sábado, maio 17, 2014

SIMULADO_-_Metodologia_Científica [Pós Graduação em Psicopedagogia Clínica e Institucional]


Metodologia Científica

SIMULADO_-_Metodologia_Científica
Questão 1
Questão 1
Com base nos conteúdos abordados, analise as proposições abaixo e, após, assinale a alternativa correta quanto à pesquisa científica e o que ela objetiva.
Sua EscolhaEscolha esperadaRespostaComentário
( )( )a) Tem como objetivo ensinar aos alunos como ministrar conteúdos de aulas.
(X)(X)b) Objetiva a produção de conhecimento, interpretação e explicação dos fatos e fenômenos naturais e sociais.Conforme estudamos, a pesquisa é, antes de tudo, a produção de conhecimento, interpretação e explicação dos fatos e fenômenos naturais e sociais, indicação de novas respostas aos problemas que se apresentam. Portanto, trata-se de investigar, levantar dados, realizar diagnósticos, sistematizar estes dados visando uma análise rigorosa que contribua na elaboração da ciência, é um processo de descoberta.
( )( )c) Sua finalidade é a indicação de práticas pedagógicas para o ensino fundamental e médio.
( )( )d) Tem como finalidade a reprodução de assuntos abordados em periódicos acadêmicos e jornalísticos.
Múltipla escolha (Resposta única)
Pontuação : 10/10
Questão 2
Questão 4
O que os cursos de graduação e pós-graduação promovem quando introduzem a pesquisa em suas propostas curriculares? Analise as proposições abaixo e, após, assinale a alternativa que responde corretamente à questão.
Sua EscolhaEscolha esperadaRespostaComentário
( )( )a) Um estilo de ensino reprodutor, centrado no professor, pois é o único profissional autorizado e responsável pelo processo de pesquisa.
(X)(X)b) Uma formação em princípios, métodos e técnicas da resolução de problemas científicos por meio do ensino baseado na pesquisa.Comentário: Os cursos de graduação e de pós-graduação, ao introduzirem a pesquisa em suas propostas curriculares, proporcionam uma formação em princípios, métodos e técnicas da resolução de problemas científicos por meio do ensino baseado na pesquisa, promovendo a iniciação, participação e desenvolvimento de pesquisas.
( )( )c) Uma formação centrada nas exigências do mercado de trabalho, que procura cada vez mais profissionais individualistas, pois são os que alcançam melhores resultados.
( )( )d) Um estilo de ensino centrado nos processos que são rigorosamente registrados com o auxílio das tecnologias digitais.
Múltipla escolha (Resposta única)
Pontuação : 10/10
Questão 3
Questão 2
Sobre a relação entre pesquisa e ciência na atualidade, assinale a alternativa correta.
Sua EscolhaEscolha esperadaRespostaComentário
(X)(X)a) Atualmente, essa relação estende-se ao vincular a inovação tecnológica, científica ao desenvolvimento social e econômico.A gênese da relação entre pesquisa e ciência está implícita nas primeiras investigações realizadas pela humanidade. Na atualidade, esta relação amplia-se ao vincular a inovação tecnológica, científica ao desenvolvimento social e econômico.
( )( )b) É uma relação possível apenas teoricamente, pois se trata de duas esferas extremamente distintas.
( )( )c) Não é possível estabelecer tal relação, pois os conhecimentos exigidos atualmente são de ordem prática.
( )( )d) Trata-se de uma relação metafísica, pois a ciência tem objetivos absolutamente teóricos.
Múltipla escolha (Resposta única)
Pontuação : 10/10
Questão 4
Questão 5
No que diz respeito à finalidade da realização da pesquisa acadêmica e científica, analise as alternativas abaixo e, após, assinale a opção correta.
Sua EscolhaEscolha esperadaRespostaComentário
( )(X)a) Torna possível qualificar-se profissional e pesquisador capaz de contribuir na busca de solução aos problemas.Comentário: A finalidade da realização de pesquisa proporciona a melhoria do processo de aprender, provoca a reflexão, propicia o alargamento da compreensão das ciências e seus princípios, torna possível qualificar-se profissional e pesquisador capaz de contribuir na busca de solução aos problemas.
(X)( )b) Proporcionar o entendimento da correta transmissão de todo tipo de conhecimento, seja qual for a sua natureza.
( )( )c) Tornar o estudante um sujeito capaz de executar procedimentos repetitivos, o que é essencial para trabalhar em grandes empresas atualmente.
( )( )d) Oferecer uma formação centrada na memorização de conceitos e propostas clássicas, pois ciência se faz com teoria.
Múltipla escolha (Resposta única)
Pontuação : -10/10
Questão 5
Questão 3
No que diz respeito à formação profissional desenvolvida no âmago das instituições de ensino e sua relação com a pesquisa, o que é correto afirmar? Analise as proposições abaixo e, após, assinale a alternativa correta.
Sua EscolhaEscolha esperadaRespostaComentário
( )(X)a) Tem como objetivo reconhecer na atividade investigativa a possibilidade de desenvolvimento do sujeito criador, crítico.Comentário: A formação profissional desenvolvida no âmago das instituições de ensino adota a pesquisa como elemento formativo o que provoca mudanças no processo de ensinar. Assim, a investigação supera o ensino transmissivo e incorpora a indagação, a dúvida como ponto de partida para a formação.
( )( )b) Objetiva desenvolver uma forma adequada de transmitir o conhecimento em sala de aula e fora dela.
( )( )c) Sua finalidade é a reprodução do conhecimento desenvolvido nas universidades, cujo ideal é a transmissão fidedigna.
(X)( )d) A inserção da pesquisa no âmbito da formação profissional objetiva, principalmente, o delineamento de propostas eficazes para a reprodução do conhecimento.
Múltipla escolha (Resposta única)
Pontuação : 0/0

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...