1 ) ALÉM DOS ESTUDOS DA NEUROPSIQUIATRIA, AS PRINCIPAIS CONCEPÇÕES QUE OFERECERAM SUSTENTAÇÃO CIENTÍFICA AO PERÍODO CORPO HÁBIL FORAM:
I. Concepção Anátomo-fisiológica Estática.
II. Concepção Córtico-patológica.
III. Concepção Neurofisiológica.
De acordo com as afirmativas acima, assinale a alternativa correta.A ) A afirmativa I está correta.B ) As afirmativas I, II e III estão corretas.C ) A afirmativa II está correta.D ) A afirmativa III está correta.
2 ) OS OBJETIVOS DA REEDUCAÇÃO PSICOMOTORA, PRINCIPAL SISTEMATIZAÇÃO OFERECIDA POR EDOUARD GUILMAIN AOS ESTUDOS DO CORPO HÁBIL, EM 1935, SÃO:
I. reeducar a atividade tônica (exercícios de atitude, de equilíbrio e de mímica).
II. melhorar a atividade de relação (exercícios de dissociação e de coordenação motora com apoio lúdico).
III. desenvolver o controle motor (exercícios de inibição para os instáveis e de desinibição para os emotivos).
De acordo com as afirmativas acima, assinale a alternativa correta.A ) As afirmativas I e II estão corretas.B ) A afirmativa III está correta.C ) A afirmativa I está correta.D ) As afirmativas I, II e III estão corretas.
3 ) OBSERVE ABAIXO:“O corpo sutil é agora o corpo capaz de acolher, pôr em ordem e conservar a informação emanada do seu próprio funcionamento e do meio (físico e humano) no qual se insere [...]. Se o corpo sutil do primeiro período tinha por matriz uma psicologia ainda muito enfeudada à Neurologia, agora uma psicologia mais autônoma irá constituir a principal referência teórica dos investigadores e técnicos da Psicomotricidade.” (LE CAMUS, 1986, p. 31)
A citação acima se refere ao período da Psicomotricidade denominado como:
I. Corpo Hábil.
II. Corpo Consciente.
III. Corpo Significante.
De acordo com as afirmativas acima, assinale a alternativa correta.A ) As afirmativas I, II e III estão corretas.B ) A afirmativa II está correta.C ) A afirmativa III está correta.D ) A afirmativa I está correta.
4 ) O PERÍODO HISTÓRICO REFERENTE AOS ESTUDOS DO CORPO CONSCIENTE, SEGUNDO O PROFESSOR LE CAMUS, FOI:
I. final do século XIX – 1945.
II. 1945 – 1973.
III. 1973 – até os dias de hoje.
De acordo com as afirmativas acima, assinale a alternativa correta.A ) A afirmativa III está correta.B ) A afirmativa I está correta.C ) As afirmativas I, II e III estão corretas.D ) A afirmativa II está correta.
N1 - Prova Presencial – Educação Psicomotora
PED - PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL
1 ) ALÉM DOS ESTUDOS DA NEUROPSIQUIATRIA, AS PRINCIPAIS CONCEPÇÕES QUE OFERECERAM SUSTENTAÇÃO CIENTÍFICA AO PERÍODO CORPO HÁBIL FORAM:
I. Concepção Anátomo-fisiológica Estática.
II. Concepção Córtico-patológica.
III. Concepção Neurofisiológica.
De acordo com as afirmativas acima, assinale a alternativa correta.A ) A afirmativa I está correta.B ) As afirmativas I, II e III estão corretas.C ) A afirmativa II está correta.D ) A afirmativa III está correta.
2 ) OS OBJETIVOS DA REEDUCAÇÃO PSICOMOTORA, PRINCIPAL SISTEMATIZAÇÃO OFERECIDA POR EDOUARD GUILMAIN AOS ESTUDOS DO CORPO HÁBIL, EM 1935, SÃO:
I. reeducar a atividade tônica (exercícios de atitude, de equilíbrio e de mímica).
II. melhorar a atividade de relação (exercícios de dissociação e de coordenação motora com apoio lúdico).
III. desenvolver o controle motor (exercícios de inibição para os instáveis e de desinibição para os emotivos).
De acordo com as afirmativas acima, assinale a alternativa correta.A ) As afirmativas I e II estão corretas.B ) A afirmativa III está correta.C ) A afirmativa I está correta.D ) As afirmativas I, II e III estão corretas.
3 ) OBSERVE ABAIXO:“O corpo sutil é agora o corpo capaz de acolher, pôr em ordem e conservar a informação emanada do seu próprio funcionamento e do meio (físico e humano) no qual se insere [...]. Se o corpo sutil do primeiro período tinha por matriz uma psicologia ainda muito enfeudada à Neurologia, agora uma psicologia mais autônoma irá constituir a principal referência teórica dos investigadores e técnicos da Psicomotricidade.” (LE CAMUS, 1986, p. 31)
A citação acima se refere ao período da Psicomotricidade denominado como:
I. Corpo Hábil.
II. Corpo Consciente.
III. Corpo Significante.
De acordo com as afirmativas acima, assinale a alternativa correta.A ) As afirmativas I, II e III estão corretas.B ) A afirmativa II está correta.C ) A afirmativa III está correta.D ) A afirmativa I está correta.
4 ) O PERÍODO HISTÓRICO REFERENTE AOS ESTUDOS DO CORPO CONSCIENTE, SEGUNDO O PROFESSOR LE CAMUS, FOI:
I. final do século XIX – 1945.
II. 1945 – 1973.
III. 1973 – até os dias de hoje.
De acordo com as afirmativas acima, assinale a alternativa correta.A ) A afirmativa III está correta.B ) A afirmativa I está correta.C ) As afirmativas I, II e III estão corretas.D ) A afirmativa II está correta.
N1 - Prova Presencial – Educação Psicomotora
PED - PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL
1 ) ALÉM DOS ESTUDOS DA NEUROPSIQUIATRIA, AS PRINCIPAIS CONCEPÇÕES QUE OFERECERAM SUSTENTAÇÃO CIENTÍFICA AO PERÍODO CORPO HÁBIL FORAM:
I. Concepção Anátomo-fisiológica Estática.
II. Concepção Córtico-patológica.
III. Concepção Neurofisiológica.
De acordo com as afirmativas acima, assinale a alternativa correta.A ) A afirmativa I está correta.B ) As afirmativas I, II e III estão corretas.C ) A afirmativa II está correta.D ) A afirmativa III está correta.
2 ) OS OBJETIVOS DA REEDUCAÇÃO PSICOMOTORA, PRINCIPAL SISTEMATIZAÇÃO OFERECIDA POR EDOUARD GUILMAIN AOS ESTUDOS DO CORPO HÁBIL, EM 1935, SÃO:
I. reeducar a atividade tônica (exercícios de atitude, de equilíbrio e de mímica).
II. melhorar a atividade de relação (exercícios de dissociação e de coordenação motora com apoio lúdico).
III. desenvolver o controle motor (exercícios de inibição para os instáveis e de desinibição para os emotivos).
De acordo com as afirmativas acima, assinale a alternativa correta.A ) As afirmativas I e II estão corretas.B ) A afirmativa III está correta.C ) A afirmativa I está correta.D ) As afirmativas I, II e III estão corretas.
3 ) OBSERVE ABAIXO:“O corpo sutil é agora o corpo capaz de acolher, pôr em ordem e conservar a informação emanada do seu próprio funcionamento e do meio (físico e humano) no qual se insere [...]. Se o corpo sutil do primeiro período tinha por matriz uma psicologia ainda muito enfeudada à Neurologia, agora uma psicologia mais autônoma irá constituir a principal referência teórica dos investigadores e técnicos da Psicomotricidade.” (LE CAMUS, 1986, p. 31)
A citação acima se refere ao período da Psicomotricidade denominado como:
I. Corpo Hábil.
II. Corpo Consciente.
III. Corpo Significante.
De acordo com as afirmativas acima, assinale a alternativa correta.A ) As afirmativas I, II e III estão corretas.B ) A afirmativa II está correta.C ) A afirmativa III está correta.D ) A afirmativa I está correta.
4 ) O PERÍODO HISTÓRICO REFERENTE AOS ESTUDOS DO CORPO CONSCIENTE, SEGUNDO O PROFESSOR LE CAMUS, FOI:
I. final do século XIX – 1945.
II. 1945 – 1973.
III. 1973 – até os dias de hoje.
De acordo com as afirmativas acima, assinale a alternativa correta.A ) A afirmativa III está correta.B ) A afirmativa I está correta.C ) As afirmativas I, II e III estão corretas.D ) A afirmativa II está correta.
PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO
1. Uma ideia é começar com uma tarefa fácil e interessante, alguma coisa que propicie um sentimento de satisfação.
• Outras formas de iniciar o estudo pode ser revisar os pontos principais da última aula. Essa afirmação corresponde a uma das capacidades que envolvem o desenvolvimento do ato de estudar. Trata-se da capacidade de aprendizagem eficiente.
• intelectual.
• motivacional.
• organizacional.
2. Para a teoria psicanalítica, a vida sexual inicia-se
• realmente na fase adulta, com a personalidade formada.
• na adolescência, com o corpo próximo da maturidade.
• com manifestações claras logo depois do nascimento.
• na adolescência, com a definição de personalidade.
3. Ações educacionais para o desenvolvimento psicomotor e a aprendizagem significativa compreendem
• coordenação perceptivo-motora e imagem corporal.
• capacidade de abstração e descrição de experiências.
• desenvolvimento de autonomia e competência social.
• tolerância à frustração e estabilidade do humor.
4. São considerados autores que deram continuidade aos conceitos piagetianos na atualidade:
• Yves ves de La Taile, Emilia Ferreiro.
• Cristina Kupfer, Alfredo Jerusalinski.
• Arminda Aberastury, Erik Erikson.
• Leandro Lajounguiere, Lino de Macedo.
Os testes de inteligência foram criados por Alfred Binet e Theodore Simon. Descreva qual o objetivo desses testes.
O objetivo desse teste era avaliar as mais variadas funções como julgamento, compreensão e raciocínio, para detectar o nível de inteligência ou retardo mental nas escolas de Paris em crianças e adultos.
Se o governo investisse mais em recursos educacionais acabaria com o problema da educação no Brasil?
Creio que acabar não seria a palavra correta, pois investir apenas em recursos não seria o ideal, a educação brasileira sofre com diversos problemas, falta de escola, equipamentos, estruturas das mais diversas, capacitação e reciclagem de profissionais entre outras. Além da necessidade de reformular efetivamente o sistema educacional de nosso país.
Quais circunstâncias estão relacionadas à dimensão sociocultural da aprendizagem?
A dimensão sociocultural da aprendizagem corresponde as circunstâncias sociais, econômicas e culturais as quais o individuo está submetido e que podem limitar ou reduzir sua capacidade de aprender, como por exemplo: desnutrição, pobreza, desorganização familiar.
O que significa inteligência para Howard Gardner?
Para Gardner, a inteligência é a integração articulada de vários fatores ou habilidades que formam a base de diferenças individuais. Gardner defende a teoria das múltiplas inteligências, para ele a inteligência é a habilidade de resolver problemas ou criar dentro de ambientes culturais.
Excluir1. Uma ideia é começar com uma tarefa fácil e interessante, alguma coisa que propicie um sentimento de satisfação.
• Outras formas de iniciar o estudo pode ser revisar os pontos principais da última aula. Essa afirmação corresponde a uma das capacidades que envolvem o desenvolvimento do ato de estudar. Trata-se da capacidade de aprendizagem eficiente.
