quarta-feira, setembro 27, 2017

[Dimensões da Não Aprendizagem] Prova


Parte superior do formulário
1. No que se refere ao Transtorno do Déficit de Atenção-Hiperatividade, é correto afirmar que

·         é um transtorno que decorre de condições sociais e familiares inadequadas.
·         é um transtorno que decorre de problemas neurobiológicos.
·         é um transtorno que decorre de problemas emocionais.
·         é um transtorno que não influencia no processo de aprendizagem.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
2. Dificuldades de aprendizagem são

·         problemas anatômicos, visuais, de atenção e concentração.
·         problemas decorrentes de fatores externos ao aluno.
·         problemas relacionados à atenção, memória, percepção, problemas emocionais, psicolinguísticos e psicomotores.
·         problemas psicomotores, psicolinguísticos, neurológicos e ambientais.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
3. No que se refere ao papel da escola na superação do fracasso escolar, podemos afirmar que

·         a escola deve voltar-se para um projeto educativo que atenda à diversidade de características e às necessidades dos alunos.
·         a escola deve encaminhar o aluno para um tratamento psicológico a fim de que os seus problemas de aprendizagem sejam superados.
·         a escola fica impossibilitada de alguma ação, pois não possui os recursos pedagógicos necessários.
·         a escola deve individualizar o ensino, organizando os alunos com dificuldade em uma sala de aula separados dos demais.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
4. O TDAH envolve dois grupos de sintomas relacionados respectivamente à desatenção e à hiperatividade/ impulsividade. No que se refere a esses sintomas, é correto afirmar que

·         o déficit de atenção deve ser um problema manifestado somente na sala de aula.
·         a hiperatividade manifesta-se somente na infância.
·         algumas crianças apresentam mais impulsividade e hiperatividade do que desatenção e vice-versa.
·         o sintoma do déficit de atenção é detectado por qualquer indício de desatenção.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
5. A melhor maneira de a escola trabalhar com as diferenças dos seus alunos é

·         fazendo palestras sobre convivência junto aos pais e alunos.
·         organizando o seu currículo de maneira flexível e diversificada.
·         oferecendo um ensino voltado ao respeito humano.
·         solicitando aos alunos que participem de grupos com os quais mais se identificam.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
6. No que se refere às dificuldades de aprendizagem, é correto afirmar que

·         são causadas por problemas emocionais.
·         decorrem da combinação de diferentes fatores relacionados ao aprendiz e ao meio.
·         são causadas por fatores neurológicos.
·         decorrem de limitações na inteligência.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
7. De acordo com Perrenoud, o surgimento da educação escolar mudou o estatuto e a visibilidade das desigualdades sociais porque

·         as desigualdades deixaram de existir a partir do século XX.
·         a sociedade escolarizada possibilitou que um maior número de pessoas se tornassem mais cultas.
·         as desigualdades entre as pessoas geraram crises e violência no sistema educacional.
·         a escola instituiu e selecionou aspectos do patrimônio cultural a serem validados, ignorando e desprezando o patrimônio trazido pelos alunos.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
8. De acordo com as ideias de Vygotsky acerca das dificuldades de aprendizagem,

·         a escola deve considerar o efeito do ensino sobre o desenvolvimento e a plasticidade cerebral.
·         os alunos aprendem melhor sozinhos do que em grupo.
·         o aluno com dificuldade de aprendizagem deve realizar somente atividades permitidas pelo limite de suas capacidades.
·         o bom ensino é aquele que garante exercícios de reforço da aprendizagem.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
9. Uma das críticas realizadas à teoria da carência cultural para explicar o fracasso escolar é a de que tal premissa

·         não considera a importância da família na promoção do sucesso escolar.
·         não apresenta soluções práticas para questão do fracasso escolar.
·         ignora os problemas emocionais que podem estar implicados na questão do fracasso.
·         acaba reforçando uma visão preconceituosa sobre as classes menos favorecidas, contribuindo para a difusão da ideia de que são inferiores culturalmente.
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
10. A aprendizagem envolve necessariamente o processamento da informação pelo cérebro e compreende três fases e subprocessos:

·         informação, atenção e concentração.
·         visão, tato e paladar.
·         recepção, integração e expressão.
·         memória, visão e audição.
Parte inferior do formulário


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...