FORMAÇÃO DOCENTE
PARA A DIVERSIDADE
Abaixo estão as questões e as alternativas que você selecionou:
QUESTÃO 1
Na Educação Profissional, o professor precisa assumir uma postura
crítico-reflexiva no processo educativo. Nessa perspectiva, o professor deixa
de ser
a ) um mediador e passa a ser um facilitador.
b ) um transmissor de conhecimentos e passar a ser um mediador.
c ) um questionador e passa a ser o mestre.
d ) um facilitador e passa a ser um problematizador.
QUESTÃO 2
Cabe ao professor universitário adotar uma metodologia eficaz para o
trabalho efetivo da cidadania. Para que isso aconteça, é preciso considerar
a ) conteúdos que contemplem a diversidade, estratégias de participação,
avaliação com diversidade de valores e experiências.
b ) conteúdos por blocos culturais com avaliação direcionada a cada
grupo específico.
c ) conteúdos técnicos por áreas, o magicentrismo e a avaliação
tradicional.
d ) conteúdos por áreas do saber, a participação limitada dos
discentes e suas experiências.
QUESTÃO 3
A teoria do currículo pode ser analisada por dois prismas. São eles:
a ) as concepções conservadoras e a concepção moderna.
b ) as concepções tradicionais ou conservadoras e a concepção crítica.
c ) as concepções tradicionais ou conservadoras e a concepção
libertária.
d ) as concepções tradicionais ou conservadoras e a concepção
liberal.
QUESTÃO 4
Sobre o Ensino Médio integrado, destacam-se alguns pressupostos no
processo de formação. Analise e assinale a resposta correta.
a ) A educação integral se faz sem a adesão de gestores e de
professores encarregados das formações geral e específica.
b ) A formação integral se faz no isolamento institucional.
c ) Manter os fundamentos legais entre o Ensino Médio de formação
geral e a Educação Profissional em algumas modalidades.
d ) A formação integral pressupõe um projeto social no qual as diversas
instâncias responsáveis pela educação manifestam a vontade política de reduzir
a formação que visa a preparar somente para o mercado de trabalho.
QUESTÃO 5
A avaliação da aprendizagem pode desempenhar várias funções nos
processos de ensino e aprendizagem. Para isso, o professor necessita de
instrumentos para operacionalizar a sua prática. Sendo assim, é necessário
a ) escolher os instrumentos avaliativos, sem se preocupar com os
conteúdos trabalhados.
b ) desconsiderar os ritmos de aprendizado do aluno e considerar só
os instrumentos de avaliação.
c ) articular os instrumentos selecionados aos conteúdos
trabalhados, sem exigir na avaliação uma aprendizagem.
d ) construir instrumentos avaliativos usando uma linguagem compreensível,
que indique claramente os objetivos a serem atingidos pelo aluno.
QUESTÃO 6
As escolas são ambientes formativos com caráter pedagógico. Dessa forma,
é correto afirmar que
a ) a escola é sempre um espaço de formação democrática, solidária e de garantia
dos direitos sociais.
b ) o interesse público determina procedimentos e processos de
decisão da gestão escolar.
c ) a formação social e cultural de um grupo é tarefa exclusiva da
escola.
d ) a gestão escolar e a organização dos espaços educativos
independem dos objetivos educacionais.
QUESTÃO 7
De acordo com o artigo 39 da LDB, a educação profissional e tecnológica
abrange os cursos de
a ) Educação Profissional Técnica de Nível Médio; Educação de
Jovens e Adultos; Formação Inicial e Continuada ou Qualificação Profissional.
b ) Educação Profissional Técnica de Nível Médio; Educação Profissional
Tecnológica de Graduação e Pós-Graduação; Formação Inicial e Continuada ou
Qualificação Profissional.
c ) Educação Profissional Técnica de Nível Médio; Educação
Profissional Tecnológica de Graduação; Formação Básica para o Trabalho.
d ) Educação Profissional Técnica de Nível Médio; Educação de Jovens
e Adultos; Educação Profissional Tecnológica de Graduação e Pós-Graduação.
QUESTÃO 8
Com relação ao currículo e diversidade, é correto afirmar que a
utilidade social do currículo
a ) é
disponibilizar diversos conhecimentos produzidos pela humanidade.
b ) pode não estar definida intencionalmente.
c ) é uma monocultura do saber, que privilegia o saber científico
como único e legítimo.
d ) é permitir aos alunos e alunas compreender a sociedade em que vivem.
QUESTÃO 9
A formação dos docentes, para o exercício pedagógico pleno, deve ser
pensada a partir
a ) de demandas provenientes das áreas específicas do conhecimento.
b ) do domínio de conceitos científicos específicos.
b ) do domínio de conceitos científicos específicos.
c ) de uma formação adequada que possibilite mudanças significativas para a
educação.
d ) do ensino somente de conhecimentos decorrentes da tradição sociocultural formadora do povo.
d ) do ensino somente de conhecimentos decorrentes da tradição sociocultural formadora do povo.
QUESTÃO 10
A finalidade da Educação Básica, segundo a LDB 9.394/96, é
a ) organizar o ensino somente em ciclos.
b ) ser obrigatória e gratuita.
c ) desenvolver o educando para o pleno exercício da cidadania.
d ) fornecer meios para concluir somente o Ensino Básico
Olá, gostaria muita da apostila corpo e movimento, teria como me enviar?
ResponderExcluirsheila.cadinho12@hotmail.com
Sheila tudo o que tenho está no blog, fique acompanhando as novidades.
ExcluirAbraços e bons estudos!.