quarta-feira, dezembro 14, 2016

Intervenção Pedagógica na Escola

Quero agradecer a colaboração de todos com nosso blog.
As respostas corretas estão em verde.
Bons estudos a todos!
Abraços.
Raquel Maschetti


Parte superior do formulário
1. O psicopedagogo para compreender a escola como instituição, também precisa saber sobre o funcionamento das relações humanas.


·         Que importância tem esse conhecimento para o psicopedagogo?

·         Em nenhuma circunstância, a atuação psicopedagógica se respalda nas relações humanas.
·         Na escola há uma diversidade de atores que nela desempenham seus papéis, a partir de um referencial próprio de compreensão das normas e regras que regem a instituição.
·         O psicopedagogo será um profissional que deve atuar individualmente na instituição educacional.
·         A atuação da Psicopedagogia vai ser direcionada aos problemas de relacionamento na instituição educacional.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
2. Leia o texto abaixo:


·         Marque a alternativa correta sobre o objetivo em relação à aprendizagem do aluno, da etapa que diz respeito à pesquisa no desenvolvimento de um projeto.

·         Para o aluno ter uma atividade individual.
·         Para sistematização de conhecimento.
·         Para motivar o aluno a ir em busca de soluções realmente elaboradas.
·         Para socializar o conhecimento.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
3. Por que na Matriz do Pensamento Diagnóstico o contato com a história da instituição deve ser uma ação realizada no final do diagnóstico?

·         Somente porque vai facilitar o trabalho do psicopedagogo.
·         No diagnóstico psicopedagógico institucional o foco é nas dificuldades de aprendizagem.
·         A matriz diagnóstica é um aspecto irrelevante no diagnóstico.
·         Para que os dados históricos não interfiram na visão a-histórica sobre a instituição, visão esta que o psicopedagogo deve ter inicialmente.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
4. O ensinante e o aprendente, segundo Alicia Fernández, quando desenvolvem um vínculo neurótico com o conhecimento, estabelecem que tipo de relação?

·         O ensinante mostra o conhecimento e o aprendente apropria-se dele.
·         O ensinante exibe-se, mostra-se conhecedor, e o aprendente inibe o pensamento.
·         O ensinante esconde e oculta o conhecimento e o aprendente somente espia o conhecimento, sem conseguir mostrar o que aprendeu.
·         O ensinante desmente o conhecimento do aprendente e este anula sua capacidade de pensar.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
5. COMO O MODELO NOSOGRÁFICO DE JORGE VISCA (1987) EXPLICA O SINTOMA EMERGENTE NA DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM?

·         Indicador manifesto de uma situação maior e mais global.
·         Um obstáculo epistemofílico.
·         Deslocado da causa da dificuldade de aprendizagem.
·         A causa principal da dificuldade de aprendizagem.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
6. O distanciamento instrumentalizado é uma atitude esperada pelo psicopedagogo durante o diagnóstico. Essa atitude é baseada em qual princípio?

·         Na reprodução das limitações que o poder destina a cada um.
·         Na necessidade de uma observação que predispõe uma interação, porém garantindo que o psicopedagogo se mantenha fora do processo.
·         No princípio da transformação de cada sujeito da instituição educacional que aprende modalidades de ação.
·         No princípio em que o psicopedagogo opera mudanças que transmitem um processo peculiar de expressão.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
7. Quando se inicia a prática do diagnóstico psicopedagógico institucional o que significa realizar um enquadramento nesse processo?

·         É uma técnica para montar o primeiro sistema de hipóteses.
·         Refere-se apenas a fazer uma entrevista aberta inicial.
·         É o processo de análise do sintoma pela Eocmea.
·         A partir de uma entrevista, tornar constantes as diversas variáveis que podem ocorrer durante o processo por meio de um contrato.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
8. A Teoria Geral dos Sistemas, para o psicopedagogo, refere-se:

·         à possibilidade de uma nova visão sobre o processo de aprendizagem.
·         à necessidade de uma visão linear.
·         a uma teoria que iniciou na Biologia.
·         à única teoria que faz referência à Psicopedagogia.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
9. Que elementos constituem uma organização formal da escola como instituição?

·         Professores, alunos, funcionários e família.
·         Programação, recursos materiais e pessoal escolar.
·         Aprendizagem, avaliação e comunicação.
·         Globalidade, totalidade e linearidade.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
10. Que elementos constituem uma organização formal da escola como instituição?

·         O status interdisciplinar.
·         Professores, alunos, funcionários e família.
·         A globalidade, a totalidade e a linearidade.
·         Programação, recursos materiais e pessoal escolar.
Parte inferior do formulário


7 comentários:

  1. Assinale a resposta correta em relação à ação psicopedagógica na instituição educacional, que caracteriza a
    ampliação dessa ação para além da instituição educacional.

    a ) A ação psicopedagógica é direcionada ao sujeito individualmente.
    b )
    Focaliza sistemas em que o movimento grupal se configura em uma rede de relações desconectada
    com o funcionamento da instituição.

    c )
    A ação psicopedagógica é direcionada para instituições onde o processo de aprendizagem do sujeito
    sofre uma transformação a partir das relações que se estabelecem entre sujeito e instituição.

    d ) A instituição educacional é a única que sofre a ação do psicopedagogo.


    Não sei qual e a resposta me ajudem!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Disciplina: 27 - INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA NA ESCOLA
    Confira as questões e, no final, clique em CONFIRMAR:
    QUESTÃO 1
    Em relação às intervenções psicopedagógicas que podem ser utilizadas pelo psicopedagogo, assinale a
    alternativa correta.

    a ) Interpretação, problematização e informação.
    QUESTÃO 2
    Como é a contextualiação da escola?
    b )
    Como uma instituição com um sistema aberto, com fronteiras que assumem um caráter relacional
    com outros sistemas.
    QUESTÃO 3
    Quais são os aspectos da estrutura e funcionamento familiar que o esquema conceitual proposto por Macedo
    permite apreciação?

    a ) As regras, os subsistemas, o ciclo vital.
    QUESTÃO 4
    Como é a contextualiação da família?
    a )
    A família é um sistema aberto, sendo sua relação com o processo de aprendizagem tanto assistemática
    como sistemática.
    QUESTÃO 5
    Sobre os elementos do sistema escolar, assinale a alternativa correta no que diz respeito ao seu conceito.
    b )
    A programação consiste na previsão das atividades a serem realizadas e das inter-relações a serem
    mantidas para que os objetivos sejam alcançados.
    QUESTÃO 6
    O Cone Invertido é um instrumento idealizado por Pichon Riviére que auxilia o psicopedagogo a fazer a
    leitura dos resultados no diagnóstico psicopedagógico na instituição. Quais são os vetores a serem utilizados
    para essa leitura?

    a ) Pertença, cooperação, pertinência, comunicação, aprendizagem e tele.
    QUESTÃO 7
    O educador atento possibilita ao processo de ensino-aprendizagem o movimento de ir e vir, em que educador
    e educando tornam-se

    c ) ensinante e aprendente.
    QUESTÃO 8
    O pensamento mecanicista e reducionista, que leva a uma visão unidirecional, não dá mais conta da demanda
    do pensamento científico. De que forma essa afirmativa pode explicar a atitude psicopedagógica diante do
    processo de aprendizagem?

    b )
    A atitude psicopedagógica intervém na aprendizagem e seus obstáculos não podem mais ser vistos
    pelo viés da causa e efeito, mas sim pela teia de relações de sua totalidade histórica.
    QUESTÃO 9
    A compreensão da aprendizagem por meio do entendimento do processo construtivo, que propõe o Esquema
    Evolutivo da Aprendizagem, nos posiciona frente à aprendizagem, considerando-a como

    a )
    um processo evolutivo, em que, a partir do nascimento, considerando a carga genética que está presente,
    o sujeito, em constante interação com o meio, vai estabelecendo suas relações vinculares que
    estruturam sua aprendizagem.
    QUESTÃO 10
    Quando nos referimos à Psicopedagogia Clínica e à Psicopedagogia Institucional, por que não estamos
    falando de duas psicopedagogias diferentes?

    c )
    Porque ambas se respaldam em pressupostos teóricos próprios de uma área que vem crescendo em
    volta da compreensão de seu objeto de estudo que é o ser cognoscente.

