CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS
Com relação às funções da literatura infantil, assinale a alternativa INCORRETA:
Se não houver arte, que traz o prazer, a obra não será literária e sim didática;(Errado)
“Foi um dos mais influentes escritores brasileiros do século XX. É conhecido pelo conjunto educativo de sua obra de livros infantis, que constitui aproximadamente a metade da sua produção literária. Dedicou-se a um estilo de escrita com linguagem simples onde realidade e fantasia estão lado a lado. Pode-se dizer que ele foi o precursor da literatura infantil no Brasil.” De qual autor está sendo falado?
· Monteiro Lobato; (Certo)
No que diz respeito a história da literatura infantil, qual das alternativas está INCORRETA?
· As primeiras obras publicadas visando ao público infantil apareceram no mercado livreiro na primeira metade do século XVIII; (Errado)
Os contos de fadas são tão ricos que têm se tornado fonte de estudo de muitos profissionais nos dias de hoje, psicanalistas, sociólogos, antropólogos, psicólogos, cada um vem dando a sua interpretação de maneira aprofundada de acordo com o seu eixo de interesse. Sendo assim, assinale a alternativa INCORRETA:
· Os contos de fadas são enriquecedores e satisfatórios para as crianças, pois através deles pode-se aprender mais sobre os problemas interiores dos seres humanos e sobre as soluções corretas para os seus problemas; (Errado)
“São histórias que foram inventadas para explicar alguma situação, característica e personalidade de qualquer natureza”. De que tipo de conto está sendo falado?
· Contos de exemplo; (Errado)
Qual das alternativas descreve corretamente os “contos maravilhosos”?
· São histórias sem a presença de fadas. Desenvolvem também num ambiente mágico (animais, gênios, plantas, objetos mágicos, ogros e duendes). Enfatizam a parte material, sensorial e ética do ser humano. Têm por objetivo a realização do herói ou da heroína mediante conquista de tesouros e outros bens materiais.(Certo)
Qual das histórias abaixo NÃO foi (re)contada pelos Irmãos Grimm?
· A pequena vendedora de fósforos. (Certo)
Para orientar a escolha das histórias é importante saber exatamente os assuntos preferidos relacionados às faixas etárias. Sendo assim, que tipo de obra ou história é mais indicada para a fase dos 3 a 5 anos?
· A criança, nessa fase, ainda se assusta com facilidade, por não separar completamente realidade de fantasia. É preciso tomar cuidado com o tom de voz, os personagens malvados, fatos muito assustadores... Faz parte de seu desenvolvimento essa fase do medo e, conhecendo-a, não devemos utilizá-la como suporte para ensinamentos ou lições de moral. Também é comum a leitura visual das imagens, onde a criança cria sua história a partir da sequência presente no livro, sem se prender ao código escrito. Histórias com bastante fantasia, histórias com fatos inesperados e repetitivos, cujos personagens são crianças ou animais.(Certo)
Alguns elementos são fundamentais para que a plateia entenda o que está sendo dito e aproveite o conteúdo da mensagem de uma história. Sendo assim, assinale a alternativa INCORRETA:
· Cada pessoa tem o seu registro vocal próprio, mas facilmente pode alcançar alguns tons abaixo e acima desse registro. No entanto, ao contar histórias deve-se evitar sair do seu registro vocal normal, alternando para registros mais agudos ou graves, pois isso dispersa a atenção do ouvinte e poderá até mesmo se tornar irritante; (Certo)
A narrativa de ficção é construída, elaborada, de modo a emocionar, impressionar as pessoas como se fosse real. Sendo assim, qual das alternativas abaixo apresenta um elemento que compõe uma narrativa?
· Todas as alternativas estão corretas. (Certo)
Amei. Foi muito útil para mim. Um abraço.
ResponderExcluirPorém não estão todas certas acertei apenas 6 questões. Por favor confirma em outros lugares.
ResponderExcluir
ResponderExcluirCom relação às funções da literatura infantil, assinale a alternativa INCORRETA:
Se não houver arte, que traz o prazer, a obra não será literária e sim didática;(Errado)
Essa afirmação é correta! A questão errada seria : O modo mais comum de proporcionar seus objetivos se faz tratando-sede suas 3 finalidades mais abrangentes: educar, instruir e distrair. A mais importante é a terceira. Deve ser a primeira preocupação do escritor infantil, pois o interesse pelo livro existirá a partir dela.