Prova 25472
1. Quanto ao
processamento da grafia, podemos afirmar que
·
é um simples processo de conversão
fonema/grafema.
·
ela não depende da oralidade.
·
é um processo mecânico.
·
ela se suporta no
conhecimento semântico da palavra.
2. Com base nos
princípios do processamento da informação, quando a palavra é ouvida ela
·
percorre o caminho: significado para o
som.
·
é entendida pelo seu som e significado.
·
percorre o caminho: ouvido para o
sentido da palavra.
·
percorre o caminho:
som, palavra, significado.
3. LEIA A FRASE
A SEGUIR.
·
“Quando se considera a importância do
letramento, ficam de lado os exercícios mecânicos e repetitivos, baseados em
palavras e frases descontextualizadas”.(pular_linha)
(pular_linha)
Essa frase faz crítica à Escola:
(pular_linha)
Essa frase faz crítica à Escola:
·
Nova.
·
Construtivista.
·
Tradicionalista.
·
Interacionista.
4. A CRIANÇA
COMEÇA A INTERESSAR-SE PELO REGISTRO DE SUAS AÇÕES QUANDO:
·
ganha uma caixa de lápis de cor.
·
amadurece e o estágio de
desenvolvimento cognitivo permite.
·
é ensinada a desenhar.
·
descobre que, por sua
ação, pode deixar marcas no mundo.
5. QUANDO
FALAMOS NA CONSTITUIÇÃO NO DISCURSO DO EU PELA CRIANÇA, QUEREMOS DIZER QUE:
·
o egocentrismo do pensamento já
iniciou.
·
ela entendeu quem é.
·
ela aprendeu mais uma palavra
importante.
·
está na autonomia que
ela tem para produzir a sua própria fala.
6. A linguagem
pode tornar-se instrumento de fracasso escolar na medida em que
·
só os analfabetos podem fracassar na
linguagem.
· deixa o aluno que não aprende a gramática fora da participação social.
·
rotula, discrimina e
exclui o aluno em seu processo de apropriação.
·
a linguagem nunca será fator de
fracasso.
7. COM BASE NOS
PRINCÍPIOS DO PROCESSAMENTO DA INFORMAÇÃO, QUANDO A PALAVRA É OUVIDA ELA:
·
percorre o caminho:
som, palavra, significado.
·
percorre o caminho: significado para o
som.
·
percorre o caminho: ouvido para o
sentido da palavra.
·
é entendida pelo seu som e significado.
8. Para a
criança, escrever é
·
um dever da escola.
·
uma parte de seu
processo de humanização que a colocará em condições de participar da vida
social.
·
uma habilidade motora.
·
um emaranhado de letras de que não
entende o porquê e que a professora diz que é importante.
9. Leia abaixo:
·
A escrita na idade escolar, por ser uma
aquisição realizada na interação professor-aluno, deve ser analisada, quando
não apropriada, pelo professor como sendo
·
dificuldades na
interação pedagógica.
·
um distúrbio do aluno.
·
questões de carência social.
·
incapacidade cognitiva do aluno.
10. PODEMOS
ENTENDER QUE A ESCRITA É:
·
uma dessas técnicas
auxiliares para fins psicológicos.
·
um dom do indivíduo.
·
a técnica pedagógica para fins
escolares.
Prova 25472
Prova Online
ResponderExcluirDisciplina: 53 - LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
Abaixo estão as questões e as alternativas que você selecionou:
QUESTÃO 1
Para a criança chegar a construir uma palavra, ela precisa
a ) repetir inúmeras vezes o que ela descobriu com a sílaba anterior.
b ) estar segurando o objeto que quer falar.
c ) ter maturidade do cérebro.
d ) de modelos de interação junto a esquemas de conhecimento do objeto. certo
QUESTÃO 2
Com relação à consciência que formamos com a linguagem, assinale a alternativa correta.
a ) Formamos à medida que participamos de diversos contextos e trocas. certo
b ) É ela que nos mantém acordados.
c ) Ela não depende do contexto, visto que é um mecanismo interno.
d ) Nossa consciência vem das condutas sociais impostas pelo meio.
QUESTÃO 3
Analise a frase:
Agora responda: a que perspectiva ela corresponde?
a ) Ambientalista.certo
b ) Corporativista.
c ) Inatista.
d ) Ecológica.
QUESTÃO 4
Com base nos princípios do processamento da informação, quando a palavra é ouvida ela
a ) percorre o caminho: ouvido para o sentido da palavra.
b ) é entendida pelo seu som e significado.
c ) percorre o caminho: significado para o som.
d ) percorre o caminho: som, palavra, significado.certo
QUESTÃO 5
Levando em conta a perspectiva sociocultural, marque a alternativa que apresenta as características biológicas que oportunizaram o surgimento do ser humano inteligente.
a ) A possibilidade de ficar em pé, as mãos livres e a configuração da face.certo
b ) A falta de alimentação pela Era Glacial.
c ) A carga genética.
d ) O tamanho do cérebro.
QUESTÃO 6
Assinale a questão que melhor representa a de linguagem que será utilizada como referência para o entendimento da aquisição da linguagem oral e escrita.
a ) Uso dos códigos da norma social para passar informações ao outro.
b ) Capacidade inata do indivíduo para comunicação.
c ) Prática social apropriada pelo sujeito em suas interações.certo
d ) Pensamento expresso pela língua materna.
QUESTÃO 7
Na perspectiva de Luria, a relação entre cérebro e linguagem está na função
a ) perceptiva.
b ) categorial.certo
c ) auditiva.
d ) escrita.
QUESTÃO 8
O papel do educador frente aos desvios da linguagem oral é
a ) falar claramente, frente a frente com a criança, de modo que ela veja a maneira que se fala e incentivá-la a repetir a forma falada. certo
b ) chamar a mãe e mandar a criança para o médico.
c ) não trabalhar com os desvios da fala.
d ) repreender a criança, punindo-a pelo erro de sua fala.
QUESTÃO 9
Podemos entender que a escrita é
a ) a técnica pedagógica para fins escolares.
b ) uma dessas técnicas auxiliares para fins psicológicos.certo
c ) uma especialização do hemisfério cerebral.
d ) um dom do indivíduo.
QUESTÃO 10
A escrita na idade escolar, por ser uma aquisição realizada na interação professor-aluno, deve ser analisada, quando não apropriada, pelo professor como sendo
a ) incapacidade cognitiva do aluno.
b ) dificuldades na interação pedagógica.certo
c ) um distúrbio do aluno.
d ) questões de carência social.
b
Excluirmuito bom
Excluir