DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR -
1º RESUMÃO PARA ESTUDO!
Pessoal todas as provas que estou recebendo vou juntar neste post, a partir de agora.
* Todas as alternativas corretas
estão marcadas na cor vermelha.
** Caso você identifique algum erro
nas questões, por gentileza comunicar, através do e-mail:
rmaschetti@gmail.com, para que possamos efetuar as correções.
*** questões com destaque amarelo
estão confusas ou não localizei a resposta.
|
A questão primordial que hoje se
coloca para a metodologia de ensino é da concepção de uma metodologia que
minimize as diferenças econômicas, sociais e culturais. Há, portanto,
necessidade de orientar o professor para que procure uma maneira de
( ) simplificação da ação docente.
( ) mediação entre o professor e
recursos de ensino.
(x) integração do professor e do aluno de modo
contextualizado.
( ) ação docente desvinculada do fato educativo.
|
A tarefa do professor hoje é, acima de tudo,
ensinar os seus alunos a pensar. Uma atividade que pode estimulá-los a
conseguir isso é a
repetição. cópia. avaliação. exposição. |
É a abordagem teórico-prática dos
processos de ensino e de aprendizagem, além de modalidades técnicas de
organizar o ensino e a aprendizagem.
Prática Pedagógica Dialógica.
Epistemologia da Prática
Profissional.
Prática Pedagógica.
Metodologia do Ensino Superior.
|
É a técnica mais tradicional de
ensino, que consiste na apresentação de um tema logicamente estruturado na
qual o professor assume o paradigma do diálogo, adequando-o às novas experiências
de ensino.
( ) Método de solução de
problemas.
( x ) Aula expositiva
( ) Trabalho em grupo.
( ) Método de projetos.
|
É necessário que o professor
repense a docência universitária focalizada na transformação da aula no
Ensino Superior, o que implica que ele enfrente o desafio de compreender os
tempos novos, para abarcar os anseios das novas gerações e auscultar os rumos
do futuro. Para isso, é necessário que o professor:
(x) dialogue com a realidade, inserindo-se nela como sujeito criativo, para formar o sujeito histórico capaz de definir o seu destino e nele participar ativamente. ( ) compreenda que ensinar significa transferir pacotes e meramente repassar o saber. ( ) aprenda sempre, saiba pensar, informe-se e refaça todo o dia a informação, questionando-se. ( ) entenda que a formação básica visa dotar o universitário da característica de pensar crítica e criativamente e de mantê-lo em estado permanente de atualização. |
É uma necessidade que se impõe,
cada vez mais, no cenário universitário, a fim de que os objetivos de
educação, de um curso ou de uma disciplina sejam satisfatoriamente atingidos.
( ) Planejamento educacional.
( ) Planejamento curricular.
(x) Planejamento didático.
( ) Planejamento escolar.
|
Leia abaixo
A relação
professor-aluno que se funda na criticidade, na inquietude, na curiosidade
epistemológica, no compromisso com o rigor metodológico e ético com os
sujeitos que interagem, a teia de relações que envolvem o conhecimento como
categoria nos processos de ensinar e aprender denominamos de
(x) relação
pedagógica crítica.
( ) memória
crítica.
( ) relação
professor-aluno.
( ) autonomia
intelectual.
|
Na instituição
universitária, a aula é a forma predominante de organização do processo de
ensino.
Na aula se criam,
se desenvolvem e se transformam as condições necessárias para que os
universitários assimilem conhecimentos, habilidades, atitudes e convicções e
desenvolvam suas capacidades cognoscitivas. Mas a maneira de utilizá-la, no
entanto, deve ser adequada às novas exigências e aos objetivos que temos,
como
( ) a mensagem transmitida pelo professor não pode ser contestada, devendo ser aceita sem discussões e com obrigação de repeti-la.
(x) a mensagem é
simples pretexto para desencadear a participação dos alunos, podendo haver
contestação, pesquisa e discussão, sempre que oportuno e necessário.
