Prova: Ensino de Natureza e Sociedade
Questão 1:
Nota: Não gerada
O mundo
em que as crianças vivem é constituído por fenômenos naturais e sociais. Diante
desses fenômenos elas se mostram:
Alternativas
1 - Indiferentes porque são muito
pequenas.
2 - Curiosas somente a partir do momento
em que começarem a frequentar a Educação Infantil.
3 - Indiferentes porque não entendem nada
sobre os fenômenos em que estão inseridas.
4 - Curiosas e investigativas,
independente da idade.
5 - Interessadas mas procuram não se
relacionar as pessoas e com o ambiente físico.
Sua
resposta
4 - Curiosas e investigativas,
independente da idade.
Resposta
gabarito
Curiosas e
investigativas, independente da idade.
Comentário
do gabarito
As crianças
mostram-se Curiosas e investigativas, independente da idade.
Questão 2:
Nota: Não gerada
As
diferentes formas de compreender, explicar e representar elementos do mundo
coexistem e fazem parte do repertório sociocultural da humanidade. Neste
sentido pode-se afirmar corretamente quanto aos mitos e lendas:
Alternativas
1 - Mitos e as lendas representam uma das
muitas formas de explicar os fenômenos da sociedade e da natureza.
2 - Os mitos e lendas nunca podem
ser usados para explicar fenômenos da natureza.
3 - Na Educação Infantil e Anos Iniciais
o professor deve usar sempre os mitos para explicar fenômenos naturais.
4 - Os mitos devem ser usados na educação
formal para explicar os fenômenos sociais.
5 - Mitos e lendas jamais devem ser
comentados com os alunos em situações de ensino.
Sua
resposta
1 - Mitos e as lendas representam uma das
muitas formas de explicar os fenômenos da sociedade e da natureza.
Resposta
gabarito
Mitos e as lendas representam
uma das muitas formas de explicar os fenômenos da sociedade e da natureza.
Comentário
do gabarito
Mitos e as lendas
representam uma das muitas formas de explicar os fenômenos da sociedade e da
natureza.
Questão 3:
Nota: Não gerada
No transcorrer
dos tempos, a relação natureza e sociedade passou por um processo gradativo de
mudanças que culminaram em transformações radicais. Essa situação nos obriga a:
Alternativas
1 - Lidar com a diversidade de
informações voltadas ao universo infantil.
2 - Refletir sobre o desnecessário
ingresso das crianças na Educação Infantil;
3 - Incentivar que as crianças comecem a
cursar a educação formal a partir dos Anos Iniciais.
4 - Permanecer como estamos, para que as
mudanças não sejam prejudiciais às pessoas;
5 - Conhecer em detalhes os avanços da
ciência e da tecnologia para não ficarmos à margem da sociedade.
Sua
resposta
1 - Lidar com a diversidade de
informações voltadas ao universo infantil.
Resposta
gabarito
Lidar com a
diversidade de informações voltadas ao universo infantil.
Comentário
do gabarito
Lidar com a
diversidade de informações voltadas ao universo infantil.
Questão 4:
Nota: Não gerada
Há
alguns conceitos importantes relacionados aos conhecimentos
específicos da natureza e da sociedade, dentre eles o conceito de necessidade.
Assinale abaixo a alternativa que apresenta corretamente esse conceito.
Alternativas
1 - Interdependência mútua.
2 - condições para a sobrevivência do ser
humano.
3 - identidade construída como resultado
do processo de relação social.
4 - Satisfação de necessidades sociais.
5 - Relações sociais que se estabelece na
natureza.
Sua
resposta
5 - Relações sociais que se estabelece na
natureza.
Resposta
gabarito
condições para a
sobrevivência do ser humano.
Comentário
do gabarito
Necessidade
refere-se às condições para a sobrevivência do ser humano.
Questão 5:
Nota: Não gerada
Para
trabalho com temas relacionados à natureza e à sociedade, são propostos
alguns blocos de conteúdos, conforme o Referencial Curricular para
Educação Infantil. Assim, pode-se afirmar corretamente que a abordagem de
temas derivados das Ciências Humanas e Naturais deverá proporcionar aos
alunos:
Alternativas
1 - O entendimento da vida dos cientistas
e de seu modo de trabalho.
2 - Ampliação das experiências das
crianças e para a construção de conhecimentos diversificados sobre o meio
social e natural.
3 - A compreensão de conceitos mais
abstratos das ciências.
4 - O entendimento de todos os fenômenos
naturais e sociais.
5 - A compreensão dos processos sociais.
Sua
resposta
2 - Ampliação das experiências das
crianças e para a construção de conhecimentos diversificados sobre o meio
social e natural.
Resposta
gabarito
Ampliação das
experiências das crianças e para a construção de conhecimentos diversificados
sobre o meio social e natural.
Comentário
do gabarito
A abordagem desses
temas poderá proporcionar aos alunos ampliação das experiências das crianças e
para a construção de conhecimentos diversificados sobre o meio social e
natural.