• intelectual.
• motivacional.
• organizacional.
2. Para a teoria psicanalítica, a vida sexual inicia-se
• realmente na fase adulta, com a personalidade formada.
• na adolescência, com o corpo próximo da maturidade.
• com manifestações claras logo depois do nascimento.
• na adolescência, com a definição de personalidade.
3. Ações educacionais para o desenvolvimento psicomotor e a aprendizagem significativa compreendem
• coordenação perceptivo-motora e imagem corporal.
• capacidade de abstração e descrição de experiências.
• desenvolvimento de autonomia e competência social.
• tolerância à frustração e estabilidade do humor.
4. São considerados autores que deram continuidade aos conceitos piagetianos na atualidade:
• Yves ves de La Taile, Emilia Ferreiro.
• Cristina Kupfer, Alfredo Jerusalinski.
• Arminda Aberastury, Erik Erikson.
• Leandro Lajounguiere, Lino de Macedo.
Os testes de inteligência foram criados por Alfred Binet e Theodore Simon. Descreva qual o objetivo desses testes.
O objetivo desse teste era avaliar as mais variadas funções como julgamento, compreensão e raciocínio, para detectar o nível de inteligência ou retardo mental nas escolas de Paris em crianças e adultos.
Se o governo investisse mais em recursos educacionais acabaria com o problema da educação no Brasil?
Creio que acabar não seria a palavra correta, pois investir apenas em recursos não seria o ideal, a educação brasileira sofre com diversos problemas, falta de escola, equipamentos, estruturas das mais diversas, capacitação e reciclagem de profissionais entre outras. Além da necessidade de reformular efetivamente o sistema educacional de nosso país.
Quais circunstâncias estão relacionadas à dimensão sociocultural da aprendizagem?
A dimensão sociocultural da aprendizagem corresponde as circunstâncias sociais, econômicas e culturais as quais o individuo está submetido e que podem limitar ou reduzir sua capacidade de aprender, como por exemplo: desnutrição, pobreza, desorganização familiar.
O que significa inteligência para Howard Gardner?
Para Gardner, a inteligência é a integração articulada de vários fatores ou habilidades que formam a base de diferenças individuais. Gardner defende a teoria das múltiplas inteligências, para ele a inteligência é a habilidade de resolver problemas ou criar dentro de ambientes culturais.
Psicologia do Desenvolvimento
POR QUAL MOTIVO, FREUD, VIA UMA IMPOSSIBILIDADE NO ATO DE EDUCAR?
( ) Por causa do poder cultural.
( x ) Por causa do conflito de desejos professor/aluno
( ) Por causa da insatisfação canalizada
( ) Por causa do inconsciente pulsional do professor.
PARA ERIKSON, A IDENTIDADE:
( ) é uma fase que se dá no desenvolvimento biológico do sujeito.
( ) depende do reconhecimento legal pela comunidade do sujeito.
( ) depende das condições de vida intra-uterina e da relação materno-infantil.
( x ) depende de uma constante reorganização durante o processo de desenvolvimento.
É CARACTERÍSTICA DO ESTÁGIO DO PERSONALISMO PARA WALLON:
( ) relação materno-infantil.
( ) predominância cognitiva.
( x ) formação da personalidade.
( ) andar e falar.
A ANALOGIA ENTRE A MENTE E O COMPUTADOR É PRINCIPALMENTE EM RELAÇÃO:
( ) ao uso de instruções mentais fornecidas mecanicamente.
( ) ao predomínio da consciência.
( ) ao processamento de informações.
( ) às transformações tecnológicas maturacionais.
SÃO GRUPOS DE PESQUISADORES DAS CIÊNCIAS COGNITIVAS:
( ) psicanalistas e fenomenologistas.
( x ) neuropsicólogos e cientistas cognitivos.
( ) anatomistas e fisiologistas.
( ) médicos e bioquímicos.
O DESENVOLVIMENTO CAMINHA DO SOCIAL PARA O INDIVIDUAL. ISSO SIGNIFICA QUE AO NASCER A CRIANÇA:
( ) já produz conhecimentos inatos.
( ) elabora os processos inatos.
( ) está imersa num mundo cultural.
( ) reproduz conteúdos armazenados.
EMBORA DIFERENCIE ESCOLA E EDUCAÇÃO, VYGOTSKY AFIRMA QUE NA ESCOLA:
( ) o conhecimento é absorvido passivamente.
( ) pela educação, o professor libera a criança para aprender sozinha.
( ) o professor planeja o desenvolvimento racionaldo aluno.
( ) as relações de conhecimento são intencionais e planejadas.
O SURGIMENTO DO PENSAMENTO VERBAL E DA LINGUAGEM MOSTRA A PASSAGEM DO:
( x ) biológico para o sociocultural.
( ) social para o biológico.
( ) sociocultural para o biológico.
( ) inato para o biológico.
AS DIFERENÇAS LINGÜÍSTICAS SÃO PRODUZIDAS:
( x ) pelos contextos e culturas variados.
( ) pela fala específica de cada um.
( ) pelas construções inatas da fala.
( ) pelos sons diversos produzidos.
O MODELO DE DESENVOLVIMENTO DO INDIVÍDUO PROPOSTO POR PIAGET ENVOLVE O INTERCÂMBIO ENTRE:
( x ) o organismo e o ambiente.
( ) o inato e o biológico.
( ) o ambiente e os reflexos.
( ) a aprendizagem e a família.
O PROCESSO PSICOLÓGICO QUE PERMITE A COMPREENSÃO DA LINGUAGEM FALADA PELOS OUTROS É:
( ) naturalidade.
( ) mediação.
( ) lógica.
( x ) internalização.
QUE TIPOS DE INSTRUMENTO PERMITIRAM QUE O SER HUMANO ATUASSE SOBRE O MEIO?