( ) o
estabelecimento dos objetivos da exposição deve se dar de forma clara.
( ) o professor
dirige perguntas aos alunos sobre algo que estudaram.
|
No trabalho
docente, a avaliação constitui uma tarefa didática e contínua que deve
acompanhar o processo ensino-aprendizagem. Assim, uma das funções pedagógicas
da avaliação é
( ) Organizar os alunos em grupos para lhes dar
orientação mais adequada dentro da turma.
( ) realizar provas e atribuir nota aos alunos.
(x) realizar um
diagnóstico do processo educativo, buscando aprimorá-lo.
( ) verificar o quanto cada aluno aprende por meio do
uso de instrumentos de medida.
|
No trabalho docente, o professor
seleciona e organiza vários métodos de ensino e vários procedimentos
didáticos em função das características de cada matéria.
Por isso, ao escolher uma metodologia de ensino, ele deve considerar os seguintes princípios básicos.
I. A adequação dos objetivos
estabelecidos para o ensino e para a aprendizagem.
II. A natureza do conteúdo a ser ensinado e o tipo de aprendizagem a efetivar-se. III. As características dos alunos como faixa etária, nível de desenvolvimento mental, o grau de interesse, suas expectativas de aprendizagem.
IV. As condições físicas da
instituição e o tempo disponível.
De acordo com as afirmativas acima, assinale a alternativa correta. (x) As afirmativas I, II, III e IV estão corretas.
( ) Apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas.
( ) Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.
( ) Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas.
|
O conteúdo de
ensino serve de base para a aquisição de conhecimentos, conceitos, princípios
e para desenvolvimento de hábitos, habilidades e atitudes.
É por meio dos
conteúdos curriculares que alcançamos os objetivos estabelecidos para o
processo educacional. A seleção dos conteúdos programáticos deve basear-se
nos seguintes critérios:
( ) organização vertical, flexibilidade, utilidade e adequação ao nível de desenvolvimento do aluno.
( ) organização horizontal, validade, flexibilidade e
adequação ao tempo disponível.
( ) organização, aplicação, flexibilidade e
significação.
(x) validade,
utilidade, significação, flexibilidade e adequação ao tempo disponível.
|
O principal
instrumento que o professor universitário deve utilizar para alcançar os objetivos
propostos em seu planejamento didático é:
( ) a avaliação.
( ) o livro didático.
(x) o método.
( ) a fixação.
|
O professor, quando organiza os
conteúdos de ensino em nível de complexidade crescente, está atendendo
à flexibilidade dos objetivos.
à ordenação vertical dos
conteúdos.
aos objetivos propostos para cada
período de determinado curso.
à subjetividade dos conteúdos de
ensino.
|
O que se funda na
criticidade, na inquietude, na curiosidade epistemológica, no compromisso com
o rigor metodológico e ético com os sujeitos que interagem, a teia de
relações que envolve o conhecimento como categoria nos processos de ensinar e
aprender denominamos de:
( ) relação pedagógica crítica.
(x) relação
professor-aluno.
( ) memória crítica.
( ) autonomia intelectual.
|
Observe:
A pedagogia
crítico-social dos conteúdos, que está preocupada com a perspectiva de
elevação cultural dos educandos a partir da articulação entre o mundo vivido
e a cultura elaborada, propõe-se a
( ) colocar toda a atenção em modos instrucionais que
possibilitem controle efetivo dos resultados.
( ) utilizar procedimentos que impeçam o papel diretivo
do professor, sob pena de negar-se a si mesmo.
( ) centrar os
procedimentos de ensino na exposição dos conhecimentos.
( ) utilizar
procedimentos de ensino que viabilizem a retomada da vivência dos
(x) alunos, elevando-a
a um novo patamar de compreensão, pela apropriação ativa dos conhecimentos
elaborados pelo pensamento crítico.
|
Segue abaixo
Atividades
desenvolvidas pelos professores universitários, orientados para a preparação
de futuros profissionais. Tais atividades são regidas pelo mundo da vida e da
profissão, alicerçadas não só em conhecimentos, saberes e fazeres, mas também
em relações interpessoais e vivências de cunho afetivo, valorativo e ético,
indicando que a atividade docente não se esgota na dimensão técnica, mas
remete ao que de mais pessoal existe em cada professor. Estamos falando de
(x) docência superior
( ) formação docente.
( ) saberes docentes.
( ) solidão pedagógica.
|
Tomando por base as
características fundamentais do professor e do educando, como seres humanos e
como sujeitos da práxis pedagógica,verificamos que o
( ) planejamento, a execução e a avaliação serão satisfatórios se não forem processados dentro de mínimos parâmetros de criticidade.
( ) professor
não deve estar atento ao fato de que o educando é um sujeito.
(x) papel do professor
está em criar condições para que o educando aprenda e se desenvolva de forma
ativa, inteligível e sistemática.
( ) professor
é professor e o educando é educando.
|
Ao planejar o desenvolvimento das
atividades de sua disciplina para o ano letivo, o professor universitário
está fazendo
uma ementa.
um plano de ação.
um programa de disciplina.
um projeto de pesquisa.
|
Questionário
Organizado por: Raquel Maschetti
Ultima
Atualização: 07/01/2017
|
sexta-feira, abril 07, 2017
Questionário Didática do Ensino Superior - [Material para estudo]
Assinar:
Postar comentários (Atom)
-
AS l, ll,lll,lV,V,Vl pratica de leitura escrita AS ll Pergunta 1 0,15 em 0,15 pontos Identifique quais dentre as questões a seguir dev...
-
O ambiente de aprendizado pode fazer muita diferença para os estudos e motivação. Por isso resolvi começar alguns posts sobre organização...
-
N1 – PROVA PRESENCIAL – PSICOPEDAGOGIA DISCIPLINA: EDUCAÇÃO PSICOMOTORA. QUESTÃO (1) O PERIODO DENOMINADO CORPO HABIL É MARCADO: I - POR...
Abaixo estão as questões e as alternativas que você selecionou:
ResponderExcluirQUESTÃO 1
A questão primordial que hoje se coloca para a metodologia de ensino é da concepção de uma metodologia que minimize as diferenças econômicas, sociais e culturais. Há, portanto, necessidade de orientar o professor para que procure uma maneira de
a ) ação docente desvinculada do fato educativo.
b ) integração do professor e do aluno de modo contextualizado.RESPOSTA CORRETA
c ) mediação entre o professor e recursos de ensino.
d ) simplificação da ação docente.
QUESTÃO 2
Na instituição universitária, a aula é a forma predominante de organização do processo de ensino. Na aula
se criam, se desenvolvem e se transformam as condições necessárias para que os universitários assimilem
conhecimentos, habilidades, atitudes e convicções e desenvolvam suas capacidades cognoscitivas. Mas a
maneira de utilizá-la, no entanto, deve ser adequada às novas exigências e aos objetivos que temos, como
a ) o professor dirige perguntas aos alunos sobre algo que estudaram.
b ) o estabelecimento dos objetivos da exposição deve se dar de forma clara.
c ) a mensagem é simples pretexto para desencadear a participação dos alunos, podendo haver contestação,
pesquisa e discussão, sempre que oportuno e necessário.RESPOSTA CORRETA
d ) a mensagem transmitida pelo professor não pode ser contestada, devendo ser aceita sem discussões
e com obrigação de repeti-la.
QUESTÃO 3
Tomando por base as características fundamentais do professor e do educando, como seres humanos e como sujeitos da práxis pedagógica, verificamos que o
a ) professor é professor e o educando é educando.
b ) papel do professor está em criar condições para que o educando aprenda e se desenvolva de forma ativa, inteligível e sistemática.RESPOSTA CORRETA
c ) professor não deve estar atento ao fato de que o educando é um sujeito.
d ) planejamento, a execução e a avaliação serão satisfatórios se não forem processados dentro de mínimos parâmetros de criticidade.
QUESTÃO 4
O processo de ensino se caracteriza pela combinação de atividades do professor e dos alunos. As ações do professor, por meio das quais se organizam as atividades de ensino, e dos alunos para atingir os objetivos do trabalho docente em relação a um conteúdo específico são chamadas de
a ) métodos de ensino.RESPOSTA CORRETA
b ) atividades educacionais.
c ) estratégias de ensino.
d ) técnicas de ensino.
QUESTÃO 5
ResponderExcluirÉ a técnica mais tradicional de ensino, que consiste na apresentação de um tema logicamente estruturado na qual o professor assume o paradigma do diálogo, adequando-o às novas experiências de ensino.
a ) Método de projetos.
b ) Trabalho em grupo.Método de solução de problemas.
c ) Método de solução de problemas.
d ) Aula expositiva.RESPOSTA CORRETA
QUESTÃO 6
Estamos vivendo uma época de crise que abrange os planos econômico, social e político, tanto no âmbito nacional como internacional. Essa crise gera grandes inquietações e insegurança. Nessas circunstâncias, a educação é chamada a participar na busca de soluções. Existe já uma vigorosa reflexão crítica sobre a problemática educacional e há uma busca de caminhos para a promoção de uma ação educativa
a ) comprometida com a manutenção de uma prática humana direcionada por uma determinada concepção teórica.
b ) comprometida com uma sociedade mais justa, humana e democrática.RESPOSTA CORRETA
c ) em que o professor transmite o conhecimento aplicado de forma mecânica.
d ) voltada para a concepção de mera transmissão do conhecimento acadêmico.
QUESTÃO 7
É uma necessidade que se impõe, cada vez mais, no cenário universitário, a fim de que os objetivos de educação,
de um curso ou de uma disciplina sejam satisfatoriamente atingidos.
a ) Planejamento escolar.
b ) Planejamento didático.RESPOSTA CORRETA
c ) Planejamento curricular.
d ) Planejamento educacional.
QUESTÃO 8
O conteúdo de ensino serve de base para a aquisição de conhecimentos, conceitos, princípios e para o desenvolvimento
de hábitos, habilidades e atitudes. É por meio dos conteúdos curriculares que alcançamos os
objetivos estabelecidos para o processo educacional. A seleção dos conteúdos programáticos deve basear-se
nos seguintes critérios:
a ) organização horizontal, validade, flexibilidade e adequação ao tempo disponível.
b ) organização, aplicação, flexibilidade e significação.
c ) organização vertical, flexibilidade, utilidade e adequação ao tempo disponível.
d ) validade, utilidade, significação, flexibilidade e adequação ao nível de desenvolvimento do aluno.RESPOSTA CORRETA
QUESTÃO 9
Documento, sempre provisório, que afirma publicamente aquilo em que acredita uma determinada comunidade acadêmica educativa e que busca fundamentar uma prática pedagógica concreta, elaborado num processo participativo de construção de significados, no esforço de definir e configurar uma nova identidade à instituição.
a ) Projeto Político Pedagógico.RESPOSTA CORRETA
b ) Políticas Públicas.
c ) Gestão de Educação Superior.
d ) Reforma Curricular.
QUESTÃO 10
Ao planejar o desenvolvimento das atividades de sua disciplina para o ano letivo, o professor universitário
está fazendo
a ) um programa de disciplina.RESPOSTA CORRETA
b ) uma ementa.
c ) um projeto de pesquisa.
d ) um plano de ação.
QUESTÃO 5
ResponderExcluirA tarefa do professor hoje é, acima de tudo, ensinar os seus alunos a pensar. Uma atividade que pode
estimulá-los a conseguir isso é a
a ) repetição.
b ) exposição.
c ) avaliação.
d ) cópia.
Expo
ResponderExcluir