1. Relacione a
primeira coluna com a segunda, numerando esta de acordo com a similaridade
entre os conceitos e a sua explicação.
·
(1) Leonardo da Vinci (pular_linha)
(2) Arte abstrata (pular_linha)
(3) Idealização (pular_linha)
(4) Representação figurativa (pular_linha)
(5) Amedeo Modigliani(pular_linha)
(pular_linha)
( ) Representação artística independente do mundo real. (pular_linha)
( ) Mestre do Renascimento, foi pintor, escultor, arquiteto, engenheiro etc. Estudou anatomia e deixou muitas páginas com esboços de figuras, vários desenhos detalhados e anotações de suas pesquisas. Autor da Mona Lisa, de 1503-1506, é mestre no domínio da perspectiva, do claro-escuro e da representação realista das figuras. ( ) Concepção de representação da realidade como algo perfeito, procurando não apenas reproduzir o que há de melhor na natureza, mas também de aperfeiçoá-la, retirando as falhas e eliminando as arestas.(pular_linha)
( ) Artista que recorre às formas simplificadas e alongadas das máscaras africanas, criando figuras de pescoço alongado. (pular_linha)
(pular_linha)
( ) Pressupõe uma certa fidelidade da imagem em relação ao objeto real. Mesmo quando modificamos ou deformamos, ainda assim temos o predomínio desse modo de representação. (pular_linha)
(pular_linha)
A sequência correta é:
(2) Arte abstrata (pular_linha)
(3) Idealização (pular_linha)
(4) Representação figurativa (pular_linha)
(5) Amedeo Modigliani(pular_linha)
(pular_linha)
( ) Representação artística independente do mundo real. (pular_linha)
( ) Mestre do Renascimento, foi pintor, escultor, arquiteto, engenheiro etc. Estudou anatomia e deixou muitas páginas com esboços de figuras, vários desenhos detalhados e anotações de suas pesquisas. Autor da Mona Lisa, de 1503-1506, é mestre no domínio da perspectiva, do claro-escuro e da representação realista das figuras. ( ) Concepção de representação da realidade como algo perfeito, procurando não apenas reproduzir o que há de melhor na natureza, mas também de aperfeiçoá-la, retirando as falhas e eliminando as arestas.(pular_linha)
( ) Artista que recorre às formas simplificadas e alongadas das máscaras africanas, criando figuras de pescoço alongado. (pular_linha)
(pular_linha)
( ) Pressupõe uma certa fidelidade da imagem em relação ao objeto real. Mesmo quando modificamos ou deformamos, ainda assim temos o predomínio desse modo de representação. (pular_linha)
(pular_linha)
A sequência correta é:
·
2, 1, 3, 5, 4.
·
2, 3, 4, 1, 5.
·
1, 5, 2, 4, 3.
·
1, 5, 4, 3, 2.
2. Os
instrumentos musicais, se classificados de acordo com a forma de obtenção do
som, podem ser divididos em:
·
instrumentos que vibram, que são
chacoalhados e que são batidos.
·
instrumentos de sopro, de cordas,
de percussão e eletrônicos.
·
instrumentos de madeira, de plástico,
de ferro e de fibra.
·
instrumentos antigos, medievais e
modernos.
3. Nas
composições, podemos usar os recursos da figuração, da abstração, da deformação
e da estilização. Podemos observar que nas representações figurativas, o
artista
·
cria uma representação figurativa
quando usa apenas formas básicas, simplificando ou reduzindo os detalhes
visuais.
·
usa a figuração quando deforma a
temática e a representa de modo independente do mundo real.
·
mantém uma certa fidelidade com
os objetos ou seres do nosso entorno, pois tem por objetivo copiar, por meio da
linguagem plástica, os aspectos visíveis do mundo. No entanto, não podemos
perder de vista que nem mesmo a cópia é um exercício passivo, mas, antes, fruto
de uma escolha do artista.
·
só consegue representar usando a
figuração quando reduz os objetos a formas geométricas deformadas, rompendo com
qualquer fidelidade da imagem em relação com o mundo visível.
4. Observe com
atenção a imagem.
·
A composição acima é uma serigrafia do
artista Andy Warhol, um dos expoentes da Pop Art, na qual ele utiliza os
seguintes recursos estilísticos:
·
figura destacada do fundo, repetição
das formas em ritmo alternado e com equilíbrio oculto.
·
figura e fundo ambíguos, repetição das
formas em ritmo concêntrico e com equilíbrio assimétrico.
·
serigrafia com repetição das formas
em ritmo uniforme e fundo chapado.
·
serigrafia com repetição das
formas em ritmo uniforme e fundo chapado.
·
repetição das formas em ritmo
concêntrico e crescente, fundo em perspectiva e detalhamento das figuras.
·
figura destacada do fundo, repetição
das formas em ritmo alternado e com equilíbrio oculto.
·
figura e fundo ambíguos, repetição das
formas em ritmo concêntrico e com equilíbrio assimétrico.
·
repetição das formas em ritmo
concêntrico e crescente, fundo em perspectiva e detalhamento das figuras.
5. As três
questões que envolvem o encaminhamento metodológico do ensino de música são:
·
relação entre os blocos de conteúdos,
relação entre os gêneros da música e relação entre as formas musicais.
·
ação, representação e audição.
·
relação entre a atividade de
apreciação e produção musical, realidade cultural da escola como ponto de
partida do trabalho e articulação entre os conteúdos dos diversos grupos.
·
ouvir, tocar e dançar.
6. Relacione a
primeira coluna com a segunda, numerando esta de acordo com a similaridade
entre os conceitos e a sua explicação.
