Quero agradecer a colaboração de todos com nosso blog.
As respostas corretas estão em verde.
Bons estudos a todos!
Abraços.
Raquel Maschetti
1. O
psicopedagogo para compreender a escola como instituição, também precisa saber
sobre o funcionamento das relações humanas.
·
Que importância tem esse conhecimento
para o psicopedagogo?
·
Em nenhuma circunstância, a atuação psicopedagógica se respalda nas
relações humanas.
·
Na escola há uma diversidade de atores que nela desempenham seus papéis,
a partir de um referencial próprio de compreensão das normas e regras que regem
a instituição.
·
O psicopedagogo será um profissional que deve atuar individualmente na
instituição educacional.
·
A atuação da Psicopedagogia vai ser direcionada aos problemas de
relacionamento na instituição educacional.
2. Leia o texto
abaixo:
·
Marque a alternativa correta sobre o
objetivo em relação à aprendizagem do aluno, da etapa que diz respeito à
pesquisa no desenvolvimento de um projeto.
·
Para o aluno ter uma atividade individual.
·
Para sistematização de conhecimento.
·
Para motivar o aluno a ir em busca de soluções realmente elaboradas.
·
Para socializar o conhecimento.
3. Por que na
Matriz do Pensamento Diagnóstico o contato com a história da instituição deve
ser uma ação realizada no final do diagnóstico?
·
Somente porque vai facilitar o trabalho do psicopedagogo.
·
No diagnóstico psicopedagógico institucional o foco é nas dificuldades
de aprendizagem.
·
A matriz diagnóstica é um aspecto irrelevante no diagnóstico.
·
Para que os dados históricos não interfiram na visão a-histórica sobre a
instituição, visão esta que o psicopedagogo deve ter inicialmente.
4. O ensinante
e o aprendente, segundo Alicia Fernández, quando desenvolvem um vínculo
neurótico com o conhecimento, estabelecem que tipo de relação?
·
O ensinante mostra o conhecimento e o aprendente apropria-se dele.
·
O ensinante exibe-se, mostra-se conhecedor, e o aprendente inibe o
pensamento.
·
O ensinante esconde e oculta o conhecimento e o aprendente somente espia
o conhecimento, sem conseguir mostrar o que aprendeu.
·
O ensinante desmente o conhecimento do aprendente e este anula sua
capacidade de pensar.
5. COMO O
MODELO NOSOGRÁFICO DE JORGE VISCA (1987) EXPLICA O SINTOMA EMERGENTE NA
DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM?
·
Indicador manifesto de uma situação maior e mais global.
·
Um obstáculo epistemofílico.
·
Deslocado da causa da dificuldade de aprendizagem.
·
A causa principal da dificuldade de aprendizagem.
6. O
distanciamento instrumentalizado é uma atitude esperada pelo psicopedagogo
durante o diagnóstico. Essa atitude é baseada em qual princípio?
·
Na reprodução das limitações que o poder destina a cada um.
·
Na necessidade de uma observação que predispõe uma interação, porém
garantindo que o psicopedagogo se mantenha fora do processo.
·
No princípio da transformação de cada sujeito da instituição educacional
que aprende modalidades de ação.
·
No princípio em que o psicopedagogo opera mudanças que transmitem um
processo peculiar de expressão.
7. Quando se
inicia a prática do diagnóstico psicopedagógico institucional o que significa
realizar um enquadramento nesse processo?
·
É uma técnica para montar o primeiro sistema de hipóteses.
·
Refere-se apenas a fazer uma entrevista aberta inicial.
·
É o processo de análise do sintoma pela Eocmea.
·
A partir de uma entrevista, tornar constantes as diversas variáveis que
podem ocorrer durante o processo por meio de um contrato.
8. A Teoria
Geral dos Sistemas, para o psicopedagogo, refere-se:
·
à possibilidade de uma nova visão sobre o processo de aprendizagem.
·
à necessidade de uma visão linear.
·
a uma teoria que iniciou na Biologia.
·
à única teoria que faz referência à Psicopedagogia.
