segunda-feira, setembro 25, 2017

[Linguagem Oral e Escrita] Prova


Prova 25472
1. Quanto ao processamento da grafia, podemos afirmar que
·         é um simples processo de conversão fonema/grafema.
·         ela não depende da oralidade.
·         é um processo mecânico.
·         ela se suporta no conhecimento semântico da palavra.
2. Com base nos princípios do processamento da informação, quando a palavra é ouvida ela
·         percorre o caminho: significado para o som.
·         é entendida pelo seu som e significado.
·         percorre o caminho: ouvido para o sentido da palavra.
·         percorre o caminho: som, palavra, significado.
3. LEIA A FRASE A SEGUIR.
·         “Quando se considera a importância do letramento, ficam de lado os exercícios mecânicos e repetitivos, baseados em palavras e frases descontextualizadas”.(pular_linha)
(pular_linha)
Essa frase faz crítica à Escola:
(pular_linha)
Essa frase faz crítica à Escola:
·         Nova.
·         Construtivista.
·         Tradicionalista.
·         Interacionista.
4. A CRIANÇA COMEÇA A INTERESSAR-SE PELO REGISTRO DE SUAS AÇÕES QUANDO:
·         ganha uma caixa de lápis de cor.
·         amadurece e o estágio de desenvolvimento cognitivo permite.
·         é ensinada a desenhar.
·         descobre que, por sua ação, pode deixar marcas no mundo.
5. QUANDO FALAMOS NA CONSTITUIÇÃO NO DISCURSO DO EU PELA CRIANÇA, QUEREMOS DIZER QUE:
·         o egocentrismo do pensamento já iniciou.
·         ela entendeu quem é.
·         ela aprendeu mais uma palavra importante.
·         está na autonomia que ela tem para produzir a sua própria fala.
6. A linguagem pode tornar-se instrumento de fracasso escolar na medida em que
·         só os analfabetos podem fracassar na linguagem.
·   deixa o aluno que não aprende a gramática fora da participação social.
·         rotula, discrimina e exclui o aluno em seu processo de apropriação.
·         a linguagem nunca será fator de fracasso.
7. COM BASE NOS PRINCÍPIOS DO PROCESSAMENTO DA INFORMAÇÃO, QUANDO A PALAVRA É OUVIDA ELA:
·         percorre o caminho: som, palavra, significado.
·         percorre o caminho: significado para o som.
·         percorre o caminho: ouvido para o sentido da palavra.
·         é entendida pelo seu som e significado.
8. Para a criança, escrever é
·         um dever da escola.
·         uma parte de seu processo de humanização que a colocará em condições de participar da vida social.
·         uma habilidade motora.
·         um emaranhado de letras de que não entende o porquê e que a professora diz que é importante.
9. Leia abaixo:
·         A escrita na idade escolar, por ser uma aquisição realizada na interação professor-aluno, deve ser analisada, quando não apropriada, pelo professor como sendo
·         dificuldades na interação pedagógica.
·         um distúrbio do aluno.
·         questões de carência social.
·         incapacidade cognitiva do aluno.
10. PODEMOS ENTENDER QUE A ESCRITA É:
·         uma dessas técnicas auxiliares para fins psicológicos.
·         um dom do indivíduo.
·         a técnica pedagógica para fins escolares.

Um comentário:

  1. Prova Online
    Disciplina: 53 - LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
    Abaixo estão as questões e as alternativas que você selecionou:
    QUESTÃO 1
    Para a criança chegar a construir uma palavra, ela precisa

    a ) repetir inúmeras vezes o que ela descobriu com a sílaba anterior.

    b ) estar segurando o objeto que quer falar.

    c ) ter maturidade do cérebro.

    d ) de modelos de interação junto a esquemas de conhecimento do objeto. certo

    QUESTÃO 2
    Com relação à consciência que formamos com a linguagem, assinale a alternativa correta.

    a ) Formamos à medida que participamos de diversos contextos e trocas. certo

    b ) É ela que nos mantém acordados.

    c ) Ela não depende do contexto, visto que é um mecanismo interno.

    d ) Nossa consciência vem das condutas sociais impostas pelo meio.

    QUESTÃO 3
    Analise a frase:



    Agora responda: a que perspectiva ela corresponde?

    a ) Ambientalista.certo

    b ) Corporativista.

    c ) Inatista.

    d ) Ecológica.

    QUESTÃO 4
    Com base nos princípios do processamento da informação, quando a palavra é ouvida ela

    a ) percorre o caminho: ouvido para o sentido da palavra.

    b ) é entendida pelo seu som e significado.

    c ) percorre o caminho: significado para o som.

    d ) percorre o caminho: som, palavra, significado.certo

    QUESTÃO 5
    Levando em conta a perspectiva sociocultural, marque a alternativa que apresenta as características biológicas que oportunizaram o surgimento do ser humano inteligente.

    a ) A possibilidade de ficar em pé, as mãos livres e a configuração da face.certo

    b ) A falta de alimentação pela Era Glacial.

    c ) A carga genética.

    d ) O tamanho do cérebro.

    QUESTÃO 6
    Assinale a questão que melhor representa a de linguagem que será utilizada como referência para o entendimento da aquisição da linguagem oral e escrita.

    a ) Uso dos códigos da norma social para passar informações ao outro.

    b ) Capacidade inata do indivíduo para comunicação.

    c ) Prática social apropriada pelo sujeito em suas interações.certo

    d ) Pensamento expresso pela língua materna.

    QUESTÃO 7
    Na perspectiva de Luria, a relação entre cérebro e linguagem está na função

    a ) perceptiva.

    b ) categorial.certo

    c ) auditiva.

    d ) escrita.

    QUESTÃO 8
    O papel do educador frente aos desvios da linguagem oral é

    a ) falar claramente, frente a frente com a criança, de modo que ela veja a maneira que se fala e incentivá-la a repetir a forma falada. certo

    b ) chamar a mãe e mandar a criança para o médico.

    c ) não trabalhar com os desvios da fala.

    d ) repreender a criança, punindo-a pelo erro de sua fala.

    QUESTÃO 9
    Podemos entender que a escrita é

    a ) a técnica pedagógica para fins escolares.

    b ) uma dessas técnicas auxiliares para fins psicológicos.certo

    c ) uma especialização do hemisfério cerebral.

    d ) um dom do indivíduo.

    QUESTÃO 10
    A escrita na idade escolar, por ser uma aquisição realizada na interação professor-aluno, deve ser analisada, quando não apropriada, pelo professor como sendo

    a ) incapacidade cognitiva do aluno.

    b ) dificuldades na interação pedagógica.certo

    c ) um distúrbio do aluno.

    d ) questões de carência social.

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