·
(1) Simetria axial(pular_linha)
(2) Deformação(pular_linha)
(3) Pablo Picasso(pular_linha)
(4) Alexander Calder(pular_linha)
(5) Natureza-morta(pular_linha)
(pular_linha)
( ) Estratégia que permite alterar, mudar as dimensões dos objetos, tendo em vista a necessidade de chamar atenção sobre um aspecto, de reforçar um sentimento, de surpreender etc.(pular_linha)
( ) Forma de organização espacial equilibrada, na qual os elementos se repetem como imagens refletidas em um espelho, em ambos os lados do eixo ou dos eixos.(pular_linha)
( ) Quadros que podem conter desde arranjos de frutas, vasilhas(pular_linha)
decoradas, até aves e peixes em bandejas sobre toalhas(pular_linha)
ou tecidos arranjados sobre uma mesa, uma variedade de(pular_linha)
objetos.(pular_linha)
( ) Autor do mural Guernica, de 1937, um quadro histórico que representa, além do sofrimento do povo espanhol, o efeito devastador das guerras, numa pintura monocromática na qual não há distinção entre as figuras e o fundo e a posição frontal e a de perfil na representação das pessoas.(pular_linha)
( ) Faz parte de um grupo que experimentou materiais pouco convencionais ? arame, latas, discos de metal ? e construiu stabiles, objetos assentados sobre uma base, e móbiles.(pular_linha)
(pular_linha)
A sequência correta entre os conceitos e a sua explicação é:(pular_linha)
(2) Deformação(pular_linha)
(3) Pablo Picasso(pular_linha)
(4) Alexander Calder(pular_linha)
(5) Natureza-morta(pular_linha)
(pular_linha)
( ) Estratégia que permite alterar, mudar as dimensões dos objetos, tendo em vista a necessidade de chamar atenção sobre um aspecto, de reforçar um sentimento, de surpreender etc.(pular_linha)
( ) Forma de organização espacial equilibrada, na qual os elementos se repetem como imagens refletidas em um espelho, em ambos os lados do eixo ou dos eixos.(pular_linha)
( ) Quadros que podem conter desde arranjos de frutas, vasilhas(pular_linha)
decoradas, até aves e peixes em bandejas sobre toalhas(pular_linha)
ou tecidos arranjados sobre uma mesa, uma variedade de(pular_linha)
objetos.(pular_linha)
( ) Autor do mural Guernica, de 1937, um quadro histórico que representa, além do sofrimento do povo espanhol, o efeito devastador das guerras, numa pintura monocromática na qual não há distinção entre as figuras e o fundo e a posição frontal e a de perfil na representação das pessoas.(pular_linha)
( ) Faz parte de um grupo que experimentou materiais pouco convencionais ? arame, latas, discos de metal ? e construiu stabiles, objetos assentados sobre uma base, e móbiles.(pular_linha)
(pular_linha)
A sequência correta entre os conceitos e a sua explicação é:(pular_linha)
·
2, 1, 5, 3, 4.
·
1, 2, 5, 4, 3.
·
5, 2, 1, 3, 4.
·
4, 5, 3, 1, 2.
7. De acordo
com o estudo das técnicas, as composições visuais podem ser classificadas em
·
bidimensionais, quando utilizamos duas
dimensões. Suas principais técnicas são: o desenho, a gravura, a publicidade e
as pinturas nas paredes das cavernas; e composições gráficas com as seguintes
técnicas: o cinema, o design, o vídeo e a gravura.
·
bidimensionais, com as técnicas do
desenho, da pintura, da gravura, da fotografia; e multidimensionais, com as técnicas
em que o artista se utiliza da forma, do espaço e do tempo como dimensões
estéticas.
·
multidimensionais, com as técnicas do
desenho, da pintura, da gravura, da fotografia; tridimensionais, com as
técnicas em que o artista se utiliza da forma, do espaço e do tempo como
dimensões estéticas.
·
bidimensionais, quando utilizamos
duas dimensões ? altura e largura ? como no desenho, na fotografia, na pintura,
na gravura; e tridimensionais, quando utilizamos as três dimensões ? altura,
largura e profundidade ? como nas esculturas em baixo relevo, alto relevo e em
relevo escavado.
8. Observe a
representação do espaço no mural A Última Ceia, de Leonardo da Vinci.
·
De acordo com a representação,
·
as figuras são planas e rígidas e não
apresentam uma sensação de volume.
·
Leonardo consegue dar volume à
figura por meio de um sombreado suave que vai do claro ao escuro,
característica que é própria do período conhecido como Renascimento.
·
o espaço é irreal e completamente
desprovido de profundidade, pois não há intenção alguma de representar o espaço
no qual as formas e figuras estão situadas aleatoriamente.
·
há um certo efeito de profundidade
graças à bidimensionalidade do conjunto.
·
Leonardo consegue dar volume à figura
por meio de um sombreado suave que vai do claro ao escuro, característica que é
própria do período conhecido como Renascimento.
·
o espaço é irreal e completamente
desprovido de profundidade, pois não há intenção alguma de representar o espaço
no qual as formas e figuras estão situadas aleatoriamente.
·
as figuras são planas e rígidas e não
apresentam uma sensação de volume.
·
há um certo efeito de profundidade
graças à bidimensionalidade do conjunto.
9. Os cinco
elementos formadores do som são:
·
intensidade, duração, timbre,
densidade e altura.
·
intensidade, força, relatividade,
sonoridade e intenção.
·
gênero, forma, tipo, ordem e
sonoridade.
·
ritmo, forma, timbre, altura e força.
10. É POR MEIO
DESSE ELEMENTO FORMADOR QUE PODEMOS DIFERENCIAR E IDENTIFICAR OS SONS.
·
Timbre.
·
Gênero musical.
·
Ondas sonoras.
·
Altura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário!