pessoal estou repostanto essa página (EXTRAS) ela irá sair do ar...
-------------------------------------------------
EXTRAS
Olá Pessoal, resolvi criar está página para incluir algumas provas de cursos de pós graduação ou que tenham haver diretaou indiretamente com PEDAGOGIA espero que gostem.
Beijos e Abraços a todos.
Quero Agradescer a todos que colaboram com está página de nosso blog.
MATÉRIA: LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
ASSINALE OS PRINCÍPIOS DA TEORIA PIAGETIANA.
- O que temos foi produto da evolução genética do cérebro.
- A ação é fonte do conhecimento, os genes têm papel relativo e o processo construtivo é dinâmico.
- O ambiente tem papel modelador das características do comportamento da criança.
- Sujeito inato, predeterminado.
O QUE NOS LEVA A APRENDER A FALAR?
- O potencial do cérebro.
- O condicionamento do ambiente.
- A maturidade psicológica.
- As interações realizadas com o outro
COM BASE NOS PRINCÍPIOS DO PROCESSAMENTO DA INFORMAÇÃO, QUANDO A PALAVRA É OUVIDA ELA:
- percorre o caminho: som, palavra, significado.
- percorre o caminho: ouvido para o sentido da palavra.
- percorre o caminho: significado para o som.
- é entendida pelo seu som e significado.
A EMERGÊNCIA DA LINGUAGEM ESTÁ RELACIONADA A QUAIS FATORES?
- Instrumento, gesto e signos.
- Técnica e genética.
- Cérebro e natureza.
- Ambiente desfavorável.
Prova Enviada
Por Rosangela**20/01/2011
Aspectos biológicos do desenvolvimento Infantil
COM RELAÇÃO À AMAMENTAÇÃO, PODEMOS AFIRMAR QUE:
- é um processo intuitivo, pois a criança nasce sabendo sugar o leite e a mãe sabendo amamentar.
- se o leite materno for fraco, a mãe não precisa amamentar seu filho, é só substituir o leite.
- toda mulher pode amamentar, exceto se tiver algum problema orgânico diagnosticado pelo médico. CORRETA
- se a mãe não quiser amamentar, ela poderá substituir a amamentação do seio por outro tipo de leite.
PARA ABSORÇÃO DE FERRO NAS CÉLULAS, NECESSITAMOS DE AJUDA DA:
- vitamina A.
- vitamina C. CORRETA
- vitamina D.
- vitamina B2.
UM BEBÊ DE TRÊS MESES DEVE SER ESTIMULADO A PEGAR BRINQUEDOS?
- Não, ainda é muito cedo para isso.
- Sim, porém brinquedos adequados. CORRETA
- Não, nessa fase ele só dorme.
- Sim, mas é muito perigoso.
PREVENÇÃO DE ACIDENTES NO QUARTO DE DORMIR SIGNIFICA QUE:
- tanto faz qual o tipo de berço escolhido para a criança.
- nunca devemos deixar as crianças sozinhas no quarto. CORRETA
- a criança pode ficar com brinquedos dentro do berço.
- as crianças podem ficar em pé e sozinhas no berço.
RELACIONE A PRIMEIRA COLUNA COM A SEGUNDA.
- I. Fazer artístico
II. Apreciação
III. Reflexão
( II) Perceber o sentido que o objeto propõe, articulando-o tanto aos elementos da linguagem visual quanto aos materiais e suportes utilizados, desenvolvendo por meio da observação e da fruição, a capacidade de construção do sentido.
(III ) É um pensar sobre os conteúdos do objeto artístico que se manifesta em sala, compartilhando perguntas e afirmações que a criança realiza, instigada pelo professor e no contato com suas próprias produções e com as dos artistas.
(I ) A exploração, expressão e comunicação de produção de trabalhos de arte por meio de práticas artísticas, proporcionando o desenvolvimento de um percurso de criação pessoal.
A seqüência correta é:
- II, I, III
- I, II, III
- III, II, I
- II, III, I correta
A METODOLOGIA DA ARTE SOFREU MUDANÇAS NOS ASPECTOS POLÍTICO E PEDAGÓGICO, ACOMPANHANDO AS DIFERENTES FASES DA EDUCAÇÃO NO PAÍS.
- Associe a primeira coluna com a segunda.
I. Metodologia tradicional
II. Metodologia da Escola Nova
III. Metodologia tecnicista
IV. Metodologia histórico-crítica
(II ) De origem européia e norte-americana, apresentou-se como uma alternativa à escola tradicional. Os intelectuais envolvidos travaram muitos debates com a corrente católica e conservadora que, além da mudança de concepção e métodos, lutavam por uma educação obrigatória, universal e gratuita. Acreditavam que o centro do processo educativo era a criança e que a educação não é direcionada e deve ocorrer de forma espontânea.
(IV ) Desenvolve-se depois do período da ditadura militar. Esta metodologia parte do princípio de que o homem é um ser inserido em um meio específico e na própria história. Procura desenvolver a capacidade, por meio do conhecimento e da análise da realidade de refletir e de agir sobre ela, transformando-a. Estimula o aluno a ler além das palavras, a ver e não apenas olhar, a ouvir e não apenas escutar.
(III ) Surge com o objetivo de formar mão-de-obra especializada para determinadas funções e profissões. Priorizava o aspecto técnico em detrimento à compreensão das questões abordadas, e como conseqüência disto, temos a despolitização gradativa dos educandos que freqüentam as escolas de Ensino Fundamental e Médio.
(I ) Presente no Brasil desde a colonização, sendo introduzida pelos jesuítas. Nessa metodologia, a concepção é de que a herança cultural é passada de geração em geração na forma de conteúdos, técnicas e concepções a serem memorizadas e acumuladas. Não leva em conta as fases de desenvolvimento da criança, nem tampouco as suas necessidades.
Assinale a alternativa que apresenta a seqüência correta.
- III, IV, II, I
- II, I, III, IV
- II, III, IV, I
- II, IV, III, I correta
3. ASSOCIE AS COLUNAS QUE SE CORRESPONDEM.
- I. Estética
II. Criação tecnológica
III. Imaginação
(II ) Uma ferramenta que facilita ou permite alguma ação específica.
(I ) Sensação de bonito ou feio, de equilibrado, harmonioso e proporcional ou do grotesco, do que agrada ou desagrada.
( III) Uma atividade essencialmente criadora, constituindo-se de novas imagens e conceitos que vinculam fantasia à realidade.
A seqüência correta é:
- II, I, III correta
- II, III, I
- I, II, III
- III, I, II
PARA QUE A CRIANÇA POSSA FAZER USO DE VÁRIAS LINGUAGENS PARA SE EXPRESSAR POR MEIO DA ARTE,
- ela precisa conhecer essas linguagens, as técnicas, os materiais e os instrumentos necessários a cada uma. Conhecer essas linguagens e suas possibilidades é uma pesquisa e descoberta constantes. De que forma o professor da Educação Infantil deve agir para instigar a criança a esta busca?
I. O professor deve utilizar técnicas de confecção de materiais, fazendo passo a passo com seus alunos, sendo que todos, ao final, terão o mesmo objeto construído. F
II. O professor deve permitir a manipulação de diferentes materiais, deixando que a criança escolha brincar com o material escolhido, combine e adicione formas de construir. V
III. O professor deve conversar com a criança, descobrir por que escolhe este ou aquele material, perguntar seu significado, por que representou daquela forma, entre outras questões que auxiliem o educando a prosseguir e nunca corrigir o trabalho. V
De acordo com as afirmativas acima, assinale a alternativa correta.
- As afirmativas I, II e III estão corretas.
- As afirmativas I e III estão corretas.
- As afirmativas II e III estão corretas. correta
- As afirmativas I e II estão corretas.
Disciplina: 89 - FUNDAMENTOS BIOLÓGICOS DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL
ResponderExcluirQuestão 1
O processo do desenvolvimento de controle das funções de micção e evacuação ocorre, geralmente,
a ) entre um a três anos de idade. CERTA
b ) assim que a criança nasce.
c ) entre dois e sete anos de idade.
d ) entre três a cinco anos de idade.
Questão 2
Uma criança que na escola apresenta diarreia e vômitos necessita
a ) de remédio e água.
b ) tomar banho e água.
c ) de água e observação. CERTA
d ) de observação e médico.
Questão 3
O que pode interferir no sono da criança?
a ) Brinquedos, sede e músicas tocando alto.
b ) Alimentação, cachorro latindo e colchão.
c ) Alimentação, ambiente e hábitos familiares. CERTA
d ) Barulho, vontade de fazer xixi e chuva.
Questão 4
Com relação à amamentação, podemos afirmar que
a ) se a mãe não quiser amamentar, ela poderá substituir a amamentação do seio por outro tipo de leite.
b ) toda mulher pode amamentar, exceto se tiver algum problema orgânico diagnosticado pelo médico. CERTA
c ) se o leite materno for fraco, a mãe não precisa amamentar seu filho, é só substituir o leite.
d ) é um processo intuitivo, pois a criança nasce sabendo sugar o leite e a mãe sabendo amamentar.
Questão 5
A fortificação, nos casos de anemia, quer dizer que a criança necessita
a ) ingerir mais quantidade de alimento.
b ) de adição de ferro na alimentação. CERTA
c ) de mais exercícios/atividades físicas.
d ) de vitaminas e exercícios.
Questão 6
Para que as crianças não tenham doenças como as verminoses, é preciso:
I. sempre lavar as mãos (suas e delas);
II. cuidar bem da lavagem dos alimentos;
III. manter sempre limpos os utensílios e brinquedos que ela pode levar a boca;
IV. lavar bem as roupas.
Estão corretas as alternativas:
a ) I, II e IV.
b ) I, II e III.
c ) II, III e IV.
d ) todas as alternativas estão corretas. CERTA
Questão 7
A professora que observar alterações na criança quanto à alimentação deve
a ) dar o alimento em outros horários quando a criança tiver fome.
b ) forçar a criança a comer alimentos saudáveis mesmo que ela não queira.
c ) isentar-se da culpa, pois a professora não acompanha a alimentação da criança.
d ) chamar os pais e indicar o problema para que juntos possam solucionar. CERTA
Questão 8
A higiene física refere-se à
a ) higiene do meio ambiente.
b ) higiene da casa.
c ) higiene dos alimentos.
d ) higiene do corpo. CERTA
Questão 9
Todas as crianças necessitam de
a ) muita vitamina, pouca proteína e muito carboidrato.
b ) muita vitamina, proteína, carboidrato e gordura.
c ) uma alimentação saudável, muita água e atividades físicas. CERTA
d ) dietas ? se forem obesas ?, atividades físicas e vitaminas.
Questão 10
A dentição do bebê surge aproximadamente aos
a ) quatro ou seis meses. CERTA
b ) um ou dois anos.
c ) oito ou 12 meses.
d ) 14 ou 16 meses.