentário do gabarito
Esse método incentiva a experimentação.

Questão 3:
Nota: Excelente
As aulas práticas são muito incentivadas no ensino e podem ajudar no desenvolvimento de conceitos científicos, além de permitir que os estudantes aprendam como abordar objetivamente o seu mundo e como desenvolver soluções para problemas complexos.Em relação às aulas práticas pode-se afirmar corretamente que:
Alternativas
1 - Não devem ser utilizadas na Educação Infantil.
2 - Devem ser usadas somente a partir dos Anos iniciais.
3 - São importantes, mas o professor deve sempre direcionar as atividades para a manipulação de materiais.
4 - São importantes porque o aluno amplia sua reflexão sobre os fenômenos que acontecem a sua volta.
5 - Devem priorizar sempre a utilização de roteiro estabelecidos.
Sua resposta
4 - São importantes porque o aluno amplia sua reflexão sobre os fenômenos que acontecem a sua volta.
Resposta gabarito
São importantes porque o aluno amplia sua reflexão sobre os fenômenos que acontecem a sua volta.
Comentário do gabarito
São importantes porque o aluno amplia sua reflexão sobre os fenômenos que acontecem a sua volta.

Questão 4:
Nota: Excelente
As aulas de campo são muito utilizadas nas disciplinas científicas por apresentarem muitos benefícios à aprendizagem dos alunos. Em se tratando da Educação Infantil, é correto afirmar com relação às aulas de campo:
Alternativas
1 - São desnecessárias porque nesta fase de escolaridade o aluno deve ser estimulado às percepções sensoriais.
2 - São importantes porque o aluno se sente mais estimulado a aprender sobre o assunto.
3 - Podem ser perigosas para alunos da Educação Infantil, por isso, devem ser evitadas.
4 - São muito estimuladas somente a partir dos Anos Iniciais.
5 - O conhecimento dos alunos é enriquecido durante essas aulas, mas o professor deve evitá-las para alunos da Educação Infantil.
Sua resposta
2 - São importantes porque o aluno se sente mais estimulado a aprender sobre o assunto.
Resposta gabarito
São importantes porque o aluno se sente mais estimulado a aprender sobre o assunto.
Comentário do gabarito
As aulas de campo são importantes porque o aluno se sente mais estimulado a aprender sobre o assunto.

Questão 5:
Nota: Excelente
Na perspectiva construtivista é necessário que o professor valorize os conhecimentos dos alunos . Neste sentido é necessário que o professor:
Alternativas
1 - Utilize pesquisas bibliográficas com os alunos.
2 - Evite responder  as perguntas dos alunos.
3 - Proporcione momentos de discussão e reflexão,para que se evidenciem os conhecimentos prévios.
4 - Trabalhe conceitos de maneira interdisciplinar e evite que os alunos dêem suas opiniões, pois estas são sempre discordantes do conhecimento científico.
5 - Elabore provas mais fáceis pois cada aluno tem concepções muito diferentes do conhecimento científico.
Sua resposta
3 - Proporcione momentos de discussão e reflexão,para que se evidenciem os conhecimentos prévios.
Resposta gabarito
Proporcione momentos de discussão e reflexão,para que se evidenciem os conhecimentos prévios.
Comentário do gabarito

Nessas ocasiões é preciso que o professor proporcione momentos de discussão e reflexão,para que se evidenciem os conhecimentos prévios.

Um comentário:

Deixe seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...