Av 2 - Ensino de Natureza e Sociedade
Questão 1:
Nota: Excelente
O método
da redescoberta proposto pelos americanos teve como um de seus objetivos:
Alternativas
1 - Levar os alunos a desenvolverem o
Método Científico.
2 - Compreender as relações entre
Ciência, tecnologia e sociedade.
3 - Estimular a Alfabetização Científica.
4 - Propor discussões sobre a Natureza da
Ciência.
5 - Enfatizar o estudo de saúde.
Sua
resposta
1 - Levar os alunos a desenvolverem o
Método Científico.
Resposta
gabarito
Levar os alunos a
desenvolverem o Método Científico.
Comentário
do gabarito
O método da
redescoberta teve por objetivo levar os alunos a desenvolverem o método
científico.
Questão 2:
Nota: Excelente
O modelo
da redescoberta era associado aos ideais educacionais da escola nova, esse
modelo tinha ênfase na participação do aluno.O modelo da redescoberta
incentivava:
Alternativas
1 - A experimentação.
2 - A pesquisa bibliográfica
3 - A utilização de textos e imagens
4 - A divulgação de resultados das
pesquisas dos alunos.
5 - A elaboração de situações problema.
Sua
resposta
1 - A experimentação.
Resposta
gabarito
A experimentação.
Comentário
do gabarito
Esse método
incentiva a experimentação.
Questão 3:
Nota: Excelente
As aulas
práticas são muito incentivadas no ensino e podem ajudar no desenvolvimento de
conceitos científicos, além de permitir que os estudantes aprendam como abordar
objetivamente o seu mundo e como desenvolver soluções para problemas
complexos.Em relação às aulas práticas pode-se afirmar corretamente que:
Alternativas
1 - Não devem ser utilizadas na Educação
Infantil.
2 - Devem ser usadas somente a partir dos
Anos iniciais.
3 - São importantes, mas o professor deve
sempre direcionar as atividades para a manipulação de materiais.
4 - São importantes porque o aluno amplia
sua reflexão sobre os fenômenos que acontecem a sua volta.
5 - Devem priorizar sempre a utilização
de roteiro estabelecidos.
Sua
resposta
4 - São importantes porque o aluno amplia
sua reflexão sobre os fenômenos que acontecem a sua volta.
Resposta
gabarito
São importantes
porque o aluno amplia sua reflexão sobre os fenômenos que acontecem a sua
volta.
Comentário
do gabarito
São importantes
porque o aluno amplia sua reflexão sobre os fenômenos que acontecem a sua
volta.
Questão 4:
Nota: Excelente
As aulas
de campo são muito utilizadas nas disciplinas científicas por apresentarem
muitos benefícios à aprendizagem dos alunos. Em se tratando da Educação
Infantil, é correto afirmar com relação às aulas de campo:
Alternativas
1 - São desnecessárias porque nesta fase
de escolaridade o aluno deve ser estimulado às percepções sensoriais.
2 - São importantes porque o aluno se
sente mais estimulado a aprender sobre o assunto.
3 - Podem ser perigosas para alunos da
Educação Infantil, por isso, devem ser evitadas.
4 - São muito estimuladas somente a
partir dos Anos Iniciais.
5 - O conhecimento dos alunos é
enriquecido durante essas aulas, mas o professor deve evitá-las para alunos da
Educação Infantil.
Sua
resposta
2 - São importantes porque o aluno se
sente mais estimulado a aprender sobre o assunto.
Resposta
gabarito
São importantes
porque o aluno se sente mais estimulado a aprender sobre o assunto.
Comentário
do gabarito
As aulas de campo são
importantes porque o aluno se sente mais estimulado a aprender sobre o assunto.
Questão 5:
Nota: Excelente
Na
perspectiva construtivista é necessário que o professor valorize os
conhecimentos dos alunos . Neste sentido é necessário que o professor:
Alternativas
1 - Utilize pesquisas bibliográficas com
os alunos.
2 - Evite responder as perguntas
dos alunos.
3 - Proporcione momentos de discussão e
reflexão,para que se evidenciem os conhecimentos prévios.
4 - Trabalhe conceitos de maneira
interdisciplinar e evite que os alunos dêem suas opiniões, pois estas são
sempre discordantes do conhecimento científico.
5 - Elabore provas mais fáceis pois cada
aluno tem concepções muito diferentes do conhecimento científico.
Sua
resposta
3 - Proporcione momentos de discussão e
reflexão,para que se evidenciem os conhecimentos prévios.
Resposta
gabarito
Proporcione
momentos de discussão e reflexão,para que se evidenciem os conhecimentos
prévios.
Comentário
do gabarito
Nessas ocasiões é
preciso que o professor proporcione momentos de discussão e reflexão,para que
se evidenciem os conhecimentos prévios.
muito boa
ResponderExcluir