    ResponderExcluir
  3. FUNDAMENTOS DA PSICOPEDAGOGIA
    Abaixo estão as questões e as alternativas que você selecionou:
    QUESTÃO 1
    A queixa escolar, que se caracteriza como a demanda para o trabalho do psicopedagogo, ao ser analisada sob a ótica da causalidade circular, possibilita ao psicopedagogo na escola:

    a )
    uma visão mais ampliada sobre a queixa, porém que não facilita sua intervenção no todo da instituição.

    b )
    compreender o processo histórico dessa queixa, percebendo o funcionamento da instituição na sua totalidade. CORRETO

    c )
    uma visão da queixa escolar que não está relacionada com a circularidade das relações na instituição educacional.

    d )
    a queixa escolar está sempre relacionada as dificuldades de aprendizagem.

    e )
    pouca flexibilidade para seu agir, pois não consegue atingir que realmente necessita de intervenção.

    Ver justificativa da resposta
    QUESTÃO 2
    Quais são as quatro funções que Sara Pain postula sobre a educação que se insere no processo de aprendizagem?

    a )
    Mantenedora, socializadora, transformadora e repressora. CORRETO

    b )
    Pertinência, pertença, cooperação e comunicação.

    c )
    Interação intrapsíquica e interpsíquica.

    d )
    Protoaprendizagem, deuteroaprendizagem, aprendizagem assistemática e sistemática.


    e )
    Eoca, Eocmea, Ecro e Tele.

    Ver justificativa da resposta
    QUESTÃO 3
    O educador quando se propõe a trabalhar com o lúdico em sala de aula deve se disponibilizar a desenvolver certas atitudes que lhe facilitarão a intervenção por meio do lúdico. Escolha a afirmativa correta no que diz respeito ao desenvolvimento dessas atitudes.




    a )
    Oportunizar atividades em que todos posam vivenciar o sucesso. CORRETO




    b )
    Desenvolver uma visão linear sobre a participação do aluno.




    c )
    Cuidar para que as regras sejam seguidas.




    d )
    Nunca participar das atividades que propõe para os alunos.




    e )
    Evidenciar os erros para que aconteça aprendizagem.




    Ver justificativa da resposta
    QUESTÃO 4
    Qual o significado do uso de sistemas de hipóteses na proposta da Epistemologia Convergente durante o processo diagnóstico psicopedagógico institucional?




    a )
    Está relacionada com o enquadramento/contrato que o Psicopedagogo realiza no início de seu trabalho na instituição.




    b )
    É somente um quadro demonstrativo das tarefas a serem desenvolvidas pelo psicopedagogo.




    c )
    É usado somente para organizar a escrita do psicopedagogo.




    d )
    As hipóteses são apenas para organizar para o psicopedagogo as informações que ele tira de suas observações.




    e )
    Tem o objetivo de, a partir de um pensamento científico em que hipóteses são confirmadas ou não, estabelecer um plano de trabalho para se chegar a hipótese diagnóstica. CORRETO




    Ver justificativa da resposta
    QUESTÃO 5
    O sintoma se caracteriza por ser um indicador manifesto de uma situação mais ampla. Escolha a afirmativa que relaciona esse pensamento com a necessidade de não se ter uma visão reducionista frente a dificuldades de aprendizagem.




    a )
    Para se identificar um sintoma, é necessário um processo de avaliação psicopedagógica.




    b )
    Não há uma única explicação causal para os sintomas que parecem ser tão semelhantes.CORRETO




    c )
    Os sintomas podem ser específicos ou gerais.




    d )
    Um sintoma está sempre relacionado a uma mesma causa.




    e )
    O sintoma da dificuldade para a escrita sempre vai apresentar a mesma causa.




    Ver justificativa da resposta

    ResponderExcluir
  4. QUESTÃO 6
    A Eocmea é uma técnica que foi estruturada para o diagnóstico psicopedagógico institucional. Qual a origem dessa técnica?




    a )

    Esta técnica se refere ao Clima Institucional.



    b )
    A referência é o conceito de ECRO de Pichon Riviére.




    c )
    Essa técnica foi referenciada na Epistemologia Convergente de Jorge Visca, que postulou uma técnica semelhante para o diagnóstico clínico, a EOCA. CORRETO




    d )
    É uma técnica que teve sua origem na Psicopedagogia que atua no âmbito institucional, sem ter uma referência anterior.




    e )
    É uma técnica que tem referencia na Psicanálise e na Epistemologia Genética.