( ) Musicais
( ) Simbólicos
( ) Materiais
( x ) Materiais e simbólicos
PARA VYGOTSKY, NO PROCESSO DE HUMANIZAÇÃO, O HOMEM SE CONSTRÓI:
( ) pela dualidade corpo-alma.
( ) pela separação de outros homens.
( x ) pela construção de seu corpo e alma.
( ) pelas interações feitas com outros homens.
UMA DAS INTELIGÊNCIAS ESTUDADAS POR GARDNER MOSTRA A POSSIBILIDADE DE REPRESENTAR IDÉIAS EM MOVIMENTO, O QUE CARACTERIZA A INTELIGÊNCIA:
( ) temporal
( ) musical
( ) social
( x ) cinestésica
O PENSAMENTO PRÉ-OPERATÓRIO É CARACTERIZADO:
( ) pela reversibilidade do pensamento.
( ) pelo desenvolvimento do inconsciente.
( x ) pelo egocentrismo.
( ) pelo pensamento lógico.
ExcluirPOR QUAL MOTIVO, FREUD, VIA UMA IMPOSSIBILIDADE NO ATO DE EDUCAR?
( ) Por causa do poder cultural.
( x ) Por causa do conflito de desejos professor/aluno
( ) Por causa da insatisfação canalizada
( ) Por causa do inconsciente pulsional do professor.
PARA ERIKSON, A IDENTIDADE:
( ) é uma fase que se dá no desenvolvimento biológico do sujeito.
( ) depende do reconhecimento legal pela comunidade do sujeito.
( ) depende das condições de vida intra-uterina e da relação materno-infantil.
( x ) depende de uma constante reorganização durante o processo de desenvolvimento.
É CARACTERÍSTICA DO ESTÁGIO DO PERSONALISMO PARA WALLON:
( ) relação materno-infantil.
( ) predominância cognitiva.
( x ) formação da personalidade.
( ) andar e falar.
A ANALOGIA ENTRE A MENTE E O COMPUTADOR É PRINCIPALMENTE EM RELAÇÃO:
( ) ao uso de instruções mentais fornecidas mecanicamente.
( ) ao predomínio da consciência.
( ) ao processamento de informações.
( ) às transformações tecnológicas maturacionais.
SÃO GRUPOS DE PESQUISADORES DAS CIÊNCIAS COGNITIVAS:
( ) psicanalistas e fenomenologistas.
( x ) neuropsicólogos e cientistas cognitivos.
( ) anatomistas e fisiologistas.
( ) médicos e bioquímicos.
O DESENVOLVIMENTO CAMINHA DO SOCIAL PARA O INDIVIDUAL. ISSO SIGNIFICA QUE AO NASCER A CRIANÇA:
( ) já produz conhecimentos inatos.
( ) elabora os processos inatos.
( ) está imersa num mundo cultural.
( ) reproduz conteúdos armazenados.
EMBORA DIFERENCIE ESCOLA E EDUCAÇÃO, VYGOTSKY AFIRMA QUE NA ESCOLA:
( ) o conhecimento é absorvido passivamente.
( ) pela educação, o professor libera a criança para aprender sozinha.
( ) o professor planeja o desenvolvimento racionaldo aluno.
( ) as relações de conhecimento são intencionais e planejadas.
O SURGIMENTO DO PENSAMENTO VERBAL E DA LINGUAGEM MOSTRA A PASSAGEM DO:
( x ) biológico para o sociocultural.
( ) social para o biológico.
( ) sociocultural para o biológico.
( ) inato para o biológico.
AS DIFERENÇAS LINGÜÍSTICAS SÃO PRODUZIDAS:
( x ) pelos contextos e culturas variados.
( ) pela fala específica de cada um.
( ) pelas construções inatas da fala.
( ) pelos sons diversos produzidos.
O MODELO DE DESENVOLVIMENTO DO INDIVÍDUO PROPOSTO POR PIAGET ENVOLVE O INTERCÂMBIO ENTRE:
( x ) o organismo e o ambiente.
( ) o inato e o biológico.
( ) o ambiente e os reflexos.
( ) a aprendizagem e a família.
O PROCESSO PSICOLÓGICO QUE PERMITE A COMPREENSÃO DA LINGUAGEM FALADA PELOS OUTROS É:
( ) naturalidade.
( ) mediação.
( ) lógica.
( x ) internalização.
QUE TIPOS DE INSTRUMENTO PERMITIRAM QUE O SER HUMANO ATUASSE SOBRE O MEIO?
( ) Musicais
( ) Simbólicos
( ) Materiais
( x ) Materiais e simbólicos
PARA VYGOTSKY, NO PROCESSO DE HUMANIZAÇÃO, O HOMEM SE CONSTRÓI:
( ) pela dualidade corpo-alma.
( ) pela separação de outros homens.
( x ) pela construção de seu corpo e alma.
( ) pelas interações feitas com outros homens.
UMA DAS INTELIGÊNCIAS ESTUDADAS POR GARDNER MOSTRA A POSSIBILIDADE DE REPRESENTAR IDÉIAS EM MOVIMENTO, O QUE CARACTERIZA A INTELIGÊNCIA:
( ) temporal
( ) musical
( ) social
( x ) cinestésica
O PENSAMENTO PRÉ-OPERATÓRIO É CARACTERIZADO:
( ) pela reversibilidade do pensamento.
( ) pelo desenvolvimento do inconsciente.
( x ) pelo egocentrismo.
( ) pelo pensamento lógico.
A PESSOA COM TENDÊNCIAS EXAGERADAS COM LIMPEZA MOSTRA FIXAÇÃO E/OU FRUSTRAÇÕES NA FASE CHAMADA POR FREUD DE:
( ) verbal.
( x ) anal.
( ) fálica.
( ) oral.
