segunda-feira, setembro 25, 2017

[Linguagem Oral e Escrita] Prova


Prova 25472
1. Quanto ao processamento da grafia, podemos afirmar que
·         é um simples processo de conversão fonema/grafema.
·         ela não depende da oralidade.
·         é um processo mecânico.
·         ela se suporta no conhecimento semântico da palavra.
2. Com base nos princípios do processamento da informação, quando a palavra é ouvida ela
·         percorre o caminho: significado para o som.
·         é entendida pelo seu som e significado.
·         percorre o caminho: ouvido para o sentido da palavra.
·         percorre o caminho: som, palavra, significado.
3. LEIA A FRASE A SEGUIR.
·         “Quando se considera a importância do letramento, ficam de lado os exercícios mecânicos e repetitivos, baseados em palavras e frases descontextualizadas”.(pular_linha)
(pular_linha)
Essa frase faz crítica à Escola:
(pular_linha)
Essa frase faz crítica à Escola:
·         Nova.
·         Construtivista.
·         Tradicionalista.
·         Interacionista.
4. A CRIANÇA COMEÇA A INTERESSAR-SE PELO REGISTRO DE SUAS AÇÕES QUANDO:
·         ganha uma caixa de lápis de cor.
·         amadurece e o estágio de desenvolvimento cognitivo permite.
·         é ensinada a desenhar.
·         descobre que, por sua ação, pode deixar marcas no mundo.
5. QUANDO FALAMOS NA CONSTITUIÇÃO NO DISCURSO DO EU PELA CRIANÇA, QUEREMOS DIZER QUE:
·         o egocentrismo do pensamento já iniciou.
·         ela entendeu quem é.
·         ela aprendeu mais uma palavra importante.
·         está na autonomia que ela tem para produzir a sua própria fala.
6. A linguagem pode tornar-se instrumento de fracasso escolar na medida em que
·         só os analfabetos podem fracassar na linguagem.
·   deixa o aluno que não aprende a gramática fora da participação social.
·         rotula, discrimina e exclui o aluno em seu processo de apropriação.
·         a linguagem nunca será fator de fracasso.
7. COM BASE NOS PRINCÍPIOS DO PROCESSAMENTO DA INFORMAÇÃO, QUANDO A PALAVRA É OUVIDA ELA:
·         percorre o caminho: som, palavra, significado.
·         percorre o caminho: significado para o som.
·         percorre o caminho: ouvido para o sentido da palavra.
·         é entendida pelo seu som e significado.
8. Para a criança, escrever é
·         um dever da escola.
·         uma parte de seu processo de humanização que a colocará em condições de participar da vida social.
·         uma habilidade motora.
·         um emaranhado de letras de que não entende o porquê e que a professora diz que é importante.
9. Leia abaixo:
·         A escrita na idade escolar, por ser uma aquisição realizada na interação professor-aluno, deve ser analisada, quando não apropriada, pelo professor como sendo
·         dificuldades na interação pedagógica.
·         um distúrbio do aluno.
·         questões de carência social.
·         incapacidade cognitiva do aluno.
10. PODEMOS ENTENDER QUE A ESCRITA É:
·         uma dessas técnicas auxiliares para fins psicológicos.
·         um dom do indivíduo.
·         a técnica pedagógica para fins escolares.

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