9. Que
elementos constituem uma organização formal da escola como instituição?
·
Professores, alunos, funcionários e família.
·
Programação, recursos materiais e pessoal escolar.
·
Aprendizagem, avaliação e comunicação.
·
Globalidade, totalidade e linearidade.
10. Que
elementos constituem uma organização formal da escola como instituição?
·
O status interdisciplinar.
·
Professores, alunos, funcionários e família.
·
A globalidade, a totalidade e a linearidade.
·
Programação, recursos materiais e pessoal escolar.
Assinale a resposta correta em relação à ação psicopedagógica na instituição educacional, que caracteriza a
ResponderExcluirampliação dessa ação para além da instituição educacional.
a ) A ação psicopedagógica é direcionada ao sujeito individualmente.
b )
Focaliza sistemas em que o movimento grupal se configura em uma rede de relações desconectada
com o funcionamento da instituição.
c )
A ação psicopedagógica é direcionada para instituições onde o processo de aprendizagem do sujeito
sofre uma transformação a partir das relações que se estabelecem entre sujeito e instituição.
d ) A instituição educacional é a única que sofre a ação do psicopedagogo.
Não sei qual e a resposta me ajudem!!!!!!
A resposta correta é a "C"
ExcluirDisciplina: 27 - INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA NA ESCOLA
ResponderExcluirConfira as questões e, no final, clique em CONFIRMAR:
QUESTÃO 1
Em relação às intervenções psicopedagógicas que podem ser utilizadas pelo psicopedagogo, assinale a
alternativa correta.
a ) Interpretação, problematização e informação.
QUESTÃO 2
Como é a contextualiação da escola?
b )
Como uma instituição com um sistema aberto, com fronteiras que assumem um caráter relacional
com outros sistemas.
QUESTÃO 3
Quais são os aspectos da estrutura e funcionamento familiar que o esquema conceitual proposto por Macedo
permite apreciação?
a ) As regras, os subsistemas, o ciclo vital.
QUESTÃO 4
Como é a contextualiação da família?
a )
A família é um sistema aberto, sendo sua relação com o processo de aprendizagem tanto assistemática
como sistemática.
QUESTÃO 5
Sobre os elementos do sistema escolar, assinale a alternativa correta no que diz respeito ao seu conceito.
b )
A programação consiste na previsão das atividades a serem realizadas e das inter-relações a serem
mantidas para que os objetivos sejam alcançados.
QUESTÃO 6
O Cone Invertido é um instrumento idealizado por Pichon Riviére que auxilia o psicopedagogo a fazer a
leitura dos resultados no diagnóstico psicopedagógico na instituição. Quais são os vetores a serem utilizados
para essa leitura?
a ) Pertença, cooperação, pertinência, comunicação, aprendizagem e tele.
QUESTÃO 7
O educador atento possibilita ao processo de ensino-aprendizagem o movimento de ir e vir, em que educador
e educando tornam-se
c ) ensinante e aprendente.
QUESTÃO 8
O pensamento mecanicista e reducionista, que leva a uma visão unidirecional, não dá mais conta da demanda
do pensamento científico. De que forma essa afirmativa pode explicar a atitude psicopedagógica diante do
processo de aprendizagem?
b )
A atitude psicopedagógica intervém na aprendizagem e seus obstáculos não podem mais ser vistos
pelo viés da causa e efeito, mas sim pela teia de relações de sua totalidade histórica.
QUESTÃO 9
A compreensão da aprendizagem por meio do entendimento do processo construtivo, que propõe o Esquema
Evolutivo da Aprendizagem, nos posiciona frente à aprendizagem, considerando-a como
a )
um processo evolutivo, em que, a partir do nascimento, considerando a carga genética que está presente,
o sujeito, em constante interação com o meio, vai estabelecendo suas relações vinculares que
estruturam sua aprendizagem.
QUESTÃO 10
Quando nos referimos à Psicopedagogia Clínica e à Psicopedagogia Institucional, por que não estamos
falando de duas psicopedagogias diferentes?
c )
Porque ambas se respaldam em pressupostos teóricos próprios de uma área que vem crescendo em
volta da compreensão de seu objeto de estudo que é o ser cognoscente.
Obrigada por sua Colaboração!.
ExcluirFUNDAMENTOS DA PSICOPEDAGOGIA
ResponderExcluirAbaixo estão as questões e as alternativas que você selecionou:
QUESTÃO 1
A queixa escolar, que se caracteriza como a demanda para o trabalho do psicopedagogo, ao ser analisada sob a ótica da causalidade circular, possibilita ao psicopedagogo na escola:
a )
uma visão mais ampliada sobre a queixa, porém que não facilita sua intervenção no todo da instituição.
b )
compreender o processo histórico dessa queixa, percebendo o funcionamento da instituição na sua totalidade. CORRETO
c )
uma visão da queixa escolar que não está relacionada com a circularidade das relações na instituição educacional.
d )
a queixa escolar está sempre relacionada as dificuldades de aprendizagem.
e )
pouca flexibilidade para seu agir, pois não consegue atingir que realmente necessita de intervenção.
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 2
Quais são as quatro funções que Sara Pain postula sobre a educação que se insere no processo de aprendizagem?
a )
Mantenedora, socializadora, transformadora e repressora. CORRETO
b )
Pertinência, pertença, cooperação e comunicação.
c )
Interação intrapsíquica e interpsíquica.
d )
Protoaprendizagem, deuteroaprendizagem, aprendizagem assistemática e sistemática.
e )
Eoca, Eocmea, Ecro e Tele.
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 3
O educador quando se propõe a trabalhar com o lúdico em sala de aula deve se disponibilizar a desenvolver certas atitudes que lhe facilitarão a intervenção por meio do lúdico. Escolha a afirmativa correta no que diz respeito ao desenvolvimento dessas atitudes.
a )
Oportunizar atividades em que todos posam vivenciar o sucesso. CORRETO
b )
Desenvolver uma visão linear sobre a participação do aluno.
c )
Cuidar para que as regras sejam seguidas.
d )
Nunca participar das atividades que propõe para os alunos.
e )
Evidenciar os erros para que aconteça aprendizagem.
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 4
Qual o significado do uso de sistemas de hipóteses na proposta da Epistemologia Convergente durante o processo diagnóstico psicopedagógico institucional?
a )
Está relacionada com o enquadramento/contrato que o Psicopedagogo realiza no início de seu trabalho na instituição.
b )
É somente um quadro demonstrativo das tarefas a serem desenvolvidas pelo psicopedagogo.
c )
É usado somente para organizar a escrita do psicopedagogo.
d )
As hipóteses são apenas para organizar para o psicopedagogo as informações que ele tira de suas observações.
e )
Tem o objetivo de, a partir de um pensamento científico em que hipóteses são confirmadas ou não, estabelecer um plano de trabalho para se chegar a hipótese diagnóstica. CORRETO
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 5
O sintoma se caracteriza por ser um indicador manifesto de uma situação mais ampla. Escolha a afirmativa que relaciona esse pensamento com a necessidade de não se ter uma visão reducionista frente a dificuldades de aprendizagem.
a )
Para se identificar um sintoma, é necessário um processo de avaliação psicopedagógica.
b )
Não há uma única explicação causal para os sintomas que parecem ser tão semelhantes.CORRETO
c )
Os sintomas podem ser específicos ou gerais.
d )
Um sintoma está sempre relacionado a uma mesma causa.
e )
O sintoma da dificuldade para a escrita sempre vai apresentar a mesma causa.
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 6
ResponderExcluirA Eocmea é uma técnica que foi estruturada para o diagnóstico psicopedagógico institucional. Qual a origem dessa técnica?
a )
Esta técnica se refere ao Clima Institucional.
b )
A referência é o conceito de ECRO de Pichon Riviére.
c )
Essa técnica foi referenciada na Epistemologia Convergente de Jorge Visca, que postulou uma técnica semelhante para o diagnóstico clínico, a EOCA. CORRETO
d )
É uma técnica que teve sua origem na Psicopedagogia que atua no âmbito institucional, sem ter uma referência anterior.
e )
É uma técnica que tem referencia na Psicanálise e na Epistemologia Genética.
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 7
Sobre diagnóstico psicopedagógico institucional, assinale a alternativa correta.
a )
O diagnóstico psicopedagógico é um instrumento único, aplicado apenas nos alunos dentro da instituição escolar.
b )
São estratégias que facilitam a intervenção no problema de aprendizagem.
c )
A proposta do diagnóstico na instituição baseia-se em pressupostos científicos que caracterizam a compreensão de um fenômeno - a aprendizagem. CORRETO
d )
A proposta do diagnóstico psicopedagógico na instituição baseia-se na possibilidade de investigação somente dos alunos com dificuldades de aprendizagem.
e )
O diagnóstico psicopedagógico é um instrumento dinâmico composto por seis vetores
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 8
O pensamento mecanicista e reducionista, que leva a uma visão unidirecional, não dá mais conta da demanda do pensamento científico. De que forma essa afirmativa pode explicar a atitude psicopedagógica diante do processo de aprendizagem?
a )
A atitude psicopedagógica está respaldada por uma visão unidirecional.
b )
O pensamento mecanicista é esperado para a concretização da atitude psicopedagógica.
c )
Não há relação da atitude psicopedagógica com o pensamento científico.
d )
A atitude psicopedagógica intervém na aprendizagem e seus obstáculos que não podem mais ser vistos pelo viés da causa e efeito, mas sim pela teia de relações de sua totalidade histórica. CORRETO
e )
Na concepção do pensamento científico, não se pode incluir a compreensão do processo de conhecimento.
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 9
Segundo Patto (1990) o fracasso escolar é muito menos determinado por questões individuais do que por mecanismos institucionais e políticos. Assinale a alternativa que explica esse pensamento.
a )
Aspectos cognitivos e afetivos constitutivos do aluno podem contribuir para as dificuldades de aprendizagem, porém as relações escolares são aspectos que podem modificar ou reforçar qualquer desses aspectos. CORRETO
b )
O fracasso escolar é determinado somente por questões cognitivas.
c )
As relações escolares são de sobremaneira responsáveis pelas dificuldades de aprendizagem.
d )
Mecanismos institucionais e políticos não interferem nas dificuldades de aprendizagem.
e )
Os aspectos cognitivos e afetivos são determinantes no fracasso escolar, localizando no aluno a causa para a dificuldade.
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 10
O ensinante e o aprendente, segundo Alicia Fernández, quando desenvolvem um vínculo distanciado com o conhecimento, estabelecem que tipo de relação?
a )
O ensinante mostra o conhecimento e o aprendente apropria-se dele.
b )
O ensinante desmente o conhecimento do aprendente e esse anula sua capacidade de pensar.
c )
O ensinante exibe-se, mostra-se conhecedor, e o aprendente inibe o pensamento.
d )
O educando poderá conectar-se com o desejo de conhecer e elegerá os conhecimentos que poderiam articular-se com seu saber.
e )
O ensinante esconde e oculta o conhecimento e o aprendente somente espia o conhecimento, sem conseguir mostrar o que aprendeu, enclausurando o que aprendeu. CORRETO
Segundo Estrela, a escola como instituição pode ser caracterizada por uma pirâmide quadrangular, que em sua base é representada a estrutura da instituição e nas suas faces a dinâmica dessa instituição. Qual a relação desse esquema com o processo de aprendizagem, alvo da atuação psicopedagógica?
ResponderExcluira ) As relações estabelecidas entre a estrutura e a dinâmica caracterizam o clima institucional que, por sua vez, reflete o posicionamento da escola diante do processo de aprendizagem.(correta)
b ) A relação entre dinâmica e estrutura não estabelece ligação com a atuação psicopedagógica na escola.
c ) O clima institucional em que se configura o resultado das relações entre estrutura e dinâmica é alvo de atuação somente profissional da psicologia escolar.
d ) O processo de aprendizagem na escola está relacionado apenas com aspectos pedagógicos.