QUAL É A TEORIA QUE, ALÉM DE REONHECER AS DIVERSAS E INDEPENDENTES FACETAS QUE COMPÕEM AS INTELIGÊNCIAS, AINDA PRECONIZA A INTERDEPENDÊNCIA ENTRE DUAS OU MAIS DELAS?
( ) Estruturalismo.
( x ) Inteligências múltiplas.
( ) Genética
( ) Fenomenológica.
NA TEORIA PIAGETIANA, O CONCEITO DE EQUILIBRAÇÃO É:
( ) um processo necessário para o equilíbrio motor.
( x ) um processo de organização das estruturas cognitivas em um sistema coerente, que possibilite ao indivíduo uma adaptação à realidade.
( ) uma lei que regula o aparecimento dos estágios.
( ) um conceito secundário, que está presente apenas nos primeiros meses de vida
POR QUE AS CIÊNCIAS COGNITIVAS TÊM AJUDADO A COMPREENDER O SER HUMANO HOJE?
( ) Pelo interesse pelas informações produzidas pelo homem.
( ) Por dar maior atenção aos idosos com doenças mentais.
( ) Por estabelecer ligação entre os estágios operatórios.
( x ) Pela busca das relações entre cérebro e mente.
A MAIORIA DAS CRIANÇAS DE QUATRO ANOS DE IDADE SE ENCONTRA EM UM PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO COGNITIVO CARACTERÍSTICO DO ESTÁGIO CHAMADO:
( x ) pré-operatório.
( ) sensório-motor.
( ) operatório-formal.
( ) operatório-concreto.
SÃO CONSIDERADOS MECANISMOS DE DEFESA:
( ) id, ego e superego.
( x ) negação, projeção e deslocamento.
( ) complexo de Édipo e castração
( ) inconsciente, pré-consciente e consciente
NA VISÃO DE WALLON, AO LONGO DO DESENVOLVIMENTO, OS ASPECTOS EMOCIONAIS E COGNITIVOS SE ALTERNAM. NO COMPORTAMENTO DO BEBÊ PREDOMINA O ASPECTO:
( ) reflexivo.
( ) racional.
( ) social.
( x ) emocional
A FRASE: "DEVE TER CONHECIMENTO DA ORIGEM E DA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO E DE SUA VINCULAÇÃO COM O MODO PELO QUAL A CRIANÇA PENSA E CONSTRÓI OS SEUS CONCEITOS" ESTÁ ANALISANDO O PAPEL:
( ) da família.
( ) da sociedade.
( ) da escola.
( x ) do professor.
PARA A VISÃO INTERACIONISTA, O DESENVOLVIMENTO HUMANO É CONSTRUÍDO:
( ) por fatores exclusivamente biológicos.
( x ) pela inter-relação entre fatores biológicos e ambientais.
( ) por fatores exclusivamente ambientais.
( ) por questões presentes na essência de cada indivíduo.
NESSA FASE DE DESENVOLVIMENTO, POR VOLTA DE 7 ANOS, O REAL E A FANTASIA NÃO SE MISTURAM MAIS. ESSA É UMA CARACTERÍSTICA DO:
( ) período sensorial.
( ) período motor e abstrato.
( ) período de operações formais.
( x ) período operatório concreto
O FENOMENO DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL FOI ANALISADO POR WALLON DENTRO DA PERSPECTIVA:
( x ) orgânica, biológica e social, mais as relações entre esses vários fatores.
( ) social.
( ) psicológica.
( ) biológica.
PARA FREUD, O INSTINTO SEXUAL, A MANIFESTAÇÃO DINÂMICA DO QUE NA VIDA MENTAL CHAMAMOS DE LIBIDO, É BÁSICO PARA A CONSTITUIÇÃO DO:
( ) inconciente.
( x ) eu.
( ) corpo.
( ) cérebro.
PARA PIAGET, A AÇÃO É A FONTE DO CONHECIMENTO QUANDO:
( ) ativa seus reflexos.
( x ) age sobre os objetos.
( ) se favorece o ambiente para que a criança realize a ação.
( ) são fornecidos objetos para a criança agir.
Excluir( ) verbal.
( x ) anal.
( ) fálica.
( ) oral.
QUAL É A TEORIA QUE, ALÉM DE REONHECER AS DIVERSAS E INDEPENDENTES FACETAS QUE COMPÕEM AS INTELIGÊNCIAS, AINDA PRECONIZA A INTERDEPENDÊNCIA ENTRE DUAS OU MAIS DELAS?
( ) Estruturalismo.
( x ) Inteligências múltiplas.
( ) Genética
( ) Fenomenológica.
NA TEORIA PIAGETIANA, O CONCEITO DE EQUILIBRAÇÃO É:
( ) um processo necessário para o equilíbrio motor.
( x ) um processo de organização das estruturas cognitivas em um sistema coerente, que possibilite ao indivíduo uma adaptação à realidade.
( ) uma lei que regula o aparecimento dos estágios.
( ) um conceito secundário, que está presente apenas nos primeiros meses de vida
POR QUE AS CIÊNCIAS COGNITIVAS TÊM AJUDADO A COMPREENDER O SER HUMANO HOJE?
( ) Pelo interesse pelas informações produzidas pelo homem.
( ) Por dar maior atenção aos idosos com doenças mentais.
( ) Por estabelecer ligação entre os estágios operatórios.
( x ) Pela busca das relações entre cérebro e mente.
A MAIORIA DAS CRIANÇAS DE QUATRO ANOS DE IDADE SE ENCONTRA EM UM PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO COGNITIVO CARACTERÍSTICO DO ESTÁGIO CHAMADO:
( x ) pré-operatório.
( ) sensório-motor.
( ) operatório-formal.
( ) operatório-concreto.
SÃO CONSIDERADOS MECANISMOS DE DEFESA:
( ) id, ego e superego.
( x ) negação, projeção e deslocamento.
( ) complexo de Édipo e castração
( ) inconsciente, pré-consciente e consciente
NA VISÃO DE WALLON, AO LONGO DO DESENVOLVIMENTO, OS ASPECTOS EMOCIONAIS E COGNITIVOS SE ALTERNAM. NO COMPORTAMENTO DO BEBÊ PREDOMINA O ASPECTO:
( ) reflexivo.
( ) racional.
( ) social.
( x ) emocional
A FRASE: "DEVE TER CONHECIMENTO DA ORIGEM E DA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO E DE SUA VINCULAÇÃO COM O MODO PELO QUAL A CRIANÇA PENSA E CONSTRÓI OS SEUS CONCEITOS" ESTÁ ANALISANDO O PAPEL:
( ) da família.
( ) da sociedade.
( ) da escola.
( x ) do professor.
PARA A VISÃO INTERACIONISTA, O DESENVOLVIMENTO HUMANO É CONSTRUÍDO:
( ) por fatores exclusivamente biológicos.
( x ) pela inter-relação entre fatores biológicos e ambientais.
( ) por fatores exclusivamente ambientais.
( ) por questões presentes na essência de cada indivíduo.
NESSA FASE DE DESENVOLVIMENTO, POR VOLTA DE 7 ANOS, O REAL E A FANTASIA NÃO SE MISTURAM MAIS. ESSA É UMA CARACTERÍSTICA DO:
( ) período sensorial.
( ) período motor e abstrato.
( ) período de operações formais.
( x ) período operatório concreto
O FENOMENO DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL FOI ANALISADO POR WALLON DENTRO DA PERSPECTIVA:
( x ) orgânica, biológica e social, mais as relações entre esses vários fatores.
( ) social.
( ) psicológica.
( ) biológica.
PARA FREUD, O INSTINTO SEXUAL, A MANIFESTAÇÃO DINÂMICA DO QUE NA VIDA MENTAL CHAMAMOS DE LIBIDO, É BÁSICO PARA A CONSTITUIÇÃO DO:
( ) inconciente.
( x ) eu.
( ) corpo.
( ) cérebro.
PARA PIAGET, A AÇÃO É A FONTE DO CONHECIMENTO QUANDO:
( ) ativa seus reflexos.
( x ) age sobre os objetos.
( ) se favorece o ambiente para que a criança realize a ação.
( ) são fornecidos objetos para a criança agir.
EM SUA CONFERÊNCIA NO 2.º CONGRESSO PSICONEUROLÓGICO, VYGOTSKY BUSCOU EXPLICITAR AS BASES DA PSICOLOGIA MATERIALISTA, COM O OBJETIVO DE:
( ) unir duas visões: a que queria a psicologia como ciência natural (empirista) e a idealista, que acreditava que a vida psíquica não poderia ser alvo de estudo.
( x ) construir uma "nova psicologia", uma teoria marxista do pensamento humano.
( ) restringir o conceito de psicologia empirista e findar com a idealista.
( ) dar continuidade a uma forma de psicologia que já havia se estabelecido.
ENTENDE-SE O CONCEITO DE DESENVOLVIMENTO HUMANO COMO:
( ) um processo existencial, divino, e sem influência humana.
( ) um processo comportamental relacionado ao modo de estimulação ambiental fornecido pelo meio.
( x ) um processo construtivo, mediatizado, de múltipla influência entre sujeito e meio, desde a criança até o adulto.
( ) algo pronto, inato, que apenas aguarda o amadurecimento cerebral para se manifestar.
OS CONCEITOS QUE A CRIANÇA FAZ DOS OBJETOS E QUE SÃO INTERNALIZADOS SÃO:
( x ) apropriados por ela de forma gradual.
( ) instáveis socialmente.
( ) componentes inatos de sua linguagem.
( ) incorporados automaticamente ao léxico cerebral.
A LIBIDO PARA FREUD REPRESENTA:
( ) a energia aprendida.
( ) a genital feminina.
( ) o sexo masculino.
( x ) o instinto sexual.
O MÉTODO DE INVESTIGAÇÃO PSICANALÍTICA UTILIZADA E LEGITIMADO POR FREUD COMO TÉCNICA:
( ) da associação compartilhada.
( x ) da associação livre.
( ) da conceituação interna.
( ) da transferência psíquica.
GARDNER CONSTRUIU SUA TEORIA SOBRE INTELIGÊNCIA APOIADO NA IDÉIA DA MULTIPLICIDADE DA INTELIGÊNCIA. ISSO SIGNIFICA QUE A MENTE HUMANA:
( ) depende de estímulos inatos.
( ) é local da inteligência geral.
( x ) comporta múltiplas inteligências.
( ) é um sistema único e invariável.
UM PRINCÍPIO BÁSICO DA TEORIA FREUDIANA É A NOÇÃO DE QUE EXISTE:
( x ) uma sexualidade infantil.
( ) uma função espiritual no indivíduo.
( ) uma libido feminina.
( ) uma energia aprendida.
A TEORIA DE SKINNER MOSTRA QUE PARA MANTER UM COMPORTAMENTO USAMOS:
( ) os estímulos incondicionados.
( ) a recompensa mental.
( x ) os reforçadores positivos e negativos.
( ) os reflexos aprendidos.
Excluir( ) unir duas visões: a que queria a psicologia como ciência natural (empirista) e a idealista, que acreditava que a vida psíquica não poderia ser alvo de estudo.
( x ) construir uma "nova psicologia", uma teoria marxista do pensamento humano.
( ) restringir o conceito de psicologia empirista e findar com a idealista.
( ) dar continuidade a uma forma de psicologia que já havia se estabelecido.
ENTENDE-SE O CONCEITO DE DESENVOLVIMENTO HUMANO COMO:
( ) um processo existencial, divino, e sem influência humana.
( ) um processo comportamental relacionado ao modo de estimulação ambiental fornecido pelo meio.