    Ver justificativa da resposta
    QUESTÃO 7
    Sobre diagnóstico psicopedagógico institucional, assinale a alternativa correta.




    a )
    O diagnóstico psicopedagógico é um instrumento único, aplicado apenas nos alunos dentro da instituição escolar.




    b )
    São estratégias que facilitam a intervenção no problema de aprendizagem.




    c )
    A proposta do diagnóstico na instituição baseia-se em pressupostos científicos que caracterizam a compreensão de um fenômeno - a aprendizagem. CORRETO




    d )
    A proposta do diagnóstico psicopedagógico na instituição baseia-se na possibilidade de investigação somente dos alunos com dificuldades de aprendizagem.




    e )
    O diagnóstico psicopedagógico é um instrumento dinâmico composto por seis vetores




    Ver justificativa da resposta
    QUESTÃO 8
    O pensamento mecanicista e reducionista, que leva a uma visão unidirecional, não dá mais conta da demanda do pensamento científico. De que forma essa afirmativa pode explicar a atitude psicopedagógica diante do processo de aprendizagem?

    a )
    A atitude psicopedagógica está respaldada por uma visão unidirecional.

    b )
    O pensamento mecanicista é esperado para a concretização da atitude psicopedagógica.


    c )
    Não há relação da atitude psicopedagógica com o pensamento científico.

    d )
    A atitude psicopedagógica intervém na aprendizagem e seus obstáculos que não podem mais ser vistos pelo viés da causa e efeito, mas sim pela teia de relações de sua totalidade histórica. CORRETO

    e )
    Na concepção do pensamento científico, não se pode incluir a compreensão do processo de conhecimento.

    Ver justificativa da resposta
    QUESTÃO 9
    Segundo Patto (1990) o fracasso escolar é muito menos determinado por questões individuais do que por mecanismos institucionais e políticos. Assinale a alternativa que explica esse pensamento.




    a )
    Aspectos cognitivos e afetivos constitutivos do aluno podem contribuir para as dificuldades de aprendizagem, porém as relações escolares são aspectos que podem modificar ou reforçar qualquer desses aspectos. CORRETO




    b )
    O fracasso escolar é determinado somente por questões cognitivas.




    c )
    As relações escolares são de sobremaneira responsáveis pelas dificuldades de aprendizagem.




    d )
    Mecanismos institucionais e políticos não interferem nas dificuldades de aprendizagem.




    e )
    Os aspectos cognitivos e afetivos são determinantes no fracasso escolar, localizando no aluno a causa para a dificuldade.




    Ver justificativa da resposta
    QUESTÃO 10
    O ensinante e o aprendente, segundo Alicia Fernández, quando desenvolvem um vínculo distanciado com o conhecimento, estabelecem que tipo de relação?




    a )
    O ensinante mostra o conhecimento e o aprendente apropria-se dele.




    b )
    O ensinante desmente o conhecimento do aprendente e esse anula sua capacidade de pensar.




    c )
    O ensinante exibe-se, mostra-se conhecedor, e o aprendente inibe o pensamento.




    d )
    O educando poderá conectar-se com o desejo de conhecer e elegerá os conhecimentos que poderiam articular-se com seu saber.




    e )
    O ensinante esconde e oculta o conhecimento e o aprendente somente espia o conhecimento, sem conseguir mostrar o que aprendeu, enclausurando o que aprendeu. CORRETO

    ResponderExcluir
  5. Segundo Estrela, a escola como instituição pode ser caracterizada por uma pirâmide quadrangular, que em sua base é representada a estrutura da instituição e nas suas faces a dinâmica dessa instituição. Qual a relação desse esquema com o processo de aprendizagem, alvo da atuação psicopedagógica?


    a ) As relações estabelecidas entre a estrutura e a dinâmica caracterizam o clima institucional que, por sua vez, reflete o posicionamento da escola diante do processo de aprendizagem.(correta)


    b ) A relação entre dinâmica e estrutura não estabelece ligação com a atuação psicopedagógica na escola.


    c ) O clima institucional em que se configura o resultado das relações entre estrutura e dinâmica é alvo de atuação somente profissional da psicologia escolar.


    d ) O processo de aprendizagem na escola está relacionado apenas com aspectos pedagógicos.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...