quinta-feira, julho 14, 2016

Fundamentos do Texto em Língua Portuguesa


Valeu Dani!.

OBSERVE.

“Todos se agitaram. Ouvia-se, ao longe, o rumor do trem que se aproximava. Levantei e fui à janela, tomado pela ansiedade. Algum tempo depois, alguém entrou na sala e falou, numa voz quase inaudível:
– Ninguém desembarcou...”
O texto acima é classificado como:

descritivo.
jornalístico.
dissertativo.
narrativo.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário


ASSINALE A ALTERNATIVA QUE CORRESPONDE AO CONCEITO DE SIGNO ARTIFICIAL LINGÜÍSTICO.

São os signos verbais, ou a palavra propriamente dita, cuja materialidade – os sons articulados ou elementos fonéticos – só mantém uma relação com a coisa simbolizada em razão de uma convenção, ou seja, graças a um acordo, uma combinação entre os falantes de uma determinada língua.
É aquele em que se estabelece uma relação de semelhança ou analogia entre o significado e o significante, embora não haja uma relação direta entre eles. Por exemplo, o reflexo na água, uma fotografia, uma estátua ou um desenho.
É aquele em que há uma relação direta, não arbitrária, entre o significado e o significante. Por exemplo, a fumaça é um indício (ou índice) da existência do fogo.
É aquele em que a relação entre o significado e o significante é arbitrária, resultado de uma mera convenção estabelecida pelos homens. É o caso, por exemplo, do uso da roupa de cor preta para simbolizar o luto.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário

ASSINALE A ALTERNATIVA CORRETA, SEGUNDO O ESTUDO DAS RELAÇÕES ENTRE LINGUAGEM E IDEOLOGIA.

Ideologia é a forma como cada sujeito elabora teoricamente uma explicação para a realidade, sem considerar os interesses da humanidade em geral.
A formação discursiva na qual o sujeito se insere não exerce nenhum papel determinante na consolidação de sua visão de mundo.
Ideologia é a visão de mundo de apenas uma pessoa, uma vez que a sociedade não pensa como um todo.
A linguagem é veiculadora de ideologia, pois, no ato discursivo, os elementos lingüísticos manifestamse carregados de significação ideológica.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário

ASSINALE A ALTERNATIVA QUE CONTÉM UMA INADEQUAÇÃO LEXICAL.

Ele reivindicou seus direitos.
A língua é produzida socialmente.
Meu carro é tão econômico quanto o seu.
As nossas preocupações, a nível de alfabetização, são muitas.


As respostas corretas são as que estão marcadas de verde. Quero MUITO colaborar com o blog porque ele sempre esta ajudando-me muito.Parte inferior do formulário

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...