( x ) um processo construtivo, mediatizado, de múltipla influência entre sujeito e meio, desde a criança até o adulto.
( ) algo pronto, inato, que apenas aguarda o amadurecimento cerebral para se manifestar.
OS CONCEITOS QUE A CRIANÇA FAZ DOS OBJETOS E QUE SÃO INTERNALIZADOS SÃO:
( x ) apropriados por ela de forma gradual.
( ) instáveis socialmente.
( ) componentes inatos de sua linguagem.
( ) incorporados automaticamente ao léxico cerebral.
A LIBIDO PARA FREUD REPRESENTA:
( ) a energia aprendida.
( ) a genital feminina.
( ) o sexo masculino.
( x ) o instinto sexual.
O MÉTODO DE INVESTIGAÇÃO PSICANALÍTICA UTILIZADA E LEGITIMADO POR FREUD COMO TÉCNICA:
( ) da associação compartilhada.
( x ) da associação livre.
( ) da conceituação interna.
( ) da transferência psíquica.
GARDNER CONSTRUIU SUA TEORIA SOBRE INTELIGÊNCIA APOIADO NA IDÉIA DA MULTIPLICIDADE DA INTELIGÊNCIA. ISSO SIGNIFICA QUE A MENTE HUMANA:
( ) depende de estímulos inatos.
( ) é local da inteligência geral.
( x ) comporta múltiplas inteligências.
( ) é um sistema único e invariável.
UM PRINCÍPIO BÁSICO DA TEORIA FREUDIANA É A NOÇÃO DE QUE EXISTE:
( x ) uma sexualidade infantil.
( ) uma função espiritual no indivíduo.
( ) uma libido feminina.
( ) uma energia aprendida.
A TEORIA DE SKINNER MOSTRA QUE PARA MANTER UM COMPORTAMENTO USAMOS:
( ) os estímulos incondicionados.
( ) a recompensa mental.
( x ) os reforçadores positivos e negativos.
( ) os reflexos aprendidos.
PARA HOWARD GARDNER, POSSUÍMOS:
( ) uma grande inteligência organizada no sistema nervoso.
( x ) diferentes inteligências que possuem autonomia e são interdependentes.
( ) múltiplas heranças genéticas das inteligências desenvolvidas por nossos antepassados.
( ) muitas inteligências isoladas.
QUANDO NOS RELACIONAMOS COM O MUNDO EXTERNO, NOSSA INTELIGÊNCIA NOS FAZ ESTABELECER:
( ) relações afetivas com a aprendizagem.
( ) um padrão único de respostas.
( x ) funções vitais tradicionais.
( ) relações de adaptação ao ambiente.
PODEMOS DIZER QUE O QUE DISTINGUE O MOVIMENTO DE UM GESTO E O SOM DE UMA PALAVRA É:
( x ) a interpretação dada pelo adulto.
( ) a cultura nativa.
( ) o significado apropriado pela criança.
( ) o cérebro organizado.
PARA PIAGET, O CONHECIMENTO DEPENDE:
( x ) das interações do sujeito com o objeto.
( ) dos processos reflexos.
( ) do registro de percepções.
( ) das possibilidades afetivas.
QUAL A PRINCIPAL CARACTERÍSTICA DO MÉTODO PSICANALÍTICO?
( ) Controle de variáveis.
( ) Diagnóstico operatório.
( x ) Associação livre.
( ) Experimento controlado.
O QUE NOS DISTANCIOU DAS FORMAS DE ATIVIDADE ANIMAL, SEGUNDO VYGOTSKY, FOI:
( ) os hábitos.
( ) as atividades mecânicas.
( x ) a linguagem.
( ) as experiências inatas.
PARA ERICKSON, O MOMENTO CRÍTICO DE INTEGRAÇÃO NA FORMAÇÃO DA PERSONALIDADE OCORRE:
( ) na fase pré-natal.
( ) na vida adulta.
( ) na infância.
( x ) na adolescência.
AO TRATAR DA QUESTÃO DA SIGNIFICAÇÃO, VYGOTSKY AFIRMA QUE NOS PRIMEIROS MESES DE VIDA:
( ) o agir da criança é vazio de significado tanto para ela como para o outro que está próximo.
( ) o outro atribui para a ação da criança um significado que é externo ao significado construído pela criança.
( ) a criança define o significado da ação e esse significado é apropriado pelo adulto.
( x ) a criança busca, a partir de seu agir, expressar suas necessidades, o que será interpretado pelo outro que está próximo e essa interpretação da vontade da criança pelo outro atribui significação a essa ação e posteriormente a criança construirá para si uma representação da interpretação dada pelo outro.
ENTRE AS QUESTÕES EPISTEMOLÓGICAS QUE FUNDAMENTAM A OBRA DE WALLON, PODEMOS DESTACAR:
( ) a fundamentação no estruturalismo, uma vez que, para ele, o processo do desenvolvimento é dividido em estágios.
( ) seu posicionamento contra comparações, pois para ele o ser humano é único.
( ) os pressupostos fundamentais na medicina.
( x ) a forte presença do materialismo dialético.
UMA MULHER QUE RECUSA-SE A ACEITAR A MORTE DE SEU FILHO, ESTÁ USANDO O MECANISMO DE DEFESA CHAMADO:
( ) regressão.
( ) sublimação.
( x ) negação.
( ) projeção
.
4. O CONCEITO DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL SIGNIFICA MODELOS QUE:
( x ) simulam situações cognitivas.
( ) excluem situações cognitivas.
( ) excluem o mental humano.
( ) copiam o computador
Excluir( ) uma grande inteligência organizada no sistema nervoso.
( x ) diferentes inteligências que possuem autonomia e são interdependentes.
( ) múltiplas heranças genéticas das inteligências desenvolvidas por nossos antepassados.
( ) muitas inteligências isoladas.
QUANDO NOS RELACIONAMOS COM O MUNDO EXTERNO, NOSSA INTELIGÊNCIA NOS FAZ ESTABELECER:
( ) relações afetivas com a aprendizagem.
( ) um padrão único de respostas.
( x ) funções vitais tradicionais.
( ) relações de adaptação ao ambiente.
PODEMOS DIZER QUE O QUE DISTINGUE O MOVIMENTO DE UM GESTO E O SOM DE UMA PALAVRA É:
( x ) a interpretação dada pelo adulto.
( ) a cultura nativa.
( ) o significado apropriado pela criança.
( ) o cérebro organizado.
PARA PIAGET, O CONHECIMENTO DEPENDE:
( x ) das interações do sujeito com o objeto.
( ) dos processos reflexos.
( ) do registro de percepções.
( ) das possibilidades afetivas.
QUAL A PRINCIPAL CARACTERÍSTICA DO MÉTODO PSICANALÍTICO?
( ) Controle de variáveis.
( ) Diagnóstico operatório.
( x ) Associação livre.
( ) Experimento controlado.
O QUE NOS DISTANCIOU DAS FORMAS DE ATIVIDADE ANIMAL, SEGUNDO VYGOTSKY, FOI:
( ) os hábitos.
( ) as atividades mecânicas.
( x ) a linguagem.
( ) as experiências inatas.
PARA ERICKSON, O MOMENTO CRÍTICO DE INTEGRAÇÃO NA FORMAÇÃO DA PERSONALIDADE OCORRE:
( ) na fase pré-natal.
( ) na vida adulta.
( ) na infância.
( x ) na adolescência.
AO TRATAR DA QUESTÃO DA SIGNIFICAÇÃO, VYGOTSKY AFIRMA QUE NOS PRIMEIROS MESES DE VIDA:
( ) o agir da criança é vazio de significado tanto para ela como para o outro que está próximo.
( ) o outro atribui para a ação da criança um significado que é externo ao significado construído pela criança.
( ) a criança define o significado da ação e esse significado é apropriado pelo adulto.
( x ) a criança busca, a partir de seu agir, expressar suas necessidades, o que será interpretado pelo outro que está próximo e essa interpretação da vontade da criança pelo outro atribui significação a essa ação e posteriormente a criança construirá para si uma representação da interpretação dada pelo outro.
ENTRE AS QUESTÕES EPISTEMOLÓGICAS QUE FUNDAMENTAM A OBRA DE WALLON, PODEMOS DESTACAR:
( ) a fundamentação no estruturalismo, uma vez que, para ele, o processo do desenvolvimento é dividido em estágios.
( ) seu posicionamento contra comparações, pois para ele o ser humano é único.
( ) os pressupostos fundamentais na medicina.
( x ) a forte presença do materialismo dialético.
UMA MULHER QUE RECUSA-SE A ACEITAR A MORTE DE SEU FILHO, ESTÁ USANDO O MECANISMO DE DEFESA CHAMADO:
( ) regressão.
( ) sublimação.
( x ) negação.
( ) projeção
.
4. O CONCEITO DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL SIGNIFICA MODELOS QUE:
( x ) simulam situações cognitivas.
( ) excluem situações cognitivas.
( ) excluem o mental humano.
( ) copiam o computador
1. A ANALOGIA ENTRE A MENTE E O COMPUTADOR É PRINCIPALMENTE EM RELAÇÃO:
• ao uso de instruções mentais fornecidas mecanicamente.
• ao predomínio da consciência.
• ao processamento de informações.
• às transformações tecnológicas maturacionais.
2. SÃO GRUPOS DE PESQUISADORES DAS CIÊNCIAS COGNITIVAS:
• psicanalistas e fenomenologistas.
• neuropsicólogos e cientistas cognitivos.
• anatomistas e fisiologistas.
• médicos e bioquímicos.
3. O DESENVOLVIMENTO CAMINHA DO SOCIAL PARA O INDIVIDUAL. ISSO SIGNIFICA QUE AO NASCER A CRIANÇA:
• já produz conhecimentos inatos.
• elabora os processos inatos.
• está imersa num mundo cultural.
• reproduz conteúdos armazenados.
4. EMBORA DIFERENCIE ESCOLA E EDUCAÇÃO, VYGOTSKY AFIRMA QUE NA ESCOLA:
• o conhecimento é absorvido passivamente.
• pela educação, o professor libera a criança para aprender sozinha.
• o professor planeja o desenvolvimento racional do aluno.
• as relações de conhecimento são intencionais e planejadas.
PROVA N2 - PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO
1. OS CONCEITOS QUE A CRIANÇA FAZ DOS OBJETOS E QUE SÃO INTERNALIZADOS SÃO:
• apropriados por ela de forma gradual.
• incorporados automaticamente ao léxico cerebral.
• instáveis socialmente.
• componentes inatos de sua linguagem.
2. PARA PIAGET, O DESENVOLVIMENTO OBEDECE A UMA ORDEM DE ESTÁGIOS COM CARACTERÍSTICAS PRÓPRIAS. SACUDIR, MORDER E BELISCAR SÃO ATIVIDADES PRÓPRIAS:
• do período sensório-motor.
• do período de operações formais.
• do período de operações mentais.
• do período operacional.
3. EMBORA DIFERENCIE ESCOLA E EDUCAÇÃO, VYGOTSKY AFIRMA QUE NA ESCOLA:
• o professor planeja o desenvolvimento racional do aluno.
• as relações de conhecimento são intencionais e planejadas.
• pela educação, o professor libera a criança para aprender sozinha.
• o conhecimento é absorvido passivamente.
4. PARA HOWARD GARDNER, POSSUÍMOS:
• diferentes inteligências que possuem autonomia e são interdependentes.
• muitas inteligências isoladas.
• uma grande inteligência organizada no sistema nervoso.
• múltiplas heranças genéticas das inteligências desenvolvidas por nossos antepassados.
•