Quero agradecer a colaboração de todos com nosso blog.
As respostas corretas estão em verde.
Bons estudos a todos!
Abraços.
Raquel Maschetti
1. O objetivo
da educação indígena é
·
desenvolver um currículo tradicional e subdividido.
·
não priorizar as necessidades e os interesses da comunidade indígena nas
práticas pedagógicas.
·
enfatizar a cultura e a identidade do homem branco para incluir os povos
indígenas em sua sociedade.
·
manter os costumes e os valores dos povos indígenas.
2. Com o
advento da tecnologia, a reorganização do trabalho na sociedade atual, e a
busca da Educação Profissional, é necessária uma completa revisão dos
currículos na Educação Básica em busca de um profissional com maior capacidade
de
·
autocrítica e relacionamento interpessoal.
·
raciocínio lógico e habilidades afetivas.
·
espírito competitivo e liderança.
·
raciocínio, autonomia, pensamento crítico, iniciativa e espírito
empreendedor.
3. Em todas as
etapas e modalidades da Educação Básica, a educação especial é organizada para
apoiar o desenvolvimento dos alunos, constituindo oferta obrigatória dos
sistemas de ensino. Ela deve ser realizada
·
apenas em centro especializado.
·
na escola ou em centro especializado que realize esse atendimento, no
turno inverso ao da classe regular.
·
no mesmo turno da classe comum, na própria escola.
·
obrigatoriamente na escola onde o aluno frequenta classe comum, no turno
inverso.
4. Do ponto de
vista cultural, a diversidade pode ser entendida como
·
as várias formas de ver o mundo, de expressar-se e de relacionar-se.
·
parte presente nos currículos, mas não contempla sua intenção educativa
para o exercício pleno da cidadania.
·
as mesmas formas de ver e interpretar o mundo.
·
um agravante do trabalho pedagógico limitando as práticas pedagógicas
com a comunidade escolar.
5. É correto
afirmar que a educação em tempo integral exige
·
priorizar atividades individualizadas dos alunos.
·
um projeto pedagógico comprometido e elaborado de forma participativa.
·
não se preocupar com a concepção de educação e suas especificidades
quando em tempo integral.
·
ampliar somente os tempos e os espaços na escola para maior permanência
do aluno em ambiente escolar.
6. De acordo
com a Lei de Diretrizes e Bases - LDB 9.394/96, artigo 78, a Educação Básica
para a população indígena determina que
·
a União, com a colaboração das agências federais de fomento à cultura e
assistência aos índios, desenvolverá programas integrados de ensino e pesquisa.
·
o acesso a informações e conhecimentos técnicos não precisa ser
garantido.
·
a recuperação das memórias históricas indígenas é um conteúdo que não
necessita ser contemplado.
·
a realidade das diversas comunidades da população indígena não é
relevante.
7. A prática
reflexiva do educador conduz
·
à ideia de que sua ação se mantenha de forma tradicional.
·
à conscientização de que ser professor é, sobretudo, transmitir
conhecimentos, portanto o ensino de ser focado apenas na figura do docente.
·
à ideia de que sua prática escolar acontece na individualidade.
·
a que ele seja um agente transformador da realidade.
8. Cabe ao
professor universitário adotar uma metodologia eficaz para o trabalho efetivo
da cidadania. Para que isso aconteça, é preciso considerar
·
conteúdos por áreas do saber, a participação limitada dos discentes e
suas experiências.
·
conteúdos técnicos por áreas, o magicentrismo e a avaliação tradicional.
·
conteúdos que contemplem a diversidade, estratégias de participação,
avaliação com diversidade de valores e experiências.
·
conteúdos por blocos culturais com avaliação direcionada a cada grupo
específico.
9. O Plano
Nacional da Educação tem como meta
·
priorizar a modalidade de Educação de Jovens e Adultos, não o ensino
regular.
·
fazer com que todas as crianças de 6 a 14 anos estejam matriculadas no
Ensino Fundamental de nove anos.
·
priorizar preferencialmente a Educação Infantil, que é a base do ensino
do país.
·
permitir atendimento escolar no Ensino Médio para 50% dos adolescentes
entre 15 e 17 anos até 2016.
10. De acordo
com a LDB 9.394/96, as modalidades de ensino estão assim organizadas:
·
Educação Especial e Educação a Distância.
·
Educação Especial, Educação de Jovens e Adultos e Educação Profissional.
·
Educação Especial, Educação de Jovens e Adultos, Educação Profissional,
Educação a Distância, Educação Indígena e Educação no Campo.
·
Educação Indígena e Educação no Campo.
QUESTÃO 1
ResponderExcluirO artigo 5.º da Lei 5.622/2005 afirma que
b )
os certificados expedidos por instituições credenciadas têm validade nacional.
QUESTÃO 2
As instituições escolares indígenas do Brasil enfrentaram alguns desafios, que são:
c ) falta de infraestrutura adequada e não reconhecimento das escolas indígenas.
QUESTÃO 3
Com as mudanças que vêm acontecendo na nossa sociedade, pode-se entender que a modalidade de ensino da Educação a Distância no Brasil
a )
está passando por mudanças de valores e transformações, nas quais a diversidade cultural está muito presente.
QUESTÃO 4
A respeito dos programas de educação escolar indígena, assinale a opção correta.
d ) O objetivo geral do programa é garantir a efetivação do direito dos povos indígenas à educação escolar intercultural de qualidade, por meio da formação inicial e continuada de professores.
QUESTÃO 5
A Educação a Distância é uma modalidade de ensino que busca
b )
estender os espaços da educação utilizando novas alternativas para a formação educacional significativa.
QUESTÃO 6
Com relação ao acesso e à gratuidade da Educação de Jovens e Adultos, é correto afirmar que o sistema educacional
d )
prioriza o acesso e a permanência dos jovens e adultos na escola.
QUESTÃO 7
O objetivo da educação indígena é
a )
manter os costumes e os valores dos povos indígenas.
QUESTÃO 8
Compreende-se a Educação a Distância como uma modalidade que
a )
auxilia o processo de ensino-aprendizagem com o uso das tecnologias.
QUESTÃO 9
De acordo com a LDB 9.394/96, as modalidades de ensino estão assim organizadas:
c ) Educação Especial, Educação de Jovens e Adultos, Educação Profissional, Educação a Distância, Educação Indígena e Educação no Campo.
QUESTÃO 10
A escola é a agência social explicitamente destinada a transmitir os conhecimentos de forma significativa. Nesse aspecto, é correto afirmar que
a )
qualquer que seja a escola, pública ou privada, há uma característica inerente à própria natureza da instituição: o conhecimento é o objeto privilegiado de sua ação.
A educação integral pretende
ResponderExcluira )
reorganizar somente os espaços e tempos.
b )
manter a mesma organização utilizada pela escola regular.
c )
oferecer uma educação que vise à ampliação da jornada escolar.
d )
desenvolver os alunos em sua totalidade, favorecendo a diversidade e a cidadania.