1. No que se
refere ao Transtorno do Déficit de Atenção-Hiperatividade, é correto afirmar
que
·
é um transtorno que decorre de
condições sociais e familiares inadequadas.
·
é um transtorno que
decorre de problemas neurobiológicos.
·
é um transtorno que decorre de
problemas emocionais.
·
é um transtorno que não influencia no
processo de aprendizagem.
2. Dificuldades
de aprendizagem são
·
problemas anatômicos, visuais, de
atenção e concentração.
·
problemas decorrentes
de fatores externos ao aluno.
·
problemas relacionados à atenção,
memória, percepção, problemas emocionais, psicolinguísticos e psicomotores.
·
problemas psicomotores,
psicolinguísticos, neurológicos e ambientais.
3. No que se
refere ao papel da escola na superação do fracasso escolar, podemos afirmar que
·
a escola deve
voltar-se para um projeto educativo que atenda à diversidade de características
e às necessidades dos alunos.
·
a escola deve encaminhar o aluno para
um tratamento psicológico a fim de que os seus problemas de aprendizagem sejam
superados.
·
a escola fica impossibilitada de alguma
ação, pois não possui os recursos pedagógicos necessários.
·
a escola deve individualizar o ensino,
organizando os alunos com dificuldade em uma sala de aula separados dos demais.
4. O TDAH
envolve dois grupos de sintomas relacionados respectivamente à desatenção e à
hiperatividade/ impulsividade. No que se refere a esses sintomas, é correto
afirmar que
·
o déficit de atenção deve ser um
problema manifestado somente na sala de aula.
·
a hiperatividade manifesta-se somente
na infância.
·
algumas crianças
apresentam mais impulsividade e hiperatividade do que desatenção e vice-versa.
·
o sintoma do déficit de atenção é
detectado por qualquer indício de desatenção.
5. A melhor
maneira de a escola trabalhar com as diferenças dos seus alunos é
·
fazendo palestras sobre convivência
junto aos pais e alunos.
·
organizando o seu
currículo de maneira flexível e diversificada.
·
oferecendo um ensino voltado ao
respeito humano.
·
solicitando aos alunos que participem
de grupos com os quais mais se identificam.
6. No que se
refere às dificuldades de aprendizagem, é correto afirmar que
·
são causadas por problemas emocionais.
·
decorrem da
combinação de diferentes fatores relacionados ao aprendiz e ao meio.
·
são causadas por fatores neurológicos.
·
decorrem de limitações na inteligência.
7. De acordo
com Perrenoud, o surgimento da educação escolar mudou o estatuto e a
visibilidade das desigualdades sociais porque
·
as desigualdades deixaram de existir a
partir do século XX.
·
a sociedade escolarizada possibilitou
que um maior número de pessoas se tornassem mais cultas.
·
as desigualdades entre as pessoas
geraram crises e violência no sistema educacional.
·
a escola instituiu e
selecionou aspectos do patrimônio cultural a serem validados, ignorando e
desprezando o patrimônio trazido pelos alunos.
8. De acordo
com as ideias de Vygotsky acerca das dificuldades de aprendizagem,
·
a escola deve
considerar o efeito do ensino sobre o desenvolvimento e a plasticidade
cerebral.
·
os alunos aprendem melhor sozinhos do
que em grupo.
·
o aluno com dificuldade de aprendizagem
deve realizar somente atividades permitidas pelo limite de suas capacidades.
·
o bom ensino é aquele que garante
exercícios de reforço da aprendizagem.
9. Uma das
críticas realizadas à teoria da carência cultural para explicar o fracasso
escolar é a de que tal premissa
·
não considera a importância da família
na promoção do sucesso escolar.
·
não apresenta soluções práticas para
questão do fracasso escolar.
·
ignora os problemas emocionais que
podem estar implicados na questão do fracasso.
·
acaba reforçando uma
visão preconceituosa sobre as classes menos favorecidas, contribuindo para a
difusão da ideia de que são inferiores culturalmente.
10. A
aprendizagem envolve necessariamente o processamento da informação pelo cérebro
e compreende três fases e subprocessos:
·
informação, atenção e concentração.
·
visão, tato e paladar.
·
recepção, integração
e expressão.
·
memória, visão e audição.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário!